Cidadeverde.com

Oeiras distribui toneladas de peixes e alimentos para famílias em vulnerabilidade

Comer peixe durante a Semana Santa é uma tradição bastante preservada pelos oeirenses. Na tarde da última quarta-feira, 05, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), realizou mais uma edição do projeto Semana Santa Solidária.

Na ação, foram distribuídas mais de 1,5 tonelada de peixes e 1.500 kits com produtos provenientes da agricultura familiar oeirense para cerca de 2 mil famílias em vulnerabilidade social no município.

O objetivo é garantir a segurança alimentar das famílias, possibilitando o acesso ao consumo do peixe, de forma gratuita, à população que não reúne condições financeiras de manter a tradição. “Os principais alimentos da Semana Santa estão garantidos no almoço das famílias de Oeiras”, destaca Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

Da Redação

Tradicional Procissão do Fogaréu deve atrair milhares de fiéis nesta quinta-feira (6) em Oeiras

A tradicional procissão do Fogaréu em Oeiras, a 287 km de Teresina, acontece nesta quinta-feira (6) em celebração que faz parte da Semana Santa e deve atrair milhares de fiéis.

O bispo Dom Edilson Soares Nobre afirmou que a programação inicia às 17h desta quinta-feira e segue até domingo (9).

“Hoje nós temos em Oeiras às 17h, a celebração da ceia do senhor, onde na ocasião celebramos a instituição da eucaristia e do sacerdócio. Também nessa liturgia aprendemos a lição deixada por Jesus que é o do serviço, lavando os pés de seus discípulos. A quinta-feira não termina por aqui, em todas as paróquias essa programação é comum, mas o que tem de diferente em Oeiras é que após a celebração da ceia, teremos a tradicional procissão do fogaréu”, afirmou.

O bispo explicou que o cortejo luminoso é feito apenas por homens e a expectativa é a participação de cerca de 10 mil, e deve iniciar às 21h.

Foto: Arquidiocese de Oeiras

“A Procissão do Fogaréu chama a atenção porque reúne mais de 10 mil homens e isso desperta curiosidade, pois se você olhar a participação da igreja, você percebe que tem mais mulheres que homens, então quando você fala 10 mil homens é muita coisa. As mulheres tem uma participação de forma diferente, elas ficam na igreja rezando em oração pelo santíssimo e às vezes nas praças, ruas, onde ficam observando a passagem dos homens”, destacou.

Nos demais dias a igreja possui uma programação extensa para a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Na sexta-feira teremos às 17h a celebração da paixão, de ter o rito da palavra, a oração universal e beijo da cruz. O primeiro momento é no interior da catedral, o segundo momento é no pátio, onde tem uma encenação do descimento da cruz. Vamos ter um sermão, e de forma encenada o corpo de Jesus é tirado da cruz e fazemos a procissão com a imagem do senhor morto. No sábado é o dia da vigília, para entender que o cristo que nos deu a sua vida, que a história não termina ali, ele vence a morte e celebramos a fé do cristo ressuscitado, tem a benção do fogo, temos a liturgia da água. No domingo temos a celebração da páscoa do senhor, fazemos mais uma procissão e a santa missa”, finalizou.

 

Bárbara Rodrigues e Júlia Borges
[email protected]

Zé Raimundo inaugura Centro de Controle de Zoonoses em Oeiras

  • zoo3.jpg ascom
  • zoo6.jpg ascom
  • zoo8.jpg ascom
  • zoo13.jpg ascom
  • zoo7.jpg ascom
  • zoo4.jpg ascom
  • zoo1.jpg ascom

Oeiras acaba de ganhar um espaço de promoção do bem-estar e tratamento animal. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, inauguraram na última sexta-feira, 31, o Centro de Controle de Zoonoses, um dispositivo de saúde pública com a estrutura adequada para o desenvolvimento de ações e estratégicas de vigilância, prevenção e controle de doenças na cidade.

“É um espaço onde a gente pretende a partir de agora ampliar mais o nosso olhar, buscar novos conhecimentos, alguns outros exemplos e modelos com o intuito de agregar outras ações e serviços que possam vir a incrementar e fortalecer a saúde da nossa população oeirense”, destaca a secretária Auridene Moreira.

A obra é pioneira no Estado do Piauí e já serve de modelo para outras cidades. Nela, foram investidos R$ 998 mil, com recursos do Governo Federal, através de emenda do deputado federal, Átila Lira. “Esse é um investimento que vai dotar o município de Oeiras de uma unidade de saúde voltada para as zoonoses, vamos cuidar dos animais e com isso proteger também a população”, afirma o autor da emenda.

Oeiras é referência em saúde animal

Desde 2019, com a inauguração do Centro de Castração de Cães e Gatos, o município de Oeiras intensificou as ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população.

O Centro de Controle de Zoonoses é um elo entre a população oeirense e a saúde animal, dotado de estrutura e serviços fundamentais para o fortalecimento da saúde única. O centro incorpora diversos serviços, como as cirurgias de castração de cães e gatos, vacinação animal e o setor de controle de endemias.

 “A população de Oeiras está de parabéns por receber uma obra tão importante. Vimos aqui o compromisso não só da gestão como também de líderes políticos que viabilizaram esta obra. Tenho certeza que daqui para frente será uma ação copiada por todos os outros municípios”, defende João Pereira, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Para o prefeito José Raimundo, entregando esse equipamento, Oeiras avança, mais uma vez, em direção ao desenvolvimento pleno de políticas públicas que fazem do município referência em saúde de qualidade. “É uma obra que visa principalmente a promoção da saúde pública animal. Há dois anos, Oeiras já vem trabalhando isso desde a inauguração do Centro de Castração de Cães e Gatos, que já realizou mais 2.000 cirurgias de castração desses animais. Aqui, otimizaremos e daremos continuidade a todo este trabalho”, comenta o gestor.

A solenidade de inauguração também contou com a participação do deputado federal, Átila Lira Filho; deputado estadual, Severo Eulálio; líder político, B.Sá; secretários municipais; vereadores, membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária; servidores da Secretaria Municipal de Saúde e população em geral.

Da Redação

Educação de Oeiras participa de estudo da Fundação Getúlio Vargas – FGV

Oeiras recebeu, na semana passada, a visita de duas pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas – FGV, que estão realizando um estudo qualitativo nas escolas municipais para compor a pesquisa nacional sobre os Municípios Brasileiros Eficazes na Gestão da Aprendizagem. 

A FGV é uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo, atuando na produção de pesquisas e publicações sobre Educação, Cultura e Judiciário, além da realização de debates voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas em todo o País.

As pesquisadoras Sofia Lerche Vieira e Iasmin Marinho estiveram com estudantes, professores, gestores e equipes pedagógicas das escolas municipais Girassol, Visconde da Parnaíba e Agrotécnica. “Viemos conhecer um pouco mais sobre os segredos desse município com relação ao alcance dos bons resultados de aprendizagem que ele tem apresentado. Nas nossas visitas identificamos que Oeiras é um case de sucesso pelo entusiasmo e motivação que é passado, desde a gestão municipal, até a gestão das escolas, num acompanhamento forte, sólido e um currículo vivo, artístico e plural”, observa a pesquisadora Iasmin Marinho.

O objetivo foi conhecer com mais propriedade as boas práticas e experiências exitosas da Educação Municipal de Oeiras e, através da pesquisa, auxiliar no desenvolvimento educacional de outros municípios, apoiando os sistemas de ensino na melhoria da gestão, em linha com a missão da Fundação Getúlio Vargas de promover o desenvolvimento socioeconômico nacional.

“Estamos aqui fazendo uma pesquisa que faz parte de um estudo mais amplo sobre gestão eficaz da aprendizagem nos municípios brasileiros e Oeiras foi um dos municípios escolhidos para a gente fazer o estudo qualitativo. Nós tivemos conversas com a Secretaria [Municipal de Educação], equipes técnicas, visitamos escolas. Uma experiência muito rica, muito interessante, aprendemos muito com o que vivemos aqui e achamos que é um trabalho que realmente merece ser registrado por uma pesquisa nacional”, destaca Sofia Lerche, coordenadora da pesquisa.

Da Redação

Irmãos suspeitos de matar a mãe durante briga com padrasto são presos em Oeiras

Foto: Divulgação PM-PI

A Polícia Civil prendeu na sexta-feira (31) os dois irmãos suspeitos de participação no assassinato da mãe, a idosa Maria Vilani Nunes da Silva, 60 anos, na localidade Soizão, zona Rural de Oeiras, a 313 km de Teresina. 

O crime ocorreu na quinta-feira (30) quando Maria Vilani foi baleada durante uma briga entre os dois filhos, Gilvan e Gilmar, e o companheiro dela, Luís Gonzaga Mendes Pereira, com quem tinha uma união estável. A idosa teria disso morta acidentalmente quando um dos filhos foi atirar em Luís, e ela teria entrado na frente. Maria Vilani morreu ainda no local e Luís foi baleado no braço. Após o crime os irmãos fugiram.

O delegado Luciano Santana, titular da delegacia de Oeiras, informou que logo após o crime, foi pedida na Justiça a prisão preventiva dos dois irmãos, e que eles foram presos quando foram se apresentar voluntariamente na delegacia.

“Eles foram até a delegacia para se apresentarem voluntariamente, mas nós já tínhamos pedido na Justiça os mandados de prisão, e eles já tinham sido concedidos, então eles foram presos”, informou o delegado.

Os irmãos ainda não prestaram depoimento e só devem ser ouvidos na segunda-feira (3). Já Luís Gonzaga foi baleado no braço, encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento e depois transferido para um hospital em Picos, então ele também ainda deve prestar depoimento.

Sobre a informação de que os irmãos teriam tentado matar Luís porque ele agredia a mãe deles, o delegado afirmou que ainda não existe nenhuma informação em relação a isso e que ainda irá colher os depoimentos.

“Nós já ouvimos duas testemunhas e até o momento eu não tenho essa informação [sobre a vítima ser agredida pelo Luís], o que disseram é que já havia uma rixa entre eles e o padrasto. Eu ainda vou pegar o depoimento deles”, destacou o delegado.

Os irmãos estão presos na delegacia de Oeiras.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Filho atira em padrasto e mata mãe durante briga na zona rural de Oeiras

Foto: divulgação PM-PI

Uma idosa identificada como Maria Vilani Nunes da Silva, 60 anos, foi morta acidentalmente por um dos filhos. O caso ocorreu nesta quinta-feira (30), na localizade Soizão, zona Rural de Oeiras, a 313 km de Teresina. A mulher foi baleada durante uma briga entre os filhos e o companheiro dela que já havia sido denunciado por agressão física. 

"O caso envolveu a mulher, o companheiro dela e os dois filhos. Na hora da confusão, um dos filhos foi atirar no padrasto e ela entrou na frente e acabou sendo morta acidentalmente. Há muito tempo, ela já vinha sendo agredida pelo companheiro e os filhos não aceitavam", informou o major Reginaldo de Sousa, subcomandante do 14º BPM, em Oeiras. 

Maria Vilani foi alvejada no pescoço por uma arma longa. O companheiro dela, Luís Gonzaga Mendes Pereira, sofreu uma lesão exposta no braço esquerdo durante a troca de tiros. Com ele- que foi preso após atendimento médico- foi apreendido um revólver calibre 32 com três munições deflagradas. 

Até o momento, os irmãos não foram localizados. Uma motocicleta e uma espingarda ligadas aos envolvidos foram apreendidas. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Município distribui mudas para fortalecer alimentação de rebanhos

O apoio ao pequeno produtor rural para geração de renda e mais desenvolvimento no campo é uma ação permanente da Prefeitura de Oeiras. Na última sexta-feira, 24, o prefeito José Raimundo realizou a entrega de mudas de gliricídia, uma leguminosa com propriedades que dão suporte à alimentação animal, servindo como forragem para caprinos e ovinos, a diversos criadores do município.

Ao todo, foram distribuídas 2.500 mudas, na ação foi promovida através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae.

A intenção é multiplicar a produção da leguminosa para enriquecer a alimentação dos animais e, com isso, melhorar os rebanhos de caprinos e ovinos do nosso município. “Nosso objetivo é fazer com que esses criadores possam estar multiplicando a gliricídia para alimentação desses animais. Esta planta tem um acúmulo muito alto de proteína e com isso pode melhorar os rebanhos de caprinos e ovinos do nosso município”, explica o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

Da Redação

Câmara aprova reajuste do piso salarial da Educação de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 20, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a reajustar o vencimento dos profissionais do Magistério Público da Educação Básica do município.

Com o reajuste de 15%, os profissionais do Magistério Público da Educação Básica da rede municipal de ensino, com carga horária de 40 horas semanais, passam a ter vencimento mensal de R$ 4.443,87.

O projeto segue para sanção do prefeito e entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros retroativos para a competência de janeiro/2023.

Campanha Leão Amigo

Na sessão, agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) apresentaram aos vereadores a campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso, que tem o objetivo de incentivar e orientar o contribuinte a fazer uma doação de parte de seu Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e da Pessoa Idosa e, com isso, ajudar instituições que desenvolvem projetos de proteção às crianças, adolescentes e idosos na cidade.

Da Redação

Em Oeiras, prefeitos iniciam formação de consórcio para tratamento de lixo

O encerramento dos lixões e a formação de um Consórcio Público Intermunicipal para tratamento dos resíduos sólidos no território Vale do Canindé foram pautas do encontro de prefeitos, realizado nesta terça-feira, 21, em Oeiras.

No evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, os gestores debateram a legislação e as demandas dos municípios no atendimento de normas e prazos do Marco Legal do Saneamento Básico para viabilizar a destinação adequada do lixo produzido em cada cidade.

Para o prefeito José Raimundo, a formação do Consórcio Público Intermunicipal representa um avanço na concretização de políticas públicas voltadas para a gestão e tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelos municípios e um passo significativo para o encerramento dos lixões em toda a região. A etapa seguinte é a instalação de uma usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos sediada em Oeiras, e que beneficiará mais de vinte municípios de toda esta região. 

“Fizemos uma reunião importante e esclarecedora, juntando vários parceiros, o Governo do Estado dando todo apoio, através do Instituto de Águas, que tem à frente o Dr. Magno Pires, e da Suparc, sob a coordenação da Monique. São dois órgãos do Estado que vão dar amparo fundamental para que os municípios avancem nos estudos das condições em que seus lixões se encontram, para que, ato contínuo, possamos formatar o consórcio e viabilizar a montagem de uma usina para reciclar todos os resíduos sólidos produzidos por cada município. Vai dar certo e acreditamos que, em menor tempo, Oeiras irá receber essa usina de reciclagem e contemplar algo em torno de 28 municípios, nesse raio de 100 km”, argumenta o prefeito de Oeiras.

Estudos ambientais nos municípios serão custeados pelo Governo do Estado

Na ocasião, foram assinadas as cartas de intenção para participação no consórcio e celebrados acordos de cooperação técnica entre o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI e as prefeituras. Com isso, o Governo do Estado poderá custear a realização de estudos ambientais e diagnósticos que permitirão traçar um panorama completo das demandas de cada cidade.

“Essa reunião com a região de Oeiras, sob a liderança do prefeito José Raimundo, foi plena de sucesso. Para o Instituto (IAEPI), é importante que haja mais reuniões desse tipo, com esse conteúdo, com essa valoração, porque só assim nós teremos êxito na instalação da usina de tratamento de lixo, que é o mais importante de tudo isso e o resultado final. O Governo do Estado dará todo apoio aos prefeitos para consolidarem o consórcio intermunicipal”, pontua Magno Pires, diretor-geral do IAEPI.

Além do prefeito José Raimundo, anfitrião do evento, o encontro contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais e representantes de outras 10 cidades do território Vale do Canindé. O momento foi organizado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, IAEPI, Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero (INCT), e a participação da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

“Fizemos um encontro bem produtivo, houve a participação de um número considerável de prefeitos, que possuem o interesse em entender os problemas que existem relacionados aos resíduos sólidos. O Governo do Estado entende que o problema do lixo é um problema comum a diferentes prefeituras e, por isso, precisa dessa união entre os prefeitos para encontrar uma solução. A Suparc está atuando para fazer essa intermediação dos prefeitos, no sentido de orientar sobre a legislação dos consórcios. Essa legislação exige um passo a passo e o Governo do Estado tem essa expertise, que pode trazer aos municípios e auxiliá-los a realizar esse consórcio”, avalia a superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí (Suparc), Monique Menezes.

O Marco Legal do Saneamento Básico estipula normas e prazos para encerramento dos lixões, segundo a capacidade populacional de cada município. Neste sentido, até agosto de 2024, o aterramento inadequado dos resíduos deverá ser encerrado em todas as cidades do Brasil. 

Da Redação

Saúde municipal inaugura Ambulatório de Pequenos Procedimentos

Empenhada na qualificação permanente dos serviços públicos, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Ambulatório de Pequenos Procedimentos – centro que possibilita o acesso dos oeirenses a pequenas cirurgias, como tratamento de unha encravada, drenagem de abscesso, extração de sinais, entre outros procedimentos que não necessitem de terapia adicional ou cirurgia reparadora.

Os atendimentos acontecem seguindo solicitação dos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), contribuindo para proporcionar maior resolutividade à Atenção Primária à Saúde do município. “Este é um serviço de grande impacto para todos e oferece serviços, como por exemplo a cantoplastia (unha encravada), retirada de sinais e alguns outros procedimentos que seguem nesta mesma linha, como alguns nódulos que devem ser retirados nos pacientes provenientes da Atenção Básica. Estávamos com essa demanda reprimida, eles saíam das unidades de saúde e não tínhamos como realizar esses procedimentos dentro da nossa estrutura de 18 equipes de Programa Saúde da Família. Então, entendemos essa necessidade para que, assim, pudéssemos contornar essa situação. Consideramos resolutivo esse processo para nossa cidade”, argumenta Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.

Morador da localidade Várzea Tranqueira, zona rural de Oeiras, José Augusto foi um dos primeiros usuários do serviço no município. “Eu tinha este sinal já fazia oito anos, não conseguia trabalhar direito porque ele me incomodava. A agente comunitária de saúde me informou que ia ter essa campanha, me cadastrei, fui ao médico, me deram a receita, dei entrada na Secretaria e, graças a Deus, deu certo. Estou muito satisfeito com o serviço que a Prefeitura está prestando, através da Secretaria de Saúde”, destaca o paciente.

O Ambulatório de Pequenos Procedimentos está localizado na Avenida Isaías Coelho, Bairro Oeiras Nova, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Tenho certeza que este espaço irá dar mais resolutividade ao atendimento de saúde do nosso município e será de grande importância para nossa sociedade, em termos de bem-estar e economia para estas pessoas que não terão mais que se deslocar para outros centros”, pontua o prefeito José Raimundo.

Da Redação

Posts anteriores