Cidadeverde.com

Bazar da Esperança movimenta cidade de Esperantina.


O Bazar da Esperança, em Esperantina, nos dias 9 e 10 de dezembro, no Corredor Cultural do Município e na Praça Leônidas Melo, superou as expectativas, atraindo milhares de pessoas. 

Roupas, calçados e acessórios foram generosamente doados e vendidos a preços acessíveis, contribuindo para o sucesso do evento.

O foco principal do Bazar foi proporcionar enxovais para gestantes do município, garantindo que possam celebrar o Natal com dignidade. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Esperantina, evidenciando a importância da colaboração entre a comunidade.

A presença massiva da comunidade nos dois dias ressalta o impacto positivo do evento, consolidando-o como um verdadeiro sucesso. A Prefeita Ivanária Sampaio expressou sua gratidão a todos os participantes, destacando a solidariedade demonstrada e a contribuição significativa para a realização dessa ação tão nobre.

Ascom

Festa para as crianças de Monsenhor Gil e inaugurações marcam os 60 anos da cidade

  • MG_novo_26.jpg ascom
  • MG_6.jpg ascom
  • MG_2.jpg ascom
  • MG_novo_24.jpg ascom
  • MG_novo_23.jpg ascom
  • MG_novo_27.jpg ascom
  • MG_1.jpg ascom
  • MG_3.jpg ascom

Os 60 anos de emancipação política do município de  Monsenhor Gil, distante 55 quilômetros de Teresina, foram comemorados com caminhada cívica, inauguração de um centro de fisioterapia,e  de mais uma academia da saúde na zona  urbana.  A festa contou ainda com show para a criançada com direito a  lanche, presentes e bricadeiras, alèm de atividades esportivas, missa na igreja matriz, futebol amador e várias apresentações culturais. A programação festiva segue até 31 de dezembro, acompanhando os Festejos do Menino Deus, padroeiro da cidade. 

Prefeitura de Pedro II recebe prêmio por excelência em alfabetização escolar

A Prefeitura de Pedro II foi agraciada com o Prêmio Alfa-10, uma distinção concedida a 37 escolas da rede pública que se destacaram nos resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). A cerimônia de premiação ocorreu durante a abertura do Seminário Estadual do PPAIC, realizado no Theresina Hall, nesta terça-feira (5).

Nesta 2ª edição do prêmio Alfa-10 - edição 2022, a Escola Municipal Anexo Santa Ângela conquistou a 23ª posição, colocando Pedro II em lugar de destaque na premiação criada pelo Governo do Estado para homenagear as escolas públicas piauienses com os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que testa o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental. 

A prefeita Betinha Brandão expressou seu orgulho pelo reconhecimento, destacando o compromisso de sua gestão com a educação de qualidade. "Receber o Prêmio Alfa-10 é motivo de grande alegria e orgulho para Pedro II. Demonstra o empenho de toda nossa equipe na busca por uma educação de excelência. Este prêmio é fruto do trabalho coletivo e reforça nosso compromisso contínuo com a educação em nosso município", afirmou a prefeita.

O governador Rafael Fonteles, juntamente com a primeira-dama e coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles, e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregaram o prêmio em reconhecimento aos notáveis avanços na alfabetização. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinou um investimento de R$ 3.445.000 (três milhões e quatrocentos e quarenta e cinco reais) para a premiação, distribuída em duas parcelas diretamente nas contas das escolas.

O valor da premiação será aplicado em projetos educacionais no município de Pedro II, que já conta com iniciativas próprias e funcionais, como o programa “Mesa de Alfabetização”. Desta forma, a Prefeitura de Pedro II reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Ascom

Concurso elege ‘Rei e Rainha Beleza Negra 2023’ de Floriano

Foi realizado, na noite desta quinta-feira (30), no Espaço Cultural Maria Bonita, a XXIX Festa da ‘Beleza Negra 2023’. O evento é promovido pelo Movimento Negro Casa de Dhandara, em parceria com a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O ‘Concurso Beleza Negra’ marca, tradicionalmente, o encerramento das ações do ‘Novembro Negro’, referente ao mês da Consciência Negra. A festa, que ocorre há 29 anos em Floriano, contou com uma diversidade de atividades que contemplou a dança, música, poesia, estética, performance e show musical de percussão, canto e dança com o Quilombo Mimbó. Todo o espetáculo foi realizado sob a coordenação e direção da professora bailarina, Elineuza Ramos.

Abrilhantando o evento, o ‘Concurso Beleza Negra 2023’ recebeu a participação do grupo Arte em Toda Parte do Projeto Cultura e Cidadania, da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, além da participação do grupo Nova Geração, representantes de movimentos culturais de Floriano, diversas autoridades e público em geral, que marcou presença no Espaço Cultural Maria Bonita.

De acordo com a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, o objetivo da Festa da Beleza Negra foi promover a cultura, a estética, a valorização e o respeito à cultura negra. “Durante mais de um mês, cerca de 25 meninas e meninos se preparam para este grande momento, que representou a finalização de um processo que possui como meta a valorização da identidade negra e a cultura de matriz africana, mantendo viva a tradição e elevando às nossas riquezas culturais”, finalizou Elineuza Ramos.

Ascom

Prefeitura de Pedro II apresenta circuito de Cinema Itinerante 2023

Nesta segunda-feira (4/12) e terça-feira (5/12) a prefeitura de Pedro II, via Secretaria Municipal de Cultura - Semcult Pedro II, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura-Minc e Governo Federal, apresentam e realizam o projeto Cinema Itinerante com os seguintes horários de sessões: 8h e 10h (manhã - público alvo infantil), 14h e 16h (tarde - público alvo adolescente) e 20h (noite - público alvo jovem a partir de 16 anos).

 Será evento gratuito, realizado no Memorial Tertuliano Brandão Filho, que situa-se em frente à Praça Dep. Milton Brandão, popularmente conhecida como Praça do Recanto, tendo capacidade para até 50 (cinquenta) pessoas sentadas a cada horário de sessão, lembrando que todos os filmes em exibição serão nacionais brasileiros.

Participe e valorize nossa cultura através do nosso acervo audiovisual!

(Fonte: Semcom Pedro II-PI.)

Aniversário de Cajueiro da Praia tem show confirmado de Zé Cantor

O município de Cajueiro da Praia completa 28 anos de emancipação política no dia 14 de dezembro. Para comemorar, na véspera do feriado municipal, no dia 13 de dezembro, será realizado um show aberto para a comunidade com a presença de Zé Cantor, artista de fama nacional e com um repertório bastante popular.

O intérprete de "Tô Invisível" é a atração principal dos shows, com participação das bandas Forró de Ouro e Mel de Caju. "Nossa ideia é comemorar junto com o povo, atraindo turistas e multiplicando oportunidades de geração de emprego e renda", considera o prefeito Felipe Ribeiro.

O prefeito destaca que a cidade tem muito a comemorar. "Estamos entregando obras de infraestrutura, como a Praça do Morro Branco, além de obras de abastecimento d'água, o Aeroporto de Barra Grande, em parceria com o Governo do Estado. Além disso, os bons indicadores da saúde e educação, em pleno desenvolvimento e com notas maiores a cada avaliação", considera.

O município de Cajueiro da Praia, sede da paradisíaca praia de Barra Grande, tem vocação natural para o turismo, que é impulsionado por eventos como o Aniversário da Cidade. "O tradicional Festival de Quadrilhas, em julho, e o Dia do Evangélico, comemorado no dia 30 de novembro, foram exemplos do compromisso em trazer grandes eventos para a cidade", exemplifica Felipe.

Em 1995, na data da emancipação, Cajueiro da Praia foi consagrado um município independente, com gestão autônoma, quando antes a região era administrada por Luís Correia. Hoje, o povo cajueirense é a cidade litorânea mais ao Leste do Piauí, extremando com o Ceará.

Ascom
.

Padre Marcos vai receber 28 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica

O secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, assinou, nesta quinta-feira (30), a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de 28 mil metros quadrados em Padre Marcos. De acordo com o projeto, serão contempladas 20 ruas na zona urbana da cidade, além da via de acesso da sede do município ao povoado Riacho do Padre. O  Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), está investindo cerca de R$ 2,9 milhões na obra.

"Esse investimento vai melhorar a mobilidade urbana no município, proporcionando mais conforto e agilidade no deslocamento. Melhorar a qualidade de vida dos piauienses é a meta principal da gestão, e obras como essa contribuem muito para isso", disse o secretário dos Transportes, Jonas Moura.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, destacou que a obra é um presente para a cidade, que comemora 60 anos de emancipação em Janeiro. "A população de Padre Marcos está ansiosa para comemorar o aniversário da cidade no dia 17 de janeiro, e essa autorização é um grande presente do Governo do Estado para a nossa cidade. Só temos a agradecer e vamos juntos entregar essa grande obra, uma grande conquista o município", ressaltou o gestor.

Presente no ato de autorização da execução dos serviços, o deputado estadual Georgiano Neto salientou os investimentos do Governo do Estado em pavimentação asfáltica em Padre Marcos. De acordo com ele, com essa nova etapa, faltará pouco para que a sede do município seja totalmente asfaltada.

"Essa é a terceira etapa de asfaltamento em Padre Marcos. São mais quatro quilômetros de pavimentação que vão praticamente universalizar o asfalto na zona urbana da cidade. É uma reivindicação do prefeito Valdinar Silva, um grande parceiro, que foi prontamente atendida pelo Governo do Estado. Agradeço ao governador Rafael Fonteles, ao secretário Jonas Moura e toda a equipe da Secretaria dos Transportes pelo empenho para que a obra fosse viabilizada", disse o deputado.

Ccom

Themístocles irá a Brasília tratar da criação do hospital universitário de Parnaíba

O governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, viajará a Brasília nesta quinta-feira (30) em busca de investimentos para o estado, entre eles a construção de um hospital universitário, desta vez, na cidade de Parnaíba. Também irá tratar sobre a expansão do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em mais 10 municípios, incluindo a cidade de Teresina, com um campus do Instituto na zona Norte e outro na zona Sul da capital, além da conclusão da BR-222.

Em Brasília, Themístocles Filho terá uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana. “Amanhã teremos uma reunião com o ministro e levaremos essa pauta importante, que é a construção de um hospital universitário na cidade de Parnaíba. Com certeza isso irá ajudar os estudantes e a população”, disse.

Ainda de acordo com o governador em exercício, outra pauta que será tratada é a expansão do IFPI em 10 municípios piauienses. “O IFPI é uma instituição de ensino superior de qualidade, que oferece cursos técnicos e tecnológicos gratuitos. A ampliação do Instituto no estado vai contribuir para a democratização do ensino superior, ampliando o acesso à educação no estado”, concluiu.

Sobre a conclusão da BR-222, Themístocles Filho terá uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. A importante rodovia interliga os estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Pará. Segundo o governador em exercício, faltam apenas 90 km de asfalto para concluir a rodovia no estado do Piauí.

"Vamos buscar recursos para obras importantes para o desenvolvimento do Piauí, a construção do hospital universitário de Parnaíba, a ampliação da rede IFPIs e a conclusão da BR-222 são prioridades do Governo do Estado", completou.

Ccom

Solenidade

A posse do empresário, advogado e jornalista Jesus Elias Tajra na cadeira de nº 39 da Academia Piauiense de Letras acontecerá no dia 6 de dezembro, a partir das 19h, no auditório da FIEPI. O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico Felipe Mendes Oliveira. Jesus Elias Tajra vai ocupar a Cadeira   nº  39, que tem como patrono José Newton de Freitas, na sucessão do jurista e professor Celso Barros Coelho, falecido em 10 de julho passado, aos 101 anos de idade.

 

 

Zona rural de Canto do Buriti ganhará sistemas de abastecimento de água

A Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado (Sefir), realizará a implantação de dois sistemas simplificados de abastecimento de água na localidade Patuá, localizada na zona rural do município de Canto do Buriti, região sul do estado. A obra será executada com recursos do Governo do Piauí no valor de R$ 304.186 mil, e tem prazo para conclusão estimado em 90 dias.

O secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado, Firmino Paulo destacou a relevância da obra como importante ação contra a seca no Piauí. 

“Serão investidos mais de 300 mil reais, e centenas de pessoas serão beneficiadas com o acesso à água. Sabemos da dificuldade com a questão hídrica principalmente nesse período de seca, pois a população carece muito desse bem tão precioso que é a água, e com essa obra que estamos assinando a ordem de serviço aqui na Sefir, iremos melhorar a vida da população da zona rural de Canto do Buriti. Temos certeza que essa obra também vai beneficiar a criação de animais, a área da irrigação de plantações trazendo benefícios econômicos para as famílias produtoras”, explicou o gestor.

O secretário Firmino Paulo também destacou as ações realizadas pela Sefir para o enfrentamento à seca no estado, ressaltando a atenção para as regiões rurais dos municípios.

“Sabemos que essas regiões ainda carecem muito de abastecimento de água e precisam de uma atenção especial. A população que vive nessas comunidades chega a percorrer grandes distâncias para conseguir água, e muitas vezes dependem de carros pipa. Hoje estamos implantando esses sistemas simplificados de abastecimento de água para facilitar o acesso à água potável para todas essas comunidades rurais”, finalizou o secretário. 

Ccom

Posts anteriores