Cidadeverde.com

Hospital de Elesbão Veloso retoma as cirurgias eletivas neste sábado(20)

O Hospital Norberto Moura, localizado em Elesbão Veloso, retoma as cirurgias eletivas a partir deste sábado (20), após ampla reforma realizada pela Secretaria da Saúde (Sesapi).

A unidade receberá não apenas os pacientes do município, mas também será responsável pela demanda de outras seis cidades do entorno, incluindo Barra D’Cantara, Francinópolis, Prata do Piauí, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Várzea Grande.

A diretora do hospital, Ingrid Rodrigues da Silva, destacou a importância desse marco para a comunidade. "Nós iremos reabrir o Centro Cirúrgico, no sábado, já com quatro cirurgias reguladas, sendo realizadas cirurgias gerais, ginecológicas e obstétricas", afirmou a gestora.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 08.15.21.jpeg
O hospital passará a realizar cirurgias em dois dias da semana e outro será destinado ao atendimento ambulatorial. 

"A unidade de saúde foi completamente reformada e equipada, recebendo um novo gerador, uma rede elétrica nova, telhado renovado, melhorias na recepção e na urgência. A segunda etapa do projeto incluirá melhorias em todas as enfermarias, cozinha e setor administrativo", disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Além do centro cirúrgico, o hospital conta com uma sala de parto e três salas de estabilização. Além disso, a Central de Materiais Esterilizados (CME) foi aprimorada, recebendo mais uma autoclave, contando com duas agora.

Da redação

Definições de pré-candidatos movimentam o município de Monsenhor Gil

O prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, oficializará a escolha para a pré-candidatura à prefeitura no dia 28 de janeiro, e o nome confirmado é o atual vice, Evandro Leal de Abreu. Mesmo diante de resistências pessoais, Evandro aceitou a indicação. Com a decisão tomada, o grupo do prefeito está pronto para a corrida eleitoral, contra nomes por exemplo da presidente da Câmara,  e pré candidata Eliane Moura. A eleição em Monsenhor Gil, promete ser bastante movimentada. É aguardar pra ver.

 

Diego Teixeira realiza confraternização na cidade de Amarante

Diego Teixeira, prefeito de Amarante, e apoiadores vão realizar uma confraternização no próximo sábado, 20 de janeiro, no Society Club da cidade. O grupo político trabalha o nome do professor Adriano Silva como pré-candidato à Prefeitura.

Diego destaca que este será um momento importante para unir forças em busca de um propósito positivo para o município. “Vai ser um momento de confraternizar, reunir os amigos e aproveitar para fazer discussões importantes sobre o futuro de Amarante”, explica.

Já o professor Adriano Silva está contente com os apoios. “É com muita gratidão que percebo a confiança das pessoas em meu nome. Vamos fazer um trabalho bonito pela nossa povo”, considera.

O evento promete reunir toda a base. Com apoios robustos, já marcaram presença no evento os deputados federais Dr. Francisco e Júlio Arcoverde, além dos estaduais Fábio Xavier e Pablo Santos. O vice-prefeito de Amarante, Mateus Vilarinho, também vai marcar presença.

Os vereadores aliados também reforçam o time, com a presença confirmada de Carlos Rogério de Macedo, presidente da Câmara dos Vereadorea, além de José de Arimateia Ferreira dos Anjos, vice-presidente da casa. A primeira secretária, Luiza Rodrigues de Moraes Neta, além do segundo secretário, Luan Carlos dos Santos Brandão, já confirmaram participação. Os vereadores Sebastião da Silva Campelo, Mylana Vilarinho de Oliveira Costa, Clistenes Veloso Moura, Airton Pereira Lima e José Itamar da Silva completam a comitiva do parlamento municipal.

São aguardada centenas de pessoas no evento, que vai mostrar a grandiosidade do grupo do prefeito Diego Teixeira.

Ascom

Joaquim Pires adere ao Piauí Saúde Digital.

O prefeito Genival Bezerra acompanhado da secretária de saúde Joseanne de Albuquerque e o Diretor da Unidade Mista de Saúde Leôncio Neto estiveram nesta terça-feira dia 16 de janeiro de 2024, na Secretaria de Estado da Saúde - SESAPI em Teresina, para assinatura do termo adesão ao Piauí Saúde Digital.

A assinatura do contrato possibilitará que o programa seja executado no município de Joaquim Pires com dez especialidades médicas e exames, que possibilitará acesso mais rápido as consultas garantindo assim, a redução de filas de esperas via regulação.

De acordo com a SESAPI,  o Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

Ascom

Previdência dos servidores efetivos de Luzilândia tem rombo de 32 milhões

O Município de Luzilândia está sendo citado pela Justiça Federal, precisamente através da 4ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, sobre o débito na previdência dos servidores referente ao ano de 2019, gestão de Ronaldo de Sousa Azevedo.

Os débitos previdenciários vencidos e não pagos apurados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) no exercício de 2019, demonstram  atos de improbidade que podem gerar a inelegibilidade de Ronaldo Gomes e apuração de possíveis ilícitos praticados.

Atualmente, Luzilândia é administrada por Fernanda Marques, que derrotou o ex - prefeito que estava no primeiro mandato. Fernanda Marques disse que assim que receber a comunicação oficial da justiça a respeito do problema irá se manifestar. O rombo na previdência atinge mais de 1300 servidores efetivos municipais.

O blog está aberto ao ex prefeito para se pronunciar a respeito.

(Com informações da Ascom Luzilândia)

Descanso

O titular do blog tira uns poucos dias de descanso e em breve retorna com novas e atualizadas informações das cidades piauienses.

Hospital de Oeiras recebe equipamentos para a Linha de Trauma

O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, começou a recebeu, na última terça-feira (26), os materiais ortopédicos que possibilitarão que a unidade de saúde integre a Linha de Trauma da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e passe a ofertar o serviço de cirurgias ortopédicas para a população da região.

Foram enviados para a unidade de saúde implantes ortopédicos, placas, parafusos, fios de titânio, além de insumos que serão utilizados durante os procedimentos cirúrgicos. “Com a implantação da Linha do Trauma, no Hospital Regional Deolindo Couto, a Sesapi busca descentralizar e tornar mais eficaz o tratamento das vítimas de trauma e pacientes ortopédicos do estado”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo. 

O hospital é referência para mais de 17 municípios na região de saúde do Vale do Canindé e atende 125 mil habitantes. Com este programa, a Sesapi mais uma vez trabalha a ampliação e descentralização dos serviços de saúde no estado, garantindo assim o acesso mais fácil da população para o atendimento especializado em diversas áreas.

“Com fraturas de fêmur sendo corrigidas no próprio hospital, vamos evitar a transferência para outros locais, além de reduzir o tempo de espera por essa cirurgia”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

A próxima etapa é a realização de cirurgias de fraturas mais complexas, como explica Samuel Machado Martins, coordenador da Linha de Trauma da Sesapi. “O início dessas cirurgias vai nos possibilitar a implementação de procedimentos mais complexos, o mais breve possível, como fraturas de úmero (ombro) e quadril”, destaca.

Da Redação

Município de Pedro II registra novos casos de Covid-19

Após um período considerável sem casos ativos de Covid-19, o boletim oficial divulgado pela Prefeitura de Pedro II nesta terça-feira (26) trouxe a confirmação de cinco novos casos da doença. Atualmente, os pacientes estão em isolamento domiciliar, e o boletim subsequente, divulgado nesta quarta-feira (27), indica um aumento nos casos positivos, inclusive com pacientes hospitalizados.

Segundo o boletim mais recente, Pedro II registra 5.890 casos confirmados desde a identificação do primeiro caso positivo em abril de 2020. Destes, 5.762 receberam alta médica, 5 estão em isolamento domiciliar, 3 estão hospitalizados, 17.102 casos foram descartados, e houve 120 óbitos. O último falecimento decorrente da Covid-19 no município foi registrado em 07 de dezembro de 2022.

O enfermeiro Rodrigo Sotero, coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, destacou a importância de manter as medidas protetivas. "Precisamos continuar vigilantes. Quem ainda não completou o ciclo vacinal deve procurar o serviço de saúde para atualizar sua vacinação. Além disso, é fundamental manter a higiene adequada das mãos e, em caso de sintomas gripais, usar máscaras e evitar aglomerações", alertou. 

O município reforça o compromisso com a saúde pública e a necessidade de precaução diante do ressurgimento dos casos de Covid-19.
 
Ascom

Apicultura do Piauí recebeu mais de 4,3 milhões em investimentos

Em 2023, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu mais de R$ 4,3 milhões em iniciativas que fomentam a apicultura no Piauí, uma das atividades produtivas de maior destaque no estado. Ao todo, com ações diretas e indiretas no setor, foram beneficiados seis mil produtores em diversos territórios de desenvolvimento.

O principal equipamento para a apicultura é a colmeia. Neste ano, por meio da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, foram entregues 10 mil unidades a associações e prefeituras municipais. Em plena produção, as caixas de abelhas representam um aporte de, no mínimo, 200 toneladas de mel para ofertar ao mercado.

Com tecnologia inovadora no Piauí, a Codevasf também investiu na doação de três Casas de Mel em containers, estruturas que oferecem melhores condições higiênico-sanitárias em comparação aos moldes convencionais. Além disso, foram entregues 75 equipamentos entre centrífugas elétricas, mesas desoperculadoras, bandejas e tanques decantadores.

Atividade produtiva que mais recebeu apoio desde a instalação da Companhia no Piauí, em 2001, a apicultura tem trazido bons frutos às famílias que vivem da atividade. “Nosso estado é um dos maiores produtores e exportadores de mel do país e a cultura desse ‘ouro do sertão’ já é realidade em 142 municípios piauienses. Então, os produtores locais, com o fomento da Codevasf, conseguem alcançar novos mercados, incrementar a renda e melhorar de vida, o que reflete no fortalecimento da economia solidária”, explica o superintendente regional no Piauí, Marcelo Castro Filho.

Destaque nacional na apicultura, o Piauí apresentou, em uma década, o maior crescimento na produção de mel do país, segundo Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, divulgada neste semestre. Parte considerável deste cenário positivo vem do apoio da Codevasf com a construção, reforma, adequação e instalação de Casas de Mel, unidade de produção de pólen, entrepostos, além da aquisição de equipamentos, capacitação de produtores e realização de eventos.

Ascom

Hospital de Campo Maior teve aumento em cirurgias e exames

O Hospital Regional de Campo Maior, gerido pela Santa Casa de Chavante, registrou um aumento de 33% na quantidade de cirurgias realizadas entre 2022 e 2023. O número saltou de 2.563 para 3.430 no período analisado (janeiro a novembro).

O número de exames realizados também aumentou de forma considerável em todas as áreas: ultrassom, análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma. No total, o crescimento foi de 83% na comparação entre 2022 (9.898) e 2023 (18.191), entre os meses de janeiro a novembro.

O presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Gatthás Mitri Filho, afirma que o principal objetivo desde o início do processo de gestão do Hospital Regional de Campo Maior era beneficiar a população com atendimento rápido aliado à qualidade nos serviços de saúde.

“Os números mostram que estamos no caminho certo para melhorar e expandir cada vez mais o acesso da população à saúde de qualidade com atendimento rápido e humano. É momento de comemorar, mas também de olhar para o futuro. É só o começo de um projeto de longo prazo que tem muito para avançar”, avalia Anis.

Novos procedimentos

São diversos os fatores que colaboraram para o crescimento no número de cirurgias e exames no Hospital Regional de Campo Maior. Desde setembro de 2023, quando a unidade passou a contar com um ambulatório de ortopedia, o hospital realiza cirurgias ortopédicas de alta complexidade – fêmur e úmero. 

Em agosto, o hospital passou a oferecer uma nova especialidade médica para a população da região dos Carnaubais. A unidade hospitalar inaugurou o atendimento em proctologia e, desde então, a população não precisa mais ir até Teresina para ter acesso à especialidade.

No mesmo mês, dois médicos iniciaram atendimento simultâneo na clínica médica para agilizar consultas e exames, investimento que aumentou a rapidez nas avaliações dos pacientes e deu mais fluxo para o atendimento do hospital. A unidade de saúde também iniciou em novembro exame de ultrassom de alta definição na maternidade.

Além disso, o Hospital Regional de Campo Maior também passou a oferecer fisioterapia na Maternidade e no pronto-socorro no mês de setembro deste ano.

“A contratação de funcionários e a inauguração e ampliação de laboratórios e outros espaços foram fundamentais para os resultados positivos que vemos agora nesse final de ano. Em 2024, a expectativa é de ainda mais avanço”, finaliza o presidente da Santa Casa de Chavantes.

O Hospital Regional de Campo Maior oferece atendimento de emergência 24 horas, leitos especializados em clínica médica, cirurgias, ortopedia, maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“É um hospital importante, que agora gerido por OS, expande sua capacidade de atendimento na região, evitando transferências para Teresina”, afirma o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.

Ccom

Posts anteriores