Cidadeverde.com

Capacitação sobre educação na região de Picos

Com o objetivo de capacitar gestores e estimular a participação de alunos, pais e comunidade no dia-a-dia das escolas públicas, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vai realizar o Encontro Técnico TCE Educação – Picos. O evento, que é organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG), será realizado nesta sexta-feira, dia 1 de novembro, no auditório da Câmara Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tce.pi.gov.br


As atividades fazem parte do Programa Piauí na Ponta do Lápis, implantado pelo TCE/PI este ano. O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação. Além de Picos, também já está agendado o encontro para a região de Parnaíba, que será realizado no dia 22 de novembro. 

“Ao mesmo tempo que capacita gestores, diretores, professores,  secretários da rede pública para questões recorrentes sobre a fiscalização do Tribunal, o Encontro Técnico TCE Educação vai estimular todos os atores da educação, incluindo alunos e pais de alunos, a fazerem o controle social, o que trará ganhos para todos”, explica a diretora executiva da Escola, Valéria Leal, reforçando que o evento é voltado para os municípios da região de Picos.


O TCE/PI também vai visitar algumas escolas de Picos para divulgação do aplicativo Piauí na Ponta do Lápis - a vertente gestão do Programa e o grande estimular do controle social. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o aplicativo já cadastrou todas as escolas públicas piauienses. “O Piauí na Ponta do Lápis permite que todos os gestores tomem conhecimento da situação das escolas pela visão dos alunos. Por ser um aplicativo, fala a linguagem do jovem e é uma ferramenta incrível para todos que fazem a educação”, esclareceu. O aplicativo Piauí na Ponta do Lápis é gratuito e está disponível nas  lojas Playstore e APP Store. 
 

 

ENCONTRO TÉCNICO TCE EDUCAÇÃO – PICOS

Data: 1 de novembro de 2019

Credenciamento

08h10 – Abertura

08h30 – Palestra: Gestão Escolar
Palestrante: Rizalva Cardoso – MBI Gestão Escolar e Direito Educacional (PUC).

09h30 – Palestra: Contratação de Pessoal por Tempo Determinado.
Palestrante: Carolline Leite Lima Nascimento - Auditora de Controle Externo e Chefe de Seção de Fiscalização e Admissão de Pessoal do TCE/PI.

10h30 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.

11h00 – Intervalo.

13h30 – Palestra: Controle Social na Garantia do Direito à Educação
Palestrante: Lucineide dos Santos Maria Soares – Professora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI

15h – Palestra: Licitações e Contratos em Educação.
Palestrante: Ramon Patrese Veloso e Silva - Auditor de Controle Externo e Chefe da Unidade de Controlaria Interna do TCE/PI.

16h00 – Debate com participação de Conselheiros, Auditores, Servidores do TCE e Gestores.

16h30 – Encerramento.

Atletas de Água Branca se destacam no Jiu-Jitsu

  • Copa_Jiu-Jitsu_AB3.jpg ascom
  • Copa_Jiu-Jitsu_AB4.jpg ascom
  • Copa_Jiu-Jitsu_AB1.jpg ascom
  • Copa_Jiu-Jitsu_AB.jpg ascom
  • Copa_Jiu-Jitsu_AB2.jpg ascom

Com o objetivo de incentivar o esporte local, 12 atletas do Centro de Treinamento Sensei José Carlos de Água Branca, entre 10 e 15 anos de idade, participaram da Copa Norte-Nordeste de Jiu-Jitsu, em Teresina.  A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, apoiou os atletas durante o evento.

No total, foram mais de 600 atletas do Norte e Nordeste do Brasil. Os atletas de Água Branca conquistaram 12 medalhas, em várias categorias, sendo sete de ouro, quatro de prata e uma de bronze, tornando-se referência na modalidade esportiva. Os alunos iniciarão a preparação para o Brasileiro de Jiu-Jitsu, que acontecerá em Teresina no próximo ano.

O prefeito Jonas Moura parabeniza a todos que participaram da Copa Norte-Nordeste de Jiu-Jitsu. “Parabenizo alunos, professores, organizadores da Copa e a todos que fazem parte da nossa gestão municipal voltada para o Esporte de Água Branca. Nós reconhecemos e sabemos o quanto cada atividade e modalidade esportiva pode fazer a diferença no futuro de uma criança ou jovem”, frisa o prefeito de Água Branca.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Lourival Araújo Sousa Junior, “é muito gratificante quando temos resultados expressivos. Parabéns aos alunos-atletas, assim como ao professor José Carlos. Agradecemos ao nosso prefeito Jonas Moura, que sempre ajudou e demonstrou uma sensibilidade muito grande com o esporte, que proporciona integração e formação do cidadão. Nada se faz sem apoio, sem recursos e sem crédito. Desses três elementos, o mais difícil de conquistar é o crédito, aquele que vem da confiança depositada”, diz. 

 

Festa do Vaqueiro em Joaquim Pires

  • 25.jpg ascom
  • 24.jpg ascom
  • 5.jpg ascom
  • 18.jpg ascom
  • 17.jpg ascom
  • 16.jpg ascom
  • 4.jpg ascom

Aconteceu no  dia 26 de outubro, a I Festa dos Vaqueiros de Joaquim Pires. O evento que contou com o apoio da Prefeitura Municipal foi organizado pela Equipe Ranch e sargento J. Nunes. Durante todo o dia, em ocasião ao Festejo de Santa Doroteia, foi programada uma grande festa para homenagear toda a vaqueirama do município e região.

Pela manhã, foi oferecido um café na Ilha do Cajueiro. Logo após o café, foi celebrada uma missa solene pelo Pe. Ezio Rodrigues. Em seguida, os vaqueiros receberam as benções do padre e seguiram em cavalgada pelas principais ruas e pontos turísticos da cidade.

Ao meio dia, foi ofertado o almoço e sorteio de brindes para os vaqueiros presentes. Ao final, o público se divertiu ao som do Gilmar do Arrocha e do Forró Comando Musical.

A festa contou com a presença do Prefeito Municipal Genival Bezerra (PT), vereadores, secretários e lideranças políticas, além de vaqueiros da cidade do Murici dos Portelas, Magalhães de Almeida, Joca Marques e Luzilândia.

 

Parceria no combate às drogas em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou uma parceira com a Polícia Militar para implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência  (Proerd) em Oeiras. Desenvolvido pela PM, o programa visa conscientizar crianças e adolescentes para a prevenção e combate ao álcool e drogas e também orientar a família sobre como lidar com o assunto em casa.

A ação piloto já começou a ser trabalhada nas escolas municipais Júlia Miranda e Dom Edilberto Dinkelborg, onde também está implementando o PROERD Pais, reforçando da supervisão dos pais com os filhos, a fim de exercer uma atividade educacional preventiva. A ideia é que os pais estejam mais presentes na rotina dos filhos, tenham conhecimento das amizades, dos lugares que frequentam e do comportamento nas mídias sociais, por exemplo.

Após a ação piloto, a meta da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED) é ampliar o programa a partir do próximo ano. “Entendemos que o programa chega em um momento de grande necessidade, pois a problemática das drogas e da violência são algumas das principias mazelas que as famílias vêm enfrentando, e consequentemente respigam nas escolas”, afirma a supervisora do Núcleo da Família da SEMED, Christiany Barros.

Segunda a supervisora, o PROERD chega para fortalecer as ações educativas necessárias na construção do bom cidadão. “É um projeto de fortalecimento familiar, de união entre família e escola no combate ao uso de drogas e a violência”, enfatiza. 

Proed

O programa foi implantado no Brasil em 1992 sendo adaptado através do modelo norte-americano Drug Abuse Resiste Education (D.A.R.E), que consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Através do projeto, os alunos reconhecem as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Festival Sabor Maior divulga atrações

O cantor sertanejo Léo Chaves, que ficou conhecido por fazer parte da dupla Victor & Léo, com o seu irmão, Victor Chaves, é a quinta atração confirmada do Sabor Maior 2019.  O artista sertanejo é um dos nomes nacionais que se apresentarão no palco do Festival Gastronômico de Campo Maior.

O cantor de Minas Gerais, que já vendeu quase dois milhões de CDs com o irmão, agora está em carreira solo e promete mexer com o público em Campo Maior. Léo Chaves experimenta a carreira solo e também o seu lado compositor, já que inclui nos shows músicas sertanejas de sua autoria.

Além de Léo, o Sabor Maior também tem confirmados nomes como da Banda de Rock Biquini Cavadão e de forrozeiros como Mara Pavanelly, Toca do Vale e Katia Cilene.

O Sabor Maior acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na Praça Valdir Fortes. O festival de Gastronomia é uma realização da Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Turismo, com o apoio do Governo do Estado e SEBRAE.   

Batalha realiza mais uma Festa do Bode

Batalha será o destino do final de semana para milhares de piauienses. O município recebe a 12ª edição da Festa do Bode, uma das mais importantes exposições de ovinos e caprinos do norte do estado, que  acontece entre os dias 25 a 27 outubro e  vai movimentar a economia da região com leilões e diversas oportunidades de negócios. 

A 12ª Feira do Bode também reúne gastronomia, ecoturismo, shows, feira de  artesanato e a escolha do rei e Rainha do Bode.  Com o apoio da  Prefeitura de Batalha, em parceria com o Sebrae e Governo do Estado e patrocínio da Coordenadoria de Comunicação do Estado, a feira tem o objetivo de promover a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimular o turismo local. 

Para os produtores e empresários  haverá palestras, seminários e cursos. A programação noturna de shows contará com as bandas  Desejo de Menina, Moleca Sem Vergonha, Conde do Forró , Marcos Julião, Bill Coimbra, Casadões do Forró, Gleydson Gaviões.

Festival do Milho movimenta Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca realiza dias 25 e 26 de outubro mais um Festival do Milho. Um evento que serve para comemorar a produção de milho do município que nos últimos tempos vem se destacando na safra de grãos no norte do Piauí.

Na programação cultural  shows de Michele Andrade, Mano Walter, Cesar Menotti e Fabiano, Luis Marcelo e Gabriel entre outras atrações. O evento ocorre na Praça Madre Gurgel(Patronato), e deve atrair para a cidade visitantes de várias localidades, movimentando a economia do município..

Semana do Bebê vai até dia 25 em Picos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, vai realizar a VI Edição da Semana do Bebê em Picos. 

A programação vai até sexta-feira (25). Para este ano, o evento traz como tema “Primeira Infância Valorizada: Proteger, acolher e amar!”.

“A gente tem preparado uma programação toda especial em parceria com as demais secretarias envolvidas e assim reafirmamos o compromisso do município de Picos em relação a proteger a primeira infância”, reforça o Coordenador de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Bruno Santos.

A realização da semana do bebê é um trabalho em rede do município de Picos que envolvem as secretarias de saúde, educação, assistência social, cultura e Selo UNICEF. A semana é pensada para contemplar todas as crianças de 0 a 06 anos, além das gestantes e puérperas.

Programação:

21/10: Às 9h abertura oficial na UBS Morada do Sol

22/10: Dia “D” da saúde (Manhã e Tarde)

23/10: Dia “D” assistência Social

24/10: Dia “D” da educação

25/10: Entrega da chave do bebê e encerramento da semana do bebê, no PAIM, a partir das 09h.

Oeiras sedia 5º Ciclo do Selo Unicef

  • uni2.jpg Ascom
  • uni9.jpg Ascom
  • uni.jpg Ascom
  • uni4.jpg Ascom
  • uni13.jpg Ascom
  • uni1_(1).jpg Ascom

Oeiras sediou nesta sexta-feira, 18, o 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – edição 2017-2020. O evento aconteceu no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes, e teve a Saúde como tema central, abordando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis; a melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes; o desenvolvimento infantil pleno e a atenção à saúde dos migrantes.

A capacitação reuniu articuladores do projeto e gestores municipais de dezenas de municípios. Esta é a quarta edição do Ciclo de Capacitação sediada em Oeiras. No Piauí, apenas Teresina e Oeiras sediam o evento do Selo Unicef. Desta vez, os jovens do NUCA fizeram a acolhida dos participantes.

Desde 2017, o município de Oeiras tem reforçado ações e implementado políticas públicas, com o objetivo de garantir e fortalecer o direito à saúde, à educação, à proteção e à participação social para crianças e adolescentes do nosso município. “Nossa Educação tem um olhar individualizado para as crianças e jovens, enxergamos nela a única maneira de cuidar do futuro da nossa cidade. Na Saúde realizamos investimentos para oferecer serviços e atendimentos de qualidade na Atenção Básica”, destacou o prefeito José Raimundo.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

redacao@cidadeverde.com 

Novas estradas em Socorro do Piauí

  • ascom
  • E4.jpg ascom
  • E1.jpg ascom
  • E7.jpg ascom
  • E8.jpg ascom

O prefeito, Zitim Coelho, tem acompanhado pessoalmente, a execução dos serviços de construção de estrada piçarrada, na zona rural do município de Socorro do Piauí, compreendendo o trecho 1: que interliga o Barreiro do Saco/Boa Vista/Pov. Milhã; trecho 2: interligando Boa Vista/Angical/Roça Velha; trecho 3: interligando Boa Vista/Pombos/Maracujá; trecho 4: Boa Vista/Ladeira de Bisneto/Casa Nova. Totalizando 32 Km de extensão. “Queremos agradecer a Deus, por essa importante obra, que vai melhorar a mobilidade e encurtar distâncias entre as comunidades beneficiadas, além, de realizar um antigo sonho” disse o prefeito.

O projeto é fruto de uma parceria entre governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Socorro do Piauí, por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual João Madison Nogueira.

Posts anteriores