Cidadeverde.com

Memorial de Natal aproxima campomaiorenses

Natal é festa em família, tem Papai Noel, árvore enfeitada,  luzescoloridas, diferentes tipos de ornamentação, brincadeiras como o "Amigo Secreto", cada família tem um jeitinho especial de comemorar  e tornar a data marcante para todos.  Em Campo Maior, além de eternizar
esse momento tão especial por meio de fotos, neste ano 2018, as famílias campomaiorenses vão poder tornar o momento único mais visível aos olhos dos demais munícipes.

É que a Prefeitura lançou a campanha "Memorial de Natal CM", onde toda a população vai poder dividir o momento por meio da rede social. Para participar você deve postar em sua página no instagram fotos em família ou com amigos durante sua comemoração de natal usando a hashtag (o sinal cerquilha ou jogo da velha como é mais conhecida), #MemoriasdeNatalCM; e sua foto vai parar no "Memorial de Natal" que será publicado na Praça Bona Primo no dia 21/12 durante o recital de natal.

A ideia é unir as famílias em clima de harmonia e compartilhar a felicidade de natal. Isso mesmo, você  pode fazer suas fotos com sua família e amigos, nos diversos pontos da cidade que estão recebendo diferentes cenários natalinos, em casa, na praia; mas vale lembrar que só servem para o memorial as fotos com a temática a de Natal.

CCOM - PMCM 

Região de Parnaíba terá sinal analógico de TV desligado

Na próxima quarta-feira, 05 de dezembro, o sinal analógico de televisão será desligado em Parnaíba, Araioses e Ilha Grande. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para continuar assistindo aos seus programas favoritos, basta verificar se a sua antena é digital e se o seu televisor precisa, ou não, de um conversor. Instalar os equipamentos é indispensável para vivenciar a experiência com a TV digital.  

As famílias que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br e escolher o melhor local, data e horário. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.

Finalizando a instalação do conversor e da antena digital, um número aparecerá na tela das TVs. Com o código em mãos, é possível participar da Instalação Premiada, promoção que está sorteando prêmios de R$2 mil em cartões pré-pagos.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

redacao@cidadeverde.com

A abertura da VI edição do SaLiVag acontece hoje

A abertura oficial da VI edição do Salão de livros Vale do Guaribas (SaLiVag) acontece, hoje, dia 28 de novembro às 19 horas. O prefeito Padre José Walmir de Lima juntamente com a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, vão fazer as honras de abertura. A noite da quarta feita será marcada com a homenagem solene a uma das pioneiras da educação de Picos, a professora Ricardina de Castro Neiva.

Após a abertura solene, às 20:00 horas o evento seguirá com o palestrante Expedito Neiva que fará a leitura da biografia da professora. Ao final da primeira noite do evento, a Banda Sambatom de Teresina, vai encerrar o dia de abertura no palco principal, com um animado samba.

O evento seguirá até domingo 02 de dezembro, com diversas apresentações de palestras, lançamento de obras e vendas de livros além de atrações musicais. Este ano o SaLiVag, vai acontecer no espaço do Piauí Shopping Center, que vai oferecer ao público, comodidade e lazer durante as atividades.

As inscrições ainda podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação. Os interessados em participar do evento devem procurar a Secretaria de Educação de segunda a quinta-feira das 8:00h às 12:00h e 14:00h às 17:00h e na sexta-feira, das 8:00h às 12:00h para efetuarem a inscrição a um valor de R$ 30,00. A certificação para quem participar do circuito de palestras é de 60h. Aguardamos sua presença.

Confira a programação completa da VI edição do evento:
Dia 28/11
19h – Abertura
20h – Apresentação da Biografia da professora Ricardina de Castro Neiva
Palestrante – Expedito Neiva
Palco principal: Banda Sambatom (Teresina)
Dia 29/11
8:30h
Palestrante: Dionésia Barros
Escritora e professora
Palestra: O ato de ler e escrever: onde se semeia leitura as ideias florescem
10h
Palestrante: Alexandre Nolleto
Fisioterapeuta, escritor e palestrante
Palestra: Você está na lista vip de Deus
15h
Palestrante: Gizeli Lima
Mestranda em História e palestrante
Palestra: Os compêndios de história universal como fonte histórica: análise sobre a democracia ateniense.
19h
Palestrante: Jessier Quirino
Poeta, compositor e interprete brasileiro.
Palestra: Espetáculo de Nordestinidades: composto de causos e poesias.
Atração Musical:
Palco: In The Clouds
Dia 30/11
8:30h
Palestrante: Irmã Raimundinha
Professora e Coordenadora da Educação Inclusiva da Semed – Floriano
Palestra: Educação Inclusiva construída com professores: Uma experiência exitosa.
10h
Palestrante: Luana Sena
Professora, Jornalista e editora da revista Revestrés, mestra em Com. Social.
Palestra: Fake-news, po?s-verdade e o combate a desinformação
15h
Palestrante: Afonso Celso
Estudante, escritor e palestrante.
Palestra: Minha história não é tão diferente da sua
19
Palestrante: Chico José
Jornalista, apresentador de televisão e palestrante
Palestra: Meio ambiente, Marketing no Jornalismo, Sustentabilidade e Comunicação
Atração Musical:
Palco: Juliana Guedes
Dia 01/12
08:30h
Palestrante: ItanieleRotondo
Promotora de Justiça, Mestre em Direito Constitucional
Palestra: O Poder da Ação e o Poder da Autorresponsabilidade
10h
Palestrante: Moisés Nascimento
Psicólogo, Esp. em Saúde Mental e Pública, Palestrante e Conferencista
Palestra: As angústias da contemporaneidade.
15h
Palestrante: Mary Barros
Advogada, Direito Empresarial, palestrante
Palestra: Reforma trabalhista
19h
Palestrante: Iponax Vila Nova
Poeta Declamador, radialista e apresentador de TV
Palestra: O universo dos versos: do cordel à cantoria
Atração Musical:
Vanderley Soares
Dia 02/12
08:30h
Palestrante: Teresa Cristina Soares de Carvalho/ IuryNaycon carvalho Rodrigues/ Saara Jane de Sousa Nunes
Palestra: Amelp: Teoria x Práticas – Vivenciando as construções literárias.
10h
Evento e Posse dos 10 alunos da Escola Municipal Helvídio Nunes de Barros
 15h
Final Soletrando
19h
Palestrante: Sérgio Nogueira
Professor e Mestre em Língua Portuguesa.
Palestra: A importância da Língua Portuguesa na vida profissional.
Atração Musical:
Palco: Geraldo Azevedo

Fonte: Ascom

Floriano recebe resultados de busca por gás e petróleo

Na manhã desta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMAN, recebeu a visita de representantes da Ouro Preto Energia Onshore, companhia com foco em exploração e produção de petróleo e gás natural, que realizou atividades de perfuração em Floriano. A equipe apresentou à secretária, Manuella Simplício, um ofício informando o término das atividades de perfuração na cidade, bem como a desmontagem da sonda, utilizada na busca por petróleo e gás natural.

Todas as atividades realizadas receberam a autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR.  Em Floriano infelizmente não foram encontrados petróleo e gás natural, entretanto, segundo a secretária da pasta Manuella Simplício,  a empresa marcará uma reunião junto ao poder legislativo e executivo para comunicar os resultados da atividade realizada, e como irá realizar o processo de reflorestamento, deixando as áreas desmatadas para perfuração, totalmente revitalizadas.

Fonte: Ascom

Natal Arte é lançado em Ipiranga do Piauí

Com a benção do Presépio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, começaram oficialmente as festas de fim de ano no município de Ipiranga do Piauí. A ação foi realizada pelo pároco do município, ocasião onde muitas pessoas compareceram para prestigiar a solenidade.

Com o tema: “Natal Arte”, a decoração natalina ganha, a cada ano, mais detalhes,  através de uma iniciativa da secretaria municipal de Assistência Social, que conta com apoio de  artesãs e voluntários locais. Esse ano toda a decoração está sendo feita através de materiais recicláveis, o que chama a atenção bela beleza e criatividade.

Também foi lançada a “Campanha do Abraço”, onde se busca valorizar a importância do abraço num simples ato que faz toda diferença na vida de muitas pessoas.

Fonte:portalappm

São Pedro do Piauí comemora Dia do Evangélico

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Piauí realizará no próximo dia 30 de Novembro a comemoração do Dia Nacional do Evangélico. 

O evento tem o intuito de promover um momento de comunhão entre todos os irmãos evangélicos e não evangélicos em uma grande festa de celebração e louvor ao Senhor Jesus.

