Cidadeverde.com

Educação de Oeiras participa de estudo da Fundação Getúlio Vargas – FGV

Oeiras recebeu, na semana passada, a visita de duas pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas – FGV, que estão realizando um estudo qualitativo nas escolas municipais para compor a pesquisa nacional sobre os Municípios Brasileiros Eficazes na Gestão da Aprendizagem. 

A FGV é uma das mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo, atuando na produção de pesquisas e publicações sobre Educação, Cultura e Judiciário, além da realização de debates voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas em todo o País.

As pesquisadoras Sofia Lerche Vieira e Iasmin Marinho estiveram com estudantes, professores, gestores e equipes pedagógicas das escolas municipais Girassol, Visconde da Parnaíba e Agrotécnica. “Viemos conhecer um pouco mais sobre os segredos desse município com relação ao alcance dos bons resultados de aprendizagem que ele tem apresentado. Nas nossas visitas identificamos que Oeiras é um case de sucesso pelo entusiasmo e motivação que é passado, desde a gestão municipal, até a gestão das escolas, num acompanhamento forte, sólido e um currículo vivo, artístico e plural”, observa a pesquisadora Iasmin Marinho.

O objetivo foi conhecer com mais propriedade as boas práticas e experiências exitosas da Educação Municipal de Oeiras e, através da pesquisa, auxiliar no desenvolvimento educacional de outros municípios, apoiando os sistemas de ensino na melhoria da gestão, em linha com a missão da Fundação Getúlio Vargas de promover o desenvolvimento socioeconômico nacional.

“Estamos aqui fazendo uma pesquisa que faz parte de um estudo mais amplo sobre gestão eficaz da aprendizagem nos municípios brasileiros e Oeiras foi um dos municípios escolhidos para a gente fazer o estudo qualitativo. Nós tivemos conversas com a Secretaria [Municipal de Educação], equipes técnicas, visitamos escolas. Uma experiência muito rica, muito interessante, aprendemos muito com o que vivemos aqui e achamos que é um trabalho que realmente merece ser registrado por uma pesquisa nacional”, destaca Sofia Lerche, coordenadora da pesquisa.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais