Cidadeverde.com

Município de Pio IX descarta cinco casos suspeitos de Coronavírus

Foto: reprodução

O município de Pio IX distante 444 quilômetros de Teresina segue no combate ao Coronavírus e até o momento a cidade tem registros confirmados de apenas três casos da doença, sendo que nos últimos dois dias, cinco casos suspeitos foram descartados. Entre as ações da prefeitura no combate ao Covid-19  está a desinfecção de ruas, decretos suspendendo o comércio, obrigando o uso de máscaras,  a instalação de barreiras sanitárias em todas as entradas da cidade, aquisição de  equipamentos de proteção individual  para os profissionais da saúde,  entre outras atividades.

Ainda na região de Pio IX o município de Campos Sales (CE) determinou o bloqueio de trafégo em estradas viscinais da zona rural que ligam a localidade aos municípios cearenses de Salitre, Ajuaba, Assaré, Potengi, Antonina do Norte, incluindo também na ação Pio IX e Fronteiras (PI).  A prefeitura de Campos Sales irá implantar barreiras sanitárias, para aferição de temperatura, monitoramento e triagem de pessoas que usam estradas asfálticas que  interligam a cidade  a localidades como o município de  Fronteiras(PI).

[email protected]

Município baiano instala barreira e proíbe acesso de carros do Piauí

O  município de Mansidão suspendeu por tempo indeterminado  o acesso de veículos oriundos da cidade de Júlio Borges,  na divisa entre o Piauí e a Bahia.   O município piauiense tem limites geográficos com Mansidão. A justificativa da Prefeitura da cidade baiana,  foram os dois casos confirmados de Covid-19 com uma morte em Júlio Borges. 

A barreira instalada pela Bahia fica  na  comunidade de Resfriado.  Mansidão faz limites com os  municípios de Barra, Buritirama, Cotegipe, e Santa Rita de Cássia na Bahia, e também com Júlio Borges no Piauí. 

Mansidão tem 12.594 habitantes e fica distante 820 quilômetros de Salvador.

 

 

Covid-19: Decreto estipula uso obrigatório de máscara em Oeiras

No documento, a Prefeitura recomenda à população em geral o uso de máscaras artesanais, produzidas segundo orientações constantes de autoridades da saúde. 

A publicação foi feita nesta segunda-feira, 04, no Diário Oficial. A medida já está valendo e atende às recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo o decreto, “será obrigatório o uso de máscara de proteção facial sempre que houver necessidade de sair de casa, deslocar-se em via pública ou permanecer em espaços onde circulem pessoas”. 

[email protected]

Zona rural de Miguel Alves registra aglomerações em banhos e bares

Foto: Secom

Uma reunião realizada em Miguel Alves na manhã desta segunda-feira (04/05) entre o  Gabinete de Crise ,  Polícia Militar  e  técnicos da Secretaria Municipal de Saúde traçou metas para o cumprimento das normas no combate ao COVID-19.

 Na zona rural muitos são os relatos do pouco caso que a população faz com relação a pandemia e  onde há uma forte resistência no cumprimento das determinações.  Há muita aglomeração em banhos e principalmente nos bares. O que fez necessário a presença policial nas localidades,  para dar suporte às equipes epidemiológicas de saúde e fazer cumprir às normas legais.

Foto: Secom

 Bares e outros locais da zona rural no município, já estão sendo  visitados  dando sequência à campanha de esclarecimentos e orientações no combate ao coronavírus.

Confira abaixo os números da Covid-19 em Miguel Alves:

João Bandeira
[email protected]

Picos registra mais três novos casos de Coronavírus

A cidade de Picos registrou mais três novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 04 de maio. No novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de infectados no  chegou a 30. No município  uma pessoa foi curada e houve um óbito. Os bairros em que foram confirmados  casos da doença foram Canto da Várzea, Catavento, Centro, DNER, Jardim Natal, Paraibinha, Passagem das Pedras, Pedrinhas, São Sebastião, São Vicente, Cajazeira dos Gonçalves, Aerolândia, Ipueiras, Junco e Parque de Exposições.

[email protected]

Ruas são interditadas em Picos para diminuir aglomerações

Foto: ascom

Foi decretado nesta segunda-feira (04) pela Prefeitura de Picos o isolamento de ruas do centro da cidade, com o objetivo de diminuir a concentração de pessoas em  locais mais movimentados. 

O documento de Nº 61/2020, estabelece que  fica proibido o tráfego de veículos automotores na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Coelho Rodrigues, às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 07 às 16h.

Da Praça Josino Ferreira até a Rua Coronel Francisco Santos será interditado nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, das 07 às 16h.

Fica determinada ainda  a proibição do tráfego de veículos na Rua Coronel Luís Santos, a partir da próxima terça-feira, das 07 às 16h.

 O documento estabelece que “As disposições contidas no presente decreto terão validade até o dia 10 de maio de 2020, podendo ser prorrogadas”.

O decreto foi emitido tendo em vista o enfretamento à ameaça de propagação do novo coronavírus classificado como pandemia.

click e leia o decreto:

decreto de interdição de ruas em Picos

João Bandeira

[email protected]

Prefeitura de Oeiras instala pias em locais públicos e incentiva distanciamento

Oeiras dá exemplo  através da Prefeitura local com a instalação de  pias em pontos de grande fluxo de pessoas, no centro da cidade. Os equipamentos estão posiciolados em áreas públicas próximas a bancos, lotéricas e supermercados para que a população tenha acesso à água e possa lavar as mãos com frequência. O serviço será ofertado a partir desta segunda-feira, 04, com plantão de um servidor, das 07h às 14h, para ajudar na dispensação de sabão e papel toalha.

Além disso  para garantir mais organização e o cumprimento das medidas de distanciamento social necessárias para evitar a transmissão do coronavírus, o poder público instalou tendas e grades de contenção nas áreas externas da Caixa Econômica e casas lotéricas da cidade.

[email protected]

População recebe máscaras de proteção em Monsenhor Gil

Equipes da Secretaria de Saúde de Monsenhor Gil estão realizando a distribuição de máscaras de tecido na  prevenção ao coronavírus. A ação ocorre nas filas de lotéricas e estabelecimentos bancários e outros locais com maior volume de pessoas em busca de atendimento.

“Estamos fazendo o que é possível para proteger a população deste vírus, mas é necessário que todos cumpram  as normas de isolamento e distanciamento e que no comércio somente funcionem os serviços essenciais, e caso haja necessidade de sair de casa que a população  proteja-se  e também aqueles que se gosta” disse o prefeito do município, João Luiz.

Na oportunidade de entrega das máscaras de proteção é feito uma explanação do uso e  limpeza correto do material,  e de acordo com o secretário de saúde de Monsenhor Gil também é reforçado a importância do distanciamento e isolamento social. “ Essa é a primeira parte da distribuição das máscaras e nos próximos dias  daremos continuidade ao trabalho de entrega”, afirmou o secretário de saúde de Monsenhor  Gil  Herbert Cesar.

 

[email protected]

Garantia de empregos no município de Picos na pandemia do Coronavírus

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), mantém contratos de servidores temporários durante à pandemia do Coronavírus, com a garantia de que as aulas serão repostas de acordo com o calendário escolar quando ele for definido.

O secretário de Educação, João de Deus, explica que os contratos continuam ativos e que os servidores temporários receberão normalmente. “Eles continuarão com o contrato ativo, vão receber normalmente, ao longo do período nós vamos convocar, individualmente, para evitar aglomeração, vamos convocar cada um para poder assinar um aditivo no contrato. Garantindo que, independente, do que possa acontecer, os alunos vão ter as aulas garantidas conforme a lei”, pontuou.

Segundo João de Deus, o calendário está sendo planejado e será reorganizado de acordo com a necessidade. “Essas aulas serão repostas conforme a reorganização do calendário escolar, que poderá concluir apenas no ano de 2021. Então, a gente tem essa previsão de conclusão do ano letivo em 2021”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, João de Deus, a iniciativa foi tomada entre secretaria e prefeito para que não prejudicasse nenhuma das partes.

“Essa iniciativa de manter os contratos ativos e continuar pagando, com o proposito que eles possam receber agora e repor as aulas depois, assim como os efetivos farão, partiu da Secretaria Municipal de Educação em conversa com o prefeito, que dialogamos, olhamos para realidade de onde estamos situados, a realidade das pessoas que estão a nossa volta, então com o propósito de não prejudicar ninguém, nós tomamos em conjunto essa decisão que vem beneficiar a todos”, frisou.

Suspensão das aulas

Inicialmente, as aulas da Rede Municipal de Ensino foram suspensas por 15 dias através do decreto 34/2020, que entrou em vigor no dia 17 de março. Após nova reunião no final de março, as aulas foram suspensas mais um vez, desta vez, até 30 de abril, por meio do decreto 43/2020.

Com informações ascom

Iniciada recuperação da BR 343 na área urbana de Altos

Foto: reprodução

O  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) iniciou, nesta quarta-feira (28), a recuperação da BR-343, no trecho que compreende a zona urbana da cidade de Altos.

 A obra foi realizada após articulação do deputado estadual Warton Lacerda (PT) junto ao superintendente regional do órgão no Piauí, Ribamar Bastos.

 “Solicitamos essa demanda junto ao DNIT desde o início do ano por meio de requerimentos e até reuniões com a direção do órgão e agora estamos muito satisfeitos com a atenção ao nosso pleito. Sem dúvida, toda a população de Altos e do Piauí se beneficiam com a obra, já que se trata de uma rodovia federal”, afirma o deputado Warton Lacerda.

Com informações ascom

 

Posts anteriores