As atrações confirmadas para o evento são a cantora Letícia Brandão, conhecida por ter sido integrante da maior banda gospel da América Latina, Diante do Trono, cantando o melhor do estilo adoração, e o jovem sertanejo Luís Filipe, que já gravou ao lado de grandes nomes do forró evangélico, como Banda Som e Louvor e  Netto Paz (in memoriam).


A festa acontecerá na praça central de São Pedro do Piauí, a partir das 19h.n Na página da Prefeitura o convite foi feito a toda a população independente de religião, "vamos todos, evangélicos ou não, participar deste evento de louvor ao Senhor Jesus".

Esta é a primeira vez que o Dia Nacional do Evangélico é comemorado em São Pedro do Piauí com o incentivo da Prefeitura.

Fonte: Ascom

Água Branca inaugura sede do Estação Juventude 2.0

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude, inaugurou, nesta quarta-feira (21), a sede do Programa Estação Juventude 2.0. A solenidade contou com a presença do secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, com apresentação do grupo ABRAC de Capoeira e jogo entre as equipes das escolinhas de futebol.

 Foram investidos R$ 300 mil para implantação da Estação Juventude, recursos obtidos por meio de um convênio junto ao Governo Federal. A verba foi aplicada na reforma do prédio (que é de propriedade do município), aquisição dos equipamentos e promoção de oficinas e capacitação.

 Por meio do Programa, jovens de 15 a 29 anos têm acesso facilitado às políticas públicas de apoio à juventude, programas e ações que assegurem o direito à cidadania, fortalecendo a capacidade de inclusão na realidade municipal e estimulando a participação social.

Durante a visita ao município, o secretário Nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, conheceu a academia de saúde, onde vão acontecer atividades esportivas e orientações em saúde; em seguida ele foi até a quadra da Escola Municipal Joaquim Calado, local onde vão acontecer jogos de futsal, handbol, vôlei, entre outros. O secretário também visitou a sala onde serão ministradas as aulas de informática.

 “Com mais uma alternativa, esses jovens, que em alguns casos estão em situação de vulnerabilidade, vão preencher o tempo com atividades produtivas, o que será muito benéfico, a curto, médio e longo prazos, visto que eles poderão se profissionalizar”, pontua o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 O coordenador municipal de Juventude, Markonny Moura, destaca que Água Branca é o primeiro município do Piauí a ser contemplado com o Programa Estação Juventude. “Graças à gestão do prefeito Jonas Moura e com articulação do vereador Ivon Lendl, este programa chega a Água Branca com uma proposta inovadora e de extrema importância para nossos jovens. Além disso, a criação da Coordenadoria de Juventude foi uma grande conquista de nosso município”, frisa.

 Markonny Moura explica, ainda, que uma das prioridades do Programa é a inclusão digital dos jovens. “A Estação Juventude trabalha, prioritariamente, com a tecnologia social e inclusão digital. O Programa visa facilitar o acesso à informática e tem como público-alvo aqueles jovens que estão em situação de vulnerabilidade social”, finaliza.

Fonte: Ascom

Alunos de Oeiras conquistam medalhas na OBMEP

Os estudantes da rede municipal de Oeiras tiveram um desempenho inédito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2018. Ao todo, o município conquistou 07 medalhas – 01 de ouro, 02 de prata, 04 de bronze – e 11 menções honrosas. Em sua 14ª edição, a olimpíada contou com a participação de mais de 18 milhões de alunos, classificando 952.839 para a segunda etapa.

No Piauí, além de Oeiras, apenas Cocal dos Alves e Teresina tiveram medalhistas de ouro na olimpíada, que busca incentivar o estudo da matemática, desmistificando a disciplina, que é vista como ‘bicho-papão’ por grande parte dos estudantes. “Fiquei feliz com a medalha. Prestei muita atenção nas aulas, fiquei muito atento às dicas dos professores e me concentrava nas atividades de casa”, comemora Igor Gabriel, aluno da Escola Municipal Juarez Tapety, medalhista de ouro na OBMEP.

Ele e os outros alunos premiados participam de um projeto desenvolvido pela Supervisão de Matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para aprimorar as habilidades dos estudantes na disciplina. O projeto reúne os alunos em aulas aos sábados, com revisões e exercícios envolvendo questões específicas de olimpíadas passadas. “Sentimos que os alunos tinham algumas deficiências, mas que tinham uma capacidade de raciocínio muito boa. Na primeira fase, nossos alunos já se mostraram acima da média. Tivemos a primeira medalha de ouro do Centro-Sul do Piauí, elas ficam sempre concentradas nas cidades do Norte”, observa Renato Martins, diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, que ministrou aulas na fase de preparação dos alunos para a OBMEP.

A prova foi elaborada com questões dissertativas que desafiam os jovens em problemas resolvidos com raciocínio matemático. “A seleção é rigorosa. Se deixar de fazer uma letra o aluno já perde. As questões são subjetivas, em cada cálculo que o aluno faz ele tem que argumentar, explicar porque fez assim. A comissão analisa o cálculo e o argumento. Se ficar algo faltando a nota é subtraída”, explica Sandra Salvador, supervisora de Matemática da Semed.

As escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba concentram o maior número de medalhas e menções honrosas. Medalha de bronze na olimpíada, Monara Susanny, aluno do 7° Ano do Visconde da Parnaíba, não esconde a satisfação com o resultado na prova. “É uma sensação maravilhosa. Quando fiz a prova, não sabia que ia ganhar uma medalha”, celebra a estudante, que sonha em seguir carreira como engenheira.

“A disciplina que mais gosto é matemática. Estudei muito com os professores e em casa. Senti muita emoção quando recebi o resultado”, comenta Letícia Holanda, do 8° Ano do Visconde da Parnaíba, medalha de prata na OBMEP. Colega de classe de Letícia, Célia Regina diz que na fase de preparação estudava matemática três horas por dia. “Sempre tiro boas notas em matemática. Estudava duas horas na escola e uma em casa. Fiquei feliz com a medalha”, afirma a estudante de 14 anos.

Felicidade foi o que também sentiu Maiza Victória ao saber que foi bronze na OBMEP. “Além das aulas aqui com os professores, eu também estudava em casa, meu irmão me ajudou”, lembra a estudante do Juarez Tapety. “Fiquei alegre, saí correndo, pulando”, compartilha Luís Felipe, medalha de prata na prova, acrescentando que estudou bastante em casa, incentivado pelo pai, o professor Renato Martins.

“Fiquei surpresa com o resultado. A preparação foi bem descontraída, eu sempre prestava atenção nas aulas e no conteúdo”, festeja Débora Leal, aluna do Juarez Tapety.

Entenda a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. A prova é realizada por meio de duas fases. A primeira teve 20 questões de múltipla escolha e duas horas e meia de duração. Os estudantes têm três tipos diferentes de provas, de acordo com o nível de dificuldade:

Nível 1: alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Nível 2: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Nível 3: o mais avançado, é para os estudantes do Ensino Médio

A primeira fase é eliminatória, e a classificação é feita de acordo com a nota de cada estudante: são classificadas todos os anos as pessoas com as maiores notas até o preenchimento das vagas para a segunda fase.

Já a segunda fase não é eliminatória, mas sim classificatória, e mantém os três níveis da primeira fase. Nessa prova, os alunos têm três horas para responder a seis questões discursivas valendo 120 pontos no total.

As medalhas são definidas de acordo com a nota de cada estudante na segunda fase: segundo o regulamento, são previstas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 46.200 menções honrosas.

Veja quem são os estudantes oeirenses premiados na OBMEP de 2018:

Igor Gabriel Oliveira da Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Ouro

Luís Felipe Holanda Martins – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Prata

Letícia Holanda M de Carvalho – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Prata

Débora Leal de Oliveira – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Bronze

Maiza Victória de Sousa Alves – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Bronze

Monara Susanny Lima de Sousa – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Bronze

Célia Regina de Sousa Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Bronze

Bruno Weslley Borges Ribeiro – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Hiara de Moura Fé e Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Luciana Carvalho da Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Nícolas Rodrigues Alves – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Andressa Morgana Quintana Souza – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Bárbara Diva de Moura Alves – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Hyruan Santtynny Pereira Viana da Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Leandro Henrique Ferreira Estevão – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Pedro Luiz de Moura Marques – Escola Municipal Aleksandra Tapety (Povoado Morro Redondo) – Menção Honrosa

Thaynara Pereira de Sousa – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Yara Ravena Gomes da Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Fonte: Ascom

Monsenhor Gil recebe atenção especial na limpeza pública

Umas das primeiras medidas do prefeito João Luiz em janeiro de 2017, quando assumiu a gestão do município de Monsenhor Gil, foi mandar limpar a cidade por meio de um mutirão onde o próprio prefeito  participou dos trabalhos. Na época toneladas de entulho foram retiradas de ruas e demais logradouros públicos.  Segundo João Luiz manter a cidade limpeza é questão de saúde pública. "Sabemos que com acúmulo de lixo facilita a infestação e proliferação de insetos que causam doenças terríveis como a dengue. Estamos limpando e cuidando da saúde da população", disse o prefeito ao tempo que faz um apelo à população para que ajude a manter o município limpo e acolhedor para os moradores e visitantes.

Os trabalhos com a limpeza são diários, enquanto uns passeiam ou descansam lá estão os trabalhadores em atividades cumprindo uma orientação do prefeito João Luiz de manter o município em sua área urbana limpa e organizada. Em algumas oportunidades o prefeito solicita maior empenho, como fez  agora com vistas ao aniversário da cidade que se aproxima (6/12). Segundo o coordenador das equipes de limpeza pública Amadeu Mariano, o prefeito João Luiz é muito preocupado com este setor. "Fazemos os trabalhos diários, mas de vez em quando ele nos chama para pedir mais empenho e atenção. Vejo uma preocupação constante do prefeito. Mas é preciso compreenssão da população para não jogar lixo nas ruas, evitar podas de árvores e deixarem galhos amontoados pelas ruas, por exemplo", afirma Amadeu.

A moradora Maria Alice, que reside no município há mais de 30 anos, disse que nunca tinha visto a cidade tão limpa. "Vejo estes homens e os carros direto na limpeza de nossa cidade. Valeu prefeito João Luiz por seu trabalho. Meus parabéns", disse dona Alice. Outro que também destaca este importante serviço é o senhor José de Sousa. "Antes aqui em frente meu comércio tinha muita sujeira, que aliás, é a própria população que coloca. Agora dá gosto de ver tudo limpo. Este prefeito é cuidadoso com nossa limpeza", finalizou José. 

Atualmente os trabalhos também foram reforçados com maquinários modernos, que facilitam e agilizam o recolhimento do lixo. Ancelmo João ficou impressionado com os equipamentos em ação. Segundo o morador do bairro Cedro, as máquinas fazem boa parte dos trabalhos que o homem não faria e em alguns casos, levariam muito tempo para realizar. "O prefeito está de parabéns por seu compromisso com a limpeza do município", comentou o morador.

Fonte: Ascom

Projeto Impacto Sertão Livre em Picos

A cidade Picos irá sediar no período de 10 a 20 de janeiro de 2019 o Projeto Impacto Sertão Livre. O evento será realizado pelo Instituto Livres, em parceria com a Prefeitura do município.   

O projeto será desenvolvido em Picos através das seguintes atividades: visitas às casas das comunidades para geração e fortalecimento de vínculos; atividades pedagógicas, recreativas e esportivas com crianças e adolescentes; atendimentos médicos, odontológicos e de saúde em geral; exames médicos e odontológicos; realização de atividades culturais, musicais e recreativas em espaço amplo e inclusivo na cidade; palestras e atendimentos individualizados sobre diversos temas, visando a capacitação de mão-de-obra local; fomento da economia Local e geração de renda.

As atividades irão contar com a mobilização de mais de 600 voluntários, vindos de várias regiões do Brasil.

Segundo o prefeito Padre Walmir Lima, as atividades do projeto irão trazer melhorias para a população de Picos. “Teremos atividades nas áreas da Saúde, Educação, Serviço Social, Esporte e Cultura. A comunidade picoense será beneficiada com esse projeto. A prefeitura entra em parceria com a disponibilização dos locais para a realização das atividades”, disse.

PROJETO IMPACTO SERTÃO LIVRE

O Impacto Sertão Livre é um projeto social humanitário que promove a mobilização de voluntários em prol de comunidades sertanejas do polígono das secas, com o apoio de organizações parceiras que atuam na região. O projeto acontece semestralmente nos meses de janeiro e julho, durante 10 dias e reúne centenas de pessoas de todo o Brasil. Por meio dessa ação social solidária, comunidades inteiras têm sido impactadas e transformadas.

Esse projeto coopera diretamente com os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo Sustentável, Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Parcerias e Meios de Implementação.

 Fonte: Ascom

Posts anteriores