Cidadeverde.com

Governo do Piauí investe em melhorias urbanas em Parnaíba

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está executando uma série de obras em Parnaíba com recursos do Orçamento Participativo Anual (OPA) da ordem de R$ 2.297.004,86. Os investimentos abrangem o reparo de pavimentação em paralelepípedo, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e sinalização de ruas.

Diversas dessas obras já estão em fase de conclusão. Na localidade Portinho, a avenida Gilberto Pereira de Sousa recebeu 1,872 km de asfalto, promovendo uma transformação significativa no acesso à região. No bairro Catanduvas, as ruas Francisco Fontenele e Isabel Elisa de Araújo foram contempladas com 990 metros de pavimentação, proporcionando maior comodidade aos moradores da área. Além disso, a rua Osvaldo Cruz, no bairro Piauí, passou por melhorias em uma extensão de 690 metros, contribuindo para o desenvolvimento local.

“As vias que estão recebendo as intervenções terão um visual mais agradável para a população e, o mais importante, condições mais seguras e eficientes para o tráfego de veículos e pedestres. Além disso, são obras que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico da cidade, criando um ambiente propício para o crescimento e a qualidade de vida da população. Estamos nos aproximando da conclusão e a população de Parnaíba logo receberá as obras”, afirmou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

O OPA é um programa que coloca nas mãos da população o poder de decidir quais obras prioritárias devem ser realizadas em seu município. No ano de 2023, os cidadãos de Parnaíba participaram e escolheram as intervenções que desejavam ver na cidade. As escolhas foram transformadas em projetos e, posteriormente, em orçamento, resultando em investimentos significativos para melhorias urbanas.

O governador Rafael Fonteles lançou neste mês o OPA 2024-2025, que levará investimentos às cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri. “O OPA é um programa que fortalece a participação democrática, permitindo que a população escolha de forma direta para onde destinar os recursos, quais obras são prioritárias para os cidadãos, isso impacta muito positivamente a qualidade de vida de cada um deles. Esse é um compromisso, uma marca do governador Rafael Fonteles”, concluiu o diretor-geral do Idepi.

Ccom

Festejos 2024: Prefeitura de São João do Piauí fará lançamento dia 9 de março

O prefeito Ednei Amorim convida os sanjoanenses para o lançamento dos Festejos 2024, com a divulgação das primeiras atrações musicais. O lançamento será dia 9 de março, sábado, a partir das 20h, na Praça Honório Santos.

O lançamento contará com a participação de Edmar do Acordeon.

Os Festejos 2024 serão realizados de 15 a 23 de junho, na maior praça do Piauí, a Praça Honório Santos, e consolida-se com a maior festa da região e uma das maiores do Estado.

Ascom

 

Pedro II entra em alerta laranja para chuvas nas próximas 48 horas

A Coordenação Municipal de Defesa Civil de Pedro II (COMDEC) e a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC) emitiram um alerta laranja para o município e a região, informando sobre a alta probabilidade de chuvas intensas nas próximas 48 horas, ou seja, até a quarta-feira (28). O alerta se baseia em dados e informações meteorológicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O alerta laranja significa que há risco moderado a alto de alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, inundações e outros transtornos causados pelas chuvas. A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos avisos e orientações das autoridades e que evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e córregos, locais com acúmulo de água e pontos de alagamento.

Além disso, a Defesa Civil orienta que as pessoas que se desloquem de veículos nesse período redobrem os cuidados com a variação do tempo atmosférico e as precipitações pluviométricas na região, alertando sobre os perigos de pista escorregadia, locais com riscos de deslizamentos, atoleiros e proximidades de encostas. O órgão ainda recomenda que a população evite banhos em poços, lagos, lagoas, riachos e rios, cachoeiras e balneários, principalmente devido ao aumento do volume de água nesses locais. Caso seja necessário acessar esses pontos, a Defesa Civil aconselha que se conte com a orientação da Defesa Civil, dos bombeiros civis ou dos guias credenciados.

A prefeita Betinha Brandão ressaltou que a Prefeitura está preparada para atender às possíveis demandas da população em caso de emergência e que conta com a colaboração de todos para evitar maiores problemas. “Pedimos que a população fique atenta aos avisos e orientações da Defesa Civil e que siga as recomendações de segurança. A Prefeitura está mobilizada para atender às possíveis ocorrências e para minimizar os impactos das chuvas. Contamos com a colaboração de todos para que possamos passar por esse período com tranquilidade e sem maiores transtornos”, enfatizou.

Ascom

Saúde de Joaquim Pires aumenta atendimentos de exames do coração

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires por meio da Secretaria Municipal de Saúde comunica à população acerca de mais um avanço significativo na área da saúde. 

O município zerou a fila de espera por exames de eletrocardiograma realizado através do Programa Saúde Digital. A medida foi possível graças a um trabalho em conjunto entre a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado.

A Secretária de Saúde Joseanne de Albuquerque, destaca que ampliar o acesso a atenção especializada, reduzindo o tempo de espera nas filas de regulação e reduzindo também a necessidades de deslocamentos é uma prioridade da gestão que busca garantir à saúde e o bem-estar da população.
 "Com essa conquista estamos proporcionando um atendimento especializado através da telemedicina, visando acesso mais rápido, diminuir distância e dificuldades de acesso.

Em pouco mais de um mês de adesão ao programa, já foi possível a realização de mais de 150 exames especializados com resultados em telelaudos, sendo entregues poucos minutos após a realização do exame.

A gestão do Prefeito Genival Bezerra reafirma o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos cidadãos, buscando sempre garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos.

A Secretária de Saúde Joseanne Albuquerque reforça que a partir do mês de março de 2024, os exames de eletrocardiograma serão realizados todas as quintas-feiras, na Unidade Mista de Saúde e os agendamentos feitos via regulação de consultas e exames.

Para realizar o agendamento do exame, o usuário de saúde deverá ir até o Setor de Regulação de Consultas, situado na Secretaria Municipal de Saúde.

Ascom

Prefeita Ivanária Sampaio autoriza reforma de escola em Esperantina

A Prefeitura de Esperantina tem a honra de anunciar mais uma conquista em prol da educação de qualidade para os esperantinenses. A prefeita, em nome da comunidade, assinou a ordem de serviço para a reforma completa da Escola Municipal Meire Fernandes, localizada no Bairro Batista de Amorim.

Esta iniciativa faz parte do compromisso contínuo da administração municipal em proporcionar ambientes educacionais adequados e de excelência. A escola será revitalizada de acordo com os padrões de qualidade já estabelecidos e amplamente reconhecidos na cidade de Esperantina.

A reforma incluirá a criação de um ambiente confortável e climatizado, garantindo condições ideais para o aprendizado dos alunos. Além disso, o refeitório também será climatizado, assegurando um espaço agradável para as refeições dos estudantes.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a entrega pontual de todas as obras, sem deixar projetos inacabados ou abandonados, como infelizmente aconteceram nas gestões anteriores. A comunidade pode contar com a seriedade e responsabilidade da administração municipal para garantir que todas as melhorias sejam realizadas dentro dos prazos estabelecidos.

O ano de 2024 promete ser mais um período de avanços e realizações para a cidade de Esperantina, com a educação ocupando um lugar de destaque entre as prioridades do governo. Juntos, seguimos construindo um futuro promissor para nossos estudantes e para toda a comunidade esperantinense.

Ascom

Prefeita Betinha Brandão trata sobre empreendedorismo em Pedro II

Nessa quarta-feira (21), a prefeita Betinha Brandão recebeu, no Palácio da Opala, sede da Prefeitura de Pedro II, a nova agente territorial Sebrae (ATS) do município e região, Juliana Paz, para discutir sobre o desenvolvimento empreendedor no município.

Na ocasião, a prefeita e a ATS dialogaram sobre a premiação Prefeitura Cidade Empreendedora, em que o município concorre a dois prêmios: o de Gestão Municipal e o de Inovação e Sustentabilidade. A premiação reconhece as boas práticas das gestões municipais que incentivam o empreendedorismo e a melhoria do ambiente de negócios.

A prefeita Betinha Brandão falou sobre a importância da colaboração com o Sebrae e os benefícios que ela traz para o município. “Nós temos uma parceria muito forte com o Sebrae, que nos apoia em diversas ações e projetos que visam o desenvolvimento empreendedor em Pedro II. Isto é fundamental para que possamos oferecer mais oportunidades e qualidade de vida para a nossa população, especialmente para os pequenos empreendedores, que são a base da nossa economia. Estamos muito felizes em concorrer a esses prêmios, que são um reconhecimento do nosso trabalho e do nosso compromisso com o empreendedorismo e com o povo pedrossegundense”, enfatiza a prefeita.

Juliana Paz, nova ATS do município, destacou as ações e atividades envolvidas no Projeto Cidade Empreendedora, que abrangem a gestão municipal, a sala do empreendedor, o empreendedorismo na escola, a desburocratização, as compras governamentais, a inovação e sustentabilidade, a inclusão produtiva e a liderança local. “Sebrae e município irão trabalhar ações de desenvolvimento em prol da melhoria do ambiente de negócios, que é o principal objetivo do Projeto Cidade Empreendedora. Nós queremos fortalecer o ecossistema empreendedor em Pedro II, apoiando os pequenos negócios, estimulando a cultura empreendedora e gerando mais emprego e renda para o município”, explica.

Além disso, a prefeita e a ATS abordaram em sua conversa o início dos contatos institucionais para os preparativos do Workshop de Turismo e do Festival de Inverno de Pedro II, evento consolidado no calendário estadual e nacional, que reúne música, artesanato e ecoturismo na cidade. 

Betinha Brandão expressou que está empenhada em realizar um evento de sucesso, que valorize a cultura e o potencial turístico do município. “Pedro II é uma cidade que tem uma riqueza cultural e turística imensa, que merece ser valorizada e divulgada. Por isso, estamos empenhados em realizar um evento de sucesso, que atraia visitantes de todo o país, que movimente a economia local e que mostre a beleza e a diversidade da nossa Suíça piauiense”, disse.

Também participaram da reunião representantes locais da Sala do Empreendedor, Secretaria Municipal de Comércio e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Comunicação Social, que trabalham em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ) em prol do desenvolvimento sustentável da cidade.
 
Ascom

Prefeitura de Floriano entrega 1° selo de Inspeção Municipal

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, entregou nesta terça-feira (20), na sede do Poder Executivo, o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a empresa Fazenda Angelim LTDA, Granja Angelim.

A solenidade contou com a presença do prefeito, Antônio Reis Neto, que entregou nas mãos do empresário Rodrigo Miranda, o 1° selo de Inspeção Municipal. Estiveram no momento, os secretários de Desenvolvimento Rural, Francisco Alves; de Governo, Marcony Alisson e Comunicação, Nilson Ferreira. Também participaram da cerimônia, o Coordenador Geral e o Médico veterinário do SIM, João Filho e Clemente Carvalho, respectivamente, representando a equipe; além da impressa.

O Serviço de Inspeção Municipal - SIM, foi instiuito em Floriano no ano de 2019, através da Lei n° 977/2019 e o departamento é responsavel pela fiscalização sanitária e inspeção de produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo humano. Para obtenção do selo, os produtores devem procurar o departamento do SIM, na Secretaria de Desenvolvimento Rural; após isso, passarão a ser monitorados por uma equipe durante determinado período, em que serão realizadas diversas atividades, como: fiscalização, inspeção e orientação.

Ao atingir 70% do requisitos estabelecidos pelo SIM, o produtor estará apto a receber o selo de Inspeção Municipal. A partir desse momento é gerada a obrigação de alcançar 100% dos requisitos dentro do prazo de 6 (seis) meses; além disso, o produtor já está habilitado, também, a fornecer seu produto diretamente para o consumidor final.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Rural, " o selo é o reconhecimento de que o agricultor está produzindo com qualidade e entregando um alimento seguro ao consumidor", ressaltou Francisco Alves. Para Rodrigo Miranda, responsável pela Granja Angelim, "esse é mais um passo alcançado no objetivo de produzir com qualidade, dentro das normas estabelecidas pelo município. E com isso, agora também é possível realizar a comercialização diretamente para o consumidor final; além de ser a primeira empresa de Floriano a receber o selo", concluiu.

Ascom

Festejos 2024: São João do Piauí anuncia nove dias de festa

A Prefeitura de São João do Piauí anunciou os dias 15 a 23 de junho, a data para os shows na Praça Honório Santos. Serão nove dias de festas, com diversas atrações musicais.

O prefeito Ednei Amorim afirmou que, já na próxima semana, fará o lançamento oficial dos Festejos 2024, “sem dúvida nenhuma, a maior festa da região e uma das maiores do Piauí”.

Prefeitura de Esperantina leva água potável para comunidades rurais

A equipe da Prefeitura de Esperantina continua em ação constante. Desta vez, o foco está nas comunidades rurais que enfrentam dificuldades durante o período de estiagem prolongada. 

Para garantir que a água chegue a todos os lares, a Prefeitura está montando uma estrutura completa para distribuição de água nas Localidades KM 7, Tinguizal e arredores. Além disso, estão planejadas a construção de chafarizes e lavanderias públicas, visando atender às necessidades básicas e melhorar a qualidade de vida dessas comunidades.

O longo período de seca trouxe desafios significativos para muitas áreas rurais, afetando o abastecimento de água e causando transtornos para os moradores. Em resposta a essa situação, a Prefeitura está concentrando todos os esforços para garantir que nenhum lar fique desabastecido. E não é apenas nessas localidades mencionadas: todo o município rural está sendo contemplado com iniciativas semelhantes.

Ascom

Secretária de Desenvolvimento Agrário de Esperantina participa de visita técnica

Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário, Empreendedorismo e Trabalho de Esperantina, Regina Vale, liderou uma comitiva composta por representantes da Sala do Empreendedor local, da Associação de Catadores de Material Reciclável e do SEBRAE/PI em uma visita técnica à cidade de Oeiras, no sul do Piauí. O objetivo da visita foi conhecer de perto a experiência bem-sucedida de beneficiamento de materiais recicláveis implementada naquela localidade.

Recebidos calorosamente pelo Secretário de Meio Ambiente de Oeiras, Adriano Ferreira, e pelos coordenadores de coleta seletiva, Luís Meneses e José Alberto, a equipe de Esperantina teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da Cooperativa Renascer, liderada pelo presidente Alexandro. A Cooperativa Renascer atua no Centro de Reciclagem de Oeiras, desempenhando um papel fundamental na coleta de resíduos sólidos no município.

Durante a visita, foram compartilhadas experiências e práticas bem-sucedidas no processo de coleta, triagem e beneficiamento de materiais recicláveis. A Cooperativa Renascer não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também promove a geração de renda e a inclusão social dos trabalhadores envolvidos no processo de reciclagem.

Para a Secretária Regina Vale, a visita foi enriquecedora e inspiradora. "Esse trabalho desenvolvido em Oeiras é um exemplo para os demais municípios piauienses. Viemos conhecer de perto, para que tão logo, possamos também preparar esse trabalho de cooperativa dessa classe tão importante, também em Esperantina. Estamos em união com o SESCOOP-PI e com o SEBRAE, nos dando esse suporte, para que consigamos alavancar nessa área, trazendo mais inclusão, sustentabilidade e benefícios para a nossa gente", afirmou a Secretária.

A visita técnica reforça o compromisso da Prefeitura de Esperantina em promover o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, além de fortalecer a economia local através da valorização dos resíduos sólidos e do trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

Ascom

Posts anteriores