Cidadeverde.com

Instituições montam força-tarefa para conter incêndio próximo ao Parque Serra da Capivara

 

Atualizada às 10h10

O incêndio que iniciou desde a tarde de ontem (7) no município de São Raimundo Nonato, nos arredores do Parque Nacional Serra da Capivara, preocupa as autoridades mesmo com alguns focos controlados.

A alta temperatura e os ventos atrapalham o trabalho dos brigadistas.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, André Landim, informou na manhã de hoje que o incêndio em direção ao parque nacional foi controlado, mas está sendo monitorado.

O fogo teve início próximo ao assentamento Serra dos Guingos, onde moram cerca de 112 famílias. 

“Essa região em direção ao Parque o fogo foi controlado, mas está sendo monitorada devido os focos de incêndios”, disse.

O fogo segue em direção a PI-140 na saída para Canto do Buriti e na BR-020.

 

Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato

,

Segundo o secretário, os incêndios ocorrem devido as queimadas para as limpezas das roças. “É preciso que as famílias busquem orientações nesse período sobre as queimadas a Secretaria de Meio Ambiente e ao ICMbio”, disse o secretário.

Participam da força-tarefa de combate ao incêndio em São Raimundo Nonato, a Prefeitura da cidade, ICMBio com os 22 brigadistas e Esaero ajudando com caminhão carro-pipa, a Fundham (Museu do Homem Americano) e OAB. Na manhã de hoje, uma equipe dos Bombeiros de Floriano chegou para reforçar o trabalho. 

Atualizada às 8h

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área conhecida como Serra dos Gringos, no município de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. As chamas se espalham rápido na região, que fica distante cerca de 8 km do Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado patrimônio da humanidade. 

As chamas também se aproximam de uma vila de moradores que trabalham na Fundação Museu do Homem Americano. Pelo menos duas casas já foram atingidas e as famílias tiveram que deixar o local. 

Para conter o fogo, uma força tarefa foi montada no início da tarde ontem (07), com a participação de brigadistas do PrevFogo e da secretaria municipal de Meio Ambiente. Caminhões pipa também dão apoio no combate ao fogo, que entrou pela madrugada.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Raimundo Nonato disse que está tomando as medidas necessárias  para o controle do fogo que assola a região.  Ainda de acordo com a nota, as secretarias do município prestar atendimento às famílias atingidas pelo desastre.

Apesar de ter mais de 40 mil habitantes e abrigar um patrimônio da humanidade, São Raimundo Nonato não possui um quartel do Corpo de Bombeiros. A presença da corporação foi solicitada para ajudar os brigadistas no controle do incêndio. 

 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Pai, mãe e 3 filhos morrem em grave acidente no sul do Piauí

Foto: Redes sociais/Reprodução 

Atualizadas às 10:00 

O sepultamento da família que morreu após um grave acidente nesse domingo (15) envolvendo um carro e uma carreta, na PI-140, município de São Raimundo Nonato, está programado para esta segunda-feira (16), segundo informou a Prefeitura do município. No acidente, pai, mãe e três filhos vieram a óbito. 

A Unidade Escolar Deputado Edson Dias Ferreira, local onde as crianças estudavam, também suspendeu nesta segunda (16) as atividades da instituição. 

Em nota, a Prefeitura de São Raimundo Nonato manifestou luto e solidariedade com amigos e familiares das vítimas.

O acidente 

Um grave acidente envolvendo dois carros de passeio e uma carreta terminou com a morte de um casal e três filhos no final da tarde deste domingo (15) na PI-140, em São Raimundo Nonato, sul do Piauí. 

As vítima foram identificadas como Marcílio Ribeiro Costa (Pai), Maria Betânia Alves Silva Costa(Mãe) e os filhos Thayná da Silva Costa, Glauber da Silva Costa e Ketlen da Silva Costa.  

De acordo com informações do 11º Batalhão da Polícia Militar, o carro em que a família estava acabou colidindo frontalmente com a carreta que vinha no sentido contrário da pista. As causas ainda são desconhecidas.

Ainda de acordo com a PM, o motorista do caminhão se evadiu do local após a colisão.

Por causa do acidente, o trecho da via precisou ficar interditado por algumas horas, durante o trabalho da perícia. 

A prefeitura de São Raimundo Nonato emitiu nota de pesar lamentando o falecimento da família envolvida no acidente. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com amigos e familiares”, diz um trecho da nota. 

Nas redes sociais, amigos e parentes também lamentaram o falecimento do casal e dos três filhos. 

 

 


Natanael Souza e Rebeca Lima
[email protected]

Cantor de forró morre após sofrer descarga elétrica no sul do Piauí

Foto: Reprodução/Instagram 

O cantor Waldir Santos Assis, integrante da banda de forró Novo Skema, morreu nesta quinta-feira (05) após sofrer uma descarga elétrica em São Raimundo Nonato, distante cerca de 522 quilômetros ao sul de Teresina.

O Cidadeverde.com apurou que o incidente ocorreu em um povoado na zona rural do município, no momento em que o artista manuseava a bomba de um poço tubular.  

A morte de Waldir gerou forte comoção entre os moradores de São Raimundo Nonato e  cidades vizinhas. 

A prefeitura do município emitiu nota de pesar e manifestou solidariedade aos amigos e familiares. "Fazia a alegria da população em shows por São Raimundo Nonato e região, conhecido carinhosamente como DI", diz um trecho da nota.
 
A banda Novo Skema também se manifestou sobre o falecimento em suas redes sociais. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Pastora de 35 anos morre após complicações da covid-19

Foto: Redes sociais

A pastora evangélica Carla Íris Ramos, de 35 anos, da Igreja das Nações de São Raimundo Nonato, morreu na noite do domingo (25) após complicações ocasionadas pela covid-19. Ela estava internada há cerca de um mês na maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. 

A pastora, que estava grávida, contraiu covid-19 e chegou a ser internada em um hospital de São Raimundo Nonato. Após apresentar uma piora no quadro, ela precisou ser transferida para Teresina, onde acabou passando por um parto prematuro. O bebê passa bem e já recebeu alta. 

Após passar semanas internada, Carla Íris acabou não resistindo às complicações ocasionadas pela covid-19


Por meio de nota publicada nas redes sociais, a prefeitura de São Raimundo Nonato lamentou o falecimento da pastora. "Nesse momento de dor pedimos a Deus que conforte o coração dos amigos e familiares de Carla Íris", diz um trecho da nota.

Ainda nas redes sociais, amigos e membros da igreja que Carla Íris liderava lamentaram o falecimento  e destacaram o trabalho realizado por ela nos últimos anos. 

O corpo da pastora foi sepultado nesta segunda-feira(26), em São Raimundo Nonato. 

 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder) se manifestou por meio de nota: 


A paciente Carla Iris Ramos deu entrada na Maternidade dona Evangelina Rosa, proveniente de São Raimundo Nonato, no dia 30/06 ,já estado grave, 50% do pulmão comprometido e com uso de ventilação mecânica. Ficou na Unidade de Terapia Intensiva ( UTI) Covid desta unidade hospitalar.

No dia 1° de julho foi feita a cesárea. Recém nascido  foi à UTI neonatal, mas evoluiu e já teve alta hospitalar.

A paciente, mesmo sem ter mais a infecção, não resistiu veio às óbito no último domingo (25) devido às severas complicações da Covid-19.

A Mder se solidariza com familiares, amigos (a) e conterrâneos ( as) da paciente.

 

Natanael Souza
[email protected] 

São Raimundo Nonato conclui 1ª fase do Programa Nacional de Imunização

Fotos:PrefeituraSãoRaimundoNonato

A Prefeitura de São Raimundo Nonato, distante 523 Km de Teresina,  informou, nesta segunda-feira (7), que concluiu a 1ª fase da vacinação contra a Covid-19 do público-alvo definido pelo Programa Nacional de Imunização- PNI.

Com população de 34.877 habitantes, São Raimundo Nonato é a primeira cidade no Piauí a alcançar a marca. Os grupos prioritários vacinados foram: trabalhadores de saúde, pessoas de 90 anos ou mais, pessoas de 85 a 89 anos, pessoas de 80 a 84 anos, pessoas de 75 a 79 anos, povos e comunidades tradicionais quilombolas, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos, pessoas de 60 a 64 anos, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, trabalhadores da educação do ensino básico e ensino superior, forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores de transporte aéreo, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

São Raimundo Nonato contabiliza que 10.167 pessoas receberam a primeira dose de imunizantes contra a Covid-19, o que corresponde a porcentagem de 29,29%. As doses aplicas D1+D2 somam um total de 12.886. Os imunizantes administrados foi da AstraZeneca/Fiocruz , CoronaVac/Butantan e Pfizer/BioNTech.

De acordo com a coordenadora de Imunização de  São Raimundo Nonato, Vallérya Castro, a marca foi alcançada devido à logística adotada na cidade, com instalação de pontos de drive- trhu. O município  também foi o primeiro do Piauí a vacinar trabalhadores da educação.

“Além disso todas as nossas equipes estão à disposição para que essa logística seja ágil e a entrega das vacinas chegue de forma eficaz e segura nos braços do povo”, disse.

Aguardando a chegada de mais doses no município, a secretaria municipal de Saúde informou que vai iniciar a vacinação da população em geral, de 18 a 59 anos. “Estamos preparados para alinhar a logística estratégica e seguir avançando na vacinação  para o público de 18 a 59 anos”, pontuou o secretário de Saúde, Jussival Júnior.   

 

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Preso homem que matou namorada a tiro em bordel em São Raimundo Nonato

Maria Isamara, vítima de feminicídio/ foto: Polícia Civil

As Polícias Militar e Civil prenderam ontem (2) Jefferson da Silva Oliveira, que estava foragido, e é suspeito de assassinar a namorada em uma casa de prostituição no centro de São Raimundo Nonato.

Maria Isamara de Sousa Gomes foi morta com um tiro no rosto no dia 24 de maio.

A delegada Cinthya Verena, da Delegacia da Mulher de São Raimundo Nonato, informou que Jefferson da Silva Oliveira teve um “breve relacionamento” com Maria Isamara e os dois estavam morando no bordel. De acordo com a delegada, Maria Isamara era garota de programa e estava vivendo com ele na casa de prostituição. 

“Ainda não sabemos a motivação do feminicídio. Ela acordou foi tomar café e ao retornar para o quarto ele atirou nela. Há testemunhas”, disse a delegada.

Ao atirar na namorada, Jefferson roubou uma moto e fugiu. Ontem, ele foi encontrado em Cristiano Castro numa casa de shows.

A delegada informou que Jefferson da Silva Oliveira responde por vários crimes como roubo, estupro de vulnerável e lesão corporal. Ele saiu do sistema prisional há três meses e estava tendo o relacionamento com Maria Isamara. 

Hoje, a Polícia vai pegar o depoimento do preso e encaminha-lo para um presídio.

A prisão, segundo a delegada, é uma resposta para as pessoas que achavam que por ser uma garota de programa a polícia não iria atrás.

“Toda mulher merece respeito e agora ele está preso e vai responder pelo crime”, disse Cinthya Verena. 

Preso Jefferson da Silva Oliveira/ foto: Polícia Civil

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Hospital de São Raimundo Nonato realiza primeira cirurgia por vídeo

Recebeu alta nesta sexta-feira (28) a paciente que passou por cirurgia laparoscópica no Hospital Regional Senador José Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato. O procedimento de colecistomia, retirada da vesícula biliar, foi realizado pela primeira vez na unidade, na última quinta-feira (27). A novidade proporcionará o aumento da cobertura de cirurgias para a população usuária de 20 municípios da região da Serra da Capivara, além de Canto do Buriti, Brejo e Tamboril, a unidade também recebe demanda de  três municípios da Bahia, totalizando 26 municípios com média de 200 mil habitantes.

A diretora da unidade de saúde, Nilvânia Nascimento, explica que o equipamento permite que sejam feitas apenas quatro pequenas incisões, de apenas um centímetro de diâmetro, por onde passam a microcâmera e as pinças, assim, os riscos de complicações para o paciente são muito menores. “É um avanço muito importante para a saúde da região, onde os maiores beneficiados serão os nossos pacientes. Todos os nossos profissionais estão vibrando de alegria”, destacou ela.

A unidade de saúde realiza uma média de 14 mil atendimentos mensais e Internações Hospital/UPA 460 mês, além de realizar 60 cirurgias gerais, 45 procedimentos cirúrgicos ortopédicos, 45 partos normais e 85 cesarianas, mensal, número reduzido por conta da pandemia.

A videolaparoscopia é uma técnica que pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento, sendo esta última modalidade denominada videolaparoscopia cirúrgica. Por se tratar de um procedimento menos invasivo, sem cortes, o tempo de ocupação do leito diminui e a recuperação é mais rápida. O secretário de saúde explica que as cirurgias fazem parte do início do processo de implantação do serviço.

 “Vamos estabelecer uma agenda de procedimentos por vídeo, e de qualificação das equipes, para que a população dos municípios que fazem parte da região da Serra da Capivara tenha acesso a este serviço”, pontuou Florentino Neto. Segundo ele, a torre de laparoscopia também está disponível em outros hospitais do interior.

Ao todo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde , já distribuiu 17 torres de videolaparoscopia  para hospitais que compõem a rede estadual de saúde. Entre as unidades contempladas estão o Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Policia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella; Hospital de Luzilândia; Hospital de Esperantina, Hospital de Parnaíba; Hospital de Barras, Hospital de Campo Maior, Hospital de  Piripiri, Hospital de Floriano; Hospital de Oeiras Hospital de Picos, Hospital de Bom Jesus e agora o Hospital de São Raimundo Nonato. 

“Essa é uma cirurgia minimamente invasiva e agora também iremos garantir o equipamento para nossas unidades de Valença e Corrente”, anuncia Florentino. Esse trabalho, segundo ele, garante a universalização da cirurgia por videolaparoscopia no nosso estado, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados a toda a população piauiense.

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz passou por uma adequação recente no setor de urgência e emergência, com a finalidade de melhorar o atendimento e trazer acessibilidade para quem precisa dos serviços. “A exemplo de outros hospitais, a unidade de saúde de São Raimundo Nonato tem recebido investimentos em equipamentos por parte da Secretaria de Estado da Saúde, destaca o secretário de saúde, Florentino Neto.

 

[email protected]

São Raimundo Nonato é o 1º município do Piauí a vacinar professores contra a Covid

Foto:Divulgação

São Raimundo Nonato é o primeiro município do Piauí a vacinar trabalhadores da Educação contra a Covid-19. A vacinação iniciou neste fim de semana e já imunizou mais de mil pessoas do público-alvo com a vacina da Astrazeneca.

O secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior, afirma que todos os trabalhadores ativos da educação, do ensino básico ao superior, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. Entre eles professores, vigias, copeiras, todos que fazem parte do ambiente escolar. A faixa etária definida foi a partir dos 18 anos.

“É um dia histórico. Foram vacinados trabalhadores da educação  de escolas estaduais, privadas, nível superior e profissionalizantes. O município já concluiu todos os outros grupos prioritários e avaçou a vacinação para os trabalhadores da educação. O último concluído foi de pessoas  com Comorbidades e Pessoa com deficiência. O município se organizou e realizou a imunização”, afirma. 

A professora Patrícia Costa recebeu a primeira dose do imunizante e disse que a vacinação “é um reconhecimento”. O município de São Raimundo Nonato já aplicou 9.399 doses dos imunizantes contra a Covid.

Apesar dos trabalhadores da educação estarem incluídos no grupo prioritário, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não recomendou a vacinação deste público aos municípios. Por causa das doses insuficientes dos imunizantes, após a conclusão da vacina para idosos, a recomendação da pasta é a imunização de pessoas com comorbidades e deficiências. 

As campanhas têm como referência o Programa Nacional de Imunização e a vacinação dos professores depende da quantidade de doses que o Estado receberá nas próximas semanas.

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Vazamento em adutora deixa sete cidades do Sul do Piauí sem água

Um vazamento registrado na Adutora do Garrincho, instalada em São Raimundo Nonato,  está provocando desabastecimento de água em cidades do Sul do Piauí. 

Pelo menos há dois dias os municípios de Dirceu Arcoverde, São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Braz do Piauí, Coronel José Dias, além dos povoados Minador e Baixão dos Santos, em Anísio de Abreu sofrem com o desabastecimento.

Inicialmente houve um vazamento na bomba da Adutora e quando os técnicos locais da Agespisa foram consertar, houve um outro problema. Devido à complexidade, os equipamentos necessários para a intervenção foram encaminhados somente na tarde desta quinta-feira (20) de Teresina a São Raimundo Nonato

Equipamentos para conserto foram enviados nesta quinta. Foto:Agespisa

Por causa do atraso, ainda não há prazo para os reparos serem concluídos. A expectativa é que seja até amanhã (21). 

A Agespisa informa, ainda, que o trabalho é feito em caráter de urgência e reclamações podem ser feitas por meio da Ouvidoria- 0800 086 8888.

Veja nota da Agepisa

A Agespisa informa que a retomada do abastecimento de água nas cidades atendidas pela Adutora do Garrincho foi adiada em razão de incidente ocorrido no sistema de captação.

A equipe de técnicos da Agespisa está trabalhando em caráter de urgência para solucionar o problema. No momento, ainda não é possível definir previsão para o restabelecimento do serviço.

As cidades atingidas são Dirceu Arcoverde, São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Braz do Piauí, Coronel José Dias, além dos povoados Minador e Baixão dos Santos, em Anísio de Abreu.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Autoridades discutem implantação de hemodiálise em São Raimundo Nonato

Foto: Ccom

Em reunião, nesta terça-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu junto com parlamentares do território da Serra da Capivara e pacientes renais crônicos, a implantação de um centro de hemodiálise na cidade de São Raimundo Nonato.

Para possibilitar a instalação desse tratamento na cidade, a Sesapi precisou fazer um estudo para avaliar a qualidade da água da região, o que é de suma importância para a implantação de equipamentos de hemodiálise.

“Devido à necessidade de ter uma água de qualidade para estes pacientes, a secretaria realizou este estudo e constatou que houve melhorias neste elemento, o que nos possibilitou a realização de hemodiálise no hospital regional da cidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos de hemodiálise é primordial para a segurança do paciente. Isso porque alguns compostos, como alumínio e flúor, além de toxinas geradas por bactérias (as endotoxinas), se presentes na água, podem debilitar o estado de saúde do paciente.

Para a implementação do tratamento dos pacientes renais, que necessitam de terapia substitutiva, a Sesapi abriu um procedimento para que as empresas interessadas possam se habilitar.

“Aquela empresa que obtiver todas as condições para a prestação do serviço, será credenciada e habilitada pela secretária. Nosso intuito é que esse processo seja finalizado o mais breve possível”, destaca o gestor.

Após os estudos sobre a qualidade da água, a Secretaria de Estado da Saúde implantou o serviço de hemodiálise para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que atende a toda população do território.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores