Cidadeverde.com

Sesapi e MPE cobram responsabilidades por infestação do Aedes aegypti após surto em 10 cidades

Imprimir

Foto: Yala Sena 

 

Por Yala Sena 

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e o Ministério Público Estadual estão enviando ofícios às Prefeituras cobrando providências sobre os imóveis e terrenos baldios que são potenciais criadouros do Aedes aegypti. 

O Piauí já registrou a primeira morte por dengue grave e há um surto da doença em 10 municípios da Chapada das Mangabeiras, que compõem as cidades de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Colônia do Gurguéia, Cristino Castro, Currais, Eliseu Martins, Manoel Emídio, Palmeira do Piauí e Santa Luz.

“Estão sendo encaminhados para os municípios, ofícios abordando a responsabilização com a questão dos domicílios e dos prédios públicos. Há uma preocupação em relação aos terrenos baldios, os fechados, eles são potenciais locais de criadouros e que precisam chamar atenção dos proprietários para que limpem e cuidem para que não seja um potencial transmissor”, disse a diretora da Unidade de Vigilância em Saúde as Sesapi, Cristiane Moura Fé.   

Ela ressaltou que serão convocados os sindicatos, lojistas e entidades para combaterem a dengue. Segundo a Sesapi, mais de 70% dos criadouros estão em ambientes domiciliares. 

Uniformização dos atendimentos nos hospitais

A Sesapi está realizando nesta quinta-feira (14), das 19h às 20h30h, uma capacitação com todos os médicos para uniformizar os atendimentos aos pacientes adultos, bebês, gestantes e puérperas que estão com sintomas da dengue. 

“A capacitação é para uniformizar a conduta de tratamento para pacientes adultos, bebês, gestantes e puérperas de como cuidar e estratificar os riscos dos pacientes. Serão tratados sobre os protocolos, fluxos, para onde levar os pacientes e qual devem ser os procedimentos”, disse Cristiane Moura Fé.

O Piauí registrou um aumento de 61,1% na incidência de dengue na décima semana epidemiológica, comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) no último domingo (10).

Sintomas da dengue: 

Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento de mucosa;
Irritabilidade.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais