Cidadeverde.com

Morre Nêgo Bispo, pensador, escritor e ativista social quilombola piauiense, aos 63 anos

Foto arquivo pesoal

Por Roberto Araujo e Yala Sena

Morreu neste domingo (3), aos 63 anos, o escritor, pensador, professor, ativista social quilombola piauiense Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo. Ele desmaiou em uma área de lazer na comunidade quilombola Saco Cortume, em São João do Piauí, foi levado ao hospital regional do município, mas não resistiu e faleceu. A morte foi causada por uma convulsão seguida por parada cardíaca.

De acordo com amigos da Comunidade Quilombola Saco Curtume, Nego Bispo enfrentava diabetes e, há alguns dias, estava com a saúde debilitada.

Nêgo Bispo é reconhecido como um dos principais pensadores do tema comunidades tradicionais do Brasil, autor de livros, artigos e textos que refletem sobre a resistência negra quilombola, a relação do humano com a natureza, a sabedoria dos povos tradicionais, a defesa do direito à terra pelas comunidades tradicionais, dentre outros.

Lacuna irreparável

A superintendente da Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar, disse que a morte de Nêgo Bispo representa uma perda irreparável para as comunidades e o movimento intelectual negro.

“Sua partida deixa uma lacuna irreparável, é uma dor e uma perda para o movimento intelectual negro. Foi ele que rompeu como uma voz nacional. Perdemos a Suely e agora Nêgo Bispo. Não temos dimensão essas perdas, muita dor para quem convive com ele e para a juventude quilombola. Era um lavrador da palavra, como ele mesmo dizia”.  

Relembre: Nêgo Bispo em entrevista sobre consciência negra: "é uma luta diária"

"Relator de saberes": quem era Nêgo Bispo

Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, nasceu em 10 de dezembro de 1959 no então povoado Papagaio, atualmente município de Francinópolis. Lavrador, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francinópolis e diretor da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Piauí (Fetag). 

Nêgo Bispo contava que fez parte da primeira geração da família a ter acesso à alfabetização, e que foi incentivado a ir para a escola por conta da necessidade de que alguém pudesse escrever cartas e zelar pela contabilidade da comunidade. Foi quando começou a ter gosto pela escrita poética. 

Tendo, por formação formação, o ensino fundamental completo, se tornou uma referência como pensador na defesa dos direitos das comunidades quilombolas, no acesso à terra, na relação do humano com a natureza, dentre outros.

Estava como membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ)

Escreveu os livros “Quilombo, Modos e Significados” e “Colonização Quilombos: Modos e Significados”, além de vários outros artigos, também dirigiu o filme-documentário “O Jucá da Volta”, em parceria com o IPHAN.

A vereadora Adriana de Castro, que está no hospital acompanhando a família, disse que a cidade e a comunidade estão consternadas com a morte de Bispo.

“É uma consternação nacional, estamos recebendo mensagens de pesar de todo o Brasil do movimento social, políticos, do movimento negro. Bispo lançou seu livro “A terra dá, a terra quer” e viajava o País fazendo palestras e dialogando com o movimento quilombola”. 

Pediu para ser sepultado debaixo do pé de angico

Adriana informou que um desejo dele antes de morrer era ser sepultado debaixo do pé de angico que fica na comunidade Saco Curtume, que ajudou a construir. Ela disse que busca as autoridades para realizar seu desejo.   

Velório acontecerá em sua residência na Comunidade Saco Curtume. Sepultamento acontece nesta segunda-feira(4)  a partir das 17h. 

Pesar da ministra Anielle Franco

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou sua rede social e lamentou a morte de Bispo.

“Eu vou falar de nós ganhando, por que pra falar de nós perdendo eles já falam. Um dos maiores pensadores da nossa época ancestralizou. Nego Bispo fez a passagem e deixou aqui um legado enorme para o pensamento negro brasileiro. Um abraço a toda sua família e amigos”.

 

 

 

 

 

São João do Piauí conquista Selo A na Certificação Ambiental

Com diversas ações de preservação do Meio Ambiente, São João do Piauí conquista a mais alta classificação do Selo Ambiental do Governo do Estado: Selo A. O resultado foi divulgado hoje(31) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(SEMARH/PI).

Todo o processo de inscrição e desenvolvimento de projetos e atividades(preventivas, educativas e de sensibilização) foram realizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre as ações reconhecidas, estão:

- destinação correta dos resíduos sólidos dos serviços de saúde do município;
- educação ambiental
- incentivo ao reflorestamento de áreas degradadas e de matas ciliares;
- criação e capacitação da brigada de prevenção e combate aos incêndios;
Dentre outras ações. 

Nos anos anteriores, São João do Piauí conquistou o Selo B.

Gestão de Ednei Amorim é aprovada por mais de 84% da população

Foto: Ascom

A gestão do prefeito Ednei Amorim é aprovada por 84,7% e também reconhecida como ótima e boa(68%) pela população de São João do Piauí. Estes foram alguns dos resultados divulgados hoje(19) pela pesquisa de opinião pública contratada pela Rádio Alvorada.

A população avalia a gestão com conceito Ótimo/Bom superior a 40% em todas as áreas da administração municipal: 

- Iluminação - 77,1%
- Praças e parques - 72,9%
- Educação - 72,7%
- Limpeza - 70,2%
- Postos de saúde - 63,5%
-Esportes e lazer - 61,1%
- Atividades culturais - 53,8%
- Calçamento - 49,5%
- Assistência social - 49,2%
- Estradas - 48,2%
- Apoio ao homem do campo - 40,2%

Estes dados refletem o sentimento de morar em São João do Piauí: 94,89% dos entrevistados têm satisfação em morar na cidade.

A pesquisa apresenta ainda a corrida eleitoral, em cenários com diversos candidatos.

Em uma das perguntas, o eleitor indica espontaneamente em quem votaria se a eleição fosse hoje. O prefeito Ednei aparece com mais de 50% das intenções de votos. 

- Ednei - 50,67%
- Não sabe/não respondeu - 35,33%
- Soma de nove nomes - 10,44%
- Nenhum/Branco/Nulo - 3,56%

Em quatro simulações, o prefeito Ednei Amorim sairia vitorioso em todos os cenários, com índice que oscila entre cerca de 60 a 70% das intenções de votos:

- Cenário 1 - 63,11% 
- Cenário 2 - 68,22%
- Cenário 3 - 70,67%
- Cenário 4 - 59,56%

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinar, entre os dias 14 a 16 de julho. Foram entrevistadas 450 pessoas, da zona urbana e rural. A margem de erro é de 4,62%.


Da Redação
[email protected]

São João do Piauí espera receber turistas durante festejos juninos

Os festejos de São João do Piauí (a 460 km Teresina) vão contar com mais de 30 atrações. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o prefeito do município, Ednei Amorim, destacou que a estrutura já está montada para o evento, que acontece entre os dias 15 e 24 de junho, e é considerado uma das maiores festividades juninas do Piauí. 

"A gente está preparado há meses para essa grande festa. É uma festa regional, um dos maiores festejos do Piauí e do Nordeste. Isso nos alegra em saber que a perspectiva é excelente", disse o prefeito.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A programação do evento conta com atrações nacionais, como Toca do Vale, Forrozão Tropykalia e  Caviar com Rapadura. 

Além das bandas, o prefeito Ednei Amorim destaca que os pontos turísticos e a culinária também vão atrair turistas para São João do Piauí durante os dias do festejo. 

"É uma cidade que está sendo preparadas para ser uma das maiores cidades turísticas do Piauí. São João do Piauí está apta a receber os turistas", reforçou. 


Da Redação
[email protected]  

Município de São João do Piauí avança na automatização da REDESIM

Ficou ainda mais fácil saber sobre a viabilidade para inscrição, alteração ou baixa de empresas em São João do Piauí. A Secretaria Municipal de Finanças, através do Departamento de Tributação e Receita, responsável pela análise desses pedidos, avançou ainda mais na automatização e implantou neste mês, em parceria com o Sebrae e com a JUCEPI, novas regras para tornar mais ágil as respostas e trazer facilidade para o empreendedor. Do total das atividades, apenas 43% serão analisadas manualmente, desburocratizando a vida do contribuinte. 

A Consulta Prévia é o passo inicial obrigatório para qualquer pedido de inscrição, alteração ou baixa de empresas, através do sistema de integração Redesim. Anteriormente era estimada a média de tempo da abertura de empresas em até 48h, mas geralmente em 24h o setor responsável realizava a análise. Após a modernização do sistema, a resposta de aprovação é imediata para aquelas que se encaixam na nova fase. 

De agora em diante, serão automatizadas as análises de zoneamento dos imóveis e de atividades permitidas ou não em determinadas zonas, bem como orientações automáticas ao contribuinte de acordo com a zona/atividades envolvidas no pedido reduzindo o tempo de análise das viabilidades que precisarem da análise manual. 

Os contribuintes que possuírem dúvidas sobre as viabilidades e consultas prévias podem entrar em contato exclusivamente pelo telefone do setor responsável (89) 3483-2306

Da Redação

PROCON Itinerante oferece atendimento em São João do Piauí e São Raimundo Nonato

As cidades de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, no sul do Estado, receberam ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Itinerante, projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Durante o evento, foram oferecidas informações à população sobre os direitos e deveres dos consumidores.

Os atendimentos em São João do Piauí se iniciaram no dia 30 de novembro e seguem até 2 de dezembro, das 8h às 15h. Para receber orientações e tirar dúvidas, o público pode se dirigir à Praça Honório Santos, no Centro da cidade, onde pode apresentar ainda reclamações e dúvidas acerca de temas como água, energia, banco, cartão de crédito, entre outros. A Ouvidoria do MPPI também está presente.

Já em São Raimundo Nonato, o Procon Itinerante esteve presente nos dias 28 e 29 de novembro, na Praça Francisco Antônio da Silva. Na ocasião, foi realizado atendimento ao público para cadastro de reclamações pelo Procon e pela Ouvidoria do MPPI.

Ciclo de palestras

Em São João do Piauí, os servidores do Procon/MPPI também realizaram ciclo de palestras. Nessa quarta-feira (30), foi ministrada palestra por Sheyla Albuquerque, com o tema “Empréstimos consignados”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Piauí.

Nessa quinta-feira (1), o ciclo teve continuidade com a palestra “Defesa do Consumidor e Plataformas de Resolução de Conflitos”, apresentada por Edivar Carvalho, às 9h, e com outra sobre empréstimos consignados, ministrada por Sheyla Albuquerque, às 19h na Unidade Escolar Liberalina Paes Landim.

Procon Municipal

Um acordo de cooperação técnica entre o Procon/MPPI e a Prefeitura de São João do Piauí formalizou a criação de um Procon Municipal. A medida ratifica esforços de proteção e defesa do consumidor no âmbito do município. Para viabilizar a instalação do órgão, o Procon/MPPI doará mobiliário e equipamentos obtidos com recursos do Fundo de Proteção e Defesa do Consumidor, além de promover treinamento para os servidores.

Da Redação

Juiz determina que Câmara vote projeto sobre saneamento básico

O juiz de Direito da Vara Única da Comarca de São João do Piauí, Ermano Martins, determinou que o presidente da Câmara de Vereadores do município, Moacyr Rocha, inclua na próxima sessão ordinária a pauta do projeto de lei que estabelece a Política Municipal de Saneamento Básico de São João do Piauí. 

A ordem foi concedida após o vereador "engavetar" o projeto de lei n° 025/2022, protocolado em 26 de maio deste ano pelo gestor municipal, Ednei Amorim.

Pelo despacho, o juiz concede liminar favorável ao prefeito, determinando que o vereador inclua a pauta na próxima sessão ordinária, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, podendo chegar a R$ 50 mil.

Dois problemas são levantados pelo juiz para a tomada de decisão: pelo pedido de urgência, o vereador deveria ter posto o projeto de lei para votação após vencido o prazo de 30 dias da leitura, ou seja, em 30 de junho. De lá para cá, nada foi feito, mostrando total descumprimento do Regime Interno e da Lei Orgânica do Município.

Outro de maior gravidade é o dano aos sanjoanenses. O plano de saneamento básico deve ser apresentado até 31 de dezembro de 2022. Caso isso não ocorra, acarretará enormes prejuízos quanto ao recebimento de recursos orçamentários da União que beneficiarão a todos os munícipes.

O mandato de segurança foi expedido em 7 de novembro e deve ser cumprido imediatamente. 

O Plano de Saneamento Básico foi elaborado em diversas etapas, tendo a participação dos moradores. Foi validado pela Funasa e Ministério Público do Estado, atendendo ainda todos os requisitos exigidos em lei.

 

Da Redação
[email protected]

Município de São João do Piauí investe na recuperação de estradas vicinais

Em mais um trecho de estrada vicinal melhorada, a Prefeitura de São João do Piauí  fez a recuperação de 2km da estrada no Alto Formoso. Agora, o acesso está melhor, facilitando a vida de quem mora na região.

"Temos que olhar e cuidar de toda população, com obras e serviços que melhorem a sua vida", afirma o prefeito Ednei Amorim.

A obra foi feita com recursos próprios, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Controle Viário.

Da Redação

Pai tenta resgatar filho e os dois terminam presos com carros roubados

Foto: divulgação PRF-PI

Um caso inusitado envolvendo pai e filho foi registrado na cidade de São João do Piauí, no interior do estado. Um homem de 55 anos foi preso suspeito de receptação de um veículo roubado ao tentar resgatar o filho de 35 anos que havia sido preso, minutos antes, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), suspeito da mesma prática de crime. 

De acordo com a PRF-PI, tanto o carro que estava na posse do filho, um Ford Ranger, como o que estava com o pai, um HB20, tinham registro de roubo em São Paulo. 

"O Ford Ranger encontrava-se estacionado às margens da BR-020. Os policiais observaram que se tratava de um carro trazido do Sudeste do país. Desta forma, a equipe decidiu realizar a devida identificação veicular. Durante o procedimento, foram notadas inconsistências em alguns elementos identificadores do veículo. Em consulta aos sistemas foi possível verificar que o veículo possuía registro de roubo datado de dezembro de 2018, na cidade de Carapicuíba- SP", informou a PRF-PI. 

Foto: divulgação PRF-PI

À PRF, o suspeito de 35 anos disse que havia comprado o carro na cidade de São João do Piauí. Ele foi levado à delegacia e após alguns minutos o pai tentar resgatá-lo e também acabou preso.

"O pai  compareceu ao local conduzindo um HB20, veículo que também possuía os elementos identificadores adulterados e registro de furto datado em janeiro de 2021, na cidade de São Paulo-SP. Ele afirmou ter comprado o veículo na cidade de São Raimundo Nonato pelo valor de R$ 45 mil", informou a PRF. 

Os dois foram presos e devem responder pelo crime de receptação. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Ednei amplia o abastecimento d'água no Curral Velho

Maior felicidade de vida. Não sabia se aguava as plantas, se banhava, o que fazer com a água que chegou. Não quero mais saber de balde, nem garrafão e moringa". Quem conta essa história é a dona Martinha Ferreira, moradora do Curral Velho, que  recebeu a ampliação do sistema de abastecimento d'água. 

"É fundamental que as pessoas tenham água em casa. Concluímos o sistema de ampliação, beneficiando mais de 11 famílias, que antes tinham que subir o morro para ter água em casa. O nosso compromisso com o povo do interior é acabar com a lata d'água na cabeça. E estamos trabalhando para isso, ampliar o abastecimento", enfatizou o prefeito.

Com recursos próprios, a obra de ampliação do sistema de abastecimento d'água contempla mais 11 famílias e foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Da Redação

Posts anteriores