Cidadeverde.com

Secretário de Governo reforça atendimento aos prefeitos piauienses

Dando continuidade ao diálogo com gestores municipais iniciado pelo governador Rafael Fonteles, o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, retomou nesta quinta-feira (4), o atendimento individual aos prefeitos piauienses. A ideia é que sejam apresentados um relatório de ações e projetos pendentes e uma proposta com prioridades a serem executadas a partir do segundo semestre.

O governador antecipou que, no segundo semestre, será criado um programa de investimentos aos moldes do Pró-Piauí. Nas reuniões amplas com grupos de prefeitos, divididos por territórios, foram discutidas ações prioritárias nas áreas de educação, saúde e segurança. “Um diálogo franco e aberto sobre as necessidades dos municípios e as parcerias e compromissos que podemos firmar para realizar obras, gerar emprego e renda e levar soluções para os problemas da cidades, visando acima de tudo a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, afirma o secretário Marcelo Nolleto.

Foram recebidos os prefeitos de Cocal de Telha, Karyne Aragão; Regeneração, Eduardo Alves (Seu Dua); de Campo Largo, Jairo Leitão; de Domingos Mourão, Irinelda Gomes (Nelda); de Joaquim Pires, Genival Bezerra; de Lagoa de São Francisco, João Arilson; de Madeiro, Pedro Filho; de Piripiri, Jove Oliveira; de São João do Arraial, Vilma Lima; de Bom Princípio de Piauí, Lucas Moraes; e de Bom Jesus, Nestor Elvas.

Da Redação

Prefeitura de Altos realiza I Feira Agripecuária

A Prefeitura de Altos está organizando a I Feira Agripecuária, que ocorrerá na Praça Cônego Honório, em frente à Igreja Matriz, nos dias 5 e 6 de maio. O evento tem como objetivo promover a agricultura, o artesanato e os negócios locais, além de proporcionar entretenimento para a população. A feira contará com diversas atrações, incluindo apresentações culturais, shows e muito mais.

No dia 05, o palco principal receberá as bandas Dámasio Neto, Léo Cachorrão e Janaína & Banda. Já no dia 06, a animação ficará por conta dos cantores Cristian Ribeiro, Banda Libanos, Xenhenhem, Álvaro Neto e Anderson Rodrigues. Os shows ocorrerão à noite, a partir das 19h.

A entrada é gratuita e aberta a toda a população da cidade e região.

 

 

Governo conclui reforma da maior praça do Piauí

A Secretaria Estadual da Infraestrutura concluiu a reforma da praça Honório Santos, localizada no município de São João do Piauí. A praça ganha destaque por ser a maior do Estado e a segunda maior do Nordeste.

Com investimentos superiores a R$ 2 milhões, a praça passou a contar com novas instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias; novos paisagismo, mobiliário; revestimento de pintura e impermeabilização.

Segundo o secretário Flávio Júnior, a entrega da praça se dará em breve para o uso pleno de toda a população.

“A Seinfra segue com a sua missão de entregar obras para todos os municípios e são obras de qualidade. A praça Honório Santos foi pensada e executada para ser um verdadeiro local de lazer e turismo para a cidade. Bonita, ampla, moderna e na grandiosidade que São João do Piauí merece”, comemora o secretário.

Da Redação

Floriano investe em mutirões de limpeza da cidade

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início nesta terça-feira, 2 de maio, à edição 2023 do programa “Nosso Bairro é Limpeza”. A abertura oficial foi realizada no Conjunto Vila Leão, com as presenças do prefeito Antônio Reis Neto, do secretário de Infraestrutura, Júlio César Ferreira, demais secretários, vereadores, trabalhadores e comunidade.  

O mutirão começou simultaneamente em bairros de 3 diferentes regiões da cidade: Vila Leão, Conjunto José Pereira e centro. O projeto "Nosso Bairro é Limpeza" foi elaborado nos moldes do mutirão realizado em 2022, que foi considerado satisfatório pela gestão.   

Segundo Júlio César, a proposta é desenvolver uma série de ações que incluem capina, roço, poda de árvores, limpeza e recolhimento de lixo. Para tanto, o mutirão seguirá um cronograma que dividiu a cidade em seis regiões. A expectativa é que as equipes completem todo o planejamento de limpeza até o dia 30 de dezembro, final do ano. Atualmente, Floriano conta com 56 bairros, incluídos os 12 conjuntos habitacionais da cidade. O trabalho envolve cerca de 150 homens distribuídos em três frentes de serviços, sendo uma permanentemente no centro e outras duas em bairros distintos.  

Nesta primeira etapa o trabalho foi dividido da seguinte forma: A Região 1 compreende os bairros: Vila Leão, Planalto Sambaíba, bairro e residencial Alto da Cruz, Riacho Fundo, Juá, Matadouro, Sambaíba Velha e Canoas. A Região 2 é formada pelo Conjunto José Pereira, Meladão, Conjunto Filadelfo, Residencial Caiçara, Conjunto Conviver, Rede Nova, Gabriel Kalume, Residencial Amélia Lira, Taboca, Conjunto Maria Rita e Irapuá II. Já a Região 3 compreende o Centro, Bosque Santa Teresinha, São Cristóvão, Ibiapaba, Conjunto Jacob Demes e Sambaíba Nova. No decorrer do mutirão, a prefeitura divulgará o cronograma de limpeza das demais etapas.  

O secretário enfatizou a importância da população nesse processo. “Cidade limpa, povo feliz, porém, não existe gestão pública eficiente sem o apoio das pessoas. Manter a cidade limpa e organizada é um dever de cada um de nós, população e gestão juntas”, disse Júlio César. Para o prefeito Antônio Reis, a limpeza pública é fundamental para a saúde pública. “Logo logo teremos nossa cidade limpa e organizada. A prefeitura vem trabalhando muito, estamos com muitas obras em andamento e agora, iniciando nosso mutirão de limpeza”, pontuou.

Capela datada de 1711 é arrombada na cidade de Parnaíba

Foto: IHGGP

Neste sábado (29) pela manhã o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, professor Reginaldo do Nascimento Júnior, encontrou a Capela de Nossa Senhora do Montserrate, na rua Duque de Caxias, com os cadeados arrombados e com imagens religiosas  e outros objetos roubados do local.

Entre os objetos roubados, a imagem centenária de Bom Jesus dos Passos, um  crucifixo secular,  a coroa da imagem de Nossa Senhora do Montserrate quebrada, assim como jarros ornamentais, quadros e outros adornos.

Foto: IHGGP

Não é a primeira vez que o templo é arrombado e tem seus objetos quebrados. Segundo os historiadores, a construção data de 1711 e identifica o início do povoamento da região de Parnaíba. 

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, com seu acervo e o Museu do Esporte, onde está toda a história do Parnahyba Sport Clube, já foi arrombado e dali levados centenas de objetos de grande valor para a memória da cidade.

Reginaldo Júnior pede que as autoridades policiais, vereadores e a administração municipal, procurem ajudar na preservação e segurança do IHGGP e da capela.

O vice-presidente do IHGGP, escritor José Luiz de Carvalho, propôs para a próxima quarta-feira dia 3 às 15h uma reunião mista, online e presencial, para tratar desse ocorrido. “Vamos buscar soluções, verdadeiras e fortes iniciando uma campanha ampla envolvendo o povo e as autoridades”, disse na manhã desta segunda-feira.

Fonte: IHGGP

Empresários financiam estudo de Luana Souza na Itália

O Club Rotary do Piauí reuniu membros em solenidade onde a Luana Souza, garota campomaiorense de 12 anos que encantou todo Brasil no programa do The Voice Kids, recebeu o reconhecimento de um grupo de empresários do estado como forma de lapidar e promover ainda mais seu talento.

O presidente do Rotary Club, Ricardo Resende, revelou que  a instituição já conseguiu o financiamento para que Luana Souza estude em uma escola de canto lírico na Itália, assim que ela atingir idade mínima de 15 anos. A ideia é que Luana Souza possa aprimorar a voz, a respiração e a técnica vocal em uma das escolas de canto clássico italiana.

Gean Medeiros, mentor do Lar da Juventude, instituição essa mantida pela prefeitura, empresários e que também recebe apoio de órgãos públicos do estado, e que revelou Luana Souza para o Brasil, esteve presente na solenidade. Ao participar do evento, Gean Medeiros destacou todo esse apoio que permite o funcionamento e a logística para que o Lar da Juventude continue descobrindo crianças e jovens com talentos – “O talento dos nossos jovens é indiscutível, mas o que me deixa mais feliz é saber que cada aluno possa chegar no Lar da Juventude e ter toda a estrutura e equipamentos, muitas das vezes custando até 18 vezes o salário mínimo do que ganha seus pais, graças ao apoio do poder público e empresários que são sensíveis a causa.”, agradeceu.

O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, também participou da solenidade e escreveu em suas redes sociais a importância do apoio do poder público nas ações sociais – “É contribuindo com instituições que promovem a cidadania e que ajudam a lapidar jovens talentos, como da querida Luana Souza, aluna do Lar da Juventude e dona de uma das maiores vozes do Brasil, que buscamos fortalecer a corrente por mais ações sociais não só em Campo Maior, mas também no Piauí”, disse o prefeito. A prefeitura de Campo Maior financia professores e parte da logística de funcionamento do Lar da Juventude.

Ascom

Entidades monitoram áreas de fortes chuvas em Luís Correia

A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí (Sedec), por meio do Gabinete de Crise, informa que está monitorando as áreas afetadas pelas chuvas no município de Luís Correia e região, bem como acompanhando as equipes para que as medidas cabíveis sejam tomadas em prol da segurança e proteção de toda a população.

Além disso, a Sedec está orientando a preparação do Decreto Municipal de Emergência para que o município busque, junto ao Estado, as assistências humanitárias e estruturais necessárias.

A gerente de Projetos Especiais da Sedec, Indira Bezerra, disse que está em contato direto com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Luís Correia, que é o mais afetado pelas chuvas na região Norte. “Orientamos que fizessem um decreto de emergência, uma vez que a zona urbana está toda alagada. Temos informação de alguns bairros, como Atalaia, Coqueiro, Rancho Alegre, Residencial Peito de Moça e Beira-Mar. No momento, há sete famílias desabrigadas”, afirmou.

A gestora destacou que a perspectiva ainda é de muita chuva na região. A prefeitura de Luís Correia já contratou um carro para fazer a retirada das águas e providenciar o aterro. Também viabilizou um local seguro para essas famílias desabrigadas, que possivelmente será uma escola. “Eles estão pedindo nesse momento colchonetes e a gente está orientando que a solicitação seja feita para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Sasc) para atendimento de forma imediata”, ressalta Indira.

Ela acrescentou que a região está sendo periodicamente monitorada e que medidas serão tomadas o mais rápido possível, caso haja qualquer situação que possa trazer risco para a população.

Fonte: Ccom

Carne de caprinos e ovinos faz parte do cardápio das escolas de Oeiras

O município de Oeiras está introduzindo pratos à base da carne de caprinos e ovinos na dieta da merenda escolar da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira, 26, ocorreu o encerramento do curso de gastronomia à base de ovinos e caprinos, promovido através de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Oeiras, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação.

Ministrado pela instrutora e consultora do Sebrae, Verônica Lima, o curso contou com a participação de nutricionistas e merendeiras das escolas municipais. A capacitação acontece no âmbito do programa AgroNordeste, que fortalece a produção rural, oferecendo condições para que os criadores e agricultores familiares oeirenses aumentem sua produtividade e, consequentemente, gerem mais trabalho e renda no campo. “É uma inovação de cardápio, mais nutritiva para as crianças”, pontua a consultora.

Além de enriquecer a alimentação escolar, a medida movimenta a economia oeirense, uma vez que a carne é fornecida por produtores rurais do município e adquirida através de iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Para melhorar a aceitação por parte dos alunos, foi realizado curso com as merendeiras para elaboração de cardápios com a carne de caprinos e ovinos. Além disso, contamos com a participação de alunos que estão degustando o cardápio”, explica Edelto Sousa, secretário municipal de Agricultura.

Além do curso, a Secretaria Municipal de Agricultura também promoveu nesta quarta-feira, na Casa da Merenda, um encontro com cerca de 50 produtores rurais que irão fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas municipais.

Ascom

Prefeitura melhora estrutura de mercados em Campo Maior

O prefeito Joãozinho Félix usou as redes sociais para comunicar que foram entregues 8 novos boxes para permissionários do Mercado Público Jaime da Paz. Com isso, concluiu-se as obras no setor coberto do calçadão do mercado.

“As obras de reforma e ampliação do mercado público de Campo Maior estão avançando e em breve teremos um espaço completamente reformado. Nos próximos dias, nossas equipes irão dar início às obras no setor de frutas, possibilitando que as pessoas que trabalham nesse local e as milhares de pessoas que por aqui passam, desfrutem de um ambiente mais aconchegante, moderno, confortável e higiênico”, destacou o prefeito.

O investimento para as obras de reforma e revitalização do mercado Jaime da Paz é da ordem de R$ 2,5 milhões, destinados, através de emenda parlamentar, de autoria do ex-senador Elmano Férrer (Progressistas). A previsão é de que a obra completa seja entregue em dezembro.

Da Redação

Parceria beneficia ovinocaprinocultores no sul do Piauí

Através de uma parceria com o Sebrae/PI, a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento está percorrendo localidades rurais com ações do projeto Agronordeste, desenvolvido pelo Sebrae - Regional de Floriano, para a coleta de amostras e posterior exames das fezes de caprinos e ovinos, nas próprias localidades, com o uso da tecnologia de OPG que é uma técnica para detecção de parasitas em animais.

A ação foi iniciada nesta quinta-feira (20), com a coleta do material e avaliação dos rebanhos, e teve sequência nesta sexta (21), com a análise laboratorial das fezes com a participação dos criadores, seguida de palestra e orientações sobre os procedimentos específicos para melhor manejo do rebanho.

A proposta da ação, com a participação de zootécnicos do programa Rural Mais da secretaria, é melhorar a qualidade de vida dos animais com o diagnóstico, tratamento e controle de doenças parasitárias, de forma a organizar a produção dos vinte criadores de caprinos e ovinos inseridos no projeto, promovendo, ainda, a melhoria genética dos rebanhos.
   
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Alves, o projeto, desenvolvido através da parceria com o Sebrae, está impactando positivamente na qualidade da produção animal dos criadores engajados nessa inciativa, que são beneficiados ainda com consultorias presenciais individuais e coletivas.

Para Francisco Alves, os criadores estão ganhando muito com esse projeto, “que ensina como produzir o alimento para o rebanho, cuidado e profilaxia dos animais, manejo produtivo, melhoramento genético, controle zootécnico, gerencial e fitossanitário, além de organização da produção com foco na comercialização e mercado”, concluiu o secretário.

Ascom

Posts anteriores