Cidadeverde.com

Saúde promove encontro motivacional em Oeiras

  • Oeiras_saúde_3.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_5.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_1.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_4.JPG Ascom
  • Oeiras_saúde_2.JPG Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu na semana passada, um encontro motivacional para os servidores. O encontro foi conduzido pelo professor e consultor empresarial, Mury Campos, e marcou o início das atividades do ano de 2018, em Oeiras.

A palestra "Mude Você, Mude o Mundo" reuniu de cerca de 200 servidores e teve como enfoque a autoestima, motivação pessoal para o trabalho e redimensionamento da visão diante das dificuldades. A metodologia de apresentação utilizou músicas populares, piadas, relatos pessoais para compor uma espécie de palestra show.

Para o prefeito José Raimundo, o evento contribui para o crescimento profissional dos servidores e gestores municipais. “Precisamos nos motivar e nos reinventar. E nós, enquanto gestores públicos, temos que estar atentos a rotina da cidade e às coisas que acontecem no dia a dia e mudar no sentido de sempre fazer o melhor para atender a toda a população”, diz o prefeito José Raimundo.

“É um momento voltado para o acolhimento de todos os profissionais que fazem Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras. Este ano, entendemos de fazer uma proposta diferente, algo novo no sentido motivacional, tanto no ambiente de trabalho como do lado pessoal”, comenta a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Na oportunidade, a secretária falou das ações desenvolvidas pela Semusa durante o mês de janeiro – Janeiro Roxo, com atividades intensificadas no combate a Hanseníase; Janeiro Branco, fortalecendo ações de saúde mental no município e o mutirão de combate ao Aedes aegypti. “Nesse período chuvoso, procuramos despertar a população para a necessidade do combate ao mosquito”, pontua Auridene Freitas, informando que, além destas ações, Oeiras deve receber a partir da próxima terça-feira, dia 09, um Centro de Diagnóstico Móvel, utilizado para realização de exames de mamografia e do colo do útero.

Fonte: Ascom

Água Branca recebe novo espaço da Sala do Empreendedor

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (4), na cidade de Água Branca, a inauguração da Sala do Empreendedor. O espaço foi implantado através de uma parceria entre a Prefeitura, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e o Sebrae e tem como objetivo prestar informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).

O prefeito Jonas Moura afirma que a Sala do Empreendedor representa uma grande conquista para o município. “O comércio é fundamental para nossa cidade, pois é a principal fonte de renda de grande parte da população e o maior gerador de empregos. Estamos todos muito felizes de inaugurar essas instalações, pois nossos empreendedores merecem esse cuidado, visto o desenvolvimento que trazem para nossa Água Branca”, ressalta.

De acordo com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a Sala do Empreendedor vai dar apoio ao empresariado de Água Branca. “A Sala do Empreendedor vem para fortalecer ainda mais o empresariado do município, prestando todo apoio que é necessário em termo de registro mercantil e também de funcionamento desses empreendimentos. O município de Água Branca vem crescendo consideravelmente, isso é perceptível através dos gráficos de abertura de novas empresas, agora, com este trabalho dentro do município, vai facilitar ainda mais as atividades do setor, pois você dá entrada no documento e já entra para a fila de análise mais rápido e diminui o tempo de abertura de novas empresas”, explica.

Alzenir Porto também avalia o potencial de crescimento do setor empresarial do município. “Água Branca se destacou no ano de 2017 em número de empresas considerando tamanho da cidade. Percebemos que é uma cidade que tem um movimento muito grande e que tem crescido muito em nível de comércios grandes, considerando o porte do município. Acredito que em 2018 ela ainda tem muito a crescer, principalmente considerando o que vem acontecendo nos últimos anos”, diz.

A agente de Desenvolvimento Econômico de Água Branca, Silvia Sousa, comenta a necessidade do espaço no município. “A demanda por esses atendimentos é grande, os serviços eram feitos em local improvisado e estamos com um número considerável de registros de Microempreendedor individual. Desde que iniciamos os atendimentos os empreendedores já cresceram muito no trabalho realizado e estão cada vez mais competitivos no mercado, podendo concorrer em processos licitatórios. Agora, com este novo espaço, acreditamos que o setor vai melhorar ainda mais”, afirma.

Fonte: Ascom

Chuvas fortes em Picos

  • Picos_chuva_3.jpg cidadesnanet
  • Picos_chuva_4.jpg cidadesnanet
  • Picos_chuva.jpg cidadesnanet
  • Picos_chuva_5.jpg cidadesnanet
  • Picos_chuva_1.jpg cidadesnanet

A chuva forte  que caiu na cidade de Picos na manhã desta sexta-feira (05), provocou pontos de alagamento em vários locais.

A falta de  um melhor  sistema  de  escoamento das águas pluviais deixou pessoas ilhadas, com  ruas e casas  alagadas.

Os bairros Bomba, Canto da Várzea e o Centro da cidade registraram  vários pontos de  alagamento.

Fonte: cidadesnanet 

Matrículas da rede municipal de Oeiras

Têm início na próxima segunda-feira, 08, as matrículas de alunos nas escolas da rede municipal de ensino de Oeiras. As vagas são destinadas a estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é de que cerca de 6.200 alunos sejam matriculados até 15 de janeiro.

Os interessados devem se dirigir às unidades de ensino no turno da manhã, de 8h às 11h, e no período da tarde, de 13h às 17h, portando os documentos do aluno. As aulas estão previstas para começar no início de fevereiro.

A secretária de Educação, professora Tiana Tapety, destaca que em 2018 novos investimentos serão feitos no ensino municipal. “Estamos fazendo investimentos, sobretudo, em termo de organização e aparelhamento das escolas”, afirma.

“Trabalhamos em função da alfabetização de todas as crianças na idade certa. Melhorar os índices de alfabetização no município é nossa meta”, frisa a secretária municipal de Educação.

Matrículas da Rede Municipal de Educação

Alunos veteranos: de 08, 09 e 10 de janeiro

Alunos novatos: de 11, 12 e 15 de janeiro

Manhã: 8h às 11h

Tarde: 13h às 17h

Fonte: Ascom

Esporte é destaque em Buriti dos Lopes

Realizada com sucesso a Final do Campeonato Buritiense de Futebol Amador, onde se sagrou campeão a equipe do Bangú Esporte Clube e o time Liberal da Localidade Barra do Longá como vice-campeão

A secretaria municipal de esporte e lazer com o apoio do prefeito Júnior Percy realizou no último sábado,30, a final do campeonato Buritiense 2017, que teve a participação de 18 equipes. O duelo final aconteceu no estádio municipal Quimezão.

O evento motivou a comunidade que aprecia o esporte local, e contou com a presença do prefeito Júnior Percy, do vice-prefeito Jarbas Fortes, primeira-dama e secretária de saúde, Luda Percy, secretário de esporte, Jarbas Filho, vereadores, assessores e demais lideranças.

Júnior Percy participou da entrega da premiação e agradeceu a todos da secretaria de esportes e a participação das 18 equipes que fizeram um verdadeiro espetáculo em todos os jogos.

Fonte: Ascom

Água Branca executa plano de implantação do Luz Para Todos

A Prefeitura de Água Branca concluiu o plano para implantação dos equipamentos e recursos do Programa do Governo Federal Luz Para Todos, que busca acabar com a exclusão elétrica no país. No final de dezembro, o prefeito Jonas Moura visitou a última localidade que deve receber o sistema  de energia elétrica, que é implantado pelo Eletrobras, com o auxílio da Prefeitura de Água Branca.

 De acordo com o prefeito, o plano foi executado no sentido de garantir que toda a zona rural do município tenha o serviço de energia elétrica. “Fizemos o plano do município para fechar 100% da zona rural de Água Branca, atendendo os agricultores que ainda não tinham energia. Dessa forma, ajudamos não só a agricultura de subsistência, mas garantimos o desenvolvimento de todo o território aguabranquense”, diz.

Fonte: Ascom

 

Aniversário de Joaquim Pires é marcado por inaugurações

  • Joaquim_Pires_aniversário_4.jpeg Ascom
  • Joaquim_Pires_Aniversário_1.jpeg Ascom
  • Joaquim_Pires_aniversário_3.jpeg Ascom
  • Joaquim_Pires_aniversário.jpeg Ascom

As comemorações pelos 57 anos de emancipação política de Joaquim Pires, no dia 28 de dezembro contaram com uma missa na igreja matriz Santa Dorotéia. Em seguida, o prefeito Genival Bezerra(PT)  e convidados participaram de  solenidades de inauguração de obras como  o novo prédio da Prefeitura da cidade,  de um centro de saúde  e também de uma UBS.

Fonte: Ascom

 

Escritora Roseana Murray visitará Oeiras em janeiro

Grande homenageada na edição 2018 da Feira Literária de Oeiras (FLOR), a escritora carioca Roseana Murray anunciou nesta quinta-feira, 28, que visitará o município piauiense em janeiro.

A visita acontece a convite da Secretaria Municipal de Educação. “Vou a Oeiras em 2018. Em janeiro, para dar uma Oficina de Identidade com o psicanalista William Amorim. É uma bela oficina que percorre a existência com poemas e contos (e psicanálise). Será a primeira viagem de 2018. Em novembro vou outra vez. Oeiras, no Sertão do Piauí, que todos dizem ser belíssima. Cineas Santos é meu Padrinho no Piauí, meu abre-alas. Vejo fotos da cidade. Mas as fotos são pouco para sonhar a cidade, se não posso sentir seu cheiro”, postou a escritora numa rede social.

Roseana Murray é autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Tem cerca de cem livros publicados. Faz palestras sobre a Formação do Leitor. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y, que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Foi quatro vezes premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o troféu de melhor poesia e também laureada pela Academia Brasileira de Letras na categoria Melhor Livro Infantil.

Junto com o anúncio da visita à Primeira Capital do Piauí, Roseana postou uma poesia que ganha o nome da cidade, Oeiras. Leia:

OEIRAS – Roseana Murray                                             

Como se pronuncia

uma cidade

cheia de vogais

(como o curso

sinuoso de um rio),

que ainda não conheço,

mas que já cabe

em meus sonhos?

Devo pronunciá-la

banhada com a poeira

da história?

Com flores e seu desejo

de água?

Com o olhar daqueles

que sabem

que se pode voar

sem asas?

Como serão suas ruas

e noites

e lua cheia?

E como serão seus

telhados

e esquinas?

As consoantes,

já sei, se escondem

debaixo das pedras.

Fonte: Ascom

Festejos de Monsenhor Gil

Prosseguem com muita animação e religiosidade os Festejos de Monsenhor Gil, e agora nesse último final de semana de 2017 a Prefeitura do município está realizando dois grandes eventos para a população e visitantes. Um é a tradicional corrida de cavalos que acontece durante o evento e este ano está na 49ª edição, o outro  evento é uma grande festa da virada com várias atrações que prometem movimentar todo o médio Parnaíba. O  vereador .Flávio Henrique e o suplente de vereador Adriano Dias também participam da organização da festa da virada em Monsenhor Gil

O prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz de Carvalho(PSD) e equipe não tem medido esforços para fazer dos festejos 2017 do município um dos maiores eventos já realizados na história da cidade, tudo com muita organização e participação da comunidade e visitantes.

Prefeitura de Amarante realizará Show da Virada

Para comemorar a chegada de 2018, a Prefeitura de Amarante irá realizar o Show da Virada, na Avenida Desembargador Amaral, a partir das 22 horas do dia 31 de dezembro. As bandas Forró Empinado e Forró Balancear irão animar a festa, que contará com a queima de fogos de artifício.

O evento, conta com o apoio do deputado estadual Júlio Arcoverde (PP), que destinou  emenda parlamentar para a realização da festa.

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, destaca que a população amarantina terá uma virada de ano com total segurança e conforto.

"Pensamos sempre no melhor para nossa população, tenho certeza que todos irão se divertir e será uma linda festa. Quero também deixar meus agradecimentos ao deputado estadual Júlio Arcoverde, que destinou emendar parlamentar para que essa linda festa se concretizasse. Tudo está sendo preparado com muito carinho, como tudo o que fazemos, para que todos tenham uma virada de ano com total segurança e conforto”, afirma o gestor.

Fonte: Ascom

Posts anteriores