Cidadeverde.com

José de Freitas: multidão acompanha procissão de abertura dos Festejos

Foto: realidade em foco

Uma verdadeira multidão participou no final da tarde desta segunda-feira da procissão de abertura dos Festejos de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. Nossa Senhora do Livramento é a padroeira do município. A procissão com a imagem de Nossa Senhora do Livramento saiu do bairro Suco de Uva, percorrendo as principais ruas até a igreja matriz, no centro da cidade.

Em frente a Igreja de Nossa Senhora do Livramento aconteceu o levante do mastro e hasteamento do estandarte de Nossa Senhora, sendo em seguida realizada uma celebração eucarística.

Foto: realidade em foco

Com a procissão  foi iniciada oficialmente a festa religiosa da Padroeira de José de Freitas, que segue até o dia 15 de agosto com uma vasta programação, religiosa e social.

com informações realidade em foco

ADH regulariza imóveis de conjunto habitacional em José de Freitas

Esta sexta-feira (2) terá um significado especial para as famílias do conjunto habitacional Padre Tarcísio, localizado no município de José de Freitas. Os beneficiários vão regularizar seus imóveis. O evento será no Centro Comunitário do bairro São Sebastião, às 10h.

Esse é um dos primeiros empreendimentos construídos pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e é voltado para famílias de baixa renda. O financiamento foi por meio do programa Semeando Moradia, sendo dividido em 72 prestações de R$ 35.  Depois de uma década de ocupação, os contratos serão formalizados pela Diretoria de Regularização Fundiária Urbana da ADH.

Na ocasião, os mutuários vão receber todas as explicações sobre a importância de regularizar os imóveis. “Vamos beneficiar 30 famílias que ocupam essas moradias sem nenhuma documentação. Agora, os beneficiários vão assinar um contrato, um instrumento jurídico para se tornarem proprietários plenos de seus imóveis”, explica  a diretora de Regularização Fundiária da ADH, Ana Lúcia Gonçalves.

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, revela que, após a reforma administrativa do governo, outras ações com esse objetivo irão ocorrer em todo o estado.  “A ADH vai atuar em todos os conjuntos habitacionais construídos pelo Governo do Estado pelas carteiras imobiliárias  da Cohab, BEP e Iapep. Nossa meta é fazer com que os beneficiários tenham a titularidade de seus imóveis, tenham segurança jurídica”, finaliza a gestora.

Ccom

Sede do Juizado Especial é invadido e materiais são roubados

Foto:PCPI

Suspeitos chegaram a quebrar o contator de energia do prédio.

Uma dupla foi presa suspeita de arrombar a sede do Juizado Especial Civil e Criminal do município de José de Freitas, e furtar eletrodomésticos e uma pequena quantidade de drogas que estava apreendida no local.

A prisão, segundo o chefe de investigação do 17º Distrito Policial, Gilson Ferreira, a prisão ocorreu na manhã desta quinta (18), mas o arrombamento foi na sexta (12).

Os suspeitos foram identificados pela investigação como Antônio Valdinar Alves da Silva Filho, vulgo Filho Marcos, e Marcos Antônio de Araújo, vulgo Pinto.

Com a identificação dos suspeitos, Ferreira ressaltou que o delegado Divanilson Sena representou pela prisão preventiva dos dois; o pedido foi deferido pelo juiz da comarca. 

"Eles levaram alguns utensílios da cozinha, como botijão de gás, e essa pequena quantia de droga. Nós tínhamos também um mandado de busca e apreensão, mas eles não foram encontrados com nada. Certamente, já repassaram em alguma boca de fumo. E a droga pode ter sido consumida", comentou Ferreira.   

A investigação contou com a colaboração do agente de policial Geraldo Lopes, e a prisão com o apoio da Guarda Municipal de José de Freitas.  
Sobre o arrombamento, o chefe de investigação relatou que os suspeitos pularam o muro e  quebram um basculante para entrar no prédio.  Eles chegaram a quebrar o contator de energia do prédio.

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Criança é salva após se engasgar com pedaço de corrente de moto

Foto reprodução

Uma criança de apenas um ano foi salva pela equipe médica do hospital Nossa Senhora do Livramento, na cidade de José de Freitas, após dar entrada na noite de segunda-feira (15/07), engasgada com uma peça de metal de uma corrente de motocicleta. As informações são do Revista Opinião.

De acordo com informações, o pai da criança trabalha no conserto de motos e durante um descuido, a criança pegou a peça da corrente que estava no chão e colocou na boca, quando os pais perceberam a mesma já estava engasgada com o pedaço de metal. 

A criança foi levada as pressas para o hospital Nossa Senhora do Livramento, pelos próprios pais. De acordo com uma enfermeira que ajudou no socorro ao bebê, a vítima chegou na unidade de saúde já com dificuldade para respirar, sendo necessário mobilizar toda equipe médica para salvar a vida do paciente, e depois de alguns procedimentos o artefato de ferro foi retirada da garganta da criança, tendo sua vida salva.

Por conta dos procedimentos para salvar a vida do bebê, o atendimento foi suspenso pelo médico plantonista: provocando reclamações por parte de algumas pessoas, voltando a normalidade após a criança ser salva.

Foto reprodução

Fonte: revistaopinião

Homens são presos em José de Freitas após tomar moto de assalto

Foto: realidadeemfoco

Dois homens foram presos na madrugada deste sábado (6 de julho), na cidade de José de Freitas-PI, após tomarem de assalto uma motocicleta da agente da Guarda Municipal local, identificada por Jocilma Xavier. Os acusados capturados por uma guarnição da PM foram identificados como sendo Areolino Elias Santiago Rodrigues e Hudson Micaio Rodrigues do Nascimento, que são de Teresina-PI e foram para José de Freitas só praticar assaltos.

A guarda municipal Jocilma Xavier estava de folga e foi assaltada pelos dois criminosos nas proximidades do Clube Centro Operário, no Centro da cidade.

Os dois homens tomaram a motocicleta Bis, de cor vermelha, da guarda Jocilma e fugiram. Ela acionou a PM e uma guarnição composta pelo sargento Alan Sampaio e os cabos Libert e Wilson iniciaram as buscas e em pouco tempo conseguiram localizar e prender os dois assaltantes na Rua José de Sampaio Alemendra, ainda no Centro de José de Freitas, próximo a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

A moto roubada  foi recuperada e já foi devolvida a agente da Guarda Municipal. Os acusados Areolino Elias Santiago Rodrigues e Hudson Micaio Rodrigues do Nascimento foram levados para a Central de Flagrantes de Teresina-PI, onde foram autuados em flagrante, por roubo e em seguida colocados à disposição da Justiça de José de Freitas-PI.

Fonte: realidadeemfoco

Adolescente de 14 anos morre afogado durante pescaria

Foto: Reprodução/Realidade EmFoco

O adolescente João Lucas Sena do Nascimento, 14 anos, morreu afogado no início da noite desta quinta-feira (20)  na zona Rural do município de José de Freitas, distante 48 Km de Teresina. 

Segundo informações do site Realidade em Foco, o adolescente estava participando de uma pescaria no Rio Lembrada, acompanhado de amigos, quando acabou se afogando. 

O comando da Polícia Militar confirmou a ocorrência ao Cidadeverde.com e disse que o caso deve ser investigado pela Polícia Civil. O corpo foi resgatado por populares e colocado às margens do Rio Lembrado.

O Instituto Médico Legal foi acionado e o corpo deve ser liberado ainda na manhã desta sexta-feira (21). 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

José de Freitas: homem é morto a facadas após discussão

Um homem identificado como Francisco Alves da Costa , mais conhecido como Chiquinho, que residia no bairro de Fátima, em José de Freitas foi morto a facadas na rua 7 de Setembro, no bairro Suco de Uva por volta das 19h15min desta quinta-feira (13).

De acordo com informações  colhidas no local,  Chiquinho teve um desentendimento com um homem  identificado como Edison Rogério da Cruz, mais conhecido como Jubileu, 28 anos de idade, residente em Nazária-PI. Durante a discussão,  Jubileu sacou uma faca e desferiu uma facada em Chiquinho, que teve morte imediata.

Uma ambulância do SAMU foi acionada, mas ao chegar no local a vitima já estava sem vida. Uma equipe da Guarda Municipal, juntamente com a Policia Militar  colheram informações e passaram a realizar diligências. A equipe da Guarda Municipal logrou êxito e conseguiu prender o acusado próximo a fazenda Campinas, na PI-113.

Jubileu foi levado para o 17º Distrito Policial de José de Freitas, aonde deverá ser autuado em flagrante pelo Delegado Divanilson Sena.

Fonte: realidadeemfoco

Policia de José de Freitas prende seis homens suspeitos de assaltos

Foto: realidadeemfoco

Uma guarnição da Policia Militar do 16º BPM de José de Freitas-PI prendeu na  madrugada deste domingo (12 /04), na cidade  de Lagoa Alegre-PI, seis homens acusados de invadir e assaltar uma loja e depósito de material de construção, no Centro de Lagoa Alegre.

Os suspeitos capturados foram identificados como sendo Antônio da Costa Coelho, Aluísio de Moraes Machado, Lino Johnson Nascimento Júnior, Eliclenio Silva dos Santos, Janiel Ferreira da Silva e Davi Nunes Coutinho.

Segundo a polícia, o acusado Davi Nunes Coutinho roubou uma motocicleta Honda Pop, de placa ODY-2795-União-PI, na localidade Buriti Alegre, zona rural de Lagoa Alegre-PI e em seguida juntou-se aos demais  e armados com arma de fogo invadiram o estabelecimento comercial pertencente ao empresário Cosme, localizado na Avenida Isabel Costa, no Centro da cidade de Lagoa Alegre-PI, onde realizaram um verdadeiro arrastão.

Os homens  roubaram do estabelecimento, uma motocicleta e várias mercadorias. O grupo  foi perseguido por uma dupla de vigilantes noturnos, que acionaram a Polícia Militar, que também saiu em perseguição aos homens, que acabaram sendo localizados e presos e recuperados os produtos levados do estabelecimento comercial. Segundo da PM, os detidos são  acusados de praticar assaltos e arrombamentos na região do município de Lagoa Alegre-PI.

 Os suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes, em Teresina-PI, onde foram autuados pela Polícia Civil e em seguida colocados à disposição da Justiça.

Fonte: realidadeemfoco

Comércio é arrombado a poucos metros de delegacia no Piauí

Câmeras de segurança de monitoramento interno do Mercadão o Messias, filmaram na última terça-feira, 10, a ação de um indivíduo praticando um arrombamento ao estabelecimento comercial que fica localizado na Rua Joaquim Sampaio Castelo Branco, Bairro Santo Antônio, em José de Freitas, pertencente ao empresário Messias Santos.

As imagens do monitoramento interno mostram um elemento vestido em uma bermuda e com uma camisa na cabeça tentando arrombar uma grade de ferro que fica em um corredor do prédio comercial, não conseguindo, ele segue pra outro ponto do imóvel onde concretiza a invasão ao Supermercado.

Ainda de acordo com informações colhidas pelo o Revista Opinião, o acusado chegou ao local pouco mais da meia noite em uma bicicleta, o ladrão conseguiu adentrar ao interior do comércio por uma janela que fica na lateral do prédio, o meliante subtraiu levar uma aparelho celular e 15 reais em dinheiro.

Por volta das 02 horas da madrugada policiais militares do 16° BPM de José de Freitas foram acionados e compareceram ao local, em seguida realizaram diligências, porém até o momento o acusado não foi identificado. O empresário Messias Santos, reforçou a segurança no local com um sistema eletrônico mais eficaz. O mercadão o Messias fica há porcos metros da delegacia de polícia de José de Freitas.

Fonte:revistaopiniao

Riacho transborda e isola famílias na zona Rural de José de Freitas

Moradores da localidade Canto do Romão, na zona Rural de José de Freitas, estão ilhados por conta do transbordamento de um riacho e de uma barragem na região. As águas invadiram a estrada que dá acesso a escola e o ponto de ônibus. Quem precisa se deslocar para Teresina tem que percorrer um desvio de 10km para chegar à PI-113.

Na região existe apenas uma escola, a unidade escolar Francisco Rodrigues do Nascimento, na localidade Mocambo. Mais de 300 famílias moram no local.

Moradores gravaram vídeos do riacho. A água da barragem cobriu quiosque usados para comerciar mercadorias.

Foto: moradores

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Posts anteriores