Cidadeverde.com

Prefeitura de Oeiras realiza sorteio da campanha IPTU Premiado 2019

A Prefeitura de Oeiras realizou na noite desta quarta-feira, 25, o sorteio da campanha IPTU Premiado 2019. O sorteio aconteceu na Praça de Eventos, durante o show de aniversário da cidade. Foram sorteados: dois celulares smartphones, um notebook, um micro-ondas, duas bicicletas, uma máquina de lavar, uma TV, uma geladeira e um carro zero Km (confira abaixo os ganhadores).

Os prêmios devem ser entregues dia 07 de janeiro, às 10h da manhã, na Prefeitura Municipal. Participaram da campanha os contribuintes que apresentaram seus impostos quitados junto ao Setor de Tributos e Arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencheram o cupom que deu direito a participação no sorteio.

A Prefeitura de Oeiras destaca que a receita arrecadada é aplicada na infraestrutura urbana e na manutenção de serviços públicos municipais. O IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes.

CONFIRA OS GANHADORES DO IPTU PREMIADO 2019

1º Prêmio - um celular smartphone

Ganhadora: Maria Teresa Leal da Mata  

Endereço: Bairro Jureminha

2º Prêmio - um celular smartphone

Ganhadora: Rosa Maria Barbosa de Meneses

Endereço: Centro

3º prêmio - um notebook

Ganhador: Itamar Nunes de Sousa

Endereço: Oeiras Nova

4 º Prêmio – um forno micro-ondas

Ganhador: Laudimiro Ferreira Lustosa

Endereço: Oeiras Nova

5 º Prêmio – uma bicicleta

Ganhador: Francisco das Chagas Alves de Sousa -– Vendedor da Coca Cola 

Endereço: Rodagem de Floriano

6º Prêmio – uma bicicleta

Ganhador: Valdemir Amorim de Sousa – Detran

Endereço: Rodagem de Floriano

7º Prêmio – uma máquina de lavar

Ganhador: Erisvaldo Ventura da Silva

Endereço: Bairro Rosário

8º Prêmio – uma TV de 40 polegadas

Ganhadora: Lindalva Ferreira C. Cruz

Endereço: Oeiras Nova

9º Prêmio – uma geladeira

Ganhador: José Edmar Pereira da Silva

Endereço: Canela

10º Prêmio – um carro zero Km

Ganhador: José Moreira da Silva

Endereço: Bairro Barrocão

Da Redação
[email protected]

 

Oeiras celebra 302 anos com sorteio de prêmios e shows musicais

  • niver16.jpg Ascom
  • DJI_0053_(2)_(1).jpg Ascom
  • niver4.jpg Ascom
  • niver13.jpg Ascom
  • niver10.jpg Ascom
  • niver.jpg Ascom

Uma multidão lotou a Praça de Eventos na noite desta quarta-feira, 25, na festa de aniversário de Oeiras. Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento marcou os 302 anos da cidade e teve como atrações a cantora Márcia Fellipe, o cantor Luketta, a dupla Waldo e Felipe, além de Ray Estilizado, Alan dos Teclados e David Ostentação.

No intervalo dos shows, a Prefeitura de Oeiras realizou o sorteio da campanha IPTU Premiado 2019. Foram sorteados: dois celulares smartphones, um notebook, um micro-ondas, duas bicicletas, uma máquina de lavar, uma TV, uma geladeira e um carro zero Km (confira abaixo os ganhadores).

Os prêmios devem ser entregues dia 07 de janeiro, às 10h da manhã, na Prefeitura Municipal. Participaram da campanha os contribuintes que apresentaram seus impostos quitados junto ao Setor de Tributos e Arrecadação da Prefeitura de Oeiras e preencheram o cupom que deu direito a participação no sorteio.

A festa de aniversário encerra a programação comemorativa dos 302 anos de Oeiras, promovida pela Prefeitura Municipal. Ao longo de todo o mês o prefeito José Raimundo entregou obras nas áreas da saúde, saneamento e mobilidade urbana.

Da Redação
[email protected]

Homem é rendido por populares e preso após roubar farmácia em Oeiras

Um homem foi preso por volta de 00h desta quinta-feira, 26, após roubar uma farmácia próxima ao Hospital Regional Deolindo Couto em Oeiras.

Por volta das 00h10min à equipe Trovão da Força Tática da Polícia Militar foi informada desta ocorrência de roubo a Farmácia Santana 24hs, e que o acusado se encontrava imobilizado por populares.

De posse das informações a guarnição da PM se deslocou para o local informado, momento em que o autor, identificado por Italo Yure Matos Silva havia rendido com o uso de uma faca os funcionários da farmácia, e ao tentar deixar o local foi rendido e imobilizado por populares. Segundo informações o mesmo resistiu até a chegada da Polícia Militar, para não ser imobilizado.

Com o acusado foi apreendida uma faca de aproximadamente 19 cm, que foi utilizada pelo autor para a prática delituosa. Com ele foi recuperada e aprendida a quantia de R$ 308,00 (trezentos e oito reais) que fora subtraída do caixa da farmácia.

Após a prisão efetuada pelos policiais ele foi encaminhado para a UPA e depois para a delegacia para a realização dos procedimentos legais.

com informações de mural da vila

Com Caravana do Trabalho, Zé Raimundo entrega obras de mobilidade em Oeiras

  • caravana9.jpg Ascom
  • caravana6.jpg Ascom
  • caravana2.jpg Ascom
  • caravana8.jpg Ascom
  • caravana1.jpg Ascom
  • caravana4.jpg Ascom

O prefeito José Raimundo entregou na manhã desta terça-feira, 24, uma série de obras de mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico em Oeiras. O dia de inaugurações ganhou o título de “Caravana do Trabalho” e contou com uma comitiva, formada por secretários municipais e vereadores.

A Caravana do Trabalho teve início no Conjunto Wellington Gonzaga, onde o prefeito inaugurou uma galeria pluvial – obra que visa sanar os transtornos enfrentados pelos moradores da comunidade durante o período chuvoso, evitando que as casas sejam atingidas por inundações. Segundo o gestor, a construção da galeria foi executada com recursos próprios do município, advindos da arrecadação do IPTU, e contribui para a melhoria da infraestrutura, mobilidade, saúde pública e valorização dos imóveis na região. 

Em seguida, Zé Raimundo entregou obras de mobilidade urbana nos bairros Várzea e Rosário. Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Oeiras realizou dezenas de obras de infraestrutura e mobilidade urbana, como a pavimentação asfáltica de oito vias públicas de grande circulação e o calçamento de ruas e avenidas em diversos bairros da cidade. “São obras que melhoram, efetivamente, o ir e vir da população e proporcionam mais conforto, tranquilidade e qualidade de vida ao oeirense. Seguimos a trabalhando e entregando desenvolvimento para nossa cidade”, destaca o prefeito.

Encerrando o dia de inaugurações, Zé Raimundo entregou obras de saneamento básico e abastecimento de água nos bairros Oeiras Nova e Bodelândia, onde, através do trabalho do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), centenas de moradores foram beneficiados com água tratada e com regularidade e novas redes de esgotamento sanitário. “Somente este ano, 342 famílias foram beneficiadas com a rede coletora de esgoto em Oeiras. Foram 1.921 metros de rede de esgotamento sanitário implementados em 2019, proporcionando mais saúde a população oeirense”, conclui o prefeito.

Mais obras

A Caravana do Trabalho faz parte das ações comemorativas dos 302 anos de Oeiras. Desde o início de dezembro a o prefeito entrega obras nas zonas rural e urbana da cidade. As inaugurações tiveram início no dia 06, quando o prefeito entregou duas obras de requalificação de ambientes públicos da cidade – a nova ambientação da Praça Mafrense, no Centro, e a inauguração da Academia da Saúde na Praça Raimundo Lopes, no Bairro Oeiras Nova. 

Zé Raimundo também inaugurou estradas, passagens molhadas, dois Pontos de Atendimento em Saúde na zona rural de Oeiras – o primeiro no povoado Carnaubal e outro na comunidade Ipueiras. Também foi inaugurado o Centro de Castração de Cães e Gatos de Oeiras, obra que nasceu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a organização não-governamental, Oeirenses Protetores dos Animais (OPA). A estrutura conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais.

Oeiras é a primeira cidade do Piauí a inaugurar um centro para castração de animais domésticos. A obra faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública e contribui para a redução da transmissão de doenças à população.

Dentro da programação alusiva aos 302 anos de Oeiras, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) promoveu a 3ª edição do Desafio Oeirense de Ciclismo, evento que reuniu dezenas de competidores e distribuiu R$ 3 mil, em prêmios.

Fechando as comemorações, a Prefeitura de Oeiras realiza nesta quarta-feira, 25, uma grande festa de aniversário, com shows de Márcia Fellipe, Waldo e Felipe, Luketta, Alan dos Teclados, Ray Estilizado e David Ostentação. A festa de aniversário terá início às 21h, na Praça de Eventos. No intervalo dos shows, será realizado o sorteio da campanha IPTU Premiado – que este ano sorteará dez prêmios, entre eles, um carro zero km.

Da Redação
[email protected]

Hospital de Oeiras realiza 400 cirurgias de catarata e muda a vida das pessoas

Foto: portal integração

O Hospital Regional Deolindo Couto através da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí realizou um mutirão de cirurgias de Cataratas, beneficiando 400 pessoas de Oeiras e todo o território Vale do Canindé, composto por 17 municípios. Referência em todo o estado do Piauí o Hospital Regional de Oeiras leva saúde de qualidade para toda a população.

"Para nós que fazemos o Hospital Regional Deolindo Couto o mutirão de cirurgia de cataratas foi um sucesso, nós só temos a agradecer tanto a equipe do Dr. Thiago, quando a Secretaria Estadual de Saúde, como o Deputado Federal Assis Carvalho por ter viabilizado esse momento para a população da cidade de Oeiras e de todo o território do Vale do Canindé, nesses dias de mutirão foi muito exaustivo pra toda a equipe mais a sensação de ter ajudado tanta gente é que nós cumprimos nosso papel, nós cumprimos a nossa missão", disse o diretor do HRDC, Alípio Sady.

De acordo com o médico Oftalmologista, Dr Thiago Castro Ramalho, as cirurgias estão sendo feitas com os critérios mais rigorosos, de qualidade e resultado, começando pela triagem, onde todos os pacientes foram avaliados através de vários exames, iniciando pela Oftalmoscopia, para diagnosticar catarata, passando pelo mapeamento de retina, onde foi visto o fundo do olho, passando para a endoscopia especular, para ver a celularidade da córnea, e a ecobiometria que no caso dela foi feita por aero massa, para o implante da lente que no caso é uma lente produzida na Inglaterra de acrílico, ou seja, uma lente onde a senhora não vai mais ter preocupação nessa vida, pois essa é uma lente importada de última geração.

"As cirurgias são feitas na tranquilidade. Aqui tudo é a base de colírio, vamos implantar, o paciente vai sair com um cartãozinho, vai receber da enfermeira todas as instruções do que deve fazer, como deve proceder nos primeiros 15 dias e a medicação total", afirma o médico em entrevista.

Esse mutirão é um mutirão que vai ser recrutado no Brasil pela qualidade dos resultados que a gente obtém, primeiro que a gente traz tudo de fora, cada paciente é avaliado rigorosamente para que possamos ter a garantia do resultado dos procedimentos Médicos.

"Estamos muito felizes, o mutirão de fato foi um sucesso, muitas pessoas que tinham perdido a visão voltaram a enxergar através desse mutirão, então a gente fica muito feliz em ter conseguido mais uma vez agora nesse segundo mutirão de cirurgias de catarata, ter conseguido ajudar tantas pessoas. O sentimento de dever cumprido, o sentimento é de gratidão, a todos do Governo do Estado do Piauí, e em especial ao deputado Federal Assis Carvalho por ter viabilizado mais essa ação do território do Vale do Canindé e principalmente na cidade de Oeiras", disse Alípio Sady.

A Enfermeira, Darleia Barros, explica todo o processo do mutirão de Cataratas os passos até chegar nos procedimentos cirúrgicos. "O primeiro passo é realizado a triagem, nessa triagem o médico vai estar diagnosticando o olho que tem a possível catarata, após essa triagem os pacientes são encaminhados com o diagnóstico médico catarata, eles são encaminhados para a realização de exames, nessa realização de exames é realizado o exame chamado ecobiometria que através desse exame é calculado o implante da lente que vai ser implantada no olho do paciente, isso para a correção da catarata. No pré-operatório o paciente que já foi selecionado pra cirurgia que já tem o exame, tudo certinho é encaminhado para o centro cirúrgico, aonde tem uma equipe pra ficar recebendo esses pacientes, nesse processo é realizado os sinais vitais dos pacientes pra ver se tem alguma alteração, os pacientes que tem alguma alteração relacionada a diabetes descompensadas ou pico hipertensivo é realizada uma medicação através da prescrição clínica, porque com essas alterações não é possível a realização da cirurgia. Antes de o paciente ser selecionado para essa cirurgia é realizada toda uma assistência de enfermagem por isso eles podem ficar tranquilamente em uma sala sem nenhum risco de contaminação", disse a enfermeira.

"Após a realização da cirurgia tem o pós-cirúrgico, preparamos uma sala de enfermagem para todos os pacientes, onde eles são orientados em elação aos cuidados pós-cirúrgicos que é a instalação de dois colírios, que é um antibiótico e um antiflamatório, temos dois enfermeiros treinados e bem orientados para isso, porque os idosos têm que ser bem assistidos, tem que ter uma orientação bem adequada", afirma a enfermeira.

Para o diretor do Hospital Regional Deolindo Couto, esse é um momento de comemorar o sucesso que foi o mutirão e de agradecimentos a todos os envolvidos, que desde o início deram total apoio e que trabalharam pra valer durante esses dias de mutirão.

"Esse mutirão teve toda uma logística realizada através das secretarias municipais de saúde, através da comissão de gestores regionalizados, tudo foi pactuado toda a lista de pacientes foi encaminhada através dos municípios, teve o acompanhamento do Ministério Público e do conselho Regional de Medicina (CRM), então foi uma iniciativa bastante organizada que teve um preparo muito grande para que viesse acontecer e ter esse resultado tão positivo que a gente teve. Não posso deixar de citar e agradecer toda a equipe de profissionais do Hospital Regional Deolindo Couto, desde o pessoal da limpeza, o pessoal que fez o acompanhamento da triagem dos pacientes, as meninas que fizeram a seleção, as fichas, os cadastros, os técnicos de enfermagem, os enfermeiros, os médicos envolvidos, todo o pessoal do centro cirúrgico, a equipe do hospital como um todo meu muito obrigado e gostaria de parabenizar a equipe itinerante do Governo do Estado que participa dos mutirões que fez vários elogios a toda a nossa equipe do Hospital regional Deolindo Couto, a gente fica muito feliz com esse reconhecimento desses profissionais", finalizou Alípio Sady.

Pacientes relatam suas dificuldades e superações

"Eu estava em casa e senti o olho meio embaçado, mais não falei nada para ninguém, aí no outro dia o outro olho também já embaçou aí em questão de 20 dias eu já não enxergava mais nada. Disseram-me que óculos resolvia o problema, aí eu fui atrás, fiz todos os testes e fiquei sabendo que o caso era mais complicado, aí passei pelo médico e oftalmologista me disse que era catarata. O caso aconteceu depois que eu tive minha menina, quando a minha filha tinha 5 meses de nascida a catarata apareceu. Eu sempre corri atrás pra fazer a cirurgia mais sempre me disseram que não dava, porque tinha muita gente na frente. Sempre pediam pra eu ir atrás de um médico, de um especialista, por que isso não era normal pra minha idade, se isso era catarata mesmo. Minha filha já tem 2 anos e faz um ano e pouco que não vejo ela. Agora eu voltei a enxergar através da cirurgia feita aqui no mutirão e eu estou muito feliz em poder ver minha filha novamente, em poder enxergar", disse Jaciara.

"Depois de um ano eu percebi que estava com cataratas nos dois olhos. Na escola tenho que sentar-se à mesa do professor para enxergar o que o professor está escrevendo na lousa, porque da carteira onde sento não dá para enxergar, agora depois que eu voltei a enxergar melhor está muito bom, bem melhor do que antes", disse Lucas.

Da Redação
[email protected]

Oeiras inaugura primeiro Centro de Castração de Cães e Gatos do Piauí

Referência em investimento na saúde pública, Oeiras é a primeira cidade do Piauí e uma das primeiras do Brasil a implantar um Centro de Castração de Cães e Gatos. O espaço foi inaugurado no final da tarde desta segunda-feira, 16, pelo prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. A iniciativa da Prefeitura Municipal conta com a parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da organização não-governamental, Oeirenses Protetores dos Animais (OPA).

A castração faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela gestão municipal como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população. “É um momento ímpar para o município de Oeiras, porque quando nós buscamos nosso Plano Municipal de Saúde observamos claramente as reivindicações e solicitações da comunidade, no que diz respeito a este olhar também para os cães e gatos. A sociedade buscava não apenas o olhar para a saúde humana, mas também a necessidade termos no nosso município um Centro de Zoonoses. E, juntamente com o IFPI e a ONG, sentamos e fizemos um alinhamento para termos, dentro de um passo inicial esse Centro de Castração de Cães e Gatos. A contribuição desse espaço para o município de Oeiras é muito grande, porque nós estamos cuidando da saúde não apenas dos cães e dos gatos, mas também da saúde do cidadão oeirense”, argumenta a secretária municipal de Saúde.

“A proposta é trabalhar a castração no sentido de controlar o quantitativo de animais abandonados no perímetro urbano. Vamos trabalhar várias campanhas educativas dentro município de Oeiras, através da equipe de médicos veterinários que temos nesse espaço, em parceria com os profissionais do IFPI e os Agentes de Combate às Endemias, que estarão buscando os animais onde eles estão mais concentrados”, acrescenta Auridene Freitas.

A inauguração teve a presença da equipe de Agentes de Combate às Endemias do município, de veterinários, do presidente do Conselho Regional de Medina Veterinária do Piauí, Anísio Neto; e de um representante do Centro de Zoonoses de Teresina, autoridades no assunto, que estiveram em Oeiras conhecendo de perto o Centro de Castração – que já nasce sendo modelo para outras cidades.

O presidente do Conselho Regional de Medina Veterinária do Piauí reforça que o Centro de Castração de Oeiras é o primeiro inaugurado no Estado do Piauí e o segundo no Brasil. “O Centro de Castração leva a construção de uma saúde animal, não só no controle populacional, mas também na parte clínica. Isso é um elemento fundamental para a construção da saúde única. Quando nós temos ações de orientação da questão ambiental, ações de monitoramento e tratamento da saúde humana e onde há um direcionamento de um órgão que vai tratar a saúde animal temos a saúde única consolidada. Oeiras dá esse exemplo. O Centro de Castração será o elo entre os cidadãos e a saúde animal, promovendo com isso uma saúde única no município de Oeiras”, poderá Anísio Neto.

O prefeito José Raimundo afirma que a instalação do Centro de Castração é o projeto inicial das ações do município voltadas para a promoção da saúde e bem-estar animal. "Em 2020, construiremos o Centro de Controle de Zoonoses, obra que já tem recursos assegurados, através de emenda parlamentar do deputado federal, Átila Lira", adianta o gestor.

Centro fará 30 castrações por mês

O Centro de Castração de Cães e Gatos conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. No espaço serão realizadas, inicialmente, 30 cirurgias por mês e a prioridade será o controle reprodutivo de animais de áreas de risco sanitário e de vulnerabilidade social.

“Fizemos o planejamento para atender 30 animais, por mês. Quando atingir a cota daquele mês, iremos ao cadastro de reserva. À medida que for pegando ritmo a tendência é aumentar essa quantidade. Mas, a princípio, são 30 castrações, com os veterinários Etelvina Nunes e João Mendes. As veterinárias Juliana Costa e Lays ficarão responsáveis pela inscrição e cadastramento das pessoas, além da triagem dos animais. São elas que farão o exame clínico do animal e liberar para a cirurgia”, explica a professora Gabriela Belo, do IFPI.

Em janeiro será lançado o edital que abrirá inscrições para as castrações. “A Prefeitura cedeu o espaço, montou com toda instrumentação e medicamentos, dentro dos padrões do Conselho Regional de Medina Veterinária e o Instituto entrou com a parceria dos dois veterinários, que serão voluntários para realizar as castrações. Em janeiro será lançado um edital para que as pessoas de baixa renda se inscrevam aqui mesmo no local. Para as pessoas que comprovarem baixa renda serão castrados até dois animais por CPF”, acrescenta a professora.

Da Redação
[email protected]

 

 

Desafio de Ciclismo reúne competidores e distribui R$ 3 mil em prêmios

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou neste domingo, 15, o III Desafio Oeirense de Ciclismo, dentro das comemorações do aniversário de 302 anos da nossa cidade.

A competição reuniu dezenas de atletas, que pedalaram do portal da cidade de Colônia do Piauí até a linha de chegada, situada no novo trecho da Avenida Rui Barbosa, em Oeiras.

Dividido em duas categorias – Master e Elite –, o Desafio de Ciclismo distribuiu R$ 3 mil em prêmios, incentivando e fortalecendo a prática esportiva em Oeiras. Segundo a Prefeitura Municipal, a competição incentiva e fortalece a prática esportiva em Oeiras.

Da Redaçao
[email protected]

III Desafio Oeirense de Ciclismo acontece neste domingo (15)

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), está com inscrições abertas para o III Desafio Oeirense de Ciclismo, que acontece neste domingo, 15, dentro das comemorações do aniversário de 302 anos da cidade.

A competição ocorre em duas categorias – Master e Elite – e vai distribuir prêmios em dinheiro, no total de R$ 3 mil. As inscrições acontecem na sede da SEMEL, no Estádio Municipal Gérson Campos, das 8h às 13h.

O Desafio de Ciclismo terá início às 7h da manhã, com largada do portal da cidade de Colônia do Piauí. O ponto de chegada ficará situado no novo trecho da Avenida Rui Barbosa, em Oeiras.

Da Redação
[email protected]

Alunos e professores premiados na OBMEP 2019 ganham tablets em Oeiras

Nesta terça-feira, 10, durante a audiência pública para a apresentação do currículo da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, também promoveu um momento de homenagens a todos os envolvidos na conquista dos resultados exitosos da educação municipal de Oeiras em olimpíadas nacionais de conhecimento, realizadas ao longo do ano de 2019.

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, destaca que, somente, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Oeiras conquistou 35 premiações – 08 medalhas e 27 menções honrosas – e lembra que o resultado que demonstra a evolução do ensino público do município. “Isso é o começo, mas também é o resultado de uma jornada de trabalho. No Brasil, foram 55 secretarias municipais de Educação premiadas. No Piauí, foram apenas duas e destas uma é a de Oeiras. Então, isso é motivo para fazer com que nosso trabalho continue”, ressalta a secretária.

Em reconhecimento ao empenho de todos, a Prefeitura de Oeiras presenteou alunos e professores premiados pela OBMEP com tablets; as escolas municipais que obtiveram destaque na olimpíada receberam um kit multimídia, composto por notebook e Datashow. “Todos os resultados alcançados são frutos de uma gestão dedicada, que incentiva os talentos e conhecimentos dos alunos”, comenta Zé Raimundo.

Além da OBMEP, os alunos das escolas municipais conseguiram destaque em outras olimpíadas nacionais de conhecimento, como a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), competição em que obtiveram 214 medalhas.

Da Redação
[email protected]

Associação Amigos do Museu de Arte Sacra é fundada em Oeiras

Foto: diocese de Oeiras

A Associação dos Amigos do Museu de Arte Sacra (AAMAS) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro na Praça Visconde da Parnaíba, número 72, cairro Centro, cidade Oeiras, Estado do Piauí. Foi criada com o objetivo de incentivar ações no campo cultural, educacional, de promoção humana e social, bem como captar recursos financeiros no sentido de apoiar a conservação, proteção e difusão do seu acervo.

A reunião de criação aconteceu na manhã do domingo, 08 de dezembro, no MAS, após a missa solene da Imaculada Conceição, com a presença do bispo diocesano Dom Edilson Nobre, do pároco da catedral Pe. Possidônio Barbosa, do Secretário de Cultura de Oeiras Stefano Ferreira e de um grupo formado por profissionais que atuam no campo da cultura e da educação admitidos nesta assembleia como sócios fundadores.

Inicialmente o Pe. Possidônio e a professora Zulene Rocha, coordenadora do MAS, expuseram os objetivos e necessidades para a criação da AAMAS. Em seguida foi feita a leitura e a discussão do estatuto da associação, depois aprovado em assembleia. Após a aprovação foi eleita a diretoria que durante dois anos coordenará os trabalhos da associação. A saber: Dom Edilson Nobre (Presidente), Pe. Possidônio Barbosa (Vice-presidente), Zulene Rocha (Tesoureira), Socorro Barros (Secretária). No conselho fiscal foram empossados os professores Pedro Dias de Freitas Júnior, Rossana Ferreira e Ivaneide Alves.

A criação da associação é um passo importante no processo de sustentabilidade do Museu de Arte Sacra no ano do jubileu de 75 anos da Diocese de Oeiras. A associação vem fortalecer os vínculos do MAS com a comunidade, estabelecendo intercâmbios com entidades afins e atuando em cooperação com a política cultural, educacional, humana e social estabelecida pela Secretaria de Estado da Cultura, Diocese de Oeiras e Paróquia de Nossa Senhora da Vitória à qual o Museu de Arte Sacra está vinculado.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores