Cidadeverde.com

Cooperativa de mel do Piauí recebe certificação para comercialização nacional e internacional

A Cooperativa de Desenvolvimento do Vale do Rio Piracuruca (Codevarp), localizada na zona rural de Piracuruca, recebeu o Selo de Inspeção Federal (SIF). Com a certificação, a cooperativa amplia a possibilidade de novos negócios e de fomento da cadeia produtiva do mel, com a geração de mais emprego e renda no Estado. A cooperativa foi uma das contempladas com investimentos do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), com o projeto de apitoxina, no valor de R$ 232.641,55, concluído em dezembro de 2019.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural da SAF, Francisco das Chagas Ribeiro, a certificação permitirá a comercialização da apitoxina, que é o veneno encontrado no ferrão das abelhas e que tem uma forte demanda do mercado farmacêutico.

“É um marco importante, uma vez que até receber o carimbo do SIF, a cooperativa atravessou diversas etapas de fiscalização e inspeção. A partir de agora, a apitoxina do Piauí poderá ser vendida para grandes empresas farmacêuticas nacionais e internacionais como matéria-prima de medicamentos para diversas doenças, principalmente na área da reumatologia. Todo esse processo foi apoiado pelo Governo do Piauí, por meio da SAF”, explica.

Foi o Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), executado pela SAF, o responsável pelos investimentos feitos na cooperativa com a construção e aquisição de equipamentos de uma unidade de extração de apitoxina, além da capacitação técnica, aquisição de coletores de apitoxina e reestruturação dos apiários já existentes.

A diretora do programa, Janaína Mendes, conta que o projeto beneficia seis municípios, impactando a renda de 24 famílias da região. “É um trabalho que vai desde a produção, extração até a comercialização da apitoxina a ser vendida para empresas farmacêuticas do país e exterior. O projeto piloto incluiu laboratório, casas de abelhas, equipamentos e toda indumentária necessária para a coleta de maneira adequada.

Além da apitoxina, a cooperativa poderá exportar também o mel. Segundo o Ministério da Economia, entre janeiro e agosto de 2021, o Piauí realizou 29,1% das exportações de mel do país. A exportação de mel rendeu US$ 37,5 milhões em 2021. O valor é o maior dos últimos cinvo anos para o período de janeiro a agosto.

O presidente da Codervap, Saturnino Mendes Pessoa, comemorou a liberação do selo, que é mais uma conquista para a apicultura da região. “A certificação recebida pela cooperativa é resultado de um trabalho realizado com muita dedicação há anos pelas mãos dos nossos agricultores e agricultoras. Não temos dúvidas que foram investimentos que resultam em melhoria na qualidade de vida das famílias e fortalece a economia”, agradece.

Serviço de Inspeção Federal (SIF)

O Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla SIF, é um selo responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. Atualmente, o Brasil exporta seus produtos de origem animal para mais de 180 países, se destacando como um dos principais exportadores mundiais, transmitindo segurança dos produtos.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais