Cidadeverde.com

Motociclista de 45 anos morre após colisão com carro na BR-343 em Piripiri

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Um motociclista de 45 anos morreu após colisão com um carro na noite de quarta-feira (6) na BR-343, no município de Piripiri, a 161 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente ocorreu por volta das 18h43, quando um carro e uma motocicleta estavam transitando no sentido de Teresina a Piripiri.

O acidente ocorreu quando o motorista do carro colidiu na traseira da motocicleta. O condutor de 45 anos acabou sendo arrastado por alguns metros. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Já o motorista do carro fugiu do local, por isso não foi localizado e nem identificado pela PRF. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a retirada do corpo do local.

 

Piripiri registra a 4ª maior temperatura do país com termômetros na marca dos 40,8°C

Foto: Climatempo 


Por Breno Moreno

O município de Piripiri foi a quarta cidade mais quente do país nesta sexta-feira (24), após os termômetros marcarem os 40,8°C. O calor na cidade piauiense só ficou atrás de Araçuaí (42,5°C), Itaobim (42,4°C) e Salinas (41,8), que ficam em Minas Gerais. 

 

A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também emitiu um alerta de perigo potencial de baixa umidade, entre 30% e 20%, para 180 cidades em todo o estado. 

 

 

Mesmo com baixo, o Inmet alerta para risco de ocorrência de incêndios florestais e problemas à saúde nessas localidades por conta dessa situação. Dessa forma, o órgão recomenda que a população siga as orientações de segurança. 

Instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Líder de facção do Maranhão é preso pela PRF em Piripiri

Foto: Ascom/PRF

Um homem de 48 anos, apontado como chefe de uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas no Maranhão, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta terça-feira (21) durante abordagem no trecho da BR-343, na cidade de Piripiri. 

Aos policiais, o homem informou que estava retornando do litoral piauiense para Teresina. Quando solicitada a documentação, os agentes observaram, por meio de consultas aos sistemas, que eram falsos. 

Ao aprofundar a averiguação sobre o motorista, a equipe da PRF constatou não apenas a identidade real do abordado, mas também a existência de um mandado de prisão em aberto e uma longa lista de crimes cometidos pelo mesmo.

O homem possui condenação a quase 30 anos de prisão por diversos crimes ligados à associação criminosa e violência sexual contra a própria filha e estava foragido da Justiça desde agosto de 2020, quando foi liberado da penitenciária de Pedrinhas (MA). 

Ele é acusado de liderar uma facção criminosa maranhense, responsável praticava diversos crimes fora do sistema profissional, como homicídios, roubos e tráfico de drogas, bem como participar de rebeliões e tentativas de fugas em presídio utilizando explosivos. 

Diante da situação, o homem detido pelos agentes da PRF e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba para que os procedimentos cabíveis fossem adotados. 

Empresário e irmão são condenados por estuprar e assediar funcionárias de supermercado em Piripiri

Por Roberto Araujo

O empresário Francisco das Chagas Silva Machado e o irmão, José Maria Carvalho Silva, foram condenados após funcionárias que trabalhavam no supermercado de propriedade de Francisco das Chagas denunciarem serem vítimas de assédio, importunação sexual e até estupro. Os crimes ocorreram em Piripiri, no Norte do Piauí. A sentença, expedida pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Piripiri, Antônio Oliveira, é desta segunda-feira (6). A defesa nega que os réus tenham cometido os crimes e alega que vai recorrer da decisão. 

Em um dos relatos, a vítima aponta que o suspeito a chamou para o depósito do supermercado fora do horário de trabalho, cobriu uma câmera de segurança com o tapete, e começou a praticar o crime. Outra mulher relatou que o empresário chegou a oferecer uma promoção para que ela trabalhasse na mesma sala que ele, e que tentou agarrá-la, mas que ela conseguiu fugir. 

O empresário foi condenado a 37 anos de prisão, somando as penas pelos crimes de estupro consumado, estupro tentado, importunação sexual e três crimes de assédio sexual. O irmão, foi condenado por 11 anos e 4 meses pelos crimes de assédio sexual. Seis denúncias chegaram à justiça, no entanto, cinco foram levadas em conta na sentença porque uma prescreveu.

O advogado Antônio Mendes, que acompanhou o caso como assistente do Ministério Público em defesa das vítimas, afirmou que as mulheres sofrem sequelas e estão mais aliviadas com a decisão. 

“O crime causou um pandemônio. A decisão é um alívio, mostra que não houve impunidade, mas não vai apagar as sequelas deixadas pelos crimes. No processo há provas de que houve estupro, tentativa de estupro, assédio e importunação sexual”, disse o advogado.


Vítima foi estuprada em depósito do supermercado

Uma das vítimas relatou que sofreu estupro após o chefe pedir para que ela fosse até o depósito do supermercado onde trabalhavam fora do horário do expediente, à noite, para conferir uma carga da mercadoria e que, chegando lá, o patrão fechou o portão do depósito, cobriu as câmeras de segurança com um tapete, e passou a rasgar as roupas da vítima e iniciar o crime, mesmo com ela chorando e implorando para que parasse. Ela ainda relatou que ele colocou dinheiro no sutiã dela, que abandonou a quantia e saiu.

Ela disse que uma semana após o ocorrido, o suspeito ainda teria feito outra tentativa de estupro no depósito, mas que dessa vez não consumou porque a vítima conseguiu fugir.


Suspeito ofereceu "mudança de cargo" para dividir sala com a vítima

Outra vítima que também denunciou o assédio sexual à polícia relatou que, menos de 30 dias da contratação, o suspeito ofertou uma "mudança de cargo", fez perguntas íntimas e se colocou "a disposição". Ela também relatou que, em outro momento, quando trabalhava em um escritório junto com ele, houve uma situação em que ele a puxou pelo braço e insistiu para que ela o abraçasse, mas ela conseguiu fugir. Ela relatou que, em seguida, pediu para voltar para o cargo anterior porque não queria mais dividir sala com o  réu, mas que ele a ameaçou que se não quisesse permanecer na função, teria que pedir demissão.


Irmão de empresário tentou puxar vítima para beijar

Uma outra vítima relatou ser vítima dos dois suspeitos, o empresário e o irmão. Segundo o relato dela na sentença, o empresário teria feito um convite para que ela fosse ao escritório e fez perguntas sobre a vida íntima e o relacionamento. Ao sair da sala, ela relatou que o suspeito fechou a porta da sala e tentou agarrá-la, pedindo que levantasse a blusa. Após a recusa, ele passou a tratá-la de forma grosseira e colocando para trabalhar em setores com condições inadequadas.
A mesma vítima relatou que o irmão do empresário teria a assediado sexualmente, ao abraçá-la e tentar beijá-la. Ele teria chegado a empurrá-la na frente de outros colegas.

Réus negam os crimes

A sentença aponta que, em seus interrogatórios, os réus negaram os crimes. "Relatou também que todos os fatos narrados pelas vítimas são mentiras, que a intenção delas é apenas financeira", diz trecho da sentença.

O advogado dos réus, Eugênio Monteiro, disse ao Cidadeverde.com que a sentença não aponta provas dos crimes, acusa o juiz de ter se baseado unicamente nas denúncias das vítimas e que as acusações são "falácias".

"A defesa ingressará com apelação para o tribunal para que ela seja feita a devida correção a gente acredita piamente que houve um engano e que dentro dos autos não tem uma prova sequer, uma testemunha sequer que comprova o delito a eles atribuídos. Infelizmente, foram falácias, e as palavras da próprias vítimas tiveram mais força do que as palavras das testemunhas e dos denunciados", disse o advogado.

A defesa também informou que está ingressando com uma ação contra o assistente da promotoria. "Ingressamos com ação contra ele por falta de ética e por ter divulgado uma decisão de um processo que corre em segredo de justiça. Pedimos a retratação dele, uma multa que seja aplicada, e que ele retire das redes sociais e faça pronunciamento pedindo desculpas aos réus do caso", citou Eugênio Monteiro.

Piripiri: Caldeirão Ride já tem 440 inscritos para a competição

Foto: divulgação

O Caldeirão Ride Challenge 2023 vai acontecer no dia 19 de novembro de 2023 em Piripiri e 440 atletas já se inscreveram, a meta é que cerca de 800 competidores estejam presentes no dia da prova. A competição de ciclismo classificado no formato XCM é válida pela 8º etapa do campeonato piauiense e acontecerá no Rancho Guarita que vai ter arena montada às margens do açude Caldeirão. Haverá também trail run para os atletas corredores em trilha , muitos competidores são esperados.

O Caldeirão Ride é uma prova de maratona para o ciclistas e meia maratona para corredores. A apuração do resultado da prova será feita através do sistema de cronometragem eletrônico (chip).

Projeto Mais Visão para Nossa Gente vai atender 3 mil pacientes

A Prefeitura Municipal de Piripiri, deu início nesta segunda-feira (30/10), aos atendimentos do projeto Mais Visão para Nossa Gente, em parceria com o Governo do Estado, visa detectar doenças na visão e realizar cirurgias nas pessoas que necessitam e de forma gratuita. O trabalho aconteceu no antigo Centro Covid, na Av. Aderson Ferreira. 

“O projeto Mais Visão para Nossa Gente começou nesta segunda-feira, 30 de outubro, e vai até o dia 4 de novembro. Serão três mil consultas oftalmológicas e já formando nosso banco de dados para as cirurgias de catarata e pterígio que serão realizadas no começo do ano que vem; tudo em parceria com o nosso governador Rafael Fonteles”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

Lisceu Anderson, coordenador do projeto, fala sobre as consultas e triagem para as cirurgias. “Só hoje foram atendidas cerca de 360 pessoas. Serão detectadas as patologias e em breve serão feitas as cirurgias. Vamos com esse trabalho até sábado, dia 4 de novembro.”, afirmou o coordenador.

“Serão três mil consultas até sábado, 4 de novembro. Trabalho intenso e que vai atender as comunidades rural e urbana. Um trabalho muito bem feito”, disse Beatrice Pimentel, secretária de saúde do município de Piripiri.

Antônio da Silva foi atendido e falou sobre a consulta. “A consulta foi rápida e vou ser operado, tenho catarata e agora vou fazer a cirurgia; muito bom esse trabalho”, afirmou.

A aposentada Adelina Urquiza falou sobre o atendimento. “Estávamos precisando e o atendimento aqui é tão bom! Tenho catarata e agora é só esperar a cirurgia”, finalizou.

Da Redação

Prefeita Jôve Oliveira recebe auxiliares de enfermagem e garante aumento para a classe

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta terça-feira (24/10), 56 auxiliares de Enfermagem de Piripiri, funcionários da Secretaria de Saúde Municipal, que agora receberão seus proventos como técnicos, um aumento salarial de quase R$ 1 mil Reais. A reunião aconteceu no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery.

“São 56 auxiliares que agora irão receber como técnicos, pois merecem, já que exercem a mesma função. Fizemos todo um trabalho jurídico para isso. Convidamos esses 56 profissionais para comunicar oficialmente a melhoria salarial a categoria. Tudo elaborado com todo zelo e agora será encaminhado o projeto de lei que será votado na Câmara dos Vereadores e, com certeza, aprovado. Dessa forma o aumento virá na conta desses servidores”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

“Mais um momento histórico para a nossa Enfermagem e uma grande conquista para todos nós. Sou enfermeira também. Eles são auxiliares e agora irão receber como técnicos, uma valorização para o profissional”, disse Beatrice Pimentel, secretária de Saúde de Piripiri.

Erick Ricelli, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), esteve presente. “Hoje consideramos um grande dia, uma realização que há tempos lutávamos, pois o auxiliar faz a função de técnico”, explicou.

Filho do Prado, vereador e técnico em enfermagem, falou sobre a conquista. “Era uma luta antiga e uma conquista muito importante. Agora é esperar a Câmara que com certeza aprovará”, afirmou.

A profissional Erlane Maria, era só felicidade. “Um sonho que finalmente se tornou realidade”, disse.

A profissional Jaqueline Barbosa também falou sobre  o momento.” A prefeita Jôve está valorizando a gente, é uma conquista grande, estou há 14 anos no município e isso  deixa a gente feliz”, concluiu.

 

Prefeitura de Piripiri promove a 51ª Regata de Canoas do Açude Caldeirão

  • Regata_11.jpg ascom
  • Regata_piripiri_5.jpg ascom
  • Regata_piripiri_6.jpg ascom
  • regata_10.jpg ascom
  • Regata_81.jpg ascom
  • Regata_8.jpg ascom
  • Regata_9.jpg ascom
  • Regata_nova_11.jpg ascom

A Prefeitura Municipal de Piripiri promoveu neste domingo (22/10), a 51ª  Regata de Canoas do Açude Caldeirão. O evento contou com café para os canoeiros e competição nas categorias canoas de fibra e madeira. A premiação aconteceu no bar Águas Espraiadas. 
        
Após a Regata de Canoas, aconteceu a I Festa do Pescador, no Espaço da Dona Rosa, com sorteio de prêmios como fogão, microondas, bicicletas, churrasqueiras, ventiladores, liquidificadores dentre outros. Houve também apresentações culturais com Gordinho Vaqueiro e Leandro Cantor. 

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, agradeceu a todos pela organização. “Agradeço a todos que nos ajudaram, e em nome do senhor Josimar, do bar Águas Espraiadas, e da Dona Rosa, agradecemos toda a comunidade por essa grande festa. A competição foi acirrada, muito boa e a festa também. Esse evento foi criado pelo DNOCS na década de 70 e este ano estamos trazendo mais organizado, mais trabalhado e maior. Depois da competição, estamos aqui ofertando a Festa do Pescador com farto almoço e bebidas de graça, estamos juntos valorizando o povo de Piripiri”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

 “Graças a Deus, ganhei! Foi rápido, bom demais! Ganhamos de novo; esta é a 13ª vez”, explicou Carlos Augusto Nascimento, que recebeu prêmio de $2 mil reais por conquistar o primeiro lugar na categoria Canoa de Fibra. 

“ Muito bom, sucesso total, organização e gostei de ter ganho”, disse Antonio Carvalho Nascimento, vencedor na categoria Canoa de Madeira.

Dona Rosa, uma das fundadoras da comunidade, falou sobre o dia. “É uma vida sofrida a do pescador e toda essa festa é muito bonita pra eles; uma homenagem rica para essa categoria. A gestão atual está ajudando muito”, explicou.  

Josimar Mesquita, dono do bar Águas Espraiadas, falou do sucesso da Regata de Canoas. “Sou daqui da região. A Regata foi feita pela primeira pelo DNOCS há mais de 50 anos e estamos dando continuidade, homenageando os pescadores”, disse.

“Mais um sucesso! A nossa prefeita mantendo essa tradição de muita relevância para nossa comunidade. A integração aqui é maravilhosa e todo mundo está gostando.”, explicou o vereador Dowglas Leonardo, que nasceu na região.

Marcifran Costa, secretário da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE), falou sobre a regata. “A regata é uma paixão de todos. Sou filho da comunidade Caldeirão e estamos sempre trazendo o melhor para a região na gestão da prefeita Jôve e  com muito trabalho”, afirmou.

Genival Carvalho, pescador, falou sobre o dia. “Eu moro aqui e vejo um dia muito especial o de hoje. Festa muito boa e importante.”, disse.

Vânia Penha, moradora, recebeu um dos prêmios do evento. “Festa boa, muita animação e muita comida. Só tenho a agradecer a todos”, finalizou.

Da Redação

Saúde de Piripiri prepara Dia D de Vacinação Antirrábica - 11/Nov

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) e com a atuação do Departamento de Vigilância em Saúde, está preparando o Dia D para vacinação antirrábica em cães e gatos.

“Nesse ano acontece no mês de novembro e estamos nos preparando para a vacinação no dia 11 de novembro. Serão mais de 30 pontos de vacinação que serão divulgados posteriormente. Ficaremos em praças, escolas, postos de saúde, Terceira Regional de Saúde. Vai iniciar às 7h da manhã e vai até às 17h. Já na zona rural, se inicia dia 13”, disse Elionardo Melo, coordenador.

 “Os animais terão que ter acima de três meses de idade. Algumas dicas para a vacinação: leve os animais em caixinha de transporte, evite super lotação para a gente ter um maior controle. Não mande seus animais por criança, pois os animais podem se irritar e um adulto é que tem que levar”, finalizou o Elionardo Melo.

A Campanha de Vacinação Contra a Raiva é obrigatória. O objetivo da Campanha é estabelecer em curto espaço de tempo, uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina de uma comunidade e o comprometimento das populações felina e humana.

Ascom

Caminhão com verduras e frutas tomba e deixa uma pessoa morta na BR-222, em Piripiri

Foto: Corpo de Bombeiros

Por Roberto Araujo

Um acidente envolvendo um caminhão com verduras e frutas deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na manhã desta terça-feira (17) na BR-222 em Piripiri, no Norte do Piauí.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Corpo de Bombeiros ao Cidadeverde.com, o veículo seguia no sentido de Tianguá (CE) para Piripiri e tombou em uma curva. Os sobreviventes precisaram da ajuda do Corpo de Bombeiros para sair do caminhão.

Os dois sobreviventes precisaram ser atendidos pelo SAMU e foram levados ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. Eles não tiveram ferimentos mais graves. O Corpo de Bombeiros informou que estava até às 17h30 aguardando a chegada da perícia para investigar as causas do acidente e retirar o corpo das ferragens.

Equipes da PRF fizeram o controle do tráfego.

 

 

Posts anteriores