Cidadeverde.com

Prefeito entrega máquinas agrícolas na comunidade Caraíbas, na zona rural de Oeiras

O prefeito José Raimundo realizou no último sábado, 21, a entrega de máquinas e implementos agrícolas aos produtores rurais da comunidade Caraíbas, na zona rural do município. Agora, através da parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a Associação de Desenvolvimento Comunitário das comunidades Caraíbas, Feitoria e Morro Grande, os agricultores familiares da região têm acesso a um trator, grade aradora, ensiladeira, calcareadeira e batedeira de cereais.

Segundo Zé Raimundo, os equipamentos que irão impulsionar a produção agrícola local. “Estes equipamentos vão facilitar a vida dos produtores e torna-los independentes financeiramente”, comenta o prefeito, acrescentando que o maquinário representa a possibilidade de geração de emprego e renda no campo, além de contribuir para dinamizar a economia do município.

Além das Caraíbas, produtores das comunidades Contentamento, Várzea Tranqueira e Canto da Vereda também foram contemplados com os equipamentos, adquiridos através de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do deputado federal Mainha. Ao todo, foram investidos R$ 930 mil na compra das máquinas agrícolas.

Para Zé Raimundo, a iniciativa fortalece a agricultura familiar, desenvolve o meio rural e leva ao homem do campo condições para que ele empreenda, através da produção e comercialização dos frutos do seu trabalho.

“Não é toda cidade que tem essa sorte de receber um benefício como este. Daqui a um tempo, vocês vão andar aqui e dizer Caraíbas mudou”, afirma o agricultor Valdo Abrão, morador da comunidade Caraíbas.

Fonte: Ascom

7ª Copa Oeiras de Karatê Interestilos acontece neste domingo (22)

Acontece neste domingo, 22, na Praça da Juventude, a sétima edição da Copa Oeiras de Karatê Interestilos. O evento é organizado pela Academia Zacarias de Artes Marciais e Pugilismo e Lekipe (Liga Estadual de Katarê Interestilos do Piauí), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

No sábado, dia 21, acontecerá a segunda edição do Seminário Técnico, com a participação do astro do jiu jitsu piauiense, Lívio Ribeiro, do QG da Luta. De volta dos Estados Unidos, ele estará em Oeiras para ministrar mais um seminário técnico. Desde fevereiro, o campeão mundial esteve morando na Califórnia, aprimorando a sua técnica no jiu jitsu.

Lívio Ribeiro é destaque nas principais competições de jiu jitsu do mundo. Atual Campeão Europeu (IBJJF), 7 vezes Campeão Mundial (CBJJE), 5 vezes Campeão Brasileiro (CBJJ), 3 vezes Campeão Sul-Americano (CBJJ) e Campeão Panamericano NO-GI IBJJF em Nova York.

O seminário de jiu jitsu será realizado no sábado, nos turnos manhã e tarde, na Praça da Juventude. No dia seguinte, às 09h, acontece a Copa Oeiras de Karate Interestilos, ambas as competições contam com a parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Fonte: Ascom

Prefeitura entrega reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Rodagem de Picos

Com o objetivo de oferecer mais conforto e agilidade no atendimento, tanto para pacientes quanto para os profissionais, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram na manhã desta segunda-feira, 16, a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rodagem de Picos, em Oeiras.

“A partir destas melhorias, nós temos condição de implantar uma Sala de Vacinas fixa aqui nesta unidade de saúde. Fizemos a adequação do consultório de odontologia, conforme as regras orientadas pelo Ministério da Saúde. O Conselho Regional de Odontologia (CRO) fez uma visita aos estabelecimentos de saúde e fez as devidas orientações sobre a correção da estrutura. Assim, atentemos essas solicitações para termos um espaço mais adequado, com a garantia de segurança não apenas para o usuário, mas também para a equipe de profissionais que aqui vem atuando”, pontua Auridene Feitas.

A secretária adianta que a Sala de Vacinação funcionará a partir de agosto, disponibilizando imunização permanente para os usuários. “Com a implantação da Sala de Vacinas, a oferta da vacina irá acontecer durante todos os dias da semana. Até então, a vacinação acontece extra-muro, que se faz através de um agendamento, num dia específico onde a comunidade se direciona para a unidade de saúde sabendo que tem a vacina naquele dia. Muitas vezes, terminamos perdendo o paciente, porque naquele dia ele não pode estar presente na unidade de saúde. Então, com a Sala de Vacinas fixa estaremos a partir de então dando condições da oferta desse serviço num caráter diário. Ou seja, dentro da rotina dessa unidade de saúde vamos estar podendo oferecer a vacinação para toda a população desta área”, informa a gestora.

A UBS da Rodagem de Picos dispõe de espaço amplo de recepção para acolhimento do usuário, área externa coberta, auditório, copa, farmácia, área de esterilização, coleta seletiva, casa de resíduos e consultório médico.

“Nesta área, temos duas extensões: um Ponto de Atendimento, que funciona no Uberaba, para também assistir essa comunidade, e temos um Ponto de Atendimento no Cebolinha. É uma área bem assistida, onde além da Unidade Básica de Saúde temos esses dois pontos de atendimento, que é uma descentralização que facilita o acesso da população aos serviços de saúde”, explica a secretária, acrescentando que a UBS da Rodagem de Picos também é responsável pelo atendimento dos internos do sistema carcerário do município.

Através de uma parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o município de Oeiras também oferece atendimento odontológico aos moradores do Uberaba. “Assim temos a garantia do atendimento odontológico. As pessoas não precisam vir para a unidade de saúde da Rodagem de Picos, elas são atendidas no IFPI, dentro do gabinete de odontologia de lá. Nós entramos com os profissionais, técnicos de enfermagem e é uma parceria que tem dado bastante certo”, conclui Auridene Freitas.

O prefeito José Raimundo observa que as UBSs desempenham um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade. “Estamos investindo na construção, ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde, não só da zona urbana, mas também da zona rural. Hoje estamos aqui neste posto de saúde que atende a demanda de um município do tamanho de Santa Rosa do Piauí. As condições aqui estão dadas com todo o aparelhamento de insumos e de profissionais para atender todo este público. É com esta reponsabilidade e este norteamento que colocamos a saúde de Oeiras como prioridade da nossa gestão, para acontecer sempre, de maneira equânime, na zona urbana e rural do município”, pondera o prefeito. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada dos serviços de saúde no município. Elas oferecem a atenção básica à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico em saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Fonte: Ascom

Oeiras é contemplada com 45 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, participou nesta terça-feira, 10, da solenidade de assinatura de contratos para construção de 45 casas na localidade Canto Fazenda Frade, na zona rural do município. As casas serão construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal.

Os projetos foram feitos pela Associação de Moradores da Comunidade Canto Fazenda Frade e aprovados pela Caixa Econômica Federal. As 45 famílias contempladas com a construção das casas passaram por um cadastramento prévio e uma série de avaliações para a aprovação nos critérios exigidos.

Zé Raimundo explica que um dos objetivos do programa é combater o êxodo rural, buscando melhorar as condições de habitabilidade da zona rural, a qualidade vida das famílias e consequentemente o desenvolvimento do município. “É uma ação que dá mais dignidade, qualidade de vida, melhores condições sanitárias e de saúde aos moradores da zona rural”, pontua o prefeito.

O PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009, e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa seja reformando, ampliando ou concluindo uma existente.

Mais moradias na zona rural

Também nesta terça-feira, Zé Raimundo visitou a localidade Mocambo, na zona rural de Oeiras, onde está sendo finalizada a construção de 06 casas e melhoria habitacional de outras 13 moradias. As melhorias habitacionais envolvem restruturação das condições de habitabilidade por meio da construção e reparos de banheiros, troca de telhado, piso e reboco nas moradias.

A construção das casas e implantação das melhorias habitacionais são fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que busca aprimorar as condições físicas e sanitárias das habitações e da área externa, evitando a colonização de barbeiro – inseto transmissor da Doença de Chagas – contribuindo para o controle da doença, por meio de restauração ou reconstrução dos domicílios.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras inaugura Academia da Saúde na Praça do BEC

A Prefeitura de Oeiras inaugurou na tarde desta segunda-feira, 09, a sexta Academia da Saúde no município. Desta vez, a área multiuso dotada de equipamentos de ginástica foi instalada na Praça João XXIII (conhecida como Praça do BEC), localizada no Bairro Jurani.

Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam a academia, que tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos para a população.

“Estamos desenvolvendo esta ação de maneira contínua na cidade e no interior, a cada 15 dias conseguindo fazer a entrega de uma Academia da Saúde, por entender que este é um dispositivo de extrema importância com o processo de trabalhar em conjunto a alimentação saudável, oferecendo qualidade de vida. Além da caminhada, estamos com esse dispositivo novo que vem para somar e melhor estimular a população para a prática da atividade física”, explana Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

“Pedimos o zelo dos equipamentos por parte dos moradores. A academia é da comunidade, estamos apenas a formalizar a entrega, mas a academia é da população, que vai estar fazendo um bom uso deste espaço e dos aparelhos”, acrescenta Auridene Freitas.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada à atuação dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que já contempla 18 comunidades, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs). Na Praça do BEC, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h30.

“Colocamos hoje o desafio para a equipe que faz essa área de estar buscando a comunidade para a participação e fortalecimento do Grupo Qualidade de Vida, com caminhada, atividade física, reeducação alimentar. Nós temos os profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para fazer a orientação. Então, o desafio é estar buscando e estimulando a população cada vez mais para que ela possa estar fazendo uso deste espaço e, com isso, levando maior qualidade de vida, reduzindo as taxas de diabetes, controlando a glicemia capitar e a hipertensão arterial. Sabemos que isso é comprovado através da atividade física”, conclui a secretária.

Academias da Saúde em todos bairros

O prefeito José Raimundo diz que o intuito da Administração Municipal é levar as Academias da Saúde a todos os bairros de Oeiras. “É um desafio que vamos estar levando a todos os bairros de Oeiras. É um desafio nosso! Em alguns bairros, vamos ter que inventar espaços para colocar estas academias, como na Várzea, onde já estamos em parceria com a Igreja Católica para fazer a urbanização de um espaço. Na Vila São José, vamos buscar isso junto à Eletrobras, para podermos ter este espaço para a comunidade. Isso porque entendemos que as pessoas estão em busca de qualidade de vida e temos que estar a atentos a isso. É a saúde do município, a saúde do nosso munícipe sendo tratada com zelo e responsabilidade”, comenta.

Ele destaca que a instalação dos equipamentos na comunidade atende uma demanda do Grupo de Escoteiros Domingos Afonso Mafrense. “Esta academia da Praça João XXIII foi uma reivindicação do Grupo de Escoteiros, que foi à Prefeitura buscar este instrumento para valorizar cada vez mais o espaço convivência deles. Estamos aqui cumprindo nosso compromisso. Então, a academia é do povo, a academia é de vocês que estão neste convívio diário aqui neste espaço. Por isso, na questão do zelo e da manutenção cabe um diálogo com as pessoas que convivem e usam este espaço”, finaliza Zé Raimundo, ressaltando que a praça recebeu nova arborização, através do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura.

Fonte: Ascom

Pré-Natal do Parceiro em Oeiras estimula homens a cuidarem da saúde

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Oeiras está implantando uma nova política de atenção à saúde do homem: o Pré-Natal do Parceiro. O objetivo é orientar o homem a exercer a paternidade desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de saúde.

Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde, explica que a implantação da política no município é uma forma de conscientizar os pais sobre a importância da participação no acompanhamento da gravidez e do parto, além de estimular os homens a cuidarem da própria saúde. “Estamos dando um passo novo com a implantação dessa proposta em nosso município. Entendemos de avançar nessa política nova que contempla cinco eixos. Dentre eles, estamos destacando a Paternidade e o Cuidado, onde casado com o pré-natal da gestante estamos incluindo o pré-natal do parceiro”, comenta a secretária, frisando que a ação tem o intuito de gerar vínculos afetivos saudáveis e qualidade de vida para todos da família.

