Cidadeverde.com

Barreiras do Piauí: Mutirão de limpeza é realizado nas margens do Parnaíba

Foto: reprodução

A prefeitura de Barreiras do Piauí, município distante 808 quilômetros de Teresina,  através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou um trabalho de  limpeza das margens do Rio Parnaíba na divisa entre o  Piauí e o Maranhão.

Ação foi realizada no último sábado (02), onde foram encontrados  materiais, como  fraldas descartáveis, absorventes, garrafas de bebidas, plásticos, latas de cervejas, dentre outros.

No local nas margens do rio onde foram encontrados os materiais  é  onde as pessoas tradicionalmente costumam acampar.  Ainda no dia 1º de setembro  uma equipe do ICMBio já havia retirado vários sacos de lixo do mesmo local,  afirmou a equipe do Meio Ambiente do município de Barreiras do Piauí, mas mesmo assim os visitantes insistem em deixar o material descartável em áreas impróprias  causando sujeira e poluindo as águas do Rio Parnaíba.

Barreiras do Piauí possui uma das mais importantes nascentes do Rio Parnaíba em plena Chapada das Mangabeiras. Para quem não sabe,  as nascentes do Rio Parnaíba formam a segunda maior bacia hidrográfica do nordeste.  O rio banha 50 cidades nordestinas e sua extensão é de 1.750 km. Sendo um dos mais importantes de todo o Brasil, merecendo portanto nosso cuidado e respeito na preservação de suas margens. 

Prefeitura de Esperantina reativa Ponto de Apoio na região do Bonfim

  • Bonfim_1.jpg Ascom - Esperantina
  • Bonfim2.jpg Ascom - Esperantina
  • Bonfim_7.jpg Ascom - Esperantina
  • Bonfim_4.jpg Ascom - Esperantina
  • Bonfim.jpg Ascom - Esperantina
  • Bonfim_3.jpg Ascom - Esperantina
  • Bonfim_6.jpg Ascom - Esperantina

A Prefeitura de Esperantina, através da prefeita Ivanária Sampaio, realizou neste sábado, 02 de setembro a reinauguração do ponto de apoio em Saúde localizado na comunidade Bom Fim.

Na reinauguração, a prefeita Ivanária Sampaio esteve ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Dérick Kawan, do vice-prefeito, Dr. Sampaio Júnior,  do Deputado Estadual, Dr. Felipe Sampaio. Além de secretários e vereadores do município que também estiveram presentes no evento.

A inauguração do serviço representa mais saúde aos moradores da comunidaded, especialmente considerando que o ponto de apoio estava inativo por vários anos.  

A reativação do ponto de apoio na localidade Bom Fim demonstra o comprometimento  com melhores condições e serviços para  Esperantina. O evento fortalece o vínculo entre a administração e a comunidade, demonstrando o empenho em atender às necessidades locais.

Da Ascom

Floriano tem projeto piloto de paradas de ônibus

Já estão em pleno funcionamento as cinco paradas de ônibus instaladas em pontos distintos de Floriano, onde as pessoas pode permanecer durante o tempo de espera pelo transporte intermunicipal. A construção das paradas é o início de um projeto experimental, executado pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O secretário de infraestrutura, Júlio César Ferreira, explicou tratar-se de um “projeto piloto que estamos executando e que está em fase de teste. Caso seja satisfatório e seja aprovado pela população, iremos inserir gradualmente em todos os locais destinados ao embarque e desembarque de passageiros atendidos pelo transporte público intermunicipal”.

As primeiras cinco paradas de ônibus construídas têm estrutura moderna, compostas por banco de madeira com encosto, espaço para cadeirante, lixeira, placa indicativa da parada de ônibus, cobertura metálica, além de uma chapa alveolar transparente  com divulgação  de pontos turísticos de Floriano. Elas foram construídas, primeiramente,  no Balão da Alvorada e na Praça Fátima de Alencar, em frente à Uespi. E depois nos bairros Cajueiro, Conjunto Zé Pereira e Conjunto Filadelfo.

Esperantina terá grande show católico dia 08 de Setembro

Esperantina se prepara para vivenciar um emocionante momento de fé e devoção católica, com a  visita do casal Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta. Integrantes do grupo de oração “Exército de Deus”, conhecido por atrair multidões por onde passa, eles retornam à cidade pela segunda vez.

A noite promete ser repleta de adoração, unção espiritual e fortalecimento da fé para a comunidade católica de Esperantina. No próximo dia 8 de Setembro, às 20h00, a Praça Leônidas Melo será palco desse momento especial. As atividades acontecerão logo após a procissão em honra a Nossa Senhora da Boa Esperança, proporcionando o encerramento 2023 para os festejos dedicados à Padroeira.

A realização desse evento é fruto de uma colaboração entre a Secretaria Estadual de Cultura, o Governo do Estado do Piauí, a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança e a Prefeitura Municipal de Esperantina. A comunidade está convidada a participar e compartilhar desse momento único de fé e celebração.

Ascom

Prefeitura de Floriano recupera estradas e iluminação pública

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou melhorias no acesso e iluminação de cinco localidades rurais do município.

No acesso à localidade Retiro do Filadelfo, a equipe de infraestrutura da secretaria concluiu a recuperação da estrada com piçarramento, em um trecho de 22 quilômetros que compreendeu a PI-140 e beneficiou também as comunidades Eiu e Buriti Redondo. 

Já o setor de iluminação pública chegou a mais duas localidades rurais. Na comunidade Malhada de Pedra, foi feita a manutenção na rede de energia em 24 pontos de iluminação. Outra beneficiada foi a comunidade Tamboril onde foi realizada a manutenção da iluminação pública.

Campo Maior inicia interligação de ruas com grandes avenidas

A prefeitura de Campo Maior por meio da secretaria de Infraestrutura, está realizando um trabalho de pavimentação poliédrica de nove ruas, que serão interligadas à Avenida Aloísio Portela (avenida Surubim), na região central da cidade.  

Das nove vias, três já foram totalmente pavimentadas. A expectativa é que até o final de setembro todas já estejam prontas, dando acesso à avenida.  

Além dessas mudanças, está previsto um projeto com algumas intervenções na Alameda Surubim, com a construção de passeios, melhorias na ciclovia e instalação de quiosques.  


Da Redação

Maria Isabel pode ser considerado patrimônio histórico cultural

Foto: reprodução

Quatro projetos apresentados pelo deputado petista Francisco Limma reconhecendo manifestações culturais e naturais como Patrimônio do Piauí foram lidos na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí dessa quarta-feira dia 23 de agosto.

A lenda do Cabeça de Cuia, o Festival dos Cocais, o Cânion do Poti e a Maria Isabel são os reconhecidos nas propostas.

Os três primeiros vão receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí caso os projetos sejam aprovados nas comissões técnicas e no Plenário da Alepi. Já para o prato Maria Isabel, o reconhecimento seria como Patrimônio Histórico Cultural do Piauí. 

Fonte: ALEPi.

Prefeitura de Água Branca convoca candidatos aprovados em concurso

A Prefeitura de Água Branca publicou, nesta terça-feira (22), o edital de convocação de mais oito candidatos aprovados no último Concurso Público realizado para preenchimento de vagas em setores da saúde e educação. No mês de julho, 27 candidatos foram convocados e tomaram posse como servidores efetivos do município.

Os convocados vão atuar nos seguintes cargos: professor de Educação Infantil; professor do 1º ao 5º ano; professor de Língua Portuguesa; professor de Matemática; professor de Educação Física; e agente comunitário de saúde.

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração de Água Branca, localizada na Avenida João Ferreira, nº 555, portando toda a documentação necessária para a efetivação do processo de posse, no prazo de 10 dias a contar da data de publicação do edital de convocação. A lista completa de candidatos aprovados e documentos necessários para apresentação pode ser conferida junto aos orgãos que realizaram o certame.

A não apresentação dos documentos mencionados no edital, dentro do prazo estabelecido, implicará na desclassificação do candidato do processo de posse, perdendo, assim, o direito à vaga.

O prefeito Júnior Ribeiro parabeniza os candidatos convocados e destaca o compromisso da Prefeitura de Água Branca em aprimorar os serviços prestados à população com profissionais qualificados.

“Essa nova convocação de profissionais para atuar no serviço público municipal é uma garantia da nossa gestão de proporcionar mais emprego e renda para todos os aguabranquenses, da forma mais justa e transparente possível. Os novos profissionais que chegam agora com certeza terão muito a somar ao serviço público municipal. Desejo boa sorte a todos os convocados”, diz o prefeito.

Da Redação

Obra da estrada entre Beneditinos e Monsenhor Gil é iniciada

A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) iniciou a obra de recuperação da estrada vicinal que liga Beneditinos a Monsenhor Gil. A obra terá duas etapas e beneficiará as localidades das zonas rurais de ambos os municípios.

Serão investidos mais de R$ 1 milhão, no trecho que compreende a PI-223, com recursos oriundos do Tesouro Estadual. Com a finalização, os moradores das localidades Fazenda Pequizeiro, Povoado Angelim, Povoado Retiro e Caraíbas poderão trafegar com mais rapidez.

Para o secretário da Seinfra, Flávio Júnior, essa obra é uma conquista de todos. “A região Entre Rios, no centro-norte do Piauí, tem um grande potencial econômico e a Seinfra está atenta a cada município. Estradas vicinais como essa que liga os dois municípios, Monsenhor Gil e Beneditinos, promovem o deslocamento mais fácil e rápido dos moradores. Sabemos que essa obra era bastante aguardada e fico feliz com o seu início em minha gestão”, comemorou o secretário.

Da Redação

Interpi entrega títulos de terra em Canto do Buriti

O Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Estado do Piauí (Interpi) realizou no final de semana, a entrega de 62 títulos de terra para os moradores do Assentamento Santa Clara, localizado no município de Canto do Buriti. O evento reuniu moradores da comunidade e autoridades locais.

O assentamento, que há anos abriga diversas famílias dedicadas à agricultura familiar e ao cultivo sustentável, enfrentava a incerteza quanto à posse da terra. A entrega dos títulos representa um marco para a comunidade, que agora tem a garantia de sua permanência e dos meios de subsistência.

A entrega contou com a presença do diretor de Patrimônio do Interpi, Rhubens Ribeiro, que destacou a importância do momento: “Essa é uma ocasião de celebração não apenas para os moradores do Assentamento Santa Clara, mas para toda a sociedade. A regularização fundiária é um compromisso do Interpi, e estamos trabalhando para levar segurança jurídica e dignidade a mais famílias em todo o estado.”

Os títulos de terra não apenas oferecem segurança jurídica para as famílias, mas também promovem o desenvolvimento sustentável da região. Com a garantia de posse, os moradores têm mais incentivo para investir em práticas agrícolas eficientes, conservação do meio ambiente e planejamento a longo prazo.

As famílias beneficiadas têm agora, a tranquilidade para continuar a acessar créditos rurais e investir em melhorias nas propriedades.“O Interpi reafirma seu compromisso de continuar trabalhando em prol da regularização fundiária em todo o estado, proporcionando a milhares de famílias piauienses a chance de alcançar um futuro mais estável e próspero”, finaliza Rhubens Ribeiro.

Ccom

Posts anteriores