Cidadeverde.com

Estátua de Esperança Garcia, primeira advogada do Brasil, é inaugurada em Oeiras

Foi inaugurada nesta terça-feira (23) em Oeiras a estátua de Esperança Garcia, considerada a primeira advogada brasileira. A estátua fica na sede do Fórum da Comarca de Oeiras e é uma obra do artista piauiense Braga Tepi.

Considerada a primeira Advogada brasileira, Esperança Garcia viveu no século 18 e foi reconhecida como Advogada pelo Conselho Federal da OAB em 2022, após solicitação da seccional do Piauí.

O reconhecimento por parte da OAB-PI é fruto de uma pesquisa de dois anos sobre a personagem realizada pela Comissão Estadual da Verdade e da Escravidão Negra da entidade, em trabalho organizado pela professora e advogada Maria Sueli Rodrigues.

Originária de Oeiras, Piauí, Esperança desafiou as normas de sua época ao redigir uma carta ao governador da província em busca de seus direitos. Essa carta tornou-se um marco, sendo reconhecida como a primeira petição escrita por uma mulher no país.

“Esperança Garcia permanecerá como um farol inspirador, lembrando-nos da importância de desafiar as adversidades em busca de um mundo mais justo. Que esta estátua seja um testemunho duradouro da força da esperança e do poder transformador de indivíduos que se atrevem a ser pioneiros em sua busca por equidade”, destaca Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI.

A imponente estátua inaugurada no Fórum da Comarca de Oeiras é mais do que um tributo físico; é um símbolo da resiliência e determinação que permearam a vida de Esperança. A inauguração é um ato de reconhecimento e uma celebração da coragem que transcende gerações.

“Esperança Garcia sentiu que tinha uma missão e não exitou em fazê-la. Apesar das dificuldades, lutou como pode contra o sistema opressor e fez história. Hoje, a temos reconhecida pelo CFOAB como primeira Advogada do Brasil. Motivo de muito orgulho para nós piauienses e oeirenses. Gostaria de agradecer a toda OAB Piauí pelo apoio para que pudéssemos ter hoje essa estátua em homenagem à Esperança Garcia na nossa cidade”, destacou o Presidente da OAB Oeiras, Advogado Fidelman Fontes.

Estátua

A obra é de autoria do artista piauiense Braga Tepi e tem 1,6m de altura e pesa 28 quilos. A escultura é feita em inox 304 e tem um acabamento rústico, com um tom esverdeado. O rosto de Esperança Garcia foi construído a partir de uma pesquisa realizada pelo artista, que contou com o apoio do também artista Olavo Brás.

“Ela tinha que ter os traços de uma mulher negra aqui do Piauí, que foi escravizada”, explicou Braga Tepi. “Como se tratava de uma mulher do século XVIII, não tínhamos nenhum registro de foto, de imagem dela, então tivemos que criar um rosto que pudesse representá-la”, relata o escultor.

O artista, que tem mais de 20 anos de experiência na escultura, destacou a importância de trabalhar com uma figura histórica. “Fazer um trabalho em cima de uma figura histórica tem uma grandeza, porque é uma experiência diferente dentro da arte”, disse Braga. “Você tem um reconhecimento, faz parte da história daquele personagem histórico. Para mim, foi muito importante construir essa escultura da Esperança Garcia”, declara o desenhista.

Com informações da OAB-PI

Leia também: Esperança Garcia, negra, escravizada e autora do 1º Habeas Corpus do Brasil; conheça sua história

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais