Cidadeverde.com

Balcão da Conab em Oeiras recebe mais 120 toneladas de milho

A parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) segue facilitando o acesso dos pequenos produtores rurais aos estoques públicos de milho, com preços subsidiados pelo Governo Federal.

Esta semana, o município de Oeiras está recebendo mais 120 toneladas de milho para comercialização no Balcão da Conab. A ação tem como objetivo garantir o auxílio aos produtores rurais, por meio de vendas diretas a preços compatíveis aos do mercado atacadista da região.

Para adquirir o milho, os produtores cadastrados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e gerar o boleto de pagamento, que agora também pode ser feito por meio de transferência instantânea – Pix. A saca de 60 kg será vendida a R$ 62,40, a partir da próxima semana.

Em novembro, serão comercializadas mais 150 toneladas de milho, assegurando o suprimento regular deste produto a diversas propriedades rurais e contribuindo para o desenvolvimento do setor primário no município de Oeiras. 

Da Redação

Oeiras investe na educação e inaugura novas instalações da Escola Agrotécnica

 

 Nesta terça-feira, 10, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, inauguraram, oficialmente, as novas instalações da Escola Municipal Agrotécnica de Oeiras.

“Sonhando alto e trabalhando muito para garantir o direito de aprender dos nossos estudantes e honrar a confiança dos educadores, pais, mães e responsáveis pelos alunos”, pontua o prefeito José Raimundo.

Localizada no Bairro Uberaba, a escola, que atende 216 alunos das zonas urbana e rural do município, teve sua estrutura completamente requalificada e ampliada para funcionar em tempo integral, estabelecendo uma jornada prolongada com a qualificação das aprendizagens em diversas dimensões socioemocionais.

Com os investimentos da gestão municipal, o ambiente escolar recebeu um ginásio poliesportivo coberto e dotado de iluminação de LED, horta, academia da saúde e parque infantil, além de salas de aula totalmente climatizadas. Um novo padrão escolar com infraestrutura completa para os estudantes e um espaço físico que beneficia toda a comunidade.

“Para funcionar a Educação em Tempo Integral, temos investido muito na organização dos espaços, nas indumentárias – uniformes, camisetas, shorts, mochilas –, higiene bucal, novas contratações de profissionais e compra de materiais para proporcionar esse momento das crianças com mais tempo na escola”, comenta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Entrega de kits escolares

A solenidade de inauguração contou também com a presença do vice-prefeito José Alberto; secretários municipais, professores, diretores e coordenadores da Escola Agrotécnica; vereadores, alunos e toda a comunidade escolar.

Na ocasião, também foram entregues kits escolares, contendo novos uniformes, toalha de banho, creme e escova dental, sabonete, garrafa squeeze e mochila para proporcionar mais bem-estar aos estudantes, que agora passam mais horas na escola.

Além das disciplinas e aulas regulares, a escola em tempo integral conta com um projeto pedagógico qualificado, que inclui oficinas – Capoeira, Dança, Hip-Hop e Horta –, e outros processos que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes e fortalecem a convivência com suas famílias. 

Tempo Integral será expandido para outras escolas da rede municipal

Na Escola Municipal Agrotécnica, também investimos no desemparedamento, prática educacional que aproveita as áreas externas da escola e outros equipamentos, para promover atividades que favoreçam o brincar e o aprender. 

Atualmente, além da Agrotécnica, a rede municipal de ensino de Oeiras possui   mais duas escolas em tempo integral – Escola Municipal Benedito Sá (Canto Fazenda Frade) e Escola Municipal Santo Antônio (Malhada Grande).  No próximo ano, o propósito da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é expandir para outras escolas municipais este modelo de ensino que aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem.

Fundada no final da década de 1980, na gestão do ex-prefeito B.Sá, a então Escola Agrícola agregava ao ensino básico conhecimento técnico sobre agropecuária. Agora revitalizada, a Escola em Tempo Integral - ETI Agrotécnica de Oeiras atende, com mais conforto e comodidade, os estudantes da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental e representa um novo salto de qualidade na nossa Educação Municipal.

“Parabéns aos que fazem a já consagrada educação de Oeiras por mais este feito, destacadamente invulgar, o que se estende a toda gerência municipal sob a batuta do operoso e determinado prefeito, Zé Raimundo”, destaca o ex-prefeito, B.Sá.

Da Redação

 

Corpo de Bombeiros do Piauí inaugura novo quartel em Oeiras nesta sexta-feira (13)

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí realiza, nesta sexta-feira (13), uma solenidade de inauguração das novas instalações do 7º grupamento do CBMEPI (7º GBM/CRBM-III), no município de Oeiras (a 313 km de Teresina). O evento começa às 10h, no novo quartel, localizado na Rua Padre Estevão, nº 93, bairro Leme.

Cerca de 12 bombeiros militares, em regime de revezamento, compõem o efetivo do município. As guarnições estarão equipadas para realizar atendimentos de combate a incêndio, resgate e salvamento. A sede irá dispor de uma ambulância, um caminhão de incêndio, uma picape de combate a incêndios florestais, uma lancha, uma moto e outros equipamentos de combate ao fogo que, dependendo da ocorrência, estarão à disposição das equipes.

O objetivo, além de formalizar a efetivação do quartel no município de Oeiras, é ampliar os serviços da instituição para a população, de acordo com o Comandante-Geral do CBMEPI, Coronel José Rêgo.

“Os investimentos que vêm sendo feitos pela Secretaria de Segurança Pública para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí já estão saindo do papel. É importante que a população saiba que pode contar com a instituição em todos os territórios do estado. A implantação do 7º grupamento melhora a qualidade do serviço do CBMEPI através da agilidade do tempo de resposta dos atendimentos na região. Iniciativas como esta são parte de um projeto de fortalecimento estrutural e de efetivo do Corpo de Bombeiros”, explicou o Coronel José Rêgo.

A solenidade contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel José Rêgo.

Entrega de viaturas e equipamentos em Floriano

Também nesta sexta-feira (13), em Floriano, o secretário de Segurança, Chico Lucas, e o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Scheiwann Lopes, farão a entrega de viaturas para a PM e para o Instituto de Medicina Legal do Departamento de Polícia Científica do Piauí, além de kits de combate a incêndios ao Corpo de Bombeiros Militar de Floriano.

A solenidade ocorrerá às 17h, no 3º BPM, localizado na Rua Marques da Rocha, S/N, bairro Caixa D'Água.

 

Da Redação 

Inclusão de pessoas com deficiência é tema de debate em Oeiras

As políticas públicas desenvolvidas pela gestão da Prefeitura de Oeiras para inclusão de pessoas com deficiência foram tema de debate na sessão plenária desta segunda-feira, 02, na Câmara Municipal de Vereadores.

O encontro, proposto pelo presidente da Casa, vereador Espedito Martins, contou com a participação das secretárias municipais, Auridene Moreira (Saúde), Vanessa Reinaldo (Assistência Social) e Tiana Tapety (Educação); da psicóloga Ludymila Sousa e da diretora da Apae/Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), Leda Alves. 

A sessão também teve a presença do grupo mães atípicas de Oeiras, servidores municipais e da população em geral.

Saúde

Na oportunidade, as gestoras destacaram conquistas e desafios da gestão municipal para efetivação dos serviços voltados para este público. Auridene Moreira ressaltou a recente adesão do município de Oeiras ao TeleNordeste, estratégia que vai expandir a assistência médica especializada, assegurando consultas em 14 especialidades, realizadas por meio de telemedicina, com médicos do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP).

Entre as especialidades médicas ofertadas pelo programa está a de neuropediatra, profissional bastante requisitado no processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo. Segundo a secretária municipal de Saúde, através do TeleNordeste, o município pretende zerar a procura por atendimentos de especialidades médicas dentro de cinco meses.

A diretora da Apae/CER II pontuou que a instituição atende, atualmente, mais de 400 crianças de Oeiras e outros municípios do Território Vale do Canindé com diagnóstico de autismo, oferecendo acompanhamento multiprofissional.

Assistência Social

Vanessa Reinaldo informou que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza o acompanhamento das famílias de pessoas com deficiência e mantém grupos específicos para este público nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além de facilitar o acesso da população ao Benefício de Prestação Continuada – BPC e à Carteirinha do Autista.

Educação

Na Educação, a secretária Tiana Tapety destacou o trabalho da gestão municipal para a inclusão dos estudantes com deficiência, através da expansão do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a criação de 14 salas de recursos multifuncionais, nos últimos dez anos.

