Cidadeverde.com

Parnaíba sedia competição Slalom de Circuito de Jet Ski

foto: Gildeson Teles

No sábado, dia 17 de junho, acontece nas águas do Rio Igaraçu, em Parnaíba, o Circuito SOAMAR PI de Jet Ski. O evento, organizado pela Sociedade dos Amigos da Marinha do Piauí (SOAMAR PI) em parceria com a Capitania dos Portos, promete uma emocionante competição na modalidade Slalom, que testará a habilidade dos competidores contra o relógio. O objetivo dos competidores é contornar bóias ou bandeiras no menor tempo possível, seguindo uma sequência determinada, eles devem navegar rapidamente entre os obstáculos.

Aos motonautas interessados em participar da competição, as inscrições estão abertas e serão gratuitas. No entanto, existe  a opção de contribuição com uma cesta básica para ser doada às comunidades carentes da cidade de Parnaíba.

Para inscrições, os interessados devem dirigir-se  à Sala da Soamar PI, localizada na Capitania dos Portos, em Parnaíba.  Maiores  informações,  pelo telefone 86-3321-2872.

O evento ocorre em homenagem aos 44 anos de atividades da Sociedade dos Amigos da Marinha do Piauí (SOAMAR PI) e também a  Batalha Naval do Riachuelo.

Da Redação

Piauiense receberá premiação por pesquisa de extração da opala

Uma pesquisadora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está à frente de um trabalho que faz a análise de viabilidade econômica, social e ambiental do processo produtivo da opala no município de Pedro II. A professora Lilane de Araújo Mendes Brandão irá receber uma premiação na Universidade Paulista (Unip) pela pesquisa. Esse reconhecimento é atribuído às teses que são consideradas excepcionais em termos de originalidade, qualidade e contribuição para respectiva área de estudo.

Com esse levantamento, a professora pretende fornecer subsídios para a melhoria contínua dessa atividade. O estudo detalhado que envolveu observações, pesquisas teórico-práticas e metodológicas sobre a opala faz parte da tese de doutorado de Lilane de Araújo no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista. A tese foi defendida em 2022.

“Receber essa distinção significa muito para mim. É um reconhecimento desta riqueza do nosso estado que será apresentada em âmbito estadual, nacional e internacional. Mais do que isso, mostra que a opala já ultrapassou as fronteiras e prova sua potencialidade”, disse a professora.

A opala é uma pedra apreciada pela beleza e brilho único e o município de Pedro II, distante cerca de 205 Km de Teresina, é conhecido por abrigar jazidas consideráveis deste mineral. Nesse sentido, o processo produtivo da pedra apresenta relevância nas esferas internacional, nacional e estadual e é visto como estratégia para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das localidades detentoras dessa atividade.

Em seu estudo, a professora Lilane de Araújo, do curso de Matemática do Campus Torquato Neto da Uespi,  aponta o impacto da extração, mineração, confecção das joias e a comercialização dos produtos, considerando um conjunto de fatores que contribuem para a sustentabilidade.

Dentre as observações, ela aponta como é fundamental que o poder público e os agentes envolvidos no processos produtivos da opala, em Pedro II, estejam atentos aos resultados deste estudo, como forma de destacar a importância da adoção de práticas responsáveis de mineração que garantam a preservação do meio ambiente e evitem danos irreversíveis à fauna e flora dos locais.

“Ao longo da pesquisa foram observados diversos fatores relevantes, tais como o crescimento comercial provocado pela extração da pedra, como essa prática obedece as culturas regionais, como se dá a participação da comunidade nesse processo e, ainda, como este comércio é visto pela sociedade. O objetivo era compreender como a extração da pedra impacta na economia, no meio ambientais e, acima de tudo, na vida das pessoas”, explica a professora.

Em sua tese, a docente alerta para os prejuízos causados, muitas vezes, por práticas de atividades sem as devidas licenças ambientais e outras ações humanas que impactam no ecossistema como um todo. “Nesse contexto, surge a preocupação em avaliar a vida útil das minas, a origem das pedras, as condições de trabalhos, capacidades tecnológicas e habilidades do lapidário. Esses são fatores importantes para agregar valor às gemas e garantir a origem das pedras”, destaca a pesquisadora.


No campo, a professora pôde perceber que esse processo acontece sem o monitoramento adequado dos agentes reguladores em relação aos índices de sustentabilidade e compensação financeira por extração deste minério. “A cadeia produtiva da opala apresenta potencialidades excepcionais em termos econômicos para a região de Pedro II, tais como, o fomento ao turismo ecológico, geração de emprego e renda para a comunidade e o surgimento de novos museus. Logo, é necessário que as riquezas produzidas sejam distribuídas de forma igualitária entre a comunidade”, finaliza Lilane .

Ccom

Defensoria Itinerante inicia atividades de junho em Porto e Inhuma

A Defensoria Itinerante deu início na última terça-feira (13) ao calendário de atendimentos neste mês de junho pelas cidades de Inhuma e Porto, distantes respectivamente 245 km e 169 km de Teresina. As ações acontecem dentro do projeto Defensoria Itinerante em Ação e têm por objetivo facilitar o atendimento à população, sem que haja a necessidade de deslocamento dos seus locais de origem.

Em Porto, onde a equipe da Itinerante trabalhou no Fórum local, foram realizados 13 atendimentos. Já em Inhuma, a ação aconteceu dentro  da Caravana de Direitos Humanos, e foram realizados 82 atendimentos, sendo destes 35 ofícios, 06 ações e 41  orientações jurídicas.

Além de Porto e Inhuma, o Projeto Defensoria Itinerante em Ação acontecerá em mais 5 municípios durante o mês de junho. Nesta quarta-feira (14), a ação ocorreu no município de São Pedro do Piauí, a 109 km de Teresina. Do dia 15 ao dia 29 o atendimento acontece nos municípios abaixo discriminados:

Dia 15: Demerval Lobão
Dia 27: Guadalupe
Dia 28: Regeneração
Dia 29: Barro Duro

Ainda nesse mês de junho, a Defensoria Itinerante, através do projeto da Jornada da Justiça Itinerante, iniciativa realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Piauí e demais parceiros, realizou, do dia 4 ao dia 7, em Rio Grande do Piauí, 86 atendimentos, com 16 ações, das quais 10 divórcios, 3 retificações e 3 reconhecimento de paternidade. Outra ação dentro da Jornada da Justiça Itinerante está prevista para acontecer em Pedro II, entre os dias 19 e 23.

O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Alessandro Andrade Spíndola, fala sobre os atendimentos. “É muito gratificante poder proporcionar a população do Piauí o atendimento da Defensoria Pública nos municípios onde residem. Destacamos a importância dessa iniciativa, que tem por objetivo promover e tutelar os direitos humanos em caráter individual e coletivo, possibilitando à população o acesso à justiça em sentido amplo e de forma gratuita, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade, por isso a cada mês elaboramos e cumprimos esse calendário, visando que nossas ações possam abranger um maior número de pessoas”.

As ações desenvolvidas pela Defensoria Itinerante incluem atendimentos na área cível, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito, além de outras ações de natureza consensual.

As pessoas que buscam atendimento durante as ações itinerantes desenvolvidas pela DPE/PI devem estar munidas de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, e todos os demais documentos, que entender necessários.

Para mais informações, a Defensoria Itinerante disponibiliza os seguintes números:

(86) 9 9495-7298
(89) 9 9443-4354

Ou ainda o endereço de e-mail: [email protected].

Da Redação

Atleta aguabranquense é convocada para o Mundial de Atletismo em Paris

A atleta aguabranquense Keyla Barros foi convocada para representar o Brasil no renomado Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado na cidade de Paris, na França, de 8 a 17 de julho.

Keyla Barros é patrocinada pela Prefeitura de Água Branca e tem conquistado resultados impressionantes em competições nacionais e internacionais. Seu comprometimento, dedicação e talento inegáveis a destacaram como uma atleta de destaque em sua modalidade.

“A Prefeitura, ciente do potencial da atleta, decidiu investir em seu talento, proporcionando as condições ideais para que ela possa se dedicar inteiramente aos treinamentos e competições. Esse apoio exemplifica o compromisso da nossa gestão com o esporte e o desenvolvimento dos talentos locais”, afirmou o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

O gestor declarou ainda que a convocação de Keyla Barros para o Campeonato Mundial de Atletismo é um reconhecimento merecido do seu esforço e de sua trajetória impressionante no atletismo.

“A participação nessa competição de prestígio é uma oportunidade que a nossa querida Keyla vai ter de representar sua nação e sua cidade natal em um cenário internacional, compartilhando seu talento com o mundo. A cidade de Água Branca se enche de orgulho ao vê-la brilhar no cenário esportivo global e estamos torcendo por seu sucesso no Campeonato”, completou Júnior Ribeiro.

PI 213 de Cocal até a divisa com o Ceará está sendo recuperada

O Governo do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está restaurando a PI-213, no trecho da via entre o município de Cocal até a divisa do Piauí com o estado do Ceará. Esse segmento da rodovia tem extensão de 21 km e, desses, 2 km serão duplicados na entrada da cidade de Cocal. A obra tem previsão de entrega para setembro deste ano.

O valor do investimento para realização dos serviços é da ordem de R$ 5 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. Além da restauração em 8,5 km, estão previstas intervenções de tapa-buraco, roço, drenagem superficial e sinalização em toda a extensão da rodovia.

“Essa obra é importante porque interliga municípios da Planície Litorânea ao vizinho estado do Ceará, possibilitando trocas comerciais e de serviços. Em especial, ela possibilita uma melhor logística para o escoamento da produção da agricultura, agroindústria (laticínios e processamento de frutas), da bovinocultura, da pesca e da piscicultura”, justifica o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral.

“A manutenção na PI-213 viabilizará, ainda, acesso seguro aos pontos turísticos do norte do Piauí, a partir do Ceará, fortalecendo o ecoturismo e o turismo histórico do nosso estado”, acrescenta o gestor.

Da Redação

Mirante do Gritador recebe lançamento do Piauí Pop em Pedro II

Na tarde de sexta-feira (09), dentro da programação do 17º Festival de Inverno de Pedro II, o Mirante do Gritador foi o local escolhido para outro grande evento: o lançamento oficial do Piauí Pop em Pedro II.

O local ficou lotado de pessoas que foram apreciar as belezas naturais de Pedro II e, na oportunidade, acompanhar o lançamento de um dos maiores eventos musicais do Norte/Nordeste do país - o Piauí Pop, que acontecerá em Teresina no mês de julho. 

Para abrilhantar o momento, os artistas Leone Rodrigues, de Pedro II, e Monise Borges, de Teresina, se apresentaram aos presentes. Leone Rodrigues fez uma apresentação tocando covers de bandas do cenário pop nacional e a cantora Monise Borges tocou músicas autorais e também algumas canções de artistas regionais.

O evento de lançamento do Piauí Pop teve a realização do Governo do Estado do Piauí com o apoio da Prefeitura de Pedro II.

Ascom

Município de Esperantina apoia grupos folclóricos da cidade

A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, sob condução do Secretário Richardson Melo, está disponibilizando apoio aos grupos juninos de Esperantina.

A gestão da Prefeita Ivanária Sampaio, está apoiando os grupos que apresentaram projeto junto à Secretaria Municipal de Cultura.

Richardson Melo disse que as quadrilhas juninas que apresentaram o referido projeto, foram beneficiadas.

O Secretário também lembrou que, o festival junino da cidade, o São João da Esperança, irá acontecer nos dias 22 e 23 de julho, no Kais, tendo como algumas atrações já confirmadas:
- Banda Magníficos;
- Banda Lagosta Bronzeada;
- Aldair Playboy;
- Cristian Ribeiro;
- Wall Sousa;
- Aleh Rodrigues e Douglas Farra;
- Jorge dos Teclados;
Além de outras atrações.

Ascom

Missão arqueológica franco-brasileira segue na Serra das Confusões

O Piauí vai receber mais uma etapa da missão arqueológica franco-brasileira. Ao todo, 14 arqueólogos brasileiros, chilenos, espanhóis e franceses vão concentrar esforços em novas descobertas na região do Parque Nacional da Serra das Confusões, sul do Piauí. A missão vai de 2 de junho até 31 de julho de 2023. Para marcar este momento, o vice-governador Themístocles Filho, no momento governador em exercício, vai participar de uma visita ao Museu do Homem Americano nesta sexta-feira (9).

A ideia da missão é contribuir para a ciência a partir de financiamento do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, que conta com a parceria de laboratórios das Universidades Paris-Saclay e Bordeaux Montaigne.

Ao longo dos últimos anos, a missão franco-brasileira no Piauí realizou escavações em mais de 8 sítios arqueológicos da região, ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara. A área que compreende os Parques Nacionais é uma das mais ricas em sítios arqueológicos do Pleistoceno, período que vai de 2,58 milhões de anos a 11.700 anos atrás em toda a América.

Esta missão mostra a parceria salutar que existe entre o Piauí e a França. “Isto proporcionou descobertas importantes sobre os homens pré-históricos das Américas. Este financiamento acontece desde 1978 para as missões arqueológicas na Serra da Capivara, lideradas, no início, pela Dra. Niède Guidon, uma cientista franco-brasileira que comemora atualmente seus 90 anos”, explica Jérémie Faucon, Cônsul da França em Recife.

A parceria antiga entre a França e o Brasil confirma a relevância internacional dessa região do Piauí, que atrai arqueólogos e turistas do mundo inteiro. “Para nós, franceses, é um grande prazer poder contribuir para o desenvolvimento da Serra da Capivara, tanto do ponto de vista da arqueologia como do turismo sustentável”, acrescenta Jérémie.

Nesta nova fase de pesquisa, um dos objetivos é a continuação da colaboração com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Parque Nacional Serra das Confusões, situado a cerca de 50 quilômetros do Parque Nacional Serra da Capivara. Essa área apresenta artefatos pré-históricos similares aos da Serra da Capivara, porém em condições muito diferentes. Os estudos vão comparar os dois parques, que aparentemente, são opostos em relação às suas características, apesar da proximidade geográfica.

A missão arqueológica franco-brasileira continuará a desvendar os mistérios sobre os primeiros povos das Américas, utilizando uma abordagem multidisciplinar que combina dados geográficos, arqueológicos e genéticos. As novas fases de pesquisa permitirão avançar no conhecimento sobre os primeiros povoamentos humanos nas Américas e contribuir para o campo da arqueologia global.

Da Redação

Francisco Santos ganha Fiat Toro em sorteio no Congresso das Cidades

O município de Francisco Santos, situado a 370 km de Teresina, na região de Picos, foi o grande ganhador de um veículo modelo Fiat Toro em um sorteio realizado na noite desta quarta-feira (7), no encerramento do Congresso das Cidades, em Teresina.  

Presente no evento, o prefeito Luís José de Barros vibrou diante do anúncio feito pelo jornalista Elivaldo Barbosa, e subiu ao palco ao lado da primeira-dama Daniela Leite para receber as chaves do veículo.

O sorteio foi realizado pelo diretor presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, ao lado do presidente da APPM, o prefeito Toninho de Caridade, e do superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.

O diretor do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, afirmou que o Congresso das Cidades foi um sucesso

“Muito grato, feliz pela presença de todos, pelo sucesso desse conjunto de atividades que aconteceram nesses três dias. Um evento idealizado em 2017, que foi interrompido pela pandemia, mas é um lugar com o propósito do grupo Cidade Verde, de fazer a Boa Imagem do Piauí. Trabalhamos para fazer que nosso propósito seja verdadeiro e que traga resultados positivos para o Piauí. A nossa missão como grupo é de integrar o nosso estado, e temos aqui um evento com esse propósito, pois ele foi idealizado para que viessem até nós, de forma gratuita, no sentido verdadeiro de congregar esses gestores do Piauí.”, afirmou Jesus Tajra Filho.

Da Redação

Prefeitas trocam experiências no Congresso das Cidades

O Espaço Comunicação e Empreendedorismo Feminino, do Congresso das Cidades, reuniu nesta terça-feira (06) gestoras municipais para discutir o papel da mulher na política.  O painel, mediado pela jornalista Neyara Pinheiro, contou com a participação das prefeitas de Esperantina, Ivanária Sampaio, e de Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Luz, presidente do Conselho da Mulher Municipalista. 

O espaço é voltado para destacar o protagonismo de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e primeiras-damas que buscam ocupar espaços na gestão pública nos municípios. 

A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, destacou a participação Congresso das Cidades e lembrou que a feira tem um papel fundamental na troca de experiências entre gestores públicos. 

"É um orgulho participar deste evento, agora, como prefeita da 10° maior cidade do Piauí, Esperantina. Nas edições anteriores participei nos bastidores, trabalhando para o mandato de deputado estadual do meu esposo. Agora sou prefeita há dois anos e seis meses, com muito orgulho", disse Ivanária Sampaio. 

A prefeita disse ainda que o Espaço de Comunicação e Empreendedorismo Feminino é o lugar certo para que as mulheres possam trocar experiências sobre seus mandatos e atividades na gestão pública. "Porque não podemos copiar ideias que estão dando certo? Eu trouxe as minhas ideias e quero ouvir as colegas gestoras públicas sobre as ações que elas implementaram nos seus municípios e que estão dando certo", explicou a prefeita. 

Da Redação

 

Posts anteriores