Cidadeverde.com

PM flagra vaquejada e passeio de jet ski no açude de Campo Maior

Fotos: CCOM Campo Maior

No finais de semana aumentam os flagrantes de desrespeito ao isolamento social no Piauí. Na cidade de Campo Maior, que fica a 78 km de Teresina, equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária e Polícia Militar flagraram aglomeração em bares, em passeios de jet ski na orla do açude, em campeonatos de futebol,  em uma vaquejada e até no Boi na Moita,  modalidade semelhante à vaquejada em que o animal é solto no mato e todos os vaqueiros partem, ao mesmo tempo, para pegá-lo. 

Fotos: CCOM Campo Maior

O coordenador da Vigilância Sanitária de Campo Maior, Ronaldo Paz, afirmou que os responsáveis pelas competições esportivas e proprietários de bares foram identificados e orientados a se dispersarem sob o risco de serem multados em caso de novo descumprimento do decreto de isolamento social. 

“Estivemos em campo com rígidas fiscalizações durante todo esse final semana e constatamos que, infelizmente, as pessoas insistem em gerar aglomeração aos finais de semana”, disse.

O município de Campo Maior tem 1.307 casos confirmados e 26 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Dos pacientes ainda em tratamento, 232 pessoas estão em isolamento domiciliar, 11 pacientes  internados em leitos clínicos e dois em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com o último boletim epidemiológico. 


Graciane Sousa
[email protected]

Lojas de móveis e eletrodomésticos reabrem nesta segunda (20) em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O setor do comércio de móveis e eletrodomésticos retornam a partir desta segunda-feira (20/07), em Campo Maior, após um período de quatro meses fechado como forma de combate a pandemia do novo coronavírus. A reabertura está assegurada no decreto municipal que estabelece o protocolo de flexibilização das atividades comerciais e sociais.

Segundo o documento, estão autorizados a retornarem nesta segunda-feira a “indústria e comércio ligados a químico, médico e farmacêutico; e o comércio e fabricação de móveis e eletrodomésticos”. Os empreendimentos deverão seguir um conjunto de medidas de segurança como o distanciamento de 2 metros, controle do fluxo de pessoas nas lojas, disponibilização de álcool em gel ou lavatórios, informativos com orientações e não permitir a presença de pessoas sem máscaras no interior das lojas.

“É mais uma etapa que alcançamos do nosso protocolo de reabertura gradual e segura. Foram meses difíceis com as lojas fechadas, mas uma medida fundamental para evitássemos uma disseminação maior e mais acelerada do coronavírus. Os empresários souberam compreender essa importância e sempre apoiaram e cumpriram nossos decretos. Ressaltamos que a pandemia ainda não passou e os cuidados seguem valendo, assim como a orientação de só ir ao centro em caso de extrema necessidade”, ressaltou o prefeito Professor Ribinha.

O presidente da Associação Comercial de Campo Maior, João Alves Filho, agradeceu pelo diálogo e a forma como a gestão municipal gerenciou a situação do comércio nesse momento de fechamento. Ele destacou o comprometimento dos empresários do comércio local com o combate ao novo coronavírus.

“Foi um período muito desafiador para todos nós, especialmente para o comércio. Podemos contar com o bom diálogo do prefeito Professor Ribinha, da Associação Comercial e dos empresários. De uma forma que estamos chegando a mais etapa de reabertura com todos muito satisfeitos com a condução dessa crise. Vamos avançar ainda mais e com esse diálogo vamos logo, logo ter bons resultados na economia da nossa cidade”, afirmou João Alves.

As lojas poderão funcionar em horário comercial nos turnos da manhã e tarde. A Vigilância Sanitária e agentes da Secretaria Municipal de Saúde fiscalizarão o cumprimento das medidas de segurança e levarão orientações para empresários e clientes.

Da Redação
[email protected]

PRF apreende veículo de luxo e prende condutor por receptação

Foto: PRF/PI

Policiais Rodoviários Federais realizaram a prisão na manhã desse sábado (18) de um homem de 48 anos acusado de receptação. A ação foi desencadeada quando os policiais abordaram o veículo TOYOTA/HILLUX SW4 na rodovia BR 343 na cidade de Campo Maior/PI.

Os policiais ao abordarem o veículo verificaram, através da documentação apresentada pelo condutor, que os elementos de identificação apresentavam-se adulterados e que os mesmos apontavam para um outro veículo que nunca fora registrado. A informação foi confirmada quando os policiais entraram em contato com o gerente de uma concessionária que possuía o veículo original que nunca fora registrado. A concessionária fica localizada em Brasília/DF distante 1.768 km de distância do local da abordagem.

Ficou comprovado mais um caso de fraude no Sistema Renavam, quando quadrilhas especializadas em adulteração de veículos conseguem ter acessos a dados de veículos novos e registram outros veículos com as mesmas características. Nestes casos, os órgãos de trânsito registram e licenciam os veículos sem desconfiarem da fraude.

O condutor informou aos policiais que adquiriu o veículo em uma revendedora de veículos na cidade de Teresina/PI e que não tinha conhecimento da restrição do bem.

Desta forma, os policiais conduziram o homem e o veículo até à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Campo Maior/PI para os procedimentos necessários. O homem poderá responder pelo crime de Receptação.

Da Redação
[email protected]

Moradores de Campo Maior combatem fogo na BR-343

Moradores conseguiram controlar um incêndio às margens da BR-343 na entrada de Campo Maior na manhã desta quinta-feira (16). A jornalista Edilene Mota, que trabalha em um empreendimento próximo ao local que ocorreu o incêndio, disse que essa situação é comum a partir dessa época do ano, quando o tempo começa a ficar mais seco no estado. 

Ela foi uma as moradores que ajudou a debelar as chamas. Em um vídeo, a jornalista mostra a situação durante a queimada e após o controle das chamas. A moradora pede que as autoridades reforcem o combate às queimadas bem como as punições para aqueles que a provocam. A jornalista também reforça o pedido por uma unidade do Corpo de Bombeiros em Campo Maior. 

"Todo ano nós sofremos com essas queimadas na BR. A gente usa a inchada, usa galho de árvore para combater o fogo para que ele  não chegue nas áreas residenciais. A gente faz contra-fogo. Trabalhamos a manhã todinha e espero que a gente tenha controlado. A gente faz um apelo as autoridades, tanto no combate às queimadas como (na questão) das sanções para penalizar as pessoas que fazem isso, além de um Corpo de Bombeiros em Campo Maior ". 

O setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros do Piauí informou apenas que não recebeu nenhuma solicitação de incêndio na BR-343 em Campo Maior. Nesses casos, as pessoas devem ligar para o número de emergência 193 (ligação gratuita). A chamada cairá na Central do Corpo de Bombeiros. Se na região do incêndio não houver brigada a solicitação será encaminhada para a unidade mais próxima. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Escola Hilson Bona ganha reforma completa em sua estrutura

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A tradicional escola Hilson Bona, no centro de Campo Maior, está recebendo trabalhos de reforma e ampliação de sua estrutura para receber alunos e professores no retorno das aulas da rede municipal de ensino.

Com mais de 200 anos de existência, o prédio que faz parte do patrimônio histórico e arquitetônico do município recebe a construção de um refeitório, espaço recreativo, banheiros e melhorias nas salas de aula e salas administrativas.

O prefeito Professor Ribinha comentou que a ação está dentro de um conjunto de obras estruturantes nas escolas municipais. “Por aqui já passaram pessoas que hoje são grandes profissionais e muitos ainda irão passar, e encontrarão uma estrutura de qualidade para o processo de ensino aprendizagem”, afirmou.

O gestor explicou que o calendário de ampliação e reforma das escolas foi antecipado devido a pandemia do novo coronavírus. A ausência de alunos e professores também foi utilizada para que as obras fossem ampliadas para outros setores das unidades, como adequação da rede elétrica para a instalação da climatização.

O secretário municipal de Educação, Edvaldo Lima, lembrou que já foram construídas e entregues a escola da comunidade São Joaquim, a escola da comunidade Salinas, a reforma da escola Milton Soldani, o anexo da escola Briolanja Oliveira, e serão entregues a nova escola do Renascer e a sede da Secretaria Municipal de Educação.

Da Redação
[email protected]

COVID-19: Campo Maior registra 3 mortes, mas mantém taxa de recuperados de 77%

Campo Maior registra três óbitos em um só dia, mas continua com alta taxa de recuperados e chega a 77,03%. Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa quarta-feira, 15.07, sobre a situação do Novo Coronavírus.

Dados do Boletim Epidemiológico revelam que já foram totalizados 1206 casos positivos e 929 pacientes com alta médica, resultando em apenas 251 pessoas efetivamente ainda infectadas. 236 pessoas estão em isolamento domiciliar, 14 estão internadas em leitos clínicos e uma pessoa está em tratamento em UTI.

Campo Maior registrou três mortes nessa quarta-feira, 15, por COVID-19. Entre as vítimas fatais estão um homem, de 75 anos, e duas mulheres: uma de 63 anos e outra de 98 anos.

Da Redação
[email protected]

 

Saúde de Campo Maior realiza testagem para COVID-19 em profissionais

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior-SMS deu início nessa terça-feira 14/7, a realização de testes rápidos de COVID-19 em profissionais de saúde que estão atuando na rede municipal.

Essa primeira etapa atendeu aos profissionais de saúde e colaboradores que trabalham no prédio do órgão. Em seguida será a vez daqueles que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Andréia Miranda, e pelo médico infectologista, Dr. Luciano Mourão.

A secretária Andréia Miranda esclarece que, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os profissionais que porventura teste positivo ficará afastado por 14 dias, tempo suficiente para garantir que alguém que tenha sido infectado pelo novo Coronavírus não contamine pessoas próximas.

“Estão sendo aplicados testes rápidos do tipo sorológico, ou seja, que identificam a presença de anticorpos no sangue, e caso algum servidor teste positivo ele é afastado e feito o monitoramento para garantir que esse servidor possa receber o tratamento necessário para a doença”, disse Andréia Miranda.

Da Redação
[email protected]

Ribinha anuncia mutirão de limpeza em Campo Maior a partir desta segunda-feira

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, anunciou durante o ato de entrega de 200 kits de Equipamentos de Proteção Individual, (EPIs), aos profissionais da limpeza pública de Campo Maior, (os Garis), que na próxima segunda-feira, 13.07, iniciará o Mutirão Comunitário da Limpeza. A frente de trabalho irá intensificar o roço de mato e coleta de lixo nos bairros e no centro da cidade.

Professor Ribinha disse que o trabalho será coordenado pelo secretário de Limpeza Pública, Luís Mororó, que nessa sexta-feira, 10.07, entregou juntamente com o prefeito 200 Kits de EPIs contendo calça, botas, luvas, máscaras e bonés.

“Fizemos na Secretaria de Limpeza a entrega do novo fardamento daqueles profissionais da coleta de lixo, demonstrando o cuidado que temos pelos garis da nossa cidade, porque além do fardamento, temos mantido os salários em dia”, ressalta o prefeito.

Sobre o Mutirão da Limpeza, Ribinha informa que além de intensificar a coleta de lixo já existente, será feita a retirada de entulhos, roço de mato, poda de árvore, desobstruções de canaletas e bueiros, e ainda o reparo em vias públicas com o trabalho de tapa buracos.

O prefeito lembra que um dos focos do mutirão, entre outras finalidades, é o combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, da chikungunya, febre amarela e do Zika. O inseto se prolifera com mais facilidade nesse período do registro de altas temperaturas.

Da Redação
[email protected]

Obra da escola do Renascer entra em fase de conclusão

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A obra de construção da nova escola do Residencial Renascer, em Campo Maior, entrou em fase de conclusão e já está 90% concluída. A unidade padrão Ministério da Educação vai atender alunos e professores com uma estrutura ampla e moderna.

A escola tem seis salas de aula climatizadas, laboratório de informática, espaço recreativo, salas para professores e administração e refeitório. A área completa abrange 870 m2. A nova unidade escolar tem capacidade para 360 alunos.

O prefeito Professor Ribinha afirmou que o projeto original da escola foi ampliado e recebeu acréscimo de muro de proteção e climatização das salas de aula. Segundo o gestor, a escola estará no ponto para receber os estudantes no momento em que as aulas retornarem.

“Fizemos questão de incluir no projeto a climatização de todas as salas de aula e o muro para trazer mais segurança a escola. Essa é mais uma grande conquista da Educação de Campo Maior. Falta apenas acabamentos na obra para equiparmos os espaços. Quando os alunos retornarem após a pandemia já vão para a nova escola”, disse.

O secretário de Educação, Edvaldo Lima, explicou que a Educação de Campo Maior vive o melhor momento de toda a história do município. “Nunca Campo Maior teve escolas com esse tipo de qualidade, superando até a rede privada. É por isso que aumentamos a quantidade de alunos, porque as famílias de Campo Maior acreditam em nossa rede de Educação.

Da Redação
[email protected]

Prefeito Ribinha autoriza retomada gradual das atividades econômicas e sociais

         Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, autorizou, nessa quarta-feira, 08.07, através do decreto 058/2020, a retomada gradual das atividades econômicas e sociais no município, seguindo o cronograma já estabelecido pelo Governo do Estado, através do decreto 19.085 de 07 de julho de 2020. A Flexibilização das medidas de isolamento prevê, por tanto, o retorno segmentado e planejado das atividades econômicas e sociais.
Veja todo cronograma aqui:

Dia 06/07

Construção Civil, Indústria e comércio relacionados a materiais de construção civil, escritório de advocacia, contabilidade e consultoria empresarial, transportes de passageiros, fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos automotivos;  

Dia 13/07

Setores da indústria e do comércio ligados a alimentos, bebidas, fumo, agricultura, pecuária e florestal;

Dia 20/07

Indústria e comércio ligados a químico, médico e farmacêutico. Comércio e fabricação de móveis e eletrodomésticos;

Dia 27/07

Fábricas e comércios têxteis/vestuários/calçados e acessórios pessoais. Nesta data autoriza a realização de missas e cultos em igrejas e templos religiosos.

Agosto

Dia - 10/08

Autoriza o funcionamento presencial da administração pública, defesa e seguridade social, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados. Reabertura dos salões de beleza e agências de viagens;

Dia - 24/08

Reabertura de hotéis e similares e atividades presenciais de associações, sindicatos e entidades;

Setembro

Dia - 08/09

Reabertura das atividades culturais, esportivas, recreação (cinemas, teatros, parques, museus, biblioteca, zoológicos;

Dia - 22/09

Atividades educacionais - creche, pré-escola, ensino fundamental, médio, superior e outras atividades de educação.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores