Cidadeverde.com

Carga de frutas de caminhão é saqueada na PI 243

  • frutas_7.jpg Mural da Vila
  • frutas_3.jpg Mural da Vila
  • Frutas_5.jpg Mural da Vila
  • Frutas_1.jpg Mural da Vila
  • frutas_2.jpg Mural da Vila
  • Frutas.jpg Mural da Vila
  • Frutas_4.jpg Mural da Vila
  • Frutas_6.jpg Mural da Vila

Após a polícia deixar o local em que um caminhão carregado de frutas tombou no Anel Viário de Oeiras, toda a carga foi saqueada por populares, que desde a madrugada estavam no local.

Pessoas de diferentes endereços, em especial os que moram nas proximidades foram ao local com baldes, caixas, usando motos com carrocinha para levar o máximo de frutas possível. Muitos levaram até mesmo as caixas onde estavam as frutas.

O motorista que teve algumas escoriações no braço, disse que tão logo a polícia deixou o local, o saque foi inevitável. "Estavam aqui que nem urubus, não tinha como evitar o saque, pois eram muitas pessoas", disse Hercúlio Baldomiro, motorista do caminhão, que ainda muito triste, disse, que precisando trabalhar, deixou a faculdade para ser caminhoneiro. Ele seguia para Parauapebas no Pará, passando pela PI 143, que liga Oeiras a Colônia e perdeu o controle do veículo, logo que entrou no Anel Viário de Oeiras. 

Fonte e fotos: mural da vila

Princípio de incêndio atinge prefeitura de Oeiras

Foto: enviada pelo Whatsapp

Um princípio de incêndio atingiu às dependências da Prefeitura Municipal de Oeiras, situada no Centro Histórico da cidade, no início da manhã desta quarta(14), provocado por um curto-circuito num impressora.

Os funcionários do local perceberam o fogo e agiram rapidamente chamando a equipe de segurança que impediu que o fogo se alastrasse. Segundo a assessoria da prefeitura, não houve feridos e os danos materiais foram pequenos.

"A Prefeitura de Oeiras segue vigilante no sentido de adequar suas centenárias instalações aos padrões mais rigorosos e atuais de segurança para prevenção de ocorrências desta natureza", destaca nota da Prefeitura.

 

Da redação
cidades@cidadeverde.com

 

 

Jogos de Oeiras reúnem alunos de 31 escolas públicas e privadas

  • jogos6.jpg Ascom
  • jogos16.jpg Ascom
  • jogos3.jpg Ascom
  • jogos.jpg Ascom
  • jogos13.jpg Ascom
  • jogos9.jpg Ascom

Os Jogos Estudantis de Oeiras foram oficialmente lançados na noite desta segunda-feira, 12, em solenidade realizada no Ginásio Santaninha. Organizado pela Prefeitura de Oeiras, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação e Juventude, o evento reúne alunos de 31 escolas das redes pública (municipal e estadual) e privada de ensino.

Os estudantes competem em diversas modalidades – futebol, futebol de areia, futsal, vôlei, vôlei de areia, handebol, atletismo, karatê, jiu jitsu e capoeira. A abertura dos Jogos foi marcada por competições na modalidade futsal. “Os jogos têm uma importância muito grande para a integração do público escolar, contemplando toda a rede de ensino de Oeiras. Os jogos proporcionam ainda saúde e lazer através da prática esportiva”, destaca Adilson Pacheco, representante da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).

Através do esporte, os Jogos Estudantis buscam promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos, além de revelar novos talentos, propiciando lazer, protagonismo, aprendizado sobre regras e desenvolvimento do aspecto social e experiências na resolução de conflitos. As competições seguem até o próximo dia 23 de agosto. 

ascom

Professores de Oeiras participam de qualificação para atender público infantil

Os professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Oeiras participaram esta semana de uma oficina de jogos, músicas e brincadeiras, ministrada pelo compositor e educador musical, Thiago Di Luca, de Porto Alegre - RS. No encontro, os educadores desenvolveram atividades de expressão corporal, aprendendo a trabalhar melhor a sensibilidade e a criatividade dos alunos, através da utilização da música, jogos e brincadeiras interativas.

A oficina faz parte da proposta de formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que permite que, durante o processo de capacitação, os educadores interajam com temas sobre o fazer pedagógico que muitas vezes não são discutidos no dia a dia. “Os educadores podem trabalhar esse tipo de atividade com as crianças mesmo sem serem professores de música. Estamos trabalhando vários jogos, cantigas e brincadeira legais. É mais simples trabalhar música com a criançada do que a agente imagina”, comenta o músico brincante e educador.

Thiago Di Luca destaca que os investimentos na ludicidade e educação musical são um ganho para as escolas, alunos e professores do município. “Temos um grande ganho através desse intercâmbio de informações e conhecimentos.  Oeiras chamar uma formação dessas para seus educadores mostra a sua preocupação com o ensino das crianças, uma vez que prefeituras de grandes capitais não investem nesse tipo de formação.  Esse investimento em educação musical, por parte do município, é muito louvável”, enfatiza.   

Di Luca atua há mais de 10 anos como professor de música na capital gaúcha, tendo trabalhado com crianças e jovens com idades entre zero até 17 anos. É pesquisador no âmbito das manifestações musicais populares rurais e urbanas do sul do Brasil e de diversas regiões do mundo. Ministra workshops para professores e oficinas para crianças em diversas cidades do Brasil e também do exterior. Possui um trabalho de produção musical voltado para as crianças, com espetáculos infantis premiados pela crítica.

Percurso de formação

Desde o início do segundo semestre, a SEMED está promovendo uma vasta programação de formação de gestores e professores da rede. Na semana passada, foram realizadas qualificações em Atendimento Educacional Especializado, direcionadas para professores de AEE e cuidadores pedagógicos; e oficinas de musicalização, musicalidade e brincadeiras, voltadas para monitores dos Núcleos de Cultura, professores e coordenadores da Educação Infantil do município.

Os professores das escolas municipais também participam, até o próximo dia 17 de agosto, de formações sobre as habilidades da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e práticas literárias para mediadores de leitura.

“Estamos chamando esse processo de percurso de formação. A cada profissional, dependendo da sua função, estamos proporcionando um percurso diferente. “Estamos trabalhando nossos profissionais para que possamos ter um melhor conhecimento. Tudo para que possamos implementar o ensino com maior qualidade. Para que haja qualidade e resultado é preciso que haja formação”, argumenta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Ascom

Oeiras atinge maior pontuação do Selo Ambiental para ICMS Ecológico

O município de Oeiras atingiu a maior pontuação do Piauí na classificação do Selo Ambiental, conquistando a certificação do ICMS Ecológico na categoria A, à frente da capital, Teresina, e demais cidades do Estado. O resultado oficial foi divulgado na última sexta-feira, 02, no Diário Oficial do Governo do Estado.

 O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a incrementos advindos dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de diversos critérios ambientais, estabelecidos pela legislação.

Desde 2017, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), realiza, permanentemente, uma série de ações voltadas para a educação e preservação ambiental. Segundo prefeito José Raimundo, esta conquista mostra o trabalho e compromisso do município de Oeiras no desenvolvimento de politicas públicas voltadas para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, integrando todas as áreas da administração no fortalecimento da gestão ambiental. 

Ascom

Polícia prende acusado de tráfico e apreende autor de furtos a residências

Foto: mural da vila

A Polícia de Oeiras prendeu nesta terça-feira, 06, Ederson Mendes Ferreira da Silva, conhecido como Edson, acusado de tráfico de drogas, receptação e corrupção de menores e apreendeu um menor acusado de arrombamentos a residências.

Ederson foi preso em sua casa no bairro Rodagem de Picos, após trabalho da Equipe de Investigação da Delegacia de Oeiras, que recebeu informações de que um menor estaria praticando arrombamentos em residências na cidade e vendendo os objetos furtados para Ederson.

A prisão em flagrante de Edson foi realizada nesta terça-feira, e em sua residência foram encontrados alguns objetos, como relógios e um tablete que foram furtados por um menor que tem várias passagens pela polícia, e que vinha praticando a grande maioria dos furtos a residências em Oeiras. 

