Cidadeverde.com

Famílias recebem treinamento de beneficiamento do Caju

 

A equipe de extensionistas da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) ministrou, de 21 a 23 de setembro, o curso Aproveitamento do Pedúnculo do Caju na Comunidade Santa Ana, município de Capitão de Campos, e também na Comunidade Linha, em Cocal de Telha. O treinamento faz parte de ações do Programa Piauí + Ater e do Mais Agroindústria Comunitária. Ao todo, 20 famílias foram assistidas na comunidade Santana e mais 15, na comunidade Linha.

A Comunidade Santa Ana, no município de Capitão de Campos já é atendida pela equipe da Sada com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) há 3 anos. Para o desenvolvimento dessas ações, a Secretaria, juntamente com alguns parceiros – como as prefeituras de Capitão de Campos e de Cocal de Telha, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Banco Mundial – já realizou na comunidade, por meio do PROGERE II, a implantação de uma agroindústria comunitária e aquisição de equipamentos, implantação de área com 5 hectares de caju anão precoce e assistência técnica. 

O projeto Piauí + Ater se propõe a dobrar o número de estabelecimentos que são atendidos com assistência técnica. "Nosso objetivo com o Programa Piauí + Ater é que 19.728 Unidades Familiares de Produção Agropecuária (UFPAs) recebam serviço de assistência técnica e extensão rural. A meta do programa é atender 60 mil agricultores familiares. Queremos chegar nos 224 municípios com esse serviço", afirmou Fábio Abreu, secretário da Sada. 

Piauí participa da Abav Expo, maior feira do setor turístico do Brasil

Foto: Thiago Amaral

O Piauí vai participar da Abav Expo, o maior evento do mercado do turismo brasileiro e um dos principais do calendário latino americano. A feira será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), e é um importante momento para o encontro, comercialização e exposição de toda a cadeia produtiva do setor.

Esse ano, a feira traz uma mega estrutura, comemorando sua 50ª edição. Totalizando, segundo a organização, mais de 1.500 marcas expositoras, num espaço de 37 mil m² no Riocentro.

Foto: Thiago Amaral

No evento, o Governo do Estado vai apresentar o estande “Ser Feliz No Piauí”, elaborado com cores vibrantes e elementos que representam bem o Piauí, como o sol, o mar, o kitesurf, pinturas rupestres da Serra da Capivara, entre outros. No local, diversos atrativos turísticos serão evidenciados, como os Cânions do Viana, Cânion do Rio Poti, parques nacionais, cachoeiras, a capital Teresina, praias e demais atrativos das cidades litorâneas.

A ideia é que os visitantes sintam, com experiências, como é bom estar no Piauí, e que conheçam de perto as belezas, gastronomia e riquezas do Estado.

De acordo com o secretário Estadual do Turismo, Pablo Santos, essa é mais uma oportunidade que o Piauí terá para apresentar e colher bons frutos do trabalho de promoção que vem sendo feito no estado.

“Desde o início da nossa gestão, entendemos a importância de evidenciar e fortalecer nossos atrativos não só no Piauí, mas para o mundo. A Abav Expo é uma feira reconhecida e uma importante vitrine para potencializarmos isso e termos bons resultados. Não poderíamos ficar de fora dessa edição, que reforça e consolida a feira como uma das mais importantes do país”, pontua o gestor.

Foto: Thiago Amaral

Ainda no estande, a equipe da secretaria do Estado do Turismo (Setur) fará a distribuição e sorteio de brindes, como canecas personalizadas da Ópera da Serra da Capivara, chaveiros com representação do artesanato local, bonés com a marca “Ser Feliz no Piauí”, protetor solar, peças de opala, degustação e material gráfico com informações dos atrativos locais.

“Levaremos para nosso espaço produtos piauienses, como a castanha de caju, doce de caju cristalizado, cajuína e outros. As ações que iremos realizar no estande consistem em estimular que as pessoas tirem fotos, publiquem em suas redes sociais e marquem o nosso perfil no Instagram @setur_pi”, explica o diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, José Neto Monteiro.

Serviço:

50ª ABAV Expo – Feira de Turismo da Associação Brasileira das Agências de Viagens
Data: 27 a 29 de setembro de 2023
Local: Riocentro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: das 13h às 20h
Mais informações: https://abavexpo.com.br/

Esperantina comemora aniversário com Inauguração de obras

  • Esp_obra_4.jpg ascom
  • Esp_obra_6.jpg ascom
  • Esp_obra_2.jpg ascom
  • Esp_obra_5.jpg ascom
  • Esp_obra_3.jpg ascom
  • Esp_obra_1.jpg ascom

Neste sábado, 23 de setembro, a Prefeitura de Esperantina, em alusão ao  aniversário de 103 anos de emancipação política (que ocorrerá no dia 28 de setembro) realizou  uma série de eventos.  Entre as realizações do dia, destaca-se a inauguração da Central de Videomonitoramento, um projeto que agora reforça a segurança da cidade com mais de 60 câmeras estrategicamente posicionadas em locais de grande importância.

A celebração também contemplou a entrega da revitalização da Avenida Ministro Petrônio Portela, bem como a bela pintura urbanística dos arcos no Terminal Rodoviário. Estas intervenções foram conduzidas, visando o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos esperantinenses.

O Vice-Governador do Estado do Piauí, Themístocles Filho, marcou presença no evento, reforçando o apoio do governo estadual às iniciativas de desenvolvimento local. O Vice-Prefeito de Esperantina, Dr. Sampaio Júnior, vereadores e secretários municipais também estiveram presentes.

Todos os eventos contaram com a participação  da população de Esperantina, evidenciando o engajamento  da comunidade em fazer parte do momento histórico. 

Ascom

Joãozinho Félix sanciona lei que garante Piso da Enfermagem

O prefeito Joãozinho Félix sancionou nesta quinta-feira (20) a lei que dispõe sobre a autorização do pagamento da complementação do Piso Nacional da Enfermagem. A cerimônia aconteceu na Prefeitura de Campo Maior na presença da secretária de Saúde, secretários, vereadores e profissionais da área.

A secretária de Saúde, Dorilene Vidal, destacou a importância desse avanço para os profissionais da enfermagem. “A sanção desta lei representa um passo significativo para o avanço da saúde pública em Campo Maior e a valorização dos profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção do bem estar e da qualidade de vida”, afirmou a secretária.

O prefeito Joãozinho Félix destacou que a sanção da lei que garante o Piso Nacional da Enfermagem vai garantir uma remuneração justa e adequada aos profissionais da área. “É um reconhecimento do papel desempenhado por essas pessoas junto à comunidade. Ganha a categoria e ganha a população, que terá melhores serviços e atendimentos nas unidades básicas de saúde e hospitais”, reforçou.

Reivindicação antiga da categoria no país, o Piso Nacional da Enfermagem havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo Governo Federal em 2022. Com base nos dados dos profissionais ativos no município, o Ministério da Saúde repassou a verba referente à complementação dos salários para que eles sejam equiparados ao piso determinado, de forma proporcional.

O primeiro pagamento com o valor reajustado será feito dentro de poucos dias; os retroativos referentes ao período de maio a agosto de 2023 também serão pagos.

Ascom

Joãozinho Félix entrega veículos e equipamentos para Campo Maior

O prefeito Joãozinho Félix e o promotor de Justiça Dr. Maurício Gomes de Souza participaram, na manhã desta quarta-feira (20 de setembro), da cerimônia de entrega de equipamentos e veículos para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O ato aconteceu na Prefeitura de Campo Maior e contou com a presença de autoridades, vereadores, secretários e servidores.

Foram entregues 4 notebooks, 2 impressoras, 1 moto e 1 automóvel para auxiliar nos trabalhos da secretaria. De aocordo com o secretário, Marco Bona, os equipamentos e os veículos irão servir de apoio e suporte às atividades e ações desenvolvidas em pela pasta.

Agradecemos ao prefeito Joãozinho Félix pelo compromisso em prol do meio ambiente. Sem dúvidas, passaremos a ter melhores condições de acompanhar as demandas relacionadas à preservação e conservação dos nossos recursos naturais.

O prefeito Joãozinho Félix elogiou o trabalho do secretário Marco Bona a frente da secretaria e destacou que o município de Campo Maior tem assumido um papel relevante na defesa do meio ambiente com importantes ações implementadas nas escolas, associações e nos órgãos e entidades do poder público.

Seduc disponibiliza escolas para atividades da Uespi em Uruçuí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está disponibilizando salas de aula para continuidade das atividades da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do Campus Uruçuí, devido ao incêndio ocorrido, no último domingo (17), que danificou parte das estruturas da instituição.
 
Serão disponibilizadas cinco salas de aula em duas unidades escolares (Unidades Escolares Cícero Coelho e Manoel Leal), bem como laboratório de informática e kit aluno, em caráter provisório. A medida visa à continuidade das atividades regulares de ensino para os discentes dos cursos de Agronomia, Administração e Pedagogia da instituição.

“A Secretaria da Educação acompanha o trabalho de recuperação do Campus Uruçuí e presta solidariedade a toda a comunidade acadêmica. Prontamente, disponibilizamos os espaços das nossas unidades escolares Cícero Coelho e Manoel Leal e mais 300 kits aluno com carteiras, para que sejam restabelecidas as aulas presenciais da Uespi”, informou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

 As atividades dos discentes do ensino superior ocorrerão em três salas de aula na Unidade Escolar Cícero Coelho e em duas salas de aula na Unidade Escolar Manoel Leal, sem quaisquer prejuízos à rotina de aulas dos estudantes da rede pública estadual de ensino.
 
O reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, está em Uruçuí e destacou o apoio da Seduc para realocação dos estudantes. “A Seduc disponibilizou os espaços e agora, vamos acompanhar a transferência para esses espaços”, explicou o reitor.

Ccom

Hospital de Campo Maior registra alta de cirurgias

De janeiro a agosto, o Hospital Regional de Campo Maior, gerenciado pela Santa Casa de Chavantes, registrou alta de 54,34% em cirurgias de urgência e emergência, em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto nos oito meses de 2022 foram realizados 760 procedimentos, neste ano esse número chegou a 1.173. Além disso, nesse mesmo período, a unidade hospitalar registrou outras 1.111 cirurgias eletivas – aquelas que não são programadas e não consideradas de urgência. 

Um dos fatores que auxiliou no aumento de cirurgias na instituição foi o funcionamento de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos adultos. “Podemos estabilizar os pacientes em um pós-operatório mais complexo e atender melhor aqueles que chegam em estado grave”, destacou a diretora do HRCM, Carla Virginia Borges.

Além disso, houve a contratação de novos profissionais, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que estão completando o quadro de colaboradores.

Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí são destaque nacional com soja e milho

Foto: reprodução

Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí estão entre os 50 maiores produtores de soja e milho do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) de 2022, que fez um balanço referente à produção de grãos do ano passado em todo o país.

De acordo com a pesquisa, em 2022, Baixa Grande do Ribeiro atingiu a 20ª posição com o maior volume de produção de soja do Brasil, com 812.354 toneladas de grãos. Logo abaixo, na 39ª posição, aparece Uruçuí, com 588.747 toneladas. No Brasil, a cidade com a maior produção de soja foi Sorriso, no Mato Grosso, com mais de 2 milhões de toneladas.

Em relação à produção de milho, no mesmo período, Uruçuí se destacou na 36ª posição em maior volume de produção do Brasil, com 571.207 toneladas de grãos. Na 40ª posição, com 520.653 toneladas, aparece Baixa Grande do Ribeiro. A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, foi destaque novamente na primeira posição.

Já o Piauí, em sua totalidade, produziu 3.077.485 toneladas de soja, ficando na 11ª posição nacional. Em relação ao milho, o Piauí teve uma produção de 2.591.483 toneladas, o que lhe alçou à 8ª posição no país.

Ccom

Hospital de Parnaíba zera fila do programa Saúde em Dia

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, finalizou a fila de cirurgias do Programa Saúde em Dia. Os procedimentos estavam cadastrados no sistema de regulação estadual até março deste ano. Para o diretor-geral do Heda, Marcelo Veloso, a unidade de saúde focou no propósito do programa que era zerar a fila antes da meta estabelecida, que é outubro.

Foram realizadas, até a última quarta-feira(13), 78 cirurgias em várias especialidades, entre elas, colecistectomia por VLP, postectomia, histerectomia, herniorrafia umbilical , frenectomia, herniorrafia umbilical e hernia epigástrica.

“Cumprimos mais uma meta estabelecida ao hospital, que agora segue uma nova gestão via organização social (OS), o Instituto Saúde e Cidadania (Isac). Administração que já traz melhorias para a unidade de saúde, referência na planície litorânea”, disse o diretor do Heda, Marcelo Veloso.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, explica que as cirurgias realizadas foram aquelas estabelecidas na meta do Programa Saúde em Dia, em março. “Lançamos o programa em março com uma fila de procedimentos represados no sistema e estamos trabalhando para que todos sejam atendidos”, afirma o gestor.

O Programa Saúde em Dia tem o objetivo de acelerar ações da saúde no estado, como vacinação e cirurgias eletivas, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais.

Ccom

Prefeitura de Piripiri apoia 5ª EXPOAGRO e mantém stand no evento

A Prefeitura Municipal de Piripiri está com stand na 5ª edição da EXPOAGRO que acontece desde o último domingo (10/09), se estendendo até o dia 17 deste mês. O evento acontece no Parque Carolina Freitas Lira, no bairro Crioli. Um grande público tem prestigiado a exposição, tais como: criadores e compradores, além do público em geral.

“Estamos com nosso stand, funcionando a partir das 16h e divulgando nossas ações. Representantes da Secretaria de Saúde (SESAM) vão estar aqui também, assim como representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS). Todos estão convidados”, explicou Andreia Geisa, superintendente de Turismo da SEJUCE. 

José Amaral Neto, coordenador da EXPOAGRO, que também é secretário municipal de administração, dá mais detalhes. “Muito importante a EXPOAGRO. A cada edição observamos que se atrai mais gente para Piripiri, gera emprego e renda e a gente fica muito satisfeito. Temos criadores de oito estados do Brasil presentes. A feira está muito forte e podemos destacar que a raça Gir Leiteiro é uma das mais procuradas. Agradecemos ao apoio de nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro, indispensável para a realização deste evento”, disse.

Liliane Maria, comerciante, fala sobre a EXPOAGRO. “Trabalho com lanches e a feira está muito animada. Com a chegada do fim de semana, vai ficar melhor ainda com os shows que estão programados e o número grande de pessoas que virão”, finalizou animada. 

A 5ª edição da EXPOAGRO de Piripiri é conhecida por sua programação diversificada. O evento também traz concursos de animais e exposições agropecuárias, nos quais criadores de várias regiões competirão com seus melhores exemplares.

Os leilões são um dos destaques da EXPOAGRO. O 6º Leilão da Fazenda Olho D’Água dos Ipês & Convidados, que acontecerá nesta sexta-feira (15/09) apresentará bezerras, doadoras de embriões, novilhas prenhas e vacas em lactação das raças Gir Leiteiro e Girolando.

Ascom

Posts anteriores