Cidadeverde.com

Advogado morre ao sair da pista e capotar veículo na BR-343

Foto: Campo Maior Em Foco

Um grave acidente na BR-343 resultou na morte do advogado Francisco Alberto Portela Duarte, conhecido por Dr. Bebeto, na manhã deste sábado (7), no trecho entre Campo Maior e Altos, Km-286,4. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima teria perdido o controle da Hilux que dirigia e, com isso, saiu da pista e capotou. O advogado morreu no local, antes da chegada da PRF.

"Até o momento, não há sinais de que o veículo colidiu com algum outro, mas é prematuro dar certeza dos fatos", informou o posto de atendimento da PRF ao Portal Cidadeverde.com.

O acidente aconteceu por volta das 9h. Juntamente com o advogado viajava um rapaz, que não teve a identidade revelada. Segundo a PRF, ele teve apenas ferimentos leves.  

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Campo Maior mudará rota do transporte escolar durante cheia do Rio Alto Longá

O Município de Campo Maior acatou integralmente a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que seja alterada a rota do transporte escolar no período da cheia do Rio Longá, disponibilizando ônibus escolar para o atendimento das crianças que moram na Localidade “Passagem da Negra”, garantindo a segurança dos estudantes durante o trajeto até a escola.

O caso ganhou repercussão nacional após a divulgação de um vídeo nas rede sociais mostrando crianças atravessando o rio em uma boa para conseguir ir até à escola.

A recomendação foi atendida pela secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Pinheiro Gomes.  A recomendação foi expedida pelo procurador da República Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior no curso do Inquérito Civil Público nº1.27.000.000501/2018-24 que apura suposta falha do Município na prestação do serviço de transporte escolar para crianças da localidade Passagem da Negra.

O procedimento foi aberto após a exibição de reportagens nacionais com imagens e relatos de crianças fazendo a travessia do Rio Longá em boias, durante o período das cheias. Além da situação recorrente de alagamento da localidade que afeta aproximadamente 30 famílias, todos os anos, as reportagens enfatizaram a exposição das crianças ao grave risco de morte durante a travessia.

No ofício, em resposta à recomendação do MPF, a gestora enfatizou que a situação apresentada nas reportagens foi um caso isolado e que o Município já tomou as providências para que não se repita. Mas, o entendimento do MPF é que a situação era recorrente, conforme depoimentos de populares que afirmaram que a situação se repetia ano a ano.

O Ministério Público Federal relata que ficará atento para se certificar de que a recomendação será efetivamente cumprida.

 

Carlienne Carpaso
Com informações do MPF-PI
redacao@cidadeverde.com

Mais de mil pessoas receberão aparelhos ortopédicos em Campo Maior

O programa ‘Passo a Frente’, que é uma oficina ortopédica itinerante, esteve nos dias 19, 20 e 21 em Campo Maior e fez mais de mil atendimentos a pessoas com deficiência física. Só para pacientes campomaiorenses foram requisitados 880 pedidos de equipamentos.

A Oficina Ortopédica Itinerante foi realizada em Campo Maior através da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura de Campo Maior, cuja organização e mobilização foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os resultados deixaram o secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda, realizado e surpreso com a demanda gerada só na cidade de Campo Maior. “Fizemos a mobilização e a demanda superou nosso planejamento com mais de 800 pedidos”, reage o secretário.

Marcelo explica que foram feitas nos dias de Oficina Ortopédica os procedimentos para gerar as demandas de órtese, prótese e cadeiras de rodas para os pacientes de Campo Maior, Cabeceiras, Cocal de Telha, Jatobá e Boqueirão. “Totalizamos 1054 pedidos”, contabiliza o gestor.

O prefeito Professor Ribinha revela que agora a Secretaria Municipal de Saúde irá se preparar para a entrega dos equipamentos ortopédicos, que está prevista para acontecer em 90 dias. “A Prefeitura Municipal está cumprindo uma excelente missão em ajudar a tanta gente conquistar a acessibilidade”, destaca.

Fonte:portaldecampomaior

Alunos das escolas públicas de Campo Maior conseguem 67 medalhas na OIM

Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Campo Maior conquistaram 67 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O alto desempenho dos estudantes do ensino fundamental superou as expectativas de professores e colocou o município entre as cinco cidades do Piauí que receberam premiação na etapa nacional do exame.

Além de Campo Maior, as cidades de Teresina, Cocal dos Alves, Piripiri e Capitão de Campos foram premiadas. A escola Zenita Pires, no Povoado São Joaquim, foi a que conseguiu o melhor resultado.

Na classificação estadual, 10 alunos conseguiram medalhas de ouro e outros seis, medalhas de bronze. Na classificação nacional, foram 10 medalhas de prata. As escolas Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima e Hilson Bona também conseguiram premiação na IMO.

Ao somar os resultados das quatro escolas, Campo Maior conquistou 19 medalhas na concorrência nacional e 48 na concorrência estadual. Um total de 67 medalhas nas duas etapas.

Com os resultados, as escolas Zenita Pires, Nossa Senhora de Fátima e Hilson Bona foram convocadas para integrar a delegação brasileira na Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2018, que acontece no mês de agosto na Tailândia.

“Felicidade resume esse momento. Felicidade por saber que o empenho de todos que fazem a educação de Campo Maior tem resultados bastante significativos. Tenho uma gratidão pelo prefeito Professor Ribinha, que está proporcionando esses resultados com o investimento do município na Educação ”, diz a secretária de educação Conceição Lima.

Veja a lista

Premiação Nacional - Medalha de Prata

Escola – Zenita Pires 

4º Ano

Francisco Thiago Rocha Fernandes 

5º Ano

Thainá Calixto da Silva

Jordanya Maria Silva Saraiva

Antônia Grazielly dos Reis Costa

6º Ano

Bianca Alves Santo

Iasmim Silva Moura

Escola – Nossa Senhora de Fátima

6º Ano

Ingrid Ilorrana Pereira Ferreira

Nicole Pereira da Paz

Francisca Manuela Azevedo Oliveira

Antônia Daniele Alves Meneses

Medalha de Bronze

Escola – Patronato Nossa Senhora de Lourdes

5º Ano

A Iana Ellen de Oliveira Abreu

João Victor Monteiro de Oliveira

Lara Cantuário de Sousa

Maria Gabrielly da Silva Paz

Maria Vitória de Aragão da Rocha

Escola – Hilson Bona

6º Ano A

Antônia Kelle dos Santos Rocha

Brisa Maria Almeida Nascimento

Júlio Cesar Holanda Rodrigues

Maicon Lopes Carvalho

Premiação Estadual

Medalha de Ouro

Medalha de Prata

Escola – Zenita Pires

4º Ano

Francisco Thiago Rocha Fernandes

5º Ano

Thainá Calixto da Silva

Jordanya Maria Silva Saraiva

Antônia Grazielly dos Reis Costa

6º Ano

Bianca Alves Santo

Iasmim Silva Moura

Medalha de Prata

Escola - Nossa Senhora de Fátima

6º Ano A

Ingrid Ilorrana Pereira Ferreira

Nicole Pereira da Paz

Francisca Manuela Azevedo Oliveira

Antônia Daniele Alves Meneses

Escola – Hilson Bona

6º Ano A

Antônia Kelle dos Santos Rocha

Brisa Maria Almeida Nascimento

Júlio Cesar Holanda Rodrigues

Maicon Lopes Carvalho

Escola – Patronato Nossa Senhora de Lourdes

5º Ano A

Iana Ellen de Oliveira Abreu

João Victor Monteiro de Oliveira

Lara Cantuário de Sousa

Maria Gabrielly da Silva Paz

Maria Vitória de Aragão da Rocha

Medalha de Bronze

Escola – Zenita Pires

7º Ano

Francisca Gabrielly Rocha Fernandes

Elaine Félix de Deus

9º Ano

Victor Emanuel da Silva Ferreira

Giovanna Rafaela Miguel dos Santos

Antônia Sebastiana Costa Soares

Francisco Rafael chaves Vieira

Escola – Nossa Senhora de Fátima

7º Ano

Caio Gabriel de Sousa Oliveira

Antônio William de Silva Sousa

Gustavo Lelis Félix da Paz

Luan Gabriel de Oliveira Soares

Escola – Hilson Bona

7º Ano A

Ana Maria Lima Monte

Francisca Silva de Sousa Pereira

Gabrielly Costa da Silva Pires

Maria Daniele dos Santos Silva

Maria Nazaré Oliveira Santos

Orlean Viana Félix Machado

7º Ano B

Giovana Barroso da Silva

Jaqueline de Sousa Isidoro

Sabrina Sthefane de Oliveira

8º Ano A

Aline Sthefane Bacelar Moraes

Andressa Oliveira dos Santos

Antônia Francyelly da Costa Sousa

Gilberto Rodrigues de Sousa

Jhonathan Lima de Santana

8º Ano B

Ana Luiza Barbosa Oliveira

Lucas Gabriel dos Santos Rocha

Maria Vitória Moraes Ibiapina

Marielly Oliveira Martins

8º Ano C

Rogério Ricardo Oliveira da Silva

Fonte: Ascom

Escolas de Campo maior realizam ações em alusão ao dia do Meio Ambiente

O dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na data de  05 de junho após decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo em 1972, é uma das mais importantes festividades voltadas a temática da preservação e recuperação do meio ambiente, bem como um dia dedicado à reflexão dos impactos negativos causados pela ação do homem nos meios naturais.

Sabendo disso, as escolas municipais e estudais participaram na manhã desta segunda-feira de ações voltadas a recuperação dos meios naturais em Campo Maior, a exemplo do Açude Grande, com a coleta de lixo que diariamente é despejada no local, recuperação de praças e locais de convivência e da distribuição de mudas de plantas de espécies nativas da região.

Durante as festividades  houve ainda uma caminhada na avenida Demerval Lobão com alunos das Escolas Vida Verde, Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Mariema Paz, Briolanja Oliveira, com o acompanhamento de funcionários do SENAC no objetivo de fazer a conscientização de empresários e populares que se encontravam no centro comercial da cidade.

Fonte: campomaioremfoco

Advogado é preso ao ostentar arma de fogo em festejos no Piauí

Foto: Divulgação: PM-PI

O advogado de iniciais M.T.C.B, 24 anos, foi preso durante os festejos de Santo Antônio, na cidade de Campo Maior, a 78 km de Teresina. A Polícia Militar informou que, no momento da abordagem, o suspeito ostentava uma pistola 380 no meio da multidão. 

"Populares acionaram os policiais militares que faziam a segurança do local e que prontamente deram voz de prisão ao advogado, fazendo a sua condução até à delegacia de Campo Maior, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo", informou o major Etevaldo Alves, comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar.

A prisão ocorreu na madrugada deste sábado (02). A PM informou ainda que o advogado apresentava sinais de embriaguez.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Procissão de Santo Antonio leva milhares de pessoas às ruas de Campo Maior

Teve início nesta quinta-feira dia 31 de maio em Campo Maior, a abertura dos Festejos de Santo Antônio, padroeiro do município. O prefeito Professor Ribinha, acompanhado da primeira-dama e secretária Nilzana Gomes e outras autoridades como a vice-prefeita Dra.Liege, acompanharam o percurso completo da procissão. 

Milhares de pessoas também acompanharam a imagem,  com a procissão, que saiu do Potronato, por volta das 17h40, até a Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo.

Este ano, o cortejo com a imagem foi acompanhado pelo Bispo Dom Francisco, que assumiu a direção da igreja no ano passado, e pela primeira vez está à frente da festa religiosa.

Pessoas de várias cidades vizinhas a Campo Maior participaram da procissão, como também campomaiorenses que residem em outros Estados e aproveitam este período para voltar a cidade, rever amigos e familiares e participar da festa, que começa todo ano em 31 de maio e vai até 13 de junho.

Serão 13 noites de novenas e concentração de pessoas na Praça, saboreado comidas e bebidas típicas. O festejo de Santo Antônio em Campo Maior esta entre os maiores do Nordeste pela concentração de pessoas.

Fonte: portaldecampomaior

Igreja realiza preparativos finais dos Festejos de Campo Maior

Membros da Paróquia de Santo Antônio, sede da diocese de Campo Maior, iniciaram na tarde desta terça-feira (29/05) os preparativos finais para o recebimento dos fiéis para a trezena de Santo Antônio, que acontecerá entre os dias 31/05 a 13/06 no município de Campo Maior.

A limpeza, que foi realizada com a ajuda dos membros da paróquia, é mais um dos preparativos para as festividades que se aproximam, assim como o translado da imagem e do mastro de Santo Antônio do Centro Diocesano de Campo Maior, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (31/05), onde foi benzido pelo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco, e foi recebido pelos fiéis, que aguardavam ansiosos.

O mastro e a imagem seguiram em procissão pela Avenida Santo Antônio onde foi recebido e reverenciado por fiés que aguardavam a passagem do santo para que tivessem a oportunidade de tocá-lo. O tranlado foi finalizado com a chegada dos símbolos sagrados no Patronato Nossa Senhora de Lourdes onde ficarão até a abertura do evento.

Amanhã (31/05) acontecerá a abertura oficial dos festejos de Santo Antônio, com a tradicional procissão, a imagem e o mastro sairão do Patronato Nossa Senhora de Lourdes até a Catedral de Santo Antônio.

Fonte: campomaioremfoco

Jovem é assassinado com golpes de faca em bairro de Campo Maior

Janiel Amorim do Vale

Um homem de aproximadamente 24 anos de idade, identificado como Janiel Amorim do Vale, foi brutalmente assassinado na noite desta segunda-feira (28/05) com dois golpes de faca na altura do peito no bairro de Flores em Campo Maior.

José Augustinho de Sousa Oliveira

Segundo informações, Janiel, que é popularmente conhecido por “preá”, estava sentado conversando com alguns colegas em uma das lojas que ficam em frente à avenida principal do bairro, quando um homem  identificado como José Augustinho de Sousa Oliveira, de 48 anos, mais conhecido como Manchinha o abordou e desferiu os golpes mortais.

Ferido e assustado, Janiel se arrastou até um estabelecimento há alguns metros de onde foi esfaqueado, onde perdeu as forças e desmaiou no local, cobrindo o chão de sangue por onde passava.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e encaminhou Janiel até o hospital regional de Campo Maior, onde o jovem já chegou sem vida.

A polícia segue em investigação para  prender o acusado do assassinato.

Fonte: campomaioremfoco e portaldecampomaior

Programação Cultural do Festejo de Santo Antônio terá 20 atrações

A Prefeitura de Campo Maior divulga nas próximas horas a relação das bandas que serão as atrações do Espaço Cultural Dom Abel, animando o Festejo de Santo Antônio 2018. Serão pelo menos 20 atrações, sendo 12 locais e oito de projeção regional e nacional.

As atrações se apresentarão no Espaço Cultural, após as novenas de Santo Antônio. A programação, que já começa no dia 31 de maio com show de uma banda de forró de projeção nacional, será divulgada nas próximas horas pela Gerência de Eventos da Prefeitura de Campo Maior.

Esse ano a Prefeitura de Campo Maior conta novamente com a parceria do Governo do Estado para realizar a programação social e cultural do Festejo de Santo Antônio. "Tivemos a articulação do Aluísio Martins e do Paulo Martins para gente ter uma parceria do Governo do Estado", frisa prefeito Ribinha. 

Além de shows no Espaço Cultural, já estão confirmadas as realização de vaquejada, motocross, etapa de jet-ski no Açude Grande, Festa do Carroceiro e show religioso com o grupo ‘Cantores de Deus’.        

  Fonte: Ascom

Posts anteriores