Cidadeverde.com

Município soma mais de 25 mil mudas distribuídas em Oeiras

Uma cidade mais arborizada e com clima mais agradável é o objetivo do programa de doação de mudas ‘Oeiras Verde’, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Nesta quarta-feira, 27, as ações do programa, que contribui para combater a poluição atmosférica e as mudanças climáticas adversas que elevam as temperaturas, ocorreram na Praça Costa Alvarenga, onde foram distribuídas dezenas de mudas de espécies de plantas frutíferas e nativas à população.

Desde que entrou em atividade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já distribuiu mais de 25 mil mudas em Oeiras, colaborando para deixar a temperatura mais amena, a cidade mais bonita e estimulando os oeirenses a construírem e cuidarem melhor das áreas verdes nas ruas e praças.

Da Redação

 

Integração de cadeias produtivas potencializa agricultura familiar em Oeiras

A oferta de assistência técnica, o apoio à organização e qualificação da produção, comercialização e a facilitação do acesso ao mercado consumidor estão entre as ações permanentes realizadas pela Prefeitura de Oeiras para revitalizar e fortalecer as cadeias produtivas no meio rural, aproveitando todo o potencial que as atividades e os produtores possuem no município.

No último sábado, 23, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae, promoveu um Dia de Campo na localidade Talhada São Luís, que possibilitou a integração de três cadeias produtivas fundamentais para o desenvolvimento rural do município – apicultura, horticultura/olericultura e ovinocaprinocultura.

“É um momento muito importante para o setor primário do nosso município, que vem para torná-lo cada vez mais forte e potencializado”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

O encontro reuniu mais de 250 pessoas – entre produtores rurais de diversas regiões de Oeiras e de outros municípios, estudantes do IFPI e das escolas municipais – que participaram de atividades sobre as cadeias produtivas estimuladas através do AgroNordeste, programa desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sebrae.

O objetivo é fortalecer e diversificar a produção rural, oferecendo assistência técnica e mecanismos para que os criadores e agricultores familiares oeirenses tornem-se empreendedores rurais, com boa produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. “O propósito final deste evento é a integração, a troca de experiências, de informações, que são muito importantes no dia a dia do pequeno produtor”, pontua o prefeito José Raimundo.

O evento contou, ainda, com a participação de vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento agrícola, professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do Banco do Nordeste.

Da Redação

Com 42,4 ºC, Oeiras bate recorde e registra maior temperatura da história

Foto: Freepik 

Por Rebeca Lima 

O município de Oeiras (a 313 km de Teresina) bateu recorde e registrou nesta segunda-feira (25) a maior temperatura da história, com 42,4°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mais alta da região tinha ocorrido no dia 29 de outubro de 2016, com 42,3°C.

Teresina também superou a máxima do ano, chegando a 40,2°C nesta segunda-feira (25). O último recorde da capital foi no dia 16 de setembro, com 39,8°C.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) divulgou ainda a lista das cidades que tiveram as maiores máximas do estado no mês de setembro. Confira abaixo:

  • Picos:  41,6°C
  • Piripiri: 41,6°C
  • Floriano: 41,5°C
  • Castelo do Piauí: 41,2°C

Segundo a Semarh, diversos fatores influenciaram para as máximas extremas observadas nos últimos dias no Piauí como o El Niño, e sua influência sobre os sistemas atmosféricos, o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação, do Inverno para a Primavera. 

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, Sara Cardoso, explicou que a probabilidade é de altas temperaturas em todo o Piauí para os próximos dias. 

“Existe a probabilidade, até o dia 27, de altas temperaturas em todo o território piauiense, tal como baixas umidades, que podem ficar inclusive abaixo dos 15%, em especial em municípios do sudoeste e sudeste piauiense. Já para a capital de Teresina ainda há a probabilidade de temperaturas que ultrapassem os 40º. Além disso, para o estado do Piauí nós estamos passando num momento de transição, nós saímos da estação do inverno e adentramos na estação da primavera e esse é o momento em que as ocorrências de altas temperaturas são mais significativas”, disse. 

Sara Cardoso destaca ainda que apesar do dia ter amanhecido nublado nesta terça-feira (26), não vai ser suficiente barra reduzir as temperaturas. 

“Enquanto está ocorrendo esse evento extremo de sol, de temperaturas elevadas, a insolação ela ajuda a evaporar a água dos corpos hídricos, ajuda também na questão da evapotranspiração das plantas, então é jogado nessa atmosfera, o vapor de água, e aí na medida que a temperatura vai baixando se consolida em chuviscos isolados, mas que não são expressivos nem para diminuir a temperatura, nem para acumular, então é isso que está acontecendo atualmente”, pontuou. 

 

 

 

Oeiras abre processo seletivo para professor e cuidador

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais para as funções de professor e cuidador na rede municipal de ensino.

De acordo com o edital, o processo seletivo será conduzido e organizado pela Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), através da avaliação curricular de títulos e terá validade de um ano. As inscrições acontecem de 26 a 30 de setembro, pelo site www.funvapi.com.br.

O edital está disponível no site da Prefeitura de Oeiras (oeiras.pi.gov.br/processo-seletivo-semed) e no Diário Oficial das Prefeituras, onde também serão publicados os resultados da seleção, seguindo o cronograma de execução do processo seletivo.

Da Redação

Município de Oeiras realiza abertura dos Jogos Estudantis 2023

Teve início nesta segunda-feira, 18, no Ginásio Santaninha, a maior e mais tradicional competição escolar de Oeiras: os Jogos Estudantis 2023. O evento, organizado pela Prefeitura de Oeiras, através das secretarias municipais de Educação, Juventude, Esportes e Lazer, reúne centenas de estudantes de instituições educacionais públicas e privadas da cidade.

Através do esporte, os Jogos Estudantis promovem o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos, revela novos talentos e favorece o lazer, o protagonismo, a aprendizagem das crianças e jovens oeirenses.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Esportes, Antônio Portela; secretário municipal de Juventude, Júnior Miranda; e de representantes das redes públicas estadual e municipal de ensino, além de uma equipe do Samu.

As competições seguem até a próxima sexta-feira, 22, nos ginásios Santaninha e Juarezão e Praça da Juventude, contemplando diversas modalidades esportivas e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Da Redação

Suspeito de comprar cachorro roubado é preso com drogas em Oeiras

Fotos: Ascom/Polícia Civil 

Por Rebeca Lima

A Polícia Civil do Piauí prendeu na noite desta segunda-feira (18) um homem em flagrante por tráfico de drogas, receptação e crime ambiental em Oeiras (a 313 km de Teresina).

Segundo informações do Núcleo de Inteligência da Delegacia Seccional de Oeiras, a investigação começou com o furto de um filhote de cachorro de raça no município.

Nas diligências, os policiais conseguiram informações de que o cachorro teria sido comprado pelo suspeito.

Ao chegarem à residência dele, a polícia encontrou o filhote, além de vários pássaros em cativeiro, drogas e outros objetos com registro de furto, como bicicleta, televisão, caixa de som e lixadeira.

O homem foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. Os objetos apreendidos também serão restituídos aos seus proprietários.

A delegacia de Oeiras disponibilizou ainda o telefone (89) 99442-7342 para o recebimento de denúncias anônimas.

 

2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras homenageia brincante de Reisado

O brincante de Reisado, Clementino Batista Brandão, conhecido como ‘Seu Quelé’, será o grande homenageado da 2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras, marcada para a próxima quinta-feira, 21 de setembro, na Praça Maria de Cota, no Bairro Canela.

Entusiasta da cultura popular oeirense, Seu Quelé contribuiu para manter e preservar importantes tradições folclóricas na cidade. Além de brincante da Folia de Reis, ele também foi mestre de Leseira e da Roda de São Gonçalo e repassou seus conhecimentos para as novas gerações do Reisado do Canela.

O jaraguá, o boi, os caretas e outros lendários personagens do Reisado estarão presentes na contação de história e rodas de conversa, que integram a programação do evento. O show de encerramento será com a banda folclórica piauiense Valor de PI, que levará ao público músicas regionais, apresentação do bumba meu boi, lendas e muita animação.

A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada através do Fundo Municipal de Cultura.

 2ª MOSTRA DE CULTURA POPULAR

Ano Clementino Batista Brandão – ‘Seu Quelé’

 PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA - 21 DE SETEMBRO
  08h30 – Praça da Juventude

Contação de História “O boi de Catirina e Pai Francisco” – Profª Katiana Lopes

  10h – Praça da Juventude

Roda de conversa: Nos Caminhos do Bumba Meu Boi: A história do Reisado em Oeiras.

15h – Escola Municipal Juarez Tapety

Roda de conversa: Nos Caminhos do Bumba Meu Boi: A história do Reisado em Oeiras.

18h – Praça da Juventude

Concentração e cortejo para a Praça Maria de Cota.

  20h – Praça Maria de Cota

Show da banda “Valor de PI”

Apresentações da Cultura Popular

Da Redação

Desfile cívico marca o 7 de Setembro em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras promoveu na manhã desta quinta-feira, 07 de Setembro, em frente ao Paço Municipal, o tradicional ato cívico em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil.

O momento contou com a presença do prefeito José Raimundo, secretários municipais, vereadores e representantes de diversas entidades, como Polícia Militar, Maçonaria, recrutas da Junta Militar e Grupos de Capoeira, que participaram do desfile cívico.

O ato encerra a programação da Semana da Pátria em Oeiras que, ao longo dos últimos dias, reuniu estudantes e representantes de dezenas de segmentos da sociedade para reflexões em torno do tema ‘Independência, Cidadania e Esperança’.

Dia Estadual da Consciência Negra

Na quarta-feira, durante a programação da Semana da Pátria, a Prefeitura de Oeiras celebrou o Dia Estadual da Consciência Negra, em alusão à data em que Esperança Garcia escreveu a correspondência ao governador da Província do Piauí denunciando maus-tratos, documento depois reconhecido como petição, que lhe deu, oficialmente, o título de primeira advogada do Brasil.

A ocasião contou com a apresentação dos Conguinhos, do Núcleo de Cultura da Escola Municipal Francisco Quirino, do Grupo de Percussão do Serviço de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social e de representantes do movimento negro em Oeiras.

Da Redação

Pedrinhas é campeã Ruralzão 2023, que distribuiu R$ 25 mil em prêmios

O grito das torcidas nas arquibancadas lotadas do Estádio Municipal Gérson Campos formou o cenário da grande final do Ruralzão 2023, maior competição de futebol amador do Piauí, encerrada na noite desta sexta-feira, 1°.

Promovido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), o Ruralzão reuniu 29 equipes, das mais diversas comunidades da zona rural do município. Na decisão, a seleção de Pedrinhas venceu o time de Feitorias por 2 a 0 e foi a campeã da competição.

A equipe do Contentamento venceu a Briona e ficou na terceira colocação do campeonato, que nesta edição, homenageou o radialista e entusiasta do esporte, Luís Araújo – figura que deu nome ao troféu do time campeão.

Na final, a Prefeitura distribuiu R$ 25 mil em prêmios aos times vencedores e melhores jogadores, valorizando o futebol amador e os talentos do esporte no nosso município. O momento teve a presença do prefeito José Raimundo, do vice-prefeito José Alberto e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela.

Ruralzão 2023 - VENCEDORES

Campeão: Pedrinhas – Prêmio: R$ 13.000

Vice-campeão: Feitorias – Prêmio: R$ 6.500

3° Colocado: Contentamento – Prêmio: R$ 3.250

4° Colocado: Briona – Prêmio: R$ 1.650

Artilheiro: Didi (Pedrinhas) – Prêmio: R$500,00 + Chuteira

Melhor goleiro da Final: Raniel (Pedrinhas) – Prêmio: R$250,00+ Luva

Melhor Jogador da final: Wanderson (Pedrinhas) – Prêmio: R$250,00 + Chuteira

Da Redação

Oeiras adere a programa de telemedicina na Atenção Primária

Para ampliar o alcance e a resolutividade dos atendimentos na Atenção Primária, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Projeto TeleNordeste – estratégia que vai expandir a assistência médica especializada no município, assegurando consultas em 14 especialidades, que serão realizadas por telemedicina, com médicos do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP).

Criado pelo Ministério da Saúde, o Telenordeste tem como objetivo disponibilizar serviços de telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ofertando serviços para atendimento a pacientes que necessitam de Atenção Especializada.

Com o município de Oeiras em fase de ativação e qualificação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), o projeto entra em atividade a partir da próxima segunda-feira, dia 04, nas UBS’s da zona urbana e rural. Os atendimentos serão acompanhados pelos médicos das ESF, que já conhecem os pacientes e seu histórico, evitando perda da informação no manejo clínico.

Além de ampliar o acesso à Atenção Especializada em territórios com dificuldade de interiorização de médicos especialistas, de forma integrada à Atenção Primária à Saúde, o TeleNordeste contribui para reduzir o tempo de espera em Fila de Regulação, evitando o deslocamento dos pacientes para a capital e outros municípios de referência.

Ascom

Posts anteriores