Cidadeverde.com

Picos terá ponto facultativo na quinta(2) e sexta-feira(3)

Foto: Prefeitura de Picos

O prefeito de Picos, Padre Walmir, decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), em todos os órgãos da administração municipal, exceto para aqueles servidores que desempenham  funções em regime de escala ou plantão. O decreto leva em consideração a necessidade de adotar medidas de contenção à Covid-19. No domingo (28) o prefeito de Picos, Padre Walmir, anulou decreto que determinava a reabertura gradual das atividades econômicas no município. A decisão foi tomada após determinação do  juiz da 2ª Vara da Comarca de Picos, Marcos Antônio Moura Mendes. A expectativa é que a população da cidade cumpra de fato o isolamento social, já que a movimentação de pessoas nas ruas de Picos ainda é bastante intensa apesar das determinações judiciais e o acatemento por parte do prefeito Padre Walmir

Leia abaixo o decreto do ponto facultativo na íntegra:

Decreto de ponto facultativo em Picos

Reunião define adiamento da 2ª fase da abertura em Floriano

A reunião para discutir a abertura de novas atividades comerciais em Floriano foi realizada no gabinete do prefeito Joel Rodrigues e teve a participação dos secretários, de Saúde, James Rodrigues; de Governo, Bento Viana e de Comunicação Nilson Ferreira, além do diretor técnico do Hospital Regional Tibério Nunes, Justino Moreira; do diretor da Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte, da diretora de Vigilância Epidemiológica, Miléssia Mousinho e do Dr. Vinicius Coelho, médico da UBS FUNASA.

Primeiro foram apresentados os dados epidemiológicos de Floriano. Até o dia 28 de junho, 1.277 pessoas foram atendidas na Unidade Básica de Saúde FUNASA, referência para síndromes gripais. 70 pacientes passaram pelo protocolo de tratamento de Floriano.

O maior número de casos confirmados em Floriano está no centro da cidade (26 casos), seguido pelo bairro Manguinha (17), bairro Sambaiba Nova (11), Irapuá I (10) e Meladão (8) e os demais bairros abaixo de 7 casos.

No último sábado (27) 53 garis e varredores de rua de Floriano foram testados e todos deram negativo para covid-19.

A taxa de letalidade, entre os 164 confirmados até este dia 28 de junho, foi de 3%, com 5 óbitos, o último ocorrido em 17 de junho. Todos os óbitos foram de pacientes com comorbidades. Floriano figura na 16ª posição entre os municípios piauienses com maior número de óbitos e na 21ª posição em número de casos confirmados.

Alguns dados foram levantados a partir de 9 de junho, um dia depois da retomada das atividades comerciais de Floriano, até 28 de junho.

Foram realizados 1.162 testes na população, que incluem 3.200 testes feitos pelos institutos de pesquisa Amostragem e Ibope e 553 de laboratórios privados.

Em outro levantamento que compara números 20 dias antes da abertura do comércio e 21 dias depois dessa abertura, constatou-se que, antes da retomada da economia foram 47 casos, média de 2,35 casos/dia. Nos 21 dias após a reabertura, foram 72 casos, média de 3,6 casos/dia.

Os números são considerados bons, dentro de um controle epidemiológico, e os especialistas indicam que este nível de aumento no número de casos não foi impactado pela reabertura do comércio, mas, principalmente, pelo excesso de aglomerações nas residências, com festas particulares, com o não distanciamento e o não uso de máscara. Junho fechará seus números praticamente com o mesmo número de casos confirmados em maio, quando não havia a abertura do comércio.

A maior preocupação está com o aumento no número de internações no Hospital Tibério Nunes. Apesar de a quantidade de pacientes internados de Floriano ter se mantido na média de 1, o índice de pacientes de outras cidades, com necessidade de leitos de UTI, tem aumentado. Nos dados de 28 de junho são 28 óbitos e 15 internações, sendo 7 em leitos clínicos e 8 em UTI.

A outra preocupação é que o público jovem, que mais tem descumprido as regras sanitárias, é o mesmo que frequenta academias, onde há riscos de aglomeração e compartilhamento de equipamentos. Riscos também importantes ocorrem nos consultórios odontológicos, onde a possibilidade de contaminação é alta. 

Com base nestes fatos, que é essencial para a tomada de decisões, o governo decidiu manter a primeira fase da retomada da economia em andamento e adiar para pelo menos até 7 de julho, o início da fase 2, que incluem as academias, consultórios odontológicos e atendimento presencial dos serviços públicos municipais, o que também dependerá de uma nova avaliação.

Polícia intensifica fiscalização do isolamento no litoral do Piauí

Foto: reprodução

A Polícia Militar do Piauí através do 2° BPM e a Vigilância Sanitária realizaram no sábado (27) novas fiscalizações nas praias piauienses para dar  cumprimento ao decreto estadual com as medidas mais rígidas de isolamento para conter o avanço do novo coronavírus.  Em Parnaíba, as equipes estiveram na estrada da Praia da Pedra do Sal e da Lagoa do Portinho. As ações também ocorreram em Luís Correia  bem como nos demais municípios da circunscrição da Unidade.. A fiscalização ocorreu de sabado até domingo (28) e voltam a acontecer no próximo fim de semana.

Cidade de Joaquim Pires ganha recuperação de ruas

A Prefeitura de Joaquim Pires, iniciou  trabalhos de recuperação de calçamentos em toda a zona urbana. De acordo com o Prefeito Genival Bezerra (PT), a ação vai ser realizada em todas as vias públicas da cidade danificadas pela ação das chuvas ou tráfego de veículos pesados.

A obra que está sendo realizada com recursos próprios, iniciou pela rua José Pereira, importante via que dá acesso a PI 112, que liga Joaquim Pires à Luzilândia. No trecho, foi constatado diversos danos causados pelo tráfego intenso de caminhões e carretas, causando transtornos à população e prejuízos ao município.

Os trabalhos consistem em retirada de paralelepípedos, nivelamento e compactação do solo. Em seguida, os operários realocam os blocos, substituindo os que estavam danificados pelos novos e reconstruindo onde houver falhas.


A prefeitura, mobilizou dezenas de trabalhadores para realização dos trabalhos de reconstrução das vias públicas; gerando emprego e renda para famílias que estão precisando de renda  neste momento de crise que o mundo atravessa.

Hospital de São Raimundo Nonato terá 15 novos leitos de UTI

Foto: Assessoria do senador Ciro Nogueira

O ministério da Saúde habilitou 30 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes graves da COVID-19 no Piauí. A portaria do ministério foi publicada nesta quinta-feira (25). Serão 15 leitos para Teresina, 8 no Hospital São Marcos e 7 no Hospital Geral Monte Castelo. Os outros 15 leitos credenciados são para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato. A informação foi repassada pela assessoria do senador  Ciro Nogueira  que  agradeceu o presidente Bolsonaro e ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello, pela atenção com o Piauí na destinação dos 30 novos leitos. Ele ressaltou que, apesar deste momento difícil, é muito bom poder anunciar boas notícias como essa para o estado.

 

Município de Oeiras registra primeiro óbito por Covid-19

O município de Oeiras registrou nesta quinta-feira, 25, o primeiro óbito por Covid-19. A paciente é uma mulher de 45 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Deolindo Couto, destinada exclusivamente para o tratamento de casos graves da doença.

Dados do último boletim epidemiológico, atualizado na noite de quarta-feira, mostra que a cidade soma 158 casos confirmados da doença – 66 pessoas estão em tratamento domiciliar, 85 encontram-se recuperadas, cinco internadas em leito clínico e duas na UTI do HRDC. 

A Prefeitura de Oeiras divulgou nota lamentando o óbito. “Nesse momento de dor, a Prefeitura se solidariza com os familiares e amigos da vítima e reforça o apelo para que a população permaneça em casa e siga as orientações dos órgãos de saúde. Esta é uma batalha árdua que precisa da colaboração de todos!”, diz a nota.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que tem seguido o seu plano de contingência, mas reforça que é necessário o esforço da população nas ações de prevenção e isolamento social, essenciais para conter a proliferação do vírus. Medidas como usar máscara, lavar as mãos com frequência, manter o distanciamento de 2 metros das pessoas e só sair de casa se for necessário são fundamentais no enfrentamento à Covid-19.

Esperantina avalia condições de reabertura do comércio e igrejas

A Prefeitura de Esperantina realizou, na terça-feira (23), uma reunião com representantes da gestão municipal, Câmara de Vereadores, igrejas, Polícia Militar e comerciantes para avaliar a reabertura gradual do comércio e das atividades religiosas. A reunião foi organizada pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Esperantina e serviu para discutir medidas a serem tomadas quando ocorrer o retorno das atividades comerciais e das igrejas evangélicas e católica.    

“Todas as medidas são e serão tomadas com o objetivo de garantir a saúde, a vida das pessoas e evitar o colapso no sistema municipal de saúde. Nós queremos o retorno das atividades comerciais e religiosas, mas respeitando todas as medidas sanitárias de combate à covid-19. A reunião foi justamente para alinhar com os setores sobre essas medidas necessárias”, explica a prefeita Vilma Amorim.   

No decreto nº 19.040/2020, o Governo do Estado apresenta o Protocolo Geral de recomendações higienicossanitárias, que serve de parâmetro para as atividades econômicas essenciais e não essenciais, em face da flexibilização do isolamento social para reabertura gradativa das empresas e estabelecimentos.   

"Sabemos que as recomendações do Protocolo só se tornam eficientes e eficazes se forem realizadas em sua totalidade. Por isso, é importante que todos conheçam as medidas de segurança e se adequem a essa nova realidade que se apresenta para todos nós. A responsabilidade dessas ações para evitar a propagação e o contágio do novo coronavírus é de todos nós - Poder Público, empregadores, trabalhadores e sociedade em geral. Juntos, com certeza, podemos minimizar os danos desse vírus”, completa Vilma Amorim.   

A prefeita ressalta ainda que a autorização para a reabertura do comércio e atividades religiosas partirá de decretos estaduais, estando de acordo com o Pacto Pela Retomada Organizada no Piauí Covid-19 – PRO PIAUÍ, que estabelece o planejamento para a flexibilização das medidas de isolamento social e retorno gradual.  

Codevasf reinicia construção da Rodoviária de Altos

Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com a prefeitura de Altos (PI), está construindo um terminal rodoviário no município, às margens da BR-343, na saída para Campo Maior (PI). O valor total do convênio é de R$ 1,3 milhão. 
 
“O investimento da Codevasf é de R$ 950 mil, com contrapartida da prefeitura de R$ 360 mil. O empreendimento é uma demanda antiga da população e, além de contribuir com o deslocamento das pessoas, trará oportunidades de emprego e renda para a região”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra.
 
O terminal rodoviário terá boxes para vendas de passagens, praça de alimentação, lojas e quiosques de vendas e pátio para estacionamento dos ônibus. A obra ainda contempla a pavimentação de duas ruas contíguas ao terminal para facilitar o acesso. A área total a ser construída é de 816,5 metros quadrados. 
 
Atualmente, a empresa contratada para executar os serviços está realizando a cobertura metálica do terminal rodoviário, a terraplenagem do pátio de estacionamento dos ônibus e a pavimentação das ruas de acesso.

Covid-19:Titular da Promotoria de Justiça de Porto instaura recomendações

Os municípios de Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Campo Largo do Piauí tiveram instaurados três procedimentos administrativos e recomendações da Promotoria de Justiça de Porto a respeito da transparência dos gastos efetuados com a pandemia do novo coronavírus. Os procedimentos e as recomendações tem por objetivo acompanhar e orientar os gestores dessas cidades a tornarem públicas as despesas realizadas para combater a Covid-19. A orientação dada a esses municípios é a de disponibilizar em aba específica de seus portais da transparência os dados referentes às receitas e despesas do combate a pandemia.

A promotora de Justiça Áurea Madruga, titular da Promotoria de Justiça de Porto, foi quem instaurou as recomendações e os procedimentos administrativos a serem seguidos pelos prefeitos.  A disponibilização das informações é uma determinação da Lei Federal nº 13.979/2020.

Município de Oeiras ganha novas estradas e mais pavimentação

A Prefeitura de Oeiras segue realizando um amplo programa de construção e recuperação de estradas vicinais que favorece o acesso e melhora a infraestrutura em toda a zona rural do município. No último sábado, 20, o prefeito José Raimundo entregou 8 Km de estradas nas comunidades Morro Redondo e Morro dos Claros.  Ao todo, serão construídos e recuperados 154 Km de estradas vicinais, contemplando 18 comunidades da zona rural.

Além das estradas, a Administração Municipal também entregou a primeira etapa da pavimentação poliédrica do Morro Redondo, povoado que está ganhando 1.000 metros de calçamento.

Obras em toda a cidade

Na zona urbana, paralelo às ações de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Oeiras segue realizando obras e serviços essenciais, viabilizados através do programa Avançar em diversas frentes de trabalho espalhadas pela cidade.

Executado através de parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica e o Ministério das Cidades, o programa de obras de infraestrutura e mobilidade urbana está na sua primeira fase, que contempla treze intervenções, entre elas, a construção de mais de 4 mil metros de ciclovia, 1.153 metros de rede de iluminação pública e 21.500 metros de pavimentação poliédrica, contemplando cerca de 50 ruas, em todas as regiões de Oeiras.

Posts anteriores