Cidadeverde.com

Câmera capta áudio de tiros que alvejaram jovens em tentativa de homicídio

 

 

Por Graciane Araújo

Uma câmera de segurança captou o áudio de tiros que alvejaram dois jovens na cidade de José de Freitas, a 48 km da capital Teresina. O caso foi registrado no início da noite desta quarta-feira (06) e as vítimas escaparam com ferimentos na perna e braço. 

No áudio é possível ouvir uma sequência de tiros e a movimentação de motos que seriam dos criminosos. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas eram amigos e estavam sentados em via pública. 

Os dois foram encaminhados para o hospital da cidade e não há informações sobre a motivação da tentativa de homicídio. 

Suspeito é preso por criar perfil fake com fotos íntimas da ex e anunciar sexo

Foto: Polícia Civil 

Por Rebeca Lima 

Um suspeito de 26 anos, identificado apenas pelas iniciais E.S.C.O., foi preso nesta segunda-feira (04) no bairro Santa Maria, zona Norte de Teresina, por usar fotos íntimas da ex-namorada em um perfil falso nas redes sociais e fazer anúncio de sexo.

Segundo o delegado de José de Freitas e responsável pelo caso, André Moreno, o homem estaria chantageando a vítima para reatar o relacionamento.

“O indivíduo estaria chantageando a vítima para que ela retomasse o relacionamento amoroso que tiveram, através de um perfil fake na internet, com divulgação de imagens e também de conteúdo difamatório. A chantagem consistia em divulgação de perfil falso em redes sociais, com fotos íntimas e anúncio de sexo”, pontuou.

O mandado de prisão preventiva contra o suspeito foi cumprido pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Ele deve responder pelos crimes de divulgação de cena de pornografia, difamação via redes sociais e tentativa de estupro.

O delegado André Moreno ressalta que o suspeito ainda será ouvido e destaca que a polícia segue atenta aos crimes cometidos pela internet.

“A gente alerta que os conteúdos com crimes que estão sendo cometidos via internet, redes sociais, não ficam sem punição, a gente está atento”, finalizou.

Polícia Civil fecha o principal ponto de venda de drogas de José de Freitas

  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_27.jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_27_(1).jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_29.jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_29_(1).jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_29_(2).jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_30.jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_30_(1).jpeg Ascom / Polícia Civil
  • WhatsApp_Image_2024-02-29_at_08_01_31.jpeg Ascom / Polícia Civil

Por Adriana Magalhães

O local apontado pela Polícia Civil como o principal ponto de venda de drogas em José de Freitas foi fechado nesta quarta-feira (28). No local foram presas três pessoas em flagrante, com idades entre 20 e 26 anos. A boca de fumo funcionava no bairro Matadouro, na zona urbana do município.

No total, a polícia apreendeu 15 invólucros de maconha, além de porções de crack e cocaína.  Também foram apreendidos cerca de R$ 1000,00, em cédulas pequenas, balança de precisão, embalagens utilizadas para acondicionar a droga e aparelhos celulares.

A Operação 11 do Beco é resultado da investigação realizada pela Delegacia de Polícia Civil de José de Freitas e contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí (FEISP/PI).

Os três presos, dois homens e uma mulher, foram encaminhados à Central de Flagrantes.

Morte do canoísta Lívio Claudinei completa uma semana; Família programa visita e missa para homenagear o jovem

Foto: Reprodução / Redes sociais

Por Adriana Magalhães

Uma semana após a morte do canoísta Lívio Claudinei Sales Santos, 15 anos, na Barragem do Bezerro em José de Freitas, familiares e amigos programam atividades para homenagear o adolescente.

Nesta sexta-feira (23), a partir da 5h30, será realizada a visita ao túmulo do adolescente, que foi sepultado no Cemitério Céu na Terra, localizado no município.

No sábado (24) será realizada a missa de sétimo dia. A missa acontece na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, às 15h, no mesmo local em que o corpo do adolescente foi velado no último final de semana.

O atleta de canoagem desapareceu da tarde do dia 15 de fevereiro, após uma equipe de canoísta ser surpreendida por um temporal na Barragem do Bezerro, onde treinavam, de segunda a sábado.

No total, cinco atletas e um técnico realizam treinamento no momento do acidente. O professor e outros quatro atletas foram resgatados por um morador da região que utilizou um jetski para conduzi-los até a margem. Lívio seria o último a ser resgatado, mas não foi localizado.

As buscas pelo atleta começaram no mesmo dia. Voluntários utilizaram barcos, canoas e jetskis para buscar Lívio. Na sexta-feira (16), uma equipe do Corpo de Bombeiros passou o dia na barragem realizando buscas pelo jovem, sem sucesso.

O corpo de Lívio foi localizado somente no sábado (17), logo no começo da manhã, por voluntários que auxiliavam as equipes do Corpo de Bombeiros nas buscas.

Lívio era um atleta promissor, e com apenas 15 anos já ocupava a sétima posição no ranking nacional na modalidade cadete.

A família e os amigos de Lívio acompanharam as buscas pelo jovem e realizaram momentos de oração.

Escola de canoagem segue com aulas suspensas

Após a morte de Lívio Claudinei as aulas da Escola de Canoagem Iporanga foram suspensas por tempo indeterminado.

Segundo o treinador Til Neves, a direção da escola já realizou uma reunião. Uma segunda reunião deve acontecer na próxima semana, para definir os rumos do projeto.

"A intenção dos professores, dos alunos e da própria diretoria é retomar o trabalho, claro que com uma condição melhor de segurança para o trabalho acontecer", adiantou. 

Leia também:

 

Escola de canoagem suspende aulas após morte de atleta na Barragem do Bezerro

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

A escola de canoagem Iporanga suspendeu as aulas, por tempo indeterminado, após a morte do atleta Lívio Claudinei Sales Santos, 15 anos, que morreu ao cair na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, no interior do estado, durante treinos. Ele e outros quatro atletas, mais o  técnico, treinavam quando foram surpreendidos por uma forte ventania e caíram na água. 

Foto: Instagram Iporanga Canoagem

"Vimos por meio deste comunicar que todas as atividades da Iporanga Canoagem estão suspensas por tempo indeterminado", disse o comunicado publicado nesta terça-feira (20). 

Em um post anterior, a escola de canoagem lamentou a perda do atleta em nota de pesar. 

"É com imenso pesar que lamentamos profundamente o falecimento do atleta Lívio Santos. A perda de um dos mais talentosos canoístas, que sempre distribuiu motivação e bom ânimo a todos que desfrutaram de sua presença, sem dúvida alguma nos deixa perplexos e enlutados. Neste momento nos unimos em oração à sua família e amigos, colegas de treino e professores da Escola Iporanga para que esta perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus".

O acidente aquático ocorreu na tarde da última quinta-feira (15) e o corpo do garoto só foi encontrado no sábado (17), o que aumentou ainda mais a comoção. Os sobreviventes escaparam a nado. 

Leia também: “O Lívio só me deu orgulho”, diz mãe de atleta de 15 anos que morreu na Barragem do Bezerro

Acidente no Bezerro: atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

Corpo de atleta de 15 anos que desapareceu na Barragem do Bezerro é localizado

Atleta desaparece na Barragem do Bezerro após cair de canoa durante treino

“O Lívio só me deu orgulho”, diz mãe de atleta de 15 anos que morreu na Barragem do Bezerro

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima e Idria Portela (TV Cidade Verde) 

Bastante emocionada, a mãe de Lívio Claudinei Sales Santos, Rosângela Sales, contou que seu filho era obediente e trazia muito orgulho para sua família. O atleta de canoagem de 15 anos que morreu afogado na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, após cair da sua canoa durante uma forte ventania, tinha o sonho de ser policial rodoviário federal. O acidente ocorreu na quinta-feira (15), e seu corpo foi encontrado neste sábado (17).

Veja também: Corpo de atleta de 15 anos que desapareceu na Barragem do Bezerro é localizado

“O Lívio só me deu orgulho, muito orgulho, uma criança muito obediente, compreensiva, sonhava muito, tinha o sonho de se formar, queria fazer um curso superior para ingressar na PRF; ele tinha muita vontade de crescer, de ter uma vida melhor”, disse.

Rosângela Sales explica que o momento das buscas na barragem foi bastante assustador e agradeceu o apoio que recebeu da população do município de José de Freitas.

“Foi assustador, muito assustador ver aquela multidão de gente, e eu só tenho a agradecer a todos que foram para a barragem fazer corrente de oração, que estão dando apoio para mim, minha família. Quero agradecer a toda a população. As pessoas pegaram seus cavalos para andar na água, era revezando, os pescadores, e eu só tenho a agradecer. Eu sabia que meu filho era querido, mas não a esse ponto, da repercussão que teve”, desabafa.

Foto: Reprodução e Arquivo Pessoal 

A mãe relatou ainda que desde o dia do acidente, ocorrido na tarde da quinta-feira (15), permaneceu na Barragem do Bezerro, inclusive dormindo no local, e só retornou para sua casa neste sábado (17). “Eu disse que só sairia de lá com meu filho”, citou.

Rosângela Sales diz também que não irá esquecer da alegria do seu filho e dos ensinamentos que o atleta passava para as outras pessoas que conviviam com ele. 

“Eu só quero lembrar do Lívio aquela alegria dele, os sustos que ele me dava. Deus me emprestou o Lívio, o Lívio veio para ensinar a gente a amar e a amar também. Então, todos que passaram pelo Lívio, ele veio para ensinar as pessoas a amar, então todos que passaram por ele aprenderam. A parte dele ele fez, ele veio ensinar a amar, a respeitar, e ele estava muito feliz. Ele disse que estava se sentindo leve, feliz e que fez mais amizades no retiro. Ele radiava felicidade no rosto dele”, contou.

Leia mais: Acidente no Bezerro: atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

Após o resgate pelas equipes do Corpo de Bombeiros, o corpo do atleta foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teresina. A família aguarda liberação para realizar o velório do adolescente, que deve acontecer na Igreja Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, e sepultamento.

Corpo de atleta de 15 anos que desapareceu na Barragem do Bezerro é localizado

Foto: Reprodução e arquivo pessoal 

Por Rebeca Lima 

O corpo do atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, que estava desaparecido desde a quinta-feira (15) na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, foi encontrado na manhã deste sábado (17), por volta das 6h.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o corpo do adolescente flutuou na água, e pescadores em um barco, que também auxiliavam nas buscas, o avistaram. O coronel Emídio Oliveira, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, relatou que o corpo estava na margem oposta da onde os mergulhadores trabalhavam.

“O corpo foi localizado, e estamos agora providenciando o carro do IML para levar para o hospital. Os bombeiros estavam mergulhando mais à direita de onde os pescadores estavam. Ele [o atleta] ficou na frente das barracas da nossa equipe”, informou o coronel Emídio Oliveira.

A Prefeitura de José de Freitas emitiu nota de pesar lamentando a morte precoce do adolescente. Veja abaixo: 

A Prefeitura de José de Freitas lamenta profundamente o falecimento do talentoso atleta Lívio Claudene Sales Santos, do projeto Iporanga Canoagem. Lívio era um jovem destaque em diversas competições nacionais, ocupando a sétima posição no ranking nacional de sua categoria e conquistando medalhas em várias competições. Sua representação do nosso estado e cidade em competições por todo o país será lembrada com orgulho. Nossos pensamentos e condolências estão com a família, amigos e colegas de equipe de Lívio neste momento difícil.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) também manifestou pesar e elogiou o talento do jovem atleta. 

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) expressa profundo pesar pela morte do atleta Lívio Claudene Sales Santos, integrante do Projeto Iporanga, desenvolvido pela Associação Escola de Canoagem de José de Freitas no Piauí.

Lívio era um jovem talento e promissor canoísta, tendo garantido bons resultados em campeonatos nacionais. 

Enviamos nossos pêsames e condolências à família, amigos e companheiros de equipe, nos solidarizamos aos membros do Projeto Iporanga, neste momento de tristeza.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Lívio Claudinei e mais outros cinco atletas, com o técnico, treinavam canoagem na Barragem do Bezerra na quinta-feira (15) quando caíram de suas canoas após serem surpreendidos por uma forte ventania no local.

O instrutor da Escola de Canoagem Iporanga, Till Neves, contou ao Cidadeverde.com que o técnico Diego Viana estava na barragem com os seis atletas, cada um em sua canoa, quando avistou o temporal e começaram a remar em direção à margem para encerrar o treinamento.

À cerca de 400 metros da margem, foram atingidos pela primeira rajada de vento; e após sucessivas rajadas, todos caíram das canoas.

Raimundo Neto, de 17 anos, foi o primeiro a sair da água nadando. O técnico Diego Vianna ajudou outros três atletas a saírem também e chegou a perguntar se Lívio Claudinei estava bem, e o jovem teria respondido que sim. Ao retornar para ajudar o rapaz, o técnico não o encontrou mais.

Além de Lívio, estavam na água: Raimundo Neto (17 anos), Luis Neto (16 anos), Pedro Henrique (16 anos) e Ariel (15 anos).

Atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

O atleta de canoagem Raimundo Neto, 17 anos, estava na equipe que foi surpreendida pelo temporal na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15). Ele relata que não havia sinais de temporal. No momento da ventania, o atleta Lívio Claudinei Santos Sales, de 15 anos, desapareceu na barragem.

"Não tinha temporal, não tinha chuva. Fomos surpreendidos por uma rajada de vento do nada. O professor nos orientou a vir para a margem, a remar. Lembro que o Lívio disse que estava difícil remar. Foi quando vieram outras rajadas e fomos derrubados das canoas", relatou.

Já na água, os adolescentes foram orientados a segurar nas canoas. "O professor nos orientou a segurar na ponta da canoa. Eu e o Luís seguramos na ponta da mesma canoa e nadamos. O Luiz me ajudou muito. Eu só consegui por causa dele", relembra.

Raimundo afirma que em diversos momentos chamou por Lívio e o atleta respondeu que estava bem. "Estou bem, estou de boa", disse.

 

 

Acidente no Bezerro: atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Atleta Raimundo Neto de 17 anos


Por Adriana Magalhães 

O atleta de canoagem Raimundo Neto, 17 anos, estava na equipe que foi surpreendida pelo temporal na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15). Ele relata que não havia sinais de temporal. No momento da ventania, o atleta Lívio Claudinei Santos Sales, de 15 anos, desapareceu na barragem.

"Não tinha temporal, não tinha chuva. Fomos surpreendidos por uma rajada de vento do nada. O professor nos orientou a vir para a margem, a remar. Lembro que o Lívio disse que estava difícil remar. Foi quando vieram outras rajadas e fomos derrubados das canoas", relatou.

Já na água, os adolescentes foram orientados a segurar nas canoas. 

"O professor nos orientou a segurar na ponta da canoa. Eu e o Luís seguramos na ponta da mesma canoa e nadamos. O Luiz me ajudou muito. Eu só consegui por causa dele", relembra.

Veja também:

 
Raimundo afirma que em diversos momentos chamou por Lívio e o atleta respondeu que estava bem. "Estou bem, estou de boa", disse.

Um rapaz que mora na região viu que os atletas caíram na água foi ajudar no resgate. 

"Ele tirou os meninos e o professor, eu saí nadando. Quando ele e o professor voltaram para pegar o Lívio não o encontraram mais", afirmou. 

O jovem relembra que já tinha vivenciado momentos como esse. 

"Nós já passamos por isso antes, de cair da canoas e ter que nadar para sair. Mas o problema desmontem foi o vento. Eu nunca tinha visto tanto vento e nem ondas tão grandes numa barragem tão pequena. Isso não tinha acontecido, ainda", explicou. 

Momentos com Lívio

Raimundo disse, ainda, que Lívio é um rapaz muito carismático e brincalhão. 

"Nos damos muito bem. Ele me convidou para o retiro e fui. Gostei muito. Aqui no treino sempre conversamos e trocamos ideia. Eu digo que vou ganhar dele e ele diz que sim preciso nascer de novo pra ganhar dele", contou Raimundo sobre o amigo.

Lívio é uma inspiração para os demais atletas. 

"Estou treinando tem um ano, mais ou menos. Lívio já é um atleta reconhecido. Ele é o sétimo melhor atleta no ranking brasileiro, na categoria cadete", revelou. 

O treinador Till Neiva disse que após o acidente, dois atletas precisaram de atendimento médico. 

"Eles ficaram em choque quando souberam que o Lívio não saiu da água com eles. Com os demais atletas conversamos bastante, tentando tranquilizá-los", finalizou.

Os atletas da  Escola de Canoagem Iporanga treinam seis dias por semana, de segunda a sábado, sempre no fim da tarde, por volta das 16h. 

De acordo com os dados meteorológicos repassados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ontem o alerta para a região de José de Freitas era laranja, com ventos que variavam de 50 a 100km/h.

 

 

 

 

"Eu sinto que ele está na mata", diz mãe de atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Adriana Magalhães

Ampliada às 14h27

Rosângela Sales, mãe de Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, disse que sente em seu coração que seu filho está perdido na mata. O atleta de canoagem treinava na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, quando caiu de sua canoa após ser surpreendido por uma forte ventania.

"Eu sinto no meu coração que ele está ali, naqueles matos. Meu filho é inteligente e nada muito bem. Ele achou um jeito de sair da água", disse a mãe.

Bastante emocionada, a mãe desabafou que tem uma conexão muito forte com o filho.

"Ele foi pro retiro e eu senti que algo tinha acontecido com ele. Fui atrás dele, e ele me disse que tinha sido levado ao hospital porque um inseto entrou no ouvido dele. Eu sinto que ele tá vivo, meu coração não sente que ele se foi. Ele tá ali, cansado, com fome", disse chorando.

Veja também:

Segundo Rosângela Sales, seu filho é muito querido. "Todo mundo gosta do meu filho. Onde ele chega, ele faz amizade. Ele foi pro retiro e voltou dizendo que no próximo ano vai levar todos os amigos dele", relembrou.

A mãe também citou a conexão do filho com Deus. "Meu filho vai à missa todo domingo e ele me disse que quando não vai, a semana dele não é boa. Deus está o tempo todo com ele, está agora também", contou.

"Deus mantenha o Lívio de pé" mães rezam nas margens da Barragem do Bezerro


Um grupo de mães da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento chegou no início da tarde, desta sexta-feira (16), na Barragem do Bezerro. 

As fiéis trouxeram uma imagem de Nossa Senhora La Salette e rezaram o terço. Nas preces, as mulheres entoavam em uma só voz: "Deus mantenha o Lívio de pé".

O momento de extrema emoção foi acompanhado pelos familiares, amigos e membros da comunidade que acompanham as buscas pelo adolescente. 

Nossa Senhora de La Salette é a padroeira do movimento Mães que Oram pelos Filhos. A crença é quena Virgem Maria tenha aparecido para três crianças, que realizam um trabalho de pastoreavam um rebanho nas montanhas de La Salette, no Alpes Suíços.

Familiares e amigos fazem momento de oração

Enquanto as equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários realizam buscas pelo atleta de canoagem Lívio Claudinei, 15 anos, familiares e amigos que acompanham os trabalhos realizaram um momento de oração.

De mãos dadas, eles se reuniram às margens da barragem. O momento foi comandado pelo instrutor Till Neves e começou com a oração do Espírito Santo. Depois, todos rezaram, juntos, o "Pai Nosso".

Muito emocionada, a mãe participou do momento de oração. "Deus! Meu Deus! Traga meu filho de volta. Eu te peço, meu Deus", disse.

 

 

 

Bombeiros concluem 1° dia de buscas por atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

  • 1.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • asdas.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • bombeiros.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_16_09.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28_(2).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_29.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_31_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_08.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_09_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_09.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_10.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_05_23.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_05_25.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_38.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_40.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_43.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_44_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_55_01.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_12_33_44_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_12_33_44.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Breno Moreno e Adriana Magalhães 

Atualizada às 18h35

As equipes do Corpo de Bombeiros encerraram as buscas pelo por Lívio Claudinei nesta sexta-feira (16). Os mergulhadores retomarão os trabalhos na Barragem do Bezerro, onde o jovem desapareceu na última quinta-feira (15) durante um treinamento de canoagem, neste sábado (17). 

“Estamos suspendendo as buscas neste momento, para reiniciar amanhã. As buscas foram feitas hoje por duas equipes de mergulhadores e em superfície também, durante o dia, mas amanhã logo cedo vamos reiniciar os trabalhos”, informou o coronel José Veloso, subcomandante do Corpo de Bombeiros.

Dado o tempo decorrido desde o desaparecimento, a expectativa da equipe de buscas é que, caso o jovem tenha se afogado, o corpo emerja nas próximas horas. “É uma possibilidade e estamos trabalhando com ela”, pontuou o coronel José Veloso.

Segundo o subcomandante, a extensão e a profundidade da barragem são dificultadores do trabalho de busca. “É uma área muito ampla e a localização não é precisa. Quem viu tem apenas um rumo do local. Quando você esta dentro da água você tem uma visão muito ampla e quando está na superfície não tem como precisar”, ressaltou. 

Ampliada às 13h20

O atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, chegou a dizer ao seu técnico Diego Vianna que estava bem, após cair da sua canoa. Ele foi surpreendido por uma forte ventania, durante treinamento com outros cinco adolescentes, na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, a 45 km de Teresina. O adolescente está desaparecido desde a tarde dessa quinta-feira (15) e o Corpo de Bombeiros realiza buscas no local. 

O instrutor da Escola de Canoagem Iporanga, Till Neves, contou ao Cidadeverde.com que o técnico Diego Viana estava na barragem com seis atletas, cada um em sua canoa, quando avistou o temporal e começaram a remar em direção à margem para encerrar o treinamento.

À cerca de 400 metros da margem, foram atingidos pela primeira rajada de vento; e após sucessivas rajadas, todos caíram das canoas.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Till Neves 

Raimundo Neto, de 17 anos, foi o primeiro a sair da água nadando. Diego Vianna ajudou outros três atletas a sair também e chegou a perguntar se Lívio Claudinei estava bem, e o jovem teria respondido que sim. Ao retornar para ajudar o rapaz, o técnico não o encontrou mais.

Diego Vianna ficou na água até 1h40 em busca de Lívio e teve que ser hospitalizado, após ser retirado da água em estado de choque. Ele passou o restante da madrugada no hospital e foi liberado hoje cedo.

Além de Lívio, estavam na água: Raimundo Neto (17 anos); Luis Neto (16 anos); Pedro Henrique (16 anos); Ariel (15 anos).

No local, o clima é de apreensão. As pessoas aguardam em silêncio, enquanto observam o trabalho dos bombeiros. O silêncio só é quebrado pelo som dos motores dos veículos aquáticos.

O resgate

As buscas por Lívio Claudinei iniciaram ainda durante o temporal. O técnico Diogo Vianna teve ajuda de um voluntário com um jet ski para iniciar às buscas pelo jovem.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a equipe só chegou ao local por volta da 1h da madrugada.

"O Corpo de Bombeiros fez uma avaliação do local, mas não entrou na água. Ficou agendado para começar hoje às 5h, mas as buscas só começaram às 7h", disse Till Neves.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que foram seguidos os protocolos de segurança e o plano operacional padrão; por isso, as buscas foram iniciadas por volta das 5h30 de hoje. (Veja a nota na íntegra abaixo)

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que segue nas buscas pelo adolescente desaparecido na região da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. Equipes com bombeiros militares e mergulhadores chegaram no local por volta das 23h da última quinta-feira (15). Seguindo os protocolos de segurança e o plano operacional padrão, a busca nas águas foi iniciada por volta das 5h30 desta sexta-feira (16). As guarnições permanecem no local. Equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) também estão prestando apoio operacional nesta ocorrência

Escola de Canoagem tem protocolo de treinamento e segurança

Segundo o instrutor Till Neves, a escola tem um protocolo de treinamento e segurança. "Temos um protocolo: quando avistamos o temporal se formando, retiramos os alunos da água ou nem iniciamos o treinamento", explicou.

Além disso, ele acrescenta que os jovens são orientados sobre como agir nessas circunstâncias.

Sobre o uso de equipamentos de segurança, os instrutores com mais tempo de treinamento não utilizam o colete salva-vidas.

"Dois atletas estavam usando o colete salva-vidas, pois ainda precisam avançar mais no treinamento. Mas os demais não utilizam mais, pois o colete atrapalha os movimentos e o desempenho dos atletas", acrescentou.

Baixa visibilidade dificulta buscas por atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

 

 

 

As buscas pelo atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales pararam após o meio-dia, para que a equipe de mergulhadores possa se hidratar e alimentar. E voltaram às águas após meia hora.

O coronel Emídio, comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, está em José de Freitas e acompanha as buscas. 

"A equipe está na água há quase cinco horas. Então agora eles vão parar para se alimentar e para hidratar. Também para descansar e reduzir os risco de ocorrência de câimbras", explicou. 

Segundo o oficial, a equipe relatou que a baixa visibilidade está dificultando as buscas pelo adolescente.

Após sair da água, os mergulhadores explicaram ao comandade operacional que precisam de pesos e uma acorda para delimitar a área que está sendo buscada, devido a baixa visibilidade. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"A visibilidade está muito baixa. Já mergulhamos aqui com mais de quatro metros de visibilidade. Hoje nossa equipe está trabalhando com apenas meio metro de visibilidade e isso tá dificultando o trabalho ", disse o major. 

A equipe que ficou a manhã toda na água relatou, também, que existem muitos galhos e folhas no fundo na barragem e quando esse material é vasculhado a visibilidade reduz ainda mais. 

Além do Corpo de Bombeiros, equipes de voluntários buscam por Lívio nas margens a barragem 

A Prefeitura de José de Freitas está utilizando dois drones para ajudar nas buscas na área de mata, que circunda a barragem. 

"Estamos com dois drones fazendo buscas nas margens e áreas de vegetação próxima à barragem, porque existe a chance dele ter saído da água e estar desorientado na mata", explicou o secretário de Meio Ambiente, Elisvaldo Pampa. 
Se Lívio não for encontrado hoje, amanhã o Corpo de Bombeiros inicia as buscas também na superfícienda barragem.

Posts anteriores