Cidadeverde.com

Após incêndios em ônibus, aulas são suspensas e delegado especial investigará crime

O prefeito de Piracuruca (a 196 km de Teresina), Raimundo Alves, informou ao Cidadeverde.com que as aulas no município estão suspensas nesta segunda-feira(19), devido ao incêndio que atingiu cinco dos nove ônibus escolares. Ele afirmou ainda que a perícia constatou que o incêndio foi criminoso e que um delegado especial deverá ser designado para as investigações. 

Os ônibus estavam estacionados no pátio do Centro Integrado de Educação Infantil, no bairro Baixa da Ema, e teriam sido incendiados por volta das 5h30 da manhã deste sábado(17).

"A perícia fez todo o levantamento e terá o laudo definitivo em dez dias, mas já adiantou que o ato foi criminoso e doloso, porque tinham oito ônibus lado a lado e tocaram fogo no primeiro e no oitavo. Conseguimos salvar dois que estavam no meio porque a chave estava no contato", declarou o prefeito que disse que não sabe o que pode ter motivado o crime. 

"É um fato lamentável e repudiável para o município, porque nessa garagem nunca teve indício nem de arrombamento. Nós confiamos na eficiência da nossa polícia que vai descobrir o que motivou e o autor", completou Dr. Raimundo. 

Sobre a suspensão das aulas, o gestor da cidade disse que foi necessário porque é preciso substituir a frota queimada para que os alunos possam ser transportados. A Prefeitura irá contratar ônibus alternativos, terceirizar e alugar  veículos para cobertura de toda a rota. "Possivelmente na terça-feira poderemos estar com as aulas normalizadas, mas somente amanhã é que teremos certeza". 

Delegado especial

O prefeito informou ainda que o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, entrou em contato com ele e disse que irá designar um delegado especial para fazer a investigação do caso. "O delegado Ricardo esteve aqui, fez os primeiros levantamentos, recolheu câmeras de segurança, mas outro delegado será designado para começar os trabalhos amanhã". 

Com autorização da perícia, na tarde deste domingo(18) as carcaças dos ônibus queimados estão sendo retiradas do pátio da escola. O prefeito acompanhou o serviço de perto.

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Cinco ônibus escolares são incendiados em pátio de escola

 

Pelo menos cinco ônibus escolares do município de Piracuruca pegarm fogo neste sábado(17). Os veículos estavam estacionados no pátio do Centro Integrado de Ensino Fundamental, no bairro Baixa da Ema, próximo ao centro da cidade. 

De acordo com as primeiras informações, populares identificaram uma fumaça preta partindo do colégio, quando se aproximaram viram os ônibus pegando fogo. "A polícia vai investigar, mas tem conotação criminosa, já que os ônibus estão nos dois extremos, não dá para dizer que se alastrou de um para o outro. Duas pessoas conseguiram entrar na escola e conseguiram remover dois da frota", informou ao Cidadeverde.com, Jorge Henrique do Portal de Piracuruca, que acompanha os fatos no local. 

A coordenadora do Centro, Gabriela Aguiar, também está no local e disse que a frota tem dez veículos que são utilizados diariamente, já que a maioria dos 650 alunos são da zona rural. 

"Eles estavam parados desde quarta, porque ontem foi ponto facultativo. Não temos ideia do que possa ter acontecido. Além do prejuízo material tem a questão do abalo emocional. É uma tragédia para nossa cidade", relatou a coordenadora ao Cidadeverde.com. 

As polícias Militar e Civil foram acionadas. O delegado Ricardo Freitas informou que está em diligências e aguardando a perícia para depois comentar o assunto. 

"Estamos fazendo os primeiros levantamentos e aguardando a perícia, a princípios os bens foram repassados ao município, por isso começamos as diligências", declara o delegado ao ser questionado se a investigação não seria da Polícia Federal, já que os ônibus são adquiridos com recursos da União.

Seduc repudia ato

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) repudia veementemente a ação criminosa que ocorreu em Piracuruca, na qual elementos ainda não identificados, incendiaram os ônibus escolares que atendem o município. A Seduc reitera que fará todo o necessário para que não haja prejuízo aos alunos e se coloca à disposição da prefeitura para que a situação seja contornada o mais breve possível.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Jovem é executado com vários tiros na cabeça em Piracuruca

No final da tarde deste sábado (10/11), um jovem identificado como Luzielson, 27 anos, foi executado com vários tiros na cabeça, no bairro Guarani em Piracuruca, próximo a sua residência, o mesmo é filho do Sr. Nelson, que era policial militar, já falecido.

De acordo com as primeiras informações, Luzielson iria para sua residência carregando dois sacos de capim para alimentação de seus animais, quando foi abordado por dois homens em uma moto, o condutor estava utilizando capacete e estava sem camisa, o comparsa vestia uma blusa amarela e estava armado.

Ao avistarem a vítima, os criminosos efetuaram um disparo, Luzielson saiu correndo e tentou entrar em uma casa que estava fechada. A dupla se aproximou, executou a vítima com vários disparos na cabeça e fugiu.

O Instituto Médico Legal- IML de Parnaíba  foi chamado para fazer a locomoção e perícia do corpo de Luziel. 

Fonte: oolhar

Prefeitura de Piracuruca iniciará distribuição do IPTU 2018.

A Prefeitura de Piracuruca iniciará ainda esta semana a distribuição dos carnês do IPTU 2018 para o dia 20 de novembro o prazo de pagamento para o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes que optarem pelo pagamento do tributo em cota única têm 10% de desconto no valor do carnê. 

A intenção é garantir a eficiência na cobrança dos créditos tributários, sem prejuízos à população. Os pagamentos dos carnês poderão ser efetuados em qualquer correspondente da Caixa Econômica Federal.

 O contribuinte que, por alguma eventualidade, não tiver recebido o carnê, pode se dirigir até o setor de Tributos na sede da Prefeitura de Piracuruca, na Rua Rui Barbosa, 289, no centro da cidade, no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, para mais esclarecimentos.

IPTU

Em cidades médias, o IPTU figura entre uma das principais fontes de recursos. Deste modo, o futuro dessa arrecadação é definido conforme as prioridades e as metas administrativas de cada Prefeitura.

A administração municipal de Piracuruca lembra aos contribuintes que as arrecadações com os impostos provenientes do IPTU são investidas em ações e serviços públicos em áreas como saúde, educação, transporte e desenvolvimento econômico e social. 
 
Fonte:Piracuruca News

I Encontro de Piscicultores do Vale do Piracuruca é organizado pela Prefeitura e CODEVASF

No sentido de incentivar a produção sustentável e garantir a qualidade dos recursos naturais do município a Prefeitura  de Piracuruca e a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) estarão reunindo neste dia 12 de Novembro os piscicultores e profissionais ligados ao setor produtivo pesqueiro do Vale do Piracuruca para juntos debaterem assuntos como: 

A importância da produção harmoniosa para o meio ambiente e setor produtivo; a necessidade de licenciamento dos produtores; o setor pesqueiro e sua importância para a economia local, a legislação ambiental e possíveis sanções sofridas por infratores e a necessidade da preservação do Rio e Barragem de Piracuruca.

O encontro acontecerá no auditório da Usina de Cultura no horário das 14:00 às 18:00h.

Fonte: Semma

Delegado descarta motivação política na morte de jovem em Piracuruca

 

O delegado Hugo de Alcântara Seabra Filho, titular da Delegacia de Polícia de Piracuruca, descartou motivação política no crime envolvendo o policial militar Tertulino Luis de Carvalho, suspeito de matar Rodrigo Magalhães de Brito na tarde desta segunda(29). O PM se entregou ainda ontem e alegou legítima defesa. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. 

De acordo com o delegado, até o momento, os fatos apurados condizem com a versão do policial que teria feito uma abordagem policial a um indivíduo em estado de flagrante, já que estava cometendo crime ao portar ilegalmente uma arma de fogo, o qual reagiu a abordagem e teria forçado o policial a se defender.

O delegado Hugo de Alcântara, foi até o local, determinou o isolamento, acionou a perícia e o Instituto Médico Legal (IML), pois foi constatado ausência de sinais vitais. "O policial foi encaminhado até a delegacia de polícia civil, onde prestou esclarecimentos, condizentes com a situação fática vista no local de crime, que apontavam para a legítima defesa do policial", informou nota da Secretaria de Segurança.

A nota da Segurança também informou que após os trabalhos periciais, o perito responsável apresentou um simulacro de pistola (Air Soft), várias esferas de plásticos ("munições de Air Soft"), 04 quatro munições calibre 12, todas encontradas no interior do veículo, além disso, apresentou uma espingarda calibre 12 encontrada próximo ao corpo da vítima, e a munição que estava dentro da arma, constatando que a espoleta da munição apresentava sinal de impacto, indicando a probabilidade de Rodrigo ter efetuado disparo contra o policial, mas por alguma falha da arma, a munição não deflagrou, o que confirmou ainda mais os indícios de legítima defesa.

As diligências devem continuar. Serão chamadas testemunhas que presenciaram os fatos, e localizarão câmeras de vigilância de residências e comércios próximos ao local do crime.


ítima teria sido atingida com um tiro na cabeça. Foto: Arquivo/Rede Social

Depoimento de Tertulino

Na nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública, a atitude de Rodrigo ao protagonizar um vídeo de grande repercussão na cidade, em que foi flagrado por populares conduzindo seu veículo no complexo turístico Prainha, ostentando uma pistola em sua mão para fora do veículo, no dia eleição, teve sua atitude recriminada em grupo de Whatsapp por colegas, Rodrigo reage de forma agressiva contra os mesmos, proferindo ameaças e insultos. O policial Militar Tertulino estava no grupo e foi proferida contra este ameaça específica.

O policial informou a autoridade policial e seus superiores, em seguida se deslocou até o prédio da Companhia de Polícia Militar deste município para informar aos policiais e solicitar diligência.

No trajeto, o policial militar relatou que viu o veículo semelhante ao de Rodrigo lhe seguindo, mas até o momento não tinha certeza, só confirmando a suspeita quando este passa bem próximo ao carro do policial, em frente ao prédio da companhia de polícia militar.

Ao identificá-lo, o policial militar de folga, solicita apoio ao colega de serviço, mas este estava sozinho no prédio não podendo sair. Tertulino realiza o acompanhamento do indivíduo, emparelha ao lado seu carro, identifica-se como policial e solicita parada. Mas a vítima reage apontando uma espingarda calibre 12 em direção ao policial, o qual acelera o carro, obstrui a passagem, e realiza a abordagem.

Após minutos verbalizando, Rodrigo sempre apontando a espingarda e mirando no policial, ele tenta se aproximar do policial o qual estava abrigado atrás do seu veículo, momento em que o policial efetua os disparos para se proteger. A vítima é alvejada, tomba com vida e a espingarda em punho, o policial se aproxima, afasta a arma da vítima, e aciona a ambulância, polícia civil e militar.


Caroline Oliveira
[email protected]

PM suspeito de matar jovem em comemoração da eleição se entrega

Atualizada 30/10 às 07h29

Um homem identificado como Rodrigo Magalhães de Brito foi morto com um tiro na cabeça em Piracuruca, a 196 km ao Norte de Teresina. O crime aconteceu por volta das 15h desta segunda-feira (29) na avenida Coronel Pedro de Brito, bairro Esplanada. Segundo a Polícia Civil, ele foi morto durante uma abordagem da Polícia Militar.

O confronto com a PM teria acorrido após áudios no aplicativo Whatsapp, atribuídos à vítima, ameaçarem um policial militar. Um vídeo gravado ontem à noite e postado nas redes sociais mostra Rodrigo em uma suposta comemoração pela vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), exibindo uma arma de dentro do carro em que estava.

Segundo o delegado geral, Riedel Batista, o PM que atirou no rapaz se apresentou voluntariamente na delegacia por volta das 17h. "A informação que temos é que ele desacatou o policial. Houve troca de tiros e a vítima foi alvejada", disse.

Riedel disse ainda que o PM prestou socorro à vítima chamando a ambulância e não se evadiu do local. Ele foi ouvido pela delegado Hugo Alcântara na presença de advogados. Procurado pelo Cidadeverde.com, o delegado disse que só se manifestaria posteriormente.

A Comunicação da Polícia Militar enviou uma nota sobre o caso, veja abaixo:


Vítima teria sido atingida com um tiro na cabeça. Foto: Arquivo/Rede Social

NOTA DA POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar do Piauí informa que no dia 28/10/18,  Rodrigo Magalhães de Brito  estava numa carreata na cidade de Piracuruca,  portando uma pistola e mostrando para as pessoas, quando a PMPI chegou no local o individuo já tinha evadido.

 Nesta tarde a Policia Militar foi efetuar a prisão de Rodrigo em virtude de ameaças no Wattsapp.  No momento da prisão o policial verbaliza  e pede para Rodrigo soltar a arma. Ele sai em fuga e a Policia Militar começa o acompanhamento. 

Em seguida,  houve abordagem policial e acabou sendo alvejado durante a intervenção.  O Policial Militar apresentou-se   espontaneamente no Distrito Policial e está dando seu depoimento ao Delegado titular de Piracuruca. A Corregedoria da PMPI tomará todas as providências.

Teresina, 29 de outubro de 2018.

Elza Rodrigues Ferreira - TC Diretora de Comunicação Social da PMPI

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Prefeitura de Piracuruca decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (05)

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 05 de Outubro, nos órgãos da administração pública municipal, em razão do feriado do dia 04 de Outubro, Dia de São Francisco.

Com isso, fica facultado o registro de freqüência dos servidores no dia 05 de Outubro, ressalvados os serviços essenciais e de interesse público, prestados pelo município, que deverão ser realizados normalmente.

O decreto foi assinado em 01 de outubro de 2018.

Fonte:  Piracuruca News

Prefeitura de Piracuruca inaugura Academia da Saúde na zona rural

O prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo Alves Filho, convida a população piracuruquense para a solenidade de inaguração da Academia da Saúde na praça do Jacarei de Baixo. A obra foi construida com recursos próprios do municipio

A inauguração acontecerá hoje(28) às 19h00min.

" Com imensa alegria vamos entregar mais este beneficio para o povo da zona rural. Continuamos o nosso  compromisso e responsabilidade com o dinheiro público.  Deixamos nosso convite para que todos participem conosco", conclui o prefeito Raimundo Alves Filho.

FONTE: Piracuruca News

Doutor Raimundo anuncia novas obras para zona rural de Piracuruca

O prefeito de Piracuruca Dr. Raimundo Alves Filho(PSD) anunciou a construção de novas obras. As obras serão construidas nas localidades Fura Mão, Catarina e Córrego.  O anúncio aconteceu em eventos  de encontro político nesta sexta-feira(31/08) no Fura Mão e hoje(01/09), no Córrego.

As três localidades ganharão uma praça com academia da saúde. A previsão é que a inauguração aconteça nos Festejos das Padroeiras das referidas localidades, na zona rural do município. O gestor tem uma aprovação para sua administração com percentual superior aos 60%.

" Não faço promessas. Estou firmando um compromisso com a população do Fura Mão, Catarina e Córrego. Quero inaugurar as praças com academia da saúde durante os Festejos destas localidades que acontecerão em novembro e dezembro. Estas comunidades não precisam ter inveja do Mororó que já ganhou este beneficio de nossa gestão. Com responsabilidade, planejamento e vontade política vamos realizar estas obras com recursos próprios" encerra o prefeito, Raimundo Alves Filho(PSD).

Fonte: Piracuruca News

Posts anteriores