Cidadeverde.com

Prefeitura de Campo Maior incentiva vacinação contra a gripe e covid-19

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, no último sábado (20 de maio), Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe) e Covid-19. Ao todo, foram aplicadas 1912 doses dos imunizantes, das 8h às 17h, em sete pontos de vacinação espalhados pelas zonas urbana e rural do município.

Foram ofertadas vacinas contra a gripe para grupos prioritários, vacina bivalente contra a Covid-19 para o público de 18 anos ou mais e a vacina Pfizer pediátrica, Pfizer baby e CoronaVac para o público que não completou o esquema primário de vacinação.

“A vacinação é a forma mais segura de prevenir quadros graves de gripe e covid-19. Ficamos muito satisfeitos com a adesão dos campomaiorenses que acreditam na vacinação e sabem da importância de proteger a si próprios e a sua família”, destacou a supervisora de Imunização Patrícia Vieira.

Da Redação

Campo Maior divulga atrações do festejo de Santo Antonio

A Prefeitura de Campo Maior divulgou as principais atrações que irão animar as festividades do padroeiro, Santo Antonio Aparecido neste ano de 2023. Os festejos iniciam, como de costume, no dia 31 de maio com a tradicional procissão do mastro e seguem até o dia 13 de junho com uma vasta programação religiosa e social.

Haverá apresentações de Matheus Fernandes, Felipe Amorim, Desejo de Menina, Gleydson Gavião, Taty Girl, Zé Cantor e Kiko Chicabana. A programação não está completa, faltando as apresentações locais e regionais que ainda não foram fechadas. Em breve, estas serão divulgadas.

Faltando menos de 15 dias para o início da festa, a Praça Bona Primo e a Praça do Rosário já começaram a receber a estrutura visando as festividades, com palcos, barracas e parques de diversão. As festividades do padroeiro arrastam milhares de pessoas todos os dias, sendo um dos eventos mais aguardados de todos os campomaiorenses.

Da Redação

 
 

Campo Maior: SMS promove vacinação contra influenza e covid-19

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover no próximo sábado dia 20 de maio, o “Dia D”, de vacinação com a dose bivalente da Covid-19, e também vacinação contra a influenza.  

Para a vacinação contra a influenza, o público-alvo são idosos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, crianças de 06 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde e da educação.  

Já a dose bivante da covid-19 será destinada a públicos acima dos 18 anos. Para receber a vacina, é necessário levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou carteira do SUS e a carteira de vacinação.

A população poderá ter acesso em sete postos de vacinação espalhados pela cidade das 8h às 17h, veja a lista abaixo:

  • UBS Santa Rita; 
  • UBS Centro I; 
  • UBS Fripisa / Santa Cruz; 
  • UBS São João / São Luís; 
  • UBS Cidade Nova / Lila; 
  • UBS Alto do Meio; 
  • Secretaria de Saúde;

 

Da Redação
[email protected]

 

 

Mulher de 33 anos morre após ser atropelada na BR-343 em Campo Maior

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Uma mulher de 33 anos morreu na noite de domingo (14) após ser atropelada por um veículo na BR-343 no município de Campo Maior, a 83 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) informou que o acidente aconteceu por volta das 21h10, no trecho do KM 248. Ainda não se sabe como o acidente aconteceu.

Segundo a PRF, a mulher era uma pedestre. Após ser atropelada, o veículo envolvido se evadiu do local, por isso ainda não foi identificado. Devido a essa circunstância, ainda não se sabe como a colisão aconteceu e nem que é o motorista envolvido.

Já a vítima, que não teve seu nome revelado, teve seu corpo jogado para o acostamento, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionada e fez a remoção do corpo.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Prefeitura decreta ponto facultativo e Luto Oficial por falecimento de vereador

O prefeito Joãozinho Félix, decreta Luto Oficial de três dias pelo falecimento do vereador Wildem de Azevedo Brito, contados a partir de 09 de maio de 2023, no Município de Campo Maior.

E fica instituído “ponto facultativo” nesta terça-feira 09 de maio de 2023, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Campo Maior, sem prejuízo dos serviços considerados essenciais.

Wildem Brito estava exercendo o cargo de vereador na Legislatura 2021 a 2024 e deixa um legado marcado pelo respeito ao próximo, amor e dedicação à família. Foram relevantes serviços prestados ao município.

A Administração Municipal solidariza-se e manifesta condolências aos familiares.

Da Redação

Cerimônia dos festejos de Santo Antonio reúne autoridades e fiéis

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (04 de maio), em Campo Maior, cerimônia de lançamento dos festejos de Santo Antonio Aparecido. O evento aconteceu na catedral diocesana, onde foram apresentados alguns detalhes sobre as festividades deste ano, e, em seguida, autoridades públicas, devotos e a imprensa participaram de um coquetel na Câmara Municipal de Campo Maior.

Este ano, os festejos religiosos do padroeiro terão como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’, e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32), em sintonia com o 3º Ano Vocacional da Igreja, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com o pároco da catedral, padre Gilberto Felipe, as festividades de Santo Antonio resgatam a identidade religiosa e cultural e religiosa dos campomaiorenses e são um grande momento de celebração, partilha e fraternidade: “Toda a sociedade campomaiorense aguarda com muita expectativa a chegada desse momento. Os festejos são sempre uma oportunidade de confraternização mas, também nos revelam a necessidade do encontro com o Cristo, da busca pela Palavra de Deus e da comunhão espiritual”, disse.

Para o bispo, Dom Francisco de Assis, as festividades do padroeiro proporcionam espiritualidade e aproximação com Deus, que se revela em Campo Maior através das virtudes e das bênçãos de Santo Antonio: “Aproveitemos os festejos para crescermos na fé e na comunhão espiritual com Deus e nossos irmãos. Somos convidados a participar alegremente deste trezenário e a manifestar toda a devoção e carinho por Santo Antonio”, destacou.

O prefeito Joãozinho Félix afirmou que os festejos juninos de Campo Maior contribuem com o progresso econômico e social do município e representam uma oportunidade para o desenvolvimento da economia local, com a geração de emprego e renda: “É um período muito abençoado para a nossa cidade porque faz aumentar as vendas no comércio de um modo geral e permite o desenvolvimento do setor turístico, hoteleiro e gastronômico. Os nossos festejos possibilitam rendimento para centenas de famílias”, falou.

A Prefeitura de Campo Maior dará todo o apoio e suporte logístico para os festejos do padroeiro. O poder público já iniciou a montagem das tradicionais barracas de palha, em parceria com os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos em geral. Além disso, está sendo preparada uma mega estrutura para a realização da festa no complexo que compreende a Praça Bona Primo, a Praça do Rosário e o Espaço Cultural, onde se realizam os leilões, os shows e as demais apresentações culturais.

Também haverá reforço no policiamento e na segurança, disponibilização de ambulâncias e profissionais da saúde de prontidão, intervenções e fiscalização no trânsito e uma série de outras ações promovidas entre diversas secretarias municipais. Os festejos de Santo Antonio acontecem de 31 de maio a 13 de junho e recebem milhares de pessoas todos os dias, sendo um dos maiores festejos religiosos do Piauí.

Da Redação

SMS realiza abertura das atividades do Maio Amarelo em Campo Maior

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior (SMS) deu início as atividades alusivas ao “Maio Amarelo”, campanha que trabalha políticas e ações voltadas a valorização da vida, prevenção e pósvenção ao suicídio. A abertura ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Fripisa, nessa terça (2).  

De acorodo com a coodenação da campanha, durante todo o mês serão realizadas ações em várias UBS´s da cidade, assim como palestras em escolas com psicólogos e assistentes sociais, além de seminários e workshops.  

A mobilização com a campanha do “Maio Amarelo” entrou para o calendário oficial a partir da Lei municipal nº 012/2018, de abril de 2018, que instituiu ações para a valorização da vida na cidade de Campo Maior.  

Da Redação

‘Tradição centenária’: Prefeitura inicia montagem de barracas para o festejo de Santo Antônio

Foto: Ascom

Os proprietários de bares e restaurantes de Campo maior iniciaram a montagem das tradicionais barracas de palha visando o festejo do padroeiro, Santo Antonio Aparecido. Durante todo o mês de maio, é intensa a movimentação na Praça Bona Primo, com a preparação da festa que é uma das maiores e mais populares do Piauí.

O lançamento oficial do festejo vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 04 de maio, com celebração religiosa na catedral de Santo Antonio, às 19h. Em seguida, haverá uma cerimônia na Câmara Municipal de Campo Maior com a presença de diversas autoridades públicas onde a população campomaiorense terá mais detalhes sobre a festa deste ano.

Os festejos religiosos em honra a Santo Antonio começam no dia 31 de maio e este ano terá como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24,32), em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A festa de Santo Antonio é um dos momentos mais aguardados pelos campomaiorenses. São 14 dias de intensas atividades religiosas e sociais, com missas, procissões, alvoradas, apresentações musicais e comércio de comidas e bebidas típicas. O evento aquece e movimenta a economia do município, sobretudo no setor gastronômico, hoteleiro, turístico e no comércio de um modo geral.

 

Da Redação
[email protected] 

Referência no Piauí, Centro de Especialidades realiza 30 mil atendimentos/ano

O Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva, em Campo Maior, já é o maior centro de saúde da região dos Carnaubais. De acordo com dados da administração, somente em 2022 foram mais de 13 mil consultas ambulatoriais ofertadas gratuitamente, 800 pequenas cirurgias e mais de 12 mil atendimentos em Fisioterapia, Neurologia Infantil, Fonoaudiologia e Psicologia.

Fazendo tratamento de câncer de pele há 18 anos, a dona de casa Neusa Ramos, de 60 anos, fala como o Centro de Especialidades tem contribuído com a sua recuperação: “Antes eu precisava fazer um deslocamento para Teresina e ir em busca de atendimento no Hospital São Marcos. Hoje, eu consigo receber essa assistência aqui mesmo em Campo Maior, mais perto de casa e da família, reduzindo gastos”, disse.

A gerente, kaline Ibiapina, fala como a população consegue ter acesso aos serviços de saúde ofertados no Centro de Especialidades: “As pessoas procuram as diversas Estratégias de Saúde da Família responsável pela sua região, e de lá, são feitos encaminhamentos através dos agentes comunitários de saúde. Todos os atendimentos são ofertados gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

“Por ano, são, em média, 30 mil atendimentos, em 15 especialidades, como Cardiologia, Dermatologia, Ortopedia, exames de Ultrassonografia, entre outras. O Centro de Especialidades já se tornou uma referência em saúde pública de qualidade em todo o Piauí, atendendo não somente Campo Maior, mas todos os municípios da região”, diz a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

Ascom

Polícia reforça segurança em escolas de Campo Maior

O 15º Batalhão de Polícia Militar reforçou o policiamento em escolas públicas e particulares de Campo Maior após as constantes ameaças direcionadas à instituições em todo o Brasil. Estão sendo realizadas rondas, abordagens, ações operacionais e blitzen nas proximidades de creches e escolas, além de uma integração com a comunidade.

“A movimentação da polícia não é para assustar, mas para passar aos pais de alunos e a toda a comunidade escolar uma sensação de segurança ainda maior. Todos os nossos policiais estão à disposição para assegurar o máximo de tranquilidade”, destacou o comandante, major Etevaldo.

A secretária de Educação, Maria José Félix, agradeceu o apoio da polícia e reiterou que o poder público vai reforçar a segurança nas escolas do município com a instalação de 600 câmeras e uma central de monitoramento: “Estamos investindo em equipamentos e toda a estrutura necessária visando deixar o ambiente escolar mais seguro, sem prejudicar o andamento das nossas atividades e o ensino”, disse.

Da Redação

Posts anteriores