Cidadeverde.com

Marido mata mulher e tenta asfixiar a própria filha em Bom Jesus

Foto: arquivo pessoal

Uma mulher de 27 anos, identificada como Miriam Silva de Santana, foi morta a facadas pelo próprio companheiro na tarde desta terça-feira (08) em Bom Jesus, município distante 600 km ao sul de Teresina. O crime aconteceu por volta das 15h. 

De acordo com informações da Polícia Militar, após uma discussão o homem esfaqueou a esposa. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), mas morreu a caminho do hospital. 

Ainda de acordo com informações da PM, após esfaquear a esposa o homem também tentou sufocar a filha do casal. “Quando a equipe chegou ao local, encontrou a mulher no chão e ele tentando asfixiar a própria filha. Imediatamente já algemamos e o conduzimos para a delegacia”, informou o soldado Erisvaldo Moreira, do 19º Batalhão da Polícia Militar. 

O suspeito, identificado como Paulino da Silva Rodrigues, de 34 anos, foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia regional de Bom Jesus.  O caso vai ser investigado pela Polícia Civil 

Outros casos

O caso desta terça-feira (08) é o segundo feminicídio registrado na região de Bom Jesus em menos 72 horas. No último domingo, uma agente de saúde e pré-candidata a vereadora foi morta em Alvorada do Gurgueia, município distante 539 km de Teresina. 


Natanael Souza
[email protected] 

Duas idosas morrem em colisão entre carro e ônibus na BR-135

Duas mulheres morreram em um acidente na BR-135, na noite desta terça-feira (01) em Bom Jesus (a 600 km de Teresina). O carro em que estavam colidiu frontalmente com um ônibus, por volta das 21h, no km368. 

As duas eram idosas, de 63 e 67 anos, estavam em um Corsa Classic e morreram ainda no local. O condutor do ônibus, de 48 anos, passou por teste alcoolemia que deu negativo. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a equipe que esteve no local verificou os vestígios e ouviu declaração de testemunhas e do condutor do ônibus, e detectaram preliminarmente que a condutora do veículo de passeio invadiu a faixa contrária e colidiu no ônibus. 

“Há indícios de fadiga e cansaço por parte da condutora do veículo de passeio, tendo em vista que estava realizando uma viagem longa de outro estado e por não ter vestígios de marcas de frenagem nem ultrapassagem.  Foi feito o teste de alcoolemia no condutor do ônibus, resultando negativo para a ingestão de álcool”, destaca nota da PRF. 

A Polícia Civil foi acionada para os procedimentos cabíveis.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Vereador faz B.O após adolescente dançar na Câmara de Bom Jesus

Uma adolescente postou um vídeo dançando na Câmara de Vereadores de Bom Jesus, no extremo Sul do Piauí. As imagens foram publicadas nas redes sociais neste domingo (30) e têm viralizado em grupos de WhatsApp.  

No vídeo, a adolescente aparece rebolando ao som da música "Guerra Bundial" no plenário da Casa Legislativa. A dançarina se apresenta em seu perfil pessoal no Instagram com idade de 18 anos. 

Nestor Elvas, presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus, confirmou que as imagens foram registradas na sede do legislativo municipal e que registrou boletim de ocorrência nesta segunda-feira (31). 

"Como sou candidato, desconfio que fizeram isso de forma fraudulenta para denegrir minha imagem. Já registrei BO para descobrir como ela entrou, quem pagou. Eu não conheço ela", disse o vereador. 

Devido à pandemia, as sessões na Câmara de Bom Jesus estão ocorrendo apenas virtualmente, mas segundo o vereador, o prédio permanece aberto para o funcionamento das demais atividades. 

O Cidadeverde.com falou com delegado regional de Bom Jesus, Jucier Santos. Ele confirmou que o Boletim de Ocorrência foi registrado e disse que não houve crime. Segundo a polícia, a adolescente teria entrado na Câmara autorizada pelo vigilante.

"Esse registro vai servir para algum procedimento administrativo da Câmara, mas não vai ser instaurado inquérito policial. Só iria ouvi-la caso fosse de instaurar inquérito", disse o delegado.  

 


Graciane Sousa
[email protected]

Operação desarticula grupo de grilagem de terras em Bom Jesus

Foto: Divulgação

Uma ação conjunta do Ministério Público em parceria com o Interpi, Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar, resultou na prisão de duas pessoas por grilagem de terras no município de Bom Jesus, no sul do Piauí. A dupla faz parte de um grupo acusado de se apropriar de terras públicas e realizar desmatamento ilegal.

De acordo com o Ministério Público,  uma área de 3 mil hectares chegou a ser desmatada de forma irregular. A ação foi deflagrada após a identificação da área ser feita através de monitoramento de satélite. 

"Essa operação visou, efetivamente, combater uma invasão de terra, em uma potencial sobra de área pública, por pessoas não autorizadas. São pessoas que efetivamente se deslocaram até a área, realizaram desmate ilegal, usando de maquinário pesado, desmataram cerca de 3 mil hectares. Isso estava sendo monitorado pelo Interpi, que constatou por satélite essa atuação. O Interpi entrou em contato com o Ministério Público, pelo grupo de combate a grilagem, que acionou a Semar e a Polícia Militar, e em uma operação conjunta nos deslocamos até a área e foi constatada a situação", explicou o promotor Mauricio Gomes, coordenador do Grupo Especial de Regularização Fundiária e de Combate à Grilagem ( Gercog).

Ainda de acordo com o promotor, o objetivo do grupo seria realizar a chamada grilagem de terra, através da tentativa de conseguir titulações fraudulentas. "O que se constatou no local foi um desmate gigantesco, uma tentativa de invasão de área pública para fins de futura regularização, tentar provar uma posse que não existia junto ao Interpi, por uma titulação por esse mecanismo" 

Durante a operação realizada nesta quinta-feira (27), também foi verificado que trabalhadores estavam vivendo no local em condições análogas à escravidão. "No local não tinha sequer um banheiro para os trabalhadores. Os trabalhadores não tinham um refeitório. Eles dormiam amontoados dentro de um ônibus. Essa é a situação encontrada no local, degradante e desumana", explicou. 

Foto: Divulgação 

Além das prisões, também foram apreendidos tratores, um ônibus, e  gerador de energia. 

A área pública invadida está embargada pela Secretaria de Meio Ambiente, que ficará responsável por conduzir o processo de regularização, em parceria com o Interpi. 

Trabalho Integrado 

O coordenador do Grupo Especial de Regularização Fundiária e de Combate à Grilagem ( Gercog), promotor Mauricio Gomes, também destacou a importância da atuação integrada de instituições para possibilitar um resultado positivo. 

"Uma coisa que merece ser destacada é que quando a informação é bem tratada, é de interesse público, e é bem tratada, há resultados positivos. Nesse caso, a gente está diante de um cenário desses. O Interpi, com sucesso, identificou um problema e soube compartilhar essa informação com os órgãos de fiscalização. Isso resultou em uma solução rápida. Quando os órgãos públicos dão as mãos, a sociedade ganha", destacou.  

 


Natanael Souza e Glenda Uchoa 
[email protected] 

 

 

Justiça promove nova inspeção virtual para a instalação de UTIs em Bom Jesus

Em continuidade aos trabalhos de acompanhamento da instalação dos leitos de UTI do Hospital Regional de Bom Jesus, os promotores de Justiça do Grupo de Promotorias de Justiça Integradas de Bom Jesus e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) realizaram nessa quinta-feira, 27 de agosto, nova reunião e inspeção com os representantes da unidade hospitalar, da SESAPI e de órgãos de fiscalização e controle do Estado. Os leitos servirão para tratar os pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

A videoconferência foi iniciada com uma exposição feita pelo diretor-geral do hospital, Helder Meneses, a respeito dos equipamentos que a unidade de saúde recebeu da empresa Enel Green Power. A companhia energética assumiu o compromisso de doar equipamentos para a montagem de cinco leitos de UTI. Segundo o diretor, os últimos equipamentos e insumos foram entregues ao hospital na madrugada desta quinta-feira.

Os representantes do Ministério Público, o diretor do hospital, os representantes da secretaria de saúde, dos conselhos profissionais, do Cosems e do TCE discutiram sobre a disponibilização de hemodiálise e tomografia, e sobre a formação da equipe de profissionais de saúde para o atendimento aos pacientes com a Covid-19 em terapia intensiva.

Ao término dos debates, ficou definido que a gestão do hospital vai encaminhar ao Grupo Regional de Promotorias de Bom Jesus cópias do contrato do serviço de tomografia em vigor e o procedimento administrativo que resultou na sua assinatura, bem como cópia dos respectivos processos de pagamento. Outra informação a ser prestada aos representantes do MP do Piauí refere-se à apresentação da equipe de profissionais e às respectivas escalas de todos os que irão atuar nas UTIs e no hospital regional. Por último, os promotores solicitaram os termos de referência das duas novas contratações dos serviços de tomografia computadorizada e de hemodiálise e os documentos comprobatórios exigidos para o funcionamento de serviços de UTI, descritos na Resolução de Diretoria Colegiada nº 07 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Uma nova reunião foi marcada para o dia 11 de setembro, às 9hs.

Da Redação
[email protected]

Leitos de UTIs em Bom Jesus estão prontos e direção busca contratação de médicos

Os cinco primeiros leitos de UTI do Hospital Regional de Bom Jesus, no Sul do estado, já estão prontos. 

Os equipamentos que foram doados pela  empresa Enel Green Power e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já chegaram.

O diretor do Hospital Regional de Bom Jesus, Helder Menezes, informou ao portal Cidadeverde.com que serão montados 10 leitos de UTIs para atender a região. 

O hospital de Bom Jesus atende mais de 25 municípios do Sul do estado e já teve 72 altas médicas. 

O diretor informou que a Secretaria Estadual de Saúde vai fazer uma parceria com a Cooperativa de Médicos para colocar as UTIs em funcionamentos. 

O hospital tem 10 leitos clínicos e está com 4 pacientes internados. 

"A luta é árdua, os obstáculos são muitos, mas nunca faltou fé, persistência e amor para romper. Essa conquista é um legado importante para a saúde do Sul do Piauí", afirmou o deputado Fábio Novo, que é filho de Bom Jesus. 

O diretor do hospital informou que os pacientes mais graves eram transferidos com regulação para os hospitais de Floriano e São Raimundo Nonato, que fica cerca de 350 km de Bom Jesus. 

"Estamos conversando com a Cooperativa de Médicos e acreditamos que até a próxima semana a gente feche o contrato. Estamos fechando um contrato também com uma empresa para a realização de tomografia e com outra sobre sessão de hemodiálise", disse Helder. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

PRF prende 4 pessoas que saqueavam carga de caminhão após acidente na BR-135

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante 4 pessoas que saqueavam uma carga após o caminhão que transportava a mercadoria tombar na BR-135, no municipio de Bom Jesus, a 632km ao Sul de Teresina. A ação aconteceu na manhã de sábado (1).

Segundo a PRF, a carga era de utensílios domésticos, como copos, jarras, dentre outros produtos. Foram presos dois jovens de 18 e 21 anos e outras duas pessoas de 28 e 40 anos.

"No momento que os policiais chegaram no local do acidente, identificaram os quatro homens saqueando a carga. Foi dado voz de prisão a todos eles", informou a PRF em nota.

Ainda de acordo com a polícia, no local havia dois veículos carregados com caixas da carga. Ambos foram apreendidos.

Todos os presos e o material recuperado foram encaminhados à polícia de Bom Jesus. O motorista do caminhão saiu ileso do acidente.

Hérlon Moraes
[email protected]

Picape capota na BR-135 e deixa cinco pessoas feridas

Fotos: PRF

Um acidente no começo da tarde deste sábado (1) na BR-135 deixou cinco pessoas feridas. Elas estavam em uma picape que capotou após sair da pista. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 388, em Bom Jesus.

De acordo com a PRF, estavam no carro o condutor, de 44 anos, e mais cinco passageiros, dentre elas duas mulheres de 47 e 42 anos, uma criança de 11 anos e um homem de 45 anos. Todos eles tiveram ferimentos leves, com exceção do passageiro de 45 anos, que saiu do local com lesões graves.

A PRF informou que os policiais que atenderam a ocorrência concluíram que o veículo, para não colidir frontalmente com uma carreta não identificada que invadiu sua faixa de rolamento, saiu da pista e, devido à falta de acostamento e o desnível da via, o condutor tentou voltar pra pista capotando várias vezes. 

“Os policiais verificaram também que devido o grau de amassadura e a quantidade de voltas em seu eixo, a velocidade do veículo era incompatível para o local”, disse a PRF.

Os policiais ainda realizam diligências no sentido de identificar a carreta que supostamente estaria envolvida no acidente. Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Bom Jesus.

Hérlon Moraes (Com informações da PRF)
[email protected]

Vias em municípios do sul do Piauí recebem recuperação

Foto: Ccom

A cidade de Bom Jesus do Gurgueia é um dos municípios piauienses que recebem obras de recapeamento e restauração asfáltica, por meio do plano de retomada de obras do Governo do Estado, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Com essas obras, Bom Jesus entrou para a lista dos mais de 60 municípios beneficiados, até agora, pelo cronograma de recuperação e conservação do DER, cobrindo, assim, os principais corredores de trafego do estado.

A obra, que recebe investimentos de R$ 807.691,23 mil, recursos do Governo do Estado, emprega cerca de 20 pessoas e conta com restauração e recapeamento asfáltico da via que dá acesso ao campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no município.

De acordo com o coordenador de Engenharia do DER, Matias Sales, até o fim de 2021, todos os territórios do Piauí terão recebido melhorias nas rodovias estaduais. “Desde que retomamos as obras, neste pós-pandemia, além das intervenções nas BRs, de trechos urbanos, as rodovias estaduais também estão sendo contempladas. Mesmo com as dificuldade, já conseguimos retomar obras tanto na região sul, quanto no norte do estado, atendendo, assim, as estradas que mais recebem fluxo de veículos”, avaliou o engenheiro.

Oito dos 14 municípios que formam a região do extremo-sul do Piauí já receberam intervenções do DER nos últimos dois anos. O governo executa também obras como a implantação da estrada que liga a Serra das Laranjeiras ao município de Currais, principal corredor do escoamento de grãos da região.

“Essas estradas surgem como facilitadoras para o escoamento da produção das Cooperativas de Produtores de Soja, favorecendo, assim, o desenvolvimento econômico da região e do Piauí como um todo”, destacou Matias Sales.

Ainda no sul do estado, está em execução o prolongamento da PI-392. Com investimentos de cerca de R$ 1.300.000, os serviços de recuperação deste trecho que correspondem às PI-392/PI-397 seguem por um trecho que pertence à Serra das Laranjeiras, e dá acesso aos municípios de Currais, Palmeira do Piauí e Uruçuí.

Com a moto estacionada na calçada, José Ancelmo Almeida, de 58 anos, morador de Bom Jesus, acompanha atentamente as máquinas e os trabalhadores em uma das avenidas de Bom Jesus. Ele atesta as melhorias. “Antes, isso era tudo um calçamento velho, e bastante desnivelado, umas partes mais altas, outras mais baixas. O pessoal tropeçava, se machucava. Agora está outra coisa. Ficou muito bom esse asfalto. Vai dar mais segurança a quem está de carro, de moto, e a quem está andando também”, ressaltou o morador.

