Cidadeverde.com

Acidente no Bezerro: atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Atleta Raimundo Neto de 17 anos


Por Adriana Magalhães 

O atleta de canoagem Raimundo Neto, 17 anos, estava na equipe que foi surpreendida pelo temporal na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15). Ele relata que não havia sinais de temporal. No momento da ventania, o atleta Lívio Claudinei Santos Sales, de 15 anos, desapareceu na barragem.

"Não tinha temporal, não tinha chuva. Fomos surpreendidos por uma rajada de vento do nada. O professor nos orientou a vir para a margem, a remar. Lembro que o Lívio disse que estava difícil remar. Foi quando vieram outras rajadas e fomos derrubados das canoas", relatou.

Já na água, os adolescentes foram orientados a segurar nas canoas. 

"O professor nos orientou a segurar na ponta da canoa. Eu e o Luís seguramos na ponta da mesma canoa e nadamos. O Luiz me ajudou muito. Eu só consegui por causa dele", relembra.

Veja também:

 
Raimundo afirma que em diversos momentos chamou por Lívio e o atleta respondeu que estava bem. "Estou bem, estou de boa", disse.

Um rapaz que mora na região viu que os atletas caíram na água foi ajudar no resgate. 

"Ele tirou os meninos e o professor, eu saí nadando. Quando ele e o professor voltaram para pegar o Lívio não o encontraram mais", afirmou. 

O jovem relembra que já tinha vivenciado momentos como esse. 

"Nós já passamos por isso antes, de cair da canoas e ter que nadar para sair. Mas o problema desmontem foi o vento. Eu nunca tinha visto tanto vento e nem ondas tão grandes numa barragem tão pequena. Isso não tinha acontecido, ainda", explicou. 

Momentos com Lívio

Raimundo disse, ainda, que Lívio é um rapaz muito carismático e brincalhão. 

"Nos damos muito bem. Ele me convidou para o retiro e fui. Gostei muito. Aqui no treino sempre conversamos e trocamos ideia. Eu digo que vou ganhar dele e ele diz que sim preciso nascer de novo pra ganhar dele", contou Raimundo sobre o amigo.

Lívio é uma inspiração para os demais atletas. 

"Estou treinando tem um ano, mais ou menos. Lívio já é um atleta reconhecido. Ele é o sétimo melhor atleta no ranking brasileiro, na categoria cadete", revelou. 

O treinador Till Neiva disse que após o acidente, dois atletas precisaram de atendimento médico. 

"Eles ficaram em choque quando souberam que o Lívio não saiu da água com eles. Com os demais atletas conversamos bastante, tentando tranquilizá-los", finalizou.

Os atletas da  Escola de Canoagem Iporanga treinam seis dias por semana, de segunda a sábado, sempre no fim da tarde, por volta das 16h. 

De acordo com os dados meteorológicos repassados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ontem o alerta para a região de José de Freitas era laranja, com ventos que variavam de 50 a 100km/h.

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais