Cidadeverde.com

Mutirão combate focos do mosquito Aedes aegypti no Bairro Rosário em Oeiras

O Bairro Rosário recebeu nesta terça-feira, 04, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na ação, organizada pela Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe de Agentes de Combate às Endemias percorreu todas as áreas do bairro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas do mosquito e conscientizando a população.

Os profissionais também realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação de doenças ocasionadas pelo mosquito. O cronograma de atividades foi iniciado em janeiro, no Bairro Canela. Nos próximos meses, outros bairros receberão a força-tarefa.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o combate ao mosquito está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros.

 Da Redação
[email protected]

Homem acusado de fraudar DPVAT foragido do MA é preso pela PRF

Foto: Divulgação PRF

Um maranhense de 53 anos foi preso na BR-230 no município de Oeiras (a 313 km de Teresina) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) acusado de fraudar o seguro DPVAT,  fazer parte de organização criminosa e por falsidade ideológica. O homem tinha um mandado de prisão de Imperatriz-MA em aberto. 

Segundo a PRF, ele tem diversas passagens pela justiça maranhense e é considerado de alta periculosidade.

A prisão aconteceu durante abordagem a um HB20, que ao fazer a verificação e durante os procedimentos, a equipe de policiais constatou o mandado expedido pela Vara de Execuções Penais da cidade maranhense de julho de 2018.

Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Polícia Civil no município de Oeiras para a adoção das medidas cabíveis e cumprimento do mandado.

 

Caroline Oliveira
Com informações da PRF
[email protected]

Saúde de Oeiras divulga nota de regulação ambulatorial no município

A regulação em saúde é dos um elementos constitutivos do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser detectada em todo o seu arcabouço jurídico. No Estado do Piauí, a insipiência do processo de descentralização da gestão das ações de saúde de média e alta complexidade tem sido um fator limitador da organização da regulação em saúde na grande maioria dos municípios, fazendo com que o acesso às ações e serviços de saúde ambulatoriais ocorram de forma aleatória, desordenada e desconsiderando critérios de gravidade dos riscos.

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), compreendendo sua responsabilidade e a necessidade de avançar no processo de implementação das ações de regulação, como determinam os instrumentos normativos do SUS, solicitou o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras para implantação das ações de regulação do acesso aos procedimentos ambulatoriais no Território do Vale do Rio Canindé. A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, entendendo que a gestão do SUS deve ser solidária entre os entes da federação e conhecendo a importância e necessidade da regulação como mecanismo indutor da organização da rede, com potencial para ordenar a oferta de ações e serviços de saúde na região, disponibilizou não só recursos humanos mas também sua capacidade instalada para implantação dessas ações. Através de uma medida articulada e pactuada com a SESAPI e os 23 municípios, que através da PPI (Programação Pactuada Integrada) alocaram recursos financeiros para oferta de procedimentos ambulatoriais em Oeiras, teve início no dia 27 de janeiro de 2020 o processo de regulação do acesso às ações ambulatoriais no Território do Vale do Rio Canindé.

Com o início desse processo, a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras informou à população que, para agendamento dos procedimentos ambulatoriais, seria necessária a apresentação dos seguintes documentos: solicitação dos procedimentos, cartão nacional de saúde, RG, CPF e título de eleitor. Destaca-se que a solicitação do título de eleitor foi utilizada como uma opção ao caráter comprobatório da municipalidade dos usuários, uma vez que a grande maioria das pessoas não possuem comprovantes de residência em seu nome e isso poderia ser um fator limitador do acesso dos munícipes oeirenses às ações e serviços de saúde. Portanto, esclarecemos que a apresentação do comprovante de residência em nome do usuário solicitante dispensa a apresentação do título eleitoral. Informamos que fez-se a opção pelo título eleitoral considerando o que especifica o parágrafo único do artigo 42 do código eleitoral, que define como domicílio eleitoral o lugar de residência ou moradia do requerente e, sendo assim, a solicitação do referido documento não foge às leis nacionais.

Finalizamos reafirmando o compromisso da gestão municipal de contribuir para aprimorar e fortalecer cada vez mais o SUS no nosso município e Estado.

Ambulância colide com animal entre Oeiras e Colônia do Piauí

Foto: colonia news

Na noite deste sábado, 01, um acidente foi registrado no KM 14 da PI-143, rodovia que liga Oeiras a Colônia do Piauí.

O acidente aconteceu por volta das 21h, envolvendo uma ambulância do SAMU da cidade de Santo Inácio do Piauí, que fazia o translado de um paciente que sofrera um acidente de moto para a Unidade de Pronto Atendimento-UPA em Oeiras.

O motorista do SAMU disse que foi surpreendido por um boi que saiu da mata no exato momento que ele passava. O condutor disse que ainda tentou desviar do animal, mas não conseguiu evitar a colisão. Com o impacto o boi foi arremessado alguns metros do local.

O SAMU de Oeiras foi acionado, chegando rapidamente ao local, onde fez os primeiros atendimentos ao paciente e o conduzindo a UPA em Oeiras.

Apesar do susto, o quadro clínico do paciente não se agravou e o condutor não sofreu ferimentos.

Com informações mural da vila

Zé Raimundo destaca avanços de Oeiras durante solenidades do ‘24 Janeiro’

 Foi realizada em Oeiras, nesta sexta-feira, uma vasta agenda comemorativa ao aniversário de 197 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade, em 24 de janeiro de 1823. Na ocasião, o governador Wellington Dias, o prefeito José Raimundo e outras dezenas de autoridades políticas do Estado participaram das atividades alusivas à data histórica, numa programação composta por solenidades cívicas, religiosas e homenagens.

As comemorações tiveram início por volta das 8h da manhã, no Paço Municipal, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras e o desfile militar. Em seguida, as autoridades fizeram a aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins e participaram de um culto na Primeira Igreja Batista e de missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

Logo após os rituais religiosos, aconteceu a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Cine Teatro Oeiras. Na oportunidade, o prefeito José Raimundo destacou os avanços conquistados pelo município nos últimos anos. “Inicio essa história escrita no presente pelas conquistas na nossa saúde municipal, onde já implementamos 55 pontos de atendimento, contemplando a população da zona urbana e da zona rural, pois entendemos que precisamos trabalhar olhando para todos”, afirma o gestor, citando realizações da gestão municipal nas áreas da saúde, agricultura, meio ambiente e educação.

“A educação de Oeiras hoje é referência para o país, fruto de um trabalho que garante o direito de aprender de nossas crianças e adolescentes. Nossas escolas trabalha com projetos multidisciplinares que focam no incentivo à leitura e valorização das artes. Em toda a rede municipal de Educação foram criado Núcleos de Cultura, que fomentam a dança, a música e valorizam as potencialidades artísticas de cada contexto escolar”, comenta o prefeito.

Zé Raimundo ressaltou também o êxito na criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Oeiras. “Com o SAAE, todo o incremento de receita é reaplicado em investimentos que trazem melhor qualidade de vida para nossa população, pois água tratada é vida. Por isso mesmo, em um ano e seis meses, o SAAE é uma realidade que veio para ficar”, pontua.

Finalizando seu discurso, o gestor afirmou que continuará trabalhando para que Oeiras permaneça como referência estadual na prestação de serviços públicos de qualidade e anunciou que a Prefeitura está projetando um sistema composto por quatro usinas de energia solar para atender toda a demanda da Administração Municipal. A iniciativa será feita através de convênios com bancos públicos. “Essa implementação será uma maneira inteligente e sustentável de produzir energia de forma responsável, sem desperdício de dinheiro público”, adianta.

“Por todos esses avanços é que o próprio povo de Oeiras reconhece Oeiras como uma cidade boa para se viver, pois aqui a população exerce sua cidadania”, finaliza Zé Raimundo.

 
Da redação
[email protected]

SAAE adquire novos equipamentos para análise da água em Oeiras

O Laboratório de físico-química e análises microbiológicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recebeu esta semana dois novos equipamentos, que irão aperfeiçoar ainda mais os processos de análise da água consumida pela população de Oeiras. Trata-se de um bloco digestor para análise de nitrogênio e um destilador de água, que irá auxiliar na esterilização de vidrarias.

A farmacêutica Débora Rêgo, responsável pelo laboratório de análises do SAAE, ressalta que a aquisição dos equipamentos irá aprofundar ainda mais os processos de análise da água. “Buscamos atender a todos os testes que a legislação exige referente às análises da água para o consumo humano. Realizamos testes físico-químicos, direcionados a análises de pH, Turbidez, Cloreto, Dureza, Nitrito, Alcalinidade, Ferro, Nitrato e Sulfato. O teste microbiológico é realizado através do reagente de Colillert, para constatação de Escherichia colli e coliformes fecais e totais. Essas análises são feitas mensalmente nos 24 poços mantidos pelo SAAE”, explica.

A farmacêutica reforça que o não tratamento da água pode provocar surtos de infecção bacteriana. “Problemas endêmicos e epidêmicos, onde toda a população corre o risco de apresentar náuseas, diarreia, febre e outras doenças. Sem falar em outros malefícios, outras doenças como, por exemplo, a sobrecarga dos rins. Com o tratamento da água, que realizamos com o cloro, extinguimos essa quantidade de bactérias que podem provocar certas doenças na população, diminuindo a frequência de sobrecarga nos hospitais e ajudando na questão do consumo”, completa Débora Rêgo.

Laboratório é referência para outros munícipios

O laboratório do SAAE já realizou serviços para prefeituras de outras cidades piauienses, como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí. Instituições federais como o IFPI e donos de propriedades rurais da cidade de Dom Expedito Lopes também já utilizaram os serviços do laboratório.

“A credibilidade que a gestão municipal tem, somado ao profissionalismo da equipe do nosso laboratório e a utilização de equipamentos modernos, gera essa confiança que outros municípios e entidades tem em nosso trabalho.”, enfatiza o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.


Da Redação
[email protected]

Instituto Histórico de Oeiras solicita ao Governo do Estado reformas no Museu de Arte Sacra

O Instituto Histórico de Oeiras entrou nesta terça-feira, 21, com uma representação no Ministério Público contra o Governo do Estado, solicitando a adoção de medidas preventivas e reparadoras, visando o pleno funcionamento do Museu de Arte Sacra (MAS).

O documento foi protocolado pelo presidente do IHO, professor Júnior Vianna, na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Oeiras e solicita, também, uma fiscalização do Corpo de Bombeiros nas instalações do Museu. O documento relata, ainda, que o prédio carece de reformas, como: reparos no telhado, novas instalações elétrica e hidráulica e incrementos no quadro funcional.

Inaugurado em 1983, o prédio abrigava o Sobrado João Nepomuceno e é uma construção colonial do início do Século IXX, tombada em nível federal. Em 2017, durante as comemorações dos 300 anos de Oeiras, a instituição recebeu nova museografia, patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura -SECULT, mas ainda enfrenta problemas de ordem estrutural.

Da Redação
[email protected]

Saúde de Oeiras ganha setor de marcação de exames; serviço começa nesta quarta (22)

Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde é um dos compromissos mais importantes da Prefeitura de Oeiras. Esta semana, tem início mais uma etapa desse processo – a partir desta quarta-feira, 22 de janeiro, a marcação de exames laboratoriais e de imagem pelo SUS acontecerá na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de segunda a sexta-feira.

Para realizar a marcação de exames, usuário deve apresentar os seguintes documentos: ficha de requisição do exame e cópias do Cartão do SUS, RG, CPF e do Título de Eleitor. Segundo a Semusa, a mudança vai agilizar o fluxo de atendimento e tornar o acesso aos exames mais fácil e regular.

Mudanças no Cartão do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Cartão SUS – que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde – também está passando por mudanças. Todos os cartões que não iniciarem com o número 7 deverão ser atualizados. Para fazer a atualização, o usuário deve procurar o Espaço do Cidadão Oeirense, no Mercado Dona Lili, portando: certidão de nascimento, comprovante de residência, RG e CPF.

 Da Redação
[email protected]

Briga em bar termina com um homem ferido e outro preso em Oeiras

A Força Tática da Polícia Militar prendeu na madrugada desta quarta-feira, 15, um homem após tentativa de homicídio na cidade de Oeiras.

Durante a madrugada a polícia foi informada da ocorrência de uma confusão generalizada em um bar localizado na Avenida Transamazônica. De acordo com as informações, durante a briga, um homem havia lesionado outro com uma faca.

A guarnição da Força Tática foi até o local do ocorrido e constatou que o homem havia sido ledionadap um pedaço de garrafa de cerveja e não por faca.

O lesionado recebeu socorro do SAMU e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade para atendimento médico.

Já o acusado foi encontrado ainda no bar, apresentando sinais de embriaguez e agressividade e na ocasião confessou ter lesionado a vitima.

O acusado foi conduzido à Delegacia Regional de Oeiras para adoção das medidas cabíveis.

com informações de mural da vila

Oeiras realiza audiência pública sobre a PPP da Iluminação dia 30 de janeiro

A Prefeitura Municipal promove no dia 30 de janeiro uma audiência pública para apresentar os estudos de viabilidade técnica e financeira do Sistema de Iluminação Pública de Oeiras. A audiência ocorre na Câmara Municipal, a partir das 10h, e também será momento de submeter à população as minutas do contrato de concessão e edital de concorrência pública.

Em novembro de 2019, a Prefeitura abriu a consulta pública do processo licitatório para contratação de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade de concessão administrativa para modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Esta é uma das etapas do processo de licitação do projeto. Na fase anterior, a PPP passou por aprovação da Câmara de Vereadores de Oeiras. A audiência pública é uma oportunidade para que a sociedade possa levar sugestões, tirar dúvidas a respeito do projeto de Parceria Público-Privada, que irá modernizar, através ampliação do parque energético e instalação de lâmpadas de LED, a rede municipal de iluminação pública. 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores