Cidadeverde.com

Prefeito articula implantação de unidade avançada do SAMU em Oeiras

O prefeito José Raimundo está articulando a implantação de uma unidade de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Oeiras. Nesta terça-feira, 05, ele esteve reunido com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, discutindo os procedimentos para instalação do SAMU Avançado no município.

O encontro, realizado em Teresina, também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, e de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Popularmente conhecidas como UTIs Móveis, as ambulâncias do SAMU Avançado são usadas para atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. As ambulâncias transportam equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

“Com determinação, boa vontade e desapego político, a população de nossa cidade contará, em breve, com a Unidade de Suporte Avançado”, garante José Raimundo. Além da implantação do SAMU Avançado, a Prefeitura de Oeiras projeta a construção da sede própria do SAMU no município.

Atualmente, Oeiras conta com uma unidade de suporte básico do SAMU, que oferece atendimento por intermédio de Centrais de Regulação de Urgência, através do telefone 192. 

 
Fonte: Ascom

Serviços de limpeza urbana são intensificados em Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras está intensificando as ações de limpeza urbana nos bairros da cidade. O objetivo é oferecer melhor infraestrutura, maior segurança e conforto aos moradores do município.

Nesta segunda-feira, 04, seguindo com o cronograma de limpeza e manutenção de ruas e avenidas, foram concluídas as atividades nos bairros Jurani e Vila São José. Nos próximos dias, será a vez dos bairros Verde Teto e Parque Leste.

O trabalho envolve a varrição das vias públicas, capina, roçagem, remoção de lixo e entulhos, entre outros serviços, que estão sendo ampliados em diversas áreas.

A Administração Municipal destaca que as ações estão sendo intensificadas como forma de evitar o riscos à saúde pública, como a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti; valorização e preservação do patrimônio público e promoção do bem-estar da população.

Fonte: Ascom

Assinados convênios em Brasília e Teresina para investimentos em Oeiras

O prefeito José Raimundo assinou esta semana dois convênios para novos investimentos em Oeiras. Na manhã desta quarta-feira, 30, em Teresina, o gestor assinou um convênio com a Secretaria de Estado dos Transportes (SETRANS) para a pavimentação da rodovia vicinal que interliga os povoados Malhada Real e Buriti do Rei, na zona rural do município. Na obra será investido mais de R$ 1,7 milhão.

Em Brasília, após participar da homenagem ao tricentenário de Oeiras, solenidade realizada na Câmara dos Deputados na manhã de terça-feira, 29, Zé Raimundo firmou no Ministério da Agricultura um convênio no valor de R$ 240 mil para aquisição de uma retroescavadeira.

O maquinário, obtido através de emenda do senador Ciro Nogueira, será utilizado na escavação de tanques para fomento à piscicultura no município de Oeiras.

Fonte: Ascom

Agricultor colhe macaxeira gigante no interior do Piauí

Foto: Folha de Oeiras

Um agricultor da zona rural de Oeiras colheu uma macaxeira gigante em sua propriedade. Normalmente, a raiz que é muito utilizada na culinária brasileira, não chega a 500 gramas. Já a macaxeira colhida por Ângelo Martins Rodrigues, 82 anos, pesa em média 10 quilos e tem cerca de 70 centímetros. 

Ele conta que, em toda a sua vida no campo, nunca havia colhido uma macaxeira tão grande. O local onde a raiz foi encontrada é o mesmo onde, anualmente, o agricultor usa para cultivar a planta para o consumo da família.  

Na imagem é possível perceber a diferença entre a macaxeira gigante e outras de tamanho normal.

Condições favoráveis como abundância de água, solo arável e riqueza em matéria orgânica podem contribuir para o desenvolvimento da raiz. 

Ângelo Martins informou que a macaxeira  gigante não será comercializada e servirá como alimento. 


Com informações Folha de Oeiras
redacao@cidadeverde.com

I Plenária Municipal de Saúde acontece dia 29 de agosto em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima terça-feira, 29, a partir das 8h, a I Plenária Municipal de Saúde,momento de construção coletiva das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Oeiras.

O evento acontece na Casa da Merenda e vai discutir a temática “Oeiras construindo caminhos para a atenção integral à saúde” em dois eixos: ampliação e qualificação do acesso aos serviços de saúde e o fortalecimento das instâncias do controle social.

Toda a população de Oeiras pode participar, especialmente as lideranças, entidades e grupos comunitários, gestores, prestadores de serviços, profissionais e estudantes da área de saúde e usuários do SUS.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras envia à Câmara projeto de órgãos municipais de trânsito

A Prefeitura de Oeiras encaminhou à Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira, 21, o projeto de lei que propõe a criação de um sistema municipal de trânsito na cidade, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), prevista pela Constituição Federal e apoiada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No projeto, a Prefeitura propõe a criação da Gerência de Transportes e Trânsito, a Coordenação de Trânsito do Município de Oeiras – COTRAN e da Junta Administrativa de Recursos de Infração de Trânsito – JARI.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Espedito Martins, explica que, com a implantação do serviço municipal, aspectos como fiscalização, educação e engenharia passam a ser geridos pela Prefeitura, através dos órgãos municipais de trânsito.

“A gestão do serviço pelo município vai garantir melhorias na administração viária, possibilitando a redução no índice de acidentes, sobretudo de motos, e promoção de medidas educativas e de fiscalização mais efetivas”, destaca o parlamentar, informando que cidades como Parnaíba, Campo Maior, Picos, Floriano, São João do Piauí e São Raimundo Nonato implantaram o sistema municipal com êxito.

O vereador comenta que o projeto lei prevê também a realização de concurso público para o cargo de Agente Municipal de Trânsito e ressalta que a nova política prevista para o trânsito, pressupõe a implantação de estruturas que viabilizam melhorias na sinalização, inspeção e educação de condutores e pedestres, que tornam o trânsito mais seguro.

Fonte: Ascom

Programa Criança Feliz é lançado em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na tarde nesta quarta-feira, 16, o lançamento do programa Criança Feliz, iniciativa do Governo Federal. A solenidade aconteceu no auditório da Casa da Merenda e contou com a presença da equipe de profissionais da Semas, encabeçada pela secretária Vanessa Reinaldo, e participação de famílias que serão atendidas pelo programa. 

Com foco na visitação domiciliar, o Criança Feliz vai promover o desenvolvimento integral das crianças beneficiárias do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos. Já as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos. 

Vanessa Reinaldo destaca que as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados pela Semas. “Os visitadores farão o acompanhamento através visitas domiciliares periódicas, com o intuito de estimular o desenvolvimento infantil”, frisa a secretária municipal de Assistência Social. 

Além disso, o Criança Feliz integrará ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

Fonte: Ascom

FestLuso traz grupos internacionais de teatro para Oeiras

Grupos de teatro de Moçambique e São Tomé e Príncipe estarão em Oeiras participando do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso). O festival leva a cultura do teatro às ruas, praças e casas de espetáculos, com apresentações de diferentes grupos, unidos pela mesma língua. O evento acontece dias 22 e 23 de agosto, no Cine Teatro Oeiras.

Em “Nos Tempos de Gungunhama”, que acontece dia 22, o artista moçambicano Klemente Tsamba leva ao palco uma produção baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, em que um único elemento se desdobra em vários personagens para retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. Klemente Tsamba interpreta seus personagens com a musicalidade dos ritmos tradicionais de Moçambique.

No dia 23, o espetáculo “Nós não morremos”, da Companhia Sorriso Negro, aborda o povoamento do território de São Tomé e Príncipe, destacando a eclosão de revoltas, escravidão, reconstrução e independência do país.

Antes do FestLuso, neste sábado, dia 19, às 20h, o Cine Teatro Oeiras recebe o espetáculo “Fiéis”. Com questionamentos sobre fidelidade, a peça retrata um grande amor familiar, que ultrapassa as gerações unidas por uma única sina. A produção é do Grupo Cangaço de Teatro com texto de César Crispim e direção de Rosivaldo Oliveto.

Confira a agenda do Cine Teatro
Sábado – 19/07
Espetáculo Teatral Os Fiéis – Floriano Piauí
Classificação 16 anos
Horário: 20h
Terça – 22/07
FestLuso – Espetáculo Nos tempos de Gungunhanha – Klement Tsamba – Moçambique
Classificação: Livre
Horário: 20h
Entrada franca
Quarta – 23/07
FestLuso – Espetáculo Nós Não Morremos – Cia. Sorriso Negro - São Tomé e Príncipe
Classificação: Livre
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Ascom

Jogos Estudantis mobilizam alunos de 41 escolas em Oeiras

Foram abertos na última sexta-feira, 11, os Jogos Estudantis de Oeiras, competição organizada pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação e Juventude. A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio Santaninha e contou com a participação do prefeito José Raimundo, de secretários municipais, do deputado Bessah, vereadores, e de representantes da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) e do Instituto Federal de Educação (IFPI).

Cerca de oito mil alunos de 41 escolas da rede pública – municipal, estadual e federal –, e da rede privada estão mobilizados nas competições de futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia, futebol, capoeira e provas de atletismo.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Portela, acredita que as competições promovem o respeito e a união entre os estudantes. “Educação e esporte sempre levam a um bom lugar”, frisa Portela.

O prefeito José Raimundo diz que os Jogos Estudantis de Oeiras são um estímulo ao espírito esportivo e à difusão dos valores do esporte entre os jovens. “É um momento de confraternização entre as escolas municipais urbanas e rurais, escolas estaduais, particulares e federais. Mostramos com os Jogos Estudantis que se faz educação de qualidade promovendo o esporte”, destaca o prefeito.

Partidas de futsal e um amistoso de voleibol, disputado entre a Seleção Oeirense e o Combinado do Bairro Jureminha, marcaram o início dos jogos, que acontecem até o próximo dia 26 de agosto.

Os Jogos Estudantis de Oeiras têm apoio do SAMU, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Polícia Militar.

Fonte: Ascom

‘Cidades Digitais’: Oeiras terá internet gratuita em espaços públicos

Oeiras está entre os 36 municípios do Piauí contemplados pelo programa do governo federal "Cidades Digitais", que tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros, através do acesso a uma internet rápida e gratuita.

Nesta quarta-feira, dia 09, o senador Ciro Nogueira solicitou ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a liberação da primeira parcela do convênio do programa para a cidade de Oeiras.

O Cidades Digitais começou a ser implantado em Oeiras, em 2015, na gestão do ex-prefeito Lukano Sá. Através dele, a cidade receberá um total de 10 Km de fibra óptica, destinado a espaços públicos como o Mercado Municipal “Dona Lili”; o Centro Histórico, com atenção voltada para a Praça das Vitórias, e o Largo do Rosário.

Por meio da conexão, outras partes da cidade também serão beneficiadas, como a Praça Zé de Helena, no Bairro Jureminha; secretarias municipais e a região do Uberaba, que tem se tornado uma referência na edificação de centros educacionais, após o estabelecimento do campus do IFPI.

De acordo com o prefeito José Raimundo, a implantação do Cidades Digitais é um marco para o município, pois fomenta o desenvolvimento econômico e social, favorecendo a inclusão digital e contribui para a redução das desigualdades sociais, promovendo a autonomia tecnológica dos oeirenses.

Fonte: Ascom

Posts anteriores