Cidadeverde.com

Exposição sobre a caatinga atrai estudantes no Piauí

Animais, paisagens e plantas típicas da caatinga são os destaques da exposição “Floresta Branca: vida e resistência no sertão profundo”, do fotógrafo Faulkner Sá, aberta nesta terça-feira, 16, no Solar das Doze Janelas, em Oeiras.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a exposição integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, lembrando que as instituições museais podem contribuir para a educação, a sensibilização ambiental e a compreensão da questão climática global.

A exposição está recebendo a visita dos alunos das escolas municipais e ajuda a promover a conexão com a natureza, fortalecer a identidade local e a participação cidadã, tornando-se, assim, importante aliada na luta pela sustentabilidade a partir da concepção de "bem-viver".

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal e órgãos do poder público, como o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 Programação - 21ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

16/05 - 9h

Abertura da Exposição “Floresta Branca: vida e resistência no sertão profundo”, de Faulker Sá. Trabalho ficará em exposição até 30 de junho.

17/05 - 17h às 18h

Conversa de fim de tarde com o tema: “Ideias para adiar o fim do mundo” – Professora Wanderleia Sousa

18/05 - 17h às 18h

Conversa de fim de tarde com o tema: “Credo e superstições: uma vivência sobrenatural nos sertões” – Professoras Socorro Barros e Tátilla Inês.

19/05 - 17h às 18h

Conversa de fim de tarde “Convivência e potencialidades do semiárido” – Madalena Vieira (Técnica do CEFAS) e Adevaldo Santos (Zootecnista da EFADE).

Escolas de Joaquim Pires promovem Festa das Mães

  • JP_mães_4.jpg ascom
  • JP_mães_6.jpg ascom
  • JP_Mães_1.jpg ascom
  • JP_Mães.jpg ascom
  • JP_ma~es_5.jpg ascom
  • JP_Mães_2.jpg ascom

As Unidades Escolares: Vó Binoca, Pedro Alves Cabral, Raimundo José Monteiro, Clarindo Lopes, Manoel Martins, Doroteu Sertão e José Mendes Vasconcelos com o apoio da Prefeitura de Joaquim Pires e Secretaria Municipal de Educação, promoveram no último sábado dia 13 de maio de 2023 uma programação especial em homenagem ao Dia das Mães. 

O evento foi realizado na quadra da U. E Doroteu Sertão onde contou com as presenças do prefeito Genival Bezerra, da primeira-dama Lêda Maria, gestores, professores e mães dos alunos das respectivas escolas. 

A programação iniciou pela manhã com uma missa em Ação de Graças celebrada pelo Pe. Marcos Antônio na igreja matriz de Santa Dorotéia. 

A programação continuou a tarde com desfile, distribuição de lembrancinhas, coquetel e ainda um baile dançante para as homenageadas.

Procissão encerra o Festejo 2023 de Agricolândia

Na tarde do último sábado(13)  foi realizado a procissão de encerramento do Festejo de Nossa Senhora de Fatima em Agricolândia. O evento religiosos  teve início no Bairro Baixa até a parte central da cidade. Centenas de Fiéis e autoridades também participaram das festividades, dentre eles o Padre Antônio Nivaldo e o prefeito Ítalo Alencar. 

A programação cultural do Festejo de Nossa Senhora de Fátima terminou com shows  das bandas, Farra da Baixinha, Japãozinho, Forró dos Plays, Xenhenhem, e Léo Cachorrão

 

Angical realiza conferência do plano de saneamento básico

O município de Angical do Piauí realizou na manhã de hoje, (11/05), no auditório da Casa da Cultura, uma conferência para implementar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O tema já está em pauta desde agosto do ano passado.

Antes da realização desta última etapa de composição do PMSB, o comitê executivo dividiu a cidade em três setores (setor 1 - zona urbana, 2- Bairro Montevidéu e região, 3 – Comunidade Recreio e região) de abrangência regional para realizar reuniões e estudos sobre o saneamento. Ainda, foi disponibilizada uma equipe que realizou levantamento, estudo e avaliação das necessidades de cada região.

O PMSB busca soluções, com programas, projetos e ações, que deverão ser executadas a médio e longo prazo pela administração municipal. Além disso, os delegados de cada setor apresentaram, durante a conferência, novas mudanças na execução do plano, aprovado com unanimidade pelas pessoas presentes na conferência.

As melhorias no saneamento têm como base a implementação de políticas públicas voltadas para o abastecimento d´água, rede de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, manejo de resíduos sólidos e gestão integrada de todos os serviços contidos no plano. 

Em Angical, a gestão municipal realiza coleta diária de resíduos sólidos (lixo), manutenção e acompanhamento de poços tubulares e está finalizando a construção do aterro sanitário, localizado na comunidade Bela Vista.

O evento aconteceu presencialmente e também foi acompanhado virtualmente pela equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde – Funasa. Contou com a participação do Prefeito de Angical, Bruno Neto, representantes da Secretaria de Estado das Cidades do Piauí (Secid), da Fundação Escola de Sociologia de São Paulo, membros dos comitês executivo e de coordenação do PMSB e da sociedade civil.

Da Redação

BR 343 será duplicada até a cidade de Altos

 

O senador Marcelo Castro (MDB)  anunciou a duplicação da BR-343 para Altos. O anúncio ocorreu durante visita do prefeito Maxweel da Mariinha, ao Senado. A obra é um desejo antigo da população altoense e irá beneficiar quem segue pela a rodovia rumo ao norte do Piauí e também a outras localidades no nordeste brasileiro.

Para Blog das Cidades

Lei cria Rota das Cachoeiras com mais 18 cidades no roteiro

A Rota das Cachoeiras traz novas perspectivas para os fascinados pelo turismo do estado. O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei que inclui inicialmente 18 municípios piauienses que possuem cachoeiras para promover a valorização das potencialidades turísticas de cada local.

A lei prevê a formatação de um roteiro integrado com a participação de prefeituras, das instituições da administração pública do Piauí voltadas para o incentivo ao turismo e ao meio ambiente, entidades dos guias turísticos e da iniciativa privada do trade turístico dedicada às atividades de transporte, alimentação, saúde, cultura, segurança, educação e hotelaria.

Os municípios que farão parte desse roteiro são Esperantina, União, Piracuruca, Batalha, Cocal dos Alves, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Valença do Piauí, Alto Longá e Milton Brandão, que já foram mapeadas pelo governo do estado, mas não impede que novas cachoeiras entrem na rota.

Segundo a lei, os passeios deverão proporcionar aos visitantes experiências na área gastronômica e vivências culturais nas localidades com visitações a espaços de interesse cultural, histórico e comercial.

A Secretaria de Estado do Turismo será responsável por cadastrar os prestadores de serviços nas diversas áreas, que também prestará as informações sobre os passeios, horários, locais, datas e transporte credenciado.

Da Redação

Clube do Carro Antigo do Piauí leva exposição para Pedro II

Nos dias 5, 6 e 7 de maio, a Exposição comemorativa de 20 anos do Clube do Carro Antigo do Piauí teve a cidade de Pedro II como palco para exibição de alguns de seus mais belos veículos, emoldurados no centro histórico em uma combinação perfeita com a arquitetura típica da cidade imperial.

Veículos de variadas épocas e lugares estiveram enfileirados na Praça Domingos Mourão Filho (Matriz) defronte o adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com a presença de colecionadores, proprietários, interagindo com o público que passava pelo local desde a noite do dia 5, quando da chegada da caravana de automóveis.

No dia 6, o público foi ainda maior desde a manhã até à noite, prestigiando e garantindo uma fotografia ou vídeo pertinho dos possantes. No domingo 7 pela manhã, a Exposição despediu-se de Pedro II, já deixando  saudades em todas as pessoas que foram ao local visitar e conhecer as máquinas que fizeram época e até hoje evocam emoções no grande público pedrossegundense apreciador desse tipo de veículo, já que  a cidade também temos  colecionadores.

A prefeitura de Pedro II deu todo suporte e apoio para a realização do evento, que ficará marcado na memória da população.

Fonte: Semcom Pedro II-PI

Inhuma recebe maquinários para auxiliar pequenos produtores rurais

O prefeito de Inhuma Elbert Holanda Moura,  através da CODEVASF, recebeu  2 tratores novos e 1 carroça agrícola, que ficarão à disposição dos agricultores do município.

Na entrega dos equipamentos que ocorreu em Teresina,   o prefeito Elbert Holanda Moura disse Saber o quão trabalhoso é o serviço agrícola,  mas que o maquinário irá servir de apoio aos  trabalhadores. 

Essa parceria Município-CODEVASF é atrelada aos inúmeros ganhos já celebrados durante a gestão e, podem ter certeza, muito mais ainda está por vir! afirmou o prefeito.  A aquisição desse maquinário, é fruto da ação parlamentar do ex-deputado federal Átila Lira, que na entrega esteve acompanhado do deputado federal Átila Filho, e diretor regional da CODEVASF no Piauí Marcelo Vaz da Costa Castro.

Prefeito confirma retorno da Festa da Melancia após seis anos

Foto: Pixabay/fotos gratis

O Prefeito de Jatobá do Piauí, Hilton Gomes se reuniu nesta sexta-feira (05) com produtores de melancia para apresentar o planejamento que garantirá o retorno da tradicional festa da melancia neste ano de 2023. O encontro teve presença de agrônomos, técnicos e vereadores.

Segundo o gestor, o objetivo do encontro foi discutir junto com os agricultores a elaboração do projeto que garantirá o resgate da festa. “Dialogamos com os produtores sobre as necessidades deles e de que forma o município pode está auxiliando afim de garantir uma boa produção da melancia para que a gente possa comemorar com uma grande festa em agosto”, destacou Hilton Gomes.

O prefeito ressaltou que está preocupado em auxiliar os agricultores em todo processo, por isso convocou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a empresa inAgril, especialista em insumos agrícolas, para ajudar no acompanhamento com a finalidade de assegurar a safra.

“Vamos auxiliar os agricultores na recuperação do solo, na distribuição de equipamentos que zele pela saúde deles, como pulverizadores, veremos a necessidade de sistemas de irrigação e perfuração de poços, e acima de tudo a formação e capacitação para comercialização. No final de todo o ciclo desse projeto vem a festa”, pontuou.

Hilton Gomes ressaltou que o evento terá parceria com o Governo do Estado e os deputados Júlio Cesar e Georgiano Neto. As atrações serão anunciadas na festa unificada do trabalhador e das mães que acontece no dia 27 de maio.

A última edição da festa da melancia foi realizada no ano de 2017. Em 2018 o prefeito da época chegou até a anunciar a realização, mas não aconteceu. Alem da falta de auxílio aos produtores nas gestões passadas para que tivesse produção teve a pandemia do Coronavírus.

Ascom

Imagem de Santo Antonio Aparecido, do século XVIII, ganha restauração

O objeto de maior devoção da fé católica dos campomaiorenses, a imagem tricentenária do padroeiro, Santo Antonio Aparecido, passou por uma restauração. O trabalho foi realizado pelo restaurador, padre José Nilto Pereira, frei capuchinho da Província de São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí. A imagem restaurada foi apresentada durante cerimônia de lançamento dos festejos de Santo Antonio, nesta quinta-feira, 04 de maio, na catedral diocesana de Campo Maior.

Durante um mês, a escultura histórica e preciosa de 3 kg e aproximadamente 45 cm esteve no atelier do frei José Nilto, em Fortaleza-CE, onde passou pelo processo de restauração. Na ausência quase completa de fontes sobre a exata origem da imagem, as poucas informações à respeito dizem se tratar de uma peça de estilo neoclássico, do século XVIII, confeccionada em cedro, trazida de Portugal durante a colonização.

Para explicar como a imagem chegou em Campo Maior, há um desencontro de informações. Relatos afirmam que ela foi deixada por frades que se deslocavam do Maranhão para o Ceará, realizando missões pelo interior do Piauí. A hipótese mais aceita, no entanto, assegura que a imagem foi trazida por devotos portugueses, provavelmente, quando da fundação da cidade, em 1762.

A falta de informações oficiais sobre a história da escultura terminou por influenciar o imaginário popular com uma lenda. Para muitos devotos, a imagem apareceu misteriosamente sobre um tronco de carnaúba, no local onde hoje está a catedral. Segundo a lenda, a imagem era levada para a casa de um vaqueiro e voltava, de forma sobrenatural, para o local do aparecimento. O ‘fato’ teria se repetido por três vezes. Diante disso, em Campo Maior, Santo Antonio é chamado de ‘Aparecido’.

Se faltam informações sobre a origem da imagem, sobram significados. A escultura representa o português, Fernando de Bulhões (Santo Antonio), canonizado pelo papa Gregório IX, em 30 de maio 1232, menos de um ano após a sua morte no dia 13 de junho de 1231. A imagem de Campo Maior traz o santo segurando uma cruz na mão direita, ao invés do lírio das imagens tradicionais, e o menino Jesus sentado sobre as sagradas escrituras na mão esquerda.

“Acolhi com muita alegria e devoção a imagem de Santo Antonio. Sou um devoto deste santo que me socorre nos momentos de aflição. Vejo como a confirmação de um milagre ele ter chegado até minhas mãos para esse trabalho de restauração. A imagem chegou até mim muito desgastada, completamente descaracterizada do que já foi, mas aí consegui entregar um resultado que se aproxima daquilo que os campomaiorenses conhecem, próximo do original”, destacou o frei José Nilto.

Ele explicou como foram feitos os procedimentos utilizados no processo de restauração da imagem: “Primeiro, foi feita a remoção de alguns pinturas realizadas anteriormente, em seguida, o procedimento de emassamento, onde foi revestida toda a superfície para destacar os detalhes. Finalizei com uma nova pintura e aplicação de folha de ouro sobre a peça, ou seja, o procedimento tradicional, realizado pela grande maioria dos artesãos”, disse.

Referência em arte-sacra, o frei José Nilto possui experiência de mais de 40 anos no ramo. No Piauí, ele realizou trabalhos de restauro da imagem de Nossa Senhora do Amparo, de Teresina. Também já trabalhou com imagens de padroeiros de algumas dioceses vizinhas do Maranhão e do seu estado, o Ceará, como Fortaleza, Itapipoca e Crato. Recebeu forte influência do mestre Eduardo Cavalcante, em Bom Conselho-PE, um dos santeiros mais conhecidos do Nordeste brasileiro.

 
 Fonte e fotos: [email protected]

Posts anteriores