Cidadeverde.com

Aniversário de 56 anos de Monsenhor Gil

  • monsenhorgil-56anos_(1).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(2).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(3).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(4).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(5).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(6).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(7).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(8).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(9).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(10).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(11).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(12).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(13).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(14).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(15).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(16).jpeg Ascom Prefeitura
  • monsenhorgil-56anos_(17).jpeg Ascom Prefeitura

Monsenhor Gil festeja hoje, dia 06 de dezembro, 56 anos de emancipação política. Para festejar a data, a Prefeitura realizou hasteamento de bandeiras, apresentação de um coral, caminhada popular, show infantil e corte de vários bolos comemorativos, feitos por confeiteiras locais. Através do apoio da Prefeitura, elas confeccionaram oito grandes bolos para festa. Na parte da tarde ocorrerão inaugurações, na zona urbana e rural e à noite a missa, homenagens a personalidades e shows musicais.

Festejos de Nossa Senhora da Conceição em Sigefredo Pacheco

O município de Sigefredo Pacheco, distante 165 quilômetros de Teresina está em festa nas comemorações alusivas a  Nossa Senhora da Conceição. No sábado dia 07 de dezembro,  na parte cultural do evento, a banda Mastruz com Leite estará se apresentando, sendo aguardada pela comunidade local e também de todas as localidades vizinhas. O prefeito Oscar Bandeira convida todos para participarem das comemorações,  que segundo ele devem atrair os filhos da  cidade que moram Brasil a fora,  e também visitantes de municípios vizinhos.

Capacitação em Paulistana

Nos dias 12 e 13 de dezembro, acontece no interior do estado a última edição do ENCREPI - Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí. O evento será realizado no campus do IFPI em Paulistana com conferências e minicursos com temas de relevância para a área da Enfermagem.

Com o objetivo de capacitar profissionais e graduandos de Enfermagem, o Encontro abordará diversos temas como Resoluções do Código de Ética do profissional de Enfermagem, cuidados na contribuição para o sucesso do aleitamento materno e Registros de enfermagem no prontuário.

Segundo a presidente do Coren-PI, Dra. Tatiana Melo, o Encontro do Conselho é sempre bastante aguardado pelos profissionais e estudantes da área e representa uma oportunidade de aperfeiçoamento das práticas na Enfermagem. “Realizamos estes encontros todos os anos com o intuito de aproximar ainda mais os profissionais e futuros profissionais do Conselho, além de promover a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas”, explica.

O primeiro dia do evento, (12), tem início às 8:00 horas com o minicurso “Atualização em Urgência e Emergência Cardiorrespiratória” com a Dra. Rosa Dantas. Em seguida, a partir das 14:00 horas, o conselheiro Dr. João Paulo Ferreira de Castro abordará a saúde mental dos profissionais durante minicurso.

No dia 13, acontece a Conferência “Nursing Now Brasil – Onde há vida, há Enfermagem” também sob responsabilidade da Dr. Amanda Barreto. O evento encerra com a Conferência: Invista em você: a arte de viver transformações contínuas, mediado pela Conselheira Dra. Elisângela Varonil.

Os interessados em participar do Encrepi em Paulistana devem se inscrever no local e levar no ato da inscrição uma lata de leite para ser doada a entidades locais.

Jonas Moura pede apoio contra extinção de municípios

 

Durante mobilização municipalista em Brasília-DF, nessa terça-feira (3), o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, reuniu-se com os senadores do Piauí, Ciro Nogueira (PP), Elmano Férrer (Podemos) e Marcelo Castro (MDB) para entregar documento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) pedindo apoio contra a extinção de municípios – prevista em dispositivo da Proposta de Emenda à Constituição 188/2019, a PEC do Pacto Federativo.

 Os parlamentares asseguraram apoio pauta dos municípios. Na visão do Marcelo Castro, a proposta é “descabida, feita por pessoas dentro de uma sala com ar condicionado e que não conhecem a nossa realidade”. O presidente Jonas Moura destaca que os municipalistas estão otimistas com a possibilidade de o dispositivo não passar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A votação da proposta ficou para o próximo ano.

 “A CNM e associações estaduais estão confiantes, já que os parlamentares têm assumido compromissos com a pauta municipalista. Não podemos olhar a situação dos municípios apenas com base em números e estatísticas, mas, principalmente, visando ao social, à proteção do cidadão”, ressalta. A CNM divulgou apontando as inconsistências e consequências federativas e sociais da extinção dos pequenos municípios com baixo índice de receita própria.

 A medida, se aprovada pelo Congresso Nacional, promoverá, de acordo com a Confederação, perdas de R$ 7 bilhões anuais na arrecadação de 1.820 localidades envolvidas e impactos sociais. Perderão receita de FPM, não somente os 1.217 municípios extintos, mas as 702 cidades que os incorporarão. As cidades com menos de cinco mil habitantes e menos de 10% de sua receita de arrecadação própria serão incorporadas ao seu vizinho de maior índice de sustentabilidade fiscal.

 Entretanto, nenhuma dessas cidades-mãe poderá incorporar mais de três municípios. Tais condições, de acordo com o estudo da Confederação, não podem ser obedecidas, simultaneamente, por cerca de 20% dos casos de fusões. Além disso, a extinção promoverá perda de até 50% na arrecadação dos municípios fundidos, considerando o que cada um recebe de FPM separadamente. O estudo completo está disponível no site na CNM, www.cnm.org.br.

Combate ao racismo em Joaquim Pires

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA- de Joaquim Pires, realizou na última sexta-feira, dia 29 de novembro, uma caminhada contra o racismo na primeira infância. O objetivo da atividade, faz parte da criação e implementação da campanha “Por uma Infância sem Racismo” na Semana da Consciência Negra realizada no mês de novembro.

A concentração iniciou às 16h, em frente a Secretaria Municipal de Educação – SME. Durante a caminhada, os integrantes percorreram as principais ruas do centro da cidade, que contou com a participação de alunos da rede de ensino municipal e estadual de educação e grupos de religiões de matrizes africanas.

Segundo a Mobilizadora do NUCA Jesus Veras, as atividades estão sendo desenvolvidas para que as crianças  possam compreender desde cedo sobre a importância da diversidade étnica e racial do país e toda a riqueza que é proporcionada.

O NUCA de Joaquim Pires-PI abraçou a campanha, que visa promover ações e práticas de enfrentamento ao Racismo, proposta pelo desafio 8ª, do Selo Unicef 2017-2020. O grupo tem desenvolvido palestras nas escolas, roda de conversas com crianças e distribuição de cartilhas para conscientizar o público alvo.

Capacitação em São João do Piauí

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, promoveu juntamente com a Prefeitura de São João do Piauí um curso de capacitação para agentes de saúde e agentes de endemias sobre os vetores da doença de chagas durante os dias 25 a 27 de novembro.

O curso aconteceu de forma teórica e prática, objetivando capacitar os profissionais da saúde que saem às ruas para prestar auxílio à população. Para o prefeito Gil Carlos, com o estudo realizado pela fundação, será possível reunir informações de como o município deverá atuar de maneira mais efetiva para evitar a doença.

"A Fiocruz faz o estudo de campo para analisar a situação da doença de Chagas em nosso município, que representa a região de semiárido nordestino. Nos colocamos à disposição, auxiliando a fundação nesta pesquisa esperando que tenhamos resultados o mais breve para que possamos reavaliar as ações que já estão em vigor. ", explica Gil Carlos.

A professora Simone Freitas da Fiocruz Piauí foi uma das ministrantes do treinamento e disse que a capacitação melhora os conhecimentos a respeito da doença de chagas e ajuda no controle dos insetos. "A capacitação dos profissionais assegura que eles possam melhorar seu conhecimento sobre os insetos e a doença de chagas e fazer um trabalho de vigilância e controle desses insetos no município," disse.

Para ela, através do curso, os agentes de saúde estão preparados para prevenir casos de doença de chagas em São João do Piauí. "Os participantes aprenderam a identificar os insetos e como fazer exames para saber se ele está infectado. Foi um curso muito proveitoso, os nossos objetivos foram todos alcançados e esperamos também que os agentes estejam todos preparados com os conhecimentos básicos que precisam para manter o trabalho contra a doença de chagas no município," finalizou.

Juntas todas essas entidades somaram suas forças para ofertarem a capacitação de extrema importância para os profissionais de saúde do município de São João do Piauí.

Atualização do Plano de Cargos e Salários em Picos

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação enviará esta semana à Câmara Municipal a reformulação do Plano de Cargos e Salários dos professores da Rede Municipal de Ensino. O novo documento, se aprovado, permitirá entre outros benefícios, reajuste salarial de classe e mudança de nível.

O Procurador Geral do munícipio, Maycon Luz, se reuniu com o sindicato dos servidores públicos municipais (Sindserm), para discutir atualização do plano, após o acordo, ele destacou os principais assuntos abordados durante a assembleia. 

“A maioria das propostas discutidas na reunião tratam-se de atualizações do Plano. No sentido de nomenclaturas, concessão de direitos, como por exemplo licenças para capacitação, licenças à gestante, na questão também de promoção na classe com a conclusão de mestrado, doutorado, pós doutorado ou especialização. Tudo isso é um incentivo que o município estará concedendo para os servidores da educação”, destaca o procurador.

Para o advogado do sindicato, Giovani Madeira, a reunião foi proveitosa. “pelo que podemos observar, as negociações do Plano de Cargos, Carreira e Salário estão bem adiantadas, acredito que 90% dos pedidos (do sindicato) foram aceitos, o que é uma grande vantagem para os professores. A gente fica muito feliz com essa cooperação da gestão”, afirmou o advogado.

O Sindserm realizou uma Assembleia nesta sexta-feira (29), às 17 horas, na Câmara Municipal para repassar as propostas de atualização do Plano aos professores e professoras do município.

O Plano da Educação reformulado será encaminhado pelo Poder Executivo em projeto de lei para ser votado e aprovado na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Picos da próxima quinta-feira, dia 05 de dezembro de 2019, às 15 horas.

 

Monsenhor Gil terá nova sinalização vertical

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Arão Lobão, acompanhado do diretor de Engenharia e Tráfego, Josias Castelo Branco, visitou o município de Monsenhor Gil para realizar um levantamento sobre o que se deve intervir na sinalização vertical da região.

A solicitação do levantamento foi feita pela deputada estadual Janaínna Marques e pela vereadora Eliane Moura. Arão Lobão informou que as observações foram passadas para a equipe de engenharia do órgão para a confecção do projeto de sinalização vertical.

“Nós visitamos pontos da cidade que estão precisando de uma sinalização em busca de um trânsito mais seguro, para que depois seja encaminhado à equipe de engenharia e seja produzido o projeto de sinalização vertical”, relatou o diretor.

O objetivo do projeto, conforme Arão, é buscar a melhoria da prestação do serviço e a satisfação da população de Monsenhor Gil.

Fonte e foto: Ccom

Pedro II recebe sistema de esgotamento sanitário

Foto: divulgação

O governador Wellington Dias e o presidente da Agespisa, Genival Sales, inauguram, nesta sexta-feira, 29, as obras da primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário de Pedro II, localizada a 204 quilômetros ao norte de Teresina. A solenidade está marcada para as 16h40, na Estação de Tratamento de Esgoto.

O valor total do investimento é de R$ 5,1 milhões, com recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Governo do Piauí e da própria Agespisa. Foram implantados 4.403 metros de rede coletora de esgoto, com 426 ligações domiciliares. A empresa construiu ainda uma estação de tratamento com capacidade para tratar 40 litros por segundo e uma estação elevatória de esgoto. Cerca de dois mil moradores de quatro bairros estão sendo beneficiados: Santa Fé, Saborá, Campestre e parte do Centro.

“Com essa primeira etapa finalizada, iniciamos a cobertura de esgotamento sanitário em Pedro II e garantimos mais qualidade de vida para a população”, destaca o presidente da Agespisa, Genival Sales.

União realiza o II Mutirão Odontológico

Segue até o dia 29 de novembro o II Mutirão Odontológico em União. A população das comunidades: Buriti Alegre, Soares, São João, David Caldas, São Pedro, Novo Nilo I, Nossa Senhora das Graças, Divinópolis e Liberdade serão atendidas.

Os agendamentos estão sendo realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde de cada região. É importante que se procure o agente da sua região para esclarecimentos e agendamento de consultas e procedimentos. O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura de União, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de levar mais atendimento odontológico à população.

 

Posts anteriores