Cidadeverde.com

Concurso Público em Bom Jesus

O anúncio do projeto  para a realização do concurso público ocorreu durante sessão da Câmara de Vereadores de Bom Jesus na manhã dessa segunda feira (6).  As vagas ofertadas são para auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, motorista, vigia e técnico em contabilidade. Os cargos são para lotação no poder legislativo do município  e esse é o primeiro concurso que a instituição realiza. O projeto segue agora para apreciação das comissões da casa e logo após voltará ao plenário para votação. A Câmara de Bom Jesus tem como atual presidente o vereador Nestor Elvas(PSDB) autor da iniciativa da realização do futuro concurso da instituição.

SOS nascentes de riachos de Monsenhor Gil

 

A inciativa é do Instituto Engrácia Ribeiro  de Beneditinos, com a parceria da comunidade Varjota de Monsenhor Gil, por onde passam as águas vindas da nascente do córrego dos Três Riachos que foi visitado por uma comitiva preocupada com a degradação do manancial hidrico do município.

O local é explorado pelo senhor Antônio Guilherme que recebeu a comitiva da campanha e mostrou alguns cuidados que ele diz manter para preservar as nascentes.

Depois da visita aos Três Riachos o grupo  fez uma plenária contando com as presenças do vereador e presidente da Câmara Municipal de Monsenhor Gil João Filho Abreu, da diretoria do Instituto, do vereador de Beneditinos Ernando Mariano, alunos da Uninovafapi, comunidade, além de outros convidados. Em  pronunciamento o vice prefeito Zé Noronha falou que o prefeito de Monsenhor Gil,  João Luiz é sensível a  causa e não se furtará em apoio a esta e outras iniciativas a favor da perservação do meio ambiente.

Fonte: Ascom

 

Piracuruca é referência no sistema de trânsito

Uma equipe da Diretoria Geral de Trânsito de Oeiras visitou, nesta quarta-feira (1º), o município de Piracuruca para conhecer de perto o funcionamento do sistema de trânsito no município, que é referência para o Piauí.

Na oportunidade, o diretor de trânsito de Piracuruca, Emiliano de Lima Silva, o secretário de transporte e trânsito, Francisco Eudes Gomes da Silva, e agentes de trânsito mostraram à equipe de Oeiras o trabalho desenvolvido no município em relação ao controle do tráfego e fiscalização de veículos.

Por meio da Diretoria de Trânsito (Ditran), a Prefeitura de Piracuruca realiza ações para aprimorar o trânsito na cidade, como a recente implantação do sistema eletrônico de fiscalização, além de campanhas de conscientização de condutores.

“Viemos conhecer o departamento de trânsito de Piracuruca para poder aplicar a sistemática desenvolvida aqui também em Oeiras. Agradecemos aos colegas do Ditran pelas orientações. Agora, vamos trabalhar para que o trânsito de Oeiras tenha a mesma organização do de Piracuruca”, comenta Luiz Henrique Barbosa Nunes, secretário municipal de Administração e Planejamento de Oeiras.

Fonte: Ascom

Matadouro Público de Água Branca é tema de audiência

O Ministério Público Estadual realizou audiência pública para debater a questão da vigilância sanitária na cidade de Água Branca. A reunião, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, na última segunda-feira (30), contou com a presença do prefeito Jonas Moura; promotor Mário Normando; do presidente da Câmara Municipal, Ivon Lendl; secretários de Água Branca e população em geral.

 

De acordo com o promotor Mário Normando, a audiência teve como foco principal discutir o abate dos animais no Matadouro Público de Água Branca, que voltou a ser administrado pela Prefeitura do município há cerca de um mês. “A Vigilância Sanitária de Água Branca é uma grande parceira do Ministério Público. Com seu auxílio, identificamos algumas irregularidades no Matadouro. Essas irregularidades estão, aos poucos, sendo sanadas, mas para que a gente consiga uma segurança alimentar maior no fornecimento de carne, realizamos a audiência no intuito de discutir a situação também com os fornecedores de carne, pois essa colaboração da população é fundamental”, diz.

 

O prefeito Jonas Moura ressalta a importância das audiências públicas. “Esses momentos são de fundamental importância, pois a população participa das discussões e apresenta suas necessidades”, diz o prefeito, que ainda garantiu que a Prefeitura não está medindo esforços para corrigir os estraves encontrados no Matadouro Público: “Desde que reassumimos a administração do Matadouro estamos empenhados em solucionar os problemas de forma sistemática e no menor tempo possível”.

 

O coordenador da vigilância sanitária, Calor André, comenta que a equipe está engajada na fiscalização de comércios e ambientes que tratam de alimentos. Ele também fala sobre o serviço que está sendo aplicado para a readequação das regras para o funcionamento legal do Matadouro Público. “Faz pouco mais de um mês que reassumimos o matadouro e a vigilância sanitária, em parceria com o serviço de inspeção municipal, voltou a atuar para que possamos corrigir os erros do local, principalmente na questão da limpeza e abate humanitário. Também estamos providenciando o plano de gerenciamento de resíduos para diminuir o impacto ambiental do serviço”, diz.  

 

Carlos André também destaca a parceria com o Ministério Público para o sucesso do trabalho realizado pela vigilância sanitária de Água Branca. “Nós estamos fazendo o levantamento das irregularidades e propondo as soluções cabíveis, mas mais que isso, estamos firmes na cobrança e luta para que esses problemas sejam corrigidos no menor tempo possível, e o Ministério Público e o promotor Mário Normando têm sido grandes parceiros nesse trabalho, principalmente no diálogo com a população”, finaliza. 

 

Fonte: Ascom

Ponto facultativo em Oeiras

Em virtude do feriado do Dia de Finados, na quinta-feira (2), o prefeito de Oeiras, José Raimundo, determinou que seja decretado ponto facultativo, na sexta-feira, dia 3 de novembro, para os órgãos da Prefeitura Municipal. 

O prefeito afirma que o ponto facultativo também é alusivo ao Dia do Servidor Público, registrado no último sábado, 28.

De acordo com o decreto, o ponto facultativo não se aplica aos órgãos e entidades que funcionam durante 24 horas, devendo o dirigente dessas unidades administrativas estabelecerem escalas de serviço, de modo que não prejudiquem o atendimento ao público assistido.

Fonte: Ascom

Chuvas no extremo sul do Piauí

Parnaguá

Os municípios de Corrente, Santa Filomena, Parnaguá e Cristalândia registraram uma boa quantidade de  chuvas no dia de ontem. E a previsão é que as precipitações tenham continuidade nos próximos dias anunciando o início do período chuvoso no extremo sul do Piauí. Mas junto com a chuva veio a oscilação de energia em algumas localidades.

Cristalândia

Além de contribuir para a elevação do nível de umidade na região, que oscilou entre 19% e 12% nas últimas semanas, a chuva também diminuiu a média da temperatura em mais de 10°C, amanhecendo com  21°C em Corrente nesta quarta-feira, 1º de novembro.

Corrente

Santa Filomena

A previsão do tempo confirma tempo parcialmente nublado para os próximos dias, com possibilidade de tempestades isoladas para esta quinta-feira (2).

Fonte: portalcorrente

Estudantes de Oeiras na Prova Brasil

Cerca de 900 estudantes das turmas de 5º e 9º Ano da rede municipal de Oeiras participam nesta terça e quarta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, da Prova Brasil. No exame, os alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática, formuladas com o objetivo de avaliar a Educação Básica.

O resultado da Prova Brasil é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador utilizado pelo Ministério da Educação para aferir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

De acordo com a professora Tiana Tapety, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem desenvolvendo um trabalho intenso de preparação dos alunos para a avaliação. “Oeiras tem se preparado para este momento com um trabalho intenso, voltado para a alfabetização e letramento de nossas crianças”, frisa a secretária municipal de Educação.

Tiana destaca que, desde o início do ano letivo, a Semed promove uma série de simulados e revisões para os estudantes, intuito de assegurar a qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Este ano, 27 turmas serão avaliadas – na última Prova Brasil foram 11. “Demos um salto de qualidade. Isso demonstra que diminuímos a evasão escolar e que estamos reduzindo os níveis de distorção idade-série nas escolas da rede municipal de ensino”, argumenta Tiana Tapety. 

Fonte: Ascom

Ações do Outubro Rosa em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Secretaria Municipal de Saúde, realizou, ao longo dessa semana, atividades em prol da campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama. As ações aconteceram no Bairro Mutirão e no Povoado Santo Antônio, nesta quarta (25) e sexta-feira (27), respectivamente.


 
Nas duas localidades aconteceram palestra ressaltando a importância do autoexame da mama, principal forma de prevenção; sinais de alerta e cuidados permanentes com a saúde da mulher, e sorteio de brindes. As ações foram finalizadas com caminhadas pelas ruas dos bairros e por um aulão de zumba.
 
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Danielly Sousa, comenta a importância da ação para as comunidades. “Muitas mulheres não sabem como se prevenir do câncer de mama, por isso esse trabalho de levar informações é fundamental. Os enfermeiros Anny Leal e Devid Perfeito, que ministraram as palestras, explicaram como é feito o autoexame e falaram sobre alguns sinais que servem de alerta para a doença. A ação como um todo chama atenção da sociedade para a importância da prevenção”, diz.


 
O prefeito Jonas Moura também esteve presente nas palestras. "É gratificante ver que a comunidade nos recepciona de braços abertos, e acolhe nossas equipes. Sabemos o quão é importante cuidar da saúde, e sempre incentivamos o autocuidado. Agradeço a cada um que aqui se fez presente”, finaliza.

Fonte: Ascom

Regularização do transporte escolar em Paes Landim

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Paes Landim, nessa quarta-feira (25), com o intuito de regularizar o transporte escolar dos alunos dos ensinos Infantil e Fundamental da zona rural do município.

Por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC) - órgão auxiliar MP-PI, a Promotoria de Justiça de Paes Landim, representada pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa, deu um prazo de 150 dias para que o município regularize os veículos que realizam transporte dos alunos da zona rural, principalmente nas localidades Milagres, Recreio, Paraíso, Ingazeira, Recanto e Angical, obedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro.

A lei exige autorização especial, pintura de faixa horizontal na cor amarela, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, cintos de segurança em número igual a lotação, além de requisitos referentes ao condutor do veículo, como idade, categoria D da habilitação e outros. No entanto, o Município não estava cumprindo o que a legislação determina, sendo necessária a intervenção do MP.

O promotor de Justiça Jorge Luiz Costa, afirma que a celebração do ajustamento de conduta com a Prefeitura de Paes Landim demonstra o compromisso do ente municipal em resolver as irregularidades encontradas. "Vamos acompanhar os prazos dados até que nossas recomendações sejam totalmente atendidadas”, diz o promotor.

Flávia Gomes Cordeiro, promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC, ressalta o papel do Ministério Público nesse processo. “A atuação do MP teve um papel fundamental para a concretização desse termo. Toda criança e adolescente tem direito à educação e é obrigação do Poder Público assegurar o ensino Infantil, Fundamental e Médio, obrigatórios e gratuitos, bem como ações suplementares, como o transporte escolar”, destaca a promotora.

Se descumprir qualquer uma das cláusulas do termo, a Prefeitura pagará multa diária no valor de R$ 500,00 por cada uma das cláusulas descumpridas. O valor será revertido para o fundo de modernização do MP-PI.

Fonte: Ascom

Seminário do TCE em Oeiras

Oeiras sedia entre os dias 6 e 8 de novembro o XXXVI Seminário de Formação de Controladores Oficiais e Ouvidoria Itinerante. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o evento é destinado a prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros municipais, contadores, servidores públicos e sociedade civil.

Com apresentação de palestras, debates e minicursos, o Seminário qualificará gestores e administradores públicos a gerir os recursos, além de instruirá os cidadãos em geral a fiscalizar e estimular o controle dos órgãos públicos.

A abertura acontecerá no dia 6, às 18h, no Cine Teatro de Oeiras, com as palestras de José Pinheiro, procurador do Ministério Públicos de Contas do TCE-PI, e Márcio de Araújo, auditor governamental e gerente de Controle Interno da CGE-PI. Logo após, ocorrerá o debate com participação de Conselheiros, Auditores e Procuradores do TCE e da Sociedade Civil.

No primeiro dia de Seminário, os minicursos acontecerão em duas etapas, no período da manhã e da tarde.  O vice-diretor da EGC, professor Bernardo Sá, ministrará o minicurso “As Multifaces da Cidade”, que abordará os sistemas de funcionalidade, as representações e simbolismo e os documentos fundamentais que regem o funcionamento do espaço urbano: Lei Orgânica, Código de Posturas Municipais e Plano Diretor. Os participantes do evento contarão também com os minicursos “A importância dos Conselhos Tutelares e suas Atribuições”, da diretora técnica pedagógica da APPM, Dilma Campos; “Contratação Direta – Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, do auditor de Controle Externo do TCE-PI, Gilson de Araújo; dentre outros.

O último dia de evento contará com minicursos das áreas de controle de gestão e também econômica, como o tema que Adriana Pachêco, consultora do SEBRAE-PI, sobre “Alimentação Escolar e a Participação dos Pequenos Negócios e Agricultores Familiares”. Outro assunto será a saúde do servidor, apresentado pela professora da EGC e psicóloga, Valquíria Nogueira, com o minicurso “Os impactos do estresse e do endividamento para a saúde do servidor. Desafios e soluções”.

Esta é a segunda vez que Oeiras recebe o Seminário de Controladores Sociais. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras, do SEBRAE-PI, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e outras entidades parceiras.

Fonte: Ascom

Posts anteriores