Cidadeverde.com

Acusado de estuprar e matar menina de 9 anos será julgado em Campo Maior

Foto: Campo Maior em foco

O Tribunal do Júri da 2ª Vara de Campo Maior, 78 quilômetros ao Norte de Teresina (PI), julgará, nesta quarta-feira (4), o acusado de estuprar e matar uma menina de 9 anos. O crime ocorreu em janeiro de 2015 e chocou a zona rural do município. 

O corpo de Franciele foi encontrado em um córrego no povoado Porção II, no dia 4 de janeiro de 2015. A polícia constatou que ela foi violentada sexualmente e morta por afogamento.  

O suspeito, Antonio Francisco Vieira da Silva, conhecido como "Piranha", hoje com 34 anos, foi preso e, segundo a polícia, confessou que já tentava agradar a garota com bombons antes de cometer o estupro. 

O delegado Laércio Evangelista, que investigou o caso há dois anos, relatou na época que o suspeito admitiu ter tido relações sexuais com outros menores de idade. Dias depois da prisão, ele tentou se matar em uma das celas do 1º Distrito Policial de Campo Maior. 

Antônio Francisco Vieira da Silva responde por estupro de vulnerável e homicídio qualificado. 

 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Dupla se passa por sindicalistas e rouba todo dinheiro de agência dos Correios

Foto: Campo Maior em Foco

Funcionários dos Correios do Centro da cidade de Campo Maior, distante 78 quilômetros de Teresina, viveram momentos de desespero logo no início da manhã desta quinta-feira (28). Dois assaltantes armados aproveitaram o momento de greve da categoria e fingiram ser sindicalistas para roubar a agência. 

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, major Etevaldo Alves, informou ao Cidadeverde.com que os assaltantes estavam com camisetas do sindicato que representa os Correios e simularam que iam participar de uma reunião da categoria. 

Quando o primeiro funcionário chegou para trabalhar, a dupla o abordou na parte externa dos Correios e anunciou o assalto. Eles entraram na agência e na medida em que os outros funcionários iam chegando ao local, os assaltantes os rendiam sob a mira de uma revólver.  

Segundo a Polícia Militar, os assaltantes trancaram todos funcionários, inclusive o gerente da agência, em uma sala.  “Os funcionários contam que eles [assaltantes] não agiram com violência. Disseram que iam levar o dinheiro pediram para ninguém ligar para a polícia”, conta o major Etevaldo. 

Os assaltantes forçaram um funcionário a abrir o cofre da agência e roubaram todo dinheiro que havia no local. A quantia roubada não foi divulgada. 

Após o assalto, a dupla fugiu.  Até agora não há informações sobre o paradeiro dos assaltantes, mas a Polícia Militar segue em diligências para tentar capturá-los. Câmeras de segurança devem auxiliar nas investigações.

A polícia suspeita que mais bandidos tenham participado da ação.  O caso será investigado pela Polícia Federal. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

7ª edição do Sabor Maior é lançado oficialmente no Palácio de Karnak

  • 1bf74735-da59-40c7-864d-2ce749841efc.jpg João Allbert/Ccom
  • 6b0a6e4a-ddbf-4beb-ae91-eb05bd7b8375.jpg João Allbert/Ccom
  • 89af187f-d994-4816-9996-40334ffe253f.jpg João Allbert/Ccom
  • 859a1228-5172-48e4-8a18-ada32f49b4d7.jpg João Allbert/Ccom
  • 9670ca37-1221-4097-b51f-6fcd1bbb10a8.jpg João Allbert/Ccom
  • 99963f3c-934c-41b2-87e2-fb3e0802d76a.jpg João Allbert/Ccom
  • 672232dc-2ebe-4697-9b66-2c9c461f4d28.jpg João Allbert/Ccom
  • 12772649-aa2f-4274-9e0e-fe34f360e4ab.jpg João Allbert/Ccom
  • b6e451e8-a8fb-4437-8c5e-c32533873658.jpg João Allbert/Ccom
  • d450633f-b4c1-4912-a222-cef787de498a.jpg João Allbert/Ccom
  • dc1c6350-0350-46a7-8192-9a1caa8e270d.jpg João Allbert/Ccom
  • e0442629-9478-47f7-8a99-58acfbb12774.jpg João Allbert/Ccom

Foi lançado nesta segunda-feira em Teresina o Festival Gastronômico Sabor Maior, que acontecerá do dia 12 a 14 de outubro na cidade de Campo Maior, a cerca de 90 km de Teresina. 

O festival está na sua sétima edição e já se consolidou no calendário do Estado. O prefeito de Campo Maior, José Ribamar Carvalho, disse que o evento já é uma marca que cresce a cada ano, promovendo o turismo e a movimentação da economia e do setor gastronômico. 

"Estamos com uma grande expectativa, recebendo pessoas até de outros estados e já é uma marca pra o nosso Estado. É um momento de oportunidade de entretenimento e o principal, de destacar a melhor culinária do nosso estado", ressaltou. 

O prefeito disse também que na programação está prevista a visitação aos pontos turísticos para os interessados. 

A programação cultural terá shows de artistas nacionais como Solange Almeida e Paula Fernandes, Solange Almeida, Eliane e Biquíni Cavadão, além de atrações regionais.


Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com

João Henrique reúne delegados do partido nas regiões de Barras e Campo Maior

O vice-presidente regional do PMDB no Piauí, o ex-ministro João Henrique Sousa, reuniu nesta sexta-feira (22) os delegados do partido nos municípios das regiões de Barras e de Campo Maior. João Henrique conversou com as lideranças políticas sobre a situação do Piauí, condenou a adesão de parte do PMDB ao Governo Estadual e pediu apoio para viabilizar a candidatura própria do partido ao Governo do Estado em 2018.

Em Barras, participaram da reunião os delegados do município e das cidades de Joca Marques, José de Freitas, Miguel Alves, Matias Olímpio e São João do Arraial. Já em Campo Maior, participaram os delegados dos municípios de Altos, Nossa Senhora de Nazaré, Cocal de Telha, Juazeiro, São Miguel do Tapuio, Lagoa Alegre, Buriti dos Montes, Capitão de Campos, Coivaras, Pau D'Arco, Boqueirão do Piauí e Beneditinos.

Todas as lideranças presentes sinalizaram positivamente à candidatura própria do PMDB ao Governo e declararam apoio a João Henrique na convenção do partido, que pode ser realizada no dia 27 de janeiro ou em julho de 2018. Durante a palestra, o ex-ministro, que é presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), fez duras críticas ao governo Wellington Dias, falou sobre o endividamento do Estado e o comprometimento da máquina pública para acomodar aliados políticos do Governo.

"O Estado tem 63 secretarias. Com o nome de secretaria tem umas 20, mas unidades orçamentárias são outras dezenas. Isso onera bastante a máquina pública. A Assembleia Legislativa conta com 15 suplentes. Todas essas manobras são feitas para acomodar aliados políticos e isso está prejudicando muito nosso Estado”, afirma João Henrique.

O ex-ministro também lamentou a decisão da cúpula do PMDB no Estado em manter o apoio ao governo Wellington Dias, o que ele considera um desrespeito às bases do partido. “Quem decide se o PMDB terá ou não candidatura própria são os delegados regionais. Ou seja, a direção estadual aderir ao Governo do PT é um desrespeito a essas lideranças, que têm peso decisivo nas diretrizes do PMDB”, disse ele.

Presidente do PMDB em Joca Marques, Edna Almeida declarou que as lideranças do partido em grande parte dos municípios do Estado apoiam a candidatura própria do PMDB. “E acreditamos que o ex-ministro João Henrique seja o melhor nome, pois conhece o Piauí, possui experiência em gestão e tem força de vontade para mudar essa realidade”, concluiu.

Governo aplicará R$ 12 milhões em asfaltamento entre Campo Maior e Coivaras

O governador Wellington Dias reuniu-se com o prefeito da cidade de Campo Maior, Professor Ribinha, nesta quinta (21). Na oportunidade, o chefe do executivo estadual  previu avanços para a execução de R$ 12 milhões para asfaltamento da PI 215.

De acordo com Ribinha, as intervenções em asfalto via estadual, já licitadas, deverão ser executadas até o final do ano. A obra, que possui mais de 20 quilômetros de extensão, liga o município de Campo Maior a Coivaras.

No encontro o governador também renovou o apoio estadual ao Festival Gastronômico de Campo Maior, o Sabor Maior, que este ano chega a sua sétima edição. 

Sabor Maior

O evento que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, na Praça Valdir Fortes vem chamando a atenção ao apresentar as riquezas gastronômicas do norte piauiense. “O festival é uma grande oportunidade para a região de Campo Maior, inclusive um evento que já está no calendário do Estado. 
É um evento que traz o fortalecimento da cultura, do lazer, do turismo do município de Campo Maior como também, uma fonte de renda. Teremos várias atrações e vamos fortalecer o turismo local”, adiantou o prefeito Ribinha.


Fonte: Ccom

Caminhada da Semana Nacional do Trânsito movimenta as ruas de Campo Maior

A superintendência de Trânsito de Campo Maior em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) promoveram, nesta segunda-feira 18/9, uma caminhada pelas ruas da cidade para marcar a abertura da Semana Nacional de Trânsito. A caminhada seguiu até a Câmara Municipal de Vereadores onde na oportunidade foi realizado palestras.

A semana prossegue até o dia 25 setembro em todo o País com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). O objetivo da caminhada, em Campo Maior, é chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança viária. Alunos da rede municipal e estadual de ensino participaram do evento.

“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica Major Paz, secretário municipal de Trânsito.

Fonte: Ascom

Secretário de Justiça pede desculpas por usar nome de Nelson Mandela em presídio

 

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, usou as redes sociais na manhã deste domingo (17) para pedir desculpas ao usar o nome do presidente da África do Sul, entre os anos de 1994 a 1999, Nelson Mandela, na Penitenciária de Campo Maior, inaugurada recentemente de maneira provisória.

A homenagem foi criticada por diversos segmentos, principalmente entre os grupos de Direitos Humanos e do Movimento Negro no Piauí. Nelson Mandela, cujo nome verdadeiro é Nelson Rolihlahla Mandela, é o principal representante do movimento antiapartheid. O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, no qual obrigava os negros a viverem separados.

Mandela dedicou sua vida contra a segregação racial e se tornou ícone internacional na defesa das causas humanitárias. 

No vídeo, além de pedir desculpas, o secretário Daniel Oliveira afirma que “usou equivocadamente o nome do pacifista, líder, no presídio”. 

“Esse erro foi meu e da minha equipe. Nós estamos através desse vídeo, reconhecendo o erro, e dizendo que da parte do Governo do Estado, esse tema e esse nome está revogado. Assinei na manhã de hoje, deste domingo, revogando o nome de Nelson Mandela na Penitenciária Regional de Campo Maior”, declara Daniel.

Na gravação, o secretário também pede que “as instituições, pessoas e lideranças mandem, no decorrer deste mês de setembro, novas propostas de nomes para a Penitenciária”. 

 O nome de Nelson Mandela foi definido após Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Aluísio Martins (PT). A penitenciária tem capacidade de lotação de 160 vagas. 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Secretária visita rotas de Turismo Rural na Programação do 7º Sabor Maior

A Secretária de Assistência Social de Campo Maior Nilzana Gomes visitou na quarta-feira (13.09) as fazendas históricas de Campo Maior que serão apresentadas como rota do turismo rural durante  o 7 º Sabor Maior, que acontecerá de 12 a 14 de outubro. A visita aconteceu  às Fazendas Jatobazal e Trabalhado.  "O objetivo da visita é construir o roteiro histórico cultural que será incluido na Programação do Sabor Maior 2017", explicou a secretária.

Antes de percorrer parte do roteiro, a secretária conversou com o coordenador de Eventos Ulisses Raulino, o gerente de Projetos da SEMDES Marco Roberto, o coordenador de Comunicação Marcos Paixão e outros convidados a reunião que aconteceu na sede da SEMAS. 

A Secretária pretende mostrar no Sabor Maior, o Amorarte, evento de revelação de talentos no quesito produção artesanal, que foi realizado  recentemente em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SMDR- esta última, trazendo doces, cajuina e outros produtos do meio rural que geram renda aos produtores.

A Moda também será outro tema mostrado no Sabor Maior, evidenciando as potencialidades na produção de confecções, já que a cidade é um dos maiores pólos do Nordeste de produção de roupas em Jeans e modinha. 

A secretária demonstrou que o foco do evento continua sendo a gastronomia com os pratos regionais, mais é preciso aproveitá-lo para mostrar algo mais, além de gerar renda. O coordenador de Eventos Ulisses Raulino disse que a pauta de artista nacionais já tem confirmados  Biquini Cavadão para o dia 12, no dia 13, Paula fernades, e dia 14, Solange Almeida.

Fonte: Ascom

SAAE faz melhorias no sistema de abastecimento de Campo Maior

Nessas últimas semanas, o Serviço Autônomo de Água de Campo Maior - SAAE vêm implementando ações para que seja colocada em operação a rede de água do bairro Estação.

São serviços necessários para os ajustes e correções definitivas da nova rede de distribuição de água. Foram realizadas intervenções de grande porte nas ruas desembargador Antônio Costa, Vicente Bengala e Travessa Pernambuco.

O SAAE implantou aproximadamente mais de 600 metros de tubos de P.V.C, ligação de ramais domiciliares, e instalação de hidrômetros. Com esses ajustes o abastecimento hídrico do bairro Estação vai melhorar 100% na rede de distribuição de água.

Fonte: Ascom

Paula Fernandes é a terceira atração confirmada do Sabor Maior

A 7ª edição do Sabor Maior será mesmo uma mistura de ritmos e culturas. Já está confirmada a terceira atração do Festival Gastronômico de Campo Maior, que vai receber no palco sabores: Paula Fernandes, a cantora sertaneja mais amada do Brasil.

Paula Fernandes é a atração da segunda noite do festival de gastronomia de Campo Maior, dia 13 de outubro, (sexta-feira) que ainda terá Eliane, a rainha do forró.

O Sabor Maior, esse ano, ainda tem Biquini Cavadão (12.10-quinta-feira) e Solange Almeida (14.10-sábado). “Nós teremos no total oito atrações no festival. Queremos uma mistura de sabores, ritmos e cultura”, destaca o prefeito Professor Ribinha.

Fonte: Ascom

Posts anteriores