Cidadeverde.com

Homem de 22 anos de idade é assassinado em Campo Maior

Um homem de 22 anos de idade, identificado por Cícero Ribeiro da Silva, foi morto a tiros no inicio da noite deste domingo (29/09) no Bairro Água Azul em Campo Maior (82 km ao norte de Teresina). Uma irmã da vítima acusou uma pessoa, mas a polícia faz diligências  e não confirmou o nome do suspeito.

Segunda a PM, na madrugada da última sexta-feira (27)  Cícero foi abordado pela Força Tática no bairro São Luís ele estava portando um facão e, para a polícia, estava indo cometer um assalto.

Ainda segundo a polícia, Cícero era irmão de Edealdo Ribeiro da Silva, 37 anos, que foi morto no mês de junho deste ano. Edealdo foi baleado por um homem que o acusou de ter roubado um porco de sua propriedade, no Bairro São João em Campo Maior. A vítima também era irmão de Everaldo Ribeiro da Silva, vulgo Madona, considerado pela polícia como um dos maiores arrombadores de Campo Maior.

Com informações de campo maior em foco

Prefeitura inaugura pavimentação de ruas no Bairro de Flores nesta quinta-feira (26)

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Infraestrutura inaugura nesta quinta-feira (26), a pavimentação das ruas Nazaré Neves e Edigar Miranda, no Bairro de Flores. A solenidade está marcada para acontecer às 17:00 horas.

Além de acabar com a lama e a poeira, a obra, esperada há 40 anos pelos moradores, contribui para a saúde da população, melhora a mobilidade urbana e valoriza os imóveis. “Com essa obra a população sai do sofrimento, sai da poeira e da lama. E estamos continuando, queremos fazer mais, calçar mais ruas, abranger mais bairros e fazer mais gente feliz”, declarou o Prefeito Professor Ribinha.

Vale ressaltar que atualmente a Secretaria Municipal de Infraestrutura, coordenada pelo Secretário Dibes Ibiapina, está com suas frentes voltadas para diversos bairros, beneficiando outras 13 ruas com obras de pavimentação.


Sendo elas: Almerinda Napoleão, Projetada 1, Maria de Deus Torres, Raimundo Alvarenga, Valmira Napoleão localizadas no Bairro Renascer; Francisco Fortes Machado, no Bairro Parque Estrela; Pedro Quadros, no Bairro Santa Rita; Laura Rosa e Francisco das Chagas Arruda, no Bairro Cidade Nova; Travessa Paulo VI, João da Cruz, Projetada e Antônio Ibiapina, no Bairro Paulo VI.

redacao@cidadeverde.com

Educação municipal conquista novas medalhas e chega a 700 em 2019

O prefeito Professor Ribinha e a secretária de Educação Conceição Lima entregaram nesta manhã, 180 novas medalhas, conquistadas pelos alunos de várias escolas do município neste ano de 2019, com o apoio dos professores da Secretaria de Educação - SEMED, dos alunos e dos pais. A entrega aconteceu na AABB de Campo Maior, com a presença dos pais que comemoraram esta vitória juntos com os filhos e o prefeito.  

Já são mais de 700 medalhas nos três anos da gestão do prefeito Professor Ribinha, que tem como marca histórica, resultados, que representam mais qualidade na educação pública da rede municipal de Campo Maior. A qualidade traduz-se em alunos mais preparados no processo de aprendizagem. As Olimpíadas de Matemática, Português, Astronomia e Astronáutica tem despertado neles o estímulo e a paixão pelos estudos e pelos resultados. Um caminho certo quando descobrem que os desafios são possíveis de serem vencidos.

As conquistas foram ouro, prata e bronze em nível estadual, e nacional realizadas por alunos das escolas Zenita Pires, Raimundo Pereira, Águida Maria da Conceição, Mano Gayoso, da zona rural e da zona urbana como Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Hilson Bona, Milton Soldani Afonso e outras. O prefeito Professor Ribinha parabenizou a secretária de Educação Conceição Lima pelos resultados e a todos os professores que estão no dia a dia, lutando por estas conquistas na educação pública de Campo Maior.

“Nós sabemos que não é fácil, eu tenho consciência da rotina de um professor, nós sabemos que somente por meio da educação é possível mudar o mundo, e graças a Deus a nossa educação está evoluindo, nós estamos conseguindo avançar, não precisamos falar, os números mostram os resultados, por isto, temos a certeza que estamos caminhando na direção certa", explicou. O prefeito cumprimentou também as famílias. “Só vamos conseguir evoluir se houver a parceria e a participação das famílias”, falou o Professor Ribinha.

A secretária de Educação Conceição Lima agradeceu a Deus em primeiro lugar, depois ao prefeito Professor Ribinha, aos professores da SEMED e aos pais. Ao agradecer a Deus ela disse que Ele bem sabe das dificuldades que passam no dia a dia para que crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, por ter dado força e coragem a todos, ao prefeito, diretores e professores, por fazer acreditar que vencer por meio da educação é um sonho possível. “A nossa gratidão também aos pais dos alunos, que são nossos parceiros e companheiros no dia a dia, pelo apoio de vocês”, destacou a secretária.

redacao@cidadeverde.com

Noite de festa no Assentamento Boa Vista com inauguração do sistema de iluminação e praça

A noite foi de alegria no Assentamento Boa Vista,  que possui quase 30 anos de existência e fica a quase 9 quilômetros da zona urbana de Campo Maior. Além de receberem a visita do prefeito, ainda ganharam uma praça ao redor da Igreja e a ampliação do sistema de iluminação. Segundo o presidente da Associação, Gauderísio Sousa, “O Gaúcho”, o festejo terá início na terça-feira, (24.09) com uma estrutura melhor para receber as pessoas.

O presidente da Associação agradeceu ao Prefeito em nome da comunidade. “É uma satisfação está aqui hoje agradecendo ao Prefeito e as demais lideranças pela realização deste desejo da comunidade. Antigamente não existia esta visão bonita, que temos hoje no nosso assentamento, e tudo isto, tivemos o apoio do Prefeito, por meio do vereador Luís Lima, que levou o nosso pedido ao gestor”, destacou.

O líder comunitário Gaucho explicou, que as ações do prefeito representa o marco de sua gestão na comunidade, que o agradece muito porque agora está mais iluminada. “Para a realização do nosso festejo e para a nossa comunidade ficou sensacional, porque a praça será a nossa área de lazer para a realização do festejo e de outros eventos”, comentou, ressaltando, que a praça é denominada Francisco Ferreira do Nascimento, “O Soró”.

O prefeito Professor Ribinha agradeceu a todos os presentes, moradores, populares, os secretários de Infraestrutura do município Dibes Ibiapina, de Trânsito Major Paz, de Limpeza Mororó, o vereador Luís Lima representando o parlamento, a presidente do diretório do PT Fabyene e outras lideranças. Ele agradeceu aos moradores e ao presidente da Associação pelo reconhecimento do trabalho realizado na comunidade.

ascom

Acidente com veículo utilitário deixa dois feridos graves na BR-343

Foto: Portal de Campo Maior

O piloto e o garupa de uma motocicleta ficaram gravemente feridos em um acidente na BR-343, no município de Campo Maior, no interior do Piauí. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um veículo utilitário esportivo que era conduzido por um homem de 30 anos de idade. 

O caso ocorreu por volta das 18h, do domingo (22). A colisão foi foi tipo transversal.  A PRF informou que, a princípio, o condutor da motocicleta teria tentado atravessar a rodovia sem os devidos cuidados. Contudo, as causas do acidente ainda serão confirmadas. 

Os envolvidos no acidente não tiveram os nomes divulgados. As vítimas- que seriam pai e filho- foram encaminhadas para o hospital regional da cidade. Sobre a informação de que um dos ocupantes da moto teria vindo a óbito, a PRF informou que contabiliza apenas as mortes ocorridas no local do acidente. 

"Se houve óbito foi posterior ao socorro dos feridos. A PRF não faz esse acompanhamento. Para efeitos estatísticos, a contabilização de óbitos só é feita no momento do acidente. As informações colhidas no local são de dois feridos graves", informou a PRF.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de Campo Maior implanta revisões para o ENEM na zona Rural

A Prefeitura de Campo Maior implantou, no final de semana passado, o projeto piloto 'Enem Para Todos', onde os estudantes da zona Rural de Campo Maior passam a recebem revisão do conteúdo da prova ENEM, (Exame Nacional do Ensino Médio), se preparando com a mesma intensidade dos demais alunos da cidade.  

O prefeito Professor Ribinha foi ao encontro dos alunos e explicou que a Prefeitura Municipal fica responsável pelo material didático e pelos professores, restando aos alunos apenas estudar e colher resultados.

“As revisões para a zona Rural é uma  forma de equilibrar a preparação para os alunos da rede pública que moram em comunidades e tem dificuldade de está na cidade recebendo as orientações para a prova”, destaca Ribinha.

Professor Ribinha foi pioneiro em preparatórios para vestibulares para alunos carentes em Campo Maior. Ribinha montou varias turmas para os chamados Cursinhos Populares, na UESPI, conquistando muitas aprovações em vestibulares no Piauí e em ouros estados.    

redacao@cidadeverde.com

Mulher é espancada pelo ex-companheiro e morre após cair e bater a cabeça no chão

Foto: PM

Uma mulher identificada como Eliane Lima foi espancada e morta pelo ex-companheiro nas proximidades do Mercado Público em Campo Maior. O crime aconteceu por volta das 15h deste domingo (22). Durante a briga, ela foi empurrada e ao bater a cabeça na calçada durante a queda, morreu na hora.

Segundo o Major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, eles ingeriam bebida alcoólica nas proximidades do Mercado Público de Campo Maior. O autor das agressões foi identificado como Sebastião Vieira de Sousa.

“Os dois estavam consumindo bebida alcoólica no local, iniciaram uma discussão e o homem empurrou a vítima, que bateu com a cabeça na calçada, vindo a óbito”, afirmou o comandante.

Após o crime, a PM iniciou uma perseguição ao suspeito, que foi encontrado no bairro Matadouro, próximo à sua residência. Ele foi preso em flagrante e confessou ter matado a ex.

O corpo de Eliane Lima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Francisco Costa pretende ajudar municípios no Programa Água Para Todos

Foto: Ascom/Alepi

Para auxiliar os gestores municipais na prestação de contas em relação a obras de abastecimento d'água pelo Programa Águas para Todos, realizado em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o deputado estadual Francisco Costa esteve reunido com o presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, nesta quarta-feira (11).

Também participaram o prefeito de Francinópolis, Paulo César; o vice-prefeito de São João da Varjota, Nonato Barbosa, e representantes do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi).

Na semana passada, o parlamentar se reuniu com a vice-governadora Regina Sousa; a secretária estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro; o presidente do Interpi, Chico Lucas, e também com o presidente do Iaepi, Luiz Cláudio, onde definiram algumas medidas e plano de ação para facilitar o processo de regularização desses municípios.

“A reunião de hoje é uma das primeiras medidas que tomamos para resolver a situação dos 50 municípios que estão com pendências, como a titularidade de área e também licenciamento ambiental. Na Sudene, há total interesse em resolver a situação sem prejudicar os municípios que necessitam de novos investimentos nessa área. Além disso, os gestores da Semar, Interpi e Iaepi se comprometeram em dar celeridade no processo”, explicou Francisco Costa.

O presidente da APPM, Jonas Moura, relatou que estará à disposição dos entes envolvidos e, principalmente, acompanhando todos os municípios no intuito de resolver as pendências o mais breve possível. “De nossa parte, veremos exatamente a relação das cidades e das pendências para acompanhar de perto”, prometeu.

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Campo Maior inaugura Sala da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres

Na manhã desta quarta-feira (11.09), foi inaugurada a nova sala da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – CMPM, localizada no piso superior do Terminal Rodoviário Zezé Paz.

A sala é um espaço que irá proporcionar atendimento adequado para as mulheres em situação de violência, com também irá promover de forma ampla e humanizada a prevenção da violência contra a mulher, bem como garantir a manutenção dos direitos e desenvolver ações e políticas que promovam a igualdade e uma sociedade mais justa.

“Nosso objetivo com essa política é divulgar, informar e não julgar. A mulher ela só vai romper com o ciclo de violência se ela tiver informada, ter consciência e se sentir acolhida”, declarou a coordenadora de políticas públicas para as mulheres do município, Luzia Pereira.  

Em seu pronunciamento ela agradeceu ao Prefeito Professor Ribinha pelo comprometimento com as mulheres de Campo Maior. “A coordenadoria foi criada na gestão do Prefeito Professor Ribinha. Nem todos os prefeitos tiveram ou têm essa sensibilidade e que não percebem e nem compreende a política da mulher como uma política especial, diferenciada. Então eu gosto sempre dizer que aqui em Campo Maior nós temos um prefeito que reconheceu. E logo assim que assumiu de fato, ele se comprometeu não só comigo mais com as mulheres de Campo Maior”.

Para a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, o momento é de felicidade pois a sala é espaço de fundamental importância na consolidação das políticas públicas para as mulheres no município. “Hoje eu estou muito feliz de está compartilhando esse momento e reforço aqui a nossa parceria, desejo muito sucesso nesse novo local de trabalho e vocês podem contar conosco, que nós vamos estar sempre apoiando as mulheres”, afirmou.

Na oportunidade, a vice-prefeita Liége Cavalcante representou o Prefeito Professor Ribinha, reconheceu o trabalho que está sendo realizado pela coordenadoria e reforçou o comprometimento da gestão municipal com as mulheres campomaiorenses. “Gostaria de parabenizar, pois é muito bom saber que pessoas que estão a frente das coordenadorias abraçam a causa e fazem a diferença. Em muitas ocasiões, a coordenadoria tem feito movimentos, participações dentro da sociedade que estão sempre enaltecendo, defendendo e amparando a mulher".  

ascom

PRF apreende R$ 1 milhão em cigarros contrabandeados na BR-343

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (4), um carregamento de cigarros contrabandeados na BR-343. A carga estava um caminhão e foi avaliada em R$ 1 milhão. A apreensão aconteceu no posto da PRF de Campo Maior.

Segundo a PRF, o veículo era conduzido por um homem de identidade não revelada. Ele transportava 32.200 pacotes de cigarros provenientes do Paraguai. 

De acordo com a polícia, o carregamento estava no interior do compartimento de carga tipo baú escondido entre caixas de verduras para que não fosse identificado.

O condutor e o carregamento de cigarros foram encaminhados para a Delegacia de Campo Maior.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Posts anteriores