Cidadeverde.com

Dias de descanso

O titular do blog pede licença aos  leitores para uns dias de férias e em pouco tempo retorna com mais informações dos municípios piauienses. Até a volta!

Picos realiza evento em alusão ao Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), vai realizar durante uma semana, ações em alusão ao Dia Mundial da Água, iniciando no dia 09 de março com término na sexta-feira (13).

A Analista e Educadora Ambiental da SEMAM, Gabriella Raysse, ressalta a importância dessa semana e convida toda a população para fazer parte da abertura do evento.  

“A importância da gente frisar essa semana referenciada principalmente ao dia da água é justamente para conscientizar a população a não fazer o seu mau uso, pois ela é um bem de todos e devemos cuidar e preservar essa água”, destaca. 

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março.

 Programação

09/03- 08h- Abertura na Praça Josino Ferreira

10/03- 09h- Palestra na Associação do bairro Passagem das Pedras

11/03- 09h- Palestra na Escola Municipal Frei Damião

12/03- 09h- Palestra na Escola Municipal Celso Eulálio

13/03- 08h- Passeio ecológico no povoado Lagoa dos Félix

Feira de Agricultura Familiar nesta sexta-feira (28)

 

“Antes a gente lutava muito; produzia, mas se acabava ali na areia porque não tinha como a gente sair para vender. Depois que começou a feira, melhorou muito”, comenta Rosinete Pinheiro de Sousa, de 60 anos. Ela participa da Feira da Agricultura Familiar do Município desde 2016, mas trabalha com horticultura há 15 anos no Povoado Ave Verde. Em março a feira completa quatro anos de existência e, ao longo destes anos, tem sido a principal fonte de renda para muitas famílias teresinenses que residem na zona rural.

Toda sexta-feira o dia de trabalho da Francisca Ribeiro de Araújo Lima, de 47 anos, começa bem cedinho. A horticultora acorda às 3h da manhã para terminar de organizar sua mercadoria e aguardar o carro da Prefeitura de Teresina, que vai buscá-la no Assentamento Alegria. “A gente começa a se organizar na praça 5h30, 6h os clientes já estão chegando. Dependendo do que a gente traz, eu faço R$400 ou R$500 por feira. Eu tenho dois filhos e meu marido trabalha comigo. Da feira eu sustento minha família”, afirma Francisca.

A edição desta sexta-feira (28) acontece na Praça Rio Branco das 8h às 14h. As feiras têm como objetivo incentivar a comercialização dos produtos agroecológicos produzidos nas comunidades rurais que integram o Projeto de Transição de Produção Convencional para Produção Orgânica no município de Teresina e gerar renda para as famílias. O cronograma do evento é dividido em dois locais, na segunda e na última sexta-feira do mês acontece na Praça Rio Branco e na primeira e penúltima sexta-feira é a vez da Universidade Federal do Piauí receber os agricultores.

A coordenadora da Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO), Carlota Joaquina de Sousa Rosal, destaca que a realização das feiras livres possibilita desenvolvimento sustentável e maior segurança alimentar para os consumidores. “As feiras de base agroecológica, na praça Rio Branco e na UFPI, se configuram como um espaço de comercialização, de troca de experiência e de acesso à cultura. Essas feiras contribuem muito para a melhoria de vida das famílias agricultoras de nosso município e dos consumidores teresinenses, pois oferece produtos isentos de agrotóxicos”, explica.

A assistente social Conceição Andréa Lopes Teixeira, representante da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) na CMAPO, explica que o trabalho realizado nas comunidades utiliza metodologias participativas que buscam o envolvimento dos produtores de modo mais consciente na transição da forma tradicional de produzir alimentos para a forma agroecológica.

“Nós fomos vendo quais as comunidades que tinham potencialidades, pois a legislação de orgânico não permite produção em área urbana por conta da condição da área, como índices de contaminação do solo, presença de esgotos e poluição do ar. Também foi utilizada uma metodologia de diagnóstico rápido-participativo; com o processo, eles percebem que são seres participantes e sujeitos da ação. Nós os incentivamos e, hoje, todas as comunidades têm associações formalizadas e mantém um caixa para terem independência financeira”, afirma.

O trabalho da assistência social junto às famílias que trabalham com agroecologia em Teresina engloba diversas áreas que envolvem diretamente sociedade, sustentabilidade e alimentação saudável, visando garantir direitos que dão dignidade à vida dessas pessoas e também trabalha com a perspectiva de promover relações sociais justas e saudáveis. Conceição Andréa Lopes ainda destaca que a agroecologia é um posicionamento político que se preocupa com as relações sociais e o meio ambiente.

“A agroecologia preza pela preservação da saúde dos trabalhadores e pela não existência de exploração de trabalho, por isso apoia a produção familiar. A agroecologia é regida por princípios. Um deles trata diretamente das relações, entre horticultores e horticultoras, agricultores e agricultoras, em que as condições individuais e de grupo têm que ser respeitadas. A alimentação saudável e a preservação do meio ambiente possibilitam que os agricultores produzam mais, dessa forma, eles terão uma condição financeira melhor e também uma melhor qualidade de vida”, finaliza a assistente social.

Há mais de 20 anos trabalhando com agricultura, Domingos Mariano de Sousa participa do projeto há quatro anos no Assentamento Alegria. Para ele, a produção agroecológica é muito importante, tanto para quem consome como para quem produz e também para o meio ambiente. “Hoje trabalhamos de forma mais saudável, bom para a natureza, bom para se alimentar e bom para quem trabalha, porque a gente trabalha com segurança. Somos responsáveis por alimentar as pessoas com um alimento saudável, um produto limpo”, declara o agricultor.

Recentemente, o prefeito Firmino Filho entregou no início de fevereiro a obra de revitalização do campo agrícola do Assentamento Alegria com sistema de irrigação, e há mais dois campos sendo revitalizados. Na ocasião, o prefeito também oficializou a entrega de 10 triciclos e materiais de plantio, por meio de convênio com a Fundação Banco do Brasil, que irá beneficiar todas as comunidades assistidas pelo projeto. As comunidades rurais que fazem parte do Projeto são: Vale da Esperança, Camboa 1, Camboa 2, Ave Verde, Assentamento 17 de Abril, Cerâmica Cil, Alegria, Soim 1, Soim 2 e Serra do Gavião.

A Feira da Agricultura Familiar é organizada pela Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (CMAPO), órgão vinculado administrativamente à Superintendência de Desenvolvimento Rural de Teresina (SDR), e pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), através da Gerência de Segurança Alimentar e Nutrição (GSAN), em parceria com o Ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Solenidade de nomeação e posse em Floriano

Na tarde desta quarta-feira (26) o prefeito Joel Rodrigues assinou o Edital de Convocação para Solenidade de Nomeação e Posse dos aprovados no concurso público do Município de Floriano, através do Edital 001/2020, de 27 de janeiro de 2020, que, após apresentarem toda a documentação, estão aptos para assumir as funções.

Os convocados devem comparecer, pessoalmente ou por procurador, munidos de instrumento de procuração específica, à Solenidade de Nomeação e Posse, que será realizada no dia 28 de fevereiro de 2020, às 10h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial do Sul do Piauí, localizado na Avenida Eurípedes de Aguiar, 215, Centro de Floriano, para proceder à aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo, ao qual assume, também, o compromisso de bem servir e assinar o Termo de Posse.

Na solenidade será dada posse a 69 concursados, conforme relação contida no Anexo Único do edital, que comporão o quadro efetivo do Município, nos cargos de Auxiliar de serviços gerais, enfermeiro especialista em saúde mental, enfermeiro, técnico de enfermagem, fiscal ambiental, nutricionista, médico veterinário, motorista, vigia, professor polivalência, professor educação infantil, professor de matemática, professor de português, professor de ciências, professor de geografia, professor de inglês, professor de história e professor de educação física.

O edital pode ser consultado no site: www.floriano.pi.gov.br, clicando em Editais ou no link: http://www.floriano.pi.gov.br/download/202002/SF26_2cb0f02f48.pdf

Prefeitura de Joaquim Pires promove aração de terras

A Prefeitura de Joaquim Pires por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou aração de terras para os pequenos produtores rurais. Com a proposta de fortalecer a agricultura familiar, a gestão do Prefeito Genival Bezerra (PT), vem ao longo da administração disponibilizando máquinas agrícolas às famílias produtoras para acelerar a preparação da terra para o plantio de milho, arroz, melancia, feijão e macaxeira.

Os trabalhos têm como finalidade beneficiar pequenos agricultores da zona rural de Joaquim Pires, através de técnicas de aração, tornando as terras mais propícias para produção de diversos tipos de grãos, aumentando a produtividade da área beneficiada e consequentemente a renda do trabalhador.

Os serviços de aração iniciaram no final do mês de dezembro de 2019 e concluídos em meados de janeiro deste ano, saindo a custo zero aos agricultores. Ao todo, foram beneficiadas cerca de dez localidades, entre elas: Terra Santa (Santana), Maria Betânia, Ilha do Meio, Baixão do Curralinho, Forquilha, Pedra Branca, Massapê, Vila Flamengo, Vermelhinha e Placa.

Trios elétricos ficam livres dos fios de alta tensão em Floriano

Uma operação realizada pela Equatorial Energia, vai facilitar a passagem dos trios elétricos em regiões centrais de Floriano, durante o carnaval. O objetivo é, principalmente, evitar acidentes no percurso, eliminando o processo de elevação manual da fiação por operários dos trios.

Na Avenida João Luiz Ferreira, nas proximidades da Caixa Econômica, por exemplo, um poste foi implantado para a elevação da rede de energia elétrica.

O serviço é fruto de uma demanda, via ofício, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da COEF, Comissão de Eventos de Floriano, para as operadoras de energia, telefonia fixa e móvel, de Floriano.

Em 2019, alguns pontos já tinham passado por intervenção, em especial na Avenida Bucar Neto. As mudanças em 2020 garantirão mais segurança ao folião e permitirão melhorias no fornecimento de energia aos estabelecimentos comerciais da região.

Oeiras lança prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

Jovens influenciadores digitais são os protagonistas da campanha #VamosCombinar, lançada quinta-feira, 20, pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com o objetivo de conscientizar a população para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sobretudo, no período do Carnaval.

O evento contou com participação do prefeito José Raimundo; dos secretários municipais de Saúde (Auridene Freitas), Administração e Planejamento (Luiz Nunes), Cultura e Turismo (Stefano Ferreira), Juventude (Heloísa Helena); profissionais de saúde e representantes dos blocos carnavalescos da cidade, que na ocasião receberam kits de preservativos e o apoio cultural da Prefeitura.

 A secretária municipal de Saúde explica que o foco é informar, principalmente, o público jovem sobre os riscos e consequências de contrair doenças transmitidas durante as relações sexuais. “Nosso objetivo é usar os meios de comunicação para que a informação possa chegar o máximo possível, principalmente, ao público jovem, pois observamos que é nesse público que está o índice mais elevado de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. É um público que nos preocupa muito e, entendendo a necessidade de envolve-los, fortemente, e orienta-los cada vez mais em relação à necessidade do uso dos métodos contraceptivos e do preservativo, envolvemos os influenciadores digitais”, argumenta, Auridene Freitas.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que jovens entre 15 a 24 anos não usam preservativos, 40% das mulheres admitem não usar preservativo durante a relação. Com isso, o número de diagnósticos em HIV/AIDS nesse público aumentou 85% nos últimos 10 anos. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), realizada em 2015, nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos, aponta que em média 01 em cada 03 adolescentes iniciam vida sexual sem preservativo e 04 em cada 10 adolescentes na faixa etária de 13 a 15 anos não usaram preservativo na primeira relação, e que em média 35,6% dos entrevistados não usam o preservativo em suas relações subsequentes.  O estudo concluiu que quanto mais jovem, menor o uso do preservativo.

A campanha #VamosCombinar utiliza linguagem e mídias digitais para aproximar o público jovem dos métodos preventivos e dos serviços oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE), que realiza ações de prevenção e diagnóstico de ISTs. “O CTA/SAE trabalha desde o processo de acolhimento até a oferta de testes rápidos para várias doenças, não apenas HIV, mas também de sífilis e hepatite B e C, de forma gratuita. Nós precisamos conscientizar a população e, principalmente, o público jovem para que ele busque o nosso serviço. Nossa proposta é envolver a sociedade como um todo, porque entendemos que essa ação deve acontecer de maneira social, onde todos nós possamos ser um multiplicador desta informação, para que tenhamos condições de atingir o indicador”, pondera a secretária.

“Acreditamos, fortemente, que através da informação e da oferta do serviço qualificado nós iremos conseguir reduzir esse número, que nos assusta muito. É um número que vem crescendo não apenas em Oeiras não apenas na cidade do Piauí, mas é um número que vem crescendo dentro do país como um todo. Por isso, queremos fazer esse chamado a toda a sociedade, envolvendo os profissionais de saúde como linha de frente na ação e divulgarmos o máximo possível da informação para que, assim, tenhamos condições de reduzir e mudar esse indicador no município de Oeiras”, acrescenta a secretária municipal, destacando que as equipes volantes da Semusa realizarão a distribuição de preservativos durante todos os dias de Carnaval.

Nesta sexta-feira, 21, a equipe de profissionais do CTA/SAE realizará ações de testagem rápida na Praça Costa Alvarenga, a partir das 8h da manhã. No turno da tarde ocorrerá a dispensação de preservativos em diversos pontos da cidade – Café Oeiras, Mirante Morro da Cruz e Praça do Estádio.

Prevenção Combinada

Na campanha #VamosCombinar os influenciadores digitais Leo Sousa, Yanna Pacheco, Maria Eduarda Reis, Vinna Cruz, Matheus Cunha e Jennifer Nunes falam sobre a estratégia de Prevenção Combinada, que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção – biomédica, comportamental e estrutural – aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias/relacionamentos, comunitário e social) para responder às necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão das ISTs. 

Floriano concede ponto facultativo na próxima segunda (24)

Através do decreto Nº 022/2020, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues da Silva, no uso de suas atribuições, declarou ponto facultativo para o funcionalismo público municipal na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro. O decreto considerou as atividades carnavalescas que integram o calendário de eventos da cidade de Floriano.

Além do ponto facultativo, também foi estabelecido o funcionamento dos setores públicos na quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro. De acordo com o decreto, as repartições e demais órgãos terão expediente com início a partir das 12h, excetuando-se os serviços de urgência, plantão ou escala de trabalho específico estabelecido por cada secretaria.
 

Monsenhor Gil terá 04 dias de carnaval no Balneário Natal

O município de Monsenhor Gil terá novamente uma grande programação de carnaval. Nos shows da festa nomes de artistas como  Gil Mendes, João Pisada Estilizada, Bb Chorão,  Donna Fulô, Levada Elétrica entre outras estrelas. A festa acontece no balneário natal e deve atrair foliões de vários municípios vizinhos sendo mais uma opção de folia na região do médio Parnaíba. A festa tem apoio do Governo do Piauí.

Divulgada programação do Carnaval de Barras

Barras promete realizar um dos mais animados carnavais da região norte do Piauí,  e a Prefeitura da cidade divulgou essa semana a programação completa da festa  com shows, espaço de paredões e muita folia por todo o município.

Quinta – 20/02/2020

9h - Baile do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social

Local - Auditório Monsenhor Uchôa

19h - Prévia Carnavalesca com Desfile de Moda e Desfile de Fantasias

Local - Centro de Comercialização do Artesanato Barrense

** Após o desfile show com a Banda DNA. 

 Sexta – 21/02/2020

9h – Baile da Melhor Idade

Local – Auditório Monsenhor Uchôa (Secretaria de Assistência Social)

22h – Abertura oficial do Carnaval

22h30 -Apresentações de Bandas no Palco do Balão do Antigo Clube de Ouro

* Show: Iohannes

22h30 – Espaço Paredões no Corredor da folia

Local: Avenida Pinheiro Machado entre o Balão do antigo Clube de Ouro e o Balão da Rodoviária.

 Sábado – 22/02/2020

17h­ ­­– Concentração bloco da Academia de Saúde (Arena Práticos)

16h – Concentração do Arrastão da Saúde - Bloco 37,5º Não é Febre - Concentração Posto General

Percurso: Rua São José/Leônidas Melo/Taumaturgo de Azevedo/Corredor da Folia

22h – Apresentações de Bandas no Palco do Balão do antigo Clube de Ouro

Shows: Toda Boa

             Banda do Elephante

             Douglas Farra 

22h30 – Espaço Paredões no Corredor da folia

Domingo – 23/02/2020

22h – Apresentações de Bandas no Palco do Balão do Antigo Clube de Ouro

Banda local - Gil Mendes

                      Fabrícia

                      Pressão

22h30- Espaço Paredões no Corredor da Folia

 

Segunda – 24/02/2020

22h00 – Apresentações de Bandas no Palco do Balão do Antigo Clube de Ouro

Shows : Jheremias

             BQB do Brasil

22h30- Espaço Paredões no Corredor da Folia

 

Terça – 25/02/2020

22h – Apresentações de bandas no palco do Balão do Antigo Clube de Ouro

Shows: Boys do Piseiro

            Fafá Santana

            Tony Balada

            Bill Coimbra

22h30 - Espaço Paredões no Corredor da Folia

  

 

 

Posts anteriores