Cidadeverde.com

Picos combate o lixo nos bairros

A Prefeitura de Picos, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza hoje (18), ações educativas relacionadas a campanha Jogue Limpo. As ações acontecem no bairro São José.  Pela manhã haverá mutirão de limpeza, panfletagem e blitz educativa jogue limpo durante o dia inteiro, além de palestra a tarde, na Escola Municipal Justino Luz. 

 

PPP do Terminal Turístico de Barra Grande

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, esteve, na sexta-feira (14), no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, para apresentar, em audiência pública, o projeto de parceria público-privada (PPP) para o Terminal Turístico de Barra Grande aos moradores, empresários, vereadores e gestores municipais. 

O Terminal de Barra Grande foi planejado para melhorar a chegada e partida de passageiros com destino ao vilarejo e diminuir o fluxo de veículos de grande porte no Centro da cidade. O local conta com seis lojas, que serão destinadas à comercialização de souvenires, peças de artesanato e de passagens, praça de alimentação e cinco vagas para estacionamento e manobra de ônibus.

Para Viviane, a audiência pública é um elemento de integração que possibilita a participação efetiva da população na elaboração dos projetos de PPP. “Quando a gente fala de PPP, estamos falando de projetos de impacto na vida das pessoas. Então, a licença social e a legitimidade são pré-requisitos para projetos de parceria de sucesso”, explica Moura.

Segundo a gestora, o diálogo público é uma forma de levar conhecimento técnico para a população e de imprimir nos projetos a perspectiva da população.

O prefeito de Cajueiro da Praia, dr. Girvaldo, avaliou como positiva a audiência, destacando que o projeto deve beneficiar a população e a economia do município. “Espero que tudo ocorra bem, para que essa população entenda o que é PPP. Um projeto novo, que não era aplicado aqui no Estado do Piauí, e que já temos a PPP da Ceasa e do Terminal de Teresina. Então, com certeza, estou com aquela ideia positiva”, comenta o gestor.

A secretária executiva de Estado do Turismo, Carina Câmara, esclarece que o terminal vai trabalhar a organização do turismo no vilarejo de Barra Grande, que, segundo ela, cresce de maneira desordenada e não sustentável. Carina ressalta que um dos principais problemas é a grande quantidade de veículos de grande porte transitando pelas ruas e praças, quebrando calçamentos e parando nas praias. 

“Além disso, a gente vai ter também um espaço para o turista, onde ele vai ter artesanato, gastronomia e que vai poder ser usado de várias formas. A gente acha que a iniciativa privada consegue essa gestão melhor que o Estado, justamente por essa experiência que eles têm nessa área. Então, vai ser benéfico tanto para a população e para o turista, quanto para a governança”, acrescenta a secretária.

A licitação do projeto de PPP do Terminal Turístico de Barra Grande está prevista para julho deste ano, com início da operação até setembro. O concessionário deverá trabalhar na modernização e operação do local, a fim de atender à demanda da população e dos turistas que chegam à região. “A gente leva daqui algumas sugestões. Vimos os pontos um pouco mais críticos e vamos trabalhar para que o projeto seja lançado em julho para licitação”, finalizou Viviane Moura.

Fonte: ascom

Programação do aniversário de Palmeirais

O prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, divulgou a programação do aniversário da cidade, comemorado no dia 26 de junho. Será uma semana de festividade com bandas e apresentações culturais no ginásio poliesportivo e na Vila Junina, estrutura montada ao lado do espaço esportivo com palco para receber as bandas locais entre os dias 21 e 26 de junho. A animação ficará por conta das bandas kadência do Forró, Antônio do Acordeon, Rogério Lopes e Alan Castro. 

As atividades culturais serão realizadas entre os dias 21 e 24, com concurso de quadrilhas e apresentações das crianças e adolescentes dos programas sociais da Prefeitura matriculados nas aulas de violão e balé.

No dia 25 quem comanda a festa na Avenida Gonçalo Soares é o cantor Léo Magalhães, além de Waldo e Felipe e Forró Bandido.  À meia noite haverá queima de fogos para comemorar a passagem do aniversário. “ Vai ser uma festa bonita, animada e organizada, como todas que a gente faz” destaca Reginaldo Júnior. 

A festa terá estrutura de palco, som e banda, além de banheiros químicos e segurança. “ Essa é uma festa importante porque temos muito o que comemorar. Recentemente inauguramos a ponte do Espírito Santo, uma obra muito aguardada pela população. Além disso,  reformamos várias escolas e estamos vivendo um momento mágico, nunca antes visto na cidade, no âmbito dos projetos sociais.  Esses são apenas alguns dos motivos que nos levarão a comemorar os 125 anos de Palmeirais “. 

Para encerrar as atividades, no dia 26 haverá um show góspel no palco da Vila Junina.

Ascom

Empreendedores do Sertão do Piauí

A Prefeitura de Pio IX, através do Espaço do Empreendedor, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação de Agricultura do Piauí (Faepi) e o Sindicato dos Produtores, está realizando uma série de cursos para empreendedores, com o objetivo de oportunizar mais renda para a população do município. Neste fim de semana estão sendo realizados os cursos de bolsas artesanais, no Espaço do Empreendedor; e o de aproveitamento do caju, no Assentamento Nova Aliança.

No total serão ofertados nove cursos: Bordados em fita; Confecção de bolsas artesanais; Lembrancinhas artesanais com material regional (palha de milho); Lembrancinhas artesanais em feltro e eva; Cortes padronizados de ovinos, caprinos e suínos; Doma e rédia de equinos; Casqueamento e Ferrageamento de equinos; Culinária regional; Preparos caseiros de derivados de mandioca e macaxeira.

Aluna do curso de bolas artesanais, a dona de casa Maria de Fátima Costa comenta que “esse curso está sendo muito bom. Eu já tinha uma certa experiência com costura e bordado, mas estou aprendendo muita coisa nova. É um curso muito importante para ampliar meu conhecimento”.

Adriana Oliveira, instrutora do Senar, frisa que “o curso de bolsas dará uma grande chance de as terem uma boa fonte de renda, além de ser uma terapia, já que também trabalhamos a integração entre as participantes”.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Municipal do Espaço do Empreendedor, Alcizete Alencar, os cursos estão superando a expectativa da organização. “Queremos agradecer, em nome da prefeita Regina Coeli, à toda equipe da Prefeitura pelo grande apoio a essa iniciativa que vem superando todas as expectativas. Todos os produtos desenvolvidos durante o período dos cursos serão expostas e estarão disponíveis para venda no 17º Encontro de Folguedos, assim como no II Feirão de Negócios e a I Expo Pio IX”, conclui.

Município de Sebastião Leal na Holanda

O presidente do Grupo de Prefeitos dos Cerrados (G-13) e prefeito do município de Sebastião Leal, Ângelo Pereira, encontra-se na cidade de Utrecht, na Holanda, participando da conferência RT 14, na sede da Rabobank.

A conferência tem o objetivo de garantir que os tomadores de decisões tenham informações, contatos e conheçam as estratégias de que precisam para deliberar sobre a soja responsável, como a exploração e a formulação de soluções práticas para a melhoria contínua da safra, bem como o fornecimento da cadeia de soja com maior responsabilidade social e ambiental.

O encontro conta com quatro painéis de discussões envolvendo variados temas. Os debates do primeiro dia estavam voltados ao tema finanças, contando com a participação da Fazenda Progresso, uma das propriedades certificadas e pertencente ao grupo da FAPCEN e o prefeito Ângelo Pereira, que juntamente com a Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, discursaram sobre o caso de sucesso devido à certificação RTRS, que através de ações sociais contribuiu para o desenvolvimento do município de Sebastião Leal.

Outro momento de destaque do primeiro dia de conferência foi a premiação RTRS 2019, que homenageia pela primeira vez as pessoas, organizações ou parcerias que se esforçam para o desenvolvimento do setor de soja sustentável. A premiação consiste em três categorias: Parcerias Sustentáveis, Vanguarda na Produção de Soja e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” – (FAPCEN) procura, através da cooperação e a união entre pesquisa, extensão, produção e comercialização atender as necessidades voltadas às atividades agrícolas da região dos cerrados e foi a única instituição a ser indicada a concorrer nas três categorias, juntamente com as grandes marcas mundiais. Venceu as categorias Prêmio por Parcerias Sustentáveis e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis.

De acordo com o prefeito Ângelo Pereira, a experiência de levar o nome de Sebastião Leal para a Holanda tem sido satisfatória. Ângelo esteve na manhã desta terça-feira (11/06) partilhando as experiências exitosas do nosso município com a agricultura familiar e a certificação RTRS.

"Durante minha fala no "RT14 CONSTRUINDO UMA LIDERANÇA GLOBAL", partilhei nosso caso com várias referências da agricultura responsável, no Escritório Central Rabobank (Utrecht, Holanda). Por aqui, tivemos bons debates sobre a necessidade de práticas responsáveis na produção agrícola e falamos da proveitosa parceria com o Grupo Progresso, que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região.", comentou.

Também participa do encontro a primeira-dama do município piauiense de Sebastião Leal, Lendinalva Veloso.

Oeiras ganha serviço contra queimadas

A Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), iniciou uma mobilização para prevenção e combate às queimadas na cidade. Fazer queimadas em áreas urbanas e rurais é crime ambiental, previsto pela Legislação Federal.

Nesta época de dias secos e ventos constantes, a proliferação de incêndios é mais frequente. Por isso, a população deve evitar colocar atear fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais. Essa atitude pode provocar incêndios de grandes proporções.

Agora, população de Oeiras pode colaborar, denunciando esse tipo de ocorrência à GEMA, por meio do Disque Fogo: 89 99425 7468. Através do serviço, será possível otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate aos incêndios no perímetro urbano do município. 

 

Início de obras em Floriano

Teve início, na tarde desta quarta-feira (12), a execução dos serviços de recuperação asfáltica da Avenida Dirceu Arcoverde, trecho da rotatória com o pesque-pague. O local, que é considerado de bastante movimento e fluxo de veículos, está recebendo os reparos necessários pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Infraestrutura. As obras aguardavam a conclusão do processo licitatório para que fossem iniciadas, e devem ser finalizadas no prazo de cinco dias.

"Além de recuperar o asfalto em todo o trecho, estamos fazendo um importante trabalho de correção na drenagem das águas, para evitar os alagamentos e o desgaste da nova pavimentação", afirmou Marcony Alisson, secretário de Infraestrutura. O prefeito Joel Rodrigues visitou o local, para conferir o andamento dos trabalhos, na companhia dos secretários Marcony, da Infra, e Nilson Ferreira, de Comunicação.

Acesso ao Cartão do SUS em Oeiras

Para que o usuário do Sistema Único de Saúde tenha acesso a consultas, medicamentos, procedimentos e exames na rede pública é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS. O documento foi criado e instituído para facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo SUS, através de um número de identificação válido em todo o Brasil.

Em Oeiras, o cartão do SUS pode ser emitido no Espaço do Cidadão Oeirense (BOX 27). Inaugurado na última sexta-feira, 07, pelo prefeito Zé Raimundo, o espaço fica localizado no Mercado Municipal Dona Lili. Para emitir o documento é necessário apresentar o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e telefone para contato.

Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

Espaço do Cidadão Oeirense

Recém-inaugurado, o Espaço do Cidadão Oeirense é uma central de atendimento à população do município de Oeiras com diversos serviços públicos. Além da emissão do Cartão do SUS, a população pode ir ao espaço emitir RG, realizar cadastro nos programas Bolsa Família e Criança Feliz e fazer o Alistamento Militar. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão a estes serviços, em um único local, com um padrão que possibilita mais conforto, eficiência e comodidade

Ascom

Recursos para a Saúde de Altos

Durante reunião com o senador Ciro Nogueira (Progressistas), nessa segunda-feira (10), a prefeita de Altos, Patrícia Leal, solicitou a liberação de recursos para a saúde municipal. A reunião contou com a participação do deputado estadual Warton Lacerda (PT).

 A gestora reforçou a importância da articulação do senador junto ao Ministério da Saúde e também solicitou do parlamentar a destinação de emendas parlamentares para o custeio, aquisição de equipamentos e melhorias na estrutura dos centros de saúde.

“O senador se mostrou bastante sensível às nossas solicitações. Estamos sempre buscando melhorias para nossa cidade, principalmente na área da Saúde. Queremos a liberação desses recursos federais para dar continuidade a esse importante trabalho”, conclui.

Empregos no sul do Piauí

As obras do Complexo Fotovoltaico São João do Piauí avançam, já contam com mais de 300 trabalhadores e poderão promover até 500 novos postos de trabalho na região sul do estado.

A informação é de executivos da Celeo Redes Brasil, empresa responsável pelos investimentos de R$ 747 milhões para construção do parque de energia solar. A partir de agosto 2019, estimam o início da instalação dos paineis fotovoltaicos, o que exigirá mão-de-obra extra.

O Complexo São João do Piauí é constituído por seis usinas, representando uma capacidade instalada de 223 megawatts pico. A Celeo Redes tem como controladores o capital de espanhóis e holandeses, os quais buscam contribuir com o progresso econômico e tecnológico, bem-estar social e desenvolvimento sustentável por meio de investimentos em infraestruturas de energia seguras, confiáveis e eficientes.

Os executivos também revelaram que estão avaliando a possibilidade de dobrar os investimentos em energias renováveis no Piauí. Privilegiado com um recurso solar muito atrativo, o Piauí acredita nas energias renováveis como meio de desenvolver economicamente regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Fonte: Ccom

Posts anteriores