Cidadeverde.com

Festival ‘Food Truck Na Estrada’ chega a Floriano

O maior evento gastronômico itinerante do país chega pela primeira vez em Floriano. O festival “Food Truck Na Estrada” começa nesta quinta-feira (12), das 18 às 22h, no estacionamento do Floriano Shopping. O evento realizado em parceria com a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, é uma oportunidade para fomentar o comércio local e trazer uma opção gastronômica e cultural para toda a família com entrada gratuita.

O Food Truck na Estrada já percorreu mais de 3 países, 17 estados e 300 municípios, oferecendo uma experiência única e inovadora na gastronomia sobre rodas. Cerca de 10 caminhões Food Trucks, estarão estacionados durante 4 dias, oferecendo aos florianenses o sabor de uma culinária diversificada e chops artesanais, em um ambiente familiar, alegre e descontraído ao som de bandas e artistas locais.

Segundo Jaqueline Monteiro, secretária da pasta, 80% dos insumos consumidos são adquiridos no próprio município, todas as estruturas necessárias para realização são contratadas no próprio local, assim como a contratação temporária de funcionários para os serviços de preparo, atendimento e limpeza.

“Além de ser um megaevento gastronômico e cultural, o festival movimenta diversos setores da economia local, como supermercados, padarias, distribuidores de bebidas, postos de combustíveis, rede hoteleira, produtos e serviços  além de oferecer uma opção de lazer e entretenimento à população”, afirmou Jaqueline.

O festival segue até domingo, 15 de setembro, e contará com as seguintes atrações locais:
Sexta-feira (13/09): Dinho Rose
Sábado (14/09): Retrohard
Domingo (15/09): Los Cabrones

ascom

Conquista para a Saúde em Bom Jesus

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nesta quinta-feira (12), com o deputado estadual Fabio Novo e o superintendente de Atenção Básica Herlon Guimarães, onde foi definido que no dia 30 de outubro será realizado a inauguração da Policlínica no municipio de Bom Jesus, oferecendo assim atendimentos com especialidades médicas que participarão dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Herlon Guimarães explica que a Policlínica prestará consultas especializadas como cardiologia, ginecologia e clinica geral. “Estamos iniciando com especialidades que estejam no município, mas com o proposito de aumentar essas especialidades nos atendimentos com especialistas em oftalmologia, pediatra, endocrinologista, entre outros de acordo com a necessidade local”, diz.

Florentino explica que a implantação da policlínica integra um conjunto de ações para o atendimento especializado, como plano de descentralização de serviços em alta complexidade. “A policlínica vai servir para o atendimento à população, ao usuário do SUS”, destaca o gestor.

O secretário ressalta a importância da abertura da policlínica, reforçando o município de Bom Jesus como polo de saúde para os demais municípios vizinhos. “É uma integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Bom Jesus, por meio dos atendimentos especializados”, lembra o secretário.

Fabio Novo, deputado estadual, diz que “é um ganho para população da região, que vai ter à sua disposição uma policlínica bem aparelhada, moderna e com profissionais competentes”.

Ascom

Escola capacita mais de mil servidores municipais em 2019

Através de um trabalho intenso de articulação, divulgação e promoção, a Escola dos Municípios do Piauí, entidade vinculada à Associação Piauiense de Municípios, já capacitou mais de mil servidores e técnicos municipais somente este ano.

Fundada em 29 de julho de 2008 pelo então presidente da APPM, Nonato Marreiros, a Escola tem buscado se atualizar e disseminar cursos e capacitações informativas em diversos temas que compõem a administração municipal, sobretudo, nas questões mais desafiadoras e imprescindíveis ao bom funcionamento das municipalidades.

Este ano, através de parcerias com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Escola pôde disponibilizar, gratuitamente, cursos para as principais áreas da gestão. O avanço se deu através da articulação do atual presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

“Uma boa gestão se dá através de vários fatores, mas é importante lembrar que sem a qualificação do corpo técnico municipal, não se consegue fazer uma administração efetiva e de qualidade. Nesse sentido, temos procurado fazer parcerias que contribuam com a APPM, a Escola e os municípios”, pontua Jonas.

Captação de Recursos, Gestão de Pessoas, Controle Interno, O Papel dos Municípios na Rede Socioassitencial, Incremento de Receitas Municipais, Licitações e Contratos, e e-Social – Teoria e Prática foram alguns dos temas abordados em 2019. Durante esse tempo, a Escola buscou ouvir os gestores municipais e montou um calendário voltado às principais necessidades das gestões.

“A Escola dos Municípios, ao longo da sua história, tem buscado ser um braço forte das prefeituras do nosso Estado. Nesse sentido, procuramos levar o conhecimento necessário ao bom funcionamento das gestões através de cursos, seminários e qualificações, e o nosso objetivo é alinhar periodicamente nossa grade de cursos às reais necessidades dos municípios. Vivemos um momento em nosso país no qual a atividade pública enfrenta diversos desafios que englobam as esferas éticas, políticas, técnicas, entre outras, e a valorização do servidor público é cada dia mais necessária”, destaca Marcos Patrício Nogueira, presidente da Escola.

Seguindo seu cronograma de atividades, a Escola dos Municípios disponibiliza, no dia 18 de setembro (quarta-feira) o curso: Gestão da Saúde nos Municípios – Políticas, Financiamento e Instrumento de Planejamento Local, que será ministrado gratuitamente através do CNM Qualifica.

Água Branca ganha Ação Civil Pública contra a Agespisa

A Justiça determinou que a Agespisa restabeleça, no prazo de 10 dias, o fornecimento de água nos bairros São Luís e Tingui em Água Branca, sob pena de multa diária no valor de R$ 4 mil.  A decisão é favorável à Prefeitura de Água Branca, que impetrou Ação Civil Pública a fim de restabelecer o fornecimento de água e promover a manutenção do sistema de esgotamento sanitário nos bairros São Luís e Tingui.

 “Entramos com Ação no mês de maio e agora esperamos que essa decisão judicial seja cumprida dentro do prazo. Vamos continuar trabalhando para que as famílias aguabranquenses possam ter o que é de direito. Não é razoável que as famílias paguem por um serviço que não têm acesso. Por isso, foi necessário nossa ida ao Judiciário. Nossa expectativa é que a situação seja resolvida o quanto antes”, destaca o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 Os bairros São Luis e Tinguis estão sem o regular fornecimento de água desde o dia 12 de janeiro de 2019. São aproximadamente 400 famílias atingidas diretamente pelo desabastecimento. De acordo com o relatado pela Prefeitura na Ação Civil Pública, mesmo com os problemas, os moradores vêm recebendo os talões de cobrança de água normalmente, muitos deles em valores como se tivessem usufruindo o regular serviço de água.

"A situação ficou tão difícil que os moradores fizeram um abaixo-assinado e entregaram na Prefeitura. E por ser um serviço público essencial, que não está sendo prestado de forma adequada e contínua, não tivemos outra alternativa que não acionar a Justiça, que nos deu decisão favorável. Nós só queremos que a Agespisa cumpra com suas obrigações contratuais e regularize o abastecimento da água, como também a manutenção do esgotamento sanitário", finaliza Jonas Moura. 

Ascom

Um carro zero e prêmios no IPTU Premiado de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras vai sortear um carro zero km e mais 10 prêmios na campanha IPTU Premiado 2019. Para concorrer, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencherem um cupom que dará direito a participação no sorteio, que ocorrerá em dezembro, no aniversário da cidade.

O IPTU Premiado tem o intuito de estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano em Oeiras. O imposto é uma das principais receitas próprias do município e sua arrecadação é aplicada na manutenção de serviços públicos e em obras que valorizam e beneficiam toda a população.  

De acordo com o regulamento, só poderá participar do sorteio o contribuinte que requer o cupom e atualizar o cadastro Imobiliário e Fiscal da Prefeitura de Oeiras, sendo responsabilidade exclusiva do contribuinte, apresentar documentos devidamente quitados.

A condição de proprietário e/ou possuidor do imóvel, devera? ser comprovada mediante a apresentação dos documentos de arrecadação do IPTU 2019 do imóvel pago até a data do vencimento e o contrato ou compromisso de compra e venda, escritura pública ou outro título hábil que demonstre de forma incontestável a referida condição.

Em imóveis locados, para poder receber o cupom, além da inexistência de débitos de exercícios anteriores, o locatário devera? exibir o documento de arrecadação do IPTU 2019 do imóvel, devidamente quitado e o contrato de locação com firma reconhecida do locador e locatário.

IPTU Premiado 2019

1° prêmio – Um carro zero Km

2° prêmio – Uma geladeira

3° prêmio – Uma televisão

4° prêmio – Uma máquina de lavar

5° prêmio – Uma bicicleta

6° prêmio – Uma bicicleta

7° prêmio – Um forno micro-ondas

8° prêmio – Um notebook

9° prêmio – Um smartphone

10° prêmio – Um smartphone

11° prêmio – Um smartphone

redacao@cidadeverde.com

Lagoa de Parnaguá sofre com a estiagem

Foto: João Bandeira

A Lagoa de Parnaguá já foi a maior de todo o Piauí, hoje agoniza com sua imensa área tendo se transformado em uma especie de campo de pasto para animais que ainda conseguem  se alimentar do que sobrou da forte estiagem que atinge a região sul piauiense.  

A Lagoa de Parnaguá quando cheia possuía um volume que atingia uma área total de 12 quilômetros de extensão por seis de largura. A degradação das margens pode ter sido um dos agravantes para a atual situação. 

A Prefeitura de Parnaguá  criou  um decreto que transformou cerca de 70 mil hectares em Parque Ambiental Municipal e em Área de Proteção Ambiental –APA Lagoa de Parnaguá, mas infelizmente a ação não impediu que boa parte da água da lagoa fosse atingida pela estiagem e degradação.

 Hoje resta torcer que o próximo período de chuvas seja intenso o suficiente para deixar a lagoa com o mesmo volume de água de vinte anos atrás.

joaobandeira@cidadeverde.com

Futebol amador é destaque em Manoel Emídio

  • ME_futebol_3.jpeg ascom
  • ME_futebol_5.jpeg ascom
  • ME_futebol_1.jpeg ascom
  • ME_futebol2.jpeg ascom
  • ME_futebol_4.jpeg ascom
  • ME_futebol.jpeg ascom

A  1ª Copa de Futebol Regional de Manoel Emídio, maior competição  realizada na região, iniciou sábado (07/09) com o objetivo de promover o esporte amador do sul do Piauí revelando jogadores de todas as cidades envolvidas. 

Entre os parceiros do evento,  o  prefeito Antônio sobrinho, a secretaria de esportes, o secretário Pedson Paixão, a liga desportiva do sul do Piauí (LIDESPi), o advogado Paulo Nielson, os diretores de esportes Alan Kardec Saraiva e Valmir Macedo além de vários outros contribuintes da iniciativa privada .

Serão 16 equipes envolvendo as cidades de Colônia do Gurgueia, Elizeu Martins, Canavieira e Bertolínia que proporcionarão  até o final do evento, previsto para o mês de dezembro, muitas tardes de futebol na luta pelo título da copa e a premiação recorde. As partidas serão realizadas no estádio o Lealzão em Manoel Emídio.

Com informações ascom

Audiência Pública em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), em cumprimento às orientações do Ministério Público Estadual, realizaram, nessa quarta-feira (4), uma Audiência Pública que colocou em debate a realização de eleições unificadas para o Conselho Tutelar, referente ao quadriênio 2020-2024. A audiência ocorreu na Câmara Municipal de Água Branca,

O objetivo da audiência, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Sousa, era oportunizar um momento para a comunidade conhecer melhor os objetivos dos candidatos a conselheiro tutelar de Água Branca.

"O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O processo de escolha destina-se à eleição de cinco membros titulares e demais membros suplentes para o mandato que terá início em janeiro de 2020 e término em janeiro de 2024. A audiência pública visa dar ainda mais transparência a este processo", diz Danielly.

Participaram da audiência, o promotor de Justiça Mário Normando; a presidente do CMDCA, Rayane Alves; a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Lima; a Chefe de Gabinete, Ocilia Loyola; demais secretários de Água Branca, além de conselheiros, vereadores, estudantes, líderes comunitários e a população. 

A eleição para a escolha dos Conselheiros Tutelares de Água Branca será realizada no dia 6 de outubro de 2019, das 8h às 17h, na sede do CRAS. Poderão votar, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo, todos os cidadãos maiores de 16 anos que tenham realizado inscrição eleitoral no município de Água Branca. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato.

A posse dos membros do Conselho Tutelar de Água Branca será concedida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 10 de janeiro de 2020. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ascom

 

Adapi libera abate de suínos em Oeiras

Após decretar emergência sanitária em todo o Estado por conta da peste suína, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) liberou o abate de porcos no matadouro de animais de pequeno porte de Oeiras. A partir desta quinta-feira, 05, os animais poderão ser abatidos no município, desde que o abate obedeça os critérios de qualidade e higiene, fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

“Protocolamos um pedido para liberação do abate suíno em nosso matadouro. A resposta foi positiva, então, a partir desta quinta-feira o abate de suínos está liberado. Para que isso aconteça, o proprietário dos animais deve ir até a Adapi, retirar o GTA (Guia de Transporte Animal) e, de posse deste documento, levar o suínos para o matadouro. O abate de suínos para comercialização só pode ser feito no matadouro de animais de pequeno porte, mediante a apresentação da GTA”, explica o veterinário do SIM, Jefferson Luís.

Implementado no final de 2017, o SIM contribui para promoção da saúde pública dos oeirenses, garantindo segurança alimentar à população e contribuindo na geração de renda para os pequenos produtores. “O Selo de Inspeção Municipal emitido pelo SIM garante a qualidade e a segurança da carne que vai ser consumida”, frisa o veterinário.

Peste suína

A peste suína é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, contato com animais infectados, equipamentos sujos e roupas de indivíduos que mantiveram contato direto com porcos domésticos ou selvagens que estejam doentes ou possuam o vírus incubado. A doença chega a matar 90% dos animais jovens e nos mais velhos pode manifestar-se discretamente.

Inicialmente, os porcos apresentam depressão e febre alta, regiões avermelhadas, hemorragia e cor azulada geralmente nas extremidades, axilas, abdômen e face interna dos membros de animais brancos. Também é detectada letargia, convulsões ocasionalmente, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.

ascom

 

Avanços no município de Cajazeiras do Piauí

Foto: João Bandeira/Cidadeverde.com

Localizado na região sudeste piauiense e  distante 270 km de Teresina,  o município de Cajazeiras do Piauí, administrado pelo prefeito Aldemar Neto(PT) tem um total de 3.343 habitantes.

Em Cajazeiras do Piauí obras com recursos próprios do município e através de parcerias tem mudado a vida de várias comunidades. Que tem recebido serviços como a construção de módulos sanitários, quadras de esportes através do FUNDEF, escolas de modelo padrão FNDE, reformas de prédios como da Prefeitura e da sede da  Educação municipal, trabalhos de calçamento através da secretaria das cidades e ainda 14 mil metros quadrados de asfalto que em serão iniciados.

De acordo com o prefeito Aldemar Neto(PT) as conquistas para Cajazeiras não param. “Recebemos da Codevasf por intermédio do Deputado Assis Carvalho, um trator e um caminhão para ajudar a nossa agricultura.  Através da ex- senadora Regina Sousa estamos recebendo uma Van para o transporte e apoio de nossos conterrâneos que buscam tratamento de saúde. Do senador Ciro Nogueira temos em processo de licitação um caminhão compactador, e outras conquistas ainda estão por vir” disse.

joaobandeira@cidadeverde.com

Posts anteriores