Cidadeverde.com

Combate a ligações clandestinas de água em Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está intensificando a ação de combate a ligações clandestinas na rede de água, em Oeiras. A ação é considerada crime e todos os meses representa grande prejuízo para a entidade, que precisa aumentar sua capacidade para atender moradores que não pagam pelo serviço. De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o usuário que cometer esse tipo de infração é multado e pode responder criminalmente.

“A pessoa que faz a ligação clandestina não tem a preocupação de economizar no consumo da água, pois, vai pagar sempre a mesma taxa. Devido isso, em determinados períodos que o consumo de água é maior, muitas pessoas, com as contas em dias, têm o seu fornecimento prejudicado”, explica Assuéro Rêgo, diretor do SAAE de Oeiras.

Ele comenta que, a equipe do SAAE tem andado em diversos bairros onde a água só chega em determinados horários, e a população tem reclamado. “Uma das medidas que temos aderido para melhorar esse fornecimento é justamente combater o desvio ilegal da água”, frisa.  

O SAAE está fazendo fiscalizações, avaliando residências que possuíam um determinado consumo mensal, e repentinamente passam a ter um gasto bem menor. “O SAAE está aplicando multa nas residências onde é identificado o desvio. As multas são caras e variam de acordo com o tamanho da residência, entre 15 e 100 vezes o valor da tarifa mínima. Vale muito mais a pena a pessoa pegar sua água em dia e não fazer o desvio”, aconselha.

O diretor chama a atenção para outro tipo de situação ilegal que acontece na cidade. “Algumas pessoas que estão em atraso no pagamento, e a água é cortada, estão fazendo a religação por conta própria. Nesses casos, ressaltamos que, mesmo religando pelo hidrômetro, sem fazer desvios, configura-se como crime passível de multa. Aconselhamos a não fazer isso, e sim nos procurar, pois, estamos de portas abertas para negociar os débitos da melhor forma que o cliente possa pagar”, enfatiza.

A população pode denunciar ligações clandestinas nos números (89) 99466-9381 / 3462-4604 ou através do nosso site www.saaeoeiras.com.br.  O denunciante não precisa se identificar, e estará colaborando para o bem-estar dos moradores.

 Ascom

Saúde de Picos no Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde vai realizar lançamento do projeto “ Diga sim a vida” em alusão ao dia da mulher. O evento será realizado nesta sexta-feira (08), a partir dás 9 horas na sede da secretaria, na  Rua Marcos Parente, 641, Centro.

De acordo com a coordenadora da saúde da mulher, Ronilce Lopes, no evento vai ter: sorteio de brindes, informativos sobre o tema e uma  palestra falando da importância da mulher emponderada.

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional.Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. Esta data é marcada por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, poemas ou frases.

Fonte: Ascom

Programação em homenagem ao Dia da Mulher em Oeiras

O mês de março traz o Dia Internacional da Mulher, uma data que representa as conquistas e a luta diária pela igualdade entre os gêneros. Para comemorar a data, a Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, realiza nesta quinta e sexta-feira, 07 e 08 de março, o projeto ‘Mulher Mais Bela’, com uma programação especial, voltada para o público feminino.

Nesta quinta-feira, será exibido um filme para as servidoras da Prefeitura de Oeiras. Denominada ‘Cine Mulherão’, a sessão de cinema acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 19h.

Na sexta-feira, 08, a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher tem início às 7h da manhã, com concentração na Secretaria Municipal de Assistência Social, com uma homenagem às mulheres oeirenses, entrega de rosas e mobilização pelo centro da cidade até o Mercado Municipal Dona Lili, onde ocorrerá a culminância do projeto, com uma palestra motivacional, coffee break e sorteio de prêmios.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

DIA 07 DE MARÇO

Cine Mulherão

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde | Horário: 19:00h

Público-alvo: Mulheres profissionais da Prefeitura Municipal de Oeiras 

DIA 08 DE MARÇO

Caravana da Mulher

Local de concentração: SEMAS | Horário: 07:00h

Homenagem às mulheres oeirenses, com entrega de rosas e mobilização pelo centro da cidade até o Novo Mercado Público Municipal, onde ocorrerá a culminância do projeto. 

Bate-papo: “Eu, meu trabalho e minha família”, com o palestrante Mury Campos

Local: Mercado Público Municipal | Horário: 10:00h

10:40h - Sorteio de prêmios e coffee break

11:00h – Encerramento

Fonte: Ascom

Carnaval de Picos supera expectativas

Foto: cidades na net

A 3ª noite do carnaval de Picos foi uma das mais movimentadas do evento organizado pela Prefeitura através da secretaria de cultura da cidade comandada por Iata Rodrigues. A festa teve como estrelas principais as bandas locais, que durante toda a noite animaram o público de mais de 30 mil pessoas com marchinhas, frevo, axé music, swingueira e muita animação. Artistas da Orquestra de Frevo Carnaval Feliz, banda Tô Na Farra e o cantor Robson Farra foram alguns nomes de Picos que antecederam o show de Márcia Felipe,  que  subiu ao palco do evento somente as 4h50 da madrugada. Para o prefeito da cidade, Padre Walmir, o grande mérito da festa em Picos foi a participação popular dos moradores do município e visitantes de toda a região que foram prestigiar a folia .

Foto: Ccom/Picos

 

Mutirão de combate ao Aedes aegypti em Oeiras

Dando sequência à agenda de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela –, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, nesta quarta-feira, 27, um mutirão no Bairro Rosário.

Este foi o terceiro mutirão realizado este ano – os bairros Canela e Leme já foram contemplados. Os próximos mutirões serão realizados nos bairros Várzea, Rodagem de Floriano, Rodagem de Picos e Oeiras Nova. O cronograma segue até abril. O coordenador dos agentes de combate às endemias, Célio Tôrres, comenta que as ações de monitoramento e enfrentamento ao mosquito também acontecem na zona rural do município, em regime bimestral.

Na ação, a equipe de agentes de combate às endemias percorreu todas as áreas do bairro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população. Os profissionais realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos.

Além dos agentes de combate às endemias, as atividades também contam com a participação de agentes comunitários de saúde e da Secretaria Municipal de Obras. A Semusa frisa que o combate ao mosquito está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros.

 Ascom

Prevenção contra enchentes em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior apresentou nesta quarta-feira, (27.02) por meio da Coordenação de Defesa Civil, o Plano Municipal de Contingência/Alagamentos - que reúne vários segmentos de apoio em caso de desastre naturais e catástrofes.

A apresentação aconteceu no Auditório do SAAE, pelo coordenador de Defesa Civil, "Edilson da Vargem". Presentes, o prefeito Professor Ribinha, a secretária de Assistência Social Nilzana Gomes, o presidente do Comitê das Associações de Moradores - Idelfonso Alves, secretários municipais, presidentes de Associações e representantes de grupos parceiros nas ações de emergencias.

O coordenador disse, que é preciso que todos os segmentos estejam reunidos, integrados para poderem agir rápido nas situações. O Plano contará com nomes e telefones de todos os envolvidos para quando precisarem saber a quem recorrer com rapidez

"Precisamos dar importância as ações da Defesa Civil no município", falou Edílson da Vargem, ressaltando, que reconhece os esforços do prefeito que esteve em Brasília no Ministério da Integração Nacional, e nas secretarias estaduais buscando melhorias.

"Ele tem passado pra gente muitos equipamentos necessários no Socorro em caso de enchentes e queimadas. No ano passado e este ano houve redução nas queimadas, e nos estragos ao meio ambiente com os efeitos delas", comentou Edilson.

O prefeito Professor Ribinha destacou que neste momento tratam das ações ligadas a Defesa Civil, mais precisam do apoio de todos. "Moramos em um lugar que não é tão chuvoso, mas em Campo Maior, quando chove muito a cidade é bastante atingida, por ser circundada por rios", enfatizou.

O prefeito citou os apoios que conseguiram no ano passado no Ministério da Integração Nacional, e declarou que se este ano trabalharem no mesmo formato do ano passado vão está preparados para receber as chuvas. "Temos equipes com experiências no Socorro às vítimas. No ano passado houve a mobilização de todos e foi resolvido rápido muita coisa. Peço neste momento o envolvimento de todos", explicou o prefeito.

Fonte: Ascom

Carnaval de União terá 12 bandas

O Carnaval de União é uma tradição forte na região norte do Estado e este ano não poderia ser diferente. O município deve receber entre os dias 02 e 05 de março, milhares de foliões que vem de todos os cantos prestigiar um dos maiores carnavais de rua do Piauí.

Uma estrutura com palco, iluminação e sonorização, além de banheiros químicos e muita segurança será montada para sediar o evento. O corredor da folia será montado na Avenida Filinto Rego, como é feito anualmente e o palco estará posicionado ao lado da Praça do Mercado.

O evento estará sendo realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com o Governo do Estado, por meio de emendas dos deputados Georgiano Neto e Júlio César.

UMA SEGUNDA-FEIRA DIFERENTE – A novidade para o carnaval deste ano é a programação da segunda-feira (04/03) que irá contar com quatro atrações e começará mais cedo, às 20h, logo após o desfile do Bloco dos Gatões. Nos demais dias, a programação começará normalmente às 21h.

OUTROS ATRATIVOS - O folião poderá contar ainda com os diversos atrativos que a cidade oferece, os bares, restaurantes e cartões postais, por exemplo: O Cais do Beira Rio, a barragem Filinto Rego e outros banhos localizados na zona rural do município.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, comentou sobre a realização do evento. “É uma grande satisfação organizar mais uma vez este carnaval que é tradicional. Para isso estamos contando com a parceria dos nossos deputados e do Governo. Tenho certeza que será um carnaval tranquilo, com segurança e muita diversão para os unionenses e visitantes”, disse o gestor.

PROGRAMAÇÃO:

02.04 – SÁBADO - Começando 21h
- Hallyson Balada de Luxo
- Pegadões do Forró

03.04 – DOMINGO - Começando 21h
- Toinho do Arrocha
- Banda Pilera
- Forró D’Paredão

04.04 - SEGUNDA-FEIRA – Começando 20h
- Chikinho do Forró
- Luketta
- Forró Bandido
- Anderson Rodrigues

05.04 – TERÇA-FEIRA - Começando 21h
- Unny City
- Bill Balla
- BB Chorão

Saúde de Picos antecipa novamente o pagamento dos servidores

A Secretaria de Saúde de Picos antecipou mais uma vez o salário de todos os servidores, concursados, contratados e comissionados. O Secretário de Saúde, Júnior Santos, liberou os depósitos para esta terça-feira, dia 26. O pagamento  é referente ao mês de fevereiro de 2019.

O secretário vem cumprindo rigorosamente com os compromissos que estipula o 5º dia útil como sendo a data oficial de pagamento do funcionalismo. Desde que, Dr júnior Santos assumiu a pasta, o pagamento foi antecipado pela terceira vez consecutiva. Servidores da saúde confirmaram que o pagamento está sendo feito antecipadamente.

" Eu tenho um compromisso com os funcionários. E é um dever de todo gestor manter os salários em dias, com isso os atendimentos e os serviços melhoram. No final quem vai ganhar são os usuários da rede pública de saúde", ressaltou o secretário.

Fonte: Ascom

Encontro de Astronomia em Oeiras reúne 120 professores

Cerca de 120 professores de Oeiras, Ipiranga, Santa Rosa, Colônia do Piauí e São João da Varjota participam até quarta-feira, 27, do 75° Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, o evento teve início na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Capitaneado pelo professor, físico e astrônomo João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o EREA tem como objetivo capacitar os professores – que ministram aulas sobre os conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física – da rede pública municipal e estadual e da rede privada de Oeiras de outros quatro municípios em ensino de ciências espaciais. “Espero que os professores gostem das atividades que trouxemos, que usem as ideias para também implementá-las em outros conteúdos, que eles ensinam em outras disciplinas. Pegando uma ideia aqui e aplicando ali”, comenta o organizador do evento.

A programação do evento contempla palestras, oficinas, observações astronômicas e sessões de planetário, abertas à visitação dos alunos das escolas da rede municipal. “Dificilmente algum aluno de Oeiras visitou um planetário. Então, trouxemos do Rio de Janeiro um planetário inflável, portátil, digital e os alunos vão poder passar por ele até quinta-feira”, acrescenta João Batista Canalle. Serão distribuídas lunetas para as escolas que participarem do evento e da oficina de montagem de lunetas Galileoscope.

Para o prefeito José Raimundo, o encontro desperta os professores para a descoberta de talentos estudantis nas áreas de astronomia e astronáutica. “O encontro é uma oportunidade para descobrir e desenvolver talentos através da educação, nas áreas da astronomia e da astronáutica. Com iniciativas como essa temos a possibilidade de transformar vidas através da educação”, argumenta o prefeito José Raimundo.

O EREA também tem o propósito de incentivar os alunos a participarem das olimpíadas de conhecimento. Participando da OBA desde 2015, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

“Tanto a nota do IDEB, quanto o resultado em olimpíadas como a OBA são fruto de um trabalho árduo, que exige muita dedicação. Para nós, que fazemos a rede municipal de Educação, é motivo de muita importância sediar um momento como esse. O evento tem o propósito de fazer com que nossos professores mudem suas estruturas pedagógicas. De forma simples e criativa, podemos mudar as perspectivas de nossas crianças”, pontua a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Nesta terça-feira, 26, os professores estarão envolvidos em atividades práticas, que culminarão na construção de bases e lançamentos de foguetes. 

Zé Pereira de José de Freitas é sucesso de público

Uma multidão superior a 20 mil pessoas de acordo com a organização do evento prestigiou a última noite do Zé Pereira 2019 de José de Freitas. Uma festa que contou com apôio do Conselho Nacional do Sesi, e grandes atrações como  Márcia Felipe, Iohanes, Valdo e Felipe dentre outros artistas. O prefeito da cidade Roger Linhares foi prestigiado por várias autoridades e fez questão de subir ao palco e anunciar uma das mais esperadas atrações da última noite da festa, no caso a cantora Márcia Felipe. Políticos como Margarete Coelho, Fábio Abreu e Lucy Silveira estiveram presentes na grande festa de José de Freitas, que agora em 2019 demonstrou ser uma das mais visitadas pelos foliões não só da cidade como de municípios vizinhos. 

Posts anteriores