Cidadeverde.com

Mutirão contra a dengue

A Prefeitura de Oeiras, através Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza entre os dias 05 e 09 de fevereiro um série de mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O objetivo é vistoriar as casas e orientar os moradores sobre as medidas necessárias para controlar e eliminar os focos do mosquito.

Na Big Busca Oeiras, a equipe de agentes de combate às endemias percorrerá todas as áreas do bairro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população oeirenses.

Na ação, os profissionais reforçam as visitas domiciliares nos bairros, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos.

As ações de monitoramento e enfrentamento ao mosquito fazem parte da rotina da Semusa que destaca que o combate ao Aedes está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros.

Ascom

Prefeitura de São João do Piauí investe em mobilidade urbana

O prefeito Ednei Amorim visitou nesta manhã(1º) o início das obras de calçamento na Rua Projetada, no Alto Caixa D’Água. Há muito esperada pelos moradores, o calçamento será entregue ainda em fevereiro, anunciou o prefeito.

“Estivemos recentemente na Rua Projetada, no dia 24 de janeiro, e naquele dia firmamos um compromisso de iniciar imediatamente as obras. Quatro dias depois, estamos iniciando os trabalhos e ainda neste mês de fevereiro, vamos entregar à população”, afirmou. 

O seu Nelson, morador da rua, acompanhou o prefeito nas duas ocasiões, e comemora esta conquista. “A felicidade da gente é muito grande. Era uma luta de muito tempo. E é uma satisfação sair e entrar da casa da gente bem. É muito bom para nós”.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura e Controle Viário. Além da Rua Projetada, a equipe trabalha em outros bairros, na melhoria de ruas.

Ascom

Sala da Cidadania é implantada em Alto Longá

O município de Alto Longá recebeu, nesta quarta-feira (31), a instalação de uma Sala da Cidadania, por meio do Programa Justo Acesso, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que tem como objetivo aproximar a sociedade dos serviços da justiça, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração (Sead).

A Sala da Cidadania, administrada pela Sead, vai ofertar os serviços do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Detran e Junta Militar. O Justo Acesso é um programa que instala Pontos de Acesso Digital à Justiça e à Cidadania nos municípios piauienses que não são sede de comarcas. Desde o ano passado, sete municípios foram beneficiados (Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras e Várzea Grande) e mais de 18 mil atendimentos já foram realizados.

O secretário da Sead, Samuel Nascimento, destacou que essa parceria vai ofertar à população serviços de forma rápida e eficiente. “É uma parceria que nos deixa muito satisfeitos, pois agrega também os serviços da Justiça, principalmente em locais que ainda não têm comarca. É uma iniciativa que vem a somar e levar mais benefícios ao município”, explicou.

A unidade do Justo Acesso contará, além dos serviços dos serviços da Sala da Cidadania, com o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, com os serviços dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI) e a Justiça Federal.

O ponto do Justo Acesso fica localizado na Praça Professor Mundico Costa, 339. O funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 14h. 

Ccom

Regeneração cria programa de saúde que atende 12 horas por dia

O programa "Saúde na Hora" oferece um horário estendido de 12 horas em algumas unidades, permitindo que os usuários tenham acesso aos serviços de atenção básica mesmo durante o turno da noite, para aqueles que não podem comparecer durante o dia. Com uma equipe multiprofissional dedicada, o serviço visa atender às necessidades da população que enfrenta dificuldades para encontrar tempo durante os horários convencionais. O prefeito Seu Dua ressaltou a relevância desse programa para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos cuidados de saúde de que necessitam.

Municípios do Piauí poderão receber selo de Mineração Sustentável

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) está firmando parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), para uma atualização dos dados de todo o potencial de produção de minério no estado, e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) para monitoramento das atividades em operação.

Para ampliar o trabalho de mapeamento mineral, o Governo do Estado, através da Sedramer, irá promover o Selo de Mineração Sustentável, que será concedido aos municípios que fornecerem informações para o levantamento de dados da situação da exploração mineral dentro do seu território. Eles receberão benefícios sociais, econômicos, de infraestrutura, entre outros.

Os municípios deverão fornecer informações como a quantidade de empresas estabelecidas, o mineral que cada uma explora, a quantidade de trabalhadores, o diagnóstico das comunidades afetadas com poluição, como o transporte e o escoamento de produtos é realizado, a destinação dos resíduos e o índice de desemprego do município.

“Queremos incluir os municípios e seus gestores no trabalho de mapeamento da exploração mineral do estado, com o objetivo de direcionar as atividades já existentes para uma exploração sustentável que vai beneficiar empresas, população e meio ambiente,” explica a gerente de Mineração e Energias Renováveis da Sedramer, Cândida Macêdo.

Os municípios certificados com o Selo de Mineração Sustentável poderão ser beneficiados com a implantação de obras estruturantes, projetos de apoio, capacitações e outros investimentos, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis.

A gestora da Secretaria, Paula Sampaio, destaca que o Selo é mais um compromisso estabelecido pelo Governador Rafael Fonteles. “O Selo é umas das iniciativas da Sedramer para cumprir o Compromisso de Políticas Públicas CG019 do Governo do Estado, que consiste em elaborar e implementar políticas de desenvolvimento do setor de mineração, com uso de tecnologias sustentáveis, mitigação de impactos ambientais e mediação de conflitos sociais.”

Ccom

 

Governador visita Luzilândia e entrega obras com Fernanda Marques

  • Luzi_8.jpg Ascom
  • Luzi_4.jpg Ascom
  • Luzi_6.jpg Ascom
  • Luzi_2.jpg Ascom
  • Luzi_9.jpg Ascom
  • Luzi_5.jpg Ascom
  • Luzi_7.jpg Ascom
  • Luzi_3.jpg Ascom
  • Luzi_1.jpg Ascom

A prefeita de Luzilândia, Fernanda Marques recebeu neste sábado,27 de janeiro o governador do Piauí Rafael Fonteles acompanhado da deputada Janaína Marques,do senador Marcelo Castro e autoridades locais e estaduais.

Na oportunidade,foram  inauguradas obras importantes para o município de Luzilândia,como a nova pista do aeroporto da cidade,a pavimentação asfáltica que liga Luzilândia a Matias Olímpio entre outros serviços. A prefeita Fernanda Marques ainda entregou a  base do SAMU ( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). E durante a visita a cidade  o governador Rafael Fonteles entregou o programa Piauí Saúde Digital na UBS do bairro novo tempo.

Em seguida governador Rafael Fonteles acompanhado da deputada Janaína Marques, da prefeita Fernanda Marques fizeram uma visita a obra da orla do Rio Parnaíba. Dando sequência a visita em Luzilândia o  governador Rafael e a prefeita Fernanda Marques inauguraram a 1ª etapa da reforma e ampliação do Hospital Estadual Gerson Castelo Branco. 

Ascom

Floriano está inscrevendo ambulantes que desejam trabalhar no Carnaval

 

Começou nesta terça-feira, 23 de janeiro e segue até a próxima sexta-feira, 26, o período de inscrições para os ambulantes que desejam trabalhar durante o período de folia de momo em Floriano, que este ano, terá como tema “Carnaval de Floriano 2024 é pra ser feliz!”.

As inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que fica no Complexo Comercial do Cruzeiro, no horário que vai das 15h às 18h. Qualquer pessoa que tiver interesse em trabalhar durante os dias de folia pode fazer a inscrição, bastando levar os documentos pessoais e pagar a taxa relativa ao alvará.

De acordo com o secretário Marcos Veras, os ambulantes serão distribuídos entre a Praça Dr. Sebastião Martins e o Cais da beira-rio, os dois principais pontos para onde convergem todos os foliões. “Faremos um carnaval grandioso, com expectativa de ser um dos mais animados e melhores do Piauí, como é tradição, trazendo turistas, promovendo a geração de renda e com isso nossos ambulantes podem aproveitar a festa para faturar um extra, ofertando serviço, lanches e bebida de qualidade em todos os dias de folia”, concluiu.

Ascom

Parceria permitirá diagnóstico do potencial mineral do Piauí

Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis discutiram, nessa terça-feira (23), com representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) os termos do acordo de cooperação técnica entre a instituição e o Governo do Estado para a realização do diagnóstico do potencial mineral do Piauí.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, Francisco Valdir Silveira, explicou que o trabalho de mapeamento de minerais em solo piauiense já está sendo realizado e, em breve, será anunciado o prazo de entrega de todo o material.

“Viemos aqui para fazer acontecer, o Serviço Geológico já está articulando com a divisão responsável para, nos próximos dias, uma equipe aqui do Piauí definir essas datas e prazos de entrega dos produtos. Vamos deixar tudo bem estabelecido”, afirmou o diretor.

Valdir Silveira também destacou que novos projetos e parcerias com o Governo do Estado serão firmados. “Vamos traçar projetos que nas várias áreas de mineração, geologia, recursos minerais, remineralizadoras e de gemas, como a de opala de Pedro II, fosfato da região de Jacobina e outras áreas com potencial, para que o investidor veja que o Piauí está criando condições dele mitigar. O Piauí vai ser um estado atrativo para o setor mineral”, ressalta Francisco.

O superintendente da CPRM no Piauí, Jean Ricardo, ressaltou que o trabalho será entregue o mais breve possível para ajudar a alavancar o setor mineral e atrair riquezas para o estado.

A secretária da Mineração, Paula Sampaio, agradeceu a parceria e enfatizou a importância da conclusão do diagnóstico para a execução de projetos que vão atrair investidores para o Piauí.

“Estamos trabalhando neste processo desde julho do ano passado. Vamos, agora, firmar o termo de cooperação e essa reunião serviu para esclarecer todos os pontos necessários para o diagnóstico do nosso potencial mineral. Em breve, cumpriremos mais uma meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles”, completou a gestora.

Ccom

Complexo Fotovoltaico será instalado na Planície Litorânea do Piauí

Com objetivo de apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Complexo Fotovoltaico Marruás Solar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) está convidando a população para participar da audiência pública no dia 26 (sexta-feira), no Ginásio Poliesportivo Dário Marques Rabelo – Bom Princípio do Piauí, às 18h30.Para entender melhor o estudo referente ao impacto ambiental basta acessar o site da SEMAR http://www.semar.pi.gov.br/ . Para mais informações entrar em contato pelo número (86)99411-5303.

 

Governador entrega restauração da PI 111 e anuncia obra para Sete Cidades

Com agenda em Piracuruca nesta segunda-feira (22), o governador Rafael Fonteles entregou a restauração asfáltica da PI-111, no trecho entre Piracuruca e o Parque Nacional de Sete Cidades. Na oportunidade, Fonteles visitou o parque e as instalações do hotel, que está em reforma. As melhorias na rodovia fortalecem o turismo da região, que deve triplicar a visitação a partir de investimentos privados e a construção de um Centro de Visitação, chegando a 100 mil turistas ao ano.

A restauração da rodovia estadual PI-111, em um trecho de 16,4 km, foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), a partir de um investimento de R$ 4.107.478,60. A recuperação da rodovia marca um novo período do Parque Nacional, que agora possui a anuência do ICMBio na concessão do hotel para exploração turística com a iniciativa privada.

Paralelo a isso, Fonteles explica que o Governo do Estado do Piauí vai investir em um Centro de Visitação com museu, maquetes interativas e animais empalhados. "Nossa expectativa é sair de 30 mil visitantes ao ano e chegar a 100 mil. Já existem investimentos privados, como hotel, restaurante, ou seja, cada vez mais o Parque Nacional de Sete Cidades vai ser conhecido pelos piauienses, pelos nordestinos, pelos brasileiros e por todo o mundo", revela o governador.

O governador visitou também as obras do hotel, com 12 suítes, instalado dentro do Parque. Em breve, ainda no primeiro semestre de 2024, será lançado o edital para a concessão do local para que a iniciativa privada possa dar prosseguimento, com a perspectiva de que no segundo semestre o equipamento esteja operando de forma plena.

Com informações Ccom

Posts anteriores