A gestora também mencionou a inclusão dos alunos através da arte, com a criação dos Núcleos de Cultura nas escolas municipais, que, hoje, oferecem oficinas regulares de instrução musical e instrumental. Além disso, Tiana Tapety ressaltou a implementação do ensino de tempo integral em três escolas, jornada ampliada em duas escolas e atividades de contraturno em 12 escolas municipais.

A inauguração do Centro Olímpico para potencializar o desempenho dos alunos nas olimpíadas educacionais de conhecimento e a criação do Núcleo da Família, que estabelece um elo permanente entre escola e família, realizando o acompanhamento e integração diária da comunidade escolar foram outras ações citadas pela secretária visando o fortalecimento da educação inclusiva e integral na rede municipal de ensino.

Mães atípicas

Na semana passada, a Câmara abriu espaço para o debate sobre a temática, a partir da abordagem da maternidade atípica, recebendo integrantes da associação de pais, mães e cuidadores atípicos na cidade de Oeiras e pediram o engajamento do Poder Legislativo na luta por uma sociedade mais acessível e inclusiva.

 

 

 

 

 

Município soma mais de 25 mil mudas distribuídas em Oeiras

Uma cidade mais arborizada e com clima mais agradável é o objetivo do programa de doação de mudas ‘Oeiras Verde’, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Nesta quarta-feira, 27, as ações do programa, que contribui para combater a poluição atmosférica e as mudanças climáticas adversas que elevam as temperaturas, ocorreram na Praça Costa Alvarenga, onde foram distribuídas dezenas de mudas de espécies de plantas frutíferas e nativas à população.

Desde que entrou em atividade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já distribuiu mais de 25 mil mudas em Oeiras, colaborando para deixar a temperatura mais amena, a cidade mais bonita e estimulando os oeirenses a construírem e cuidarem melhor das áreas verdes nas ruas e praças.

Da Redação

 

Integração de cadeias produtivas potencializa agricultura familiar em Oeiras

A oferta de assistência técnica, o apoio à organização e qualificação da produção, comercialização e a facilitação do acesso ao mercado consumidor estão entre as ações permanentes realizadas pela Prefeitura de Oeiras para revitalizar e fortalecer as cadeias produtivas no meio rural, aproveitando todo o potencial que as atividades e os produtores possuem no município.

No último sábado, 23, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sebrae, promoveu um Dia de Campo na localidade Talhada São Luís, que possibilitou a integração de três cadeias produtivas fundamentais para o desenvolvimento rural do município – apicultura, horticultura/olericultura e ovinocaprinocultura.

“É um momento muito importante para o setor primário do nosso município, que vem para torná-lo cada vez mais forte e potencializado”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

O encontro reuniu mais de 250 pessoas – entre produtores rurais de diversas regiões de Oeiras e de outros municípios, estudantes do IFPI e das escolas municipais – que participaram de atividades sobre as cadeias produtivas estimuladas através do AgroNordeste, programa desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sebrae.

O objetivo é fortalecer e diversificar a produção rural, oferecendo assistência técnica e mecanismos para que os criadores e agricultores familiares oeirenses tornem-se empreendedores rurais, com boa produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. “O propósito final deste evento é a integração, a troca de experiências, de informações, que são muito importantes no dia a dia do pequeno produtor”, pontua o prefeito José Raimundo.

O evento contou, ainda, com a participação de vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento agrícola, professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do Banco do Nordeste.

Da Redação

Com 42,4 ºC, Oeiras bate recorde e registra maior temperatura da história

Foto: Freepik 

Por Rebeca Lima 

O município de Oeiras (a 313 km de Teresina) bateu recorde e registrou nesta segunda-feira (25) a maior temperatura da história, com 42,4°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mais alta da região tinha ocorrido no dia 29 de outubro de 2016, com 42,3°C.

Teresina também superou a máxima do ano, chegando a 40,2°C nesta segunda-feira (25). O último recorde da capital foi no dia 16 de setembro, com 39,8°C.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) divulgou ainda a lista das cidades que tiveram as maiores máximas do estado no mês de setembro. Confira abaixo:

  • Picos:  41,6°C
  • Piripiri: 41,6°C
  • Floriano: 41,5°C
  • Castelo do Piauí: 41,2°C

Segundo a Semarh, diversos fatores influenciaram para as máximas extremas observadas nos últimos dias no Piauí como o El Niño, e sua influência sobre os sistemas atmosféricos, o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação, do Inverno para a Primavera. 

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, Sara Cardoso, explicou que a probabilidade é de altas temperaturas em todo o Piauí para os próximos dias. 

“Existe a probabilidade, até o dia 27, de altas temperaturas em todo o território piauiense, tal como baixas umidades, que podem ficar inclusive abaixo dos 15%, em especial em municípios do sudoeste e sudeste piauiense. Já para a capital de Teresina ainda há a probabilidade de temperaturas que ultrapassem os 40º. Além disso, para o estado do Piauí nós estamos passando num momento de transição, nós saímos da estação do inverno e adentramos na estação da primavera e esse é o momento em que as ocorrências de altas temperaturas são mais significativas”, disse. 

Sara Cardoso destaca ainda que apesar do dia ter amanhecido nublado nesta terça-feira (26), não vai ser suficiente barra reduzir as temperaturas. 

“Enquanto está ocorrendo esse evento extremo de sol, de temperaturas elevadas, a insolação ela ajuda a evaporar a água dos corpos hídricos, ajuda também na questão da evapotranspiração das plantas, então é jogado nessa atmosfera, o vapor de água, e aí na medida que a temperatura vai baixando se consolida em chuviscos isolados, mas que não são expressivos nem para diminuir a temperatura, nem para acumular, então é isso que está acontecendo atualmente”, pontuou. 

 

 

 

Oeiras abre processo seletivo para professor e cuidador

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais para as funções de professor e cuidador na rede municipal de ensino.

De acordo com o edital, o processo seletivo será conduzido e organizado pela Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), através da avaliação curricular de títulos e terá validade de um ano. As inscrições acontecem de 26 a 30 de setembro, pelo site www.funvapi.com.br.

O edital está disponível no site da Prefeitura de Oeiras (oeiras.pi.gov.br/processo-seletivo-semed) e no Diário Oficial das Prefeituras, onde também serão publicados os resultados da seleção, seguindo o cronograma de execução do processo seletivo.

Da Redação

Município de Oeiras realiza abertura dos Jogos Estudantis 2023

Teve início nesta segunda-feira, 18, no Ginásio Santaninha, a maior e mais tradicional competição escolar de Oeiras: os Jogos Estudantis 2023. O evento, organizado pela Prefeitura de Oeiras, através das secretarias municipais de Educação, Juventude, Esportes e Lazer, reúne centenas de estudantes de instituições educacionais públicas e privadas da cidade.

Através do esporte, os Jogos Estudantis promovem o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos, revela novos talentos e favorece o lazer, o protagonismo, a aprendizagem das crianças e jovens oeirenses.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Esportes, Antônio Portela; secretário municipal de Juventude, Júnior Miranda; e de representantes das redes públicas estadual e municipal de ensino, além de uma equipe do Samu.

As competições seguem até a próxima sexta-feira, 22, nos ginásios Santaninha e Juarezão e Praça da Juventude, contemplando diversas modalidades esportivas e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Da Redação

Suspeito de comprar cachorro roubado é preso com drogas em Oeiras

Fotos: Ascom/Polícia Civil 

Por Rebeca Lima

A Polícia Civil do Piauí prendeu na noite desta segunda-feira (18) um homem em flagrante por tráfico de drogas, receptação e crime ambiental em Oeiras (a 313 km de Teresina).

Segundo informações do Núcleo de Inteligência da Delegacia Seccional de Oeiras, a investigação começou com o furto de um filhote de cachorro de raça no município.

Nas diligências, os policiais conseguiram informações de que o cachorro teria sido comprado pelo suspeito.

Ao chegarem à residência dele, a polícia encontrou o filhote, além de vários pássaros em cativeiro, drogas e outros objetos com registro de furto, como bicicleta, televisão, caixa de som e lixadeira.

O homem foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. Os objetos apreendidos também serão restituídos aos seus proprietários.

A delegacia de Oeiras disponibilizou ainda o telefone (89) 99442-7342 para o recebimento de denúncias anônimas.

 

Posts anteriores