Cidadeverde.com

Homem de 36 anos morre após colidir carro em placa de sinalização na BR-230

Fotos: PRF-PI

Um homem de 36 anos morreu após colidir o seu carro em uma placa de sinalização na noite de quarta-feira (22) na BR-230 no município de Oeiras, a 281 km de Teresina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente aconteceu por volta das 22h40. O motorista seguia no sentido de Floriano para Oeiras quando colidiu em uma placa de sinalização.

Com a colisão, uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas o motorista acabou não resistindo aos ferimentos e morreu ainda no local.

A PRF afirmou que não haviam marcas de frenagem no local, e que uma causa presumível para o acidente teria sido excesso de velocidade. A vítima também não usava o cinto de segurança quando o acidente aconteceu.

A perícia foi acionada e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a retirada do corpo do local.

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Carnaval da Gente' valoriza artistas locais, a cultura e renda em Oeiras

O Carnaval da Gente movimentou a cena cultural, gerou renda, fortaleceu a cultura popular e proporcionou momentos de alegria e animação para a população oeirense.

A programação carnavalesca, promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude, teve início na última sexta-feira, 17, com o Corso da Gente, que contou com a participação de centenas de foliões, percorrendo as principais ruas da cidade, desfilando energia e irreverência.

No sábado, 18, a pulsação dos paredões e a energia da galera deram o tom ao Esquenta da Gente, o evento que reuniu centenas de brincantes e amantes do som automotivo na extensão da Avenida Rui Barbosa. “Esse é o primeiro encontro do som automotivo de Oeiras”, lembra o secretário municipal de Juventude e organizador do evento, Júnior Miranda.

“Para nós que somos ambulantes, só temos a ganhar. A cidade ganha, o comércio ganha. Ficamos muito agradecidos com a administração e organização da festa”, celebra Mitonho, vendedor ambulante.

De domingo até a terça-feira de Carnaval, o povo e os artistas oeirenses fizeram a festa, na Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), no Palco da Gente, por onde passaram os artistas e grupos musicais: Quarteto do Samba, Bia Vasconcelos, Samuel Costa – o swing eletrônico, Kell e Michel Pimentel, David Ostentação, Beto Rossi, PJ e Garotos do Forró e Alan dos Teclados.

“Estou feliz demais por estar participando desse momento tão rico para a cultura de Oeiras, onde se valoriza os artistas da terra e ser uma das convidadas é muito gratificante”, festeja a cantora Bia Vasconcelos.

As apresentações musicais foram custeadas com recursos do Fundo Municipal de Cultura, instrumento público de incentivo e valorização da cultura oeirense. “Fizemos durante esses dias todos uma grande festa para o povo de Oeiras”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, antecipando que a edição 2024 do Carnaval da Gente será “maior e melhor”.

Da Redação

Câmara de Oeiras abre novo Ano Legislativo com mensagem do prefeito Zé Raimundo

A Câmara Municipal de Oeiras realizou na noite desta segunda-feira, 13, a sessão solene de abertura do Ano Legislativo 2023. O ato foi conduzido pelo vice-presidente da Casa, vereador Fernando de Zadim, e teve como pauta principal a leitura da mensagem do prefeito José Raimundo aos vereadores e ao povo oeirense.

Na oportunidade, o chefe do poder executivo municipal reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de Oeiras e destacou as ações e conquistas do município no ano de 2022, ressaltando avanços em todas as áreas e anunciando novos investimentos em benefício dos oeirenses.

“Para nós, qualidade na gestão pública significa trabalhar para facilitar a vida das pessoas, através do aperfeiçoamento constante dos serviços prestados à população”, disse Zé Raimundo, na mensagem aos parlamentares.

A sessão solene contou com a presença dos secretários municipais Eremita Andrade (Indústria e Comércio), Júnior Vianna (Cultura), Júnior Miranda (Juventude), Adriano Cavalcante (Infraestrutura), Edelto Sousa (Agricultura), Laerson Vieira (SAAE), além do presidente da OAB/Oeiras, Fidelman Fontes.

Da Redação

Eleita a líder em Índice de Governança Municipal no Piauí

Oeiras conquistou, mais uma vez, a primeira colocação no Índice de Governança Municipal, criado pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA) para avaliar a qualidade da gestão pública nos municípios brasileiros.

Com a nota 7,11, a cidade garantiu a maior pontuação entre os municípios do Estado do Piauí, que teve como média geral 5,27. O ranking é apresentado com base na média de três indicadores: Finanças, Gestão e Desempenho. A soma dos fatores fez o município terminar em primeiro no ranking estadual.

“Esse é mais um dos diversos indicadores que mostram que Oeiras é uma cidade em pleno desenvolvimento, que investe em obras e serviços públicos de qualidade, preservando com responsabilidade o equilíbrio financeiro das contas públicas”, comemora o prefeito José Raimundo.

Em 2020, o município também atingiu o 1° lugar no ranking, que é considerado por especialistas o mais completo atualmente no Brasil, pois ele faz a condensação de outros índices de referência, e faz uma análise sob o ponto de vista do administrador. 

Para desenvolver o Índice de Governança Municipal, o Conselho Federal de Administração divide os municípios do país em grupos, levando em consideração população e Produto Interno Bruto (PIB) e avaliando a gestão municipal com base em informações sobre educação, saúde, gestão, transparência, segurança e planejamento urbano.

“Ao longo dos anos, conquistamos colocações de destaque em rankings que aferem os mais variados indicadores. Hoje, Oeiras tem uma gestão de excelência, orientada para a conquista de bons resultados, que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento, aliado à responsabilidade fiscal e social, prezando, sempre, pela qualidade de vida dos oeirenses”, conclui Zé Raimundo.

Da Redação

Agentes de desenvolvimento agrícola ganham novos equipamentos

O prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, realizaram na manhã desta segunda-feira, 06, a entrega de kits de uniformes e equipamentos de trabalho aos agentes de desenvolvimento agrícola.

Os profissionais atuam no projeto pioneiro de zoneamento agrícola que leva em conta as potencialidades e vocação produtiva de cada região da zona rural de Oeiras. Com a iniciativa, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, acompanha de perto a rotina dos agricultores familiares nas nove grandes regiões agrícolas da zona rural – Alagoinha, Belo Monte, Boa Nova, Briona, Buriti do Rei, Contentamento, Ipueiras, Morro Redondo e Riachuelo.

A entrega dos uniformes garante uma melhor apresentação e identificação dos agentes no trabalho de campo para prestação de assistência técnica direta e continuada, promovendo a interação permanente dos pequenos produtores rurais com os técnicos agrícolas.

Através do assessoramento técnico e da constante troca de saberes, os agricultores familiares oeirenses têm acesso ao conhecimento necessário para elevar cada vez mais a produtividade e a geração de trabalho e renda na zona rural de Oeiras.

Da Redação

Estudantes participam de Avaliação da Educação Municipal(SAEMO)

A qualidade, ao ser estabelecida, remete à tarefa de avaliar. Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu um mecanismo para avaliar, periodicamente, as competências e habilidades, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos e alunas da rede municipal de ensino: o SAEMO – Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Oeiras.

A finalidade do exame, que este ano foi realizado entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro, é diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias e políticas educacionais de intervenção na rede municipal de ensino.

Esse conjunto de dados coletados a cada avaliação identifica o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem, oferecendo aos professores, dirigentes escolares e gestores um panorama da situação da rede de ensino e parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria das políticas educacionais no município de Oeiras. Assim, eles decidem melhor quais rumos podem tomar em suas escolas e salas de aula para a garantia de uma aprendizagem mais significativa aos estudantes.

A avaliação é realizada anualmente e envolve todas as escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas urbana e rural de Oeiras, possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre as habilidades em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de cada aluno, tendo como orientação as matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além disso, o SAEMO familiariza e prepara os estudantes para provas oficiais, se consolidando como política pública educacional de inovação e aperfeiçoamento da Educação Municipal de Oeiras. 

Da Redação

Saúde intensifica prevenção contra Hanseníase em Oeiras

Ao longo do mês de janeiro, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de conscientização, diagnóstico e tratamento da hanseníase, através da campanha Janeiro Roxo. Nesse período, foram desenvolvidas atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural do município.

A doença tem cura e o Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas (hanseníase/tuberculose) está preparado para diagnosticar e disponibilizar o tratamento necessário para os pacientes.

Com o diagnóstico na fase inicial, o tratamento é mais curto e o paciente tem menos riscos de desenvolver sequelas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que é importante estar atento aos primeiros sintomas, que podem se manifestar através de manchas brancas ou avermelhadas, além de dormência ou falta de sensibilidade em algumas partes do corpo.

Não apenas no Janeiro Roxo: é possível tratar, curar e prevenir a hanseníase o ano inteiro. Em caso de suspeita, procure a UBS mais próxima ou o Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças Endêmicas que funciona na Avenida Coronel Mundico Sá, N° 467, no Centro de Oeiras.

João Bandeira
Da Redação

Oeiras terá Carnaval com atrações em praça pública

'É na rua que a gente faz a festa!' O povo e os artistas oeirenses vão fazer folia no Carnaval da Gente, que acontece de 17 a 21 de fevereiro, com realização da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude.

Este ano, o Carnaval de Oeiras volta a acontecer nas ruas e em praça pública, com uma programação diversificada, que começa dia 17 de fevereiro, com o Corso da Gente, que terá concentração na Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), a partir das 18h, seguindo até as proximidades do Clube B.Maroca.

No dia seguinte, acontece o Esquenta do Carnaval, com o encontro de paredões no novo trecho da Avenida Rui Barbosa, a partir das 18h. As inscrições e regras para participação no evento serão lançadas ainda esta semana.

No domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, a folia é no Palco da Gente, na Praça do Estádio, que terá shows dos artistas e grupos musicais oeirenses: Quarteto do Samba, Bia Vasconcelos, Samuel Costa – o swing eletrônico, Kell e Michel Pimentel, David Ostentação, Beto Rossi, PJ e Garotos do Forró e Alan dos Teclados.

Organização

Em preparação para a folia carnavalesca, a Prefeitura de Oeiras promoveu nesta segunda-feira, 30, uma reunião com representantes de diversos setores para alinhar detalhes da programação da festa, que será lançada em breve.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Juventude; Secretaria Municipal de Saúde, através do CTA/SAE e Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Conselho Tutelar e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

Na última quinta-feira, 26, os secretários municipais Júnior Vianna (Cultura e Turismo), Júnior Miranda (Juventude) e a procuradora-geral do município, Bárbara Copeiro, estiveram reunidos com o promotor João Batista Castro, representante do Ministério Público, e o tenente Morete, da Polícia Militar, tratando sobre a segurança dos eventos carnavalescos.

PROGRAMAÇÃO - CARNAVAL DA GENTE 2023

É na rua que a gente faz a festa!

 SEXTA-FEIRA (17)

CORSO DA GENTE

Concentração: Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio), a partir das 18h

SÁBADO (18)

ENCONTRO DE PAREDÕES

Local: Novo trecho da Avenida Rui Barbosa

Horário: A partir das 18h

 DOMINGO (19)

?        Palco da Gente – Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio) – a partir das 21h

Atrações musicais: QUARTETO DO SAMBA, BIA VASCONCELOS e SAMUEL COSTA.

 SEGUNDA-FEIRA (20)

?        Palco da Gente – Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio) – a partir das 21h

 
Atrações musicais:  KELL E MICHEL PIMENTEL e DAVID OSTENTAÇÃO.

 TERÇA-FEIRA (21)

?        Palco da Gente – Praça Raimundo Lopes (Praça do Estádio) – a partir das 21h

 
Atrações musicais: BETO ROSSI, PJ E GAROTOS DO FORRÓ e ALAN DOS TECLADOS.

Oeiras oferece consultoria em ovinocaprinocultura

O desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura foi tema de uma consultoria para 25 criadores da zona rural do município de Oeiras, na última sexta-feira, 27. O momento ocorreu no auditório da Casa da Merenda e contou com a participação do prefeito José Raimundo e do secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

A capacitação marcou a reabertura das atividades do programa AgroNordeste, realizado através da parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo fortalecer e diversificar a produção rural, dando condições para que os criadores e agricultores familiares oeirenses aumentem sua produtividade e, consequentemente, gerem mais trabalho e renda no campo.

Ampliando as ações do projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura realizará, em breve, uma campanha de vermifugação nos rebanhos dos 25 criadores contemplados pelo programa.

Da Redação

Governador participa de solenidade dos 200 anos da Independência do Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, deu continuidade às atividades comemorativas em alusão ao bicentenário da adesão do Piauí à Independência do Brasil, em Oeiras, na manhã desta terça-feira (24). Foi exatamente neste dia, em 1823, que o brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou a independência do Piauí do domínio português.

Em homenagem ao brigadeiro, popularmente conhecido como Visconde da Parnaíba, o governador participou de honras militares e da aposição de corbelha de flores no Monumento 24 de Janeiro, na BR-230, onde fica a estátua deste que é um grande símbolo da liberdade piauiense.

“Há exatos 200 anos, Manoel foi decisivo na luta da então província do Piauí contra os portugueses e para a consolidação do processo de libertação do Brasil. Então, é uma honra estar aqui, neste 24 de janeiro, no monumento que relembra e consagra para a história os atos de bravura do nosso povo, prestando as devidas homenagens”, disse o governador Rafael Fonteles.

Em seguida, o governador participou de culto em ação de graças, na Primeira Igreja Batista. Logo após, seguiu para missa em ação de graças, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a primeira igreja do Piauí.

O governador deu continuidade às atividades alusivas aos 200 anos da Independência com a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. “Além de honrar os heróis do passado, homenageamos os heróis do presente. Aqui, muitos foram condecorados por seus relevantes serviços prestados e que são importantes para o desenvolvimento do nosso Piauí, cada um dentro do seu raio de atuação”, afirmou.

A advogada Ellen dos Santos Costa, que atua na defesa das mulheres, foi uma das homenageadas na solenidade. “Estou muito feliz e orgulhosa pelo reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito em defesa das mulheres vítimas de violência e em situação de rua. Ser lembrada e premiada mostra que estamos no caminho certo e que podemos contribuir ainda mais”, finalizou.

Da Redação

Posts anteriores