Cidadeverde.com

Odontologia de referência em Água Branca

O secretário municipal da Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, visitou, nessa sexta-feira (7), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II, local que atende cerca de sete municípios da região, além da população de Água Branca.

 O CEO tipo II oferece serviços nas seguintes especialidades: radiologia; odontopediatria; cirurgia; estomatologia; endodontia; dentística; atendimento de pacientes com necessidades especiais; diagnóstico de câncer de boca; prótese, com Laboratório Regional de Prótese Dentária, entre outras especialidades da área de odontologia.

 “Visitamos o estabelecimento e aproveitamos para fazer um registro com os nossos cirurgiões dentistas e os pacientes, em atendimento, que também autorizaram o registro das fotos. Sabemos da importância dos serviços de saúde bucal para garantir maiores cuidados e atenção básica à nossa população”, comenta o secretário da Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

 Os municípios contemplados com os serviços de atendimentos do Centro de Especialidades Odontológico de Água Branca são: Lagoinha do Piauí; Olho D'água do Piauí; Barro Duro; Agricolândia; São Miguel da Baixa Grande; Miguel Leão; Hugo Napoleão e Passagem Franca do Piauí.

 Segundo o Ministério da Saúde, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. 

Recuperação de estradas em Joaquim Pires

A Prefeitura de Joaquim Pires através da Secretaria  de Obras e Serviços Públicos, iniciou a recuperação das estradas  do município, para melhorar  o deslocamento da população que reside na zona rural e urbana.

As primeiras comunidades que estão sendo beneficiadas com o patrolamento são o Baixão, Forquilha, Chapada do Broder e Tipis. Além dos trabalhos de revitalização, foi realizado  o roço do trecho que liga Chapada do Broder até o Tipis.

O secretário de obras, Edival Cunha, está acompanhando os serviços e garantiu que mais localidades serão comtempladas com a revitalização. Ao todo serão revitalizadas  cerca de 500 km de estradas.

Esse trabalho é realizado todos os anos em que  Genival Bezerra (PT), esteve à frente da Prefeitura de Joaquim Pires. Sempre após o período chuvoso, onde a água causa vários danos nas vias são usadas máquinas na  recuperação das estradas.

A s obras ajudam a melhorar o deslocamento das pessoas  e também beneficiam o escoamento da produção e o transporte escolar.

Ascom

Socorro do Piauí concorre ao ICMS Ecológico

A Prefeitura de Socorro do Piauí protocolou no dia 26 de abril, na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, a documentação necessária para a homologação do município ao Selo Ambiental do ICMS Ecológico de 2019.

O selo ambiental é regulamentado por edital específico e será concedido aos municípios que se destacam na preservação do meio ambiente, podendo, desta forma, incrementar a receita municipal em valores consideráveis. Tal previsão é assegurada pela Constituição Federal, a fim de garantir a autonomia financeira dos municípios, e a descentralização do poder público, possuindo seus critérios estabelecidos conforme lei estadual, sendo assim, no caso do Estado do Piauí o ICMS Ecológico é um critério estabelecido pela Lei 5.813 de 2008 e regulamentada pela Lei 6.581 de 2014. 

Atualmente, cerca de 3% apenas, dos municípios piauienses atendemaos critérios mínimos do enquadramento para usufruto do ICMS Ecológico,demonstrando assim, a fragilidade dos planos municipais de desenvolvimento ambiental. 

Contudo, a prefeitura Municipal de Socorro do Piauí vai na contramão desse cenário, a atual gestão vislumbrou a importância das pautas ambientais dentro das estratégias de melhoria daqualidade de vida da população, e através dessas, buscou oportunidades de ampliação doorçamento do município.

Neste ano, Socorro do Piauí, passou a concorrer em 6 categorias, sendo o trabalho coordenado pela Prefeitura Municipal e suas Secretarias com o apoio da empresa HOCA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA E AMBIENTAL LTDA. A iniciativa foi tomada através do Prefeito Municipal Zitim e o funcionário Municipal YtalloRangell Dias que estabeleceram os diálogos que desencadearam as ações voltadas à habilitação do município no ICMS ECOLÓGICO.

O projeto desenvolvido teve como foco atribuir as ações de caráternormativo às relações ambientais cotidianas da cidade, por meio dacompreensão da cidade como um possível ambiente equilibrado. Logo, a Secretária de meio ambiente nutre forte expectativa, esperando conquistar a habilitação do selo ambiental, haja vista todo o esforço realizado por todos os setores do município.

Além de todo suporte do quadro funcional da Prefeitura Municipal de Socorro do Piauí, a estrutura Técnica do Projeto contou com uma equipe superior a 10 (dez) pessoas, sendo sua composição multidisciplinar, pois além da ampla equipe jurídica, contou-se com Profissionais de áreas técnicas ambientais das mais variadas formações, a fim de contemplar o máximo de itens previstos no edital.

O ponta pé foi dado com a importante reunião realizada pela empresa HOCA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA & AMBIENTAL. Na ocasião foi ministrada palestra de capacitação técnica e planejamento das ações, contando com a presença dos secretários municipais, representantes da câmara dos vereadores, representantes sindicais e outras entidades de representação civil, explicando o Advogado que para a obtenção do benefício é necessário um trabalho conjunto de todos os setores do município e que a presença e participação dos presentes mostrava o grande potencial de desenvolvimento do Município.

Hoje, com a documentação protocolada já se planeja novas ações de olho no edital do ICMS ECOLÓGICO de 2020. A louvável intenção e preocupação com a preservação do meio ambiente passou a ser prioridade na Gestão do Prefeito Zitim, sendo um dos gestores pioneiro no Município e na região, com projetos voltados à educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, legislações de combate à poluição, dentre outras medidas que vislumbram a melhora da qualidade de vida dos Munícipes.

Ascom

 

Convocação de concursados em Picos

A Prefeitura de Picos convocará até o final deste mês de junho aproximadamente 40 nomes de aprovados no concurso público realizado em 2016.

De acordo com o procurador Geral do Município, Maycon Luz, o município tem trabalhado de forma transparente e  ainda que o cronograma foi definido após várias reuniões com o Ministério Público do Trabalho.

“O município de Picos sempre trabalhou de forma transparente no que tange a convocação de novos concursados, temos dialogado constantemente com o Ministério Público do Trabalho, este ano nós tivemos várias reuniões e fixamos o cronograma de convocação de todos aprovados até o final do governo Padre Walmir”, assegura.

Segundo Maycon Luz, 40 nomes serão chamados até o final do mês de junho, e até outubro de 2020 todos os aprovados serão convocados.  “Agora em junho iremos chamar em torno de 40 nomes para tomarem posse em seus cargos, e em junho do próximo ano chamaremos mais alguns e em outubro do próximo ano,  a gente termina o cronograma de chamamento dos aprovados”, afirma.

O prcurador Geral do Município, Maycon Luz, citou ainda os cargos que serão convocados. “Os cargos são variados, como exemplo podemos citar, merendeira, motoboy, técnico de enfermagem, administrador de empresa, arquiteto, engenheiro agrônomo, monitor de esportes, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, dentre outros”, disse.

O procurador Geral do Municipal ressalta que os critérios para convocação foram definidos após reuniões com o Ministério Público do Trabalho e a necessidade do município. “Isso foi fruto de uma série de reuniões, existiam alguns cargos que não tinham sido chamado nenhum, então a gente acordou que nesses cargos chamaríamos todos os primeiros colocados, e também analisamos a necessidade do município, e então, chegamos a esse denominador comum, onde criamos um cronograma de chamamento de todos os aprovados”, ressalta.

Ainda de acordo com o procurador Maycon Luz, para os classificados no momento não existe previsão para chamá-los, no entanto, no segundo semestre, haverá novas negociações com o Ministério Público do Trabalho e será analisado casos pontuais e surgimento de vagas para alguns classificados.

Saúde de Joaquim Pires entrega equipamentos ortopédicos

Em solenidade, na última segunda-feira dia 03 de junho, a Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através Secretaria Municipal de Saúde entregaram aos pacientes do município cerca de 60 equipamentos ortopédicos, incluindo cadeiras de rodas e de banho, bengalas, andadores, botas, sapatos adaptados para pé diabético. A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo da U. E Pedro Alves Cabral e contou com a presença do prefeito municipal Genival Bezerra (PT) acompanhado da primeira-dama Lêda Miranda, secretários e vereadores.

A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura municipal de Joaquim Pires, Secretária Municipal de Saúde e o Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, do Governo do Estado do Piauí. O programa “Passo a Frente” como é conhecido, percorre vários municípios piauienses levando atendimento e confeccionando equipamentos ortopédicos paras as pessoas com necessidades especiais.

A secretária de saúde Socorro Machado, falou sobre a entre desses equipamentos e destacou a sua importância na vida dos pacientes. “Com imensa alegria estamos hoje aqui entregando mais uma vez esses aparelhos, onde irão proporcionar mais qualidade de vida a essas pessoas. Ver a felicidade de cada família aqui presente, me sinto com uma sensação de dever cumprindo”, falou a secretária.

Além das autoridades, estiveram presentes o diretor da UMS Leôncio Sales, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogo, agentes comunitários de saúde, coordenadores, assistente social e os pacientes com acompanhado de familiares.

 Fonte: ascom

Cultura valorizada em Oeiras

A arte educa, revela talentos e transforma vidas nas escolas municipais de Oeiras. Acreditando nisso, a Prefeitura está ampliando a abrangência dos Núcleos de Cultura na rede municipal de ensino. Na última sexta, 31, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, realizaram a entrega de 53 novos instrumentos musicais para escolas das zonas urbana e rural do nosso município.

Foram entregues: 20 violões, 20 flautas, 05 teclados, 06 instrumentos de percussão, uma sanfona, um bandolim e um microfone para o coral das Escolas Municipais Júlia Miranda, Agrotécnica e Benedito de Carvalho Sá (Canto Fazenda Frade). Com os Núcleos de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferece aos estudantes aulas regulares de iniciação e formação musical e artística, que têm contribuído com a dinâmica da produção cultural de Oeiras.

Além do fomento à cultura, os núcleos são responsáveis pela democratização do acesso ao conhecimento musical e artístico gratuito e de qualidade dentro da escola pública, trazendo também um retorno social ao município de Oeiras.

Ciclo de Formação

A entrega dos instrumentos aconteceu no Centro Diocesano, dentro do II Ciclo de Formação do Educanvisa, iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destinada à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar.

A proposta do Educanvisa é que os estudantes orientem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades desenvolvidas. “O Educanvisa acrescenta na formação teórico-cientifica dos educadores. É importante fomentar essa pesquisa cientifica nos nossos alunos. O projeto também tem esse lado, de fomentar as questões cientificas e orientar”, ressalta Carlane Leal, supervisora de Ciências da SEMED.

O evento foi encerrado com o lançamento do site da Secretaria Municipal de Educação, uma plataforma digital que irá estreitar o elo entre a Educação, pais, alunos e a sociedade em geral, além de facilitar ainda mais o acesso às atividades realizadas pela secretaria e escolas da Rede Municipal de Ensino, a plataforma já pode ser acessada através do endereço: www.educacaodeprimeira.com.br. 

Cavalgada para Santo Antônio em Água Branca

Aconteceu, nesse sábado (1°), no Povoado Santo Antônio, em Água Branca, a abertura dos tradicionais Festejos de Santo Antônio. O evento, apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contou com cavalgada e show musical de Chico Seresteiro. Os Festejos seguem até o dia 13 de Junho.

 De acordo com a secretária de Cultura de Água Branca, Camila Alencar, o evento foi bastante prestigiado. “Dezenas de pessoas participaram da cavalgada, que valoriza as pessoas e as tradições do Povoado Santo Antônio. Ao final do desfile, tivemos música ao vivo e todos se divertiram bastante. Foi um momento muito bonito”, diz.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca que a cavalgada valoriza a cultura nordestina. “Temos a preocupação de realizar eventos de lazer para nosso povo, sempre valorizando a cultura nordestina, as nossas raízes. A cavalgada foi mais um grande encontro organizado pela nossa gestão”, frisa.

Segurança no trânsito em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Trânsito montou um Plano de Segurança no Trânsito visando garantir fluidez e segurança no trânsito em torno da Praça Bona Primo durante os festejos de Santo Antônio. O Plano foi entregue ao prefeito Professor Ribinha durante o lançamento da programação cultural do festejo de Santo Antônio, no dia 24 de maio. As festividades começam nesta sexta-feira (31) e se estendem até o dia 13 de junho.

Nesse ano 2019, as trezenas do glorioso Santo Antônio serão realizadas na parte externa da Catedral, entre a Igreja e a Câmara de Vereadores, na Rua Quintino Bocaiuva onde já está montado um palco.

Segundo o secretário de Trânsito Major Paz, o cruzamento da Rua Quintino Bacaiuva com a Honório Bona (em frente ao patamar da catedral) ficará interditado durante as celebrações religiosas (19h às 21h).

Os acessos serão permitidos no sentido oposto, pela Rua José Euzébio onde tem um portal, em frente à Secretaria de Assistência Social – SEMAS, pela Avenida Lisandro Pereira, do lado direto da Câmara de Vereadores; na mesma Avenida, deve ficar uma equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

TAXISTAS

Devido às celebrações religiosas, os taxistas, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, não terão acesso ao ponto em frente da Câmara de Vereadores, como nos anos anteriores, podendo fazer o embarque e desembarque próximo ao portal de acesso à praça , em frente a SEMAS.

MOTOTAXISTAS

Os mototaxistas permanecerão em três pontos; no lado esquerdo da igreja, próximo a Escola Municipal Hilson Bona, por trás do Parque ao lado da Maternidade Sigefredo Pacheco e na entrada da avenida principal do Bairro de Flores, no cruzamento com a Rua Sete de Setembro.

A abertura do festejo será às 17h desta sexta-feira (31), com procissão do mastro de Santo Antônio saindo do Colégio Patronato até a Catedral na Praça Bona Primo e vai até o dia 13 de junho, quando é celebrado o Dia de Santo Antônio.

Valorização da Educação em Altos

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, entregou, nesta quinta-feira (30), a conclusão da Unidade Escolar Mãe Ciana, no bairro Ciana. A gestora também entregou à população um novo veículo para a Secretaria Municipal de Educação. O deputado estadual Warton Lacerda (PT) também participou da cerimônia de entrega.

 "A entrega dessa escola me emocionou muito, pois foi uma obra iniciada pelo ex-prefeito Cézar Leal e que, infelizmente, ele não conseguiu inaugurar pela forma trágica e assassina como faleceu. Mas hoje, depois de 22 anos, estamos entregando essa escola à população após uma grande reforma. Sem dúvida, mais uma grande conquista para nossa cidade", comenta Patrícia Leal.

 A secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, destaca a importância do novo veículo para as demandas da pasta. "O veículo vai auxiliar no deslocamento dos servidores às escolas municipais tanto da zona urbana como na zona rural. A meta é agilizar os serviços, bem como as vistorias nos centros educacionais", conclui. 

Prefeitura de União investe na merenda escolar

Em nova visita técnica ao depósito municipal de armazenamento da alimentação escolar, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e o secretário municipal de Educação, Marcone Martins, conferiram de perto a qualidade dos produtos que são distribuídos para as escolas da rede municipal de ensino.

“Sempre acompanhamos com muita atenção o processo de distribuição da nossa merenda. Este tem sido um dos compromissos da nossa gestão! Ao contrário do que algumas pessoas tentam passar, nosso depósito está muito bem abastecido e as escolas estão recebendo regularmente merenda suficiente para uma alimentação rica e saudável aos alunos”, disse o gestor.

O secretário de Educação, Marcone Martins, reforçou o compromisso da gestão com a qualidade da merenda. “Esse controle é feito de forma rígida. Temos uma equipe que cuida com carinho para que a alimentação tenha um padrão de qualidade e a merenda que vai para as escolas também é selecionada com base em um plano alimentar feito por profissionais de nutrição especialmente para os nossos alunos”, explicou.

Posts anteriores