Cidadeverde.com

Niède Guidon recebe homenagem do TCE por trabalho de preservação da Serra da Capivara

Foto: Ascom/TCE-PI

Por Breno Moreno (com informações do TCE-PI)

A arqueóloga Niède Guidon foi homenageada, nesta quinta-feira (25), pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) com o Colar do Mérito “Conselheiro Jesualdo Cavalcanti”. A entrega da condecoração foi realizada na casa da pesquisadora, em São Raimundo Nonato, município onde acontece a 6ª Jornada do Conhecimento.

A honraria à Niéde Guidon foi proposta pelo Plenário do TCE-PI no ano passado. Por conta de problemas de saúde e de mobilidade, a professora não pode receber durante solenidade realizada em Teresina. A medalha foi entregue pela conselheira Flora Izabel, representante da Corte de Contas piauiense, que destacou o reconhecimento ao trabalho da pesquisadora. 

“O estado do Piauí tem e sempre terá uma dívida eterna com a professora Niède, não só pelos grandiosos estudos acerca do processo de povoamento das Américas, mas, também, pela incansável luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara”, disse a conselheira.

Nascida no dia 12 de março de 1933 na cidade de Jaú, São Paulo, Niède Guidon é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico. A arqueóloga é conhecida mundialmente pela defesa de sua hipótese sobre o processo de povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

“Vocês me deram essa honraria, mas simplesmente fiz o meu dever. Aquilo que vim para cá fazer, e conseguimos fazer com ajuda da população local. Vendo a importância disso, que foi reconhecida pela Unesco e pelo Governo Francês, nós então conseguimos criar os dois museus, trazendo assim mais desenvolvimento para a região”, destacou a pesquisadora.

O Colar do Mérito do TCE-PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro. A honraria é concedida à personalidades em razão dos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.

Ruas ficam alagadas e carros 'ilhados' após forte chuva em São Raimundo Nonato

Foto: Redes Sociais

Por Breno Moreno

Uma chuva volumosa deixou diversas ruas alagas e carros "ilhados" em São Raimundo Nonato, nesta terça-feira (23). De acordo com relatos de populares ao Cidadeverde.com, a situação afetou principalmente o centro comercial da cidade.

Proprietário de uma farmácia, Evaristo Jose de Farias Neto relatou que a chuva começou por volta das 9h e se estendeu durante toda manhã, às 11h. Segundo o empresário, a situação é bastante comum nos períodos chuvosos. 

“Todo mundo ficou ilhado até meio-dia. Em frente a minha farmácia ficou bem alagado. É sempre assim, basta chover. Só não fica assim o ano inteiro, porque não chove o ano inteiro”, afirmou o comerciante. 

Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o perigo potencial de chuvas intensas em São Raimundo Nonato, com volume de até 50 mm/dia e ventos podendo chegar aos 60 km/h.

Devido às ruas alagadas, o movimento no comércio ficou comprometido na parte da manhã. “Afeta infelizmente as vendas, porque o acesso fica fechado e as pessoas ficam impossibilitadas de entrar. É praticamente um dia de vendas perdido”, disse Evaristo Jose.

O Cidadeverde.com tentou contato com assessoria de imprensa da Prefeitura de São Raimundo Nonato, para informações acercas de eventuais estragos causados pela chuva, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

A previsão do Inmet é que municípios do Piauí, sobretudo da região Sul, registrem chuvas volumosas com acumulados superiores a 100 milímetros até a próxima sexta-feira (26).

O Inmet leva em conta alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão para a região, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão.

Apesar disso, Evaristo Jose que as chuvas estão bastante irregulares em São Raimundo Nonato. “Bem pouca. Geralmente as chuvas começavam no mês de novembro, mas esse ano o começo está sendo tardio”, pontuou o empresário. 

Mesmo com a possibilidade de causar transtornos, o Inmet ressalta que as chuvas intensas também devem mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido, aumentando a umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.

Carga de 300kg de peixes, transportada ilegalmente, é apreendida no Piauí

Foto: Reprodução/Polícia Militar 

Por Rebeca Lima 

Uma carga de 300 kg de peixes nativos, transportada em um carro, foi apreendida na noite desta sexta-feira (19) na PI-140, em São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina).

Segundo informações da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental, a carga estava sendo transportada ilegalmente, considerando o período de defeso (piracema).

Durante a abordagem ao veículo, que estava em atitude suspeita, a condutora afirmou ter adquirido os peixes na cidade de Remanso (BA) e estava levando para Eliseu Martins (PI) para comercialização.

"No entanto, não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a origem do produto e a disposição para comercialização", informou a Polícia Militar.

Ainda de acordo com a PM, a carga apreendida foi encaminhada para o IBAMA, e foi elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra a condutora. A 1ª Companhia acrescentou também que os peixes foram doados para a população da zona rural de São Raimundo Nonato, evitando perdas.

Suspeito colide carro em cerca e polícia encontra vários sacos com maconha em São Raimundo Nonato

  • WhatsApp_Image_2024-01-14_at_18_35_10_(1).jpeg PM-PI
  • WhatsApp_Image_2024-01-14_at_18_35_11.jpeg PM-PI
  • WhatsApp_Image_2024-01-14_at_18_35_11_(1).jpeg PM-PI
  • rghtrhjtyj.jpg PM-PI
  • bdjkbwekfbe.jpg PM-PI
  • wdwnefoçp.jpg PM-PI
  • ewrgrth.jpg PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

A Polícia Militar encontrou 13 sacos de maconha em um veículo após um motorista se envolver em um acidente no domingo (14) no município de São Raimundo Nonato, a 521 km de Teresina. O motorista acabou fugindo.

O capitão Ivanaldo, da PM de São Raimundo Nonato, informou que o caso ocorreu no povoado Novo Zabelê, por volta das 12h.

“Recebi uma ligação de um popular do assentamento Novo Zabelê, informando que um carro teria chegado rápido e colidido em cerca, e que o motorista teria abandonado o veículo e fugido carregando uma saca”, informou.

Quando a equipe da PM chegou ao local, não encontrou o motorista, mas o veículo estava repleto de sacos com maconha.

“Chegando ao local se verificou que o carro possuía em seu interior 13 sacas cheias de substância análoga maconha e um tablete de similar maconha prensada. A Força Tática chegou ao local juntamente com os policiais da companhia ambiental e foram realizadas rondas e barreiras nas proximidades com o intuito de localizar o motorista, mas não foi obtido sucesso”, informou o capitão Ivanaldo.

A perícia foi acionada e toda a droga foi apreendida. A Polícia Civil vai ficar responsável pela investigação.

 

Criança de 12 anos que engravidou após estupro será submetida a aborto legal

Foto: divulgação Sesapi

Por Graciane Araújo

Uma menina de 12 anos, que engravidou após estupro em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, será submetida a aborto legal. A interrupção da gestação de 12 semanas foi autorizada pela família e é um dos casos permitidos pela legislação brasileira. 

O aborto será realizado na nova maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina. A Polícia Civil de São Raimundo Nonato informou ao Cidadeverde.com que, após a descoberta da gravidez decorrente do estupro, a vítima ficou bem fragilizada psicologicamente.

A violência sexual contra a criança ocorreu dentro da casa onde morava com a família. O suspeito é apontado como o padrasto que, até o momento, não foi localizado. 

Além da avó paterna, a criança e a família está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar e equipe multiprofissional. 

Criança de 12 anos engravida após estupro; padrasto é suspeito e está foragido

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo e Roberto Araujo

Atualizada às 19h45

A delegada Cynthia Verena, que está investigando o caso de uma criança de 12 anos que engravidou após ser vítima de estupro em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, disse nesta quinta-feira (4) que, após a polícia receber a denúncia, os familiares fugiram da casa onde moravam e ficaram cerca de quatro dias desaparecidos.

O caso foi descoberto no fim de 2023, após a própria garota contar para uma tia que estava sendo abusada sexualmente. O suspeito é apontado como o padrasto da menina, considerado foragido. A Polícia Civil informou que a criança está grávida de 12 semanas de gestação.

Segundo a delegada, a partir da denúncia registrada pela avó da criança, o Conselho Tutelar juntamente com a Polícia Militar realizou buscas na casa da família, mas ao chegar lá, não encontrou ninguém. Segundo o relato da delegada, os pais da vítima teriam visto a movimentação e teriam fugido, ficando por volta de 3 a 4 dias desaparecidos. 

Através de denúncias, o Conselho tutelar recebeu a informação que no dia 30 a mãe com as crianças estavam na casa. O Conselho Tutelar de SRN foi até o local juntamente com a polícia e encontrou a mãe e as crianças, possivelmente arrumando as roupas para fugirem novamente.

Nessa ocasião, a mãe foi encaminhada para delegacia de Polícia Civil, foi ouvida e liberada na mesma noite. Já as crianças, foram levadas para o hospital para serem examinadas. Foi comprovado o abuso e, se estabeleceu como medida de proteção às crianças, ficarem sob os cuidados da avó paterna. O caso continua sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e rede de proteção.

Investigação de assassinato está há três meses sem solução por dificuldade em obter dados de celular


Empresário Júlio César Negreiros foi morto com um tiro em setembro

 

Por Roberto Araujo

Os familiares e amigos do empresário Julio Cesar de Negreiros Cavalcante, que foi morto há três meses, em 3 de setembro de 2023 em São Raimundo Nonato, ainda esperam uma resposta sobre a motivação da morte. Ele foi morto com um tiro em um crime que ainda não está esclarecido pela polícia. 

Os indícios iniciais apontaram que a morte foi motivada por uma discussão de trânsito. Testemunhas disseram que o suspeito teria 'triscado' o carro no da vítima e iniciado um desentendimento. Ainda não se sabe se o atrito foi por conta do trânsito ou se alguma outra questão possa ter motivado o crime.

No entanto, o maior empecilho para a polícia hoje é conseguir os dados do celular da vítima. De acordo com o delegado Marcelo Barreto, a empresa Apple não tem colaborado e não repassou os dados que, para ele, são cruciais para a investigação.

"Estamos assistindo perplexos de um lado, empresas como Apple criar empecilhos, obstáculos, dilatando indevidamente as diligência no tempo, descumprindo Ordem Judicial (...) Juridicamente o que estamos buscando deles é uma postura razoável", relatou o delegado ao Cidadeverde.com

Cidadeverde.com entrou em contato com a empresa Apple, mas até o momento da publicação desta reportagem, não obteve resposta.

O delegado conta que a empresa não tem seguido a legislação nacional para disponibilizar informações solicitadas, dentre as quais, mensagens enviadas em aplicativos, ligações feitas, dentre outras. Ainda segundo ele, a empresa argumenta que não consegue extrair as informações por conta das metodologias que seguem, diferentes do que prevê a legislação brasileira.

"O pressuposto para se operar no país, ofertando o serviço, impõe adequação a atendimento de normativa interna, sendo incabível tais alegações. Há descumprimento às condições para que se opere o serviço. É uma realidade enfrentada por todas as Polícia Judiciárias nacionais (27 Unidades Federativas). Embora cada caso tenha peculiaridades e nuances técnicas diversas, algumas das quais torna-se possível se contornar por outras vias, implemento metodológicos diversos, há casos que não", disse.

De acordo com o delegado, já foram feitas diversas diligências, com diferentes prazos, mas a empresa continua sem atender aos pedidos e disponibilizar as informações requeridas. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Família ainda aguarda respostas

Para a família, a demora para a elucidação do crime tem trazido ainda mais dor e aflição. O irmão da vítima, Klerisvaldo Negreiros Cavalcante, diz que a demora faz surgir dúvidas sobre se o crime foi de fato motivado por uma briga de trânsito ou se o crime pode ter tido uma motivação prévia.

"Ele era empresário, tinha uma empresa grande, tinha uma concessão de telefonia, e tinha negócios com prefeitos da região, concorria a licitações, reforma de escola, de posto de saúde, então para a gente ficam muitas interrogações", disse ao Cidadeverde.com.

Júlio César foi morto alvejado com um disparo de arma de fogo no dia 3 de setembro quando trafegava por uma região de passagem molhada, no bairro Alto da Cruz. Ele estava em seu carro, quando outro veículo teria batido no carro. Teria havido início de uma briga entre os dois, mas não se sabe se isso efetivamente ocorreu e como aconteceu o disparo. O irmão diz suspeitar que o irmão possa ter identificado, ao descer do carro após o incidente de trânsito, uma pessoa conhecida.

"Ele nunca relatou ameaça, nunca relatou briga, o que também me deixa com pé atrás, é que o carro segue ele, e parece brigar com ele, e parece que o cara em um certo momento trisca no carro dele (...) e eu penso que essa tenha sido a cena do crime, ele desceu com a arma na mão, porque ele tinha o posse de arma, e acredito que talvez a outra pessoa pegou a arma tenha efetuado o disparo", citou.

Para o delegado Marcelo Barreto, os dados extraídos do celular são de extrema importância para o esclarecimento do crime. "[São] Dados incontestáveis, inclusive, objetivos, científicos, Não sujeito a questões subjetivas, humanas, como manipulação, fraude, mentiras", citou.

 

Base da Patrulha Maria da Penha é instalada pela PM em São Raimundo Nonato

Foto: SSP-PI

 

Foto: PC-PI

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Polícia Comunitária (CPCom), realizou, na sexta-feira (1º), a instalação da base da Patrulha Maria da Penha na cidade de São Raimundo Nonato, no sul do estado.

A ação, que faz parte da expansão do serviço para todo o Piauí, também contou com a entrega de uma viatura lilás para o policiamento especializado, além de pick-ups e motocicletas para municípios da região.

“Estamos descentralizando esse serviço importante, fundamental para a proteção das mulheres. Estamos aqui entregando a viatura e implantando o serviço para São Raimundo Nonato e região”, destaca o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes.

O Piauí já conta com bases da Patrulha Maria da Penha nas cidades Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba, além de Teresina. O objetivo, com o último curso que capacitou mais de 100 policiais, é levar a patrulha para todos os batalhões do estado.

De acordo com a major Leoneide, comandante da Patrulha Maria da Penha, a base de São Raimundo contará com um efetivo de nove policiais devidamente capacitados para as ocorrências de violência doméstica e fiscalização de medidas protetivas de urgência.

“Aqui são nove policiais devidamente capacitados e preparados para as ocorrências de violência doméstica e o acompanhamento das medidas protetivas de urgência. Hoje a viatura lilás se faz presente para a sociedade de São Raimundo Nonato, trazendo mais qualidade no serviço a ser prestado”, completa a major.

A coronel Elza Rodrigues, comandante do Comando de Policiamento Comunitário, destaca que o serviço presta um atendimento humanizado e falou da importância da denúncia, para acabar com o ciclo de violência.

“Esse atendimento será humanitário, onde vamos acolher quem fez a denúncia de violência. Sendo assim, é importante que toda mulher se encoraje para que tenha sua vida preservada. O importante é salvar vidas”, finaliza a coronel.

Problema de filtragem afeta abastecimento de água na região de São Raimundo Nonato

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Agespisa emitiu nesta terça-feira (07) um comunicado informando que a falta de água em parte de São Raimundo Nonato e região ocorre por problemas no setor de filtragem da Estação de Tratamento do sistema do Garrincho.

A empresa destacou que está utilizando um químico especializado para solucionar a situação. Além de São Raimundo Nonato, as outras cidades atingidas são Bonfim do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca.

A Agespisa comunicou também que no sistema Serra Branca, dois poços estão paralisados devido à perda de vazão e problemas em uma bomba por possível alteração de corrente elétrica. A empresa pontuou que o problema deve ser resolvido até o final desta semana.

O sistema atende Nova Jerusalém, Novo Zabelê, Baixão do Guiomar, Baixão dos Diógenes, Sol Nascente, Portelinha e parte dos bairros Santa Luzia, Vermelho, Cipó e Alto do Cruzeiro.

 

Da Redação 

Polícia cumpre 16 mandados contra dez alvos durante operação em São Raimundo Nonato

  • srn_4.jpg Ascom/SSP-PI
  • srn_3.jpg Ascom/SSP-PI
  • srn_2.jpg Ascom/SSP-PI
  • srn_1.jpg Ascom/SSP-PI

Por Rebeca Lima

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) uma operação para combater organizações criminosas e o tráfico de drogas no município de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina). Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão atrelados a dez alvos investigados na ação.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a operação, denominada ‘Mudança’, é uma ação de repressão qualificada ao crime após o registro de dois homicídios na região em menos de 15 dias.

Veja também

“Sua nomenclatura, Operação Mudança, faz alusão à inauguração de uma nova mentalidade em termos de Segurança Pública, implementada no Estado do Piauí, com maior integração entre as forças estaduais”, destacou a SSP-PI em nota.

Na operação, que foi inédita na região de divisa no Sul do Piauí,  atuaram a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), a Diretoria de Polícia do Interior (DPI), a Delegacia Seccional de São Raimundo Nonato (1ªDP-SRN, 2ªDP-SRN, DEAM-SRN e DP-SJ), Delegacia Seccional de Paulistana e suas Unidades integrantes (em especial a DP-Paulistana e DP-Jaicós), Delegacia Seccional de Picos e suas Unidades vinculadas (sobremaneira a DFHT-Picos, DEPATRI-Picos e o NOC-Picos), BOPE, BP-Choque, BP-RONE, BEPI, NOC-THE, BOPAER e o 11° Batalhão de Polícia Militar e suas Unidades integrantes (em especial a Cia. de Caracol/PI, Força Tática e GPMs, com o efetivo de 80 servidores, além de viaturas e helicópteros.

Posts anteriores