Cidadeverde.com

Hospital de Barras tem crescimento de 80% no número de cirurgias

O Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, alcançou a marca de mil cirurgias nos dez primeiros meses do ano de 2023. Uma média de 100 cirurgias por mês, quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 565 procedimentos, o crescimento chega a 80%.

A unidade de saúde, além de aumentar o número de cirurgias, passou a ofertar novos serviços como e de obstetrícia, além da ampliação de especialidades ambulatoriais.

"Esses resultados são fruto do trabalho em equipe, das capacitações de profissionais que realizamos. Nosso objetivo é cada vez mais atender com humanização e segurança o nosso usuário do SUS", afirmou Celene Fontenele, diretora do HRLM.

O Hospital Regional Leônidas Melo é um dos mais importantes da região norte do estado, atende cerca de 11 municípios e possui aproximadamente 70 leitos.

"É um hospital importante e que se destaca com esse número de cirurgias alcançado. É o resultado do investimento que o Governo do Estado vem fazendo ao longo do ano em todas as suas unidades de saúde", afirmou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Ascom

Esperantina e região dos Cocais recebem Viaturas para reforço na segurança.

Investimento promete impulsionar a eficácia das operações policiais e proporcionar maior sensação de segurança à população local.

Um significativo reforço na segurança pública chegou à cidade de Esperantina e aos municípios que compõem a região dos Cocais. Ao todo, serão disponibilizadas 13 (treze) novas viaturas para intensificar o trabalho das forças policiais e garantir um ambiente mais seguro para os moradores locais.

Deste total, o município de Esperantina foi contemplado com quatro novas viaturas, distribuídas estrategicamente para atender às necessidades específicas da região:

- Duas unidades destinadas ao Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), ampliando a capacidade de resposta em situações emergenciais e fortalecendo o policiamento nas áreas rurais.

- Uma nova viatura direcionada à Força Tática, equipe altamente treinada para lidar com situações de maior complexidade, contribuindo para a pronta resolução de ocorrências delicadas.

- Uma adicional destinada ao Batalhão do Município, potencializando as operações de patrulhamento e fiscalização nas áreas urbanas.

Ascom

Evento de kitesurfe movimenta o litoral do Piauí neste fim de semana

Foto: reprodução

O Piauí é um dos estados do Nordeste mais reconhecidos por ter um belíssimo litoral e bons ventos, ideal para a prática de esportes como o kitesurfe. Pensando nisso, mais uma vez, o litoral piauiense será cenário para a realização do EcoDownwind, que neste ano chega a sua 12ª edição. O evento conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

O EcoDownwind é um dos eventos mais esperados pelos amantes do esporte e promete movimentar a região a partir desta sexta-feira (3), com o briefing da prova e a entrega de lycras. O ponto de partida do primeiro dia de velejo, no sábado (4), será a cidade de Cajueiro da Praia, com paradas nas praias de Maramar e Coqueiro, ponto de chegada com recepção no Aimberê Resort. 

Já no domingo (4), velejadores de nível avançado sairão da Praia do Coqueiro; e velejadores de nível intermediário sairão da praia Pedra do Sal, rumo ao ponto de chegada, o exuberante Delta do Parnaíba.

O coordenador de Logística da Secretaria do Turismo, Landerson Carvalho, explica que os velejadores também contarão com o pacote standard, incluindo a segunda-feira (6). “O percurso sairá do Delta do Parnaíba, rumo à Tutoia no Maranhão, e de lá finaliza em Atins. Entendemos que eventos como esse engrandecem o nosso belíssimo litoral, e de imediato vemos um retorno positivo. Será uma mistura de muita adrenalina e contemplação da natureza”, frisa o gestor.

Durante o evento, os velejadores irão recolher o lixo das praias com intuito de conscientizar a todos sobre a importância da manutenção das praias limpas e do turismo sustentável. “O nosso objetivo é unir esporte e sustentabilidade, por isso, durante o percurso fazemos esse trabalho de limpeza e conscientização”, pontua Francisco Flávio (Bagre), organizador do evento.

A 12ª edição do EcoDownwind é realizada pela escola Bagre Kite School, que tem certificação IKO (International Kiteboarding Organization) e está localizada na Praia do Coqueiro. 

Ascom

Abastecimento de água em Ipiranga do Piauí recebe reforço

Ipiranga do Piauí, a 253 quilômetros de Teresina, recebeu um reforço no abastecimento de água. A Agespisa colocou um novo poço em operação e ampliou o volume de água distribuída aos moradores do bairro Cidade Nova e adjacências.

Com vazão de 27 mil litros por hora, o poço está em pleno funcionamento. A água está sendo armazenada em um reservatório de fibra de vidro com capacidade para 20 mil litros.

“Agora, o sistema de Ipiranga passa a contar com seis poços no total. Esse incremento na oferta de água é importante para garantir mais regularidade ao serviço”, afirma o superintendente Sul da Agespisa, Gesiel Cruz.

Ele informa ainda que a Agespisa segue aguardando a ligação de energia elétrica em outro poço, que vai beneficiar o bairro Santa Catarina. O serviço deve ser executado pela Equatorial Energia.

O poço tem vazão de 30 mil litros por hora e vai atender cerca de 600 ligações de água, solucionando situação crítica de desabastecimento nas partes altas. Assim que a Equatorial executar a ligação de energia, o poço será equipado imediatamente e colocado em operação.

Ascom

Evento aproxima jovens do mercado de trabalho no Piauí

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Pe. José de Anchieta Cortez, localizado no município de Colônia do Gurguéia, no sul do estado, realizou a IV Feira das Profissões. O evento teve como tema “Empreendedorismo e o Mundo do Trabalho” e envolveu a comunidade escolar no desenvolvimento de trabalhos nas áreas de Informática, Administração, Segurança do Trabalho e Agropecuária. A feira teve como objetivo, proporcionar aos estudantes um panorama sobre as possibilidades de atuação profissional.

Segundo o diretor do Centro Educacional, Perivaldo Sousa, a proposta do evento é divulgar os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que a escola oferece e  que são ofertados para os estudantes matriculados no Ensino Médio como, Agropecuária, Informática, Administração e Segurança do Trabalho.

“A ideia é aproximar os jovens do mercado de trabalho. O público-alvo são os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental, mas também mostramos os trabalhos desenvolvidos por nossos alunos do Ensino Médio para toda a comunidade. Atualmente, estamos com 412 alunos em nosso Centro Educacional, todos participaram da feira”, comemorou o gestor.

No eixo de Informática, por exemplo, as turmas desenvolveram diversos projetos envolvendo várias tecnologias, inclusive da disciplina de Física. Um protótipo de um braço hidráulico, labirinto elétrico, tesseract, GPS, irrigação automatizada, carregador de celular utilizando placa solar e desenvolvimento de máquinas automatizadas estiveram entre os projetos.

Outros projetos se destacaram como a criação de empresas fictícias em diferentes ramos, na área de Administração; a elaboração de um mapa de risco e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), na área de Segurança do Trabalho.  

Na área da Agropecuária, os estudantes desenvolveram projetos voltados ao apoio à produção, manejo dos kits de irrigação e empreendedorismo para fortalecer a agricultura familiar local.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o investimento e as iniciativas que promovem a educação de tempo integral associada ao EPT são o caminho para que os estudantes piauienses consigam melhores oportunidades no mundo trabalho e êxito no Ensino Superior.

“Hoje o Piauí é o estado com o maior número proporcional de matrículas na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT) no país. As avaliações dessa modalidade de ensino demonstram que há um rendimento no trabalho ou negócio 30% maior do que o aluno do ensino regular; aprendizagem em Língua Portuguesa duas vezes maior e em Matemática três vezes superior; e um incremento significativo de PIB e produtividade, gerando desenvolvimento socioeconômico com equidade”, finalizou Bandeira.

Da Redação

Municípios piauienses recebem tratores agrícolas e caminhões de lixo

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta sexta (27), nova etapa de entrega de veículos e equipamentos agrícolas a 12 municípios piauienses. A ação beneficia cerca de 2 mil famílias que vivem da agricultura em diversas regiões do estado.

Por meio da Superintendência Regional no Piauí, foram entregues tratores agrícolas 75Cv, caminhões compactadores, grades aradoras, arados reversíveis e carreta agrícola em madeira. Estão sendo contempladas as Prefeituras Municipais de Alvorada do Gurgueia, Barras, Brasileira, Cajazeiras, Caridade do Piauí, Corrente, Esperantina, Francisco Santos, Landri Sales, Padre Marcos, Paquetá e Simplício Mendes.

Com recursos oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foram investidos cerca de R$ 4 milhões na iniciativa, que visa fortalecer pequenos produtores piauienses. “Ao todo, são dez patrulhas agrícolas, que ajudam as famílias que vivem do campo a preparar a terra para o plantio. Para se ter uma ideia, cada trator equivale ao trabalho de 120 homens. Já os três caminhões de lixo servirão para coletar os resíduos sólidos contribuindo para limpeza e melhor qualidade de vida às famílias do interior”, disse o superintendente da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Toninho de Sousa Silva, que é prefeito do município de Caridade-PI, ressalta a importância da entrega do maquinário no período de pré-estação chuvosa. “É uma ação relevante porque as chuvas se aproximam e esse é o período que o agricultor tem para preparar a terra. Nossa expectativa é ter uma produção bem maior que a do ano passado”, disse. 

Recentemente, a Codevasf realizou a entrega de tratores e implementos agrícolas para 25 municípios piauienses beneficiando cerca de 4 mil famílias. A projeção da Companhia é ampliar, até o final de 2023, esse número para 98.

Ascom

Em Bom Jesus estudantes revisam estratégias para o Enem

Com a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ser realizada no domingo (5), os estudantes da rede pública estadual se preparam em mais uma revisão da caravana Novo Pré-Enem + Pré-Saeb Seduc: Na Estrada. Desta vez, os estudantes beneficiados foram os do município de Bom Jesus.

Cerca de 550 estudantes do ensino médio de 22 escolas jurisdicionadas à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE) se reuniram na Escola Municipal São José para acompanhar as aulas das disciplinas de Matemática, com Bemerval Castro; Língua Portuguesa, com Walderice Carvalho; Redação, com Hildalene Pinheiro; Ciências Humanas (História), com Keury Campelo; e Ciências da Natureza (Biologia), com Hamanda Soares.

As revisões do Pré-Enem Seduc são marcadas também pela descontração entre as aulas com sorteios de brindes e diferentes desafios. A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Viviane Holanda, comandou as dinâmicas na revisão e repassou uma mensagem de incentivo a todos.

“Percorremos o Piauí e vimos que os alunos e professores compraram a ideia para que tivéssemos destaque na prova Saeb e também na prova Enem, com mais aprovações. Temos certeza que ‘quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem’, pois temos um trabalho dedicado à redação, temos inteligência artificial na plataforma do Canal Educação, materiais de estudantes. Enfim, são diversas ações para que os estudantes alcancem suas aprovações”, lembrou a superintendente Viviane Holanda.

Atenta a todas as dicas dos professores na revisão, Emanuela França, estudante da Unidade Escolar José Lustosa Alves Filho, de Bom Jesus, se sente preparada para o Enem diante do suporte garantido pela escola. "A revisão neste momento é importante para termos novas estratégias e com isso fazermos uma boa prova e ter um ótimo resultado no Enem. A escola tem preparado muitos conteúdos com os simulados do Pré-Saeb o que termina por ajudar na preparação, principalmente na matemática", afirmou a aluna.

Mais Formação Saeb

Outro eixo de preparação da Seduc é dedicado à atualização pedagógica dos professores, tendo mais de 30 professores de Língua Portuguesa e Matemática participando da capacitação “Mais Formação Saeb”. A ação é focada nos docentes, que têm a oportunidade de melhorar seus planos de aula, articular novas estratégias e refletir sobre caminhos diferentes para lidar com os desafios da sala de aula e as dificuldades de cada estudante, baseado em dados e evidências.

Novo Pré-Enem Seduc PPL

Ainda na preparação para o Enem, os reeducandos da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez participaram da revisão, com os mesmos professores e disciplinas da revisão "Na Estrada" em Bom Jesus. Para a reinserção social por meio da educação, a Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tem possibilitado a aulas preparatórias para reeducandos das unidades penais do Piauí em instituições de Ensino Superior por meio do Enem PPL.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o planejamento de ações adedicadas ao Saeb e ao Enem. “Este é o maior programa de inclusão Universitária, com mais de 20 ações que trabalham a mobilização e o reforço para as provas do Enem. E, neste ano, conciliamos a preparação para o Enem e para o Saeb. O trabalho irá continuar até as datas de aplicação das provas com diversas atividades no intuito de preparar da melhor forma os estudantes da nossa rede de ensino", afirmou o secretário.

 

Detran abre quatro postos no Piauí em 2023

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) abriu dois novos postos em Teresina e outro em Parnaíba, reformou cinco Regionais Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) do estado e anunciou a inauguração de mais uma unidade de atendimento na capital para o mês de novembro, ações contabilizadas nos dez primeiros meses de 2023.

A reabertura do Posto de Parnaíba, por exemplo, soma serviços com a Ciretran da cidade e fornece atendimento num espaço moderno e totalmente reestruturado para atender às demandas dos condutores e proprietários de veículos da região. O espaço facilita a vida de milhares de pessoas, que não precisarão se deslocar para outras cidades em busca de serviços relacionados ao trânsito.

As revitalizações das Ciretrans atende às populações das cidades de Pedro II, Barras, Luzilândia, União e Piripiri. Essas melhorias visam proporcionar um ambiente mais confortável e eficiente para os usuários, bem como uma infraestrutura adequada para os servidores, a fim de garantir um atendimento de qualidade.

Atualmente, o Detran conta com 41 unidades Ciretrans no estado. Em Teresina, além da sede, haverão seis postos de atendimento no Shopping Rio Poty, Shopping da Cidade, Show Auto Mall, mercadão do Tancredo Neves, Grand Shopping Dirceu e Piauí Center Modas.

A diretora-geral do Detran Piauí, Luana Barradas, reforça que um dos objetivos do órgão neste ano foi a descentralização dos serviços, proporcionada pela abertura dos postos e digitalização do atendimento.

“Em um ano avançamos décadas no Detran, especialmente, quando falamos de tecnologia. E com isso alcançamos várias melhorias no atendimento ao cidadão piauiense. Além do investimento em estrutura, digitalizamos os principais serviços do órgão e facilitamos a vida do usuário”, afirma a diretora-geral.

Ccom

Áreas rurais do Piauí serão mapeadas pelo IBGE e INTERPI

O diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante, e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participaram de uma reunião nesta quarta-feira(25). Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados ao acesso das bases de dados do Censo Demográfico 2022, especialmente aqueles relacionados às ocupações rurais no estado do Piauí.

O objetivo principal da reunião foi esclarecer com maior precisão a localização das populações rurais no estado, com o intuito de aprimorar o planejamento e a eficácia da execução de políticas públicas na região.

Durante a reunião, Rodrigo Cavalcante destacou a importância do momento, enfatizando que foi um encontro bastante proveitoso. “Sinalizamos um acordo de cooperação técnica entre o Interpi e o IBGE, essa colaboração promete trazer benefícios significativos para ambas as partes, já que com informações precisas as decisões gerenciais podem ser ainda mais acertadas”, afirmou o diretor.

Estiveram presentes na reunião, o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos; o coordenador Técnico do Censo Demográfico 2022, Pedro Andrade; o assessor da Superintendência, André Felipe Freitas; além de assessores e diretores do Interpi.

Da Redação

Projeto vai beneficiar 40 mil agricultores familiares do sertão

O Estado do Piauí teve proposta aprovada em chamada pública de um importante projeto do Governo Federal – o  “Projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste”, que foi lançado nesta terça-feira (24) no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente Lula e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. A proposta do Piauí foi encaminhada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

Ao lado do governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, participou do lançamento. O Projeto Sertão Vivo tem a proposta de apoiar a população rural do semiárido do nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto, quilombolas). Ao todo, R$ 1,75 bilhão beneficiarão 430 mil famílias no semiárido nordestino.

Na ocasião, foi divulgado o resultado da chamada pública e assinado o convênio entre Governo Federal e Estadual. O secretário Fábio Abreu explica que a proposta piauiense irá contemplar 90 municípios e cerca de 40 mil famílias serão beneficiadas, em um prazo de seis anos. 

“A Sada irá coordenar ações que têm como base o fortalecimento da agricultura familiar, a produção de alimentos e o combate à pobreza. Também contaremos com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que é coautora do projeto que elaboramos. Aproveito para destacar o apoio do governador Rafael Fonteles, que foi muito solícito no sentido de assinar e indicar a nossa proposta e, agora, aprovada, teremos pressa para que nós possamos ter o recurso empregado, garantindo aos piauienses, sobretudo àqueles que mais precisam, a oportunidade de melhorias”, comemorou Fábio Abreu.

O governador em exercício, Themístocles Filho, afirmou que o programa deve ser efetivado em quatro meses. “O Sertão Vivo irá beneficiar milhares de famílias e milhões de habitantes do sertão nordestino. É um projeto de grande relevância para o apoio à população rural do Piauí, com qualificação e geração de emprego e renda”, disse.

A proposta do Piauí prevê a execução de ações que incluem: Implantação cisternas de produção resiliente; Quintais Produtivos; Sistema de reuso de águas cinzas; Sistemas agroflorestais; Barragens subterrâneas e outras tecnologias sociais.

O Projeto Sertão Vivo ainda recomenda que os agricultores familiares beneficiados adotem princípios e práticas que proporcionem acesso à água, aumentem a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, ampliem a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restaurem ecossistemas degradados e promovam a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Da Redação

 

Posts anteriores