Foto: mural da vila

Ainda na residência de Ederson a polícia apreendeu aproximadamente 100 gramas de maconha, quantidade suficiente pra fazer 250 cigarros e uma quantidade em dinheiro.

Ainda na mesma ação, a polícia flagrou um usuário de drogas, que deixava a casa de Ederson, portando uma trouxa de maconha. Ele foi conduzido à Delegacia de Oeiras para esclarecimentos.

Ederson Mendes Ferreira da Silva foi ouvido pelo Delegado Antônio Nilton e foi autuado por tráfico de drogas, receptação e corrupção de menores. Já sobre o menor, o delegado pediu a sua internação, que foi concedida pela justiça nesta terça-feira, sendo cumprida no mesmo dia. Ele ficará internado inicialmente por 45 dias no Centro de Recuperação de Menores, na cidade de Picos.

Fonte: mural da vila

Oeiras oferece capacitação de derivados do leite a agricultores familiares

A Prefeitura de Oeiras, através das Secretarias Municipais de Agricultura (SEMA) e Indústria e Comércio (SEMIC), oferece entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, um curso de produção de derivados de leite para produtores rurais do município. A capacitação conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e será realizada na Casa Merenda.

Na última sexta-feira, 02, os secretários municipais Carla Martins (Indústria e Comércio), Juvenal Souza (Agricultura), representantes do SENAR e agricultores familiares estiveram reunidos no auditório da Câmara Municipal definindo detalhes sobre a realização do curso, que terá enfoque no beneficiamento do leite para fabricação de queijos e outros derivados, como forma de garantir maior produtividade e rentabilidade na comercialização dos produtos.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, afirma ao todo 17 famílias de diversas comunidades rurais do município de Oeiras devem participar da capacitação. “Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Oeiras como forma de promover motivação para bovinocultura leiteira gerando emprego e renda para os agricultores familiares”, comenta o secretário. 

Fonte: ascom

Prefeitura de Oeiras inaugura Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo

  • Oeiras_biblioteca.jpg Ascom
  • Oeiras_bibio_teca_3.jpg Ascom
  • Oeiras_biblioteca_2.jpg Ascom
  • Oeiras_75.jpg Ascom

O prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, inauguraram na noite desta quinta-feira, 1° de agosto, as novas instalações da Biblioteca Municipal de Oeiras, que agora recebe o nome do Escritor José Expedito Rêgo. Localizado no edifício onde funcionava a antiga sede do Fórum, no Centro Histórico da cidade, a Biblioteca conta com um vasto acervo, centro de leitura público com cabines individuais, guarda-volumes, sala para leitura infantil e sala multiuso, destinada para trabalhos, pesquisas, estudos e leituras em grupos. Todos os ambientes são climatizados.

O prédio foi cedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí e Governo do Estado. O piso superior abriga a parte administrativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que primeiro semestre deste ano, realizou uma campanha de arrecadação de livros para atualização e ampliação do acervo equipamento cultural.

Na campanha, foram arrecadados mais de 2 mil livros, que hoje enriquecem o acervo da biblioteca pública. “Além de fazer memória a esse grande literato da nossa terra, reabrimos a biblioteca num espaço adequado, montado com toda a infraestrutura necessária. Através da campanha, conseguimos arrecadar mais de 2 mil livros para o acervo. Temos aqui todo um espaço aonde as escolas, os jovens e toda a população vai poder desfrutar de conhecimento, de pesquisa e de saber. Ficamos felizes de estarmos entregando mais esse instrumento cultural para a cidade de Oeiras”, celebra Stefano Ferreira.

Bastante prestigiada, a inauguração contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, estudantes e familiares do homenageado. “Esta terra sempre foi sua maior inspiração. Se Machado de Assis imortalizou o Rio de Janeiro no século XIX, se Érico Veríssimo romanceou o seu Rio Grande do Sul, se Jorge Amado cantou a terra da Bahia, José Expedito dedicou o melhor de sua obra literária a Oeiras e sua gente”, destaca Gustavo Rêgo, filho do escritor, ao agradecer a homenagem prestada a seu pai.

Empregando recursos próprios do município, a Prefeitura de Oeiras adquiriu mobiliário e equipamentos, que tornaram o espaço atraente e adequado para pesquisas, estudos, leituras em grupos e individuais, contações de histórias e momentos culturais. “Este centro público de leitura, estudo, conhecimento e pesquisa – hoje situado no coração do Centro Histórico e aberto a toda a nossa população – surgiu da necessidade de um espaço adequado para incentivo e promoção da leitura, sobretudo, para os jovens. Esta é mais uma realização da nossa gestão na valorização de políticas públicas culturais, que visam dar acesso ao maior número de pessoas ao mundo da leitura, do conhecimento e da pesquisa”, ressalta Zé Raimundo.

A solenidade de inauguração foi marcada também por um colóquio sobre a obra do escritor homenageado, conduzido pela professora Elimar Barros.

Homenagem

A Biblioteca Municipal recebe o nome do escritor José Expedito de Carvalho Rêgo. Nascido em Oeiras, José Expedito formou-se em medicina e, além de atuar como médico, foi jornalista, poeta e romancista, sendo autor de vários livros, entre eles, "Né de Sousa" (biografia romanceada do Visconde da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins), "Caminhos da Loucura" e "Malhadinha", considerada pela crítica literária sua obra-prima. É também autor da letra do Hino de Oeiras.

Como jornalista, editou em parceria com Possidônio Queiroz e Costa Machado, o jornal mensal "O Cometa" que circulou, em Oeiras, de 1971 a 1976. Foi um dos fundadores do Instituto Histórico de Oeiras e membro titular da Academia Piauiense de Letras. Faleceu no dia 31 de março de 2000, deixando um importante legado para literatura de Oeiras, do Piauí e do Brasil.

Serviço
Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo
Endereço: Praça de Eventos, S/N, Centro Histórico de Oeiras
Funcionamento: De segunda a sexta, de 07 às 13h | de 14 às 18h

Ascom

Oeiras: homem morre em acidente com moto roubada na BA

Foto: Reprodução/GoogleStreetView

Um homem de 31 anos de idade morreu em um acidente na BR 230 no município de Oeiras, a 313 Km de Teresina. A moto conduzida pela vítima fatal possuía placa do estado do Espírito Santo e registro de roubo e furto datado do dia 19 de julho em Juazeiro (BA).

O acidente ocorreu por volta das 9h no Km 242. “Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a um acidente tipo colisão frontal envolvendo uma motocicleta HONDA/BROS 150 ES conduzida por um homem de 31 anos de idade que teve óbito no local. O outro veículo ainda não foi identificado”, informou a PRF em nota.

Testemunhas que acionaram os agentes informaram que o veículo que colidiu com a motocicleta era um caminhão de carga.

A motocicleta foi encaminhada à Policia Civil da cidade de Oeiras.

O Cidadeverde.com apurou ainda que junto com o homem teriam sido encontrados aparelhos celulares e dinheiro. A polícia aguarda ainda informações de familiares da vítima que é natural de Juazeiro (BA).

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Oeiras promove formação de professores em musicalização e educação inclusiva

Investir em formação de professores é o caminho para a construção de uma educação de qualidade. Com foco nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está promovendo, desde a semana passada, uma intensa programação de formação de gestores e professores da rede municipal de ensino em Oeiras.

Nesta quarta-feira, 31, tiveram início as formações sobre Atendimento Educacional Especializado, direcionadas para professores de AEE e cuidadores pedagógicos; e oficinas de musicalização, musicalidade e brincadeiras, voltadas para monitores dos Núcleos de Cultura, professores e coordenadores da Educação Infantil do município.

A formação sobre Atendimento Educacional Especializado foi ministrada pela psicóloga Viviane Farias, coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom Barreto. “Nosso trabalho é fazer uma reflexão sobre a proposta de Educação Inclusiva, voltada para o município de Oeiras, ao trabalho da rede e garantir que todas as crianças com deficiência que estejam inseridas na rede tenham o aprendizado. Não estejam só por estar na escola, mas que tenham a permanência com aprendizado. Nesses dois dias de encontro temos oficinas para pensar cada caso, cada criança, que estratégias podemos utilizar para garantir esse aprendizado, que materiais pedagógicos podem confeccionados. Saio muito feliz, porque Oeiras tem feito um excelente trabalho nessa área, com muita responsabilidade. As professores e acompanhantes muito envolvidas, com a uma participação muito boa. Então, não é o início de um trabalho, é a continuidade de um trabalho que já tem sido feito pela equipe e vê resultados também na área da educação especial”, comenta.

Para fortalecer o trabalho dos monitores dos Núcleos de Cultura na iniciação e formação musical e artística dos alunos, a SEMED também disponibilizou uma oficina de musicalização, ministrada pela professora, Thelma Chan. Formada pela Faculdade Paulista de Música, ela tem diversos livros publicados sobre o ensino-aprendizagem musical e atuou em conservatórios e escolas regulares de música em São Paulo, Brasília, Venezuela e Estados Unidos.

“Passei por várias fases e cheguei, na minha formação, a ser compositora e regente. Componho para crianças, rejo corais, faço arranjos. Na música eu jogo em todas as posições. Fiquei muito contente com o convite, porque sei que Oeiras é uma cidade com um potencial enorme para educação e cultura. Gostei muito de ter vindo colaborar com esse processo. Como estão distantes de recursos como escolas de música e conservatórios, os professores são aproveitados com o conhecimento intuitivo que eles têm. Então, minha presença aqui é para trazer um pouco mais de conteúdo e mais consciência musical e corporal, porque tenho um trabalho de integração do corpo com a voz”, pontua Thelma Chan.

Além de Atendimento Educacional Especializado e Musicalização, os professores das escolas municipais também participam, até o próximo dia 17 de agosto, de formações sobre as habilidades da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), oficinas de jogos e brincadeiras e práticas literárias para mediadores de leitura. “Estamos chamando esse processo de percurso de formação. A cada profissional, dependendo da sua função, estamos proporcionando um percurso diferente. Estamos trabalhando através de oficinas e vamos ter outras formações nesta linha. Vai vir o Thiago di Luca, de Porto Alegre, também trabalhando essa questão da expressão corporal, da sensibilidade. Estamos trabalhando nossos profissionais para que possamos ter um melhor conhecimento. Tudo para que possamos implementar o ensino com maior qualidade. Para que haja qualidade e resultado é preciso que haja formação”, argumenta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Formação de Gestores

Na semana passada, as formações foram direcionadas para os diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. Dentro da programação, os gestores das escolas participaram de um workshop sobre Liderança e Competências Socioemocionais – Criando Hábitos de Efetividade, ministrado pelo professor Cícero Santos, de São João dos Patos- MA. Outro tema abordado na formação foi a ‘Avaliação e Gestão de Resultados’, conduzido pelo professor Casemiro Campos, de Fortaleza- CE, e a ‘Gestão e Sistema de Avaliação’, apresentado pela professora Maria Luiza, de Brasília-DF.

No encontro, os profissionais refletiram sobre comunicação, liderança, empatia, tolerância, entre outras competências que podem ser fortalecidas para ampliar as realizações, tanto em nível profissional quanto pessoal.

Os diretores e coordenadores também participaram de uma Caminhada Pedagógica na comunidade Várzea Tranqueira, zona rural do município. O encontro foi realizado na Escola Municipal Urbano Lixandrino e possibilitou a troca de experiências dos contextos rurais das escolas da rede. O Ciclo de Formação incluiu, ainda, terapias integrativas, direcionadas por uma equipe multiprofissional, composta pelas psicólogas e psicoterapeutas. De acordo com a SEMED, a formação está relacionada com as referências mais atuais para a educação no Brasil e no mundo e proporciona, além de conteúdo, o conhecimento sobre as habilidades socioemocionais de cada profissional.

 Ascom

Posts anteriores