Cidadeverde.com

PRF apreende no Piauí carga ilegal de eletrônicos e bebidas

Uma grande carga de eletrônicos, bebidas e perfumes foi apreendida sem nota fiscal na cidade de Bom Jesus, na noite de domingo (23), na BR 135. O material era transportado em uma carreta, conduzida por um homem de 40 anos, e teria como destino o estado de São Paulo. A apreensão ocorreu por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização de rotina. A carga sem nota fiscal estava escondida entre garrafas prensadas que seriam destinadas à reciclagem. 

“No momento que foi feita a verificação, foi encontrado por trás dessas garrafas outra carga de eletrônicos, de perfumes, de roupas com indícios de falsificação. Todo esse carregamento era irregular. Os policiais perguntaram ao homem sobre a documentação da carga, ele informou que não sabia da nota fiscal, não recebeu e não tinha conhecimento dessa carga. Ele informou também que o destino de todo esse produto seria o estado de São Paulo”, diz o inspetor da PRF, Alexandre Lima. 

Até as 8h desta segunda-feira (24), a carga não tinha sido totalmente contabiliza.

A PRF relatou que “os policiais desconfiaram da atitude do homem que se apresentava bastante nervoso e constantemente entrando em contradição. Ao fazer a vistoria no compartimento de carga, foram encontrados materiais de origem estrangeira tipo eletrônicos, relógios, bebidas, roupas e perfumes”. 

A PRF acrescentou que “o condutor e a mercadoria serão encaminhados nesta segunda-feira (24) para a Receita Federal na cidade de Teresina/PI para os procedimentos que o caso requer. O caminhoneiro deverá responder pelo crime de Descaminho”. 

Foto: PRF



Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Viatura da Polícia Civil pega fogo em frente à delegacia de Bom Jesus

 

Uma viatura da Polícia Civil pou fogo na noite desta quarta-feira (05) no município de Bom Jesus, distante cerca 600 quilômetros ao sul da capital. O veículo estava estacionado nas proximidades Delegacia Regional do município quando as chamas começaram.

Por causa do fogo, a viatura ficou completamente destruída. As chamas precisaram ser controladas por policiais que contaram com a ajuda de moradores da região. 

Apesar da gravidade da situação, ninguém ficou ferido e carros que estavam estacionados nas proximidades não foram atingidos pelo fogo. 

Nas redes sociais, internautas compartilharam vídeos e fotos do momento em que as chamas destruíam o veículo.

Ainda não é possível saber o que ocasionou o incêndio. As causas estão sendo apuradas pela Polícia Civil, que iniciou na manhã desta quinta-feira a análise de câmeras de segurança. 

"Ao que tudo indica foi curto circuito", informou o delegado Jucier Santos, titular da Delegacia de Bom Jesus. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Empresário e ex-candidato é preso pelo crime de estelionato

Um empresário de 46 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em cumprimento a mandado de prisão – decorrente de sentença condenatória – pelo crime de estelionato. A prisão ocorreu na BR-135, na cidade de Bom Jesus, na terça-feira (04). O empresário chegou a se candidatar a vice-prefeito de município na região Sul do Piauí, mas não se elegeu.

Em levantamento, a PRF também identificou que o empresário também responde criminalmente por homicídio simples e que ele possui em “seu nome quatro registros no Cadastro de Pessoa Física - CPF da Receita Federal”. 

A PRF não revelou a identidade do preso. “Foi verificado inclusive que os registros foram utilizados para a participação no quadro societário de várias empresas. Os policiais verificaram também que o acusado é bastante conhecido no meio policial sendo considerado um dos maiores estelionatários da região centro-oeste do país”, informa a PRF. 

A PRF ressalta que a abordagem ao veículo do empresário, GM/CAMARO 2SS, ocorreu durante fiscalização de rotina.  “O condutor informou que não possuía CNH, apresentando apenas seus documentos pessoais. Ao realizar os devidos levantamentos, os policiais detectaram que o homem respondia a diversos processos cíveis e criminais. Foi verificado que ele possuía em seu desfavor um Mandado de Prisão Definitiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em 21/08/2020 acusado do crime de estelionato”, acrescenta a PRF.


 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Sindicato apura denúncias sobre condições de trabalho no hospital de Bom Jesus

Foto: Ascom Sindespi

Após diversas denúncias de servidores sobre condições de trabalho no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, no município de Bom Jesus, a diretora da Regional do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi), visitou o hospital para apurar as denúncias. Paula Mércia se reuniu com servidores ouvindo as reclamações e vistoriando as condições de trabalho inadequadas em alguns setores.

“Recebemos denúncias em relação a vários setores do hospital e marcamos reunião com a direção do hospital. Os servidores que atuam na recepção reclamam da qualidade dos EPIs e do local que é muito quente, comprometendo o próprio rendimento no trabalho. O pessoal da copa também reclama das condições físicas da área que é muito quente, e alguns servidores já chegaram a passar mal de tanto calor. Já os técnicos também reclamam da situação da área de repouso que está precária, uma situação triste”, afirmou a diretora do Sindespi, Paula Mércia.

Outra reclamação dos servidores é sobre carga horária e insalubridade. “Todos os servidores reclamam do valor pago pela produção, que é muito pouco em relação à quantidade de trabalho, que aumentou. Os técnicos também estão reclamando da diferença de carga horária entre técnicos e enfermeiros. Foi marcada uma reunião desses profissionais com a direção do hospital, para discutir carga horária e insalubridade. Mas a data da reunião ainda foi marcada”.

A diretora Paula Mércia explica que a atual diretora do hospital, a senhora Maria da Guia da Silva Pereira, argumentou que é nova à frente da gestão do hospital, reconheceu as falhas, e se comprometeu a tomar as providências cabíveis, e que se reunirá com os servidores para tratar das reivindicações.

Em relação à copa, a direção informou será ajeitada, mas que no momento a prioridade é o setor Covid. Disse que irá resolver a solicitação do pessoal da cozinha, mas não definiu uma data. Em relação ao setor de repouso, reconheceu que não está adequado e irá providenciar melhoras, como a troca dos colchões. Argumentou que está tentando arrumar a casa e pediu um tempo para poder organizar tudo, e assim que o fizer, avisará ao sindicato. 

A direção do Sindespi informa que continuará acompanhando a situação e cobrando a resolução dos problemas apontados. E que aguarda a confirmação de data para nova reunião com a Direção do Hospital Regional de Bom Jesus em busca de respostas concretas para as questões apontadas.

 

[email protected]

Idosos de 93 e 95 anos são presos em banco ao tentar dar golpe

Foto: divulgação PC-PI

Dois idosos, de 93 e 95 anos, estão entre os presos de uma operação contra fraudes a benefícios do INSS deflagrada ontem (07) em Bom Jesus, no sul do Piauí. Eles são suspeitos de tentativa de estelionato e associação criminosa. 

De acordo com a polícia, os idosos, identificados apenas pelas iniciais F.M.O (93) e F.S.A (95), tentavam retirar benefícios previdenciários utilizando documentos falsificados. Eles são naturais do estado do Maranhão e estariam em Bom Jesus apenas para a prática. 

"Eles se passavam por outras pessoas para poder sacar o benefício delas, utilizando documentos falsos" informou o delegado Jucier Santos, titular da Delegacia Regional de Bom Jesus.

A prisão aconteceu após denúncia de que um homem estaria utilizando documentos falsos para retirada de benefício. Após a comprovação do crime, policiais tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança da agência, onde foi verificado que o suspeito contava com a participação de outras pessoas na prática criminosa, localizadas e presas posteriormente.

Ainda de acordo com a Polícia, a idosa F.S.A (95) foi detida utilizando uma cadeira de rodas, que seria apenas um disfarce. "Ela utilizava a cadeira apenas para praticar o golpe", informou o delegado. 

Além dos dois idosos, outras três pessoas foram presas, dois homens e uma mulher. Dois deles atuavam como acompanhantes dos idosos durante a tentativa de golpes. O outro era o motorista do grupo. 

O Delegado Jucier Santos, titular da Delegacia Regional de Bom Jesus,  informou ao Cidadeverde.com que existe a suspeita de participação de outras pessoas no grupo que tentava sacar benefícios. Segundo ele, as investigações devem continuar para tentar identificar outros possíveis envolvidos e os demais detalhes do esquema, como a origem dos documentos falsificados. 

Os cinco suspeitos permanecem presos, aguardando manifestação judicial. Eles devem ser indiciados por tentativa de estelionato e associação criminosa. 

 

Natanael Souza
[email protected]

Gestores do Sul do Piauí se encontram em Bom Jesus para Café com Prefeitos (as)

Nesta terça-feira (22), a Associação Piauiense dos Municípios (APPM) reuniu gestores municipais do Sul do Piauí para a última edição do Café com Prefeitos (as).

O evento aconteceu na cidade de Bom Jesus e teve como objetivo dar as boas-vindas aos eleitos e reeleitos em 2020, além de compartilhar boas práticas de gestão.

Para o presidente da APPM, Jonas Moura, o encontro é uma oportunidade de apresentar aos gestores experiências que deram certo, além de apresentar os resultados obtidos enquanto esteve à frente da instituição.

"Nosso intuito é manter os municípios fortes, unidos. Essa é a melhor maneira de termos desenvolvimento. A administração municipal é uma atividade que exige muita responsabilidade e sabedoria e a APPM está de braços abertos para acolher a todos os prefeitos do Piauí", pontua Jonas Moura.

 Durante o evento, foi realizado o sorteio de um notebook, cuja ganhadora foi a cidade de Avelino Lopes.

Da Redação
[email protected]

Penitenciária de Bom Jesus ganha Centro de Treinamento para policiais

Foto: Sejus

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) inaugurou, nessa terça-feira (15), às 8h, o Centro de Treinamento na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez. O espaço conta com uma estrutura de stand de tiros, onde será realizada a capacitação dos policiais.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson, o Centro de Treinamento será utilizado pelos agentes de segurança do município de Bom Jesus.

“O centro foi instalado graças à integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal em Bom Jesus. O espaço será usado pelas polícias do município para que possam se capacitar. E quem ganha com este espaço e a capacitação é a sociedade”, afirma o gestor.

Além da estrutura, a Sejus modernizou o sistema de monitoramento da unidade penal e entregou novas salas, onde serão realizadas visitas virtuais e atendimento psicossocial aos reeducandos.

“Nós inauguramos toda a estrutura de monitoramento eletrônico desta unidade, que será um auxílio para o trabalho dos nossos policiais penais. Inauguramos, também, um espaço para visitas virtuais e de atendimento de saúde. Esses espaços contribuirão para a modernização da unidade penitenciária”, finaliza o secretário.

Da Redação
[email protected]

Sejus realiza vistoria na Penitenciária de Bom Jesus

Foto: Sejus

Os policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizaram, nessa segunda-feira (14), mais uma etapa da Operação Fim de Ano, no sistema prisional. Os servidores fizeram uma grande revista minuciosa na Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus, e, comprovaram a ausência de ilícitos no estabelecimento prisional.

A atividade contou com policiais penais da unidade, membros do Grupo Tático Prisional (GTP) e também servidores da Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dinp). A Operação Fim de Ano iniciou no último dia 30 de novembro, na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, e já aconteceu na Penitenciária Irmão Guido, Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária de Esperantina, Penitenciária de Campo Maior, Penitenciária de Picos, Penitenciária de Floriano e Penitenciária de Oeiras.

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, acompanhou pessoalmente o procedimento de vistoria realizado na unidade penal do Sul do Estado. “Acompanhamos pessoalmente mais uma etapa de nossa operação Fim de Ano que está sendo conduzida pelos nossos policiais penais. Comprovamos que a unidade está plenamente organizada dentro dos procedimentos de disciplina”, comentou o gestor.

Da Redação
[email protected]

Novo prefeito de Bom Jesus quer instalar polo industrial para gerar emprego

O prefeito eleito de Bom Jesus, Nestor Elvas, do MDB, que alavancar a geração de emprego e renda no município durante a sua gestão. Para isso, pretende atrair um polo industrial para a região, considerada uma das mais importantes no cerrado piauiense

"Vamos aprimorar o que tem e ir em busca de mais, como um polo industrial. O que gera renda e emprego são as indústrias. É uma cidade do agro, o aeroporto está chegando. Tem tudo para crescer", declarou em entrevista à TV Cidade Verde.

O emedebista promete focar no trabalho durante os quatro anos de mandato. "O nosso foco vai ser trabalho. Teremos uma gestão voltada para o trabalho e pensar sempre no crescimento de Bom Jesus", afirmou.

Atualmente presidente da Câmara de Vereadores, Nestor Elvas disse que seu nome surgiu naturalmente para disputar a prefeitura.

"O verdadeiro político surge de forma natural. Eu nunca pensei que pudesse ser prefeito de Bom Jesus. Tudo foi surgindo naturalmente", declarou, ressaltando que tem por obrigação fazer uma boa gestão.

"Nós somos obrigados a fazer uma boa gestão, pois Bom Jesus tem uma administração bem avaliada. Bom Jesus sempre foi agraciada com prefeitos bons. É uma cidade com uma receita orçamentária boa e tem a oportunidade de o prefeito fazer uma boa gestão", finalizou.

Foto: Hérlon Moraes

Hérlon Moraes
[email protected]

Colégio Técnico de Bom Jesus realiza I Webinário sobre profissões e carreiras

O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ/UFPI) realizará no período de 01 a 09 de dezembro o “I Webinário das Profissões”, evento que contará com palestras sobre profissões e carreiras, que tem como objetivo orientar os estudantes do ensino médio na escolha de suas profissões, através de debates e do contato com profissionais na sua área de atuação.

A organização do evento destaca que será uma ótima oportunidade aos vestibulandos para que conheçam um pouco mais sobre os cursos universitários, as áreas de atuação, o mercado, dentre outras informações que contribuam para a escolha da profissão.

“Sabe-se que é muito comum os estudantes se depararem com a dúvida sobre qual profissão escolher e seguir. Decidir a carreira ideal para seu perfil e seus interesses pessoais/profissionais é uma tarefa difícil e gera muita angústia, pois envolve diversos fatores e pode fazer toda a diferença no futuro. Daí, a ideia desse evento, onde reuniremos professores, estudantes e profissionais formados e atuantes na área que compartilharão um pouco da sua experiência”, explica a Prof.Mestre Karol Veloso, uma das idealizadoras do evento.

Ela ressalta que a escolha de uma profissão deve partir de algo que desperte o interesse e motive a seguir firme rumo aos seus objetivos. “Estou certa de que este evento ajudará os alunos a conhecerem um pouco mais sobre as opções do mercado de trabalho e os desafios que estão por vir”, pontua a professora.
A ideia inicial do evento era presencial. Mas com a pandemia, tiveram que se reorganizar e adaptar ao atual momento, possibilitando também uma nova experiência no ambiente digital.

“O evento online ampliou as possibilidades, pois, além de profissionais locais e que conhecem a realidade do mercado piauiense, contaremos também com a participação de profissionais de outros estados e até de outros países, que podem falar dessa experiência Brasil afora”, conta Cecília Guedes, Prof. Mestre em letras e também organizadora do evento .

Aos interessados, toda a programação do evento está disponível no site https://doity.com.br/webinario-das-profissoes

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores