Cidadeverde.com

Prefeitura de Água Branca fecha lixão municipal

Em cumprimento às normas e prazos do Marco Legal do Saneamento Básico, a Prefeitura de Água Branca realizou o fechamento do lixão da cidade. Os resíduos destinados ao local são enviados para a Ecológica, uma unidade de tratamento de resíduos (UTR) que possui licenciamento estadual de operação.

A medida acontece um ano antes do prazo final estabelecido em lei para encerramento de todos os lixões do Brasil, marcado para 2024, evidenciando o compromisso da gestão Júnior Ribeiro com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município.

“O fechamento do lixão foi uma medida importante e que coloca Água Branca no caminho da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Esses locais foram uma preocupação de todos os municípios por anos, devido aos problemas que podem gerar para a comunidade, como poluição do solo, da água e do ar, além da propagação de doenças e a degradação visual. Agora podemos finalmente dar um destino adequado aos nossos resíduos sólidos e contribuir ainda mais para melhorar a qualidade de vida de todos os aguabranquenses”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Érika Rego.

Segundo a secretária, a efetivação do fechamento do lixão de Água Branca em favor da adoção de técnicas de tratamento e recuperação de resíduos permite a redução do impacto ambiental, promove a reciclagem e a reutilização de materiais, contribuindo ainda para a geração de renda no município.

Da Redação

Educação de Água Branca receberá Prêmio Alfa-10 na segunda (29)

A Escola Municipal Padre João Batista Gougeon, de Água Branca, receberá, na próxima segunda-feira (29), às 11h30, em solenidade no Palácio de Karnak, o Prêmio Alfa-10. A premiação do Governo do Estado visa valorizar a gestão educacional das escolas com foco na aprendizagem dos alunos, bem como reconhecer o apoio pedagógico e financeiro às escolas que apresentem os menores índices educacionais. 

Para Junior Ribeiro, prefeito de Água Branca, a premiação é um merecido reconhecimento aos esforços que a gestão municipal, estudantes, escola e família têm empreendido para melhorar, cada vez, mais a educação no município.

“Água Branca é referência em educação para o Piauí. Estamos presentes em premiações e esta, mais uma vez, reconhece o nosso esforço para uma educação cada vez melhor no nosso município. A Escola Municipal Padre João Batista Gougeon está de parabéns e estamos muito felizes com essa premiação”, frisa Junior Ribeiro.

O Alfa-10 premia as escolas públicas estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), referente ao ano de 2021, aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Durante a solenidade, também haverá o lançamento Pacto Pela Educação, com o objetivo de otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre Governo do Estado e os municípios, por meio do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para garantir às crianças piauienses o direito de serem alfabetizadas na idade certa.

Da Redação

Operação interdita seis postos de combustíveis no Piauí

A Operação Petróleo Real, realizada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) em parceria com Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), interditou seis postos de combustíveis, entre os dias 14 e 19 de maio. Ao todo, os agentes de fiscalização visitaram 46 postos em 19 cidades do interior do Piauí.

Além da interdição de seis estabelecimentos, outros 35 postos foram reprovados por diversas irregularidades. Entre as principais encontradas, destacam-se: mangueira danificada, dígitos queimados, medida alta contra o proprietário, vazamento interno na bomba, divergência entre o volume entregue e o preço a pagar, proteção dos dígitos danificados, grafia, simbologia e legendas apagadas, lacre do densímetro violado e instrumento (bomba medidora) não desliga até 60s e com avanço nos dígitos e fiação exposta.

A fiscalização percorreu os municípios de Bela Vista do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Paes Landim, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio de Assis, São Francisco de Assis, São João da Varjota, São Miguel do Fidalgo, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Isaías Coelho, Oeiras, Itainópolis, Tanque e Várzea Grande.

De acordo com a diretora-geral, Patrícia Leal, a meta do Instituto é atingir todo o território do Piauí o mais rápido possível. “Todos os dias nossas equipes vão a campo com o intuito de proteger consumidor. Na operação Petróleo Real, apenas cinco postos foram aprovados de 46 fiscalizados, um índice muito grande de irregularidades encontradas. Vamos continuar com o trabalho de fiscalização em conjunto com o Procon e a Deccortec para defender o consumidor”, explica a gestora.

Segundo o coordenador de fiscalização do Procon/MPPI, Arimatéa Leão, a parceria entre Imepi e Procon garante a população mais segurança ao abastecer. “A nossa operação foi bastante exitosa. Nós interditamos no interior do estado postos que estavam exercendo vantagem em relação ao consumidor. Haviam extintores vencidos e faltava equipamento para análise, que é um item obrigatório para funcionamento do posto”, ressalta.

O representante da Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepi, deputado estadual Warton Lacerda, garantiu o compromisso em acompanhar as fiscalizações realizadas para autuar os empresários infratores. “Estamos observando que muitos empresários da área estão agindo de má fé ao colocar desculpas para não cumprir a portaria. O povo precisa sentir no bolso essa diferença ao abastecer e para isso não vamos medir esforços para fiscalizar em conjunto com os órgãos responsáveis”, afirma o deputado.

Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia através da ouvidoria do Imepi, com o número (86) 9456-1921.

Ascom

Miguel Alves recebe novos serviços no aniversário de 111 anos

Os 111 anos de emancipação politica de Miguel Alves, município distante 110 quilômetros de Teresina, foram festejados com uma vasta programação durante mais de uma semana. A data da festa, dia 24 de maio, contou com inaugurações de reformas de unidades de saúde, entrega de ambulância, mini feira do pequeno produtor rural, hasteamento das bandeiras, shows, competições esportivas, inauguração da sala do empreendedor,  e muito mais. A população da cidade, recebeu com bastante euforia a entrega dos novos serviços, agradecendo e avaliando  satisfatoriamente a gestão do prefeito Véin da Fetraf. 

Projeto de Inhuma representará o Piauí em evento nacional

O município de Inhuma tem motivos de sobra para comemorar. O projeto "Saúde Veste Kimono", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi selecionado no 23ª Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí e conquistou o 10º lugar entre mais de 130 projetos inscritos e apresentados.

O projeto foi apresentado no Congresso Estadual pelo enfermeiro e sócio fundador da GESCON, Matheus Soares. Agora, a cidade se prepara para participar da Mostra Nacional, evento que reunirá os projetos representantes de cada estado na área da saúde em todo o território brasileiro.

Esse reconhecimento é um grande avanço para a saúde de Inhuma, que certamente agregará aos munícipes da região. O projeto "Saúde Veste Kimono" tem caráter social e esportivo, oferecendo aulas gratuitas de Jiu-jitsu para alunos.

A gestão municipal, através do prefeito Elbert Holanda e da primeira-dama, Andrea Alves, tem se empenhado em assegurar toda a logística necessária para o projeto. A distribuição de kimonos (lapela, calça e faixa), a contratação de um professor e um monitor, além do fornecimento de local adequado e equipamentos necessários para os treinos, como placas de tatames, são garantidos pela administração municipal.

Um dos principais objetivos desse projeto é afastar as crianças e adolescentes do envolvimento com drogas e outros males que os atingem diariamente em todo o país. Por meio da prática do Jiu-jitsu, esses jovens encontram uma atividade saudável, que os ajuda a desenvolver disciplina, autoconfiança e respeito, além de promover a interação social e o fortalecimento dos laços comunitários.

A Mostra Nacional do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde é um evento que reúne gestores e profissionais da área da saúde de todo o Brasil, com o objetivo promover a troca de experiências, debater políticas públicas, apresentar projetos e discutir os desafios e avanços na área da saúde a nível municipal. Agora, Inhuma terá a oportunidade de compartilhar suas práticas e experiências bem-sucedidas na área da saúde com todo o país, inspirando outros municípios a adotarem iniciativas semelhantes.

Ascom

Município de Luís Correia terá Terminal Pesqueiro

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, darão início à implantação do Porto de Luís Correia, com a solenidade de assinatura da ordem do primeiro terminal do porto, um Terminal Pesqueiro. 

A assinatura ocorre na próxima quinta-feira (25), às 7h30, no canteiro de obras do cais do Terminal Pesqueiro na Praia do Quebra-mar, em Luís Correia. As obras iniciarão com os serviços de dragagem do canal de acesso ao Rio Igaraçu e com a construção de um cais de 180 metros de comprimento para atracação de embarcações. 

O canal se inicia nas proximidades dos moles no Quebra-mar da Praia de Atalaia e tem uma extensão de 3.238m. O investimento total é de R$ 89.316.782,95 e será realizada pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí  (Investe Piauí). A obra será gerida pela Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI) e executada pela vencedora do processo licitatório, a DTA Engenharia LTDA.

“A assinatura da ordem de serviços demonstra o compromisso do governador Rafael Fonteles com o desenvolvimento econômico do Estado, além de marcar o início do cumprimento de mais um de seus compromissos com a população”, aponta Maria Cristina Araújo, presidente da Porto-PI.

Com informações Ccom

Município de Joaquim Pires investe no Programa Agente com Saúde

A Prefeitura de Joaquim Pires por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, a entrega dos kits do Programa Saúde com Agente. 

A ação aconteceu no auditório da SMS,  no qual teve como público os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O kit é composto por bolsa, blusa, colete, chapéu, esfigmomanômetro, estetoscópio, oxímetro. 

A Secretária de Saúde Joseanne de Albuquerque juntamente, a coordenadora da Atenção Básica e do enfermeiro RT Anderson Castro realizaram a entrega dos kits aos profissionais. 

O programa Saúde com Agente é um dos maiores programas de formação técnica na área de saúde, que além de qualificar, também reforça à valorização dos profissionais.

Água Branca recepciona aprovados no seletivo de atividade educacional

A Prefeitura de Água Branca recepcionou, nessa sexta-feira (19), os novos agentes de atividade educacional aprovados no processo seletivo promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Esses profissionais, que atuarão como reforço na rede municipal de ensino, representam uma iniciativa da gestão municipal para promover mais oportunidades e renda para a população aguabranquense.

O teste seletivo foi realizado no último mês de abril e consistiu em duas fases: análise curricular e texto dissertativo. Os 60 primeiros colocados foram convocados para assumir suas funções, enquanto os demais irão compor o cadastro de reserva, podendo ser convocados posteriormente.

Com a chegada desses profissionais, a gestão municipal fortalece ainda mais o seu compromisso com a educação e o desenvolvimento dos jovens e crianças.

"A contratação dos novos agentes educacionais demonstra a preocupação da prefeitura em investir na qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais. Com a presença desses profissionais adicionais, será possível ampliar o atendimento aos estudantes, proporcionando uma educação mais individualizada e de maior qualidade", afirma o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

Os novos agentes educacionais serão responsáveis por desenvolver atividades pedagógicas diversificadas, oferecer suporte aos alunos em suas dificuldades acadêmicas e acompanhar de perto o desenvolvimento escolar.

Além disso, a chegada desses profissionais proporciona um ambiente de trabalho mais colaborativo e enriquecedor para os educadores já presentes nas escolas municipais. Com a troca de experiências e conhecimentos, todos os profissionais envolvidos têm a oportunidade de aprimorar suas práticas pedagógicas e, consequentemente, elevar a qualidade do ensino oferecido.

"Água Branca é destaque na região quando se fala em educação pública. A chegada dos novos agentes educacionais vai reforçar essa área e trazer benefícios significativos para a nossa comunidade, estimulando o desenvolvimento não somente educacional, mas também econômico do nosso município", conclui o prefeito Júnior Ribeiro.

Os aprovados devem se apresentar até a segunda-feira (22), na sede da Secretaria Municipal de Administração, portando os seguintes documentos: RG e CPF; Nº do PIS/NIT; carteira de trabalho; título de eleitor; dados bancários (Banco do Brasil); certidão de nascimento; e telefone para contato.

Agricultores de Luiz Correia vão receber cisternas da prefeitura.

A prefeita Maninha Fontenele anunciou na segunda-feira dia 15 que as famílias da zona rural do município de Luís Correia serão beneficiadas na primeira etapa para receber o sistema de cisternas.

Maninha explicou que no primeiro momento as famílias fizeram um cadastramento para receber a instalação das cisternas que vão ajudar no armazenamento da água da chuva, mantendo os agricultores protegidos contra os efeitos da estiagem.

Ainda afirmou que a administração vai fortalecer cada dia mais a população rural, pois é uma ação de extrema importância que vai fazer uma grande diferença. Por outro lado não houve declaração de quantas famílias de agricultores serão beneficiadas.

Da Redação

Governador inaugura UTI e Complexo Polícial em Campo Maior

O governador Rafael Fonteles vai a Campo Maior, nesta quinta-feira (18), inaugurar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tipo 2 do Hospital Regional (HRCM). Inaugura, ainda, a reforma e ampliação do Complexo da Polícia Civil Municipal.

A partir das 16h, o governador visita o HRCM, que agora contará com dez leitos destinados à internação de pacientes graves e precisam de atenção profissional especializada, materiais, tecnologias específicas e acompanhamento de forma contínua.

O custo total da obra está estimado em R$ 1.595.566,05, sendo R$ 895.568,55 provenientes do Tesouro Estadual e o restante de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu. Ademais, R$ 2.4 milhões foram investidos em novos equipamentos.

A UTI possui 366m², com sistema de proteção contra descargas atmosféricas, equipamentos de proteção a incêndio e pânico, abrigo e colocação de instalações de gases medicinais, luminárias de emergência, pontos de lógica para cada leito da UTI e uma subestação de 300 KVA. A expectativa é de que ela atenda a região dos Carnaubais, composta por 15 municípios e com aproximadamente 180 mil habitantes.

Em seguida, às 17h, o governador inaugura as obras de reforma e ampliação do Complexo da Polícia Civil de Campo Maior. O complexo foi contemplado com pinturas internas e externas, reparos de portas, recuperação do telhado e instalações luminárias. Além disso, passou por ampliação, contando agora com duas novas celas de detenção, duas salas de contenção, uma sala de reconhecimento e área externa. O investimento total foi de R$ 438.804,70.

Fonte: Sesapi e SSP

Posts anteriores