Cidadeverde.com

"Não são só dias de lazer, mas de oração", diz arcebispo de Teresina sobre Semana Santa; veja programação

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Para os cristãos a Semana Santa é considerada o período mais importante do ano, pois é quando se celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, pede que não seja um momento apenas de lazer, mas de oração.

A Semana Santa se iniciou no último domingo. Agora nesta quinta-feira, sexta e sábado é quando ocorreu o Tríduo Pascal, com celebrações que marcam principalmente a instituição da eucaristia, a morte e a vigília em honra a Cristo. No domingo, ocorre a Páscoa do Senhor, onde é celebrada ressurreição.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, pede que nesse período as pessoas entendam que não se trata apenas de um momento de folga ou de lazer, e que os cristãos possam participar das celebrações realizadas pela igreja católica.

“A mensagem de Cristo é a de vida, que passa também pelo sofrimento da cruz, por isso desejo que as pessoas possam vivenciar bem esses dias da Semana Santa. Não são só dias de lazer, de descanso, de confraternização. Eu como piauiense sei dessa maneira bonita da gente de viver a Semana Santa, mas também é preciso participar das atividades religiosas da igreja, pois ficam apenas dias de lazer, mas desprovido do que a nossa fé nos pede, que é central, que é a gente participar com cristo no mistério da sua paixão e morte, para vivenciar a sua ressurreição. Então viva intensamente esses momentos de repouso, mas também de oração e silêncio, de meditar sobre o sentido da vida e morte. Para quem crê, a morte também tem um sentido”, afirmou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Leia também:

Para o arcebispo é preciso que as pessoas levem nesse período uma mensagem de que é importante ser mais empático, perdoar mais, para haver menos competição e guerra.

“Que nesses dias você possa silenciar, escutar e fazer o bem. Abrir-se para o perdão, o amor ao próximo, para amizade social. É muito fácil ser amigo apenas de quem é do nosso ciclo de amizade, mas é preciso também ir além, mesmo com aqueles que não são muito simpáticos. Ser amigo só pela simpatia naturalmente acontece e isso deve ser fortalecido, mas se deve ir além, pois, mesmo quem não é tão simpático, é meu irmão. Foi assim com Cristo, e é assim que devemos fazer, senão esse mundo vira de competição, de guerra e precisamos ser construtores da paz, então uma Semana Santa de muita paz, de alegria, mas, ao mesmo tempo, feliz pela ressurreição do senhor. Cristo é nossa Páscoa, é nossa paz”, destacou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Veja a programação e o significado de cada dia

Cada dia da Semana Santa possui um significado e com celebrações específicas que serão realizadas pela igreja católica. Em Teresina existe uma longa programação para os católicos.

Quinta-feira Santa (28)

“Na quinta-feira celebramos a ceia do senhor, com temos a missa da ceia do senhor e lava pés. É o momento que Jesus Cristo instituiu a eucaristia e o sacerdócio. Ele instituiu como gesto de serviço, lavou os pés dos apóstolos, como gesto de humildade e de serviço, mas nos dando o exemplo, ou seja, que nossa vida cristã seja baseada no testemunho de Cristo, então deve ser um serviço aos outros”, esclareceu o arcebispo.

Em Teresina, Dom Juarez celebra na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na praça Saraiva, no Centro, a Missa da Ceia do Senhor às 18h, momento que os cristãos voltam o olhar para a Última Ceia de Jesus com seus discípulos.

 

Sexta-feira Santa (29)

 

“Na sexta-feira celebramos a paixão e morte do senhor. Nesse dia não se celebra a missa, mas a celebração da paixão e morte do senhor, com a proclamação da palavra do senhor, a adoração da cruz e depois tem o momento da comunhão eucarística, mesmo não tendo missa”, explicou.

Às 15h, na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, os fiéis são convidados a meditar sobre o sacrifício do senhor. Em seguida, Dom Juarez conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias do centro da cidade durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, fazendo memória ao cortejo e sepultamento de Jesus.

 

Sábado Santo (30)

Foto: Arquidiocese de Teresina

“No sábado, tem a vigília que só pode ser a noite. Sábado é o dia da sepultura, dia de silenciar e meditar sobre o mistério da vida e da morte. A morte é uma realidade que acontece na vida de todos nós. Agora a morte com cristo, não é apenas morte, e tem a esperança de ressurreição. Então na vigília temos a benção do fogo, da água, o acendimento da luz do círio pascal, pois Cristo morreu, mas ressuscitou”, disse.

Às 21h o povo se reúne para a benção fogo na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde o Círio Pascal é aceso representando Jesus como a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte. Neste momento proclama-se a vitória da Luz sobre as trevas e renova-se as promessas batismais, mergulhando os fiéis na alegria da ressurreição de Cristo.

 

Domingo de Páscoa (31)

Foto: Arquidiocese de Teresina

“Nesse domingo, dia 31 de março é o dia da ressurreição do senhor. Cristo ressuscitou, então convidamos você meu irmão e minha irmã para de tarde nos encontrar no adro da igreja São Benedito, e vamos iniciar com um breve momento de oração, no acendimento das velas, que vão nos acompanhar até o parque Potycabana, onde vamos celebrar a santa missa da ressurreição do senhor com a presença dos fiéis. Vamos celebrar a nossa alegria com o cristo ressuscitado”, finalizou Dom Juarez Marques.

O Teresina Ressuscita terá início às 16h. A procissão terá como ponto de partida o adro da Igreja São Benedito, reunindo fiéis que sairão em uma grande procissão luminosa até o Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, para a celebração da Santa Missa de Páscoa, às 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques.

Foto: Arquidiocese de Teresina

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais