Cidadeverde.com

Corpo de atleta de 15 anos que desapareceu na Barragem do Bezerro é localizado

Foto: Reprodução e arquivo pessoal 

Por Rebeca Lima 

O corpo do atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, que estava desaparecido desde a quinta-feira (15) na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, foi encontrado na manhã deste sábado (17), por volta das 6h.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o corpo do adolescente flutuou na água, e pescadores em um barco, que também auxiliavam nas buscas, o avistaram. O coronel Emídio Oliveira, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, relatou que o corpo estava na margem oposta da onde os mergulhadores trabalhavam.

“O corpo foi localizado, e estamos agora providenciando o carro do IML para levar para o hospital. Os bombeiros estavam mergulhando mais à direita de onde os pescadores estavam. Ele [o atleta] ficou na frente das barracas da nossa equipe”, informou o coronel Emídio Oliveira.

A Prefeitura de José de Freitas emitiu nota de pesar lamentando a morte precoce do adolescente. Veja abaixo: 

A Prefeitura de José de Freitas lamenta profundamente o falecimento do talentoso atleta Lívio Claudene Sales Santos, do projeto Iporanga Canoagem. Lívio era um jovem destaque em diversas competições nacionais, ocupando a sétima posição no ranking nacional de sua categoria e conquistando medalhas em várias competições. Sua representação do nosso estado e cidade em competições por todo o país será lembrada com orgulho. Nossos pensamentos e condolências estão com a família, amigos e colegas de equipe de Lívio neste momento difícil.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) também manifestou pesar e elogiou o talento do jovem atleta. 

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) expressa profundo pesar pela morte do atleta Lívio Claudene Sales Santos, integrante do Projeto Iporanga, desenvolvido pela Associação Escola de Canoagem de José de Freitas no Piauí.

Lívio era um jovem talento e promissor canoísta, tendo garantido bons resultados em campeonatos nacionais. 

Enviamos nossos pêsames e condolências à família, amigos e companheiros de equipe, nos solidarizamos aos membros do Projeto Iporanga, neste momento de tristeza.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Lívio Claudinei e mais outros cinco atletas, com o técnico, treinavam canoagem na Barragem do Bezerra na quinta-feira (15) quando caíram de suas canoas após serem surpreendidos por uma forte ventania no local.

O instrutor da Escola de Canoagem Iporanga, Till Neves, contou ao Cidadeverde.com que o técnico Diego Viana estava na barragem com os seis atletas, cada um em sua canoa, quando avistou o temporal e começaram a remar em direção à margem para encerrar o treinamento.

À cerca de 400 metros da margem, foram atingidos pela primeira rajada de vento; e após sucessivas rajadas, todos caíram das canoas.

Raimundo Neto, de 17 anos, foi o primeiro a sair da água nadando. O técnico Diego Vianna ajudou outros três atletas a saírem também e chegou a perguntar se Lívio Claudinei estava bem, e o jovem teria respondido que sim. Ao retornar para ajudar o rapaz, o técnico não o encontrou mais.

Além de Lívio, estavam na água: Raimundo Neto (17 anos), Luis Neto (16 anos), Pedro Henrique (16 anos) e Ariel (15 anos).

Atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

O atleta de canoagem Raimundo Neto, 17 anos, estava na equipe que foi surpreendida pelo temporal na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15). Ele relata que não havia sinais de temporal. No momento da ventania, o atleta Lívio Claudinei Santos Sales, de 15 anos, desapareceu na barragem.

"Não tinha temporal, não tinha chuva. Fomos surpreendidos por uma rajada de vento do nada. O professor nos orientou a vir para a margem, a remar. Lembro que o Lívio disse que estava difícil remar. Foi quando vieram outras rajadas e fomos derrubados das canoas", relatou.

Já na água, os adolescentes foram orientados a segurar nas canoas. "O professor nos orientou a segurar na ponta da canoa. Eu e o Luís seguramos na ponta da mesma canoa e nadamos. O Luiz me ajudou muito. Eu só consegui por causa dele", relembra.

Raimundo afirma que em diversos momentos chamou por Lívio e o atleta respondeu que estava bem. "Estou bem, estou de boa", disse.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais