Cidadeverde.com

Oeiras conquista 37 medalhas no maior evento de matemática do mundo

Os alunos da rede municipal de ensino de Oeiras conquistaram 37 medalhas – 04 de ouro, 13 de prata, 20 de bronze – e 65 menções honrosas no Concurso Canguru de Matemática 2023, maior competição de matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em mais de 80 países.

Realizado anualmente, o Canguru de Matemática é uma competição internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. O concurso teve origem na França e é administrado globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Participando da prova desde 2019, a Educação Municipal de Oeiras já soma um total de 224 medalhas conquistadas. A ampliação e o incentivo aos conhecimentos matemáticos e a contribuição para melhoria do ensino em toda a Educação Básica norteiam os objetivos do concurso. A proposta é uma matemática diferenciada do que é vivenciada no dia a dia em sala de aula no ensino regular.

Da Redação

 

Alunos de Oeiras visitam projeto de oceanos no Estado da Bahia

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Oeiras embarcaram, entre os dias 1° e 4 de julho, numa viagem ao distrito de Arraial da D’Ajuda, em Porto Seguro (BA), para conhecer o Projeto Coral Vivo – uma referência nacional e internacional na pesquisa e defesa do meio ambiente, sobretudo do ecossistema marinho.

Lá, fazendo o percurso das aprendizagens, eles mergulharam num mar de conhecimentos sobre a conversação e preservação dos oceanos, dos corais e dos mais diferentes seres aquáticos.

O intercâmbio é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Coral Vivo, firmada no início de 2022, através da introdução de obras como o Guia do Naturalista e A Teia das Água, publicadas pelo instituto e estudadas nas nossas escolas municipais.

A experiência proporcionou a muitos estudantes o primeiro contato com o mar e o estudo in loco de toda a biodiversidade dos oceanos, que agora será multiplicada para os alunos e alunas de toda a rede municipal de ensino.

Projeto Coral Vivo                                                                                            

O projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, através de parcerias locais e nacionais, a instituição atua junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens.

O projeto possui uma rede de pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica.

Além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada, o projeto tem vários e importantes livros publicados, alguns deles foram adotados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e são estudados nas escolas de toda a rede municipal de ensino de Oeiras.

Da Redação

Com coleta seletiva, Prefeitura recolhe 2 mil toneladas de material reciclável

O serviço de coleta seletiva da Prefeitura de Oeiras já recolheu 2.000 toneladas de materiais recicláveis na cidade. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foi iniciado em 2019, com o recolhimento de resíduos recicláveis em lojas, supermercados e outros estabelecimentos no centro comercial e depois expandido para os bairros.

Após a coleta, os resíduos são levados para o Centro de Reciclagem, onde acontecem a triagem, prensagem e armazenamento. Em seguida, todo o material é doado para a Renascer Oeiras, uma cooperativa de catadores e recicladores que realiza a comercialização dos resíduos sólidos, gerando renda e promovendo a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem no município.

Além do ganho social, o projeto produz melhorias urbanas e impulsiona a sustentabilidade social, econômica e ambiental em Oeiras.

Da Redação

Prefeitura doa livros para Penitenciária Regional de Oeiras

O incentivo à leitura como um caminho para a liberdade e ressocialização. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na tarde desta quarta-feira, 05, a doação de mais de 100 livros para a Penitenciária Regional de Oeiras.

Os livros doados são oriundos da reserva técnica da Biblioteca Municipal e vão desde títulos da literatura oeirense, piauiense e nacional, até publicações do meio jurídico.

A doação foi articulada pela Subseção de Oeiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O momento da entrega contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna; do presidente da OAB/Oeiras, Fidelman Fontes e do diretor da Penitenciária, Carlos Eduardo Andrade.

Da Redação

Zé Raimundo anuncia obra de agroindústria e nova praça

Mais trabalho e novos espaços públicos na zona rural! O prefeito José Raimundo anunciou nesta sexta-feira, 30, a construção de uma praça no povoado Morro Redondo.

“Estamos trabalhando para que os oeirenses, em todas as regiões do município, tenham a oportunidade de se apropriarem de espaços públicos de qualidade, com acesso ao lazer e à prática de atividades físicas”, afirma o prefeito Zé Raimundo, após visita ao povoado.

Além da praça, dotada de parque infantil, academia da saúde e toda a estrutura necessária ao fortalecimento da convivência comunitária, o povoado também receberá uma fábrica de cajuína, que servirá para gerar renda na comunidade, aproveitando o potencial agrícola e a mão de obra local.

Os recursos para a construção da praça e da agroindústria serão viabilizados através de emenda parlamentar da senadora Eliane Nogueira. 

Da Redação

Saúde intensifica ações de prevenção ao uso de drogas em Oeiras

Ao longo deste mês, conhecido como ‘Junho Branco’, o município de Oeiras tem intensificado o diálogo para o combate às drogas e as ações de prevenção e conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas, realizando atividades de promoção da saúde e valorização da vida.

 Nesta segunda -feira, 26, aconteceu a 2ª edição do sarau “Oeiras de mãos dadas na prevenção ao uso de drogas” – uma ação intersetorial, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e a colaboração e participação de diversos segmentos da sociedade.

O momento ocorreu na quadra poliesportiva do Bairro Várzea, com apresentações artísticas e culturais de vários serviços e a adesão do público jovem da cidade, oportunizando o debate e o esclarecimento em relação ao uso de drogas. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, estiveram presentes.

Oeiras fica em 1° lugar em programa para incentivo ao Skate

O município de Oeiras ficou em 1° lugar da região Nordeste na seleção do Ministério do Esporte para o programa Skate por Lazer, iniciativa do Governo Federal que tem o objetivo de difundir as potencialidades do esporte, oportunizando a participação e a organização comunitária a partir das vivências com o skate.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27. Foram selecionadas cinco propostas, uma para cada região do Brasil. Inscrita pela Secretaria Municipal de Juventude, a proposta de Oeiras deve receber R$ 185.900,00, recursos que serão investidos na estruturação de espaços para a prática do skate, contemplando crianças e adolescentes.

"Felicidade e gratidão são as palavras que resumem esse momento. Com esse resultado, Oeiras se consolida no cenário nacional do Skate. Esse recurso será investido em pessoal e estruturação do skate na nossa cidade contemplando crianças e adolescentes, fomentando a prática esportiva e sobretudo combatendo a violência e o uso de drogas por meio do esporte”, celebra Júnior Miranda, secretário municipal de Juventude.

O convênio entre o município e o Ministério do Esporte vai garantir o acesso gratuito e democrático às estruturas, como pistas e materiais, e instrutores, proporcionando melhores condições para a promoção da prática do esporte e descoberta de novos talentos do skate em Oeiras.

Da Redação

Idoso de 80 anos fica gravemente ferido após acidente na BR-230 em Oeiras

Foto: Divulgação/PRF-PI 

Um idoso de 80 anos ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo dois veículos na tarde dessa segunda-feira (26), na BR-230, em Oeiras (a 313 km de Teresina).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o idoso foi realizar uma conversão à esquerda sem aguardar no acostamento quando acabou ocorrendo uma colisão transversal com outro veículo.

Já o condutor do outro carro, um homem de 28 anos sofreu apenas lesões leves. Os dois foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras.

Uma guarnição da Polícia Militar do Piauí também foi acionada ao local.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Zé Raimundo visita obra de creche no Bairro Canela

Passo a passo, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), amplia os investimentos em obras e políticas públicas para que as crianças se desenvolvam integralmente.

Esta semana, o prefeito José Raimundo; a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety; e uma equipe da Semed acompanharam o andamento da obra da Creche do Bairro Canela, que está sendo finalizada e, em breve, será entregue à população.

A construção foi retomada com recursos próprios do município e atenderá, em tempo integral, as crianças do Canela e bairros vizinhos.

O Centro de Educação Infantil contará com modernas instalações, pátio coberto, áreas verdes, entre outros espaços. “Nosso empenho e trabalho diário estão concentrados em aprimorar o que é da nossa competência para entregar à população oeirense serviços públicos de qualidade e que, de fato, funcionem. Oeiras segue avançando”, destaca o prefeito de Oeiras.

Da Redação

Oeiras debate reconstrução do SUAS na 12ª Conferência de Assistência Social

Com o tema “A reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizaram nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de junho, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social – espaço para debate e planejamento das políticas públicas de proteção social de Oeiras para os próximos anos.

O evento ocorreu no auditório da Semusa e reuniu representantes do poder público e de organizações não-governamentais, profissionais da assistência social, usuários e membros da sociedade civil com o objetivo de elaborar e apresentar propostas para fortalecer e aprimorar as políticas públicas da Assistência Social e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a partir da realidade do município.

Na segunda-feira, na abertura da Conferência, foi realizada a apresentação do grupo de balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a leitura do regimento interno. Na terça-feira, ocorreu a com palestra magna “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, ministrada pela conselheira estadual de Assistência Social, Maria Goés de Oliveira.

Os debates para elaboração de propostas e apresentação dos eixos de discussão foram conduzidos pela conselheira estadual de Assistência Social, Fernanda Soares Sousa. Na ocasião, também foi feita, com participação de toda a assembleia presente, a escolha dos delegados que representarão os segmentos governamentais e sociedade civil do município de Oeiras na Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em outubro.

Da Redação

Posts anteriores