Cidadeverde.com

Prefeito confirma retorno da Festa da Melancia após seis anos

Foto: Pixabay/fotos gratis

O Prefeito de Jatobá do Piauí, Hilton Gomes se reuniu nesta sexta-feira (05) com produtores de melancia para apresentar o planejamento que garantirá o retorno da tradicional festa da melancia neste ano de 2023. O encontro teve presença de agrônomos, técnicos e vereadores.

Segundo o gestor, o objetivo do encontro foi discutir junto com os agricultores a elaboração do projeto que garantirá o resgate da festa. “Dialogamos com os produtores sobre as necessidades deles e de que forma o município pode está auxiliando afim de garantir uma boa produção da melancia para que a gente possa comemorar com uma grande festa em agosto”, destacou Hilton Gomes.

O prefeito ressaltou que está preocupado em auxiliar os agricultores em todo processo, por isso convocou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a empresa inAgril, especialista em insumos agrícolas, para ajudar no acompanhamento com a finalidade de assegurar a safra.

“Vamos auxiliar os agricultores na recuperação do solo, na distribuição de equipamentos que zele pela saúde deles, como pulverizadores, veremos a necessidade de sistemas de irrigação e perfuração de poços, e acima de tudo a formação e capacitação para comercialização. No final de todo o ciclo desse projeto vem a festa”, pontuou.

Hilton Gomes ressaltou que o evento terá parceria com o Governo do Estado e os deputados Júlio Cesar e Georgiano Neto. As atrações serão anunciadas na festa unificada do trabalhador e das mães que acontece no dia 27 de maio.

A última edição da festa da melancia foi realizada no ano de 2017. Em 2018 o prefeito da época chegou até a anunciar a realização, mas não aconteceu. Alem da falta de auxílio aos produtores nas gestões passadas para que tivesse produção teve a pandemia do Coronavírus.

Ascom

Imagem de Santo Antonio Aparecido, do século XVIII, ganha restauração

O objeto de maior devoção da fé católica dos campomaiorenses, a imagem tricentenária do padroeiro, Santo Antonio Aparecido, passou por uma restauração. O trabalho foi realizado pelo restaurador, padre José Nilto Pereira, frei capuchinho da Província de São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí. A imagem restaurada foi apresentada durante cerimônia de lançamento dos festejos de Santo Antonio, nesta quinta-feira, 04 de maio, na catedral diocesana de Campo Maior.

Durante um mês, a escultura histórica e preciosa de 3 kg e aproximadamente 45 cm esteve no atelier do frei José Nilto, em Fortaleza-CE, onde passou pelo processo de restauração. Na ausência quase completa de fontes sobre a exata origem da imagem, as poucas informações à respeito dizem se tratar de uma peça de estilo neoclássico, do século XVIII, confeccionada em cedro, trazida de Portugal durante a colonização.

Para explicar como a imagem chegou em Campo Maior, há um desencontro de informações. Relatos afirmam que ela foi deixada por frades que se deslocavam do Maranhão para o Ceará, realizando missões pelo interior do Piauí. A hipótese mais aceita, no entanto, assegura que a imagem foi trazida por devotos portugueses, provavelmente, quando da fundação da cidade, em 1762.

A falta de informações oficiais sobre a história da escultura terminou por influenciar o imaginário popular com uma lenda. Para muitos devotos, a imagem apareceu misteriosamente sobre um tronco de carnaúba, no local onde hoje está a catedral. Segundo a lenda, a imagem era levada para a casa de um vaqueiro e voltava, de forma sobrenatural, para o local do aparecimento. O ‘fato’ teria se repetido por três vezes. Diante disso, em Campo Maior, Santo Antonio é chamado de ‘Aparecido’.

Se faltam informações sobre a origem da imagem, sobram significados. A escultura representa o português, Fernando de Bulhões (Santo Antonio), canonizado pelo papa Gregório IX, em 30 de maio 1232, menos de um ano após a sua morte no dia 13 de junho de 1231. A imagem de Campo Maior traz o santo segurando uma cruz na mão direita, ao invés do lírio das imagens tradicionais, e o menino Jesus sentado sobre as sagradas escrituras na mão esquerda.

“Acolhi com muita alegria e devoção a imagem de Santo Antonio. Sou um devoto deste santo que me socorre nos momentos de aflição. Vejo como a confirmação de um milagre ele ter chegado até minhas mãos para esse trabalho de restauração. A imagem chegou até mim muito desgastada, completamente descaracterizada do que já foi, mas aí consegui entregar um resultado que se aproxima daquilo que os campomaiorenses conhecem, próximo do original”, destacou o frei José Nilto.

Ele explicou como foram feitos os procedimentos utilizados no processo de restauração da imagem: “Primeiro, foi feita a remoção de alguns pinturas realizadas anteriormente, em seguida, o procedimento de emassamento, onde foi revestida toda a superfície para destacar os detalhes. Finalizei com uma nova pintura e aplicação de folha de ouro sobre a peça, ou seja, o procedimento tradicional, realizado pela grande maioria dos artesãos”, disse.

Referência em arte-sacra, o frei José Nilto possui experiência de mais de 40 anos no ramo. No Piauí, ele realizou trabalhos de restauro da imagem de Nossa Senhora do Amparo, de Teresina. Também já trabalhou com imagens de padroeiros de algumas dioceses vizinhas do Maranhão e do seu estado, o Ceará, como Fortaleza, Itapipoca e Crato. Recebeu forte influência do mestre Eduardo Cavalcante, em Bom Conselho-PE, um dos santeiros mais conhecidos do Nordeste brasileiro.

 
 Fonte e fotos: [email protected]

Secretário de Governo reforça atendimento aos prefeitos piauienses

Dando continuidade ao diálogo com gestores municipais iniciado pelo governador Rafael Fonteles, o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, retomou nesta quinta-feira (4), o atendimento individual aos prefeitos piauienses. A ideia é que sejam apresentados um relatório de ações e projetos pendentes e uma proposta com prioridades a serem executadas a partir do segundo semestre.

O governador antecipou que, no segundo semestre, será criado um programa de investimentos aos moldes do Pró-Piauí. Nas reuniões amplas com grupos de prefeitos, divididos por territórios, foram discutidas ações prioritárias nas áreas de educação, saúde e segurança. “Um diálogo franco e aberto sobre as necessidades dos municípios e as parcerias e compromissos que podemos firmar para realizar obras, gerar emprego e renda e levar soluções para os problemas da cidades, visando acima de tudo a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, afirma o secretário Marcelo Nolleto.

Foram recebidos os prefeitos de Cocal de Telha, Karyne Aragão; Regeneração, Eduardo Alves (Seu Dua); de Campo Largo, Jairo Leitão; de Domingos Mourão, Irinelda Gomes (Nelda); de Joaquim Pires, Genival Bezerra; de Lagoa de São Francisco, João Arilson; de Madeiro, Pedro Filho; de Piripiri, Jove Oliveira; de São João do Arraial, Vilma Lima; de Bom Princípio de Piauí, Lucas Moraes; e de Bom Jesus, Nestor Elvas.

Da Redação

Prefeitura de Altos realiza I Feira Agripecuária

A Prefeitura de Altos está organizando a I Feira Agripecuária, que ocorrerá na Praça Cônego Honório, em frente à Igreja Matriz, nos dias 5 e 6 de maio. O evento tem como objetivo promover a agricultura, o artesanato e os negócios locais, além de proporcionar entretenimento para a população. A feira contará com diversas atrações, incluindo apresentações culturais, shows e muito mais.

No dia 05, o palco principal receberá as bandas Dámasio Neto, Léo Cachorrão e Janaína & Banda. Já no dia 06, a animação ficará por conta dos cantores Cristian Ribeiro, Banda Libanos, Xenhenhem, Álvaro Neto e Anderson Rodrigues. Os shows ocorrerão à noite, a partir das 19h.

A entrada é gratuita e aberta a toda a população da cidade e região.

 

 

Governo conclui reforma da maior praça do Piauí

A Secretaria Estadual da Infraestrutura concluiu a reforma da praça Honório Santos, localizada no município de São João do Piauí. A praça ganha destaque por ser a maior do Estado e a segunda maior do Nordeste.

Com investimentos superiores a R$ 2 milhões, a praça passou a contar com novas instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias; novos paisagismo, mobiliário; revestimento de pintura e impermeabilização.

Segundo o secretário Flávio Júnior, a entrega da praça se dará em breve para o uso pleno de toda a população.

“A Seinfra segue com a sua missão de entregar obras para todos os municípios e são obras de qualidade. A praça Honório Santos foi pensada e executada para ser um verdadeiro local de lazer e turismo para a cidade. Bonita, ampla, moderna e na grandiosidade que São João do Piauí merece”, comemora o secretário.

Da Redação

Floriano investe em mutirões de limpeza da cidade

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início nesta terça-feira, 2 de maio, à edição 2023 do programa “Nosso Bairro é Limpeza”. A abertura oficial foi realizada no Conjunto Vila Leão, com as presenças do prefeito Antônio Reis Neto, do secretário de Infraestrutura, Júlio César Ferreira, demais secretários, vereadores, trabalhadores e comunidade.  

O mutirão começou simultaneamente em bairros de 3 diferentes regiões da cidade: Vila Leão, Conjunto José Pereira e centro. O projeto "Nosso Bairro é Limpeza" foi elaborado nos moldes do mutirão realizado em 2022, que foi considerado satisfatório pela gestão.   

Segundo Júlio César, a proposta é desenvolver uma série de ações que incluem capina, roço, poda de árvores, limpeza e recolhimento de lixo. Para tanto, o mutirão seguirá um cronograma que dividiu a cidade em seis regiões. A expectativa é que as equipes completem todo o planejamento de limpeza até o dia 30 de dezembro, final do ano. Atualmente, Floriano conta com 56 bairros, incluídos os 12 conjuntos habitacionais da cidade. O trabalho envolve cerca de 150 homens distribuídos em três frentes de serviços, sendo uma permanentemente no centro e outras duas em bairros distintos.  

Nesta primeira etapa o trabalho foi dividido da seguinte forma: A Região 1 compreende os bairros: Vila Leão, Planalto Sambaíba, bairro e residencial Alto da Cruz, Riacho Fundo, Juá, Matadouro, Sambaíba Velha e Canoas. A Região 2 é formada pelo Conjunto José Pereira, Meladão, Conjunto Filadelfo, Residencial Caiçara, Conjunto Conviver, Rede Nova, Gabriel Kalume, Residencial Amélia Lira, Taboca, Conjunto Maria Rita e Irapuá II. Já a Região 3 compreende o Centro, Bosque Santa Teresinha, São Cristóvão, Ibiapaba, Conjunto Jacob Demes e Sambaíba Nova. No decorrer do mutirão, a prefeitura divulgará o cronograma de limpeza das demais etapas.  

O secretário enfatizou a importância da população nesse processo. “Cidade limpa, povo feliz, porém, não existe gestão pública eficiente sem o apoio das pessoas. Manter a cidade limpa e organizada é um dever de cada um de nós, população e gestão juntas”, disse Júlio César. Para o prefeito Antônio Reis, a limpeza pública é fundamental para a saúde pública. “Logo logo teremos nossa cidade limpa e organizada. A prefeitura vem trabalhando muito, estamos com muitas obras em andamento e agora, iniciando nosso mutirão de limpeza”, pontuou.

Capela datada de 1711 é arrombada na cidade de Parnaíba

Foto: IHGGP

Neste sábado (29) pela manhã o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, professor Reginaldo do Nascimento Júnior, encontrou a Capela de Nossa Senhora do Montserrate, na rua Duque de Caxias, com os cadeados arrombados e com imagens religiosas  e outros objetos roubados do local.

Entre os objetos roubados, a imagem centenária de Bom Jesus dos Passos, um  crucifixo secular,  a coroa da imagem de Nossa Senhora do Montserrate quebrada, assim como jarros ornamentais, quadros e outros adornos.

Foto: IHGGP

Não é a primeira vez que o templo é arrombado e tem seus objetos quebrados. Segundo os historiadores, a construção data de 1711 e identifica o início do povoamento da região de Parnaíba. 

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, com seu acervo e o Museu do Esporte, onde está toda a história do Parnahyba Sport Clube, já foi arrombado e dali levados centenas de objetos de grande valor para a memória da cidade.

Reginaldo Júnior pede que as autoridades policiais, vereadores e a administração municipal, procurem ajudar na preservação e segurança do IHGGP e da capela.

O vice-presidente do IHGGP, escritor José Luiz de Carvalho, propôs para a próxima quarta-feira dia 3 às 15h uma reunião mista, online e presencial, para tratar desse ocorrido. “Vamos buscar soluções, verdadeiras e fortes iniciando uma campanha ampla envolvendo o povo e as autoridades”, disse na manhã desta segunda-feira.

Fonte: IHGGP

Empresários financiam estudo de Luana Souza na Itália

O Club Rotary do Piauí reuniu membros em solenidade onde a Luana Souza, garota campomaiorense de 12 anos que encantou todo Brasil no programa do The Voice Kids, recebeu o reconhecimento de um grupo de empresários do estado como forma de lapidar e promover ainda mais seu talento.

O presidente do Rotary Club, Ricardo Resende, revelou que  a instituição já conseguiu o financiamento para que Luana Souza estude em uma escola de canto lírico na Itália, assim que ela atingir idade mínima de 15 anos. A ideia é que Luana Souza possa aprimorar a voz, a respiração e a técnica vocal em uma das escolas de canto clássico italiana.

Gean Medeiros, mentor do Lar da Juventude, instituição essa mantida pela prefeitura, empresários e que também recebe apoio de órgãos públicos do estado, e que revelou Luana Souza para o Brasil, esteve presente na solenidade. Ao participar do evento, Gean Medeiros destacou todo esse apoio que permite o funcionamento e a logística para que o Lar da Juventude continue descobrindo crianças e jovens com talentos – “O talento dos nossos jovens é indiscutível, mas o que me deixa mais feliz é saber que cada aluno possa chegar no Lar da Juventude e ter toda a estrutura e equipamentos, muitas das vezes custando até 18 vezes o salário mínimo do que ganha seus pais, graças ao apoio do poder público e empresários que são sensíveis a causa.”, agradeceu.

O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, também participou da solenidade e escreveu em suas redes sociais a importância do apoio do poder público nas ações sociais – “É contribuindo com instituições que promovem a cidadania e que ajudam a lapidar jovens talentos, como da querida Luana Souza, aluna do Lar da Juventude e dona de uma das maiores vozes do Brasil, que buscamos fortalecer a corrente por mais ações sociais não só em Campo Maior, mas também no Piauí”, disse o prefeito. A prefeitura de Campo Maior financia professores e parte da logística de funcionamento do Lar da Juventude.

Ascom

Entidades monitoram áreas de fortes chuvas em Luís Correia

A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí (Sedec), por meio do Gabinete de Crise, informa que está monitorando as áreas afetadas pelas chuvas no município de Luís Correia e região, bem como acompanhando as equipes para que as medidas cabíveis sejam tomadas em prol da segurança e proteção de toda a população.

Além disso, a Sedec está orientando a preparação do Decreto Municipal de Emergência para que o município busque, junto ao Estado, as assistências humanitárias e estruturais necessárias.

A gerente de Projetos Especiais da Sedec, Indira Bezerra, disse que está em contato direto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Luís Correia, que é o mais afetado pelas chuvas na região Norte. “Orientamos que fizessem um decreto de emergência, uma vez que a zona urbana está toda alagada. Temos informação de alguns bairros, como Atalaia, Coqueiro, Rancho Alegre, Residencial Peito de Moça e Beira-Mar. No momento, há sete famílias desabrigadas”, afirmou.

A gestora destacou que a perspectiva ainda é de muita chuva na região. A prefeitura de Luís Correia já contratou um carro para fazer a retirada das águas e providenciar o aterro. Também viabilizou um local seguro para essas famílias desabrigadas, que possivelmente será uma escola. “Eles estão pedindo nesse momento colchonetes e a gente está orientando que a solicitação seja feita para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Sasc) para atendimento de forma imediata”, ressalta Indira.

Ela acrescentou que a região está sendo periodicamente monitorada e que medidas serão tomadas o mais rápido possível, caso haja qualquer situação que possa trazer risco para a população.

Fonte: Ccom

Carne de caprinos e ovinos faz parte do cardápio das escolas de Oeiras

O município de Oeiras está introduzindo pratos à base da carne de caprinos e ovinos na dieta da merenda escolar da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, 26, ocorreu o encerramento do curso de gastronomia à base de ovinos e caprinos, promovido através de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação.

Ministrado pela instrutora e consultora do Sebrae, Verônica Lima, o curso contou com a participação de nutricionistas e merendeiras das escolas municipais. A capacitação acontece no âmbito do programa AgroNordeste, que fortalece a produção rural, oferecendo condições para que os criadores e agricultores familiares oeirenses aumentem sua produtividade e, consequentemente, gerem mais trabalho e renda no campo. “É uma inovação de cardápio, mais nutritiva para as crianças”, pontua a consultora.

Além de enriquecer a alimentação escolar, a medida movimenta a economia oeirense, uma vez que a carne é fornecida por produtores rurais do município e adquirida através de iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Para melhorar a aceitação por parte dos alunos, foi realizado curso com as merendeiras para elaboração de cardápios com a carne de caprinos e ovinos. Além disso, contamos com a participação de alunos que estão degustando o cardápio”, explica Edelto Sousa, secretário municipal de Agricultura.

Além do curso, a Secretaria Municipal de Agricultura também promoveu nesta quarta-feira, na Casa da Merenda, um encontro com cerca de 50 produtores rurais que irão fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas municipais.

Ascom

Posts anteriores