Cidadeverde.com

Bombeiros concluem 1° dia de buscas por atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

  • 1.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • asdas.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • bombeiros.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_16_09.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28_(2).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_29.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_31_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_08.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_09_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_09.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_10.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_05_23.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_05_25.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_38.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_40.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_43.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_44_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_55_01.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_12_33_44_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_12_33_44.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Breno Moreno e Adriana Magalhães 

Atualizada às 18h35

As equipes do Corpo de Bombeiros encerraram as buscas pelo por Lívio Claudinei nesta sexta-feira (16). Os mergulhadores retomarão os trabalhos na Barragem do Bezerro, onde o jovem desapareceu na última quinta-feira (15) durante um treinamento de canoagem, neste sábado (17). 

“Estamos suspendendo as buscas neste momento, para reiniciar amanhã. As buscas foram feitas hoje por duas equipes de mergulhadores e em superfície também, durante o dia, mas amanhã logo cedo vamos reiniciar os trabalhos”, informou o coronel José Veloso, subcomandante do Corpo de Bombeiros.

Dado o tempo decorrido desde o desaparecimento, a expectativa da equipe de buscas é que, caso o jovem tenha se afogado, o corpo emerja nas próximas horas. “É uma possibilidade e estamos trabalhando com ela”, pontuou o coronel José Veloso.

Segundo o subcomandante, a extensão e a profundidade da barragem são dificultadores do trabalho de busca. “É uma área muito ampla e a localização não é precisa. Quem viu tem apenas um rumo do local. Quando você esta dentro da água você tem uma visão muito ampla e quando está na superfície não tem como precisar”, ressaltou. 

Ampliada às 13h20

O atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, chegou a dizer ao seu técnico Diego Vianna que estava bem, após cair da sua canoa. Ele foi surpreendido por uma forte ventania, durante treinamento com outros cinco adolescentes, na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, a 45 km de Teresina. O adolescente está desaparecido desde a tarde dessa quinta-feira (15) e o Corpo de Bombeiros realiza buscas no local. 

O instrutor da Escola de Canoagem Iporanga, Till Neves, contou ao Cidadeverde.com que o técnico Diego Viana estava na barragem com seis atletas, cada um em sua canoa, quando avistou o temporal e começaram a remar em direção à margem para encerrar o treinamento.

À cerca de 400 metros da margem, foram atingidos pela primeira rajada de vento; e após sucessivas rajadas, todos caíram das canoas.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Till Neves 

Raimundo Neto, de 17 anos, foi o primeiro a sair da água nadando. Diego Vianna ajudou outros três atletas a sair também e chegou a perguntar se Lívio Claudinei estava bem, e o jovem teria respondido que sim. Ao retornar para ajudar o rapaz, o técnico não o encontrou mais.

Diego Vianna ficou na água até 1h40 em busca de Lívio e teve que ser hospitalizado, após ser retirado da água em estado de choque. Ele passou o restante da madrugada no hospital e foi liberado hoje cedo.

Além de Lívio, estavam na água: Raimundo Neto (17 anos); Luis Neto (16 anos); Pedro Henrique (16 anos); Ariel (15 anos).

No local, o clima é de apreensão. As pessoas aguardam em silêncio, enquanto observam o trabalho dos bombeiros. O silêncio só é quebrado pelo som dos motores dos veículos aquáticos.

O resgate

As buscas por Lívio Claudinei iniciaram ainda durante o temporal. O técnico Diogo Vianna teve ajuda de um voluntário com um jet ski para iniciar às buscas pelo jovem.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a equipe só chegou ao local por volta da 1h da madrugada.

"O Corpo de Bombeiros fez uma avaliação do local, mas não entrou na água. Ficou agendado para começar hoje às 5h, mas as buscas só começaram às 7h", disse Till Neves.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que foram seguidos os protocolos de segurança e o plano operacional padrão; por isso, as buscas foram iniciadas por volta das 5h30 de hoje. (Veja a nota na íntegra abaixo)

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que segue nas buscas pelo adolescente desaparecido na região da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. Equipes com bombeiros militares e mergulhadores chegaram no local por volta das 23h da última quinta-feira (15). Seguindo os protocolos de segurança e o plano operacional padrão, a busca nas águas foi iniciada por volta das 5h30 desta sexta-feira (16). As guarnições permanecem no local. Equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) também estão prestando apoio operacional nesta ocorrência

Escola de Canoagem tem protocolo de treinamento e segurança

Segundo o instrutor Till Neves, a escola tem um protocolo de treinamento e segurança. "Temos um protocolo: quando avistamos o temporal se formando, retiramos os alunos da água ou nem iniciamos o treinamento", explicou.

Além disso, ele acrescenta que os jovens são orientados sobre como agir nessas circunstâncias.

Sobre o uso de equipamentos de segurança, os instrutores com mais tempo de treinamento não utilizam o colete salva-vidas.

"Dois atletas estavam usando o colete salva-vidas, pois ainda precisam avançar mais no treinamento. Mas os demais não utilizam mais, pois o colete atrapalha os movimentos e o desempenho dos atletas", acrescentou.

Baixa visibilidade dificulta buscas por atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

 

 

 

As buscas pelo atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales pararam após o meio-dia, para que a equipe de mergulhadores possa se hidratar e alimentar. E voltaram às águas após meia hora.

O coronel Emídio, comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, está em José de Freitas e acompanha as buscas. 

"A equipe está na água há quase cinco horas. Então agora eles vão parar para se alimentar e para hidratar. Também para descansar e reduzir os risco de ocorrência de câimbras", explicou. 

Segundo o oficial, a equipe relatou que a baixa visibilidade está dificultando as buscas pelo adolescente.

Após sair da água, os mergulhadores explicaram ao comandade operacional que precisam de pesos e uma acorda para delimitar a área que está sendo buscada, devido a baixa visibilidade. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"A visibilidade está muito baixa. Já mergulhamos aqui com mais de quatro metros de visibilidade. Hoje nossa equipe está trabalhando com apenas meio metro de visibilidade e isso tá dificultando o trabalho ", disse o major. 

A equipe que ficou a manhã toda na água relatou, também, que existem muitos galhos e folhas no fundo na barragem e quando esse material é vasculhado a visibilidade reduz ainda mais. 

Além do Corpo de Bombeiros, equipes de voluntários buscam por Lívio nas margens a barragem 

A Prefeitura de José de Freitas está utilizando dois drones para ajudar nas buscas na área de mata, que circunda a barragem. 

"Estamos com dois drones fazendo buscas nas margens e áreas de vegetação próxima à barragem, porque existe a chance dele ter saído da água e estar desorientado na mata", explicou o secretário de Meio Ambiente, Elisvaldo Pampa. 
Se Lívio não for encontrado hoje, amanhã o Corpo de Bombeiros inicia as buscas também na superfícienda barragem.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais