Cidadeverde.com

Seduc disponibiliza escolas para atividades da Uespi em Uruçuí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está disponibilizando salas de aula para continuidade das atividades da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do Campus Uruçuí, devido ao incêndio ocorrido, no último domingo (17), que danificou parte das estruturas da instituição.
 
Serão disponibilizadas cinco salas de aula em duas unidades escolares (Unidades Escolares Cícero Coelho e Manoel Leal), bem como laboratório de informática e kit aluno, em caráter provisório. A medida visa à continuidade das atividades regulares de ensino para os discentes dos cursos de Agronomia, Administração e Pedagogia da instituição.

“A Secretaria da Educação acompanha o trabalho de recuperação do Campus Uruçuí e presta solidariedade a toda a comunidade acadêmica. Prontamente, disponibilizamos os espaços das nossas unidades escolares Cícero Coelho e Manoel Leal e mais 300 kits aluno com carteiras, para que sejam restabelecidas as aulas presenciais da Uespi”, informou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

 As atividades dos discentes do ensino superior ocorrerão em três salas de aula na Unidade Escolar Cícero Coelho e em duas salas de aula na Unidade Escolar Manoel Leal, sem quaisquer prejuízos à rotina de aulas dos estudantes da rede pública estadual de ensino.
 
O reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, está em Uruçuí e destacou o apoio da Seduc para realocação dos estudantes. “A Seduc disponibilizou os espaços e agora, vamos acompanhar a transferência para esses espaços”, explicou o reitor.

Ccom

Hospital de Campo Maior registra alta de cirurgias

De janeiro a agosto, o Hospital Regional de Campo Maior, gerenciado pela Santa Casa de Chavantes, registrou alta de 54,34% em cirurgias de urgência e emergência, em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto nos oito meses de 2022 foram realizados 760 procedimentos, neste ano esse número chegou a 1.173. Além disso, nesse mesmo período, a unidade hospitalar registrou outras 1.111 cirurgias eletivas – aquelas que não são programadas e não consideradas de urgência. 

Um dos fatores que auxiliou no aumento de cirurgias na instituição foi o funcionamento de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos adultos. “Podemos estabilizar os pacientes em um pós-operatório mais complexo e atender melhor aqueles que chegam em estado grave”, destacou a diretora do HRCM, Carla Virginia Borges.

Além disso, houve a contratação de novos profissionais, como médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que estão completando o quadro de colaboradores.

Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí são destaque nacional com soja e milho

Foto: reprodução

Os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí estão entre os 50 maiores produtores de soja e milho do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) de 2022, que fez um balanço referente à produção de grãos do ano passado em todo o país.

De acordo com a pesquisa, em 2022, Baixa Grande do Ribeiro atingiu a 20ª posição com o maior volume de produção de soja do Brasil, com 812.354 toneladas de grãos. Logo abaixo, na 39ª posição, aparece Uruçuí, com 588.747 toneladas. No Brasil, a cidade com a maior produção de soja foi Sorriso, no Mato Grosso, com mais de 2 milhões de toneladas.

Em relação à produção de milho, no mesmo período, Uruçuí se destacou na 36ª posição em maior volume de produção do Brasil, com 571.207 toneladas de grãos. Na 40ª posição, com 520.653 toneladas, aparece Baixa Grande do Ribeiro. A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, foi destaque novamente na primeira posição.

Já o Piauí, em sua totalidade, produziu 3.077.485 toneladas de soja, ficando na 11ª posição nacional. Em relação ao milho, o Piauí teve uma produção de 2.591.483 toneladas, o que lhe alçou à 8ª posição no país.

Ccom

Hospital de Parnaíba zera fila do programa Saúde em Dia

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, finalizou a fila de cirurgias do Programa Saúde em Dia. Os procedimentos estavam cadastrados no sistema de regulação estadual até março deste ano. Para o diretor-geral do Heda, Marcelo Veloso, a unidade de saúde focou no propósito do programa que era zerar a fila antes da meta estabelecida, que é outubro.

Foram realizadas, até a última quarta-feira(13), 78 cirurgias em várias especialidades, entre elas, colecistectomia por VLP, postectomia, histerectomia, herniorrafia umbilical , frenectomia, herniorrafia umbilical e hernia epigástrica.

“Cumprimos mais uma meta estabelecida ao hospital, que agora segue uma nova gestão via organização social (OS), o Instituto Saúde e Cidadania (Isac). Administração que já traz melhorias para a unidade de saúde, referência na planície litorânea”, disse o diretor do Heda, Marcelo Veloso.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, explica que as cirurgias realizadas foram aquelas estabelecidas na meta do Programa Saúde em Dia, em março. “Lançamos o programa em março com uma fila de procedimentos represados no sistema e estamos trabalhando para que todos sejam atendidos”, afirma o gestor.

O Programa Saúde em Dia tem o objetivo de acelerar ações da saúde no estado, como vacinação e cirurgias eletivas, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais.

Ccom

Prefeitura de Piripiri apoia 5ª EXPOAGRO e mantém stand no evento

A Prefeitura Municipal de Piripiri está com stand na 5ª edição da EXPOAGRO que acontece desde o último domingo (10/09), se estendendo até o dia 17 deste mês. O evento acontece no Parque Carolina Freitas Lira, no bairro Crioli. Um grande público tem prestigiado a exposição, tais como: criadores e compradores, além do público em geral.

“Estamos com nosso stand, funcionando a partir das 16h e divulgando nossas ações. Representantes da Secretaria de Saúde (SESAM) vão estar aqui também, assim como representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS). Todos estão convidados”, explicou Andreia Geisa, superintendente de Turismo da SEJUCE. 

José Amaral Neto, coordenador da EXPOAGRO, que também é secretário municipal de administração, dá mais detalhes. “Muito importante a EXPOAGRO. A cada edição observamos que se atrai mais gente para Piripiri, gera emprego e renda e a gente fica muito satisfeito. Temos criadores de oito estados do Brasil presentes. A feira está muito forte e podemos destacar que a raça Gir Leiteiro é uma das mais procuradas. Agradecemos ao apoio de nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro, indispensável para a realização deste evento”, disse.

Liliane Maria, comerciante, fala sobre a EXPOAGRO. “Trabalho com lanches e a feira está muito animada. Com a chegada do fim de semana, vai ficar melhor ainda com os shows que estão programados e o número grande de pessoas que virão”, finalizou animada. 

A 5ª edição da EXPOAGRO de Piripiri é conhecida por sua programação diversificada. O evento também traz concursos de animais e exposições agropecuárias, nos quais criadores de várias regiões competirão com seus melhores exemplares.

Os leilões são um dos destaques da EXPOAGRO. O 6º Leilão da Fazenda Olho D’Água dos Ipês & Convidados, que acontecerá nesta sexta-feira (15/09) apresentará bezerras, doadoras de embriões, novilhas prenhas e vacas em lactação das raças Gir Leiteiro e Girolando.

Ascom

Davi Sacer será a atração para noite gospel do aniversário de Barras

A prefeitura de Barras agradou os evangélicos com a contratação do famoso cantor gospel Davi Sacer para se apresentar na Avenida beira Rio, no dia 22.

Dono de uma voz encantadora, Davi Sacer promete atrair grande público para a Avenida Beira Rio.

SOBRE A ATRAÇÃO!

Davi Sacer, nome artístico de Davi Amorim de Oliveira[1] (Nova Iguaçu, 30 de novembro de 1975) é um cantor, compositor e multi-instrumentista de música cristã contemporânea. É notório por ter sido vocalista e um dos principais compositores das bandas Toque no Altar e Trazendo a Arca.

Durante os seus anos de carreira, Davi formou com o cantor Luiz Arcanjo uma das mais bem-sucedidas parcerias do segmento evangélico. Autores de canções como "Restitui", "Marca da Promessa", "Tua Graça me Basta", "Olha pra Mim" e "O Chão Vai Tremer", alcançaram significativa relevância juntos como compositores e intérpretes.[3] Como integrante do Trazendo a Arca, Sacer gravou álbuns de notoriedade no cenário evangélico – como Toque no Altar (2003), Deus de Promessas (2005), Olha pra Mim (2006) e Marca da Promessa (2007) –, todos sucessos de público e crítica. Em abril de 2010, deixou o grupo e, em 2020, se reuniu com a formação original para gravar o álbum O Encontro, seu último projeto com a banda.

Iniciou carreira solo em 2008, ainda como integrante do Trazendo a Arca, com o álbum Deus não Falhará. Mais tarde, continuou lançando álbuns com músicas como "Venha o Teu Reino", "Confio em Ti" e "Meu Abrigo", que ganharam espaço em paradas musicais evangélicas. Como artista solo, foi indicado ao Troféu Promessas e vencedor três vezes no Troféu Talento. O artista é casado com Verônica Sacer, que o acompanha em seus eventos e viagens, cantando em dueto e sendo vocal de apoio do cantor. Juntos, o casal possui dois filhos, Breno e Maressa.

Ascom

Governador visita Santa Cruz dos Milagres e Aroazes nesta quinta (14)

O governador Rafael Fonteles visita, nesta quinta-feira (14), os municípios de Santa Cruz dos Milagres e Aroazes. Na oportunidade, visita e inaugura obras de recuperação de rodovias estaduais e participa dos Festejos da Exaltação da Santa Cruz.

Em Santa Cruz dos Milagres, o governador visita as obras de pavimentação da rodovia PI-225, que está sendo recuperada no trecho entre São Félix do Piauí e Santa Cruz dos Milagres, com 24,2 km de extensão. As obras são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) e estão sendo investidos R$ 3.151.045,50 nos serviços.

No município, Rafael Fonteles participa também de missa dos Festejos da Exaltação da Santa Cruz, que tradicionalmente reúne milhares de fiéis do Piauí e de outros estados. Trata-se de uma das maiores romarias do Nordeste.

Após a missa, o governador se desloca até o município de Aroazes, onde inaugura as obras de restauração da PI-237, que liga o município ao entroncamento com a BR-316. As obras consistem no recapeamento asfáltico, limpeza, drenagem superficial, sinalizações horizontal e vertical e tapa-buraco, como parte das ações do Programa Estradas Seguras. A revitalização do trecho de 26,5 km custou R$ 4.837.462,35, sendo realizado pelo DER.

Da Redação

Monsenhor Gil se prepara para a "Semana Cultural 2023"

Foto: reprodução

A Semana Cultural Torquato Neto da cidade de Monsenhor Gil,  distante apenas 55 quilômetros de Teresina, agora em 2023 está na 21ª edição, e vai ocorrer entre os dias 21 e 23 de setembro. O evento é uma espécie de "Mostra" para a divulgação de todas as potencialidades culturais, gastronômicas, e também da economia municipal, já que paralelo ao evento é  realizada a Feira da Agricultura Familiar, que comemora a 4ª edição, divulgando o artesanato, pecuária, a indústria e todas as vocações econômicas locais.

Na parte cultural,  o evento terá nomes nacionais como Mano Walter, Léo Magalhães, e Brasas do Forró, em shows alternados por apresentações dos artistas da cidade.

Foto: cidadeverde.com

O prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, espera que agora em 2023 a Semana Cultural bata todos os recordes de público, vendas,  e de participação da comunidade, ajudando no crescimento e divulgando as riquezas da cidade para todo o Piauí.

Floriano desenvolve projeto de revitalização de praças na cidade

A Praça da Liberdade, situada no bairro Sambaíba, está passando por uma completa transformação e as obras estão em pleno andamento. Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, liderou uma visita ao local, acompanhado por uma equipe composta por técnicos, engenheiros, vereadores e secretários municipais.

A reforma engloba uma área total de 647,54 m² e adere ao padrão estrutural moderno que já foi implementado em outras praças revitalizadas na cidade. Orçada em R$ 112.900,00, a recuperação da praça está sendo conduzida integralmente através de recursos provenientes de emendas do deputado estadual Gustavo Neiva, totalizando R$ 113 mil.

O ritmo acelerado das obras é notável, e a previsão é de que a praça seja entregue antes do prazo inicial de 60 dias, demonstrando o empenho e a eficiência da equipe envolvida no projeto.

A revitalização da Praça da Liberdade é parte integrante do ambicioso projeto de revitalização, que prevê a reforma e construção de diversas praças em todo o município. O objetivo é proporcionar espaços públicos mais agradáveis e funcionais para a comunidade, incentivando o convívio social e promovendo a qualidade de vida dos moradores.

Com a reforma em curso, a Praça da Liberdade está destinada a se tornar um ponto de encontro e de celebração para os moradores de Floriano. A comunidade aguarda com expectativa a conclusão desta importante obra que promete embelezar e enriquecer ainda mais o bairro Sambaíba.

Com informações Ascom

São Raimundo Nonato recebe reposição na captação de água

A Agespisa está realizando uma operação para reposição de duas bombas no sistema de captação de água da Serra Branca, em São Raimundo Nonato, no semiárido piauiense. O serviço, que envolve nove técnicos da empresa com a utilização de vários equipamentos, deve normalizar o abastecimento da cidade, prejudicado no mês passado, quando ocorreu um apagão de energia elétrica em grande parte do país, queimando vários equipamentos e danificando outros.

No serviço, duas bombas de alta potência estão sendo recolocadas nos poços com ajuda de um caminhão munck por colaboradores da gerência da empresa em São Raimundo Nonato e de Teresina.

Enquanto a operação está sendo realizada, a Agespisa está disponibilizando 10 caminhões-pipas para ajudar no abastecimento de água dos bairros onde a falta de água é maior. Antes eram dois veículos neste serviço, mas, a partir de hoje, outros oito carros se incorporaram à tarefa.

Os dois equipamentos foram queimados durante o apagão e recuperados, mas quando foram instalados nos poços não funcionaram e tiveram que voltar para a oficina eletromecânica em Teresina. Cada bomba dessas tem capacidade de 125 CVs e é capaz de retirar do poço até 90 mil litros de água por hora.

“São bombas de alta potência que a gente não consegue encontrar no mercado. Para comprar uma bomba dessas precisamos pedir na fábrica e encaminhar todas as especificações do poço onde será instalada. Elas são fabricadas sob medida e poucas empresas trabalham com elas. Leva tempo. Por isso, tivemos que recuperar no nosso próprio parque eletromecânico”, explica o diretor de Gestão Operacional e Manutenção da Agespisa, Leonardo Sousa.

Além dessas duas bombas que foram recuperadas e estão sendo encaminhadas hoje para São Raimundo Nonato, o presidente da Agespisa, José Santana, autorizou que sejam adquiridas duas novas bombas que vão ficar de reserva para o caso de necessidade. Não há prazo previsto para entrega, que vai depender da demanda da fábrica.

A Agespisa também adquiriu, meses atrás, e está aguardando chegarem por esses dias a Teresina dois novos equipamentos que serão instalados no flutuante da barragem Petrônio Portella para aumentar o volume de água captado daquele manancial.

Paralelamente a isso, está em andamento outra ação que é a realocação do flutuante da barragem para uma posição mais apropriada a fim de garantir que ele fique posicionado em um ponto com maior volume de água e mais facilidade de operação.

“Essas medidas vêm sendo tomadas há algum tempo e, quando tudo estiver pronto, devemos ter uma melhora na oferta de água em São Raimundo Nonato, mas sempre vamos ter problema por causa da energia que chega à entrada nos poços, que nem sempre tem a qualidade ideal. Vale ressaltar que toda a equipe tem se esforçado para garantir o abastecimento de água nesse período, mas tem situações que não podemos evitar ou prever como é o caso do apagão e da queima das bombas. Quando acontece, temos que correr atrás”, concluiu o diretor da Agespisa.

Ascom

Posts anteriores