Cidadeverde.com

Prefeitura lança segunda edição do Salão do Livro de Pedro II

A Prefeitura de Pedro II realizou, nesta terça-feira (12), a solenidade de lançamento da segunda edição do Salão do Livro de Pedro II (SALIP2), na Câmara Municipal. Este ano, o evento literário, que deve acontecer entre os dias22 e 24 de março,  vai prestar homenagem aos professores Wilson Brandão e Genuíno Sales.

O Salão do Livro de Pedro II tem por objetivo valorizar artistas locais e estabelecer o intercâmbio cultural deste com autores nacionais e internacionais, bem como estimular o hábito da leitura. Durante o lançamento, a prefeita Betinha Brandão destacou o apoio contínuo da administração municipal aos jovens pedrossegundenses e reiterou sua crença no poder transformador da educação. 

“Esta semana já equipamos uma sala de aula e distribuímos materiais didáticos e livros para os estudantes que se preparam para o Enem e outros exames competitivos, garantindo que tenham as mesmas oportunidades de sucesso que alunos de escolas particulares. A educação é a base de tudo. Estamos comprometidos em apoiar nossos jovens em todas as formas de arte, desde a literatura até a música e o artesanato”, ponderou.

A secretária municipal da Educação, Helany Max, ressaltou o interesse da infância, adolescência e juventude pelos livros, além da importância fundamental do estímulo à leitura para o desenvolvimento intelectual dos jovens pedrossegundenses. “Ler e escrever moldam nosso futuro. Não é só para a escola, mas para a vida. Precisamos que as famílias entrem nessa jornada com a gente, ajudando seus filhos a crescerem fortes de mente e com interesse pela leitura desde cedo”, disse.

O professor Ernâni Getirana, que esteve presente na cerimônia de abertura do SALIP2, destacou a energia e o entusiasmo que deram início ao Salão do Livro, enfatizando também o impacto do projeto “A Cara Alegre do Piauí” na região. “O SALIP2 começou com uma faísca de entusiasmo e agora é uma chama que aquece a arte literária em Pedro II. Desde o projeto ‘A Cara Alegre do Piauí’, plantamos sementes que estão crescendo em projetos culturais próprios. Estamos aqui para inspirar e apoiar uma nova geração de escritores, em todas as formas de literatura”, ressaltou.

Já o professor Pedro Barros, expressou sua alegria pela renovação do interesse pela arte literária na cidade, marcada pela ativação de movimentos como o Coletivo P2 e a inclusão do SALIP2 no calendário anual de eventos. “Estamos testemunhando um renascimento cultural que coloca Pedro II no mapa dos grandes encontros literários do país”, afirmou.

O acadêmico, historiador, pesquisador e deputado estadual, Wilson Brandão, compartilhou sua visão entusiástica durante o lançamento SALIP2, ressaltando a leitura como ferramenta essencial para o avanço cultural e profissional. “A leitura é a chave que abre portas para oportunidades em concursos públicos e vestibulares, e é fundamental para despertar nas crianças e jovens o desejo de crescer na educação. Este evento marca o início de uma nova era para a nossa educação, onde a leitura se torna o alicerce para construir um futuro próspero para todos”, declarou Wilson Brandão

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais