Cidadeverde.com

Zé Raimundo inaugura Centro de Controle de Zoonoses em Oeiras

  • zoo3.jpg ascom
  • zoo6.jpg ascom
  • zoo8.jpg ascom
  • zoo13.jpg ascom
  • zoo7.jpg ascom
  • zoo4.jpg ascom
  • zoo1.jpg ascom

Oeiras acaba de ganhar um espaço de promoção do bem-estar e tratamento animal. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, inauguraram na última sexta-feira, 31, o Centro de Controle de Zoonoses, um dispositivo de saúde pública com a estrutura adequada para o desenvolvimento de ações e estratégicas de vigilância, prevenção e controle de doenças na cidade.

“É um espaço onde a gente pretende a partir de agora ampliar mais o nosso olhar, buscar novos conhecimentos, alguns outros exemplos e modelos com o intuito de agregar outras ações e serviços que possam vir a incrementar e fortalecer a saúde da nossa população oeirense”, destaca a secretária Auridene Moreira.

A obra é pioneira no Estado do Piauí e já serve de modelo para outras cidades. Nela, foram investidos R$ 998 mil, com recursos do Governo Federal, através de emenda do deputado federal, Átila Lira. “Esse é um investimento que vai dotar o município de Oeiras de uma unidade de saúde voltada para as zoonoses, vamos cuidar dos animais e com isso proteger também a população”, afirma o autor da emenda.

Oeiras é referência em saúde animal

Desde 2019, com a inauguração do Centro de Castração de Cães e Gatos, o município de Oeiras intensificou as ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população.

O Centro de Controle de Zoonoses é um elo entre a população oeirense e a saúde animal, dotado de estrutura e serviços fundamentais para o fortalecimento da saúde única. O centro incorpora diversos serviços, como as cirurgias de castração de cães e gatos, vacinação animal e o setor de controle de endemias.

 “A população de Oeiras está de parabéns por receber uma obra tão importante. Vimos aqui o compromisso não só da gestão como também de líderes políticos que viabilizaram esta obra. Tenho certeza que daqui para frente será uma ação copiada por todos os outros municípios”, defende João Pereira, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Para o prefeito José Raimundo, entregando esse equipamento, Oeiras avança, mais uma vez, em direção ao desenvolvimento pleno de políticas públicas que fazem do município referência em saúde de qualidade. “É uma obra que visa principalmente a promoção da saúde pública animal. Há dois anos, Oeiras já vem trabalhando isso desde a inauguração do Centro de Castração de Cães e Gatos, que já realizou mais 2.000 cirurgias de castração desses animais. Aqui, otimizaremos e daremos continuidade a todo este trabalho”, comenta o gestor.

A solenidade de inauguração também contou com a participação do deputado federal, Átila Lira Filho; deputado estadual, Severo Eulálio; líder político, B.Sá; secretários municipais; vereadores, membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária; servidores da Secretaria Municipal de Saúde e população em geral.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais