Cidadeverde.com

Tradicional Procissão do Fogaréu deve atrair milhares de fiéis nesta quinta-feira (6) em Oeiras

A tradicional procissão do Fogaréu em Oeiras, a 287 km de Teresina, acontece nesta quinta-feira (6) em celebração que faz parte da Semana Santa e deve atrair milhares de fiéis.

O bispo Dom Edilson Soares Nobre afirmou que a programação inicia às 17h desta quinta-feira e segue até domingo (9).

“Hoje nós temos em Oeiras às 17h, a celebração da ceia do senhor, onde na ocasião celebramos a instituição da eucaristia e do sacerdócio. Também nessa liturgia aprendemos a lição deixada por Jesus que é o do serviço, lavando os pés de seus discípulos. A quinta-feira não termina por aqui, em todas as paróquias essa programação é comum, mas o que tem de diferente em Oeiras é que após a celebração da ceia, teremos a tradicional procissão do fogaréu”, afirmou.

O bispo explicou que o cortejo luminoso é feito apenas por homens e a expectativa é a participação de cerca de 10 mil, e deve iniciar às 21h.

Foto: Arquidiocese de Oeiras

“A Procissão do Fogaréu chama a atenção porque reúne mais de 10 mil homens e isso desperta curiosidade, pois se você olhar a participação da igreja, você percebe que tem mais mulheres que homens, então quando você fala 10 mil homens é muita coisa. As mulheres tem uma participação de forma diferente, elas ficam na igreja rezando em oração pelo santíssimo e às vezes nas praças, ruas, onde ficam observando a passagem dos homens”, destacou.

Nos demais dias a igreja possui uma programação extensa para a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Na sexta-feira teremos às 17h a celebração da paixão, de ter o rito da palavra, a oração universal e beijo da cruz. O primeiro momento é no interior da catedral, o segundo momento é no pátio, onde tem uma encenação do descimento da cruz. Vamos ter um sermão, e de forma encenada o corpo de Jesus é tirado da cruz e fazemos a procissão com a imagem do senhor morto. No sábado é o dia da vigília, para entender que o cristo que nos deu a sua vida, que a história não termina ali, ele vence a morte e celebramos a fé do cristo ressuscitado, tem a benção do fogo, temos a liturgia da água. No domingo temos a celebração da páscoa do senhor, fazemos mais uma procissão e a santa missa”, finalizou.

 

Bárbara Rodrigues e Júlia Borges
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais