Cidadeverde.com

Sejus faz rastreamento de ISTs em unidades prisionais de Picos e Oeiras

Por Redação

Foto: Ascom/Sejus 

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou nos dias 15 e 16 deste mês o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nos internos da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, e da Penitenciária Regional Maria de Cota, em Oeiras.

A ação teve como objetivo diagnosticar e prevenir ISTs como HIV/AIDS, hepatite B e C, sífilis e VDRL. Em parceria com o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), foram coletadas amostras sorológicas de 95 internos em Oeiras e 81 em Picos.

Além disso, o serviço de psicologia da Penitenciária José de Deus Barros promoveu uma palestra educativa durante a campanha Julho Amarelo, que visa reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Segundo Jacklene Menezes, gerente de Saúde Prisional da Sejus, as equipes multidisciplinares realizam regularmente testagens nos internos. "Esta foi uma ação recente nas unidades de Oeiras e Picos, porém, a testagem é uma prática constante em todo o sistema prisional do Estado", destacou a gestora.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais