Cidadeverde.com

Casos prováveis de dengue crescem no Piauí e carro fumacê será usado para controle da doença

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo com informações Sesapi

Os casos prováveis de dengue no Piauí, em 2024, já somam 770. O número representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando estavam sob análise 713. Além dos diagnósticos confirmados, o índice também considera os casos inconclusivos, ignorados/brancos e pacientes com sinais de alarme e grave de dengue.

Para controle da doença, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforçou as ações de monitoramento e apoio técnico para controle da doença. Uma das medidas foi a liberação do carro fumacê para Bom Jesus e Currais, cidades que, proporcionalmente ao número de 100 mil habitantes, tiveram aumento da incidência e se encontram em situação de alerta. 

Teresina segue liderando a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 316 notificações até o momento.

  • TERESINA (316)
  • BOM JESUS (125)
  • CURRAIS (102)
  • RIBEIRO GONÇALVES (55) 
  • PARNAÍBA (30) 

“Estamos dando apoio técnico, liberando inclusive o carro fumacê. Essa não é uma medida de controle, mas uma medida emergencial, para contribuir no controle da situação daqueles municípios em situação de maior dificuldade”, pontua Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi.

Apesar da alta de casos prováveis de dengue, o estado não registrou nenhuma morte em decorrência da doença. O óbito que estava em investigação em Bom Jesus ainda não foi registrado pelo município no sistema oficial e se trata de uma paciente que havia chegado do Distrito Federal com sintomas de febre e fortes dores de cabeça.

A Sesapi reforça a importância da população manter os cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue e Chikungunya. A orientação é manter a limpeza dos ambientes domésticos e evitar água parada.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais