Cidadeverde.com

Contribuintes já podem pagar o IPTU 2019 e concorrer aos prêmios

Os contribuintes que desejam efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 e que não querem aguardar pelo recebimento via Correios, já podem se dirigir ao setor de tributos da Prefeitura de Campo Maior para receber o boleto. Após efetuar o pagamento o contribuinte deve retornar ao setor para preencher o cupom e deposita na urna para participar da Campanha IPTU Premiado 2019 que irá sortear : um carro zero Km, uma moto pop, uma smart Tv, uma geladeira e um ar-condicionado. O sorteio será realizado no dia 28 de outubro, na Praça da Prefeitura, pela manhã.

NOVAS OPÇÕES DE PAGAMENTO

Essa 3° edição da Campanha IPTU Premiado traz mais opções para que o contribuinte efetue o pagamento do tributo. Esse ano os correntistas do Banco do Brasil poderão efetuar o pagamento diretamente na tela do terminal de autoatendimento ou pelo aplicativo móvel do banco. 

CAIXA OU CASAS LOTÉRICAS

Quem optar também poderá efetuar o pagamento do IPTU nas casas lotéricas, agência da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo CAIXA, ou correspondentes Caixa.

ascom

Sousa toma posse como diretor do SAAE de Campo Maior

Nessa quinta-feira, 1º de agosto, aconteceu a solenidade de posse do novo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior, (SAAE). O economista Francisco José de Sousa assume o cargo que estava sendo desempenhado pelo secretário Carlos Torres, que volta a coordenar a articulação institucional do prefeito Professor Ribinha, na Secretaria Municipal de Governo.

A vice-prefeita Liége representando o prefeito Ribinha, conduziu o ato da entrega das portarias, concomitantemente para o novo diretor do SAAE Sousa, e para o ex-diretor Carlos Torres. 

 Em sua fala Liége agradeceu a dedicação de Carlos Torres e desejou muita sabedoria ao novo diretor na realização dos trabalhos a frente do SAAE. E disse que o nome do Sousa, foi por uma escolha técnica, pelo conhecimento, capacidade e à experiência na gestão pública. “Ele vai está aqui para resolver os problemas do dia a dia, para gerir e acima de tudo agregar e valorizar os servidores, ou seja, dar continuidade a gestão administrativa” disse a vice-prefeita Liége.

Sousa agradeceu a confiança depositada à sua pessoa, agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo Carlos Torres nos cinco meses que passou a frente da Autarquia. “Queremos realizar atendimento eficiente ao público, ofertar água de qualidade e valorizar o servidor para dinamizar os serviços”. A gestão do novo diretor será marcada pela participação dos servidores na missão da promoção do saneamento e principalmente com o apoio da população que vai ajudar a pautar a Autarquia na eficiência do atendimento.

ascom

CRAS Zico Martins é uma das referências da SEMAS em atendimento psicossocial

Com uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, e outros profissionais o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Zico Martins, que faz parte da Secretaria de Assistência Social – SEMAS de Campo Maior, presta uma assistência integral as pessoas com vulnerabilidade social. Na linha de frente está a secretária de Assistência Social Nilzana Gomes, os assistentes sociais, os psicólogos e outros profissionais.

Além deste centro no bairro São João, o município dispõe de mais três, um funcionando no Centro da cidade, o CRAS Professor Altivo, e o CRAS Oeste no Bairro Fripisa. Todos prestam serviços a população local e adjacente.

“O acompanhamento que fazemos é integral, não somente ao indivíduo que se encontra fragilizado, que busca o serviço por demanda espontânea ou por encaminhamento de outros setores do município, mas também atendemos as famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento – PAIF”, destacou a assistente social  Jéssica Chaves.

O CRAS funciona com uma equipe multiprofissional

Neste trabalho no Centro os profissionais buscam melhorar a auto estima, fortalecer as relações, e contribuir para que as famílias participem de ações na comunidade. Isto é possível, segundo a assistente social Jéssica Chaves por meio de atendimentos individuais, e atividades em grupos, além de visitas domiciliares. “É um público específico que atendemos no território com abrangência do CRAS”, explicou a assistente social.

Na assistência psicossocial entra também o psicólogo. A psicóloga Mirlena Belchior, do CRAS Zico Martins fala da importância do profissional nos Centros. “Eles são importantes porque somam com os assistentes sociais na transformação da realidade de quem busca assistência para mudar a realidade de quem vive em vulnerabilidade social”, destacou Mirlena.

Ascom

Construção de calçamento em quase todas as ruas do Conjunto Renascer está acelerado

Na tarde desta quarta-feira (31,07) o secretário de Infraestrutura Dibes Ibiapina acompanhado do presidente do Comitê das Associação de Moradores de Campo Maior e também presidente da Associação do conjunto Renascer I, Idelfonso Alves, visitaram a obra de calçamento em quase 95% das ruas do Conjunto, que está sendo construída pela parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O prefeito Professor Ribinha também tem acompanhado os trabalhos, iniciados em janeiro deste ano.

Desde que assumiu a secretaria de Infraestrutura, o secretário Dibes Ibiapina tem trabalhado intensamente em todos os bairros da cidade de Campo Maior, que no dia 08 de agosto completará 257 anos de emancipação política. Ele disse que a cidade e o povo merece toda a atenção, e não mede esforços para atender a confiança depositada pelo prefeito Professor Ribinha e pelas famílias ao seu trabalho na pasta de infraestrutura. 

Segundo o prefeito Professor Ribinha a construção do calçamento representará para as famílias do conjunto Renascer fim, muito em breve, da poeira e da lama, na porta das casas. Ainda neste ano de 2019 o prefeito promete contemplar outros conjuntos e bairros com pavimentação.

"A construção deste calçamento é motivo de muita alegria para todos do Renascer. Um dos nossos pedidos ao prefeito foi que neste ano de 2019 ele pudesse trazer calçamento para o conjunto, e chegou para melhorar a vida das famílias", disse Idelfonso.

O Conjunto só tinha uma avenida calçada e agora está recebendo calçamento em mais cinco. "Isto é motivo de alegria e de agradecermos ao prefeito, que também direcionou a construção de uma escola para a nossa comunidade. A obra está em andamento. O que nos resta é agradecermos por esta atenção ", disse Idelfonso Alves.

O morador Raimundo Sudário que reside no conjunto disse, que para as famílias é um grande benefício. A dona de casa Ana Karine também contou, que agora vai ficar bem melhor, porque sem o calçamento ela limpa a casa e a poeira da rua sem pavimentação entra e suja tudo.


"Sabemos que o município ainda sofre com o déficit de calçamento e no conjunto Renascer trabalhando intensamente nesta obra para estruturá-lo, promovendo melhor condição de vida para as famílias, especialmente as crianças, com mais conforto e saúde", destacou o prefeito ressaltando que outros bairros serão contemplados.

Ascom

Prefeito vai entregar calçamentos, casas e saneamento no aniversário de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior divulgou a programação de aniversário dos 257 anos de emancipação política de Campo Maior. As festividades começam no dia 05 de agosto, (segunda-feira), e se estendem até dia 10 de agosto com o encerramento do AMORARTE (Feira Estadual do Artesanato).

O prefeito Professor Ribinha disse que, durante as festividades, serão entregues obras de saneamento, casas populares, pavimentação e praças de esporte. Além de uma grande programação cultural.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (05/08)

7h - Inauguracaco das salas do Serviço de Inspeção Municipal e CONAB

LOCAL: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

17h - Entrega de portarias de nomeação de professores

LOCAL: Gabinete

19h - Inauguração da Quadra de Esportes do bairro Cidade Nova

LOCAL: Bairro Cidade Nova

Terça-feira (06/08)

17h - Inauguração do sistema de drenagem e construção de calçamento da rua Chico de Melo

LOCAL: Rua Chico de Melo, bairro Cariri

19h30min - Abertura do Campeonato Copa Cidade de Futsal

LOCAL: Quadra do Zabelão

Quarta-feira (07/08)

17h - Entrega de casas populares na terceira etapa do Conjunto Everest.

