Cidadeverde.com

Altos comemora 101 anos com inaugurações de obras

Em reta final de uma extensa programação de inaugurações pelo aniversário de Altos, a prefeitura realizou nesta quarta-feira (11) a entrega de duas grandes obras na zona rural. A primeira foi a Unidade Básica de Saúde Agostinho Pinho, na localidade Vista Alegre. A população agora conta com atendimento médico e odontológico de qualidade, em uma estrutura totalmente equipada para atender os moradores.

Logo após, foi a vez da comunidade Gávea receber a praça completa com academia popular e espaço para lazer com iluminação. A visita na praça contou com a presença do Deputado Fábio Abreu, que realizou o tradicional corte da fita juntamente com o Prefeito Maxwell da Mariinha e autoridades presentes.

Realizada a XIV Expofeira de Caprinos e Ovinos de Joaquim Pires

  • JPF_3.jpg ascom
  • JPF_6.jpg ascom
  • JP_F_12.jpg ascom
  • JPF_7.jpg ascom
  • JPF_1.jpg ascom
  • JPF_41.jpg ascom
  • JP_F_9.jpg ascom
  • JP_F_11.jpg ascom
  • JPF_5.jpg ascom
  • JPF_2.jpg ascom
  • JPF_8.jpg ascom
  • JPF_4.jpg ascom
  • JP_expofeira_nova.jpg ascom
  • JP_F_13.jpg ascom

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires e a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos - ACCOV-JP promoveram no período de 04 a 08 de outubro de 2023 a XIV Expofeira de Caprinos e Ovinos na Ilha do Cajueiro. A feira já faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado do Piauí.

O local reuniu inúmeros criadores de animais de pequeno e grande porte que aproveitaram a feira para realizar a  compra e venda de animais além de concorrer a premiação dos diversos concursos promovidos no evento. 

A programação da XIV Expofeira contou com julgamento de raças, concurso leiteiro de caprinos, festival gastronômico, concurso da escolha da rainha do bode e shows com bandas locais e nacionais.

De acordo com o prefeito Genival Bezerra, a feira tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da caprinovinocultura, o melhoramento genético e  melhoria do padrão racial dos animais com a introdução de reprodutores e matrizes de alta linhagem.

Vale ressaltar, que todos os alimentos perecíveis ofertados no evento foram devidamente inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. O município de Joaquim Pires além da equipe de vigilância sanitária, conta agora com uma sala do Selo de Inspeção Municipal coordenada por médicos veterinários elevando ainda mais a segurança alimentar dos consumidores. 

A XIV Expofeira contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo do Estado do Piauí, SADA , SENAR e SEBRAE através da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial - UPPDT.

O evento foi bastante prestigiado por lideranças políticas locais, regionais e Estaduais e a população em geral.

Ascom

Alemães querem produzir amônia em Buriti dos Lopes

Foto: prefeitura de Buriti dos Lopes

A direção da Zona de Processamento de Exportações, zona rural de Parnaíba, anunciou na semana passada que o Governo do Piauí assinou um acordo com o grupo alemão Solar Outdoor Media para a instalação de uma usina fotovoltaica no município de Buriti dos Lopes, com foco na produção de amônia e hidrogênio verde.

A previsão é que as obras tenham início em 2024 e incluam uma usina com capacidade inicial de 940 MW, com potencial de expansão para até 3 GW.

A energia gerada será direcionada à planta de produção de hidrogênio na ZPE de Parnaíba, onde o gás e a amônia serão fabricados e destinados à exportação para a Alemanha.

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que é um investimento muito importante. São alguns bilhões de euros em investimentos e está muito próximo de iniciar. “A ideia é de que as obras possam iniciar já no ano que vem”, acrescentou.

De acordo com o governador o Piauí almeja ser um líder nessa produção e impulsionar o desenvolvimento na região.

Da Redação

Avicultura e cajucultura crescem na zona rural de Oeiras

Oeiras está dinamizando e fortalecendo a cadeia produtiva da avicultura na zona rural do município. Semana passada, foi  realizada a entrega de exemplares de galinha caipira da raça Canela-Preta, espécie nativa do Piauí, a 15 famílias de pequenos produtores rurais, na comunidade Melancias. Na ocasião, cada família recebeu 20 pintos e um saco de ração, suporte inicial para a introdução da atividade, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Oeiras), que realizou a qualificação dos produtores sobre a construção de aviários e piquetes de pastagens para manejo da galinha caipira.

Além da avicultura, a cadeia produtiva do caju, uma das frutas mais populares da região – seja pelo seu total aproveitamento ou por ser produzida em diversas localidades da zona rural – também está recebendo mais um importante incentivo no município de Oeiras: um curso de produção de cajuína. A capacitação ocorre no povoado Morro Redondo, comunidade rural modelo na produção e beneficiamento do caju, e envolve 15 famílias de pequenos produtores da região. 

Governo vai entregar 200 viaturas para a Polícia Militar

Imagem: Divulgação Ascom

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, realiza, na quinta-feira (12), a entrega de 200 novas viaturas pick-ups para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI). A solenidade será na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa do Piauí, a partir das 8h.

Com sistema de rádio e nova identidade visual, os veículos, de modelo L 200 2023, serão distribuídos para os batalhões e reforçarão a segurança por todo o estado. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, além da plotagem e rádio, as viaturas também contam com um novo giroflex, visando um maior impacto na presença policial.

“O Governo do Piauí está investindo prioritariamente em segurança pública, tanto que está dobrando a frota locada de veículos para a PMPI. Só a Polícia Militar passará de 300 para 600 viaturas, entre pick-ups e Duster. A nova plotagem dá uma caracterização mais moderna, melhor visibilidade, atendendo padronizações internacionais de comunicação visual, ocasionando uma maior visibilidade, percepção e presença da polícia nas ruas. Tudo isso para dar maior presença policial, aumentando a sensação de segurança”, enfatiza o comandante.

As novas viaturas serão distribuídas para todos os batalhões do estado, para atuarem no policiamento de trânsito, meio ambiente, rural, apoio em operações aéreas, além do policiamento ostensivo por meio das unidades especializadas da Polícia Militar.

“As viaturas começaram a chegar hoje na capital e reforçarão o policiamento em todo o estado. Também iremos entregar 400 viaturas modelo Duster até o fim de novembro deste ano, para garantir que os policiais militares contem com toda a estrutura necessária para proteger os cidadãos”, comentou o secretário da Segurança, Chico Lucas.

Novo sistema de rádio: multiplicação da força policial

O novo sistema de radiocomunicação que será implementado com o advento das novas viaturas multiplicará a força de atuação da polícia nas ruas em suas ações ordinárias, bem como em operações integradas.

Trata-se de um sistema digital moderno no padrão DMR Tier III, com criptografia ponta-a-ponta, que permitirá a comunicação não somente de voz, mas também de dados, principalmente as informações precisas das viaturas pelo GPS, permitindo um tempo resposta menor no atendimento das ocorrências, assim como um melhor controle das mesmas pelo centro integrado de comando e controle (CICC).

“Vale destacar a capacidade de troncalizacao do sistema, que permitirá a individualização das comunicações das forças policiais, e quando necessário integrá-las em um único canal, otimizando sobremaneira a efetividade da resposta estatal; podendo ainda sua infraestrutura ser compartilhada com outras agências, como Sejus, Sefaz, ampliando ainda mais a  integração dos entes envolvidos e uma consequente economia de recursos”, pontua o tenente-coronel Gustavo, subdiretor de Tecnologia da PM-PI.

Da Redação

Novo parque solar de Ribeiro Gonçalves vai gerar mais de 1200 empregos

O governador Rafael Fonteles esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (05), com representantes do Grupo Cobra Brasil, empresa espanhola que está implantando um parque de energia solar no município de Ribeiro Gonçalves. A empresa apresentou ao governador o andamento dos serviços, que atualmente contam com 100 pessoas da região para trabalhar no canteiro de obras.

No auge da construção, o empreendimento irá empregar mais de 1200 pessoas, como explica o governador Rafael Fonteles. Ele conta ainda que, quando em funcionamento, a usina solar vai gerar mais energia que a barragem de Boa Esperança. “Em breve, irei visitar as obras desta usina solar que está em construção. No pico das obras de construção, irá gerar mais de mil e duzentos empregos. O parque irá gerar 393 megawatts, maior do que a usina de Boa Esperança, que foi uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70”, pontuou Fonteles.

O diretor de operações do grupo Cobra Brasil, José Carlos Hernandez, detalhou que já deram início aos primeiros trabalhos no canteiro de obras. A previsão do início das atividades do parque solar é para novembro de 2024. “Hoje viemos apresentar ao governador o avanço das obras do parque solar em Ribeiro Gonçalves. Está sendo desenvolvido há 3 anos. Já estamos com mais de 100 pessoas mobilizadas, maquinário e demos início, no mês de agosto, às obras de supressão ambiental, que são necessárias para cumprir o objetivo de entregar energia no fim do ano que vem. Posteriormente, iniciaremos a terraplanagem e montagem de estrutura e, se tudo der certo, até novembro do próximo ano estaremos funcionando”, detalhou José.

Rafael reforçou o potencial do Piauí na geração de energias renováveis, em especial a solar. “São investidores espanhóis que também descobriram o potencial do Piauí na geração de energia solar. Por isso, sempre acreditamos que o Piauí será líder cada vez mais na produção de energias renováveis”, disse.

O CEO do Cobra Brasil, Jaime Llopis, defendeu a importância de trabalhar em um estado com bastante potencial como o Piauí. Falou ainda nas oportunidades e retornos que o parque solar trará para a população. “Reforçando o compromisso com o estado, nessa seara da geração renovável que é tão importante, ter o privilégio de trabalhar no Piauí. Gerar energia não é apenas gerar eletricidade, é gerar prosperidade, educação, saúde; é muita coisa que saem daqueles painéis”, finalizou.

Além de Ribeiro Gonçalves, o grupo Cobra Brasil possui empreendimentos de energia solar no município de Cristino Castro. Ao todo, as obras do grupo representam um investimento de R$ 4 bilhões no Piauí.

Da Redação

Governador assina ordem para implantação da PI-225

O governador Rafael Fonteles assinou, na tarde desta quarta-feira (04), a ordem de serviço para implantação e pavimentação asfáltica da PI-225, que liga a cidade de Aroazes a Santa Cruz dos Milagres. A obra de 49,24 KM de extensão e R$ 46 milhões investidos é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI).

O chefe do Executivo destaca a importância da rodovia para a região do território do Vale do Sambito, que vai ligar os municípios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres. “Santa Cruz dos Milagres é um dos maiores destinos religiosos do norte e nordeste do Brasil. A obra dessa rodovia é mais desenvolvimento e geração de renda e melhoria da qualidade de vida para milhares de pessoas da região de Aroazes, Santa Cruz dos Milagres e de todo o Vale do Sambito. Muito feliz com mais essa ordem de serviço”, declarou Fonteles.

O diretor do DER-PI, Leonardo Sobral, ressaltou que a obra terá um impacto profundo no deslocamento da população da região e garantiu que será inaugurada antes do prazo previsto. A obra vai iniciar do zero, pois atualmente, a rodovia é de piçarra e quando concluída a pavimentação asfáltica vai impactar a região. “É uma obra bastante esperada pela população do Vale do Sambito. O prazo para construção é de 18 meses, mas estamos trabalhando em uma nova pactuação junto à construtora para entregarmos antes do prazo estipulado”, informou o diretor do DER.

Esteve presente na assinatura da ordem de serviço o prefeito de Aroazes, Manuel Neto, que declarou a felicidade da população com o compromisso do Governo do Estado em entregar essa obra tão aguardada. “Essa estrada é um sonho antigo da nossa região, e graças ao governador Rafael Fonteles esse sonho está se tornando realidade. Essa obra tem uma importância não só para os dois municípios, mas para toda a região; ela irá fazer a ligação de municípios da região de Picos e Valença, que não precisarão mais passar pela BR para adentrar no santuário de Santa Cruz. A obra também vai beneficiar diversas comunidades e a população que precisa trafegar naquela região”, finaliza o gestor.

Ccom

Barraqueiros não pagarão taxas durante os Festejos de Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE), promoveu reunião com os barraqueiros para os festejos de Nossa Senhora dos Remédios, que se inicia no próximo dia 6 de outubro. O evento aconteceu no auditório Ozires Neves de Melo, na Praça de Eventos Arimatéa Souza.  

“Pelo terceiro ano consecutivo, isentamos mais uma vez a taxa para os barraqueiros que vão trabalhar nos festejos de Nossa Senhora dos Remédios. Em outras cidades, essa taxa chega a ser de 3 mil reais. Em Piripiri, é de graça, uma forma de ajudar nossos comerciantes”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro

 “Estamos aqui anunciando em nome da prefeita Jôve que mais uma vez que não haja taxa para os barraqueiros e é muito importante essa parceria com todos eles. O Ministério Público esteve aqui nesta reunião também, assim como a Vigilância Sanitária”, disse Andréa Geisa, coordenadora de turismo da SEJUCE.

Júnior Menezes, representante do Ministério Público, falou sobre o evento. “Estamos aqui para repassar algumas recomendações: uma diz respeito ao horário e programação; definidas até as duas horas da manhã. Outra é não ter mais paredão de som, além da proibição de bebida para menores”, explicou.

Lisy Magaly, farmacêutica da Vigilância Sanitária, deu mais detalhes. “Orientamos de forma educativa, muitos já sabem de informações relevantes para o bom andamento de seus trabalhos, mas é sempre bom lembrarmos do risco de alimentos mal manipulados”, explicou.

Francisca Maria, barraqueira, falou sobre a reunião. “Uma reunião muito boa e nós não pagarmos taxa é uma notícia excelente! Ajuda muito o comércio porque vivemos disso”, finalizou.

Ascom

Prefeitura de Esperantina prepara grande festa para as crianças

No próximo dia 12 de outubro, quinta-feira, o município de Esperantina se prepara para receber mais uma edição do aguardado evento "Esperantina Mundo Encantado". Promovido pela Prefeitura Municipal, a celebração do Dia das Crianças promete encantar os pequenos e suas famílias com uma tarde repleta de atividades e surpresas.

O local escolhido para sediar essa festa é o Corredor Cultural e a Praça Leônidas Melo, corações pulsantes da cidade, que serão transformados em um verdadeiro reino de diversão a partir das 17 horas.

Entre as atrações confirmadas, destacam-se os brinquedos infláveis, que prometem garantir muita adrenalina e risadas. Além disso, camas elásticas estarão disponíveis para que as crianças possam se divertir pulando e se exercitando com segurança.

Para os paladares mais exigentes, haverá pipoca e algodão doce, delícias que prometem adoçar ainda mais esse dia especial. E para completar, um show de personagens, trazendo os heróis e personagens favoritos das crianças direto para o palco.

Não para por aí! O evento contará também com uma série de brincadeiras que vão garantir a animação de todos os presentes. A diversão está garantida para os pequenos e também para os adultos que se juntarem à festa.

Além de toda essa animação, a Prefeitura de Esperantina preparou uma surpresa especial: a entrega e distribuição de brinquedos para as crianças, tornando esse Dia das Crianças ainda mais memorável.

A Prefeitura convida a comunidade a participar desse momento único de celebração e alegria, fortalecendo os laços familiares e proporcionando aos pequenos uma lembrança que ficará para sempre em suas memórias.

Prepare-se para um dia mágico no "Esperantina Mundo Encantado" e venha fazer parte dessa festa que promete encantar a todos!

Ascom

Piauí Fomento libera mais de R$ 100 mil para Campo Maior, Jatobá e Cocal de Telha

A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Piauí Fomento) realizou no fim de semana uma importante liberação de recursos para produtores rurais dos municípios de Campo Maior, Jatobá do Piauí e Cocal de Telha. Mais de R$ 108 mil foram destinados aos empreendedores, que visam estimular e fortalecer atividades essenciais para a região e o estado, incluindo suinocultura, ovinocultura, bovinocultura e caprinocultura.

Essa injeção de recursos representa um significativo apoio ao setor agropecuário, que desempenha um papel crucial na economia local, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável. “Os municípios beneficiados têm uma forte presença nessas atividades produtivas, e o investimento contribuirá para a modernização e expansão dos empreendimentos dos produtores, promovendo a geração de renda, emprego, sustento das famílias e o fortalecimento da economia regional”, afirma o diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo.

A suinocultura, ovinocultura, bovinocultura e caprinocultura são pilares da economia rural do Piauí, e o incentivo financeiro da Piauí Fomento é um passo crucial para impulsionar esses setores, aumentando sua capacidade produtiva e a qualidade dos produtos gerados. Além disso, o investimento contribuirá para a segurança alimentar e a diversificação da produção agropecuária.

Luiz Pereira de Sousa, produtor de suinocultura em Cocal de Telha, agradece o incentivo por meio do recurso concedido. “Essa é uma grande oportunidade para a nossa atividade produtiva, que vai melhorar a renda, ampliar nossa criação de suíno e ter um incentivo maior no nosso trabalho que é tão importante em Cocal de Telha. Agradeço a Piauí Fomento por estar abraçando a causa e destinando esses recursos para nós produtores rurais”, finalizou o empreendedor.

Ccom

Posts anteriores