Cidadeverde.com

Com PPP, hotel Serra da Capivara reabre e homenageia Niède Guidon

  • 1.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 2.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 3.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 4.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 5.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 6.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 7.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 8.jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_18_30_(2).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_19_04.jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_19_40.jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(1).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(2).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(3).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(4).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(5).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(6).jpeg Reprodução/ Ascom

Por Yala Sena 

Atualizada às 18h57

Construído há mais de 30 anos, o Hotel Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, reabre suas portas nesta sexta-feira (19) após Parceria Público-Privado (PPP) entre o governo do estado e grupo empresarial. 

O Hotel Serra da Capivara, que foi inaugurado em 1992, era gerido pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) em parceria com Governo do Estado, entrou em crise financeira e encerrou as atividades. O hotel chegou a ser referência na região, era um dos mais procurados, e tem uma estrutura diferenciada. Com a revitalização, após a PPP, o empreendimento retoma as atividades para atender à demanda turística da região.

Originalmente idealizado na década de 70,  o local passou por um meticuloso processo de Retrofit, unindo modernidade e materiais de qualidade com a preservação de suas características originais. A estrutura térrea e o telhado exposto foram mantidos, enquanto elementos naturais e obras de arte de artesãos da região foram cuidadosamente incorporados à decoração, fortalecendo a conexão com a cultura local.

No total, são 50 suítes com estacionamento, além de brinquedoteca, academia, piscina, bar da piscina, auditório climatizado para 100 pessoas e um restaurante liderado por um chef dedicado à culinária local.

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Anne Marie Pessis, disse que a reabertura do hotel é importante para atrair o turista e que o projeto inicial é da arqueóloga Niède Guidon.

“É um momento muito importante, uma coisa fantástica que vai ajudar muito o turismo. Estamos todos da Fundham contente”, disse Anne Marie Pessis.

Para a chefe do Parque Serra da Capivara, Marian Rodrigues, é dia de celebração já que o investimento vai ajudar na atração de visitantes.

 “O turismo vem crescendo a cada ano e precisa ter essa infraestrutura para receber bem. O hotel está repaginado com mais conforto e ajudará a impulsionar o turismo”.

A arquiteta Dyessica Morais destacou que o projeto preservou a estrutura antiga e fez adaptações para as necessidades atuais usando a técnica da retrofit. 

"Temos uma foto da Niède Guidon colocada na recepção para dizer que respeitamos a história desse lugar. Quando chegamos aqui percebemos que estava faltando o hotel reviver aquela alma do local. Então fizemos um projeto contemporâneo que é juntar o rústico com o moderno usando artesãos, pintores, artistas, locais. A gente sabia que as pessoas tinham um carinho muito grande por esse hotel" disse Dyessica Morais, que juntamente com duas arquitetas trabalharam na revitalização do projeto.

Foto: Yala Sena/ Cidadeverde.com

Artistas como Júnior Mesquita, Zé Antônio, artesão como Jucivaldo Dias e o fotógrafo André Pessoa têm trabalho exposto no hotel.

A PPP é para uma gestão de 25 anos. Foram investidos cerca de R$ 12,5 milhões. James Andrade, um dos sócios do hotel, informou que, a partir de segunda-feira, o local já está disponível para os turistas. O empresário ressaltou também que o novo projeto buscou fortalecer ainda mais a relação afetiva com a região. A inauguração acontece nesta sexta-feira (19) com a presença do governador, Rafael Fonteles, deputados estaduais e federais, representantes da FUMDHAM e do Parque Nacional Serra da Capivara. 

"O turista terá aqui a oportunidade, desde o check-in, perceber toda a essência da região da Serra da Capivara, prestigiando o artista local, e a gente resolveu criar, dentro do conceito, um hotel que seja uma galeria de arte, que possibilite o encontro de pessoas" disse James Andrade. 

Os visitantes poderão adquirir trabalhos de artistas locais. De acordo com James, o turista que visita São Raimundo Nonato é qualificado. 

"São acadêmicos que têm interesse em assuntos de Arqueologia, Antropologia, existe uma experiência europeia dentro desse grupo de turistas, além da visitação de escolas de Terezinha, Recife, Salvador e São Paulo" reintera.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais