Cidadeverde.com

Sesapi investiga duas mortes suspeitas de dengue em Bom Jesus; cidade vê alta de casos

Por Roberto Araujo

Dois óbitos no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, cidade que fica localizada a 600 km de Teresina, estão sendo investigados pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) por suspeita de dengue. O mais recente ocorreu nesta terça-feira (5), com a morte de um paciente de 51 anos.

Os dois casos estão em investigação no Laboratório Central (Lacen), segundo confirmou ao Cidadeverde.com a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. Atualmente, os dois casos de morte investigados pelo Laboratório Central do Piauí são de Bom Jesus.

Em fevereiro, a Sesapi anunciou que iniciaria a circulação de carros fumacês em Bom Jesus e em Currais, cidades que apresentavam maior incidência de casos prováveis de dengue proporcionais à população.

De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, em 2024 , até o dia 3 de março, foram registrados 34  casos graves de dengue no Piauí, mas nenhuma morte foi confirmada. 

O painel epidemiológico da Sesapi também aponta que foram registrados 1.942 casos prováveis de dengue no Piauí.

Anteriormente, uma paciente de 31 anos morreu também com suspeita de dengue. Ela residia em Brasília, mas havia chegado ao Piauí no dia 25 de janeiro para rever familiares no município de Alvorada do Gurgueia. O óbito ocorreu no início de fevereiro e os exames foram encaminhados para investigação por Brasília. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Sintomas da doença

A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve em alguns casos. Mesmo assim, é muito importante a população ficar atenta aos sinais, pois a doença pode evoluir rapidamente de um quadro leve para um quadro mais grave.

Os principais sintomas da dengue são febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor abdominal intensa, vômitos, letargia ou irritabilidade.

Tratamento

Caso seja identificado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar por uma unidade de saúde para realizar todos os procedimentos necessários. O médico identificará os sinais a partir de uma pesquisa com o próprio paciente e seguirá o protocolo oficial, que podem incluir exames laboratoriais.

Para os casos leves, a recomendação é repouso, enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre; e não administração de ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.

É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais