Cidadeverde.com

Campo Maior sedia o I Seminário da Primeira Infância

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – Sasc em parceria com a Prefeitura de Campo Maior, Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS e o Pacto pelas Crianças do Piauí realiza nos dias 21 e 22 de junho, em Campo Maior o I Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas.

Participaram do evento a secretária da Sasc, Regina Sousa, a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, o prefeito Joãozinho Félix, secretária municipal de Saúde Dorilene Vidal, a secretária de Educação, Mazé Félix, secretário de Assistência Social Dogim Félix, o superintendente Joares Cavalcante, além de gestores e técnicos da assistência social dos municípios integrantes dos Territórios Cocais e Carnaubais.

Este é o primeiro de oito seminários que serão realizados nos Territórios de Desenvolvimento do Piauí, contemplando todos os municípios do Estado.
Ficamos felizes por Campo Maior sediar esse encontro e ser o ponta pé inicial nesse projeto. Parabenizo Isabel Fonteles e o governador Rafael. Acredito que as discussões aqui serão bastantes positiva – comentou o prefeito Joãozinho Félix.  

 De acordo com a superintendente da Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, os seminários consistem em chamamento público para a realização de um trabalho voltado para crianças de 0 a 6 anos, no âmbito da assistência social.

Isabel Fonteles destacou a importância da realização dos encontros para a elaboração de um plano estadual. “Os seminários mobilizam a sociedade, assim como os agentes de saúde e gestores municipais, para que possam colaborar na elaboração do plano estadual com políticas públicas voltadas para a primeira infância”, disse. 

No primeiro dia do evento, foi discutida a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância no Suas, abordando a importância da primeira infância no contexto das políticas públicas e a intersetorialidade da assistência social com a educação e a saúde.

Da Redação

Prefeitura de Campo Maior lança o programa ‘Nossa Casa’

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Habitação e da Secretaria de Assistência Social fez, nesta segunda-feira (19 de junho), o lançamento do programa ‘Nossa Casa’. O programa vai proporcionar o sonho da casa própria a 300 famílias campomaiorenses nesta 1ª etapa.

O lançamento do programa acontece na Rua Benjamin Constant, no Centro de Campo Maior, durante toda esta segunda-feira, das 8h às 15h. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento na parte da manhã o prefeito Joãozinho Félix, a secretária de Habitação Isnara Alves, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Sena Rosa e outras autoridades.

O programa irá construir 300 unidades habitacionais no conjunto Recreio, bairro São João. O terreno será doado pela prefeitura assim como o sistema de água, isenção de ITBI, taxas de alvará, habite-se e ISS para construtoras selecionadas. Os financiamentos passarão por análise junto à Caixa Econômica Federal.

De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, mais residências populares serão entregues num outro momento: “Vamos começar com 300 moradias, mas em breve iremos comunicar a construção de mais casas. A nossa proposta é entregar 2 mil unidades, conforme anunciamos na campanha”, disse.

Podem participar do programa funcionários públicos do município, mulher provedoras do lar, mulheres vítimas de violência doméstica, mães solteiras, pessoas com deficiência (PCD) e beneficiários de programas sociais.  

Requisitos:  
Para participar do programa, é necessário ter renda mínima de 01 salário-mínimo e máximo de R$ 4.000,00 renda composta;  
Não possuir financiamento de imóvel; 
Residir no mínimo três anos em Campo Maior; 
Nunca ter sido beneficiado em Programa Habitacional. 

Documentos: 
Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
RG ou Carteira de Habilitação; 
Título de Eleitor; 
Comprovante de residência atualizado; 
Comprovante de renda; 
Certidão de casamento se casado (a); 
Certidão de nascimento (filho menores)

Polícia Militar prende homem com arma de fogo em bar em Campo Maior

Foto: Reprodução/PM-PI

Policiais da Força Tática do 15° Batalhão da Polícia Militar prenderam um homem e apreenderam uma arma de fogo na noite desse domingo (18), em um bar no bairro de Flores, no município de Campo Maior (a 79 km de Teresina).

De acordo com a Polícia Militar, a apreensão do revólver calibre 32 com quatro munições intactas ocorreu após uma abordagem de rotina em um bar localizado ao lado da praça de Flores.

Ao perceber a presença dos policiais, o homem, que segundo a polícia já foi preso por roubo e tráfico de drogas, repassou a arma para uma das mulheres que estava bebendo com ele.

Os policiais perceberam a atitude suspeita e ao mandar as mulheres ficarem em pé, viram a arma com uma delas.  

Ainda segundo a PM, foi dada a voz de prisão e os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de Campo Maior.

 

Da Redação 
[email protected]

Prefeitura lançará programa para construção de casas populares

A prefeitura de Campo Maior, por meio das secretarias municipais de Habitação, Assistência Social e do Minha Casa Minha Vida, lançará no próximo dia 19 de junho o programa “Nossa Casa”, para a construção de moradias populares no município.  

O programa irá construir 300 unidades no Conjunto Recreio, bairro São João. O terreno será doado pela prefeitura assim como o sistema de água, isenção de ITBI, taxas de alvará e habite-se e ISS para construtoras selecionadas. Os financiamentos passarão por análise junto à Caixa Econômica Federal.  

Podem participar do programa, funcionários públicos do município, mulher provedoras do lar, mulheres vítimas de violência doméstica, mães solteiras, pessoas com deficiência (PCD) e beneficiários de programas sociais.  

Requisitos:  
Para participar do programa, é necessário ter renda mínima de 01 salário-mínimo e máximo de R$ 4.000,00 renda composta;  
Não possuir financiamento de imóvel; 
Residir no mínimo três anos em Campo Maior; 
Nunca ter sido beneficiado em Programa Habitacional. 
O cadastramento será realizado na Rua Benjamim Constant, nº 744, centro de Campo Maior. (por trás do Carvalho Mercadão). 

Documentos: 
Cadastro de Pessoa Física (CPF); 
RG e Carteira de Habilitação; 
Título de Eleitor; 
Comprovante de residência atualizado; 
Comprovante de renda; 
Certidão de casamento se casado (a); 
Certidão de nascimento (filho menores).   
 
Ascom

Dia de Santo Antonio será comemorado com intensa programação

A paróquia catedral de Santo Antonio de Campo Maior divulgou a programação do padroeiro, que é comemorado nesta terça-feira, dia 13 de junho. Haverá intensa programação religiosa durante todo o dia para homenagear um dos santos mais populares da Igreja Católica.

Haverá missa solene presidida pelo bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis, às 9h. Às 12h, haverá missa dos devotos e às 16h, missa de encerramento das festividades com a prestação de contas de tudo que foi arrecadado pela paróquia durante o trezenário. Após a missa, haverá procissão com a imagem de Santo Antonio por algumas ruas do Centro de Campo Maior.

As festividades de Santo Antonio iniciaram no dia 31 de maio. Nesta segunda-feira, dia 12, haverá a última noite da trezena. A missa será celebrada por dom Francisco de Assis.

Da Redação

Shows atraem multidão aos Festejos de Campo Maior 2023

A arena de shows do Festejo de Santo Antônio ficou pequena, para o público apaixonado que foi curtir a banda Desejo de Menina, na noite desse sábado (3).  

As apresentações iniciaram por volta das 22 horas, com a banda Forró Chegado. Logo em seguida foi a vez de Desejo de Menina, para o delírio do público presente. A banda intitulada a “mais romântica do Brasil cantou grandes sucessos como “Vida Vazia, “Cumplicidade”, e muitos hit juninos.  

Após o show da Desejo, a festa continuou com muito forró com a Banda local Pra Cima, que encerrou a 3ª noite de apresentações musicais.  

Ascom

PM apreende drogas e recupera motocicleta em Campo Maior

 

Foto: Polícia Militar 

 

O 15° Batalhão da Polícia Militar do Piauí divulgou os primeiros resultados das ações realizadas nos Festejos de Santo Antônio, em Campo Maior, a partir do patrulhamento realizado pelos policiais enviados de Teresina para reforçar o policiamento ostensivo na cidade. 

Na quinta-feira (1°), a equipe da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio Motorizado) efetuou a prisão do indivíduo de iniciais A.F.L.S, que trafegava em uma motocicleta pela rua 22 de abril, no bairro São João, e ao tentar fugir da abordagem policial foi interceptado. Dentro da mochila os policiais encontraram 8 papelotes de cocaína e o valor de 102 reais em dinheiro. O acusado de tráfico de drogas foi preso e conduzido para a delegacia. 

Ainda na quinta-feira (1°) uma motocicleta modelo Fan160, de cor branca, com restrição de roubo, foi recuperada no bairro Califórnia, após uma abordagem dos motopatrulheiros da ROCAM. O condutor da motocicleta foi conduzido para a delegacia.

Na sexta-feira (02) os policiais do BPTRAN (Batalhão de Polícia de Trânsito) realizavam blitz na avenida Santo Antônio quando abordaram dois homens em uma motocicleta tentando desviar da blitz. Com um deles foi encontrada uma porção de maconha e lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

A equipe da ROCAM apreendeu também na sexta-feira uma porção de crack e duas facas nas imediações da quadra do Zabelão. A apreensão ocorreu quando os policiais se aproximaram para fazer a abordagem em um grupo de indivíduos, que fugiram deixando a droga e as facas para trás.

Procissão do mastro de Santo Antonio deve atrair 10 mil pessoas

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para participarem da tradicional procissão do mastro, nesta quarta-feira (31 de maio), abertura das festividades do padroeiro de Campo Maior. O cortejo está marcado para às 17h, com saída do colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes. De lá, os devotos saem em caminhada com a imagem, a bandeira e o mastro de Santo Antonio, num percurso de apenas 1,5 km.

Soldados do Exército estarão presentes para auxiliar na segurança dos símbolos religiosos e dos participantes. A Secretaria de Trânsito também vai ajudar no deslocamento dos fiéis até a catedral. Diversas autoridades públicas e religiosas estarão presentes na ocasião.

Ao término da procissão, haverá pronunciamentos do prefeito Joãozinho Félix, do bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis, e do pároco da catedral, padre Gilberto Felipe. Em seguida, haverá o levante do mastro e o hasteamento da bandeira, que será feito com auxílio de um caminhão munck como já havia sido informado pelo De Olho.

A comissão da bandeira e do mastro diz que o método tradicional, realizado com ‘tesouras’ feitas de estacas e cordas, pode colocar em risco a segurança dos devotos. A abertura das festividades de Santo Antonio encerra com a queima de fogos.

Haverá missa diariamente pela manhã às 8h. A informação não consta em convite, mas foi confirmada pelo padre Gilberto Felipe. A exceção será a missa de Corpus Christi, no dia 08, que será às 7h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento da catedral até o santuário de Nossa Senhora do Rosário, e a missa do vaqueiro, no dia 10, que será às 9h da manhã. A programação religiosa continua na parte da noite com o Terço de Santo Antonio, às 18h30, novena de Santo Antonio, às 19h, e a santa missa, às 19h30.

A novena de Santo Antonio este ano será mais curta, com a entronização da imagem do padroeiro, as orações jaculatórias e a ladainha. Durante a celebração da missa, após a novena, haverá benção com a relíquia de Santo Antonio, um parte do corpo do santo que foi doada à Diocese de Campo Maior, vinda de Portugal.

Na abertura das festividades do padroeiro de Campo Maior haverá apresentação de Matheus Fernandes, Forró di Cabo a Rabo e Gravata do Acordeon. Os shows iniciam a partir das 21h e o palco está localizado ao lado da Igreja do Rosário.

Ascom

Campo Maior ganha 70 câmeras de videomonitoramento para o combate à criminalidade

A Prefeitura de Campo Maior irá instalar 70 câmeras de videomonitoramento e segurança em diversas vias do município. Os equipamentos possuem alcance de até 600 metros de distância e vão contribuir com a redução das infrações no trânsito e e auxiliar na identificação de veículos e suspeitos de crimes.

Além das câmeras, haverá uma central de videomonitoramento que funcionará 24 horas, colaborando com as autoridades policiais e auxiliando diretamente no combate à criminalidade. O prefeito Joãozinho Félix destacou que esta é mais uma ação, visando garantir uma cidade mais segura a todos os campomaiorenses:

“Todo esse sistema irá proporcionar mais segurança, não somente no trânsito, mas de uma forma geral porque vai monitorar as ruas, as avenidas e ajudar a elucidar qualquer eventualidade que possa acontecer no que diz respeito a delitos, crimes e infrações”, disse.

Polícia Militar captura foragido da Major César com moto roubada em Campo Maior

Foto: SSP


Policiais do 15° Batalhão da Polícia Militar prenderam na segunda-feira (22) um detento da penitenciária Colônia Agrícola Major César que estava foragido e se escondia na cidade de Campo Maior, a 79 km de Teresina.

A prisão ocorreu a partir de uma informação repassada aos policiais de que o foragido, que não teve seu nome divulgado pela polícia, mas que é conhecido pelo apelido de "Farinha", foi visto na noite do último domingo em Campo Maior e estava em uma residência no bairro Renascer.

"No primeiro momento, quando o abordamos, ele disse que tinha um alvará de soltura, mas constatamos que não existia o alvará e que ele estava mentindo", informou o subtenente Lisboa, do 15° BPM.

Com o foragido os policiais militares ainda apreenderam uma motocicleta que havia sido roubada na cidade de Altos.

O foragido foi então preso e apresentado na delegacia de polícia, juntamente com a motocicleta, e será levado de volta ao sistema prisional, onde cumpre pena por roubo e furto, crimes cometidos na cidade de Campo Maior.


Da Redação
[email protected]

Posts anteriores