LOCAL: Conjunto Everest

Quinta-feira (08/08)

8h - Hasteamento da Bandeira

         - Café da Manhã

         - Entrega de veículo para Secretaria Municipal de Saúde

LOCAL: Praça da Prefeitura

9h - Missa Solene pelo Aniversário de Campo Maior

15h - Corrida de Bicicleta

LOCAL: Avenida Santo Antônio

Sexta-feira (09/08)

Feira Estadual de Artesanato - Amorarte

LOCAL: Praça Valdir Fortes

17h - Abertura de estandes para visitação

19h - Apresentações culturais locais

20h - Solenidade de abertura

20h30min - Junior Moraes e Flávio Roberto

22h30min - Pâmela Lima

Sábado (10/08)

Feira Estadual de Artesanato - Amorarte

LOCAL: Praça Valdir Fortes

11h - Festival da Misturinha

       - Show com Marcus Julião

14h - Oficinas de Artesanato

17h Abertura de estandes para visitação

19h30min - Isabela Passos

20h30min - Solenidade de premiação

21h - As Fulô do Sertão

22h30min - Ivan Silva

00h30min - Forró Absoluthe

Ascom

Veja as atrações que estão confirmadas para a 3ª edição da AMORARTE

Começou a contagem regressiva para a 3ª edição da Feira Estadual de Artesanato dos Carnaubais (Amorarte). O evento acontece dias 09 e 10 de agosto na Praça de Eventos Valdir Fortes. A Amorarte já tem confirmadas as sete atrações que estão prontas para animar a feira que reúne artesanato, cultura e culinária. 

Além de Pâmela Lima, As Fulô do Sertão e Ivan Silva, a coordenação da Amorarte também confirma as apresentações de Júnior Moraes, Forró Absolut , Isabela Passos, Marcus Julião e Flávio Roberto.

A Feira de Artesanato é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a coordenação da secretária Nilzana Gomes, e faz parte da programação do 257º aniversário de Campo Maior. As outras atrações do evento serão divulgadas pela Prefeitura Municipal ainda nesta semana. 

ascom

Prefeito Professor Ribinha vai regulamentar Patrimônio Histórico e Cultural

Com a finalidade de preservação da memória de Campo Maior, através da conservação dos prédios antigos, o prefeito Professor Ribinha decidiu tornar lei a criação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Maior, com a delimitação de um Centro Histórico e Cultural.

 A definição aconteceu em reunião com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural, na manhã dessa segunda-feira, 29.07, no Palácio das Carnaúbas.

Para isso o prefeito Professor Ribinha encaminhará um Projeto de Lei à Câmara de Campo Maior para que seja criado o Centro Histórico e Cultural de Campo Maior. “Queremos com isso preservar prédios históricos, como os casarões antigos da Praça Bona Primo e para isso é preciso regulamentar o tombamento desses bens”, detalha o prefeito.

A lei vai permitir o tombamento de bens móveis e imóveis do município, estabelecendo o que é do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Maior. “Vamos criar uma área, que é a Praça Bona Primo para se tornar uma área de Preservação Cultural”, disse o prefeito.  

A reunião também serviu para definida a renovação da composição do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

Ascom

Festival de Misturinha será umas das novidades da 3° edição da Amorarte

Nos dias 09 e 10 de agosto, acontece a 3° edição da Feira Estadual de Artesanato dos Carnaubais – Amorarte. O evento conta com a participação de diversos municípios da região e reuni artesanato, cultura, empreendedorismo e o melhor da gastronomia. E nesse ano, trará em sua programação uma novidade: o Festival de Misturinhas.

O festival acontecerá no dia 10 de agosto, a partir das 11:00 horas no Complexo Valdir Fortes, trazendo diversas opções das melhores comidas típicas do município e apresentando uma das populares tradições dos campomaiorenses em um formato diferente.

De acordo com o gerente de projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Marco Roberto, o festival é focado para microempreendedores que trabalham com esse tipo de vendas em casa. “A ideia consiste em promover para essas pessoas, além da capacitação na parte gastronômica e de empreendedorismo, um local para está dando mais publicidade a esse modelo de alimentação, que é barato e mais rápido e que se popularizou bastante, porém mais a noite”, explicou.

Com as inscrições já encerradas, o festival tem como objetivo valorizar as tradições e a gastronomia, criar oportunidades para os microempreendedores e fomentar negócios.

A programação da feira, inclui também exposição de artesanato, apresentações culturais, concursos de artesanato e poesias. E assim como em outros eventos, a boa música estará presente, e dessa vez o som fica por conta das atrações como Pâmela Lima, As Fulô do Sertão, Junior Morais, Ivan Silva, entre outras.

A Amorarte é uma realização da Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas e faz parte da programação de aniversário da cidade.

ascom

AMORARTE: Estão abertas as inscrições para o Concurso de Artesanato, premiação 3.500 reais

A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria de Assistência Social está com inscrições abertas para o Concurso de Artesanato da Feira Amorarte 2019, que neste ano traz como tema: “Bem vindos à nossa terra”.  

As inscrições seguem até sexta-feira (26), na sede da Secretaria, são exclusivas para os artesãos que vão participar da Amorarte, a premiação é de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), distribuídos em três modalidades: Produção Temática, Inovação Sustentável e Influência Digital.

O objetivo do Concurso é valorizar a temática local, enaltecendo as belezas naturais e culturais de Campo Maior por meio da produção artesanal. Para participar do Concurso, o Artesão precisa está inscrito no Amorarte 2019 e apresentar a Carteira Nacional do Artesão. As peças que vão concorrer serão fotografadas e disponibilizadas para votação na rede social facebook.

A 3ª edição Amorarte acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto, na praça de eventos Valdir Fortes com exposição e venda de produtos artesanais, praça de alimentação, atrações culturais e musicais como a cantora Pâmela Lima e "As Fulô do Sertão", atrações já confirmadas para o evento.

Além do Concurso de Artesanato, a Prefeitura vai premiar ainda alunos da Rede Municipal de Ensino, no Concurso de Redação, Literatura de Cordel.

PREMIAÇÃO

Produção Temática: Júri Técnico

1º lugar  R$ 1.000,00

2º lugar R$     500,00

 Inovação Sustentável: Júri Técnico

1º lugar R$ 1.000,00

Influência Digital: Júri popular ( Facebook)

1º lugar R$ 1.000,00

Concurso de Redação, Literatura de Cordel

1º lugar bicicleta - Séries Iniciais (3º ao 5º ano)

1º lugar tablet - Séries Finais (6º ao 9º ano)

Ascom

Vigia é atropelado por caminhão após cair de motocicleta

Foto: Reprodução WhatsApp

Um homem de 57 anos identificado como José Faustino morreu na tarde desse sábado (27) após ser atropelado por um caminhão na Avenida Jacó Almendra em Campo Maior. Segundo a Polícia Militar, a vítima trabalhava como vigia no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O acidente ocorreu por volta das 16h. Um animal que passava pela via teria feito com que o vigia perdesse o controle da motocicleta. “Ele foi ultrapassar o caminhão e caiu da moto quando foi desviar de um cachorro. O caminhão veio e o arrastou por alguns metros”, informou o major.

Uma ambulância do SAMU chegou a ser destacada mas José Faustino morreu no local e está sendo velado neste domingo (28). Segundo o major Etevaldo, o motorista do caminhão que transportava madeira se evadiu do local e ainda não foi identificado.

Valmir Macêdo
valmiracedo@cidadeverde.com

Posts anteriores