Cidadeverde.com

Cerimônia dos festejos de Santo Antonio reúne autoridades e fiéis

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (04 de maio), em Campo Maior, cerimônia de lançamento dos festejos de Santo Antonio Aparecido. O evento aconteceu na catedral diocesana, onde foram apresentados alguns detalhes sobre as festividades deste ano, e, em seguida, autoridades públicas, devotos e a imprensa participaram de um coquetel na Câmara Municipal de Campo Maior.

Este ano, os festejos religiosos do padroeiro terão como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’, e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32), em sintonia com o 3º Ano Vocacional da Igreja, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com o pároco da catedral, padre Gilberto Felipe, as festividades de Santo Antonio resgatam a identidade religiosa e cultural e religiosa dos campomaiorenses e são um grande momento de celebração, partilha e fraternidade: “Toda a sociedade campomaiorense aguarda com muita expectativa a chegada desse momento. Os festejos são sempre uma oportunidade de confraternização mas, também nos revelam a necessidade do encontro com o Cristo, da busca pela Palavra de Deus e da comunhão espiritual”, disse.

Para o bispo, Dom Francisco de Assis, as festividades do padroeiro proporcionam espiritualidade e aproximação com Deus, que se revela em Campo Maior através das virtudes e das bênçãos de Santo Antonio: “Aproveitemos os festejos para crescermos na fé e na comunhão espiritual com Deus e nossos irmãos. Somos convidados a participar alegremente deste trezenário e a manifestar toda a devoção e carinho por Santo Antonio”, destacou.

O prefeito Joãozinho Félix afirmou que os festejos juninos de Campo Maior contribuem com o progresso econômico e social do município e representam uma oportunidade para o desenvolvimento da economia local, com a geração de emprego e renda: “É um período muito abençoado para a nossa cidade porque faz aumentar as vendas no comércio de um modo geral e permite o desenvolvimento do setor turístico, hoteleiro e gastronômico. Os nossos festejos possibilitam rendimento para centenas de famílias”, falou.

A Prefeitura de Campo Maior dará todo o apoio e suporte logístico para os festejos do padroeiro. O poder público já iniciou a montagem das tradicionais barracas de palha, em parceria com os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos em geral. Além disso, está sendo preparada uma mega estrutura para a realização da festa no complexo que compreende a Praça Bona Primo, a Praça do Rosário e o Espaço Cultural, onde se realizam os leilões, os shows e as demais apresentações culturais.

Também haverá reforço no policiamento e na segurança, disponibilização de ambulâncias e profissionais da saúde de prontidão, intervenções e fiscalização no trânsito e uma série de outras ações promovidas entre diversas secretarias municipais. Os festejos de Santo Antonio acontecem de 31 de maio a 13 de junho e recebem milhares de pessoas todos os dias, sendo um dos maiores festejos religiosos do Piauí.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais