Cidadeverde.com

Final do campeonato de futebol Ruralzão acontece nesta sexta (28), em Oeiras

Várzea Tranqueira e Gonçalaves vão disputar a final do Campeonato Ruralzão, em Oeiras. A partida acontece nesta sexta-feira, 28, no Estádio Municipal Gérson Campos, a partir das 20h. Antes, às 18:30h, Morro Redondo e Queiroz entram em campo no jogo que vai definir o 3° colocado na competição.

O Ruralzão é uma das mais importantes competições esportivas do interior do Piauí. Promovido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o campeonato reuniu este ano 31 times de diversas comunidades da zona rural do município.

Os finalistas disputam o título do Ruralzão 2018 e prêmios em dinheiro que totalizam R$ 16,5 mil.

Final do Ruralzão

18:30h – decisão do 3° colocado

Morro Redondo X Queiroz

20h – Solenidade oficial da Final do Ruralzão

20:10h – Grande Final

Várzea Tranqueira X Gonçalaves 

Fonte: Ascom

‘Mulheres do Campo’: Curso capacita produtoras rurais em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) iniciou este mês um novo programa de empreendedorismo rural, com foco no público feminino de Oeiras.

Denominado ‘Mulheres em Campo’, o curso está sendo realizado no Assentamento Capim Grosso, zona rural do município, e tem objetivo de desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural.

De acordo com a SEMAS, a iniciativa capacita mulheres produtoras rurais para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência, com foco em empreendedorismo e liderança. A expectativa é que desenvolvimento do programa contribua para identificação e reforço de características empreendedoras das mulheres da zona rural do município de Oeiras. 

Fonte: Ascom

Projeto Seis e Meia apresenta Gabriel O Pensador em Oeiras dia 10 de outubro

Pioneiro do movimento hip hop no Brasil, o cantor Gabriel o Pensador sobe ao palco do Cine Teatro Oeiras no próximo dia 10 de outubro, às 20h, para celebrar seus 25 anos de carreira. O show faz parte do projeto Seis e Meia e tem classificação etária de 16 anos.

O ingresso para o show custa R$ 30,00 e será vendido no dia 03 de outubro, das 07h ao meio dia, na bilheteria do Cine Teatro. O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No repertório do show está o novo sucesso "Tô feliz (matei o presidente 2)" e clássicos como “Retrato de um Playboy” (1993), “2345meia78” e “Cachimbo da paz” (1997), “Astronauta” (1999) e “Até Quando” (2001); além de canções de seu último trabalho “Sem Crise”, como “Surfista Solitário”, versão para o sucesso de Jorge Ben Jor 1980, entre outras.

O cantor iniciou sua carreira musical em 1992 ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)" que foi grande sucesso nas rádios num momento em que o país passava pelo processo de impeachment do presidente Collor. Em 1993 lançou seu primeiro CD pela Sony Music e venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação Masculina de Pop Rock.

Além de cantor e compositor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico “Diário Noturno”. Quatro anos mais tarde escreveu “Um Garoto Chamado Rorbeto”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte e que até os dias atuais é usado nas escolas em trabalhos contra o bullying.

Fonte: Ascom

Prefeitura faz melhorias no atendimento odontológico municipal de Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram nesta quarta-feira, 12, a obra de reforma e ampliação do Ponto de Atendimento do Riachuelo, comunidade localizada na zona rural de Oeiras. Com a ampliação, o ponto de atendimento ganhou um consultório odontológico. Inaugurado em 2014, o posto de saúde foi instalado num espaço cedido pela Associação de Moradores e Desenvolvimento Comunitário do Riachuelo. Além do consultório odontológico, recém-inaugurado, o ponto de atendimento conta com consultório médico e de enfermagem.

Auridene Freitas comenta que os moradores da comunidade são atendidos pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Alagoinha e que, por conta da distância, muitas vezes precisavam se deslocar até a sede do município para receber atendimento odontológico. “Até então, estávamos referenciando toda comunidade para a unidade de saúde de zona urbana e isso dificultava muito, pois as pessoas precisavam estar se deslocando para buscar o serviço de odontologia. Ficava mais próximo que elas fossem para a cidade do que ir buscar o serviço na região da Alagoinha. Com isso, nós entendemos que aqui temos uma demanda grande, que dá para ser assistida dentro da própria comunidade e partimos para o processo de ampliação do espaço e implantação do gabinete de odontologia, o que favorece toda esta região, não apenas o Riachuelo, mas também Boa Vista, Riachão e outras comunidades”, afirma a secretária.

Inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, o consultório odontológico já está em funcionamento desde agosto, realizando cerca de 10 atendimentos semanais. “O gabinete de odontologia já está em pleno funcionamento. Sentimos a necessidade de ampliar esse espaço para também ampliar os serviços que aqui estaremos oferecendo. Isso favorece a comunidade no sentido de poder trazer outros serviços que, até então, eram inviáveis de acontecer. O atendimento odontológico é uma inovação nesta região. A comunidade era assistida, até então, com atendimento médico e de enfermagem, onde todos grupos são trabalhados: hipertensos, gestantes, diabéticos, crianças, vacinação. E a partir de agora teremos um aumento na oferta de serviços”, acrescenta a secretária.

O prefeito José Raimundo diz que os serviços de saúde são oferecidos de maneira equânime no município de Oeiras, atendendo com a mesma qualidade os moradores da zona urbana e rural. “Temos neste ponto de atendimento, a mesma qualidade dos serviços de saúde ofertas na zona urbana. O odontólogo, o médico, o enfermeiro e o técnico de enfermagem que vem pra cá são os mesmos que atendem na zona urbana, é a mesma qualidade do serviço. É algo que fazemos com enorme satisfação. Quando trazemos o serviço para perto da comunidade é porque temos a preocupação de oferecer o melhor”, assegura Zé Raimundo.

25 consultórios odontológicos

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito. Atualmente, o município possui 25 consultórios odontológicos. Em pouco mais de um ano, foram implantados consultórios odontológicos em 06 regiões da cidade – Riachuelo, Rodagem de Floriano, Caraíbas, Tamboril/Salinas, Alto Sereno e mais uma sala de atendimento no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).

Além da expansão do atendimento de Saúde Bucal, o município também investiu na modernização de 08 consultórios odontológicos – UBS Pedro Barbosa, Rosário, Várzea, Oeiras Nova, Contentamento, Briona, Boa Nova e Alagoinha. “Entendemos a necessidade de descentralização do serviço como forma de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Implantamos vários pontos de atendimento dentro do nosso município e um deles é o do Riachuelo. Sentimos a necessidade de ampliar esse espaço para também ampliar os serviços que aqui estaremos oferecendo. Isso favorece a comunidade no sentido de poder trazer outros serviços que, até então, eram inviáveis de acontecer”, comenta a secretária municipal de Saúde.

Ela considera que os investimentos feitos pela Prefeitura de Oeiras fortalecem o Programa de Saúde Bucal em todo o município, melhoraram as condições de trabalho dos profissionais de saúde e os serviços prestados à população oeirense. “O Ministério da Saúde faz o envio de um recurso de incentivo para o serviço ser implantado apenas na Alagoinha. Mas o município, entende a necessidade de implantar outros gabinetes nesta região. Além de Alagoinha, inauguramos um gabinete odontológico em Tamboril/Salinas, já este ano de 2018; entregamos recentemente um gabinete na região de Alto Sereno, concluímos uma obra já entregando o serviço de odontologia e agora estregamos no Riachuelo. Podemos afirmar que a região está bem assistida com quatro pontos, sendo estes três pontos fora Alagoinha, feitos com contrapartida da Prefeitura de Oeiras”, finaliza Auridene Freitas.

Fonte: Ascom

Com ‘Caminhada da Cidadania’, alunos festejam resultado do IDEB em Oeiras

Com a divulgação do resultado final do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Oeiras desponta entre os municípios com melhor educação pública do Piauí. Com a média 7.1, a cidade superou a capital do Estado, Teresina, e outros grandes municípios do Piauí, como Parnaíba, Picos e Floriano.

Para marcar o feito, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) organizou, na última quinta-feira, 06, uma caminhada reunindo alunos e professores de todas as turmas que participaram da avaliação. Em Oeiras, cerca de mil alunos foram avaliados em suas habilidades em língua portuguesa e matemática.

“Nossa gratidão aos que fazem educação municipal em Oeiras, pois a nota 7.1 do IDEB é fruto de um trabalho coletivo. Celebramos essa conquista com nossos alunos, razão maior do nosso trabalho, através da Caminhada da Cidadania que simboliza a garantia do "direito de aprender e do dever de ensinar", foi um momento de muita alegria”, comemora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Ela ressalta que o resultado do IDEB 2017 mostra a evolução do município de Oeiras no aprendizado do Ensino Fundamental e na formação estudantil pública. “Obrigada professora Ruthnéia, pelo Projeto Borboleta que oportunizou alfabetizar nossas crianças com eficiência, obrigada prefeito José Raimundo, por acreditar e investir na educação dos nossos pequenos munícipes, obrigada aos professores, diretores, coordenadores, supervisores, motoristas, nutricionistas, auxiliares administrativos e de serviços gerais pela dedicação e zelo dispensados a educação das nossas crianças”, agradece a secretária.

“Em Oeiras tem educação de primeira, educação de resultado. Por isso, aproveito a oportunidade para convocar a todos para caminharmos cada vez mais na direção de uma educação pública municipal de qualidade. Avante, Oeiras...terra bendita de amor e de paz!”, conclui Tiana Tapety.

Fonte: Ascom

Aluno de Oeiras conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática

Imagine disputar uma Olimpíada Nacional de Matemática com mais de 18 mil estudantes do país inteiro e ser um dos medalhistas. Esse feito foi alcançado pelo jovem Leandro Henrique Estevão, 14 anos, aluno do 8° Ano, na Escola Municipal Juarez Tapety, em Oeiras. Ele conquistou uma medalha de bronze na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).  

A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira, 04, no Espaço Noé Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O evento contou com a participação de alunos, professores, escolas e representantes de secretarias municipais de Educação de várias cidades do Estado do Piauí e teve o propósito de reconhecer e premiar o empenho de todos.

Mesmo tímido, Leandro Henrique não esconde a satisfação pela conquista da medalha. “Fiquei muito feliz”, celebra o estudante, que se prepara para segunda da fase OBMEP - edição 2018, marcada para o próximo dia 15 de setembro. Além de Leandro Henrique, cinco estudantes da rede municipal obtiveram certificados de menção honrosa na OBMEP 2017 – Isaias Coelho Rocha e Marcilane Ferreira do Nascimento, da Escola Municipal Juarez Tapety; Heder Júnior de Sousa Silva e Jackson Ferreira Lima Brito, da Escola Municipal Sítio Nacional; e Pedro Luiz de Moura Marques, da Escola Municipal Aleksandra Tapety.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, Renato Martins, pontua que a olimpíada estimula o estudo da matéria e promove inclusão social por meio do conhecimento. “Conseguir uma medalha de bronze numa olimpíada é um feito grandioso, porque é concorrer com todos os alunos do Brasil. A estrutura montada para a OBMEP é de alto nível, só vão os bons alunos, só se preparam aqueles que realmente têm um nível intelectual bem elevado, que têm o nível de matemática bem desenvolvido e a força de raciocínio muito grande. O peso do raciocínio na OBMEP é gigantesco”, pondera o diretor.

Este ano, 120 alunos da escola devem participar da segunda fase da OBMEP. “A Olimpíada de Matemática é igual a qualquer outra olimpíada. O contexto é um só: treinar para ser medalhista. Temos hoje duas turmas, todas com 60 alunos, que foram selecionadas para o nível 02 da OBMEP. Então, a equipe formada agora é muito maior que a passada, isso nos deixa mais esperançosos. A esperança é de termos mais medalhas, mais desenvolvimento”, conclui Renato Martins.

Fonte: Ascom

Nove são presos em operação de combate ao tráfico de drogas no interior do Piauí

Fotos: SSP-PI

Atualizada às 8h43

Nove pessoas foram presas durante a operação Mercador II deflagrada em Oeiras e Santa Rosa na manhã desta quinta-feira (06). A ação policial visa o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão. Sete pessoas foram presas em flagrante. 

De acordo com o delegado Antônio Nilton, que presidiu a operação, os flagrantes ocorreram no cumprimento dos mandados de busca e apreensão que ocorreu em quase todos os bairros de Oeiras. 

Ele informou ainda que foram apreendidas crack, cocaína e maconha, que ainda serão pesados para saber a quantidade. 

A operação terminou por volta das 8h30 desta quinta. “As investigações duram mais de ano e era intra e intermunicipal, não vamos divulgar as cidades porque outras investigações irão iniciar”, destacou o delegado. 

A operação visa o combate ao tráfico de drogas e de delitos patrimoniais fomentados pela prática deste crime.

Policiais civis das delegacias de Floriano, Picos, Elesbão Veloso, além do Greco, Depre, Polinter, DOE e Força Tática da Polícia Militar de Oeiras participaram da operação.

Duas prisões preventivas:
1- Raimundo Pereira da Costa 
2- Gabriel Pereira de Sousa 

Flagrantes:
•1- Ramon Sideral Gomes dos Santos Sousa (tráfico de drogas);
•2- Edilson Batista de Carvalho(revólver)posse ilegal
•3- Francisco Adiomar Gonçalves  ( Tráfico de Drogas);
•4- Marciel BORGES Damasceno(Tráfico de Drogasil e Posse de arma de fogo)
•5- Augustinho de Sousa Santos
•6- David Roniele da Conceição 
•7- Igor Gonçalves da Silva

 

 

Graciane Sousa e Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada em Oeiras

Mães, pais e responsáveis têm até 14 de setembro para levar as crianças com idades entre 1 ano e menores de 5 anos para serem vacinadas contra pólio e sarampo, em Oeiras. As doses estão disponíveis, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Com grande parte de estados e municípios sem atingir a meta – vacinar pelo menos 95% do público-alvo – o Ministério da Saúde decidiu prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo. Pelos dados preliminares, a média de vacinação está em 88%. Em apenas sete estados foi atingida.

Devem ser vacinadas contra a poliomielite o sarampo crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses. No último sábado, 1º, postos de saúde de bairros com baixa cobertura vacinal foram abertos, por recomendação do Ministério da Saúde.

Tire dúvidas sobre a vacinação

Qual o foco da campanha? 
Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). 

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos? 
Sim. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos, que ainda não foram vacinadas durantes a campanha, devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço. 

Há riscos ao tomar doses a mais? 
Não há riscos. 

Alguma das vacinas têm contraindicação? 
Não, mas crianças com doenças imunossupressoras devem passar por avaliação médica.

Qual a vacina usada contra a pólio? 
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha. 

Qual a vacina usada contra o sarampo? 
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. 

O que levar?

A caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Mas mesmo quem não tiver o documento deve procurar o posto de saúde para imunização. 

Adultos participam da campanha? 

Não. A campanha tem como foco crianças, mas conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da tríplice viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da tríplice viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária. 

(Fonte: Ministério da Saúde)

Prefeitura de Oeiras reforma e amplia escola no povoado Morro Redondo

A Escola Municipal Aleksandra Tapety, situada no povoado Morro Redondo, na zona rural de Oeiras, ganhou uma estrutura mais ampla, moderna e confortável para estudantes e professores. As melhorias foram entregues à população nesta quinta-feira, 30, pelo prefeito José Raimundo.

Segundo Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, a escola atende cerca de 250 alunos, de 12 comunidades rurais. Com a reforma e ampliação, o educandário ganhou novas salas de aula, sendo uma sala multifuncional, com recursos especiais para acompanhamento dos alunos com deficiência; sala de leitura, escovódromo, melhorias na cantina, direção e sala dos professores.

“Tudo pensado para atender melhor as crianças e adolescentes, com melhores acomodações e prestação de serviço. Além disso, as melhorias também possibilitam mais conforto aos profissionais que trabalham na escola”, ressalta a secretária.

Além do Morro Redondo, neste mês de agosto, a Prefeitura de Oeiras inaugurou benfeitorias em outras duas escolas municipais – Visconde da Parnaíba e Urbano Lixandrino, no povoado Várzea Tranqueira.

Fonte: Ascom

‘Capital da Educação’, Oeiras supera Teresina e atinge nota 7.1 no IDEB

O desempenho das escolas da rede municipal de Oeiras melhorou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal avaliação da qualidade da educação no país. A nota do município subiu de 5.4, em 2015, para 7.1, em 2017 – superando, inclusive, a capital do Estado, Teresina. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 30. As provas foram realizadas no ano passado em todo o país.

Segundo a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, o resultado do IDEB mostra que o município ultrapassou as médias nacionais nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º a 9º ano) do Ensino Fundamental. “Oeiras é a capital da Educação do Piauí. Essa conquista é dos oeirenses que acreditam que trabalhando a gente faz educação municipal com qualidade. Gratidão a todos que nos ajudaram a chegar até aqui”, celebra a secretária, destacando que os números mostram o resultado do trabalho que vem sendo feito tanto na qualificação e valorização do professor, quanto no estímulo aos alunos dentro e fora de sala de aula. 

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o estudante aprenda, não repita o ano e frequente as aulas. O indicador é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.

Fonte: Ascom

Posts anteriores