Toda a obra de recapeamento e restauração nessa estrada, antes com estrutura defasada e vicinal, agora tem uma nova capa asfáltica instalada pelos cerca de seus dois quilômetros de extensão. Toda a obra já foi concluída, restando apenas a instalação da sinalização, que deverá feita até o fim deste mês.

Da Redação
[email protected]

 

 

Representantes do MPPI debatem situação do Hospital de Bom Jesus por videochamada

Foto: reprodução

Em busca de melhorias para o atendimento à população da região sul do Estado, o Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento à Covid-19 promoveu amplo debate nessa segunda-feira (13), das 14:00h às 17:30h, sobre a realidade no cenário de pandemia frente as diversas demandas que chegam às Promotorias de Justiça. 

Foi relatada a necessidade de ampliar os exames de Tomografias, da disponibilidade de eletrocardiogramas com laudos para possibilitar um acompanhamento da evolução dos pacientes internados, dificuldades de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) em quantidade suficiente para pacientes e profissionais de saúde, dentre outras. 

 Os presentes constataram as adequações para separação do fluxo de pacientes Covid e não Covid, a existência de dois leitos de estabilização, uma enfermaria clínica com gases canalizados e os medicamentos utilizados.  O ponto de maior preocupação é sobre a pouca quantidade de profissionais de saúde, especialmente, para possibilitar o funcionamento dos leitos de UTI que estão sendo preparados em prédio onde deveria funcionar a UPA. Somente três médicos se inscreveram, e estes, já compõem as equipes do próprio hospital, sem carga horária disponível para cobrir o novo serviço de terapia intensiva. 

O representante do Conselho Regional de Medicina discorreu sobre a ausência de médicos com titulação em medicina intensiva para a implantação do serviço, temporariamente, destacando a posição da AMIB-Associação de Medicina Intensiva Brasileira. 

Participaram da reunião, os Promotores de Justica que atuam na região, Lenara Porto, Roberto Monteiro, Gerson Pereira, José Sérvio Barros, Gilvânia Viana e Luciano Sales, com o apoio do CAODS, representado pelos Promotores Jorge Pessoa e Claudia Seabra que conduziram a reunião. 

Também contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), Prefeito de Bom Jesus, integrantes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Enfermagem (COREN), Fisioterapia (CREFITO) e de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), médico da coordenação de Pericias do MPPI, além dos Diretores do Hospital Regional de Floriano.

 Entre os encaminhamentos da reunião destacam-se a designação pela SESAPI de equipe multiprofissional do hospital de Floriano à Bom Jesus para fazer uma atualização dos profissionais do Hospital Manoel de Souza Santos, passando informações sobre protocolos de atendimentos e tratamento da COVID 19. Alderico Tavares, representando o secretário estadual de saúde, comprometeu-se de apresentar, em 10 dias, as providências sobre todas as questões levantadas. 

Foto: reprodução

 A direção do hospital deverá enviar aos Promotores de Justiça a relação nominal dos profissionais selecionados no chamamento público, o contrato com a clínica de imagem que realiza os exames de Tomografias e a atualização do sistema do Ministério da saúde (CNES) sobre os vínculos e cumprimento da carga horária dos médicos, principalmente, do diretor clínico do hospital.

 O município de Bom Jesus enviará os registros de preços para aquisição dos medicamentos e o contrato por telemedicina de expedição de laudos de eletrocardiogramas.

 O COREN dará conhecimento ao MPPI do relatório de uma vistoria realizada em maio, no hospital. Uma nova reunião com visita guiada ao prédio da UPA acontecerá no dia 27 de julho, às 9h.

Da Redação
[email protected]

 

 

Posts anteriores