“Esse eixo Paternidade e Cuidado é considerado uma porta de entrada muito positiva, porque a partir daí vamos trabalhar essa estratégia nova do Pré-Natal do Parceiro, fortalecendo o vínculo familiar, tonando as crianças com maior desenvolvimento cognitivo, menor taxa de delinquência, menor taxa de violências e melhor desempenho escolar da criança. É oportunidade também para o autocuidado masculino, porque a partir do Pré-Natal do Parceiro o homem tem a oportunidade de estar se cuidando mais, fazendo exames, atualizando cadernetas de vacina, fazendo a verificação da pressão arterial; avaliação do peso, avaliação nutricional e odontológica; consulta médica. Enfim, a partir do momento que ele acompanha a gestante, está fortalecendo o vínculo familiar e já oportuniza o autocuidado”, amplia Auridene Freitas.

Qualificação profissional

Dentro do processo de implantação do Pré-Natal do Parceiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desenvolve uma oficina para qualificação profissional dos servidores que atuam na área da saúde no município de Oeiras.

São três dias de capacitação – 04, 05 e 06 de julho –, no auditório da Semusa, envolvendo cerca de 250 profissionais de saúde, entre eles: agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

Na capacitação, estão sendo mediados conhecimentos sobre a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), com debates sobre os eixos: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reproduva, Prevenção de violências e acidentes, Agravos e condições crônicas na população masculina e Paternidade e Cuidado. Temas como Responsabilização e Vínculo, Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, Orientações sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do Pré-natal do Parceiro em Oeiras também estão sendo abordados.

Empresa Cidadã e ampliação da licença-paternidade em Oeiras

A coordenadora de Saúde do Homem da Semusa, Alexsandra Fontes, lembra que, em 2016, foi sancionada a Lei do Marco Legal da Primeira Infância. A mudança mais celebrada foi a que estende a licença-paternidade de 5 para 20 dias.

No entanto, a ampliação não é obrigatória para todas as empresas e só é opção para aquelas que participam do programa Empresa Cidadã, uma iniciativa do Governo Federal, que tem o objetivo beneficiar empresas, trabalhadores e crianças. As entidades que aderem ao projeto ampliam o período de licença-maternidade e licença-paternidade de seus funcionários e recebem benefícios fiscais.

Todo trabalhador brasileiro tem direito à licença-paternidade de cinco dias corridos a partir do nascimento dos filhos. No entanto, desde 2016, funcionários públicos federais e aqueles que trabalham em Empresas Cidadãs conquistaram o direto de gozar de uma licença-paternidade de 20 dias.

“Aqui em Oeiras fizemos uma busca para sondar quais são as empresas aptas a aderir a este programa. Fizemos um trabalho de sensibilização, mostramos o que é o programa, mostramos a importância de estender a licença-paternidade e a contribuição dele, empresário, para a sociedade. Com isso, de imediato, conseguimos a adesão de quatro empresas: Engipec Comércio, Engipec Engenharia, Supermercado São José e Mercadinho Marli”, cita a coordenadora.

“Esse homem vai ter o direito aos 20 dias de licença-paternidade, porém ele precisa comprovar o envolvimento com a família. Quem vai fazer esse acompanhamento é o agente comunitário de saúde, se for descoberto algo irregular é interrompida a licença e ele retorna a trabalhar imediatamente. Isso está na lei também”, completa Alexsandra Fontes.

Participando nesta quinta-feira, 05, da oficina de implantação e capacitação do Pré-natal do Parceiro para profissionais de saúde, o prefeito José Raimundo anunciou que encaminhará para a Câmara Municipal um Projeto de Lei propondo a ampliação da licença paternidade, de 05 para 20 dias, para servidores efetivos do município.

“São etapas que estamos vencendo para de fato termos este público [masculino] nos serviços de saúde, para que tenhamos realmente o envolvimento do pai presente, com compromisso, com cuidado, fortalecendo o vínculo familiar, reduzindo a questão da violência, cria hábitos de vida saudáveis”, finaliza a coordenadora de Saúde do Homem.

Posto de Coleta Municipal

O Pré-Natal do Parceiro é uma oportunidade para que os homens cuidem da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parceiras, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas nos serviços de saúde.

Para fortalecer esta política e proporcionar um acesso qualificado à realização de exames, a Secretaria Municipal de Saúde está construindo um Posto de Coleta Municipal de Análises Clínicas. O posto está sendo construído nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde e deve ser inaugurado em agosto. O intuito da Semusa é que a criação do espaço facilite a realização de exames no município.

Fonte: Ascom

Saúde inicia implantação do Pré-natal do Parceiro em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando desta quarta até sexta-feira, 06, uma oficina de implantação e capacitação do Pré-natal do Parceiro para profissionais de saúde. A capacitação acontece no auditório da Semusa e é destinada a agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação Física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

A coordenadora de Saúde do Homem da Semusa, Alexsandra Fontes, explica que o objetivo do Pré-natal do Parceiro é introduzir nos homens a prática de uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento. Segundo ela, a implantação do programa em Oeiras faz parte de um movimento crescente no Brasil e no mundo que defende o envolvimento integral dos homens na gestação, no parto, no cuidado e na educação das crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está trabalhando na adesão de empresas ao programa, para que os funcionários usufruam do direito ao Pré-natal do Parceiro. Várias empresas já estão cadastradas.

Conhecido como pré-natal, o acompanhamento da saúde da gestante e do bebê durante a gravidez é oferecido e recomendado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ele consiste em uma série consultas — a primeira deve ser realizada até 120 dias de gestação —, exames e atividades complementares (como palestras e reuniões) que servem para detectar, tanto na mãe quanto na criança, anormalidades no desenvolvimento e riscos de doenças e infecções, além de promover uma gestação saudável.

A ideia de que o atendimento pré-natal é responsabilidade única da mulher, sem haver necessidade de participação do parceiro, é um dos fatores que inauguram o peso maior de cuidado dos filhos sobre as mulheres. Para combater essa desigualdade, fundando a prática de uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento, além de prevenir doenças, o programa de pré-natal do homem foi normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011.

PROGRAMAÇÃO:

04.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

MANHÃ - Público-Alvo: Agentes Comunitários de Saúde da Zona Urbana e Técnicos em Enfermagem Zona Urbana.

08:00h às 08:30h - Acolhimento - (Psi. João Marcos)

08:30h às 09:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH - (Enfª. Rai Vieira)

09:00h às 09:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento - (Enfª. Katharine Dantas)

09:15 às 09:30h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes - (Enfª. Katharine Dantas)

09:30 às 09:45h -Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina - (Enfª. Katharine Dantas)

09:45h às 10:00h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva - (Enf. Reinaldo Ferreira)

10:00h às 10:10h - Intervalo.

10:10h às 10:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado - (Enfª Alexsandra Fontes)

10:30h às 10:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde - (Enfª. Rai Vieira)

10:50h às 11:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC - (Enf. Wemerson Fontes)

11:15h às 11:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI - (Enfª Alexsandra Fontes)

11:40h às 12:00h - Discussão.

12:00h - Encerramento.

LOCAL: Auditório da SEMUSA

TARDE - Público-Alvo: Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural e Técnicos em Enfermagem Zona Urbana.

14:00h às 14:30h - Acolhimento.

14:30h às 15:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH.

15:00h às 15:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento.

15:15 às 15:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva.

15:30 às 15:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes.

15:45h às 16:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina

16:00h às 16:10h - Intervalo.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:30h às 16:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes

Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

16:50h às 17:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC

17:15h às 17:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI.

17:40h às 18:00h - Discussão

18:00h - Encerramento.

05.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

AMANHÃ - Público-Alvo: ACSs Zona Urbana e Rural, Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Prof. Educação Física, Psicólogos, Assis. Social, Fonoaudiólogos e Téc. em Enfermagem das zonas Urbana e Rural.

08:00h às 09:00h - Acolhimento: Responsabilização e Vínculo - (Psi. João Marcos)

09:00h às 12:00h - Boas práticas na Atenção ao Pré-Natal e puerpério - (Enfª. Obstetra Tatiana Guimarães).

TARDE - Público-Alvo: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Nutricionistas, Prof. Educação Física, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos.

14:00h às 14:30h - Acolhimento.

14:30h às 15:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH.

15:00h às 15:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento.

15:15 às 15:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva.

15:30 às 15:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes.

15:45h às 16:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina.

16:00h às 16:10h - Intervalo.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:10h às 16:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado.

16:30h às 16:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

16:50h às 17:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC

17:15h às 17:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI.

17:40h às 18:00h - Discussão.

18:00h - Encerramento.

06.07.18

LOCAL: Auditório da SEMUSA

MANHÃ - Público-Alvo: Agentes de Combate as Endemias, Téc. em Saúde, Bucal Zona Urbana e Zona Rural e Téc. em Enfermagem Zona Rural.

08:00h às 08:30h - Acolhimento - (Psi. João Marcos)

08:30h às 09:00h - Apresentação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem/PNAISH - (Enfª. Rai Vieira)

09:00h às 09:15h - Eixo 1: Acesso e acolhimento - (Enfª. Katharine Dantas)

09:15 às 09:30h - Eixo 2: Saúde Sexual e Reproduva - (Enfª. Katharine Dantas)

09:30 às 09:45h - Eixo 4: Prevenção de violências e acidentes - (Enfª. Katharine Dantas)

09:45h às 10:00h - Eixo 5: Agravos e condições crônicas na população masculina - (Enfª. Katharine Dantas)

10:00h às 10:10h - Intervalo.

10:10h às 10:30h - Eixo 3: Paternidade e cuidado - (Enfª Alexsandra Fontes)

10:30h às 10:50h - Apresentação do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário e Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde - (Enfª. Rai Vieira)

10:50h às 11:15h - Apresentação da reestruturação do Centro Obstétrico/HRDC - (Enf. Wemerson Fontes)

11:15h às 11:40h- Orientações, sobre operacionalização, monitoramento e avaliação do pré-natal do parceiro em Oeiras-PI - (Enfª Alexsandra Fontes).

Fonte: Ascom

Jogos Centro-Sul de Capoeira reúnem 250 capoeiristas em Oeiras

Oeiras sediou entre os dias 29 e 30 de junho a sétima edição dos jogos Centro-Sul de Capoeira. O evento foi realizado pelo grupo de capoeira Raízes do Brasil de Oeiras, sob o comando do professor Gilmar, conhecido como “Magro de Aço”.

A competição aconteceu no campus de Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e contou com uma vasta programação, que contemplou palestra sobre a Etnia Negra no Brasil, ministrada pelo mestre Tucano; cursos técnicos conduzidos pelos mestres Tucano (Teresina-PI) e Peninha (Fortaleza-CE) e aulas voltadas para os competidores.

Com apoio cultural da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os jogos reuniram cerca de 250 capoeiristas, de três estados do Nordeste – Piauí, Maranhão e Bahia.

Participaram da competição capoeiristas das cidades de Fortaleza-CE, Teresina-PI, Timon- MA, Pedro II-PI, Remanso-BA, São João-PI, São Raimundo Nonato-PI, Altos-PI, Cajazeiras-PI, Várzea Grande-PI, Simplício Mendes-PI, Colônia-PI, Barra D'Alcantara-PI, Picos- PI, Luzilândia-PI, Regeneração-PI e Oeiras-PI.

Fonte: Ascom

Conselho Municipal de Saúde realiza reunião itinerante em Oeiras

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta quinta-feira, 28, mais uma reunião do seu projeto itinerante, em Oeiras. Desta vez, o encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jureminha.

A reunião foi iniciada com uma homenagem à conselheira Maria Reijane Barbosa, falecida no último domingo, dia 24. Na ocasião, também foram discutidas demandas da comunidade e apresentados planos de ação da Secretaria Municipal de Saúde para a Coordenação de Vigilância Municipal e Nutricional, apresentado pela nutricionista Jardeline de Oliveira e para o Plano de Assistência Farmacêutica, explanado pela enfermeira Katharine Dantas.  

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. “Fomos muito bem acolhidos aqui, levantamos propostas, sugestões de melhorias dentro desta unidade, dentro deste bairro e falamos sobre como esse bairro pode ser melhor assistido. Além dos usuários, além do próprio Conselho, escutamos a equipe e assim vamos prosseguindo com este cronograma de reuniões para que elas possam estar acontecendo em todas as áreas de atuação dentro da Estratégia Saúde de Família”, avalia a secretária.

Desde abril, os encontros do CMS acontecem em caráter itinerante.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é formado por usuários do SUS, que são 50% da representação da instituição; trabalhadores do SUS; representantes dos prestadores de serviços para o SUS e representantes da gestão municipal. Integram o CMS, 16 membros titulares e 16 suplentes, que têm o papel de fiscalizar e acompanhar a política municipal de saúde.

A instituição desenvolve sua função na formação e controle de estratégias de políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em caráter permanente e deliberativo, atuando para garantir a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.

Fonte: Ascom

Prefeito Zé Raimundo inaugura Academia da Saúde no Bairro Rosário em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na tarde desta quinta-feira, 28, no Bairro Rosário, mais uma Academia da Saúde na cidade de Oeiras. A área multiuso, dotada de equipamentos de ginástica, está localizada na praça em frente à Escola Municipal Francisco Quirino.

O Bairro Rosário é a quinta comunidade contemplada com a Academia da Saúde. Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam o equipamento. No próximo dia 09 de julho, a Prefeitura de Oeiras inaugura a Academia da Saúde na Praça João XXIII (Praça do BEC), no Bairro Jurani.

Segundo Auridene Freitas, a implantação das academias tem o objetivo de estimular a prática da atividade física, promover a alimentação saudável e contribuir para a produção de modos de vida benéficos e sustentáveis para a população. “Através da atividade física com alimentação saudável nós temos conseguido resultado favoráveis e positivos, conseguido controlar até o uso da medicação tanto para os hipertensos quanto para os diabéticos. Temos o entendimento continuar com este trabalho por outras áreas. A proposta é que as pessoas possam entender e aderir a este projeto, que é qualidade de vida”, ressalta a secretária.

O prefeito José Raimundo acredita que a instalação das academias em espaços públicos potencializa a prática da atividade física e colabora para a promoção da saúde e do lazer no município. “O Bairro do Rosário é o mais antigo da cidade de Oeiras e tem um grande número de moradores da Terceira Idade, público-alvo desta academia que hoje colocamos à disposição da população. Nosso intuito é colocar em todos os bairros a academia em logradouros como praças, na zona urbana e zona rural, para tirar as pessoas de dentro de casa, para que façam o exercício, que é saúde e qualidade de vida”, afirma Zé Raimundo.

A implantação das Academias da Saúde em Oeiras está associada ao trabalho dos Grupos Qualidade de Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através dos Núcleos de Saúde da Família (NASFs), que já contempla 18 comunidades. No Rosário, as aulas orientadas pelos profissionais do Grupo Qualidade de Vida acontecerão todas as segundas-feiras, às 17h30, na praça onde está instalada a academia.

Além da Academia da Saúde, o prefeito anunciou que o Rosário receberá, em breve, obras de infraestrutura. “Vai estar chegando logo, logo asfalto em quatro ruas do Bairro Rosário e calçamento nos conjuntos Fábio Barroso e Marcos Barroso. São melhorias que a comunidade é merecedora”, pontua o prefeito.

Fonte: Ascom

Posts anteriores