Cidadeverde.com

Agricultores de 11 municípios recebem sementes da SAF


A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) entregou, nesta terça-feira (19), aproximadamente 2,5 toneladas de sementes crioulas de milho e feijão para agricultores familiares de 26 associações. A distribuição aconteceu na sede da SAF, localizada no bairro Pirajá, zona norte de Teresina, e marcou o início da entrega das sementes para a safra 2023/2024.

Foram entregues 1,1 tonelada de sementes de feijão e 1,4 toneladas de sementes de milho. A SAF planeja distribuir até o final da safra, cerca de 50 toneladas de sementes crioulas, sendo 25 de milho e 25 de feijão. 

As sementes crioulas são caracterizadas por manter suas origens sem alteração genética ou uso de produtos químicos. A secretária Rejane Tavares enfatizou a importância da entrega para os produtores do campo.

"É uma semente que não é transgênica, que não tem tratamento com agrotóxicos. A gente inicia com essa distribuição um ciclo de produção de alimentação saudável, e fortalece o nosso caminho de transição agroecológica. São sementes que permitem um alimento que não faz mal às pessoas, e vai fortalecer cada vez mais o processo de produção da agricultura familiar", ressaltou a secretária.

As associações contempladas nesta entrega são dos municípios de Teresina, Palmeirais, Nazária, Altos, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Capitão de Campos, Jatobá do Piauí, Boa Hora, Cocal de Telha e José de Freitas. Foram priorizados agricultores familiares que fazem parte dos programas Cinturão Verde e Progere (Programa de Geração de Emprego e Renda).

A produtora Célia Maria da Silva, do assentamento Santana Nossa Esperança, pontuou que a semente chegou no melhor momento para o plantio, no início do período chuvoso.

"Essa entrega de sementes é bastante significativa, principalmente porque esse ano chegou mais cedo, no começo das chuvas, e a gente vai tirar proveito disso. Vamos produzir mais para que todos se alimentem com qualidade", finalizou a produtora.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais