Cidadeverde.com

44 animais silvestres serão reinseridos na natureza nesta segunda

Fotos: Ascom/Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, nesta segunda-feira (29), em propriedade no município de José de Freitas, a primeira soltura de animais silvestres em área cadastrada pelo órgão. A ação consiste em liberar para o ambiente natural animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Semarh) e que se encontram prontos para retornarem à liberdade.

Serão reinseridos na vida silvestre 44 animais, dentre eles: jabutis, jiboias, tamanduás-mirins e aves, que foram recebidos no Cetas e que passaram pelo período de quarentena, atendimentos e acompanhamento médico-veterinário, e pela reabilitação aos hábitos silvestres, executada com biólogos e veterinários que atuam diretamente e indiretamente naquela estrutura, sendo considerados aptos para o retorno à natureza, mediante competente atestado.

A área em questão possui correspondência ecológica com os animais que serão reintroduzidos. Eles serão identificados, descritos e registrados em termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.

Após a soltura, a Semarh realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área e conscientização quanto à proibição de maus-tratos, coleta e tráfico, bem como outros ilícitos que possam ser cometidos contra a fauna, realizando também fiscalização no entorno.

A atividade de soltura está pautada na Instrução Normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que, por alguma razão, foram removidos de sua vida e habitat originais.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais