Cidadeverde.com

Saúde e mais qualidade de vida em Socorro do Piauí

O prefeito de Socorro do Piauí,  Zitim Coelho, acompanhado do secretário municipal de administração, Jair Ferreira e do ex-prefeito Saló estiveram vistoriando o início da construção de 10 (dez) módulos sanitários, na manhã desta sexta-feira (13), na Localidade Roça Velha, para famílias de baixa renda que foram beneficiadas, na primeira etapa.

No total, serão construídos 41 (quarenta e um) banheiros em diversas Localidades, como Campo Alegre, Saco, Chapado do Saco e Pedra Escrita, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Socorro do Piauí e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).

O convênio n° 00862/2017 que foi assinado pelo prefeito Zitim Coelho para implantação de melhorias sanitárias domiciliares é procedente de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira.

ascom

União festeja aniversário com inaugurações

  • União_niver_2.jpeg Ascom
  • União_niver.jpeg Ascom
  • União_niver_4.jpeg Ascom
  • União_niver_5.jpeg Ascom
  • União_niver_1.jpeg Ascom
  • rrrr.jpg Ascom
  • União_niver_3.jpeg Ascom

Segue a programação do aniversário dos 166 anos de emancipação política de União. Na manhã desta segunda-feira (16), a gestão municipal realizou a inauguração das novas instalações da Unidade Escolar Padre Luís Brasileiro.

Uma das escolas mais antigas do município, com 41 anos de existência, recebeu ampla reforma e cobertura do pátio. A reforma e modernização dos espaços era uma reivindicação da comunidade, que agora foi atendida pela gestão administrativa do município.

“Estamos felizes por mais esta conquista! Esta escola é uma referencia para toda a cidade e estava realmente precisando dessa melhoria. Quem ganha com isso é o povo de União, os estudantes, professores e pais de alunos. A escola está linda, com espaços modernos e mais dignos para todos. É mais uma obra feita com recursos próprios do nosso município”, citou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

O secretário de Educação, Marcone Martins, também falou sobre os benefícios do trabalho feito na escola. “Era uma reivindicação de toda a comunidade escolar e com esforço e a sensibilidade do nosso prefeito, conseguimos atender. A escola está ganhando outra vida, ofertando espaços melhores para a oferta do ensino aos professores e alunos. União está mais uma vez de parabéns!”, destacou.

Katiane Silva, que é mão de um aluno da escola, citou a expectativa com a obra. “Minha expectativa após essa reforma é das melhores. Meu filho está muito ansioso para retornar aos estudos, ele adora todos os professores e a direção é maravilhosa. Eu estudei aqui e por isso resolvi colocar meu filho para estudar aqui também”, disse.


ascom

Água Branca novamente é destaque na educação

Os alunos da rede municipal de ensino de Água Branca conquistaram 224 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA.  Neste ano de 2019, o município conquistou 224 medalhas ao todo, sendo 133 de ouro, 50 de prata e 41 de bronze.

 O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, comemora a pontuação dos estudantes na OBA e enaltece o trabalho da equipe de Educação do município. “Recebemos essa notícia com grande alegria, pois isso demonstra que os nossos esforços e investimentos na Educação e nos nossos jovens têm dado retorno. Agradeço a dedicação de todos os alunos e professores, bem com parabenizo a equipe da Secretaria Municipal de Educação”, destaca.

  A secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, ressalta que o destaque dos alunos de Água Branca na OBA se consolida a cada ano. “Nossos resultados têm sido animadores. Estamos, desde 2017, entre os municípios com o maior número de medalhas em todo o Piauí. Essa conquista é de todos os alunos e de toda a equipe de professores, gestores e técnicos, que, através do Projeto Água Branca Olímpica, têm dado o suporte para nossos alunos conquistarem resultados importantes”, afirma a secretária.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). É aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

 Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2019)

Em paralelo à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o município de Água Branca também conseguiu um excelente resultado na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) deste ano, conquistando pela terceira vez consecutiva o primeiro lugar geral no quadro de medalhas entre os municípios do Piauí. No total, em 2019, Água Branca conquistou 129 medalhas, sendo 43 de prata e 86 de bronze. O município participa da MOBFOG desde 2015, que já soma um total de 662 medalhas conquistadas até o ano de 2019. 

Ascom

 

Uso para o Complexo Hoteleiro Serra da Capivara

Foto: Booking

A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Estado abriu, nesta sexta-feira (13), consulta pública da concessão de uso do Complexo Hoteleiro Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato. O projeto visa à reforma, ampliação, modernização e operação do equipamento público, a fim de atender aos turistas que procuram a região para o turismo ecológico, de aventura, de pesquisa e de negócios.

As informações sobre o projeto ficarão disponíveis no site da Suparc (www.ppp.pi.gov.br) até o dia 07 de outubro e a audiência pública está marcada para o dia 02 de outubro, às 09h, no auditório da Seadprev, no Centro Administrativo. Os comentários, sugestões e as manifestações sobre os documentos da consulta deverão ser encaminhados à SUPARC dentro do prazo estabelecido por meio do e-mail: serradacapivara@ppp.pi.gov.br. Será necessário apresentar as seguintes informações: nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone.

O Complexo Hoteleiro fica próximo ao Parque Nacional Serra da Capivara, unidade de conservação arqueológica com riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. O Parque atrai uma média de 20 mil visitantes ao ano, que também podem visitar o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, além de participar de festivais como a “Opera da Serra da Capivara”.

“Estruturamos o projeto em duas linhas de ação. A primeira diz respeito à reforma e modernização das instalações atuais do hotel, para que ele passe a atender aos padrões internacionais do setor. Em um segundo momento, o parceiro privado terá que construir um novo hotel, com o dobro de leitos e atrativos de lazer, como salão de jogos, lojas de souvenires e café”, explica Viviane Moura, superintende de parcerias e concessões.

Segundo a gestora, a expectativa é de que o processo de licitação e a contratação da empresa ocorram ainda neste ano. “As perspectivas de retorno financeiro para o parceiro privado com esse projeto são amplas, especialmente diante da localização do complexo hoteleiro e da carência de hotéis com padrão semelhante ao que está sendo proposto pela PPP. Além disso, essa é uma região com grande potencial turístico, com estradas de acesso em bom estado e com aeroporto internacional”, finaliza Viviane.

ascom

Festival ‘Food Truck Na Estrada’ chega a Floriano

O maior evento gastronômico itinerante do país chega pela primeira vez em Floriano. O festival “Food Truck Na Estrada” começa nesta quinta-feira (12), das 18 às 22h, no estacionamento do Floriano Shopping. O evento realizado em parceria com a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, é uma oportunidade para fomentar o comércio local e trazer uma opção gastronômica e cultural para toda a família com entrada gratuita.

O Food Truck na Estrada já percorreu mais de 3 países, 17 estados e 300 municípios, oferecendo uma experiência única e inovadora na gastronomia sobre rodas. Cerca de 10 caminhões Food Trucks, estarão estacionados durante 4 dias, oferecendo aos florianenses o sabor de uma culinária diversificada e chops artesanais, em um ambiente familiar, alegre e descontraído ao som de bandas e artistas locais.

Segundo Jaqueline Monteiro, secretária da pasta, 80% dos insumos consumidos são adquiridos no próprio município, todas as estruturas necessárias para realização são contratadas no próprio local, assim como a contratação temporária de funcionários para os serviços de preparo, atendimento e limpeza.

“Além de ser um megaevento gastronômico e cultural, o festival movimenta diversos setores da economia local, como supermercados, padarias, distribuidores de bebidas, postos de combustíveis, rede hoteleira, produtos e serviços  além de oferecer uma opção de lazer e entretenimento à população”, afirmou Jaqueline.

O festival segue até domingo, 15 de setembro, e contará com as seguintes atrações locais:
Sexta-feira (13/09): Dinho Rose
Sábado (14/09): Retrohard
Domingo (15/09): Los Cabrones

ascom

Conquista para a Saúde em Bom Jesus

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nesta quinta-feira (12), com o deputado estadual Fabio Novo e o superintendente de Atenção Básica Herlon Guimarães, onde foi definido que no dia 30 de outubro será realizado a inauguração da Policlínica no municipio de Bom Jesus, oferecendo assim atendimentos com especialidades médicas que participarão dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Herlon Guimarães explica que a Policlínica prestará consultas especializadas como cardiologia, ginecologia e clinica geral. “Estamos iniciando com especialidades que estejam no município, mas com o proposito de aumentar essas especialidades nos atendimentos com especialistas em oftalmologia, pediatra, endocrinologista, entre outros de acordo com a necessidade local”, diz.

Florentino explica que a implantação da policlínica integra um conjunto de ações para o atendimento especializado, como plano de descentralização de serviços em alta complexidade. “A policlínica vai servir para o atendimento à população, ao usuário do SUS”, destaca o gestor.

O secretário ressalta a importância da abertura da policlínica, reforçando o município de Bom Jesus como polo de saúde para os demais municípios vizinhos. “É uma integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Bom Jesus, por meio dos atendimentos especializados”, lembra o secretário.

Fabio Novo, deputado estadual, diz que “é um ganho para população da região, que vai ter à sua disposição uma policlínica bem aparelhada, moderna e com profissionais competentes”.

Ascom

Escola capacita mais de mil servidores municipais em 2019

Através de um trabalho intenso de articulação, divulgação e promoção, a Escola dos Municípios do Piauí, entidade vinculada à Associação Piauiense de Municípios, já capacitou mais de mil servidores e técnicos municipais somente este ano.

Fundada em 29 de julho de 2008 pelo então presidente da APPM, Nonato Marreiros, a Escola tem buscado se atualizar e disseminar cursos e capacitações informativas em diversos temas que compõem a administração municipal, sobretudo, nas questões mais desafiadoras e imprescindíveis ao bom funcionamento das municipalidades.

Este ano, através de parcerias com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Escola pôde disponibilizar, gratuitamente, cursos para as principais áreas da gestão. O avanço se deu através da articulação do atual presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

“Uma boa gestão se dá através de vários fatores, mas é importante lembrar que sem a qualificação do corpo técnico municipal, não se consegue fazer uma administração efetiva e de qualidade. Nesse sentido, temos procurado fazer parcerias que contribuam com a APPM, a Escola e os municípios”, pontua Jonas.

Captação de Recursos, Gestão de Pessoas, Controle Interno, O Papel dos Municípios na Rede Socioassitencial, Incremento de Receitas Municipais, Licitações e Contratos, e e-Social – Teoria e Prática foram alguns dos temas abordados em 2019. Durante esse tempo, a Escola buscou ouvir os gestores municipais e montou um calendário voltado às principais necessidades das gestões.

“A Escola dos Municípios, ao longo da sua história, tem buscado ser um braço forte das prefeituras do nosso Estado. Nesse sentido, procuramos levar o conhecimento necessário ao bom funcionamento das gestões através de cursos, seminários e qualificações, e o nosso objetivo é alinhar periodicamente nossa grade de cursos às reais necessidades dos municípios. Vivemos um momento em nosso país no qual a atividade pública enfrenta diversos desafios que englobam as esferas éticas, políticas, técnicas, entre outras, e a valorização do servidor público é cada dia mais necessária”, destaca Marcos Patrício Nogueira, presidente da Escola.

Seguindo seu cronograma de atividades, a Escola dos Municípios disponibiliza, no dia 18 de setembro (quarta-feira) o curso: Gestão da Saúde nos Municípios – Políticas, Financiamento e Instrumento de Planejamento Local, que será ministrado gratuitamente através do CNM Qualifica.

Água Branca ganha Ação Civil Pública contra a Agespisa

A Justiça determinou que a Agespisa restabeleça, no prazo de 10 dias, o fornecimento de água nos bairros São Luís e Tingui em Água Branca, sob pena de multa diária no valor de R$ 4 mil.  A decisão é favorável à Prefeitura de Água Branca, que impetrou Ação Civil Pública a fim de restabelecer o fornecimento de água e promover a manutenção do sistema de esgotamento sanitário nos bairros São Luís e Tingui.

 “Entramos com Ação no mês de maio e agora esperamos que essa decisão judicial seja cumprida dentro do prazo. Vamos continuar trabalhando para que as famílias aguabranquenses possam ter o que é de direito. Não é razoável que as famílias paguem por um serviço que não têm acesso. Por isso, foi necessário nossa ida ao Judiciário. Nossa expectativa é que a situação seja resolvida o quanto antes”, destaca o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 Os bairros São Luis e Tinguis estão sem o regular fornecimento de água desde o dia 12 de janeiro de 2019. São aproximadamente 400 famílias atingidas diretamente pelo desabastecimento. De acordo com o relatado pela Prefeitura na Ação Civil Pública, mesmo com os problemas, os moradores vêm recebendo os talões de cobrança de água normalmente, muitos deles em valores como se tivessem usufruindo o regular serviço de água.

"A situação ficou tão difícil que os moradores fizeram um abaixo-assinado e entregaram na Prefeitura. E por ser um serviço público essencial, que não está sendo prestado de forma adequada e contínua, não tivemos outra alternativa que não acionar a Justiça, que nos deu decisão favorável. Nós só queremos que a Agespisa cumpra com suas obrigações contratuais e regularize o abastecimento da água, como também a manutenção do esgotamento sanitário", finaliza Jonas Moura. 

Ascom

Um carro zero e prêmios no IPTU Premiado de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras vai sortear um carro zero km e mais 10 prêmios na campanha IPTU Premiado 2019. Para concorrer, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencherem um cupom que dará direito a participação no sorteio, que ocorrerá em dezembro, no aniversário da cidade.

O IPTU Premiado tem o intuito de estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano em Oeiras. O imposto é uma das principais receitas próprias do município e sua arrecadação é aplicada na manutenção de serviços públicos e em obras que valorizam e beneficiam toda a população.  

De acordo com o regulamento, só poderá participar do sorteio o contribuinte que requer o cupom e atualizar o cadastro Imobiliário e Fiscal da Prefeitura de Oeiras, sendo responsabilidade exclusiva do contribuinte, apresentar documentos devidamente quitados.

A condição de proprietário e/ou possuidor do imóvel, devera? ser comprovada mediante a apresentação dos documentos de arrecadação do IPTU 2019 do imóvel pago até a data do vencimento e o contrato ou compromisso de compra e venda, escritura pública ou outro título hábil que demonstre de forma incontestável a referida condição.

Em imóveis locados, para poder receber o cupom, além da inexistência de débitos de exercícios anteriores, o locatário devera? exibir o documento de arrecadação do IPTU 2019 do imóvel, devidamente quitado e o contrato de locação com firma reconhecida do locador e locatário.

IPTU Premiado 2019

1° prêmio – Um carro zero Km

2° prêmio – Uma geladeira

3° prêmio – Uma televisão

4° prêmio – Uma máquina de lavar

5° prêmio – Uma bicicleta

6° prêmio – Uma bicicleta

7° prêmio – Um forno micro-ondas

8° prêmio – Um notebook

9° prêmio – Um smartphone

10° prêmio – Um smartphone

11° prêmio – Um smartphone

redacao@cidadeverde.com

Lagoa de Parnaguá sofre com a estiagem

Foto: João Bandeira

A Lagoa de Parnaguá já foi a maior de todo o Piauí, hoje agoniza com sua imensa área tendo se transformado em uma especie de campo de pasto para animais que ainda conseguem  se alimentar do que sobrou da forte estiagem que atinge a região sul piauiense.  

A Lagoa de Parnaguá quando cheia possuía um volume que atingia uma área total de 12 quilômetros de extensão por seis de largura. A degradação das margens pode ter sido um dos agravantes para a atual situação. 

A Prefeitura de Parnaguá  criou  um decreto que transformou cerca de 70 mil hectares em Parque Ambiental Municipal e em Área de Proteção Ambiental –APA Lagoa de Parnaguá, mas infelizmente a ação não impediu que boa parte da água da lagoa fosse atingida pela estiagem e degradação.

 Hoje resta torcer que o próximo período de chuvas seja intenso o suficiente para deixar a lagoa com o mesmo volume de água de vinte anos atrás.

joaobandeira@cidadeverde.com

Posts anteriores