Cidadeverde.com

Joãozinho Félix anuncia esvaziamento do açude para revitalização

O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, anunciou que o Açude Grande será esvaziado em parte, para a execução das obras de revitalização que já estão em andamento.  

A drenagem deve iniciar na próxima segunda (24). Ao todo, serão reduzidos 30% do atual nível da água, permitindo o início dos trabalhos no trecho que corresponde ao paredão.  

Não vamos secar o açude por completo, apenas uma parte necessária para que todo o projeto seja feito. Essa é uma obra histórico na nossa cidade, e vai tornar o açude um cartão postal do Piauí – destacou joãozinho 

O PROJETO  

A 1ª etapa inclui a construção de ciclovia, pista de caminhada, passarela, praça de alimentação e outras intervenções complementares para a urbanização de toda a orla do Açude 

A obra está orçada em cerca de R$ 14 milhões. A previsão é que o trabalho seja concluído em 180 dias. 

Da Redação

Festa da Maré fortalece turismo náutico do Piauí

Foto: VM Experience

A Festa da Maré movimentou, mais uma vez, o turismo náutico no litoral do Piauí neste domingo (23), na Base Delta. O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e integra a programação de férias.

O presidente da IGR Delta, Joca Vidal, destaca a importância de eventos como esse. “A festa propaga o turismo náutico aqui, no litoral do Piauí, e leva mais pessoas a conhecerem esse lado do Delta que é exclusivo do Piauí, a baía do Rio Igaraçu, ainda pouco explorada. As pessoas chegam lá e perguntam como podem ir para o Delta, quando, na verdade, elas já estão no Delta”, explica o organizador, que também é superintendente de Turismo do município de Parnaíba.

Foto: VM Experience

Na ocasião, embarcações navegaram pelo Rio Igaraçu, primeira foz do Rio Parnaíba, até chegar na Base Delta. Neste ponto, onde a maré já se encontrava baixa, os barcos ancoravam para que o público pudesse aproveitar muita música boa, com apresentação de Lilly Araújo e Banda, em um palco flutuante, num cenário natural belíssimo.

Ainda como parte da programação, por volta das 16h, quando a maré começou a subir, as embarcações passaram a flutuar e retornaram para o Marina Clube, local onde foi realizado um show de encerramento com o cantor Zé Roraima.

Ascom

Cidade de Água Branca participa do 37º Conasems

As equipes de saúde de Água Branca, junto ao prefeito Júnior Ribeiro, participaram do “XXXVII Congresso Conasems – O Sus que falta no Brasil”, realizado em Goiânia entre os dias 16 e 19 de julho. O espaço, promovido pelo Congresso Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é um dos maiores encontros de especialistas e gestores de saúde de todo o país.

Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, a 37ª edição do Congresso Conasems celebrou também os 35 anos do Conasems, além de trazer o debate sobre as possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Júnior Ribeiro destaca a importância espaço para compartilhamento de ideias e projetos.

“Tenho orgulho de construir uma gestão que é referência em vacinação e controle de arboviroses, e, durante o Congresso do Conasems, pudemos trocar essas e outras experiências com gestores de todo o país. É uma ótima oportunidade de conferir projetos que deram certo em outras cidades, e assim, otimizar os serviços prestados aos aguabranquenses”, destacou o prefeito.

Durante o espaço “Mostra Brasil aqui tem SUS”, a gestão de Água Branca foi homenageada como município referência em vacinação e controle de arboviroses. O prefeito Júnior Ribeiro e o secretário de Saúde do município, Amilton Feitosa, ainda participaram de painéis de apoio à gestão e oportunidades pelo Ministério da Saúde, CONASEMS e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

“Água Branca está avançando nos índices de saúde, e para seguir nesse caminho viemos para Goiânia para acompanhar as principais discussões sobre a saúde pública e a manutenção do Sus”, disse o secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

No espaço, foram discutidas as consequências das transformações demográficas; do desafio das mudanças climáticas; das desigualdades econômicas e mudanças de hábitos da população; das implicações do relacionamento entre setor público e o privado; da judicialização; da crescente interferência do legislativo na gestão da saúde e do precário e insuficiente financiamento.

Prefeitura de Esperantina realiza São João da Esperança 2023

Hoje, sábado, 22 de julho, a partir das 19h e 30 min, a Avenida do Cais será o palco do grandioso São João da Esperança 2023, uma festa que promete encher de encanto e alegria os corações dos esperantinenses e dos visitantes.

Com uma programação repleta de atrações culturais, o evento vai proporcionar uma imersão na rica tradição junina. Grupos de danças folclóricas e quadrilhas darão um verdadeiro espetáculo, celebrando a cultura nordestina de forma magnífica.

Além disso, os estandes espalhados pelo local garantirão uma experiência gastronômica única, com a comercialização de comidas típicas deliciosas.

A mega estrutura montada para o evento garantirá o conforto e a segurança de todos os presentes. Será uma noite inesquecível de diversão e alegria para toda a família.

E as surpresas não param por aí! Após as emocionantes apresentações culturais, o sábado, dia 22, reserva shows espetaculares das bandas Magníficos, Aldair Playboy, Jorge dos Teclados e Banda Teu Desejo. Prepare-se para dançar e se emocionar ao som desses grandes artistas.

No domingo, dia 23, a festa continua com as apresentações culturais seguidas dos shows das bandas Lagosta Bronzeada, Cristian Ribeiro e Alêh Rodrigues e Douglas Farra. Uma programação musical que promete agitar a todos os presentes até o último momento!

Não fique de fora dessa festa imperdível! Reúna sua família e amigos e venha participar do São João da Esperança 2023, uma celebração única da cultura nordestina.

Final do Campeonato de Futsal em Angical atrai grande público

A população angicalense esteve em peso na grande final do campeonato municipal de futsal ontem (20/7), na quadra Jacques Santos, na disputa pelas categorias feminino, masculino e master. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento esportivo.

 

Os vencedores do campeonato na categoria feminina foi a equipe Rebeldes que venceu de 8x1 as Leoas; Na master, a campeã foi a Rua Nascimento, de 8 a 0 contra o Montevidéu e na disputa acirrada, e com prorrogação, a Rua Nascimento venceu de 6x4 a Rua da Areia. 

 Todas as equipes campeãs, vice e os melhores atletas receberem troféus, medalhas e prêmios em dinheiro.

O campeonato de futsal deste ano durou três meses, e contou com a participação de 17 equipes de atletas angicalenses. No município, a Prefeitura realiza outros eventos esportivos, como o campeonato municipal de campo, e apoia a seleção da cidade em várias competições.

A final do torneio marcou a história do esporte, em Angical, que comemora na próxima segunda-feira (24/7), 69 anos de emancipação política. Além disso, o sucesso do campeonato deu-se graças à organização da Coordenação de Esporte e Lazer e a colaboração de todas as equipes participantes, o trabalho de voluntários e o apoio das secretarias.

A administração municipal, através da Secretaria de Educação e Coordenação de Esporte e Lazer, parabeniza as equipes finalistas do Campeonato Municipal de Futsal e agradece o apoio das torcidas e da comunidade pelo apoio e comparecimento durante as competições.

Ascom

Mel produzido no Piauí conquista o mercado internacional

Com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o mel e derivados produzidos no Piauí têm conquistado cada vez mais o mercado internacional, colocando a apicultura como uma das atividades produtivas de maior destaque no estado. A empresa, que completa 49 anos, atua em todos os 224 municípios piauienses por meio da 7ª Superintendência Regional, sediada em Teresina.

 Parte considerável desse cenário positivo é resultado do apoio que a Codevasf tem dado às 4,5 mil famílias que sobrevivem da atividade. Ao todo, de 2010 a 2023, foram investidos no setor cerca de R$ 12,8 milhões, que beneficiaram 150 entidades locais.

 Instalada no Piauí, em 2001, a 7ª Superintendência Regional da Codevasf executa iniciativas que fomentam a apicultura no estado, como construção, reforma, adequação e instalação de Casas de Mel, unidade de produção de pólen, entrepostos, além da aquisição de equipamentos, capacitação de produtores e realização de eventos.

 O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca que a Companhia estimula as potencialidades locais, sobretudo aquelas que beneficiam os pequenos produtores. Para o gestor, a apicultura traz relevantes impactos econômicos e socioambientais.

 “Com o braço da Codevasf, o mel piauiense passa a ser visto como ouro líquido. Dele, obtemos produtos com maior valor agregado, abertura de canais de comercialização no mercado interno e externo, além de melhorar a renda das famílias e o poder de compra, com inclusão e organização social. Hoje, temos produtividade sustentável, em que o apicultor sabe da importância da preservação para que seu produto tenha maior competitividade e qualidade”, disse.

 Devido ao apoio da Codevasf, a cultura do mel é realidade em 142 municípios piauienses, sendo um deles Simplício Mendes, localizado no Território Vale do Canindé. Nessa região, a cooperativa de apicultores que se destaca é a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), formada por 410 cooperados. Por seguir rigorosamente os padrões internacionais de qualidade e comercializar um produto 100% orgânico, a entidade tem como principal cliente os Estados Unidos e países da Europa. Somente em 2020, por exemplo, foram vendidos ao exterior 14 containers com quase 20 toneladas cada.

 “A Codevasf foi uma parceira fundamental para que conseguissemos chegar no patamar que estamos hoje. Recebemos vários equipamentos da linha de produção que garantem mais qualidade ao produto que vai para fora. Já para cooperados, foram doados decantadores, centrífugas e colmeias. Tudo isso, nos possibilitou atingir o grau de maturidade que temos hoje, além do alto padrão de qualidade que o mercado exige”, explica a gerente-administrativa da Comapi, Janete Dias.

 Destes equipamentos entregues pela Companhia, o principal para a apicultura é a colmeia. Em 13 anos, no Piauí, foram doadas 7.531 unidades, que se somarão a mais 10 mil que estão em fase de seleção de produtores e serão entregues ainda em 2023. Deste modo, estima-se que haverá um incremento de quase 395 toneladas na produção do mel no Piauí nas próximas safras, números positivos que fortalecem a economia solidária do estado.

 As ações da Codevasf também beneficiaram 140 produtores de mel associados à Associação dos Apicultores de Campo Maior (Apicam), em Campo Maior, cidade localizada no território conhecido como Entre Rios. Um deles é Elton Henrique Araújo, que apostou ainda na venda dos derivados do alimento como importante aditivo à renda familiar. “Com a ajuda da minha filha, montamos uma barraca nos festejos da região. Vendemos pólen, própolis, mel com pimenta, castanha caramelizada com mel e o famoso pão de mel, que é um produto artesanal e leva o produto na massa e no recheio. Atualmente, cinco pessoas da nossa família vivem desta atividade e nos orgulhamos disso”, conta.

Da Redação

Prefeitura de Capitão de Campos promove o 6º Cidade Caipira

A Prefeitura de Capitão de Campo-PI através do prefeito Tim Medeiros, realizará o 6º Cidade Caipira. Mantendo uma tradição da atual administração, no dia 21 haverá apresentações de quadrilhas da cidade e em seguida atrações musicais locais. Dia 22, será a vez das  apresentações das quadrilhas regionais e festa com as bandas Chaguinha, e em seguinda Aline Reis. Já no  dia 23 a festa fica por conta das bandas Desejo de Menina e Henry Freitas.

 

Fotos: Jefferson Fotografia

De acordo com o prefeito Tim Medeiros,  “os três dias de festival junino além de contar com  um grande público também trará benefícios para a população través da economia.” Tim Medeiros convida toda a população da cidade de Capitão de Campos bem como as cidades vizinhas para prestigiar o evento, que já é considerado um dos maiores  o maior festivais juninos de todo o Piauí.

Fotos: Jefferson Fotografia

 

Ascom

Curso leva técnicas e boas práticas para produção de mel

Com mais mel sendo produzido, o município de Oeiras gera renda para as famílias que vivem da cadeia produtiva da apicultura e mais saúde para os consumidores. Nesta segunda-feira, 17, no Assentamento Coroatá, aconteceu o encerramento de mais uma turma do curso de Apicultura, oferecido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural - SENAR.

A capacitação proporciona melhorias nas condições de trabalho dos apicultores, que aprendem técnicas para o fortalecimento das colmeias e boas práticas de manejo das abelhas, visando o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade do mel e o acesso ao mercado.

O encerramento contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, que destacou a importância da participação e interação da comunidade durante a realização do curso. Recentemente, moradores do povoado Alagoinha e do Assentamento Soizão também participaram da capacitação.

Ascom

Atleta aguabranquense, Keyla Barros conquista a medalha em Paris

A atleta aguabranquense Keyla Barros brilhou na final dos 1.500 metros no Mundial de Atletismo, realizado em Paris, na França. Com uma performance impecável, Keyla assegurou a medalha de prata na competição, colocando seu nome no cenário internacional do atletismo.

Keyla Barros, nascida e criada em Água Branca, a atleta se dedicou intensamente para chegar ao ápice de sua carreira esportiva. Além de seu talento, Keyla contou com o apoio e incentivo da Prefeitura de Água Branca, que a patrocina e acredita em seu potencial.

O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, expressou sua alegria e orgulho pela conquista de Keyla Barros, enfatizou o compromisso da cidade em apoiar os atletas locais e investir no esporte como forma de desenvolvimento e transformação social.

“É com imensa satisfação que parabenizamos nossa atleta Keyla Barros pela conquista da medalha de prata no Mundial de Atletismo. Ela representa com excelência o talento e a garra dos nossos jovens atletas aguabranquenses. Keyla é um exemplo de dedicação, superação e determinação para todos nós. A Prefeitura de Água Branca está comprometida em incentivar o esporte e proporcionar oportunidades para que nossos atletas alcancem o sucesso em suas carreiras. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a cidade e um estímulo para que continuemos investindo no esporte e no desenvolvimento de nossos jovens talentos”, disse o prefeito.

Ascom

Piauí Fomento libera recursos para produtores de Corrente

A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) realizou mais uma liberação de recursos em 2023. Desta vez, 15 produtores rurais do município de Corrente, localizado a 849 km de Teresina, foram beneficiados com, quase, R$ 255 mil destinados para empreendedores de bovinocultura de corte e ovinocultura.

“O município de Corrente é uma importante região na atividade de agroindústria, produção e criação de animais. Essa liberação de, quase, R$ 255 mil fomentará as atividades empreendedoras da cidade, além de movimentar a economia regional gerando emprego e renda”, disse o diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo.

O engenheiro agrônomo, Rafael Dias, é técnico de assistência aos produtores e destaca a importância desses recursos. “Mais de 15 empreendedores rurais foram contemplados e isso, certamente, trará grandes benefícios não só para eles, como também para a região que terá mais vendas e comercialização”, afirma o profissional.

Da Redação

Posts anteriores